Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Nos passos de Jesus
Nos passos de Jesus
Nos passos de Jesus
Ebook139 pages2 hours

Nos passos de Jesus

Rating: 4.5 out of 5 stars

4.5/5

()

Read preview

About this ebook

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Foi o que Jesus disse, em certa ocasião, aos que estavam próximos a Ele. No entanto, o mais comum nos dias de hoje é uma sociedade composta por pessoas sem rumo e sem direção, vagando na busca constante de um caminho impossível de ser achado. Nos Passos de Jesus é um livro de suave leitura, como são os Seus ensinamentos. Agradável, de fácil compreensão, é um dos textos mais lidos e requisitados no mercado editorial brasileiro. Leia, ame e aprenda a andar nos passos de Jesus.
LanguagePortuguês
PublisherUnipro
Release dateMar 6, 2018
ISBN9788571405721

Read more from Edir Macedo

Related to Nos passos de Jesus

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for Nos passos de Jesus

Rating: 4.416666666666667 out of 5 stars
4.5/5

12 ratings2 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Muito bom, uma recomendação para quem quer ser renovado e alimentar-se da palavra
  • Rating: 2 out of 5 stars
    2/5
    Muito bom, todo cristão deve ler esse livro, edifica o ser humano.

Book preview

Nos passos de Jesus - Edir Macedo

Macedo

1

A origem do caos

No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus Se movia sobre a face das águas.

Gênesis 1.1-2

Nosso grande desejo é trazer a lume a razão pela qual tanta gente vem sofrendo e fazendo outros sofrerem neste mundo, indicando também a saída para os mais variados tipos de problemas vividos pelas pessoas. Além disso, é nosso desejo também despertar a fé do leitor, a fim de que ele possa participar de tudo quanto tem direito diante do Deus Pai, por intermédio do Nome do Senhor Jesus Cristo e por obra e graça do Espírito Santo.

Nos dois primeiros versículos do livro de Gênesis, que falam sobre a Criação, verificamos a existência de algo que, à primeira vista, parece um tanto incoerente: primeiro, diz que Deus criou os Céus e a Terra e, logo em seguida, que a Terra era sem forma e vazia. Ora, como podemos compreender que Deus tenha criado algo sem forma e vazio? E, se Ele fez, qual teria sido a Sua intenção?

De fato, quando Deus, no princípio, criou os Céus e a Terra, estes eram tão perfeitos quanto Ele próprio. Isto é muito óbvio, pois sendo obra de Suas mãos, nada poderia sair com falhas ou defeitos, pois Ele é Deus e não homem. Para Ele, não existem limites, dada a Sua onipotência, onipresença e onisciência: Pois só o Seu nome é exaltado; a Sua glória está sobre a terra e o céu (Salmos 148.13).

Jamais acharemos imperfeição no nosso Deus, pois está escrito:

Quem mediu na concha da Sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?

Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como Seu conselheiro O ensinou? Com quem tomou Ele conselho, que Lhe desse entendimento, e Lhe ensinasse o caminho do juízo, e Lhe ensinasse conhecimento, e Lhe mostrasse o caminho do entendimento?

Eis que as nações são consideradas por Ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que Ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos.

Todas as nações são como nada perante Ele; Ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã. A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que O comparareis?

Isaías 40.12-18

Tudo isso nos mostra apenas uma nuance de quem Deus realmente é. Nossa mente jamais poderá assimilar toda a Sua majestade, poder e glória, pois somos muito limitados. É por isso que acreditamos que, quando Ele criou os Céus e a Terra, estes eram perfeitos como Ele é.

Quando aconteceu o que está escrito no segundo versículo de Gênesis, milhões e milhões de anos já haviam passado; nesse ínterim, a queda de Lúcifer, que Ezequiel descreve com muita propriedade, aconteceu:

Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.

Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem.

Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.

Ezequiel 28.11-19

Todo esse episódio da queda de Lúcifer (que significa cheio de luz) se passou entre os dois primeiros versículos de Gênesis e tal qual o profeta Ezequiel descreve. Ele foi lançado na Terra, causando um caos total no planeta, que se tornou sem forma e vazio.

