You are on page 1of 8

CÓDIGO DA PROVA: 980908

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 2013 - ENSINO MÉDIO

Escola: EE PRINCESA ISABEL Professor:

Disciplina: Física Ano: 1º ANO Turma: Resultado:

Nome do Aluno:

Prezado(a) Aluno(a) Esta é a prova do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar - PAAE. Leia e responda às questões com bastante atenção, pois o objetivo da prova é acompanhar o seu desempenho e identificar possíveis dificuldades de forma a orientar o professor sobre como ajudá-lo. Você deve marcar a sua resposta em cada questão e depois transcrevê-la na Folha de Respostas.Veja o exemplo:
A 01 B C D

Antes de entregar a Prova, confira se marcou todas as suas respostas corretamente. Verifique se preencheu o cabeçalho da prova.

FOLHA DE RESPOSTAS DA PROVA DE FÍSICA
A 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 B C D 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 A B C D

B) a convecção do ar faz o oxigênio subir e o gás carbônico descer. um professor realiza um experimento no qual uma vela permanece acesa dentro de um copo transparente.Bom trabalho! SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 2013 . . na boca do copo. onde é posicionada uma chapa em forma de “T”. o professor retira a chapa. C) a corrente de convecção que permitia a entrada de mais oxigênio no copo é interrompida. no interior do copo. porque. e a chama da vela diminui até que se apague. A) a convecção do ar faz com que o oxigênio seja deslocado para fora. como mostra a ilustração II. QUESTÃO 2 Uma broca em rotação perfura uma chapa de ferro. D) o gás carbônico proveniente da queima sofre convecção e diminui a concentração de oxigênio. A vela se apaga após a chapa ser retirada. como mostra a ilustração I.ENSINO MÉDIO Escola: EE PRINCESA ISABEL Professor: Disciplina: Física Ano: 1º ANO Turma: Resultado: Nome do Aluno: QUESTÃO 1 Durante uma aula de Física. Em seguida.

D) o bloco e a chapa. QUESTÃO 5 Quando submetidos a uma ___________. pode-se afirmar que o trabalho realizado pela força de atrito entre a broca e o ferro esquenta A) a broca que.perfilor. através da transferência de elétrons para ele. para os materiais mais comumente empregados em coberturas de edifícios industriais. B) Elástica. volt. C) Elétrica. respectivamente. Qual é o tipo de energia identificada nessa situação? A) Cinética. Adaptado. A) potência. esquentando-a.br. D) Térmica. ampère. esquentando-a. MATERIAL Espuma rígida de poliuretana Concreto Aço zincado Alumínio (www.025 1. corrente elétrica. As expressões que completam corretamente essas lacunas são. ampère. elétrons. . B) a chapa que. quando este possui uma espessura de 1 m e é submetido a uma diferença de temperatura de 1 grau entre as suas faces. átomos. D) tensão.com. A tabela apresenta os valores médios de k. voltagem. QUESTÃO 4 Um vaqueiro está em pé em uma arena preparando-se para lançar seu laço em um cavalo. por sua vez. átomos. C) o bloco. transfere calor para a broca. elétrons. C) tensão. corrente elétrica.) CONDUTIBILIDADE TÉRMICA (SI) 0. enquanto espera que o cavalo se aproxime. transfere calor para a chapa.Com relação a essa situação. A unidade de medida de corrente elétrica no Sistema Internacional de Unidades é o __________. por sua vez. através do aumento da energia interna deles. os materiais condutores são percorridos por uma ____________ que é formada pelo movimento ordenado dos __________ livres no interior do material. B) potência. Ele gira o laço sobre sua cabeça. D) Espuma rígida de poliuretana. volt. C) Concreto.75 52 240 Se uma pessoa coloca a mão num dos materiais da tabela e sente mais intensamente uma sensação de frio. provavelmente está em contato com: A) Aço zincado. QUESTÃO 3 Talvez o dado mais familiar a respeito do comportamento térmico de um material seja a sua condutividade térmica. voltagem. B) Alumínio. O coeficiente de condutividade térmica k fornece o fluxo de calor que passa em 1 m 2 de superfície do material. Acesso: 23/10/2011.

