You are on page 1of 20

O EFEITO ESTUFA E O CLIMA NA TERRA

Autores: Arjuna C. Panzera Dácio G. Moura

Tópico 12 do CBC de Ciências Habilidades Básicas recomendadas no CBC: • Identificar o Sol como fonte básica de energia na Terra, a presença de vegetais no início das teias alimentares; Tópico 29 do CBC de Ciências Habilidades Básicas recomendadas no CBC: • Associar impactos ambientais ao uso intensivo de energia e examinar alternativas energéticas disponíveis Tópico 30 do CBC de Ciências Habilidades Básicas recomendadas no CBC: • Diferenciar calor e temperatura e estabelecer relação entre esses conceitos. • • Explicar a ocorrência de equilíbrio térmico como resultado de transferências de calor. Identificar algumas propriedades térmicas da água e sua importância na regulação do clima Organização do texto: Informação História Atividades Projetos ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1

I – Introdução: Por que esse tema?

Este é um tema importante que está presente nos meios de comunicação todos os dias. É um tema que integra conhecimentos de Geografia, Física, Química e Biologia. O módulo utiliza conceitos básicos da ciência para compreender um problema contemporâneo importante que é a intensificação do efeito estufa resultando no aquecimento do planeta.

Este módulo é recomendado como finalização de um curso de ciências do Ensino Fundamental. Ele permite fazer uma revisão de conhecimentos já estudados, como: sistema solar, atmosfera, temperatura, transferência de calor, radiação, ondas, átomos e moléculas, gases e fotossíntese.

Este módulo permite discutir questões presentes nos noticiários, como: • • • • • O que é efeito estufa? O efeito estufa é nocivo? A poluição é que causa o efeito estufa? Qual é a relação entre ele e o chamado aquecimento global? O efeito estufa tem alguma relação com o buraco na camada de ozônio?

Neste módulo você vai estudar o que é o efeito estufa, as causas de sua intensificação, as suas conseqüências para o ambiente e as ações necessárias para contorná-las. Com este estudo você deverá: • Saber que a energia que a Terra recebe do Sol é basicamente através da luz branca e a energia emitida pela Terra, devido ao seu aquecimento, é através da radiação infravermelha. • Compreender a intensificação do efeito estufa como sendo resultado da diferença entre a energia recebida do Sol e a energia emitida pela Terra ao ser aquecida. • Saber que a atmosfera é transparente para a luz branca, mas relativamente opaca para a radiação infravermelha.

2

Este estudo vai permitir a formação de uma opinião sobre a melhor maneira de lidarmos com os problemas ambientais da atualidade. • Compreender que o aumento de temperatura da Terra. é conseqüência principalmente do aumento de gás carbônico na atmosfera. • A freqüência da radiação emitida por um corpo está relacionada com a temperatura do corpo II . Compreender as possíveis conseqüências ambientais da intensificação do efeito estufa • Desenvolver atitudes para agir no sentido de prevenir a intensificação do efeito estufa Em relação aos conteúdos de ciências somente dois conceitos novos são introduzidos neste módulo: • A energia radiante emitida por um corpo é proporcional à quarta potência da temperatura absoluta do corpo. 3 .• Saber que o que torna a atmosfera mais ou menos opaca ao infravermelho é principalmente o percentual de vapor de água e de dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera.O balanço energético do Planeta Terra O efeito estufa é um fenômeno natural que tornou possível a vida na Terra. Este módulo discute o chamado aquecimento global do planeta. devido à intensificação do efeito estufa. • • Compreender a relação entre o efeito estufa e a temperatura de um planeta. • Saber que a variação da temperatura de um sistema depende do balanço entre a energia que entra e a energia que sai dele.

