You are on page 1of 11

FACULDADE NORTE PARANAENSE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GISELLA ZAUPA WESLEY TOMAZ VIEIRA

DESAFIO DA PRODUÇÃO
CAPITULO 21

LONDRINA 2012

apresentado ao departamento de Administração da Faculdade do Norte Paranaense. LONDRINA 2012 . Fernando Lino.GISELLA ZAUPA WESLEY TOMAZ VIEIRA DESAFIO DA PRODUÇÃO CAPÍTULO 21 Trabalho de Administração de Sistemas Produtivos II. Prof.

...........Tecnologia como Fonte de Vantagem Competitiva..................... Responsabilidade Social.............08 5.....1.....................1.....3......5....................05 2.........07 4............................4....10 6....................................................Criação do Conhecimento..Relatório Verde.2...........................................................................................4............................................................. Movimento Antiglobalizado...10 7..........................................09 6......................................11 ..........................................06 4.....Equilíbrio Ambiental.....Conhecimento Explícito e Conhecimento Implícito.............................07 4...............Criatividade... Responsabilidade Ambiental.............................5.................................. Administração da Qualidade e Administração Ambiental........................................... Desafios da Produção........................................................04 2.......................07 5...............08 5...3........... Gestão do Conhecimento..04 2.......................A Gestão do Conhecimento esta na Moda...........Administração da Produção e Gestão do Conhecimento....................................................................................................................................................................................ISSO 14000.............06 4.....08 6........2................ Tecnologia...2................................................... Globalização.....2..........04 2.......................................................10 6.................................1.................3........................1..... Globalização e Decisões das Operações............05 4..............09 6................................................................ Localização Internacional..09 6......Tecnologia nas Áreas de Decisão de Administração de Operações........................ Referências Bibliográficas...............................SUMÁRIO 1.07 4...........Decisões Operacional e Responsabilidade Ambiental....05 3........

podendo atingir a cultura da empresa. isto implica também nos resultados. por exemplo: uma empresa que tende a se instalar num local onde um custo de vida é alto. . uma economia para o maior desenvolvimento da empresa. Para que isto ocorra o gerente de produção deve ter em mente todos seus objetivos. DESAFIOS DA PRODUÇÃO Existem alguns tipos de desafios nas quais as produções devem encarar em seu processo. dentre outros. através de prestação de serviços. é necessário que tenhamos em mente como funciona um processo de produção e qual o papel de cada um no desempenho desta atividade. tornando esses detalhes. sendo assim grande parte dos gerentes de produções buscaram visar 5 (cinco) desafios em especial. GLOBALIZAÇÃO A globalização tem como foco facilitar e estudar as formas de negociação no mercado como um todo. outros já vêm como oportunidade para espalhar e dividir conhecimento. sendo eles: o impacto da globalização nos mercados. tornando seu trabalho mais simples e sutil. ou seja. tornando assim necessário esta divisão.1. Se formos levar ao pé da letra todos os desafios encontrados. com as adaptações e mudanças drásticas repentinas. a lista se tornaria imensa. tende a agilizar seu processo e conseguir atingir suas metas de forma mais rápida. isto acontece porque os gerentes de produção buscam sempre diversas formas de abrir o caminho por meio da complexidade e das incertezas que caracterizam grande parte das operações. para que se consiga a eficácia nos resultados. deve fazer alterações no seu processo. é de extrema importância que todos os envolvidos tenham voz ativa na tomada de mudanças (de decisões). Para que consigamos entender melhor esses desafios. é necessário que haja riscos e erros. sendo a causa principal da exploração e corrupção de países em desenvolvimento. com tudo. 2. um gerente que escuta sua equipe. uma ação com risco. a responsabilidade ambiental dos negócios.1. a globalização se torna responsável pelos resultados alcançados e os fracassos que sofremos no processo. Obter uma visão ampla da situação. a influencia nas operações e no desenvolvimento da tecnologia e não menos importante o surgimento do conceito de gestão do conhecimento como responsável chave pelo desenvolvimento do processo como um todo. venda de produtos. saber lidar com as dificuldades. pode tornar pequenas empresas em top de linha no mercado mundial. ajuda na hora de tomar decisões. Alguns vêm a globalização como um ponto negativo. e algumas ações que a envolvem. 2. para que se tenha sucesso. GLOBALIZAÇÃO E DECISÕES DAS OPERAÇÕES Tendo em vista como funciona a globalização e quais as dificuldades encontradas no processo produtivo. a mudança na maneira com que se é vista a responsabilidade social.