A concentração de gases do efeito estufa na atmosfera vem aumentando de modo significativo.) A sequência que exemplifica a evolução do uso da energia pelo ser humano ao longo de sua história é A) I. IV. D) o crescimento da população humana. Acesso: 29/09/2012. I. . QUESTÃO 7 Ao longo de toda a sua existência. IV e I.) (http://goo. Para a reposição da mola danificada. II e III. Adaptado.) III IV (http://goo. A ilustração apresenta algumas dessas fontes de energia utilizadas pelo homem. Acesso: 29/09/2012.gl/ly48T. C) k = 750 N/m e x = 15 cm. A mola danificada possuía uma constante elástica k igual a 500 N/m e uma deformação de x = 10 cm. B) a utilização crescente de combustíveis fósseis. Bruno dispunha de quatro molas com constantes elásticas diferentes. QUESTÃO 8 Bruno trabalha em uma oficina mecânica e seu chefe lhe pediu para substituir uma mola danificada em uma máquina. Adaptado. A fim de realizar o mesmo trabalho da mola danificada.gl/4LfpV.QUESTÃO 6 O efeito estufa é um processo natural e de vital importância para manter a vida na Terra. B) I.gl/0MCXI. D) IV. C) o aumento do gás nitrogênio na atmosfera.gl/MvjbZ. I II (http://goo. III. B) k = 250 N/m e x = 20 cm. Adaptado. O fator principal responsável por esse aumento é A) a ampliação da área de terras cultivadas. o homem utilizou-se de várias fontes de energia para garantir sua sobrevivência e melhorar sua qualidade de vida.) (http://goo. Bruno terá que trocá-la por uma mola com constante elástica (k) e deformação (x) iguais a A) k = 100 N/m e x = 50 cm. II. Adaptado. III e II. C) II. Acesso: 29/09/2012. III e IV. Acesso: 29/09/2012.

Nessas condições. conforme mostra a ilustração. Ao contrário do som.m/s2. D) mecânica e forma transversal. os diretores preferirão deixar aquele trecho do filme sem qualquer áudio. B) usar a variação do campo magnético. Na cena em que ocorrerá a destruição de uma nave no espaço. D) utilizar fontes de energia renováveis. D) velocidade constante de 8. pois a força aplicada equivale a 4.0 N é aplicada sobre esse bloco. com uma bola de pingue-pongue que nunca retorna à altura de que foi solta e quica até parar. No processo de geração de energia elétrica. Essa constatação evidencia a lei da A) conservação da energia.0 kg. o que torna impossível a audição através do vácuo. pois a força aplicada equivale a 4.m/s. as usinas hidroelétricas e as termoelétricas nucleares se caracterizam por A) usar a energia dos combustíveis fósseis. por exemplo.0 m/s. C) inércia dos corpos.m/s2. QUESTÃO 13 . QUESTÃO 11 As principais usinas geradoras de energia elétrica no Brasil são as hidroelétricas e as termoelétricas – a óleo ou carvão e nucleares.0 m/s. repousa sobre uma superfície horizontal lisa. B) aceleração constante de 8. QUESTÃO 10 As trocas de energia ocorrem inclusive em sistemas dissipativos. B) gravitação universal. a energia mecânica foi convertida em outra forma de energia. Ao optar por tal abordagem. o bloco adquire uma A) aceleração constante de 4. como a sonora ou a térmica. Uma força constante de 4. exibindo apenas a luz proveniente da explosão.0 kg.m/s. pois a força aplicada equivale a 4. C) velocidade constante de 4. pois a força aplicada equivale a 4.0 kg. QUESTÃO 12 Um bloco. Nessa situação.0 m/s2. C) utilizar a energia da força da água. por exemplo. QUESTÃO 9 Produtores de uma obra cinematográfica de ficção científica decidem realizar o filme com a maior fidelidade possível às teorias da Física. a produção permanece fiel ao fato de que as ondas sonoras necessitam de um meio material para sua propagação.5 kg.0 kg.0 m/s2. B) eletromagnética e forma transversal. a luz se propaga no espaço por ser uma onda de natureza A) eletromagnética e forma longitudinal.D) k = 2000 N/m e x = 5 cm. como acontece. de modo a movimentá-lo. D) reflexão do objeto. C) mecânica e forma longitudinal. cuja massa é 0.

