You are on page 1of 7

Instituto Educativo do Juncal

FÍSICO-QUÍMICA – 8º ano 1.ªFicha de Avaliação outubro 2013

Nome __________________________________________________________ Turma _____ N.º ___ Ass. Prof.: _____________________ Ass. Enc. Ed.: ________________________________________ Classificação: _________________________________________

Lê atentamente todas as questões e responde de forma clara e completa.

1. Faz a legenda da figura utilizando a chave que se segue.

2. Para cada uma das situações seguintes, seleciona a opção mais correta. 2.1. A rapidez de propagação do som é: A - menor nos líquidos do que nos gases. B - maior nos sólidos do que nos líquidos. C - maior nos gases do que nos líquidos. D - independente do meio em que se propaga. 2.2. Uma onda com a frequência de 20 Hz efetua: A - 20 oscilações por minuto. B - 40 oscilações em dois segundos. C - 20 oscilações por hora. D - nenhuma das opções anteriores está correta. 3. Classifica as seguintes frases como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). A - O som propaga-se com a mesma rapidez em qualquer meio material. B - A reflexão de um som é o fenómeno físico que permite explicar a existência de ecos. C - No ar, a reverberação pode ocorrer quando a fonte se encontra a uma distância inferior a 17 m de um obstáculo. D - As ondas sonoras são ondas longitudinais quando se propagam no ar.
1/7

Considera a propagação de um som em dois meios diferentes: ! Meio A.amplitude de onda e volume sonoro. O timbre permite distinguir sons com igual: A . de forma a determinar a sua localização.Borracha (vsom = 1550 m/s) a) Determina a distância que um som pode percorrer em cada um dos meios em 0. F . ________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 6. ____________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ! ii) se aquecêssemos o ferro. 6.Ferro (vsom = 5130 m/s) ! Meio B. 4. Considera uma onda sonora de 60Hz.A unidade de medida do nível sonoro é o decibel (dB). 2/7 .intensidade e altura.E . o que poderia suceder às distâncias determinadas na alínea anterior: i) se colocássemos a borracha no frigorífico.2 s.1.2. C . Quantas vibrações efetua por cada segundo? 6. Calcula o período da onda sonora.amplitude de onda e intensidade. justificando.nenhuma das opções anteriores está corre 5. b) Identifica. B . 7. D .O sonar utiliza a emissão de ultrassons e a reflexão destas ondas nos obstáculos. Considera a representação esquemática de duas ondas sonoras.

1. F . Representa.15kHz C ._____________ 3/7 . A . _______________ 8. _______________ 8. como mostra o audiograma da figura 4. G . Vivemos rodeados de uma variedade imensa de sons: uns que provocam em nós sensações agradáveis.1. E ._______________ ! ! 5000 Hz .1. o que corresponde a um ultrassom.4. Um dos fatores que determinam a audibilidade dos sons relaciona-se com o facto de o ouvido humano não ser igualmente sensível a todas as frequências audíveis: é mais sensível a frequências entre 2 kHz e 5 kHz. ! ! 50 Hz .Os valores mínimo e máximo do nível sonoro a que o ouvido humano é sensível e que pode suportar não dependem da frequência do som. o que corresponde ao som a que o ouvido humano é mais sensível. 8.1. C. enquanto outros nos incomodam e chegam mesmo a danificar o nosso delicado recetor auditivo.2. .O nível sonoro correspondente ao limiar de dor depende pouco da frequência do som.O nível sonoro mede-se com sonómetros. Classifica cada uma das afirmações que se seguem como verdadeira (V) ou falsa (F). Dos seguintes valores de frequência: A -15Hz B . sendo menos sensível a frequências inferiores e superiores a estes limites. _________________________________ _____________________________________________________________________________________ 7. no esquema B a amplitude(A) e o comprimento de onda (!) 7.1.2.1.Nível sonoro é o mesmo que intensidade do som.25kHz D -200Hz E -3000Hz seleciona: 8. indica o valor mínimo de nível sonoro audível para um som de 50Hz e para um som de 5000Hz. Com base no audiograma da figura 4: ! 8. D .4.3.2.7.3.1.1. 8. Qual a onda sonora com maior frequência? _____________________________ 7. o que corresponde a um infrassom. ______________ 8.3.uns que ouvimos facilmente e outros que temos dificuldade em ouvir. os que correspondem a sons audíveis. Justifica a afirmação “ A onda sonora representada por B tem um som mais intenso” ______________ _____________________________________________________________________________________ 8.3. Qual a onda que corresponde ao som mais agudo? Justifica. _____________ 8.O ouvido humano consegue detetar sons graves de níveis sonoros inferiores aos dos sons agudos.Os valores mínimo e máximo do nível sonoro a que o ouvido humano é sensível e que pode suportar variam de pessoa para pessoa.

