You are on page 1of 47

Design instrucional contextualizado na prática

#andra $elena %odrigues &'LAB(F)"DA

Baseado nas publicações Design Instrucional contextualizado:educação e tecnologia e Design Instrucional na prática ambos de Andrea Filatro. Projeto Leituras comentadas Fundação oa!uim "abuco

Fio condutor
Diante das transformações e potencialidades decorrentes da revolução tecnológica, como os princípios teóricos se relacionam à prática educativa para possi ilitar um processo de ensino! aprendizagem de "ualidade "ue atenda às demandas do mundo do tra al#o e de uma realidade cada vez mais digital$ %&ilatro, '(()*

Do "ue vamos tratar especificamente$

Design instrucional
* a ação intencional e sistemática de ensino !ue en+ol+e o planejamento, o desen+ol+imento e a aplicação de m-todos, t-cnicas, ati+idades, materiais, e+entos e produtos educacionais em situações didáticas espec./icas, a /im de promo+er, a partir dos princ.pios de aprendizagem e instrução con0ecidos, a aprendizagem 0umana.

mediado por tecnologias.importante entender como os di+ersos tipos de tecnologias dispon.+ecnologias "o aprendizado eletr1nico. . .+eis podem atender a necessidades educacionais +ariadas.

+ecnologias 2. #ão elas4 . para alcançar esse entendimento. imprescind.+el saber !ue 0á certo consenso em agrupar as tecnologias de in/ormação e comunicação em grandes tr3s categorias com di/erentes aplicações educacionais.

• Distri utivas4 do tipo um5para5muitos.a a!uisição de in/ormações. podcasting. . tele+isão. As tecnologias distributi+as são muito empregadas !uando o objeti+o . Por exemplo4 rádio. pressupõem um aluno passi+o diante de um ensino mais direti+o.

jogos eletr1nicos de exploração indi+idual. As tecnologias interati+as são bastante usadas !uando o objeti+o o desen+ol+imento de 0abilidades.dia interati+a. pressupõem um aluno mais ati+o !ue aprende. no entanto. Por exemplo4 multim.• Interativas4 do tipo um5para5um. de /orma isolada. .

ola orativas4 do tipo muitos5para5muitos.a /ormação de no+os es!uemas mentais. pressupõem a participação de +ários alunos !ue interagem entre si.• . /6runs. As tecnologias colaborati+as são apropriadas !uando o objeti+o . Por exemplo4 salas de bate5papo. editores colaborati+os de texto. .

. seu material acad3mico e didático para !ual!uer pessoa utilizar. gratuita5 mente.onte-do a erto %open content*: uni+ersidades e outras instituições de ensino disponibilizam on5line.&ontexto da 7eb 8.9 • .

trata5se de uma /iloso/ia de acoplar e desacoplar /acilmente /erramentas produzidas por di/erentes /ornecedores e con/iguradas de modos di/erentes para di/erentes contextos de uso.9 • .&ontexto da 7eb 8. .ódigo livre %free source*: al-m de uma ar!uitetura de so/t:are aberta baseada em padrões.

. :i>is e so/t:ares de relacionamento .&ontexto da 7eb 8.proveitamento da intelig/ncia coletiva: os usuários deixam de ser meros consumidores e passam a ser produtores indi+iduais e coleti+os por meio de criação din<mica de conte=dos +ia blogs.9 .

9 • . . boas práticas e expertise acumulada por meio de upload e do:load de conte=dos.ompartil#amento: os usuários consultam reposit6rios de in/ormação para compartil0ar experi3ncias.&ontexto da 7eb 8. /erramentas e componentes.

2strutura e /luxo da in/ormação no aprendizado eletr1nico .

2strutura linear ou se!?encial de organização da in/ormação .

2strutura 0ierár!uica de organização da in/ormação .

2strutura em mapa ou rede de organização da in/ormação .

2strutura rizomática de organização da in/ormação .

@odelos de design instrucional .

