You are on page 1of 8

EDITAL nº 01/ 2013 ESTABELECE INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO INTITULADO: VI ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA: NUEVOS TIEMPOS, NUEVOS

DESAFÍOS, OFERTADO PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, CÂMPUS BOA VISTA, ATRAVÉS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS- ESPANHOL E LITERATURA HISPÂNICA.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O VI ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA: NUEVOS TIEMPOS, NUEVOS DESAFÍOS, será realizado pelo Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista, em parceria com o Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica. 1.2. O presente evento terá suas atividades realizadas em duas instituições: Instituto Federal de Roraima- Campus Boa Vista e Auditório das Faculdades Cathedral. 1.3. O Evento será realizado no período de 15 a 18 de outubro de 2013, totalizando a carga horária de 40 horas.

2. DO PÚBLICO-ALVO Professores e alunos de graduação e pós-graduação da área de Letras e áreas afins que tenham interesse em discussões acerca da língua espanhola em seus diversos contextos.

3. DO IDIOMA DO EVENTO O IV Congresso terá como idiomas: Português e o Espanhol por ser o público alvo do evento: professores de espanhol, graduandos em Letras com habilitação em língua espanhola e áreas afins.

4. DA CONTEXTUALIZAÇÃO O IFRR comemora este ano seu vigésimo aniversário e é homenageando esta importante data que a Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literaturas Hispânicas se

onde a aquisição da língua espanhola passa a ser uma prioridade para o profissional em qualquer área de conhecimento. o desenvolvimento das tecnologias e as privatizações que têm ocorrido na América Latina nos últimos anos. Para justificar nossa proposta tomamos como pressuposto os grandes debates sobre o ensino/aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil. que os amantes da língua cervantina tenham a oportunidade de apresentar. após a crescente globalização da economia mundial. DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS    Promover intercâmbio de experiências de projetos de ensino.161/2005 que surge como um acontecimento singular.propõe organizar mais uma edição do Encuentro de Profesores y Académicos de Lengua Española” que nesta sua sexta edição traz como tema “Nuevos Tiempos. O VI Encuentro de Profesores y Académicos de la Lengua Española: Nuevos Tiempos. Roraima. proporcionando uma verdadeira avalanche de questionamentos e uma retomada das discussões no campo de ensino-aprendizagem de idiomas e de suas práticas decorrentes. Avaliar os novos desafios dos profissionais de ensino de língua espanhola. são compartilhados aproximadamente 958 km de fronteiras terrestres e fortes laços culturais nas mais diversas áreas com a Venezuela (país hispânico). O espanhol é uma língua cuja riqueza cultura é muito significativa. Nuevos Desafios”. analisar. pesquisa e extensão da língua espanhola. constituindo-se uma língua internacional e uma das áreas linguísticas mais extensa e complexa do mundo devido a sua diversidade. discutir e compartilhar conhecimentos sobre a situação e os desafios acadêmicos do Espanhol como Língua Estrangeira. rompendo com anos de exclusão atestando o direito ao pluriculturalismo e multilinguismo em nossas escolas. Nuevos Desafíos. ante tudo. Estabelecer vínculos e relações com comunidade e instituições de fins similares. objetiva. 6. DO OBJETIVO GERAL Analisar. surgidos. a consolidação das culturas globalizadas. O estabelecimento da Lei 11. sobretudo. 5. representando em nossa região uma das línguas estrangeiras de mais evidência. discutir e compartilhar conhecimentos diante dos novos desafios que se apresentam na era pós-moderna. . Especificamente. na região onde nos encontramos.

.16.edu.br/espanhol do evento no site do IFRR (www. Desafios históricos. 8.edu.br). apresentação de pôster e minicursos. 17 e 18 de outubro de 2013 no horário vespertino e noturno e será composto de conferência de abertura. Universidade Federal de Roraima e Universidade Estadual de Roraima nos dias estabelecidos pela comissão. quando da EAD. Desafios pedagógicos. Participarão professores e acadêmicos dos cursos de Letras-Espanhol do IFRR. 9. DOS EIXOS TEMÁTICOS Os trabalhos deverão versar sobre estudos hispânicos. Desafios literários. Desafios das relações internacionais. conferência de encerramento. da Universidade Federal de Roraima e da Universidade Estadual de Roraima .2 As inscrições serão gratuitas para expositores e para ouvintes. DA METODOLOGIA O evento acontecerá entre os dias 15.  Divulgar os avanços e estimular a inovação na investigação do ensino línguas na perspectiva da Linguística Aplicada. assim como. mesas redondas. Desafios interculturais. Desafios sociais. As inscrições acontecerão de forma presencial no IFRR.Campus Boa Vista. tanto da modalidade presencial. 9. professores e acadêmicos pesquisadores de outras instituições a serem confirmados. totalizando 40 horas. 7. DAS INSCRIÇÕES 9.ifrr. e via internet. relatos de experiências. através do link http://ead.1. e se filiar a um dos eixos temáticos:        Desafios linguísticos. Oportunizar um espaço de discussão e interação acadêmica entre os estudiosos de distintas áreas da região.ifrr. podendo ser apresentados em espanhol ou em português.

