You are on page 1of 4

Classificação: _______ %

Ficha de Avaliação de Ciências Físico-Químicas

Fraco
Não Satisfaz

Nome:

_____________________________________

Nº:

___

Turma:

A

Data:

Satisfaz
Satisfaz Bastante

________

Excelente

Antes de começares a responder lê atentamente todas as questões.
Não te esqueças de indicar em todas as questões os cálculos que efetuaste.

1- Há átomos de azoto (N) com número de massa 14 e outros cujo número de massa é 15. A sua abundância na natureza é,
respetivamente, 99,6 % e 0,4 %.
1.1 Determina a massa atómica relativa do azoto.

1.2 Indica qual o seu significado.

2- Classifica as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
2.1 As moléculas das substâncias compostas são constituídas por um núcleo e uma nuvem eletrónica.
2.2 Nas moléculas diatómicas de substâncias elementares, a nuvem eletrónica é igualmente distribuída pelos dois núcleos.
2.3 Quando os átomos se unem para formar moléculas, adquirem uma nuvem eletrónica mais estável.

3- Tendo em conta que a massa de um elemento é dada pelos seus protões e neutrões, explica porque razão a massa atómica
relativa do cloro é 35,45. _______________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________

1

C. B. indica pela respetiva letra um: A. chegando aos seguintes resultados: 1. __________________________________ 5. onde as letras não representam símbolos químicos.A e C têm brilho.2. cujos rótulos estavam deteriorados.1.4. De forma a identificar o elemento desejado.1 De acordo com os elementos apresentados indica: a) O metal alcalino mais reativo. 4. C e D).2 Relativamente ao elemento representado por B. - Está situado no terceiro período da Tabela Periódica. testou algumas propriedades químicas e físicas das substâncias.A e B conduzem a corrente elétrica.Observa o extrato da tabela periódica apresentado.Elemento do mesmo grupo. A B C D F E G J H I 4. 4.1 Qual é o frasco que contém mercúrio? Justifica. ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ 2 . ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________ b) Um elemento que apresenta as seguintes características: - Os seus átomos tendem a originar iões mononegativos.C e D formam halogenetos.Indica o nome da família do elemento B. 3. 5.Elemento com propriedades químicas semelhantes.A e D são líquidos à temperatura ambiente. Justifica. B. 4. 5.Elemento do mesmo período.O João quer construir um termómetro e para isso precisa de mercúrio. Foi ao laboratório e deparou-se com quatro recipientes (A.B e C são sólidos à temperatura ambiente. 2.

_______________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ 8.H2 B. o sódio e o potássio não se encontram livres na natureza. 6.Sabendo que: Z (H) =1 e Z ( Cl) = 17 Utiliza a notação de Lewis para representar a formação destas moléculas.6. 7.______________________________ C.HCl 8.______________________________ B. cloro e cloreto de hidrogénio têm as fórmulas químicas: A. A.Indica a geometria de cada uma das moléculas: A) F-F B) C) D) A. por meio de uma equação química.1.Qual é a ligação química de maior comprimento de ligação? Justifica. A- B- 8.1 Traduz.3. a reação do potássio (K) com a água (H2O). Após serem obtidos é possível conservá-los em petróleo ou parafina líquida.______________________________ 3 .O lítio.Como classificas estas moléculas em relação à sua polaridade.______________________________ D.______________________________ 8.________________________________ B.2.Os gases hidrogénio.

2. B – A ligação covalente consiste na _________________ de ______________________________ entre os núcleos dos dois átomos. (Ar(C) = 12. Ar(H) = 1. 11.3.1 Descreve a composição qualitativa e quantitativa das moléculas de acetona.Quantos eletrões de valência possui cada um dos átomos desta molécula antes e depois de se estabelecerem as ligações químicas.9. H C O H 9.Indica o nome das ligações covalentes que o átomo de carbono estabelece. Antes Depois H C O 9.2 Calcula a sua massa molecular relativa. Ar(O) = 16) Bom Trabalho! Lucinda Silva 4 .1.A fórmula química da acetona é C3H6O. A – Comprimento de ligação é a ______________________ média entre os ____________ de dois átomos ligados na posição de menor energia.Observa a figura onde se representa a formação das ligações na molécula H2CO. 11. 11.Completa as seguintes frases de forma a obteres afirmações verdadeiras.Quantas ligações covalentes estabelece o átomo de carbono?_______________________________________________ 9. _____________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________ 10.