Note que, no segundo versículo, Moisés não diz que os Céus eram sem forma e vazios, mas somente a Terra; isso porque, dos Céus, haviam sido expulsos o querubim profano e todos os seus seguidores, que se tornaram o diabo (aquele que separa) e seus demônios. Por isso, os Céus continuaram conforme foram criados, e apenas a Terra foi transformada. O que aconteceu à Terra sucedeu também ao homem. A Bíblia assim descreve a sua criação:

E disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 1.26-27

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Gênesis 2.7

Assim como a Terra foi criada perfeita, o homem também foi, pois Adão não tinha um olho só nem sofria de qualquer tipo de enfermidade. Não! Ele foi criado à imagem e semelhança do Altíssimo e era perfeito em todos os sentidos. Assim como Satanás (que significa inimigo em hebraico) se infiltrou na Terra e a tornou sem forma e vazia, também se infiltrou na vida de Adão e Eva. Satanás os envolveu de uma forma tão sutil que deixaram de dar ouvidos à Palavra de Deus para darem ouvidos a ele.

Começou, então, a grande tragédia da humanidade, o seu caos e vazio, pois, deixando o homem de se submeter a Deus, ficou subordinado a Satanás. Ora, Deus é luz, ordem e disciplina, e com Ele não podem habitar o erro, o pecado e as trevas. Por isso mesmo, Ele foi obrigado a fazer com o homem o que fizera com Lúcifer: expulsá-lo da Sua presença.

A natureza colaborava com o homem até então, pois este não precisava suar para tirar o fruto da terra; pelo contrário, a terra gentilmente produzia todo o seu sustento, pois ambos eram irmãos pela criação divina. Houve, então, revolta contra o homem, pois este se rebelara contra o seu Criador. Hoje vemos o quanto o homem luta para extrair, da terra, o seu pão de cada dia; muitas vezes sem sucesso, sendo por isso mesmo tragado pela fome, miséria e desgraça.

Impotente, exteriormente religioso, científico, culto e elegante, o mundo está dominado pelos princípios satânicos. Sob sua aparência enganosa, há uma caldeira fervente de ambições, rivalidades e lágrimas escondidas por trás de um sorriso.

Satanás e sua hierarquia de seres espirituais da maldade (cf. Daniel 10.13; Efésios 6.12) são os agentes invisíveis e a real causa da sede de poder e da inteligência maligna de ditadores e de todos aqueles que usam seu poder terreno para o mal — esses são os dirigentes visíveis. As guerras e os confl itos periódicos — que causam morte, derramamento de sangue inocente e extrema violência — são os acompanhantes indispensáveis.

Na hierarquia da organização satânica, Satanás exerce domínio sobre os espíritos caídos que o seguiram em sua rebelião original. Sua autoridade é, sem dúvida, um atributo a ele delegado pelos seus servos.

Esses espíritos, quando decidiram segui-lo, foram irremediavelmente confirmados na maldade e abandonados no erro, em vez de permanecerem leais ao seu Criador. Assim sendo, eles estão em total acordo com seu príncipe e lhe rendem voluntário serviço em seus diferentes encargos e posições, num reino altamente organizado (cf. Mateus 12.25).

Sua decisão inicial os ligou para sempre ao seu programa de engano e à sua condenação inevitável.

Ainda que o conhecimento de Satanás seja agudo e sobrenatural, não é um conhecimento santo e salvador. Seus demônios creem e estremecem (cf. Tiago 2.19), mas, por estarem confirmados na maldade, nunca buscam perdão e pureza. Eles estão cientes de que Jesus Cristo é o Senhor do mundo espiritual, mas suas confissões não envolvem uma confiança salvadora ou uma submissão voluntária. Eles respeitam a Cristo (cf. Marcos 3.11), mas esse respeito não vem do amor pela santa comunhão, e sim da mera inclinação de uma vontade inferior a uma superior, com ódio e ressentimento.

Os atos dos endemoninhados indicam que, em alguns casos, os demônios os possuem com propósitos de gratificação sensual, usando todo tipo de impureza. Isso pode explicar o desejo dos possuídos de viverem em estado de nudez, terem pensamentos imorais (cf. Lucas 8.27) e frequentarem lugares impuros.

A natureza viciosa e vil dos demônios foi demonstrada no desejo que tiveram de entrar nos porcos (cf. Marcos 5.12) e em sua

Enjoying the preview?
Page 1 of 1