You are on page 1of 11

O que é o grafite?

O grafite é manifestação artística urbana, que muitas vezes se baseia na vivencia do dia a dia ou em protestos e reivindicações para compor suas obras. Sendo essas obras sempre feitas em espaços públicos, assim alcançando um grande numero de pessoas.

Grafite, historia ilustrada!

O grafite tem seus primeiros relatos no período do Império Romano. Porem foi a partir de aproximadamente 1970, que em paris através de um movimento de caráter poético-político que o grafite realmente se mostrou ao mundo. Com o tempo e com a adesão de vários artistas o estilo e forma do grafite foram se tornando mais artístico e ganhando novas expressões e estilos. Assim podendo ser percebido de diferentes formas e com diferentes propósitos, dependendo de quais influencias recebeu e dependo por qual grupo urbano esta sendo usado.

Grafite e o mundo!

O grafite obteve seu destaque inicial para o mundo em aproximadamente 1970 através de dois movimentos, um o movimento parisiense que se baseava em um estilo de caráter poético-político onde até sequencias de muros eram grafitadas, e o outro, o movimento surgido em Nova York que recebeu destaque inicial através de Jean Michel Basquiat, que impressionou através de suas imagens poéticas deixadas nos prédios antigos e abandonados de Manhattan.

Grafite e no Brasil!

O grafite se estabelceu e destacou no Brasil na decada de 70, sendo incialmente encontrado em São Paulo. Ele se estabeleceu e desenvolveu juntamente com o movimento Hip Hop, pois o mesmo fornecia o meio para os artistas expressarem e também criticaram. Apos São Paulo, o grafite veio para o Rio de Janeiro por volta dos anos 90.

Origens do grafite, Rio de Janeiro!

O inicio do grafite no Rio de Janeiro se deu também juntamente ao Hip Hop, sendo usado como uma forma de expressão, isso por volta dos anos 90. Uns dos primeiros grupos foi o FleshBeck Crew que até hoje é muito respeitado e considerado uns dos pioneiros na cidade.

O desenvolvimento do grafite

O grafite vem se desenvolvendo cada dia mais, sempre conseguindo mais espaço e quebrando preconceitos, de forma que a cada dia o pesamente de comparação do mesmo a pixação é eliminado. O grafite, além de muito seguidores vem conquisando locais como cursos e escolas especializados nessa arte urbana. Além de seu incrivel pestigio o grafite vem ganhando espaços cada vez maiores, tendo atualmente conseguindo espaço e contratações por prefeituras para o desenvolvimente de campanhas em determinados espaços da cidade.

Grafite hoje!

Atualmente o grafite se estabeleceu em diversas areas, sendo atraves de campanhas de concientização geradas por prefeituras ou atraves de propagandas geradas por empresas privadas para divulgação de sua marca ou produto. Um grande exemplo é a utilização de grafite pela prefeitura do Rio de Janeiro em uma campanha para concientização da importancia da atravessia correta na faixa de pedestres. Alem desses feitos o grafite também sem mantem firme em suas raizes, presente em areas publicas muitas vezes de forma artistica ou de forma a contestar ou expressar uma ideia.

Curiosidades do grafite!

O grafite tem suas tecnicas proprias e seus materias para executar suas obras sendo eles, do spay em lata o latéx. Alem disso os grafiteiros sem suas proprias girias sendo elas: Writter para o artista que pinta. Bite para o ato de imitar o estilo de outro grafiteiro. Crew que é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo. Tag que é a assinatura de grafiteiro. Toy que é o grafiteiro iniciante. Spot para lugar onde é praticada a arte do grafitismo. Além de varias outras.

Nossa Opinião!

O grafite vem trazendo varios beneficios e fazendo grandes mudaças incriveis, pois alem de crescer e conquistar seu meio, se estabilizar como uma grande forma de arte e cultura urbana, ele vem subistituindo a pixação por uma forma de arte aceita que consegue alcançar inumeras pessoas e quebrar barreiras como as do preconceito. Alem de fornecesser uma forma adequada e mais limpa de espressão para aqueles que o fazem.

Bibliografia...

http://culturahiphop.uol.com.br/grafite-realizado-em-escola-publica-de-sao-paulo-vira-objeto-de-investigacao-do-ministerio-publico/ http://culturahiphop.uol.com.br/30-grafiteiros-brasileiros-participarao-festival-art-rua-rio-janeiro/ http://www.mundosustentavel.com.br/2013/09/grafiteiros-pintam-faixas-de-pedestres-em-campanha-educa tiva-no-rio/ http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/27/dia-do-graffiti-e-comemorado-nesta-quar ta-27-relembre-a-historia-do-precursor-alex-vallauri.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafito http://www.infoescola.com/artes/a-arte-do-grafite/ http://www.mundoeducacao.com/artes/grafite.htm http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130829_grafites_sp_galeria_fn.shtml http://www.brasilescola.com/artes/grafite.htm http://newstylehiphop.comunidades.net/index.php?pagina=1247734596

Related Interests