As variações do clima são produzidas por movimentos de massas de ar com diferentes temperaturas e pressão. constituída por uma camada de gases com espessura de cerca de 100 km.03%. O nitrogênio (N2) é o gás mais abundante na atmosfera (78%). Essa camada é relativamente fina quando comparada com o raio da Terra.400 km. a Terra é o terceiro planeta do sistema solar com raio médio de 6. como: ozônio. 1: A tênue camada atmosférica terrestre A atmosfera é um sistema dinâmico. na atmosfera corresponde a um percentual de 0.A Terra e a Atmosfera Em relação à distância ao Sol. A atmosfera contém ainda pequena quantidade de vários outros gases. vento e chuva. metano. seguido do oxigênio (O2) com 21%. monóxido de carbono. também ocorrem nessa camada. A atmosfera é composta por moléculas de gases que ficam próximas da superfície da Terra devido à atração gravitacional. mudando continuamente. Fig. A primeira camada da atmosfera. 4 . O gás carbônico. Os fenômenos climáticos. é chamada de Troposfera. Os meteorologistas utilizam três grandezas importantes para estudar o clima: a pressão. É importante ressaltar que 99% dos gases que compõem a atmosfera estão abaixo de 30 km de altura. a temperatura e a umidade do ar. É nessa camada onde existe a vida na Terra. ou dióxido de carbono (CO2). que vai até à altura de cerca de 10 km. Em torno da terra existe a atmosfera.

como: a temperatura e pressão do ar e a presença de fonte de vapor. Quando esse fenômeno ocorre. Quando a quantidade de vapor de água no ar atinge um valor máximo que o ar pode suportar. Vapor de água também está presente nas camadas mais baixas da atmosfera com um percentual variando entre 1 e 4%. 5 . A pressão atmosférica. Assim. dizemos que a umidade relativa do ar é de 100%. 2: Camadas da atmosfera terrestre. Nessa situação. A partir dessa altura. menor será o valor da pressão atmosférica. até atingir o valor zero no ponto mais alto da atmosfera. a temperatura da atmosfera também diminui até à altura de cerca de 10 km (troposfera). por unidade área. é o peso da camada de ar acima daquele ponto. Uma umidade relativa de apenas 5% significa que se for produzido mais vapor.Fig. Exemplo: nos dias chuvosos vemos vapor d’água sendo condensado nos vidros das janelas dos carros e das casas. dizemos que o ar está saturado. rios. o ar pode absorvê-lo sem a condensação. começa a ocorrer a condensação do vapor. transpiração de vegetais e animais. A pressão é uma grandeza definida como a força que atua perpendicularmente em uma unidade de área: Pressão = Força / Área. quanto maior a altitude. Assim como a pressão. numa determinada posição. mar e do próprio solo. atingindo a temperatura de -60 ºC. A quantidade de vapor de água presente na atmosfera num determinado local depende de muitos fatores. As fontes de vapor podem ser: evaporação de lagoas. Isso significa que não é possível acrescentar mais vapor de água no ar.

o cume desta montanha permanece coberto por gelo durante o ano todo chegando a temperaturas de -40ºC. Fig. A sensação de falta de gravidade que o astronauta experimenta nessa situação decorre do fato dele estar girando em torno da Terra. como se ele estivesse continuamente caindo em direção à Terra com aceleração da gravidade. na cordilheira do Himalaia (fronteira do Nepal com o Tibet). mas o interior da nave é pressurizado. A pressão atmosférica no pico Everest é três vezes menor que ao nível do mar e por isso. lá a água ferve a 72ºC. Ambas orbitam em torno da Terra a 400 km de altura e estão sujeitas a uma força gravitacional um pouco menor do que a força existente na superfície Terra. Em função da altitude.3: A espaçonave Dream Chaser aproxima-se da Estação Internacional ISS. Fig. 6 . A pressão atmosférica fora da nave nessa altitude é zero. Está situado no continente asiático.a temperatura volta a aumentar até cerca de 50 km de altura. e depois diminui novamente à medida que altura aumenta mais ainda. 4: O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo com 8848 metros de altitude. atingindo em torno de 0 ºC.