países desenvolvidos. algumas empresas tem suas instalações em nível mundial. dentre outros. como por exemplo. configuração regional que nada mais é que dividir os mercados por regiões. mas já esta mais que provado que faz sim. fazer uma mistura entre elas e explorar as vantagens regionais. Sabemos que o mundo esta mais interdependente. resolver e atender as necessidades de seus colaboradores. o que não acontece nos dias atuais. o McDonalds. e cada vez mais uma simples forma de troca. configuração coordenada global e combinação da configuração coordenada global e regional. todos acabam sendo envolvidos. nada mais é de onde a empresa deverá se instalar e quais os benefícios que a mesma terá em se instalar neste local.2. A responsabilidade social pode ser vista como uma forma ética e segura da tomada decisão. Um dos problemas encontrados é a grande dificuldade das nações em trocar experiências e de se ajudarem. 3. se são salários. isto significa que enquanto houver esta dificuldade na comunicação e no trabalho em equipe. ou seja. KODAK entre outras. para obter o poder unicamente. Existem quatro estratégias que as empresas podem utilizar para escolher (a configuração apropriada a sua produção) aonde será a sua localização internacional. condições de trabalho. são elas: configuração do pais sede. mas nem todas as empresas tem esta oportunidade.3. MOVIMENTO ANTIGLOBALIZAÇÃO Grande parte das pessoas acha que a globalização e a perspectiva internacional dos negócios são preocupações somente de empresas individuais.2. grupos e indivíduos e isto significa que dentro de uma realidade todos devem trabalhar de forma com que haja responsabilidade pelo bem-estar geral. por envolver implicações morais e políticas. a carga horária. e isto implica nos resultados esperados pela empresa. querendo tornar-se um monopólio. esta ação esta ligada e todas as situações do cotidiano. e isto prejudica no desenvolvimento de países que estão se estabilizando agora. . acabam se estranhando com os demais. como apontado no livro. pouco devera ser feito para melhoria deste cenário. 2. basta fazer comparações com as concorrências. LOCALIZAÇÃO INTERNACIONAL A localização internacional. RESPONSABILIDADE SOCIAL A sociedade é composta por organizações. e através destes estudos. alguns especialistas dizem que a localidade não faz diferença. no entanto as nações não estão preparadas para depender umas das outras. e para que isto não ocorra. estrutura de trabalho. temos que estudar e identificar quais o grande questionamento dos membros.

Não estamos dizendo que a empresa que não pratica a sustentabilidade deve ser fechada. a empresa consegue investir mais em funcionários e infra-estrutura para a melhor comodidade de seus membros. a carga ambiental se não controlada atinge e muito algumas áreas. Por diversas vezes vemos nas mídias que desastres ambientais acontecem por falha humana e até mesmo por ações da natureza. Mas a sociedade também desenvolve um papel importante na responsabilidade social. 4. estudar e encontrar soluções sensíveis as questões ambientais.saber lidar com as diferenças e obrigações implicam em ser responsável. como por exemplo. antes de tomar qualquer atitude o gerente de produção deve fazer uma pesquisa de mercado. ou seja. . evitando gastos com futuros danos. cabe ao processo de produção conseguir estabilizar ou até mesmo diminuir o impacto que a empresa pode causar no meio ambiente. causando desmatamento. todos os consumidores devem saber qual a procedência dos produtos e serviços que adquirirem evitando constrangimentos futuros. é tudo questão de estudar melhorias e as colocá-las em prática. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A empresa que trabalha com a questão da responsabilidade ambienta e da sustentabilidade tende a se desenvolver de forma mais rápida. consegue maiores resultados. e apontar se realmente serão válida as mudanças em seu processo. ou seja. a verdade é que os gerentes de produção devem junto com aqueles que desenham produtos e serviços.1. uma empresa que trabalha com embalagens. e devemos levar em consideração qual o impacto que será causado na sociedade pelo fato de uma simples tomada de decisão ser feita. pois ao adquirir produtos ou serviços ilícitos elas estão sendo cúmplices de uma total falta de responsabilidade. 4. neste caso. apenas apontando que existem opções para o melhor desenvolvimento deste trabalho. pode trocar o plástico comum por biodegradáveis e assim sucessivamente. poluições. dentre outros. EQUILIBRIO AMBIENTAL Ligado diretamente à alguns meios de produção. no entanto temos que levar em consideração se realmente conseguiremos atender a necessidade de tomarmos cuidado com a execução desses serviços. tornando como uma missão da empresa a sustentabilidade. estudos apontam que empresas que trabalham sem danificar o meio ambiente. já que as pessoas estão interligadas de uma forma ou de outra.