Quanto tempo depois ouve o eco do som que emitiu ao gritar? (Considera o valor de 340 m/s para a rapidez de propagação do som.9. e após uma aula de Físico-Química. O Cristiano encontra-se a 55 m de um muro e dá um grito.após 15 segundos de terem observado o relâmpago ouviram o som do respetivo trovão. Um aluno. começou a trovejar. __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ 4/7 . Registaram que: . Num dia rigoroso de Inverno. muito interessado em colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Ajuda-os a calcular a distância a que se encontravam do local onde tinha ocorrido o relâmpago. (v som no ar= 340 m/s) 10. propôs aos colegas determinarem a distância a que estariam a ocorrer os relâmpagos. Observa a banda desenhada ao lado e comenta-a sob o ponto de vista científico.) 11.

podemos afirmar que: A . Escolhe a opção correta. Quando se comparam as ondas mecânicas com as ondas electromagnéticas.tanto as ondas sonoras como as ondas luminosas se podem propagar no vácuo. Faz a legenda da figura utilizando a chave que se segue: 13.tanto as ondas sonoras como as ondas luminosas se propagam com maior facilidade nos sólidos e nos líquidos do que nos gases. C . B . D . 14.tanto a rapidez de propagação das ondas sonoras como a das ondas luminosas dependem do meio de propagação. Considera o espetro eletromagnético da figura: Estabelece a correspondência correta entre o tipo de radiação eletromagnética (Coluna I) e a respetiva forma de utilização (Coluna II): 5/7 .12.tanto as ondas sonoras como as ondas luminosas são transversais quando se propagam no ar.

c) As cores fundamentais são . pois o vidro desta janela é. A. B.As ondas eletromagnéticas e as ondas mecânicas têm frequências da mesma ordem de grandeza. a luz branca sofre . 16. Completa o seguinte texto utilizando as palavras opaco. composição. o vermelho. ilustrado no exercício anterior.É possível detetar todas as radiações eletromagnéticas que constam do espetro eletromagnético utilizando um só aparelho. D . ________________ neste caso só poderemos observar o contorno dos objetos que se encontram do outro lado. consegui ver as horas pois o relógio está coberto por um material _______________ e os números estão impressos sobre um material ____________________. dos bastonetes.15. dispersão. difusão. B. absorve radiação azul. translúcido ou transparente: "Conseguimos ver o que se passa do outro lado da janela do nosso quarto. E . C. teremos mais dificuldade. A. a mesma rapidez de propagação. primária. B. e) Um objeto que aparente ser azul sob luz branca . A .. da pupila. reflete radiação vermelha. policromática. C. A. pois o vidro que a constitui é ____________________. C.. C. o verde e o azul. muitas vezes. 6/7 . B . reflete radiação azul. dos cones.. possuem. São 10:10h no meu relógio de ponteiros. monocromática.. Classifica as seguintes afirmações como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).Apesar das diferentes radiações eletromagnéticas apresentarem diferentes características. B. C .. 17. C. A. o amarelo e o azul. d) O daltonismo deve-se a um deficiente funcionamento . o vermelho.. se tentarmos observar o que se passa através da janela de uma marquise. o verde e o amarelo. o vermelho..O espetro eletromagnético.. está ordenado por ordem crescente de comprimentos de onda das respetivas radiações. No entanto. Assinala a opção que completa corretamente cada uma das afirmações seguintes: a) A luz branca é . b) Ao atravessar um prisma de vidro. no vazio. A. B.Quanto maior a frequência da radiação eletromagnética. maior é a quantidade de energia que ela transporta...

18. _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ 19. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 19. Qual o fenómeno óptico que ocorre? _____________________________________________________________________________________ FIM 7/7 . a) Como se chamam os raios luminosos que provêm do Sol? Figura B _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) Como se designam os raios que chegam ao papel branco? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ c) Identifica cada um dos espelhos. Considera a figura que apresenta um raio luminoso com diferentes trajetórias e uma superfície polida onde ele incide.1. Um espelho esférico é uma porção de superfície que pode ser polida na parte interior ou exterior. Figura A Considera as figuras e responde. Faz a legenda da figura. Que relação existe entre os dois ângulos apresentados? _____________________________________________________________________________________ 19.3. explicando devidamente as tuas opções.2. 19.