6: Gráfico da temperatura acima da superfície da Terra em função da altitude para ar seco até 100 km. a camada atmosférica. represente: a altura de vôo de um avião comercial a jato. Fig. qual será a altura da camada atmosférica? E qual será a altura da troposfera? b) Desenhe uma circunferência de 1 metro de diâmetro representando a Terra. 5: Gráfico da pressão e temperatura acima da superfície da Terra em função da altitude para ar seco até 11 km. É possível representar a troposfera? E o pico do Monte Everest? c) No mesmo desenho da Terra e mesma escala. a órbita da Estação Espacial Internacional. Represente.Fig. na mesma escala. nessa escala. a órbita dos satélites de comunicação (geoestacionários). Atividade 1: Representar em escala a Terra e sua Atmosfera a) Se você representar a Terra por uma circunferência de diâmetro de 1 metro. O ozônio da estratosfera protege a vida na Terra impedindo que ela receba doses de radiação ultravioleta nociva à vida. 7 . É nessa região que se localiza a chamada camada de ozônio (O3). outra camada importante da atmosfera é a estratosfera que está entre a troposfera e a altitude de 50 km. Além da troposfera.

7: Espectro eletromagnético.O Sol: a principal fonte de energia na Terra Para os habitantes da Terra.46 Urano 0.50 Lua 0. Essa radiação é principalmente a luz branca. Portanto. o Sol é a estrela mais importante dentre os bilhões de bilhões de estrelas que existem no Universo.59 Terra 0. 60% da energia solar que chega à Terra é absorvida na sua superfície.39 Marte 0.44 Saturno 0. Uma parte dessa energia é refletida para o espaço nas camadas da atmosfera.12 Fig. Dele recebemos toda a energia necessária à vida dos animais e vegetais.15 Júpiter 0. 8: Albedo – Parte da luz solar é refletida pelo planeta 8 . Essa energia que recebemos do Sol vem através da radiação solar.56 Netuno 0. dos raios X. Nem toda a energia do Sol que chega à Terra atinge a superfície do planeta. Essa energia refletida é cerca de 40% da que chega ao planeta e é a responsável pelo brilho do nosso planeta quando visto do espaço. Astro Albedo Mercúrio 0. Fig. das radiações dos fornos de micro-ondas.51 Plutão 0.12 Vênus 0. que é uma onda eletromagnética da mesma natureza das ondas de rádio e TV.

o albedo médio da Terra é de cerca de 40%. cada metro quadrado da superfície terrestre recebe em média a energia de 240 Joules. Esta relação varia fortemente com o tipo de materiais existentes na superfície: por exemplo. a potência média que atinge a superfície da Terra é de 240 W/m2. Por exemplo. não vai além dos 10%. Como já vimos. pois a quantidade de luz solar que atinge o solo varia de um lugar para outro e depende da hora do dia. Albedo é a relação entre a quantidade de luz refletida pelo planeta e a recebida do Sol. maior será o albedo. Isso significa que se fosse possível transformar toda a potência do sol que atinge um metro quadrado da superfície terrestre. a radiação é menor devido ao fato dos raios solares atingirem obliquamente o solo nessa latitude. o albedo ultrapassa os 80%. ou ondas eletromagnéticas.Um conceito importante para análise do clima é o albedo. Em estudos sobre aquecimento global estes fatores são importantes. O albedo varia também com a inclinação dos raios solares . pois algumas mudanças no albedo podem equilibrar os efeitos causados pelo aquecimento global. a luz visível. enquanto num solo escuro. O valor de 240 Watts por metro quadrado é um valor médio. de muitos bilhões de ciclos/s (em torno de 1015).quanto maior essa inclinação. Assim. Na sua globalidade. ela seria suficiente para acender 4 lâmpadas de 60 W. Em um segundo. III . energia por segundo é denominada de potência cuja unidade de medida no Sistema Internacional de Medidas é o Watt (W). em regiões cobertas por neve. 9 . diferem umas das outras por uma propriedade fundamental: a freqüência.A Luz visível e a radiação infravermelha As diversas radiações. A radiação solar num dado local atinge seu máximo ao meio dia. enquanto que as ondas das emissoras de rádio FM estão na faixa de 106 ciclos/s. tem freqüência muito alta. Essa potência é equivalente à potência de 4 lâmpadas incandescentes de 60 W cada uma. Próximo aos pólos da Terra. que é o número de vibrações (ou ciclos) da onda por segundo.