Design instrucional /ixo ' design instrucional fixo Aou /ec0ado B DC /ixoD . en+ol+endo o planejamento criterioso e a produção de cada um dos componentes do design instrucional antecipadamente G ação de aprendizagem. 2le se baseia na separação completa entre as /ases de concepção AdesignD e execução AimplementaçãoD. .tamb-m re/erenciado como Emodelo de engen0aria ou pr-5engen0ariaF.

Csso signi/ica !ue um especialista em design . ' resultado desse trabal0o .Design instrucional /ixo instrucional começará a trabal0ar em uma tela vazia e tomará decisões relacionadas Gs partes do /luxo de aprendizagem !ue serão EautomatizadasF.!ue elas ocorrerãoD e ao grau de intensidade dessas interações.um design instrucional /ixo e inalterá+el. Gs interações sociais Ase . Gs regras de se!?enciamento(estruturação.

dias selecionadas e /eedbac>s automatizados.dirigido G educação de massa. m. 2m muitas ocasiões. o produto resultante desse tipo de design instrucional .rico em conte=dos bem estruturados. . dispensa a participação de um educador durante a execução e .Design instrucional /ixo 2m geral.

Fases do processo instrucional no DC5/ixo .

no !ual o design pri+ilegia mais os processos de aprendizagem do !ue os produtos.+el e din<mica da aprendizagem. esse . tamb-m c0amado modelo bricolage ou design on-the-fly.Design instrucional aberto ' design instrucional aberto ADC abertoD. Para muitos. en+ol+e um processo mais artesanal e org<nico. os arte/atos são criados.o modelo !ue mais se aproxima da natureza /lex. . 2m geral. re/inados ou modi/icados durante a execução da ação educacional.

adaptando5as no decorrer do percurso a partir do /eedbac> obtido junto aos alunos. mas terá liberdade de recon/igurá5las. . isso signi/ica !ue o especialista em design instrucional ou o educador começará a trabal0ar a partir de um am iente virtual de aprendizagem %ou 012* com um conjunto de opções pr-5con/iguradas.Design instrucional aberto "o aprendizado eletr1nico.

al-m de extensos prazos e ele+ados custos de produção. com mais lin>s encamin0ando a re/er3ncias externas. o design instrucional aberto pri+ilegia a personalização e contextualização.dias. esse tipo de design instrucional produz um am iente menos estruturado. Por outro lado. Hamb-m implica menor so/isticação em termos de m. .Design instrucional aberto 2m geral. já !ue estas exigem condições di/erenciadas.

Design instrucional aberto Pelo menos en!uanto não 0á sistemas adaptati+os inteligentes o bastante para serem usados nos processos de ensino(aprendizagem. esse tipo de design instrucional pressupõe a participação de um educador durante a execução. .

Fases do processo instrucional no DC5aberto .

usando para isso /erramentas caracter.Design instrucional contextualizado ' design instrucional contextualizado %DI. .brio entre a automação dos processos de planejamento e a personalização e contextualização na situação didática.9. .sticas da 7eb 8.* busca o e!uil.

con/orme objeti+os./icos . +isto !ue considera central a ati+idade 0umana. dom. por-m não exclui a possibilidade de utilização de unidades /ixas e pr-5 programadas.Design instrucional contextualizado ' DC& se aproxima bastante do design instrucional aberto.nio de con0ecimento e contextos espec.

o DC& recon0ece a necessidade de mudanças durante a execução le+adas a termo pelos participantes.Design instrucional contextualizado 2m outras pala+ras. contudo admite !ue a personalização e flexi ilização tamb-m podem ser asseguradas por recursos adaptá+eis pre+iamente programados. .

lidar com incertezas. o !ue não pode ser con/undido com o processo de ensino(aprendizagem em si. o !ue se /az no DC& . um ambiente ou uma base para o processo de ensino(aprendizagem. na realidade. agir indi+idualmente e reagir espontaneamente Gs in/lu3ncias do contexto B /ator cuja import<ncia +em sendo cada +ez mais recon0ecida nas di+ersas comunidades ligadas ao aprendizado eletr1nico.gerar um plano. Cmplementar uma ação educacional implica..Design instrucional contextualizado "a +erdade. .

