You are on page 1of 5

Análise - Comunicação Comparada e PEPS

Os grupos do trabalho do PEPS, desenvolvido com a professora Ana Paula, deverão fazer uma análise da campanha criada com base nos conceitos dados por Jorge Pedro Souza em sua obra ”Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunição e dos Media” nas páginas 24 a 37 –disponível no SOL Identifiquem as seguintes questões:

1. O que pode ser classificado como “informação” (comunicação informativa) e “comunicação” (comunicação persuasiva) no trabalho proposto pelo grupo de acordo com as definições dadas pelo autor? Explique. Podemos classificar como informação em nossa campanha todas as dicas, notícias e comentários feitos em nossa fanpage onde nosso público interagiu com quase todas as postagens feitas por nosso grupo; já como comunicação, podemos classificar o vídeo comercial e os spots feitos pelo nosso grupo. Em ambos, a comunicação feita provoca uma reação em nosso público de modo que eles se conscientizem sobre o problema da dependência tecnológica. 2. Que elementos escolhidos na criação da campanha tem relação com o repertório do receptor (público alvo) e que, consequentemente, auxiliam em sua percepção? O projeto “vida offline” está voltado à dependência tecnológica, sendo assim, os elementos escolhidos na criação da campanha que tem relação com o repertório do público e que o auxiliem em sua percepção, foram os seguintes:  A campanha foi divulgada na internet através de redes sociais (Facebook), sendo assim, tivemos interação direta com o público alvo, no principal meio pelo qual os receptores estão conectados, através deste meio foram postadas dicas diárias para auxiliar os receptores a deixar aquele espaço virtual para se conectar a vida externa, dando mais atenção às pessoas e atividades que estão ao seu redor;  Foi elaborado um comercial em vídeo, que ressalta os perigos que a dependência tecnológica traz ao nosso cotidiano, por meio deste, o receptor pôde perceber que ao caminhar na rua com o smartphone na mão o risco de

conseguimos chegar mais perto do nosso público alvo e alcançar o objetivo proposto. pudemos perceber que grande parte do público tem vergonha de admitir é dependente tecnológico. seja na internet. Foi elaborada uma pesquisa de opinião no qual conteve perguntas em que o receptor deveria identificar quais dos dispositivos tecnológicos estavam mais presentes em seu dia-a-dia. Veja a imagem abaixo: . 3. em jogos digitais. por meio de dicas de lazer para auxiliar o receptor a sair da vida online e ir de encontro à “vida off-line”. sendo assim. Sendo assim. em redes sociais. em uma de nossas postagens. Que artifícios foram utilizados na campanha para ir de encontro às expectativas do receptor? Para tanto é necessário definir quais seriam as expectativas do público alvo. com as nossas intervenções. acidente é maior. alertamos o receptor dos riscos que o vício tecnológico traz a sua vida e a sua mente. desse modo. além da intervenção do comercial. dentre outras perguntas. de acordo com pesquisas feitas anteriormente pelo grupo sobre as características do público. As características do nosso público alvo foram definidas através de uma pesquisa de opinião. conseguimos alertar o prejuízo que a dependência tecnológica pode causar na vida dos usuários. 4. obtivemos um resultado avassalador. etc. que resultou em respostas sinceras a pessoa que tiveram vergonha de expor seu vício. O que foi utilizado na estratégia de comunicação para obter o envolvimento do receptor e motivá-lo? Em nossa campanha utilizamos em nossa fanpage no Facebook postagens atraentes e com informações úteis que chamava a atenção de nosso público. O envolvimento foi tanto que. que elaboramos com perguntas pertinentes a dependência tecnológica. a expectativa do público com a campanha inicialmente foi fraca.

pois vem obtendo os resultados significantes. A proposta do trabalho do grupo tem o “objetivo instrumental” (retardado) ou “objetivo consumatório” (imediato). a princípio nosso trabalho seria baseado em um objetivo consumatário.5. É um pouco de cada um dos objetivos. ou ambos? Explique demonstrando em que situação da campanha esses objetivos acontecem. mas ao decorrer do trabalho vimos que esta pode ser uma campanha em que podemos mantê-la por mais algum tempo e assim tornando também um objetivo instrumental. pois queríamos um resultado imediato em nossas pesquisas para que realizássemos a campanha e o PEPS em si. .

comunicação grupal. estas ferramentas se tornaram indispensáveis . utilizamos um pouco de cada uma das comunicações em nosso trabalho. por não se tratar de um vício comum.. Comunicação mediada onde o grupo trocavam informações pelo computador sempre todos os dias. Que barreiras (físicas. A comunicação ocorreu de acordo com os estudos da causa e suas consequências possíveis onde procuramos entender a sociedade e quais seriam os meios em que seriam melhores para o nosso trabalho. cigarro. culturais. Consideram o assunto banal. nossa orientadora de PEPS. Comunicação direta aquela em que todos do grupo estavam cientes do que estava dizendo.. Quais formas de comunicação foram utilizadas na estratégia do grupo? Comunicação interpessoal. quando recebíamos as orientações dos professores e principalmente com a professora Ana Paula. Utilizamos a comunicação interpessoal onde os membros do grupo trocavam informações. o que dificulta que elas reconheçam em qual nível de dependência estão. A comunicação grupal também ocorreu. Não podemos discordar que a tecnologia nos oferece uma grande facilidade para o dia-a-dia. mediada. 7. Ou seja. direta? Demonstre. como álcool.6. social. pessoais e psico-sociais) poderiam afetar a campanha proposta (ou afetam)? E como evitá-las? As pessoas não possuem conhecimento sobre o tema.

prejudicando a saúde e causando até alterações neurológicas. esta facilidade vem se tornando um instrumento negativo. na formação de crianças e jovens. porém. _______________________________________________________________ Para visualizar os conteúdos de nossa campanha.na sociedade atual. acesse: facebook. principalmente.com/vidaofflineunibh .