a luz solar leva cerca de 8 minutos para percorrer a distância Sol-Terra. Esse é o maior valor de velocidade conhecido. Ao contrário. Fig.Velocidade = comprimento de onda x freqüência V=λ. como o som. cujo valor no vácuo é de 300.000 km/s. Não existe nenhuma matéria entre a Terra e o Sol ou entre a Terra e qualquer outro corpo celeste. Essa energia é emitida para o espaço na forma de ondas 10 . próxima de 200.Emissão de radiação A energia produzida no Sol é resultado de reações de fusão nuclear que provocam aquecimento fazendo a temperatura de sua superfície ser de aproximadamente 6.f Outra propriedade importante das ondas eletromagnéticas é que elas se propagam no vácuo.000 ºC. 9: Freqüências e comprimentos de onda das ondas eletromagnéticas. e isto não nos impede de receber as radiações emitidas por eles. Em outras substâncias a velocidade da radiação eletromagnética também é menor do que no vácuo. precisam de meio material para se propagar.000 km/s. Na água. A terceira propriedade importante das ondas eletromagnéticas é que todas elas se propagam com a mesma velocidade. Com essa velocidade. IV . as ondas mecânicas. a luz tem velocidade menor.

Por isso. A radiação emitida aumenta drasticamente com o aumento da temperatura absoluta do corpo. no contato com outros corpos. Essa situação é análoga ao que ocorre com a energia emitida pelo Sol e pelas estrelas. O Sol emite luz branca porque sua temperatura é de 6. ele esfria. A temperatura do corpo humano é de 36. para Numa lâmpada incandescente. a energia que ele recebe e igual à energia que ele dá. Nessa situação dizemos que o corpo está em equilíbrio térmico com o ambiente. Se um corpo dá mais energia do que recebe. é equivalente à potência de uma lâmpada de cerca de 100 W. sendo quase toda do tipo luz visível. Todos os corpos emitem energia para o ambiente e também absorvem energia do ambiente. Como esses corpos estão cercados por uma região de vácuo. Cedemos calor também por condução. (temperatura)4. pois a energia emitida é proporcional à quarta potência de sua temperatura: Energia radiante = constante x temperaturas altas a radiação é muito forte. praticamente toda a energia produzida no seu filamento. Se a temperatura do corpo é a mesma do ambiente.eletromagnéticas. nós emitimos radiação para o ambiente.6 ºC e. A temperatura de um corpo está relacionada com os movimentos vibratórios caóticos das partículas que o constituem. Assim.273 ºC = 0 Kelvin) emite radiação eletromagnética para o ambiente ao seu redor. portanto. 11 . por radiação. é emitida para o ambiente por radiação. em cada segundo. A energia que passamos para o ambiente.000 ºC. Corpos mais frios emitem outros tipos de radiação. a radiação é o único modo de transferência de energia. pela corrente elétrica. um auditório com muitas pessoas fica aquecido. O tipo da radiação emitida depende do valor da temperatura do corpo. Se o corpo recebe mais energia que dá ele esquenta. A radiação emitida por um corpo é resultado dos movimentos acelerados das partículas elétricas que constituem o corpo. Qualquer corpo com temperatura acima do zero absoluto (.

consequentemente a cor do filamento é constante. O valor da corrente elétrica aumenta de uma foto para outra. ele deixa de emitir luz vermelha e passa a emitir radiação infravermelha que é invisível. Se diminuirmos mais ainda a corrente. O que distingue um tipo de radiação de outro é a freqüência (reveja o espectro de ondas eletromagnéticas). As figuras abaixo mostram fotografias de uma lâmpada na qual passa uma corrente elétrica. Quando diminuímos a corrente que passa no filamento. Observe a mudança de cor. Desse modo. O filamento de uma lâmpada que está a aproximadamente 3. O Sol.000 ºC brilha com uma luz amarelada. a temperatura do filamento é constante. está a aproximadamente 6. por exemplo.000 ºC e brilha emitindo luz visível branca. se a corrente elétrica está constante. ele torna-se avermelhado. 10: A cor do filamento de uma lâmpada depende da corrente elétrica que flui por ela. e. Fig. Em cada uma das fotos mostradas. Assim. a temperatura do corpo está relacionada com quantidade de radiação emitida e com a freqüência da radiação emitida. 12 .Quanto maior é a temperatura de um corpo maior é a quantidade de energia radiante por ele emitida. a cor emitida por um objeto quente é determinada por sua temperatura.