Esse processo é cíclico e pode ser ilustrado pelas quatro etapas. os moradores costumam jogar certa quantidade de sal sobre a água retida em frente às suas casas. o que a leva a perder calor. que faz girar a roda anexa a ele. Na identificação usual de elementos em circuitos elétricos. de acordo com a sequência de etapas mostrada na figura. D) resistor. o americano Thomas Edison construiu a primeira lâmpada incandescente comercializável. Devidamente conectada aos contatos elétricos no bulbo. D) o volume da poça de água aumenta com o sal.gl/8hZ56. mostradas na figura. (http://goo. A máxima intensidade luminosa ocorria a uma temperatura próximo de 3800 K. a haste de carvão corresponderia a um A) capacitor. a água empoçada na calçada não se congela após a adição de sal porque A) a pressão atmosférica sobre a poça de água aumenta com a adição de sal.) Os gráficos I. B) II. . poças de água acabam se transformando em grandes placas de gelo nas calçadas. B) a temperatura de fusão da solução de sal em água é menor que a da água. QUESTÃO 15 Em cidades de clima temperado. O gráfico da pressão em função do volume que descreve o funcionamento cíclico do motor de Stirling. C) indutor. II. valendose da transformação de energia elétrica em luz e calor. Para amenizar todo o transtorno causado pelo gelo. B) gerador. C e D. junto à água.O motor de Stirling é a máquina térmica mais eficiente que o homem construiu até hoje. assim. III e IV representam as quatro possibilidades de comportamento da pressão e do volume em cada uma das etapas de funcionamento do motor de Stirling. movimentando os êmbolos ligados ao eixo comum. Adaptado. Em um dia típico de inverno. aquecia-se e passava a emitir luz quando sua temperatura ultrapassava 900 K. o seu congelamento. Esse motor possui duas câmaras que aquecem e resfriam o ar alternadamente. contra 20% a 30% dos motores a combustão e máquinas a vapor. D) IV. evitando. Seu rendimento pode chegar a 45%. QUESTÃO 14 Em 1879. a haste de carvão era submetida à passagem de corrente elétrica. C) o sal. A. provoca uma reação endotérmica que resfria a solução. B. o ponto de fusão do carbono. cuja temperatura em um dia típico de inverno pode chegar a ‒12 °C. O produto consistia em uma haste de carvão pequena e muito fina inserida em um bulbo de vidro no qual havia sido formado alto-vácuo. Acesso: 24/10/2012. é o A) I. C) III.