Fases do processo instrucional no DC& .

"a prática DC& .

!ue de+e ser aprimorado paralelamente G participação dos alunos. a caracterização dos alunos e o le+antamento de restrições constituem apenas um /oco inicial de trabal0o. a identi/icação das necessidades de aprendizagem. .A /ase do Análise Dada a natureza din<mica do DC&.

incluindo elementos como t. ./icos do contexto.dias e /erramentas e outros re!uisitos espec. autor ou instituição responsá+el pela o/erta. objeti+os de aprendizagem. conte=dos. pap-is.tulo. abordagem pedag6gica.A /ase do design ' designer instrucional especi/ica o cenário no !ual ocorrerá a aprendizagem. m.

A /ase do desen+ol+imento ' designer instrucional /az a programação de ati+idades. &omo resultado. interações e regras de adaptação a serem aplicadas durante a /ase de execução.necessária para a execução das unidades descritas. gera um pacote com toda a in/ormação !ue . .

. Por essa razão en+ol+e uma carga maior de metacognição Apensar sobre os pr6prios processos de aprendizagemD para tomada de decisões indi+iduais ou colaborati+as relacionadas ao design.A /ase da implementação ' DC& pressupõe participação dos alunos na AreD de/inição de objeti+os. bem como na seleção de estrat-gias de aprendizagem e mecanismos a+aliati+os.

tais como projetos. port/olios. .A /ase da a+aliação &onsidera5se m-todos alternati+os e perspecti+as de longo prazo. estat.sticas sobre percurso da aprendizagem di/erenciados. re/lexão na ação e auto5a+aliação em contextos aut3nticos. analise de desempen0o.

:92 D.922. D9 982I8.@atriz de design instrucional 48ID. . <:.>91 34nidade 5 3o 6etivos5 3 pap7is5 3 atividades5 3 ferramentas 5 3 conte-dos5 3 avaliação5 .D92 909198+.<:98DI=..

@atriz de design instrucional . ?49 29 92<9:.D.. D9 .+I@ID.D9 34nidade 5 3o 6etivos5 3 pap7is5 3 atividades5 3 ferramentas 5 3 conte-dos5 3 avaliação5 . .

= .2 34nidade 5 3o 6etivos5 3 pap7is5 3 atividades5 3 ferramentas 5 3 conte-dos5 3 avaliação5 . ?49 .: .0.8A.&I1 D9 .@atriz de design instrucional ?491 &.2 .BC9+I@..

@atriz de design instrucional D4:.AD. 9 <9:E.D. 34nidade 5 3o 6etivos5 3 pap7is5 3 atividades5 3 ferramentas 5 3 conte-dos5 3 avaliação5 .

8+9 . D9 . 29:91 4+I0I=.922.2 D4:.<:98DI=. <:.@atriz de design instrucional am iente .>91 34nidade 5 3o 6etivos5 3 pap7is5 3 atividades5 3 ferramentas 5 3 conte-dos5 3 avaliação5 ..D.

4:02 9 .<:98DI=.:?4I@.2 D9 .BC9+.@atriz de design instrucional am iente .2 34nidade 5 3o 6etivos5 3 pap7is5 3 atividades5 3 ferramentas 5 3 conte-dos5 3 avaliação5 .2 9F+9:8.>91.

8I21.@.: 9 @9:I&I. ..<:98DI=.:.>91 34nidade 5 3o 6etivos5 3 pap7is5 3 atividades5 3 ferramentas 5 3 conte-dos5 3 avaliação5 .0I.@atriz de design instrucional am iente 19..: .2 <. .

Iamos con+ersar sobre o assuntoJ .