com isto elaborar este tipo de relatório. Avaliação de Desempenho Ambiental (14031) e Sistemas de Gerenciamento Ambiental (14001. pode conseguir evitar vários futuros problemas e agilizar o trabalho como um todo. a utilização dos matériais e aplicação de serviços devem ser realizadas sempre (tendo) obtendo em mente que a responsabilidade ambiental e a parte operacional da empresa estão interligadas. 14002 e 14004). ou seja. Não causar poluição.3. dentre outros. que procura sempre se adequar para evitar danos à natureza como um todo. Com isto o grupo de padrões da ISSO 14000 consegue cobrir diversas áreas. 4. DECISÕES OPERACIONAIS E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Decisões que a empresa toma durante a sua produção. Alguns dos requerimentos utilizados pela ISSO 14000. são apenas algumas das conseqüências que uma empresa enfrenta quando trabalha de forma correta. em especial pela gerencia. no entendimento da natureza e de seus processos.2. são o desenvolvimento e a comunicação de uma política ambiental e também o monitoramento e medidas freqüentes de todas as atividades operacionais. todas as empresas tinham consciência do relatório verde. tendo assim que trabalhar juntas a todo tempo. ganhar prêmios e espaço. acaba obrigando a empresa a ser mais analítica e disciplinada. mas para que isto aconteça. este sistema permite que as empresas façam uma avaliação da maneira sistemática de como seus produtos. 4. ISSO 14000 A ISSO 14000 tem raízes em outras duas utilizadas na Europa. diminuir custos. um exemplo disto é o Banco HSBC. como. porem se a mesma encontrar parceria e conseguir trabalhá-lo tudo fica mais fácil. Hoje em dia empresas de grande porte visam trabalhar seguindo este modelo de empresa sustentável.4.O equilíbrio ambiental é de total responsabilidade da empresa. e isto subentende que ela procurar agir dentro da lei. serviços e processos se interam (interagem) com o meio ambiente. que se preocupa com o desenvolver do meio ambiente. informações sobre práticas e desempenho ecológicos. RELATÓRIO VERDE Meados dos anos 90. e isto facilitava na hora de trabalhar com esses relatórios. 4. . dispondo de matériais recicláveis e outros produtos.

seus papeis tem alguns paralelos na administração de forma geral. 5. dando a empresa capacidade de competir por qualquer negócio. um mercado que se destaca.5. no entanto com os passar dos anos o mundo da tecnologia ficou cada vez mais avançado. pois é através dela que pessoas conseguem se destacar e mostrar do que são capazes na hora de desenvolver seu trabalho. apesar de uma delas ser nova. com isso todos saíram ganhando. a tecnologia pode influenciar em tudo no mercado de trabalho. porque eles dependem muito dessas tecnologias para que possam executar um trabalho de qualidade. algum tempo atrás a administração de qualidade era vista como disciplina.1. podendo facilitar a vida destes gerentes e dos funcionários que trabalham diretamente com o manuseio dessas maquinas. e ser ágil com os prazos de entrega. e qualidade dos produtos. TECNOLOGIA A tecnologia sempre foi umas das maiores preocupações dos gerentes de produção. fica mais em foco no mercado global. aumentaram os níveis de produção. 5.4. ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL DA QUALIDADE E ADMINISTRAÇÃO A administração de qualidade e a administração ambiental estão ligadas. Antigamente eles não dispunham destas tecnologias e isto fazia com que os prazos de entregas fossem maiores. de fácil aprendizado. 5. TECNOLOGIA COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA Empresas que conseguem investir em tecnologia tendem a ter um numero maior de competitividade. Como nos outros casos.2. criando em sua concorrência a vontade de competir e mostrar que é melhor na hora de conquistar seus clientes. pois cabe a ele saber administrar a qualidade com a questão ambiental. pode ocasionar em falhas diversas. a empregabilidade e criaram-se formas de trabalhar. também pode influenciar muito. o papel do gerente de produção neste caso. pois com as mudanças atuais. TECNOLOGIA NAS ÁREAS DE DECISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Para que se consiga definir quais serão as tecnologias utilizadas dentro de um processo de produção é necessário que o gerente tenha em mente tudo . e se não souber trabalhar com esses sistemas.