QUESTÃO 19 O mundo moderno utiliza diferentes fontes de energia. o operador da máquina precisa fornecer o valor da massa de cada caixa de peças e a energia necessária para que a caixa seja posta na respectiva plataforma. aquecimento. ao constatar que algumas dessas frases estavam completamente equivocadas. fechados por pistões móveis. apresenta pouca disponibilidade de energia eólica. em qual plataforma essa caixa de peças foi depositada? A) Em uma plataforma com um terço da altura da das outras caixas. em diferentes alturas. B. identificados por A. Desse modo. com diversos propósitos. D) II e IV. Um segundo jornal. D) D. no qual fazia duras críticas à redação do primeiro jornal. . D) Na plataforma imediatamente acima. C) II e III. o operador forneceu ao robô valores de massa iguais a m e valores de energia iguais a E para quase todas as caixas. que não troca calor com o ambiente. IV. que serviram de motivação para as críticas do artigo-resposta. Esse fenômeno tem papel fundamental na manutenção da vida na Terra e na forma como o ser humano produz alimentos. normalmente é necessário que a energia seja convertida para uma forma apropriada e. C) Na mesma plataforma que as outras. É possível utilizar o movimento das águas do mar para gerar energia elétrica. O gás no cilindro D não tem sua temperatura alterada. são A) I e III. o gás é resfriado. Qual é a característica da Terra que faz com que existam as quatro estações ao longo de um ano? A) Alta velocidade de rotação B) Inclinação do eixo de rotação C) Massa muito grande D) Raio muito pequeno QUESTÃO 17 Uma indústria automobilística possui uma máquina muito curiosa: um robô com um braço retrátil capaz de elevar caixas de peças de uma plataforma a outra. A energia solar não pode ser transformada em eletricidade. C e D. B) I e IV. servindo apenas para aquecimento. a distração do operador o fez escrever massa igual a 3m e energia igual a E. A central termoelétrica é necessária para transformar gás natural em eletricidade. utilização de equipamentos eletrônicos. Considere que um jornal tenha publicado estas frases em um de seus artigos: I. A peculiaridade está na forma de operação do robô. Em lugar de definir a altura à qual se quer elevar o objeto. o robô calcula a altura da plataforma alvo e deposita lá o objeto. enquanto o pistão é mantido fixo. entre outros. quatro porções de gás hélio são mantidas. C) C. por estar situado no hemisfério sul. B) Em uma plataforma três vezes mais alta que a das outras caixas. Desse modo. houve aumento na energia interna do sistema representado pelo cilindro A) A. mesmo com a elevação de seu pistão. A partir desses dados. Para realizar tais tarefas. Para uma caixa apenas. O Brasil. separadamente. Durante um dia de expediente em que todas as caixas eram iguais e precisavam ser postas na mesma plataforma. só depois. QUESTÃO 18 Em um laboratório. resfriamento. No cilindro C. II. recebendo quantidade de calor igual ao trabalho que ele realiza sobre o pistão. ela pode ser utilizada para o devido fim. Nessas condições. III. as frases equivocadas. em quatro cilindros. o pistão comprime o gás. escreveu um artigo-resposta. B) B.QUESTÃO 16 As estações climáticas existentes na Terra são responsáveis por propiciar diferentes condições de vida ao longo do ano em um mesmo ambiente. O gás no cilindro A é aquecido e se expande. como locomoção e transporte de carga. No cilindro B.

no qual Ta e Tb representam as temperaturas de operação da máquina.QUESTÃO 20 A ilustração representa o fluxo de energia de uma máquina térmica. D) a máquina realiza o trabalho mecânico (W).gl/eBDkj. as relações entre Qa. (http://goo. B) a energia retirada da fonte quente (Qa).) O fluxo de energia mostra que. Acesso: 25/08/2012. no funcionamento dessa máquina. transfere uma parcela dessa energia para a fonte quente (Qa) e o restante para a fonte fria (Qb). C) a máquina obtém uma parte da energia do trabalho realizado (W) e outra parte da fonte quente (Qa). Qb e W são tais que A) a energia retirada da fonte quente (Qa) é parcialmente transferida para a fonte fria (Qb) e o restante é convertido em trabalho mecânico (W). juntamente com outra parte retirada da fonte fria (Qb). CÓDIGO DA PROVA: 980908 . e o restante é transferido para a fonte fria (Qb). é convertida em trabalho mecânico (W). Adaptado. Qa e Qb correspondem aos módulos das quantidades de calor envolvidas no seu funcionamento e W representa o módulo do trabalho realizado pela máquina.