You are on page 1of 4

ABANDONAI TODA ESPERANÇA

1 de 4

Abandonai Toda Esperança
Rev. Eronides da Silva

O TEXTO ÁUREO DE LUCAS

19 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 20 Havia também um certo mendigo chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tão pouco os de lá passar para cá (Lc 16.19-26).

PRIMEIRA OBSERVAÇÃO Há uma existência após a morte. Na verdade, o homem nunca morre; quem morre é o corpo, mas a alma do homem permanece viva e lúcida, dotada de consciência, memória e razão. Os justos “irão para a vida eterna” (Mt 25.46), uma existência infinitamente melhor que a daqui.

Wagner Santana

5/7/2006

pois “a alma que pecar. essa morrerá” (Ez 18.8. a perdição eterna” (2Ts 1.abandonai toda esperança. Quando um homem se apresentar perante o Tribunal de Deus. Hades é a palavra grega que significa inferno. vindo depois disso o Juízo” (Hb 9. tendo como prisão o inferno para sempre. HÁ UMA EXISTÊNCIA APÓS A MORTE? Não existe um lugar intermediário.16). antes o entregou [à morte] Wagner Santana 5/7/2006 . É doloroso demais para ser verdade! Quando Dante Alighieri escrevia sua obra imortal “Divina Comédia”.ABANDONAI TODA ESPERANÇA 2 de 4 Os pecadores “serão lançados no inferno. e achado culpado diante de Deus. como castigo.4). é julgado no Trono Branco (Ap 20. quem pode então salvar-se? Ou será que Deus tem prazer em mandar pessoas para o inferno? Muito pelo contrário: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Único para que todo aquele que n'Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna” (Jo 3..27). e que Deus castiga “toda transgressão e desobediência” (Hb 2. sem que seus pecados tenham sido perdoados. “Deus há de julgar os segredos dos homens” (Rm 2.9).. uma “coluna do meio'”. uma só será a sua sentença. pois na entrada do inferno imaginou uma inscrição pavorosa: “Lasciate ogne speranza.27). vós que entrais! POR QUE O HOMEM É CONDENADO? Por que um homem é lançado no inferno? Porque foi julgado. e todas as gentes que se esquecem de Deus” (Sl 9.2). sentenciado à morte eterna.17).23). “pesado foste na balança e foste achado em falta” (Dn 5. “tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho.. se a Bíblia diz que “todos pecaram” (Rm 3.11-15). com certeza tinha lido o Evangelho de Lucas.. Quem morre sem que seus pecados tenham sido perdoados. onde os mortos purgam seus pecados para depois entrarem no céu.16). voi ch'intrate” . Mas. E se Deus “nem mesmo ao seu próprio Filho poupou. “aos homens esta ordenado morrerem uma só vez. os quais sofrerão. e “não pode passar de lá para cá”.

sendo nós ainda pecadores” (Rm 5. A fé verdadeira se expressa em arrependimento e conversão: “arrependei-vos. Ele tem “as chaves da morte e do inferno” (Ap 1.17). mas também é justiça! Quando o homem pecou.1). quando este levou “em seu corpo.10). os nossos pecados sobre o madeiro” (1 Pd 2. pois. Deus “prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós. Por ter assumido as nossas culpas. Jesus morreu. e “eis aqui. temos paz com Deus” (Rm 5. “arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1. diz o Senhor Deus.25). pela fé. O HOMEM PODE SER SALVO! Em Sua Palavra. E as boas obras? “A obra de Deus é esta que creiais n'Aquele que Ele enviou” (Jo 6. Ninguém pode garantir que estará vivo amanhã. convertei-vos. e convertei-vos. e vivei" (Ez 18.32). Então. Mas aplicou este castigo no seu próprio Filho.ABANDONAI TODA ESPERANÇA 3 de 4 por todos nós” (Rm 8.19). E. Deus é amor.32). Deus se comprometeu com nossa salvação: “Eu os remirei da violência do inferno” (Os 13. nos vossos corações” (Ef 3. “justificados pela fé. por que adiar a decisão Wagner Santana 5/7/2006 . para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3. o poder de perdoar pecados” (Mc 2. como teria Ele prazer com nossa desgraça? " não tenho prazer na morte de ninguém. Expressa-se também na entrega da vida a Jesus: “que Cristo habite.14). ÚLTIMA OBSERVAÇÃO É urgente? Sim Jesus “tem. pois.8).18). o dia da salvação” (2 Co 6. Mas.24).15). Deus o condenou à morte: provou que é Justo. agora. na terra.2).29). e irá para o inferno quem rejeitar o seu perdão! Somente pela fé obteremos o perdão de Deus. por não ter pecado próprio Jesus ressuscitou e agora “pode salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus” (Hb 7.

30). para que o pecado não vos leve à perdição” (Ez 18. Wagner Santana 5/7/2006 .ABANDONAI TODA ESPERANÇA 4 de 4 mais importante de toda a vida? “Vinde. e convertei-vos de todas as vossas transgressões.