You are on page 1of 4

Normas para Uso dos Laboratórios de Informática

I. DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO
Art. 1º - O presente documento contém as normas que regem e orientam as condições de utilização dos Laboratórios de n!orm"tica. Art. #º - $icam su%eitos a este regulamento todos os usu"rios dos Laboratórios de n!orm"tica. & 'nico - Os casos omissos e particularidades não contemplados neste documento de(em ser encamin)ados * +oordenação de ,ecnologia da n!ormação do campus.

II. DA POLÍTICA DE ACESSO
Art. -º - Os Laboratórios de n!orm"tica são (inculados * +oordenadoria de ,ecnologia da n!ormação. que disciplinar" suas utilizações de maneira que este%am sempre * disposição dos alunos e pro!essores. durante os )or"rios de aulas dos cursos regulares. de e/tensão e demais cursos disponibilizados pela direção do campus. Art. 0º - 1ão considerados usu"rios dos laboratórios todos os membros da comunidade. alunos e pro!essores2 Art. 3º - +ada usu"rio é respons"(el pelo equipamento no per4odo em que esti(er !azendo uso desse2 Art. 5º - Os usu"rios dos laboratórios de in!orm"tica comprometem-se a utilizar os recursos e/clusi(amente para ati(idades de ensino. pesquisa ou e/tensão. 6spera-se de todo usu"rio o cumprimento a uma série de normas que seguem o bom-senso geral. !a(orecendo assim a coleti(idade e o apro(eitamento m"/imo dos laboratórios para !ins educacionais.

ou na aus9ncia deste. & 'nico .< e/pressamente proibido nos Laboratórios de n!orm"tica.III. de um respons"(el designado pelo pro!essor. . consertar e recon!igurar qualquer equipamento2 Cani!icar equipamentos2 Dra(ar +Cs ou CECs2 .razer e retirar equipamentos sem autorização da +oordenadoria de . 8º . pelo +oordenador da :rea de n!ormação e +omunicação ou pelo +oordenador de . 7º . e/ceto com permissão do pro!essor-respons"(el para !ins did"ticos= a> b> c> d> e> !> g> nstalar so!t?ares sem a permissão do pro!essor respons"(el2 nstalar so!t?are não licenciado @ApirataB>2 Alterar a con!iguração padrão dos so!t?ares instalados2 Abrir. )a(endo disponibilidade do laboratório.6m não )a(endo agendamento de aula para re!erido )or"rio. pelo menos. DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Art. de acordo com o )or"rio de aulas. desen(ol(ido com o intuito de englobar. IV. desmontar. o mesmo poder" ser utilizado para ati(idades e/ternas *s aulas regulares.razer equipamentos particulares para utilização no laboratório.º . as aulas regulares dos cursos da "rea de n!ormação e +omunicação e adicionalmente as aulas dos cursos das outras "reas. como cursos de e/tensão e outras ati(idades )abilitadas pela +oordenadoria de . um pro!essor-respons"(el. DAS PROIBIÇÕES Art.As aulas nos Laboratórios de n!orm"tica contarão obrigatoriamente com a presença de.ecnologia da n!ormação2 Cesen(ol(er e disseminar (4rus de computador nos equipamentos2 . di(ulgado pelo +oordenador da "rea de n!ormação e +omunicação.ecnologia da n!ormação ou demais instituições do campus. principalmente.ecnologia da n!ormação. sal(o dispositi(os de armazenamento remo(4(el de pequeno porte. assim. como pendri(es ou laptop pessoal2 )> i> . Art.Os Laboratórios de n!orm"tica somente poderão ser utilizados para aulas dos cursos regulares.

.Os usu"rios que praticarem qualquer ação pre(ista no caput ou outra que resulte em danos aos Laboratórios de n!orm"tica estarão su%eitos *s seguintes sanções= a b c 1uspensão tempor"ria do direito de uso dos Laboratórios de n!orm"tica 2 Meposição dos equipamentos dani!icados ou retirado2 1anções disciplinares pre(istas no Megimento do campus.ornar p'blicos assuntos pessoais al)eios. conte'do de correspond9ncias eletrInicas particulares sem autorização2 Jublicar ou en(iar produto de trabal)o de outras pessoas. (iolando os direitos autorais2 Htilizar os computadores para !ins incompat4(eis com as ati(idades da aula que est" sendo ministrada. 11º . ou se%a.+abe * +oordenadoria de . DAS PENALIDADES Art.ecnologia da n!ormação deliberar sobre a sanção mais adequada a cada tipo de in!ração.roca de peri!éricos @mouse.%> G> l> n> o> p> q> r> s> t> u> +riar eFou utilizar programas que ten)am o ob%eti(o de obter sen)as ou outros dados pessoais de outros usu"rios2 Htilizar %ogos2 Acessar p"ginas ou utilizar so!t?are com conte'do pornogr"!ico2 Htilizar os equipamentos para !ins pessoais. V. 1Lº .Ko caso do item g. teclado. monitor de (4deo etc> ou equipamentos de lugar2 $azer trans!er9ncias de arqui(os e/tensos (ia internet2 Cesrespeitar. agredir (erbalmente outras pessoas e usar (ocabul"rio de bai/o calão2 . Art. o pro!essor-respons"(el não se responsabiliza pelo suporte caso o aluno opte por utilizar seu laptop pessoal. ou qualquer outro tipo de ati(idade incompat4(el com as tare!as acad9micas2 Cesorganizar o laboratório2 . !azer tare!a de outra disciplina etc2 m> $umar eFou consumir qualquer tipo de alimento ou bebida2 (> Htilizar aparel)o celular2 & 'nico . na(egar na nternet.

pois os discos r4gidos serão apagados sem pré(io a(iso2 c> Jroblemas e ocorr9ncias estran)as obser(adas com o equipamento de(em imediatamente ser reportadas ao pro!essor-respons"(el. %unto * secretaria acad9mica. Oarretos. de(e consultar o pro!essor-respons"(el. con!orme o caso2 d> As cadeiras de(em ser organizadas após o uso do laboratório2 e> Nelar pela boa utilização dos computadores. de(e ser seguido pelo aluno a partir da assinatura da matr4cula. VII. 1-º . cadeiras. de Outubro de #L1# PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP Qoão Jaulo Lemos 6scola +oordenador de . DA VALIDADE DO DOCUMENTO Art. A !alta de in!ormação não é %usti!icati(a para m" utilização dos equipamentos ou outro tipo de in!ração.O presente documento entra em (igor na presente data.ecnologia da n!ormação +ampus Oarretos . Art. pelo re!erido ou respons"(el. VI.Os casos omissos neste Megimento nterno serão resol(idos pelo +onsel)o 1etorial de Administração do Laboratório. 13º . 10º . 1#º .+aso o usu"rio ten)a d'(ida a respeito da permissão de realizar alguma ati(idade.Art. DAS BOAS PRÁTICAS DE UTILIZAÇÃO Art. 15º . #.Me(ogam-se as disposições em contr"rio. mesas e demais equipamentos do laboratórios de in!orm"tica.Algumas recomendações que constituem boas pr"ticas de utilização dos Laboratórios de n!orm"tica= a> Os computadores de(em ser desligados no !inal seção di"ria de trabal)o pelos próprios usu"rios2 b> Arqui(os gra(ados pelo usu"rio em discos r4gidos de(em ser copiados para seu dispositi(o de armazenamento pessoal ao terminar da sessão di"ria de uso. Art.