You are on page 1of 3

A CRIANÇA DO NATAL - Isaías 9.

6 “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz . INTRODUÇÃO O MENINO JESUS HUMILHADO A primeira coisa que Isaías 9.6 nos revela é a humilhação de Jesus. Deus tornou-se “um menino que nasceu . ! "riador a#ora era “um $ilho . %aulo descreveu melhor esta humilhação ao escrever para os &ilipenses' Fl 2.6-8 - 6 “Embora sendo Deus, n!o considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar"se( ) mas esvaziou"se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando"se semelhante aos homens . * E, sendo encontrado em forma humana, humilhou"se a si mesmo e foi obediente at# a morte, e morte de cruz+ ,ão tinha outro -eito. para $a/er e0piação pelos pecados. para. na cru/. tomar so1re si as nossas iniquidades. o 2er1o eterno de Deus deveria se $a/er carne e ha1itar entre n3s. Isto aconteceu na noite de ,atal. Lc 2.11 4 “$o%e, na cidade de Davi, lhes nasceu o &alvador, que # Cristo, o &enhor . 5ste evento natalino que 6ucas descreve é a concreti/ação do que João disse no início de seu evan#elho' J 1.1! 4 “'quele que # a Palavra tornou"se carne e viveu entre n(s . 2imos a sua #l3ria. #l3ria como do 7ni#8nito vindo do %ai. cheio de #raça e de verdade. ,ão 1astava Deus ter nascido na $orma de homem. ele deveria nascer na $orma de homem po1re. desprovido de qualquer lu0o ou con$orto material. 6ucas nos d9 conta disso as escrever o seu evan#elho' Lc 2.12 4 “)sto lhes servirá de sinal* encontrar!o o beb+ envolto em panos e deitado numa man%edoura . :as. por que deveria ser assim; %or que um menino po1re. enrolado em panos 1aratos. deitado numa man-edoura; Jesus se humilhou na $orma de homem po1re para ser o salvador de todos< Dos po1res e despre/ados pastores. aos ricos e s91ios ma#os do !riente. =icos e s91ios poderiam ir até uma man-edoura. como de $ato $oram. :as. po1res e despre/ados -amais seriam aceitos e>ou rece1idos nos aposentos de um pal9cio. ! menino Jesus humilhado é a $orma de Deus chamar todos os pecadores. de todos os tipos e classes. para a salvação. ?odos t8m acesso a ele. M" 1.21 4 “Ela dará , luz um filho, e voc+ deverá dar"lhe o nome de -esus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados . O MENINO JESUS E#ALTADO @ certo que ao nascer. o menino Jesus era pequeno e $r9#il. po1re e humilde. "omo vimos. tinha de ser assim para que todos n3s tivéssemos acesso a ele. :as. esta não é toda a hist3ria so1re o menino. ! menino Jesus humilhado é tam1ém o menino Jesus e0altado. Isaías tam1ém e0alta o menino. como vemos' Is 9.6 4 “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz .

outros. e sim a #l3ria de Deus no menino Jesus. então. e voc+ se tornará rico9 compre roupas brancas e vista"se para cobrir a sua vergonhosa nudez9 e compre colírio para ungir os seus olhos e poder en3ergar . ficaram indignados. portanto. ficam e3tasiados . Diante de tanta maravilha. A $orma de seu nascimento é maravilhosa Fnascimento vir#inalG. !s mila#res que ele operou $oram maravilhosos. o que todos devem ver sempre. as multid5es estavam maravilhadas com o seu ensino. Jesus é o maravilhoso conselheiro celestial' A( ). Jesus.A #raça de Deus ao se $a/er acessível a todos deve ser e0altada. é o mesmo que $i0ar os olhos em uma maravilha . !lhar para a vida de Jesus na terra. ! que ele $e/ pelos homens é maravilhoso Fcurou e salvouG. gl(ria como do /nig+nito vindo do Pai. Jesus é a encarnação da sa1edoria divina. %ara muitos ele não passa de uma loucura.atal. al#uns se en$urecem' M" 21. por#m.28-29 . O MENINO JESUS $ MARA%ILHOSO 5le é maravilhoso porque ele é. homem e Deus. a pequene/ e a humilhação. de eternidade a eternidade. mas não é a $ra#ilidade. e n!o como os mestres da lei . 5n$im. ! -eito como ele viveu é maravilhoso Fuma vida sem pecadoG.1& 4 “Mas quando os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram as coisas maravilhosas que -esus fazia e as crian0as gritando no templo* 1$osana ao 2ilho de Davi . . Duais são as virtudes de Deus no menino Jesus que n3s devemos cele1rar no . mas. o que todos devem destacar sempre.1! 4 “'quele que # a Palavra tornou"se carne e viveu entre n(s. 2e-amos então como João nos revela cinco virtudes que devemos cele1rar na criança do . ! seu amor revelado aos homens é maravilhoso. a po1re/a. 2. na verdade. H9 porque ele as ensinava como quem tem autoridade. tudo em Jesus é maravilhoso. mas tam1ém esteve sempre pronto a aconselhar e diri#ir a vida dos que o 1uscam. da man-edoura C cru/. João di/ que Jesus se $e/ carne. .imos a sua gl(ria. M" '. que n3s devemos cele1rar. ele é toda a sa1edoria de Deus. do início ao $inal Fcon$orme a revelação dos 5van#elhosG. Ee não é a $raque/a. mas o que eles Aap3stolosB viram. 5m qual multidão voc8 se enquadra.a dos en$urecidos ou na dos e0tasiados. ao mesmo tempo. "omo tal.a maravilha de Deus. se humilhou. ele sempre esteve $amiliari/ado com todo o conselho de Deus. O MENINO JESUS $ CONSELHEIRO Jesus é Deus. . é a #l3ria de Deus estampada no rosto e na vida de Jesus.atal. desde sempre. o que é.18 4 “Dou"lhe este conselho 67aodic#ia8* Compre de mim ouro refinado no fogo. a pequene/. é maravilhoso.ão apenas isto. !1serve' J 1. a po1re/a ou a humilhação do menino que devem ser en$ati/adas no . . Due #l3ria é esta que Isaías nos revela.H* “4uando -esus acabou de dizer essas coisas. cheio de gra0a e de verdade.atal' 1.

é a nossa pa/. em pessoa. 5 por ele n3s des$rutamos da pa/ de Deus. O MENINO JESUS $ *AI ETERNO ! menino Jesus é o %ai da eternidade+ -.NCI*E DA *A"omo %ríncipe .5s * 6. K9. El. gl(ria e louvor . Devemos. ele é tam1ém o ?odo-poderoso+ 5le tem poder para salvar. a respeito do qual estamos falando. Eem Jesus.5le é a nossa pa/ .20 .ão h9 nada de sem #raça e sem vida nele. assim como ele é conselheiro divino como nenhum outro.Autor e consumador de nossa $é+ 5le é Deus. / D.! Deus menino.“. pois.pa/ com Deus e pa/ de Deus. diante de n3s a criança do . .5le é o autor e o consumador da nossa $é salvadora. en$im. H+ 2. para -ul#ar. / Ma0a12l3 s .2' 4 “Ent!o se verá o 2ilho do homem vindo numa nuvem com poder e grande gl(ria . Lc 21. / C 4s. por $im.l3.I-JG. Através dele n3s o1temos pa/ com Deus. / *a2 E". estava com Deus e todas as coisas $oram $eitas por intermédio dele.).5le tem poder para e0ecutar todo seu plano eterno.& 4 “:!o foi a an%os que ele su%eitou o mundo que há de vir. para $a/er 9#ua virar vinho.herdeiro de tudo. &. um motivo supremo pelo qual n3s devemos ador9-lo< El.04 .. ele vir9 com poder e #rande #l3ria para 1uscar os que são seus. !. a ele toda honra. o menino Jesus cria a pa/. Jesus é superior a tudo e a todos. O MENINO JESUS $ DEUS *ODEROSO Assim como ele é maravilhoso pelo que ele é e $a/. o pouco se multiplicar. no céu e tam1ém na terra. aquele que se $e/ &ilho de Deus. portanto. El.1! . nada do que $oi $eito teria sido $eito FJo I. -. O MENINO JESUS $ O *R. CONCLUSÃO 5is. Lc 2. porém. 6a *a7 . e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor . El. tempestades se acalmarem. para trans$ormar.l(ria a Deus nas alturas.0 s . e tam1ém para nos #uardar e nos livrar de todo mal.atal' -. 5. para curar.5le tem toda sa1edoria para nos condu/ir e -ul#ar. El. 5le mesmo. ordena a pa/ e preserva a pa/ em seu reino.! salvador que se humilhou para chamar do menor ao maior C salvação. / *0í4c2(.