You are on page 1of 2

O melhor bolo de chocolate do mundo

Peguei essa receita do A Cozinha Coletiva. Mas não fiz o bolo com duas camadas.. fiz uma só. A receita não muda em nada. O creme amanteigado de chocolate que vai por cima da massa fofa é uma delícia. Super tradicional. Fiz o buttermilk com vinagre. E não alterou em absolutamente nada o sabor.. Excelente receita.

"O" Bolo de Chocolate [rende um bolo de duas camadas com 20cm de diâmetro e 10cm de altura. Você vai precisar de 2 fôrmas redondas de 20cm de diâmetro. Receita ligeiramente adaptada daqui] Para a massa: 1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo; 2 xícaras de açúcar; 3/4 de xícara de cacau em pó de boa qualidade; 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio; 1 colher de chá de fermento em pó; 1 colher de chá de sal; 1 xícara de buttermilk*; 1/2 xícara de óleo vegetal; 2 ovos; 1 colher de chá de extrato de baunilha; 160ml de café expresso quente [ou um café forte, feito com café solúvel]. Para o recheio e cobertura: 240g de chocolate meio amargo picado [usei amargo, 70% cacau - use um chocolate de boa qualidade, para a cobertura ficar com a cor bem bonita]; 300g de manteiga [sem sal] em temperatura ambiente; 1 gema de ovo grande [como a cobertura não é cozida e gema crua pode não ser legal, você pode trocar por 3 colheres de sopa de leite, ou creme de leite fresco]; 1 e 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha;

Porém existem métodos caseiros de se preparar buttermilk: _para 1 xícara de leite adicione 4 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco. Incorpore aos poucos o chocolate derretido e o café dissolvido no creme de manteiga. Preparando a massa: Corte 2 círculos em papel manteiga. Com uma espátula distribua um terço do creme e cubra com o outro bolo. o fermento e o sal. o açúcar. então vire-os e deixe que esfriem completamente. com um fouet ou na batedeira em velocidade baixa. com o lado reto [onde estava o papel manteiga] para cima. Mexa para uniformizar e espere chegar na temperatura ambiente. Em velocidade baixa adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e bata por mais 1 minuto. de 20cm de diâmetro cada. em velocidade média. Em uma tigela grande misture bem. tirando bem o excesso. Adicione o café quente e mexa até incorporar. a mistura de líquidos à mistura de sólidos. lembrando de raspar as laterais da tigela. até ficar com a aparência de leite talhado. Reserve.é esse que uso nessa receita. Divida a massa nas duas fôrmas preparadas e asse por 35 minutos. Forre o fundo de cada uma com os círculos de papel manteiga e unte o papel manteiga. *Sempre que faço manteiga retiro o buttermilk e congelo . o cacau. 3 colheres de sopa de água quente. Unte as fôrmas com manteiga. até que enfiando um palito no centro ele saia limpo. 1 e 1/2 colheres de sopa de café solúvel. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos. a farinha. Ah. e complete até a medida de 1 xícara com leite. Preaqueça o forno a 170 graus. Adicione a gema. os ovos e a baunilha. o óleo. mantenha na geladeira. bata a manteiga até que ela fique clara e cremosa. Retire com cuidado o papel manteiga. aos poucos. Prepare o recheio: Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. sem bater. e se você fizer na véspera. Deixe os bolos descansarem dentro da forma por 30 minutos.1 e 1/2 xícaras mais 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado. Reserve. _ em uma xícara de medida coloque duas colheres de sopa de iogurte ou coalhada. esse com o lado arredondado para cima. o bicarbonato. mas retire 1 hora antes de servir. Na batedeira. a baunilha e bata por 1 minuto. Montando o bolo: Sobre o prato de servir coloque um dos bolos. dissolva o café solúvel na água quente. Enfarinhe as fôrmas. Deixe gelando por pelo menos 1 hora antes de cortar. Incorpore. . Em outra tigela misture o buttermilk. Cubra as laterais e o topo com o restante do creme. Em uma tigelinha.