que o trabalho exige. A GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTA NA MODA No mundo e na situação em que nos encontramos é normal que todos queiram trocar conhecimentos. buscar aprender mais. 6. se esta prática esta sendo aplicada da forma correta. se torna de extrema importância que a empresa tenha sistemas especializados para ajudar na analise de localização em seu processo. as pessoas sabem como agir em situações que stress alto. e do desenvolvimento do trabalho em equipe. a informação são dados que foram analisados ou manipulados em . Esta gestão serve para facilitar os níveis de detalhes mais complexos que se aplicam a pequenos grupos ou indivíduos dentro das operações. Essas tecnologias podem ser divididas por áreas de atuação. visam entender o porque da necessidade de se avaliar produto ou serviço individualmente. A informação e o conhecimento apesar de andarem juntos têm diferença. agora devemos nos perguntar. se os produtos ou serviços são bons. 6. e isto ajuda na hora da troca do conhecimento. 6. a equipamentos que cubram e alcancem o objetivo final.1. se o conhecimento aplicado foi o suficiente e se a sua criação e entrega. como por exemplo. projeto do trabalho. e com os diversos tipos de planejamento também faz parte deste serviço executado pelos gerentes. e assim por diante. embora simples. e desenvolver-se como pessoas e profissionais. desde mão de obra qualificada. ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO E GESTÃO DO A administração da produção e a gestão do conhecimento quando estudadas juntas. num sistema de rede. na hora de se questionar um processo de produção. os dados se tornam fatos que objetivam independentemente qualquer contexto.2. funcionam como planejados. na hora da tomada de decisão?. os resultados são satisfatórios porque ajuda a focar em como o conhecimento é criado por todos que constituem as ações. que tem como objetivo estudar as formas de aplicação em uma conexão para descrever as micro operações. e através desta visão vemos que a teoria da gestão do conhecimento esta sendo colocada em prática. GESTÃO DO CONHECIMENTO A gestão do conhecimento esta relacionada as redes de suprimentos. tomar cuidado com o arranjo físico. O ingrediente que faz de uma empresa um objeto de estudos é.

4. talvez por medo de se dizer o que pensa de fato e ter que assumir as conseqüências.3. onde passamos a estudar a parte final do ciclo conhecida como internacionalização. umas das obrigações mais importantes deste profissional é criar o conhecimento e assegurar que este conhecimento será aplicado de forma correta.seu contexto. onde existe uma troca entre indivíduos. talvez pela sociedade os julgar como desprovidos de imaginação. onde o processo tende a tentar articular a experiência como regras e decisões não podem dizer que estes processos sempre serão completos. já que existem as individualidades de cada pessoa. pensando em novos métodos e formas . e identificar futuros erros. O processo de combinação tenta trabalhar os dois juntos. escrevê-lo ou até mesmo aplicado de forma temática. no entanto estes tipos de comportamento podem explicá-lo verbalmente. para evitar perdas e falhas no processo. não atrapalhando o desenvolvimento do seu processo e causando melhorias em longo prazo. resumindo é um conhecimento acumulado ao longo do tempo e é o resultado de uma variedade de circunstancias. porem não fazer da mesma forma. 6. Já o conhecimento implícito. podemos apontar mestres e aprendizes. podemos nos questionar de que forma isto se aplica a um gestor de processos produtivos. CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO Este conceito é utilizado quando a empresa visa facilitar a forma de convivências entre pessoas. serviços e criação de produtos. caracterizando assim um conhecimento explicito. Movendo entre os dois tipos de conhecimento esta um estudo criado por Nonaka e Takeuchi. como exemplo disto. e o conhecimento é a informação interpretada por um processo que usa julgamento e valores. com isto conseguimos enxergar a facilidade em lidar com a criatividade. CRIATIVIDADE Ao falarmos de criatividade. na qual junta as peças de informações relacionadas. No entanto a criatividade se aplica sim a este profissional e também se torna um ponto forte quando bem utilizada. 6. aprendizes podem aprender a essência. por grande parte das vezes os mesmos optarem por seguirem padrões impostos pelo exercício da função. fácil. achamos difícil expressar isto em palavras. para que se possa atingir os resultados esperados. Ser criativo nem sempre é bem visto para um profissional gerente de produção. este tipo de conhecimento é adquirido por anos e por diversas situações que a vida impõe durante o caminho percorrido.5. este não conseguimos simplesmente escrever ou falarmos. identificando assim as individualidades de cada um. onde um transfere para o outro o conhecimento implícito. CONHECIMENTO EXPLÍCITO E CONHECIMENTO IMPLÍCITO Por diversas vezes podemos identificar que o conhecimento de algumas pessoas sempre esta sendo codificado. 6.

Fabio After. Nigel. CHAMBERS. São Paulo: Atlas. Robert. 02. ou até mesmo os criar. ed. JOHNSTON. Stuart.de alcançar prazos para entrega de produtos e serviços. Administração da Produção. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. 2007. tradução Maria Tereza Corrêa de Oliveira. SLACK. .