13 . então. toda a energia fornecida à lâmpada é. 11: Parte da energia solar é absorvida e parte é refletida pela Terra. V . A atmosfera tem propriedade de ser bastante transparente para a luz branca e relativamente opaca para a radiação infravermelha. outra parte é absorvida na superfície terrestre. a Terra recebe energia do Sol. Fig. Depois que a temperatura estabiliza num novo patamar. estando aquecida pela energia recebida. A Terra. emitida para o ambiente. uma parte dessa energia é refletida para o espaço (albedo). emite radiação do tipo infravermelha.O que é o efeito estufa Gases do efeito estufa Como vimos. A Terra é aquecida pela luz branca que chega à sua superfície.É importante destacar que durante o processo de aumento da corrente elétrica na lâmpada uma parcela da energia elétrica fornecida à lâmpada é destinada a aumentar a temperatura do seu filamento. Essa radiação é absorvida por alguns gases da atmosfera mantendo a Terra aquecida.

em todos os seus estados físicos. De fato. o gás carbônico (CO2) e o ozônio (O3). e conhecendo-se também o valor da energia do Sol que chega ao planeta. Boa parte do efeito estufa em nosso planeta deve-se à existência do gás carbônico: a radiação infravermelha é facilmente absorvida pelas moléculas de CO2.Na atmosfera terrestre. os gases que absorvem a radiação infravermelha são principalmente o vapor d’água (H2O). aumentando suas vibrações. Outros absorvedores de radiação infravermelha são o metano (CH4). A figura abaixo mostra que Terra teria uma temperatura média de -18 ºC se não houvesse atmosfera para provocar o efeito estufa. 12: Proporções sobre as radiações refletidas na Terra. o óxido nitroso (NO2) e os clorofluorcarbonos (CFC’s). 14 . Esse resultado é calculado aplicando-se a fórmula que relaciona a temperatura do corpo com a energia que ele emite. a água interage de diferentes maneiras com a radiação infravermelha. Nuvens são também importantes absorvedoras de radiação infravermelha. Fig.

14: Comparação entre as temperaturas real e calculada para três planetas. Em Marte. produzindo um efeito estufa muito fraco. 13: Balanço de energia da Terra O quadro abaixo mostra os valores de temperaturas calculadas se não houvesse atmosfera e a temperatura real medida em 3 planetas.Fig. produzindo um efeito estufa intenso. Fig. Em Vênus a atmosfera é muito densa e é constituída por 95% de CO2. sendo 1% da densidade da atmosfera da Terra. 15 . a atmosfera é pouco densa. Note que a Terra seria totalmente congelada se não houvesse o efeito estufa. É a existência da atmosfera que produz essa diferença entre a temperatura calculada e a medida para cada planeta.

dentro da caixa. ou seja. Fig. como uma lâmpada. Como vimos. um corpo está em equilíbrio térmico. um forno. c) Cubra a caixa de sapatos com folha de plástico fina de PVC transparente (usada para embrulhar alimentos). Atividade 2: Simulando o Efeito Estufa a) Forre uma caixa de sapatos. com papel alumínio.A figura abaixo mostra o balanço de energia na Terra. Para a temperatura da Terra se manter estável.15: Relação entre a radiação solar que entra na Terra e a refletida por ela. A temperatura da Terra é regulada pelas mesmas leis que governam o balanço energético de um corpo que recebe energia. ou um sistema termodinâmico qualquer. sem a tampa. com temperatura constante. quando a energia que o corpo recebe é igual à energia que ele emite. 16 . b) Coloque um copo com água pela metade. a energia que a Terra recebe do Sol e a energia que ela emite para o espaço devem ser iguais.