A divulgação da carta de aceite será no período de 07/10 a 11/10/2013. 11. 13. DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 13. DA CERTIFICAÇÃO Os Certificados de participação e apresentação de trabalhos. manifestem seus vivencias enquanto pesquisadores. DOS RESULTADOS ESPERADOS O VI Encuentro de Profesores y Académicos de la Lengua Española: Nuevos Tiempos. Período para submissão de trabalhos .3.2. acadêmicos e professores das instituições regionais.De 10/09/2013 a 15/10/20139. modelo desenvolvido pela DIREXIFRR. 12. 10. Constituir um espaço de oportunidades para que.br ou de forma presencial nos postos de inscrição no IFRR. reflexões e ações no fazer de pesquisadores.9. propõe como resultados:   Consolidação como evento anual.edu. NUEVOS DESAFÍOS. palco de discussões. Nuevos Desafíos. professores e acadêmicos voltados à prática pedagógica e estudos linguísticos e culturais do mundo hispânicos. Poderão apresentar trabalhos.1. Tornar-se referência para todos aqueles que busquem aprofundar sua análise crítica no ensino e aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil. em forma de Relato de Experiência e Pôster. professores e acadêmicos das Letras e da cultura hispânica.ifrr.Campus Boa Vista. Universidade Federal de Roraima e Universidade Estadual de Roraima. serão emitidos durante o período do evento para os expositores e nos próximos dias do mês de novembro para os inscritos como ouvinte.4.edu. DO PRODUTO FINAL Serão publicados os ANAIS DO VI ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA: NUEVOS TIEMPOS.ifrr. .br/espanhol do evento no site do IFRR www. 13. As inscrições serão do 10/09/2013 a 04/10/2013 através do através do link http://ead.De 10/09/2013 a 04/10/2013Período para inscrição como ouvinte .

Cada trabalho deverá ter no máximo três autores.com o resumo do trabalho dentro do prazo de 10/09/2013 a 04/10/2013. Participação com Relatos de Experiência: trabalhos e experiências práticas desenvolvidas ou vivenciadas no contexto de ensino e aprendizagem de língua espanhola. Os trabalhos deverão atender a um dos eixos temáticos propostos. os Pôsteres ficarão em exposição e seus autores deverão fazer a apresentação do trabalho em no máximo 15 minutos. de professores e acadêmicos. Cada trabalho deverá ter no máximo três autores. podendo ser apresentados em espanhol ou em português. podendo ser concluídos ou em andamento. fonte Arial ou Times New Roman. em editor Word for Windows. com a seguinte formatação: página A4.  Normas para Publicações do Resumo: Os Resumos dos trabalhos deverão ter com no máximo 200 palavras. Os Pôsteres confeccionados deverão ter as seguintes dimensões: 70 cm X 100 cm. Logo abaixo o nome do autor e do . o professor orientador. tamanho 14. graduação e pós-graduação.14.  Os inscritos para apresentar Relato de Experiência e/ou Pôster deverão enviar à Comissão Julgadora de Trabalhos do evento. Os inscritos para apresentar trabalhos em Relatos de Experiências e apresentação de Pôsteres deverão enviar o Resumo de seus trabalhos à Comissão Julgadora do evento atendendo as seguintes normas:      Os trabalhos deverão versar sobre estudos hispânicos.1. DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E NORMAS PARA SUBMISSÃO 14. através do email: encontrodeespanholifrr@hotmail. caso houver. Cada apresentação de trabalho terá no máximo 15 minutos. centralizado. Em data e local previamente estabelecida. e se filiar a um dos eixos temáticos estabelecidos pelo evento. fonte Arial ou Times New Roman. Os trabalhos serão organizados em salas temáticas onde ocorrerá a apresentação e logo a abertura para debate. O título do trabalho deve estar em negrito.  Participação com Pôster: trabalhos. tamanho 12. de autoria de professores e alunos. nos âmbitos de extensão. incluído neste número o professor orientador. concluídos ou em andamento. espaço simples para entre linhas. acompanhados de 03 palavras-chave. incluído neste número. caso houver. justificado.