17 .d) Coloque a caixa de sapatos sob a luz solar. os principais gases responsáveis pelo efeito estufa na Terra são o vapor d’água (H2O) e o gás carbônico (CO2). também com água pela metade. f) Passados os 10 minutos. (Se você tiver um termômetro use-o para comparar as temperaturas) g) Qual a relação entre este experimento e o Efeito Estufa? VI .Intensificação do efeito estufa Como foi dito. retire o papel filme e com seu próprio dedo compare a temperatura da água nos dois copos. o metano (CH4). Entretanto. O vapor d’água (H2O) e o gás carbônico (CO2) são constituintes naturais da atmosfera. o óxido nitroso (NO2) e os clorofluorcarbonos (CFC’s). Outros gases também responsáveis são o ozônio (O3). O gráfico abaixo mostra esse fenômeno. e) Coloque outro copo igual ao primeiro. ou sob a luz de um iluminador por cerca de 10 minutos. a ação do homem tem aumentado drasticamente a quantidade de CO2 na atmosfera nos últimos tempos. fora da caixa. longe da luz solar ou da luz do iluminador.

O gráfico abaixo mostra dados de pesquisa sobre a variação da temperatura média na Terra (linha vermelha) e a concentração de CO2 na atmosfera (linha azul). nos últimos 160 mil anos. pondo em risco as condições de vida na Terra como existem hoje. tendendo a aumentar a temperatura média do planeta. devido ao aumento de temperatura. 18 . Note que existe uma forte correlação entre a variação de CO2 na atmosfera e a variação da temperatura da Terra. Isso pode gerar perturbações significativas no meio ambiente. No mundo moderno. que tornou a vida possível. O efeito estufa. a intensa utilização de máquinas e motores queimando combustíveis despeja na atmosfera imensas quantidades de dióxido de carbono (CO2): cerca de 6 bilhões de toneladas por ano! Essa é a causa do chamado efeito estufa nocivo provocado pela ação humana e que precisa ser enfrentado pela humanidade. 16: Variação da concentração de CO2 na atmosfera ao longo da era industrial O aumento de gás carbônico está intensificando o efeito estufa. está agora.Fig.

Em torno de 20% do efeito estufa nocivo é devido ao metano. 18: Comparação entre o aquecimento da Terra e o aumento de CO2 na atmosfera.Fig. Os problemas criados pela poluição ambiental – em particular pela emissão de gases que provocam a intensificação do efeito estufa causando o chamado 19 . Outra causa da intensificação do efeito estufa é a produção do gás metano que é gerado na digestão animal e nos processos de decomposição de matéria orgânica. na era industrial. 17: Ao longo dos anos as variações de temperatura terrestre acompanham aproximadamente à concentração de CO2 na atmosfera Os gráficos abaixo mostram a variação da concentração de gás carbônico na atmosfera (primeiro gráfico) e a variação da temperatura média na Terra (segundo gráfico). Fig.

por mais insignificante que pareça.0 g). Esse gás foi transferido para o recipiente B através de um tubo contendo uma torneira T em quantidades controladas. gerando uma reação química que liberou dióxido de carbono (CO2) na forma gasosa.20: Variação da temperatura em função do tempo para diversas quantidades de CO2. quantidades de CO2 no recipiente B (1.5 g de CO2 para o recipiente B. Fig. Cada um de nós deve ter consciência de que o comportamento individual. No recipiente A foi adicionado bicarbonato de sódio e ácido clorídrico.19: Esquema do aparato experimental utilizado na demonstração do efeito estufa. com base no conhecimento científico. Este procedimento foi repetido com outras Fig. Ligou-se então a lâmpada L que começou a aquecer o gás sendo registrado a sua temperatura ao longo de 30 minutos. A figura 19 mostra o aparato experimental usado. Atividade 3: O Efeito Estufa e o CO2 Apresentaremos um experimento realizado por pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de Brasília. poderá vencer os desafios criados. são muito difíceis de resolver. Inicialmente foi transferido 0. Observe o gráfico e responda: a) Ao longo do tempo o que ocorre com a temperatura dentro da caixa? b) Quando se triplicou a quantidade de CO2 qual a diferença no comportamento da sua temperatura dentro do recipiente? c) Quando a quantidade de CO2 foi aumentada de seis vezes qual a diferença no comportamento da sua temperatura dentro do recipiente? d) Qual a relação desse experimento com o Efeito Estufa na Terra? 20 . As medidas de temperatura e do tempo foram transferidas para o gráfico mostrado na figura 20. é parte desse esforço que permitirá a sobrevivência da humanidade.5 g e 3.aquecimento global. Só a colaboração internacional.