Ms. Joseane de Souza Cortez (IFRR) . Maria Helena Valentim Duca Oyama (UFRR) Profª. Darlete UFRR MINICURSO 06 – Prof. Tomás Armando del Pozo Hernández (Coordenador do Evento) 19h00 CONFERÊNCIA DE ABERTURA 20h00 PROGRAMAÇÃO CULTURAL 21h00 COFFEE BREAK 2º DIA 16/10/2013 13h30 – 17h30 MINICURSO            MINICURSO 01 – Profª. Dr. Ms. Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza (UFC) 19h30 – 21h00 MESA REDONDA 2 “Desafios na Formação de Professores” Profº Dr. Antônio Ferreira da Silva Junior (CEFET/RJ) 18h00 – 19h30 MESA REDONDA 1 “Desafios Literários” Profª Dr.professor orientador (quando houver). Déborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas (UFRR) MINICURSO 02 – Prof.  Divulgação dos aceites Até 07 de outubro de 2013. Antônio Ferreira da Silva Junior (CEFET/RJ) Profª Ms. Milton José Piovesan (Diretor Geral do Campus Boa Vista) Prof. Eliabe dos Santos Procópio (IFRR/UERR) MINICURSO 05 – Prof. Ms.Prof Antônio CEFET/RJ      Prof. Valdecy de Oliveira Pontes (UFC) MINICURSO 03 – Profª. Ms. DA PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA 1º DIA 15/10/2013 15h30 as 17h30 CREDENCIAMENTO 18h00 ABERTURA . Ms. Esp. Dr. filiação institucional e endereço eletrônico alinhados a direita. Leidijane Machado Sá (UFRR) Profª. Esp. 15. Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza (UFC) MINICURSO 04 – Prof. Ademar de Araújo Filho (Reitor do Instituto Federal de Roraima) Prof. Dr. Eliana Laurido (Coordenadora do Curso Letras-Espanhol do IFRR Prof. Débora Soares Alexandre Melo Silva (Pró-Reitora de Ensino) Prof. Esp. Dr.

Jocelaine Santos (IFRR) Profº Esp. Profª Esp. Darlete UFRR MINICURSO 06 – Prof. Lana C. David Sena (UERR) Profª Ms. Déborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas (UFRR) MINICURSO 02 – Prof. Dr.Eixo “Desafios na Formação de Professores” Sala 3 – Eixo “Desafios na EAD” Sala 4 – Eixo 4 “Desafios Fronteiriços” Sala 5 – Eixo 5 “Desafios Linguísticos” Sala 6 .Eixo “Desafios Literários” Sala 2. Dr. Ancelma Barbosa Pereira (IFRR) COFFEE BREAK 4º DIA 18/10/2013 14h00 ÀS 17h00 COMUNICAÇÕES         Sala 1. Barbosa de Melo (IFRR) COFFEE BREAK 3º DIA 17/10/2013             MINICURSO 01 – Profª. Fabrício Paiva Mota (IFRR) 19h30 – 21h00 MESA REDONDA 4 “Desafios Fronteiriços” Prof. Ms. Ancelma Barbosa Pereira (IFRR) .Eixo 6 “Desafios Interculturais” 18h30 – 20H00 MESA REDONDA 5 “Desafios na LA ” Profª. Dr. Antônio Ferreira da Silva Junior (CEFET/RJ) 18H30 – 20H00 MESA REDONDA 3 “Desafios na EAD ” Profª Ms. Duí Barroso Farias (IFRR) Profª Ms. Jane da Silva Amorim (IFRR) Profª Ms. Ms. Ms. Eliabe dos Santos Procópio (IFRR/UERR) MINICURSO 05 – Prof. Valdecy de Oliveira Pontes (UFC) MINICURSO 03 – Profª. Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza (UFC) MINICURSO 04 – Prof. Dr. Esp. Déborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas (UFRR) Profª Ms.

304-340 Fone: (095) 91684 .com IFRR.RR . Prof. Fone: (095) 9133 – 4246 Fone:(095) 9171-6028 . Tomás Armando del Pozo Hernandez (IFRR) 20h00 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO Profª Ms. Pricumã .CEP: 69. Joseane de Souza Cortez (IFRR) 20h30 NOCHE CARIBEÑA OUTRAS INFORMAÇÕES: Comissão Organizadora do VI Encuentro e-mail: encontrodeespanholifrr@hotmail.684. Ave Glaycon de Paiva. nº 2496. Campus Boa Vista. Ms.Boa Vista .