You are on page 1of 9

\

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ O INSTITUÍDA PELA LEI N 10.425, DE 19/04/2002 – D.O.U. DE 22/04/2002. PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROEN DIVISÃO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE ACADÊMICO – DICON

EDITAL No. 002/2013/DICON - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFSJ, NA MODALIDADE REOPÇÃO (TRANSFERÊNCIA INTERNA) – SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 A Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico/DICON, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, informa a relação de vagas disponíveis nos cursos de graduação, como especificado no quadro II deste Edital, destinadas à entrada de requerimentos para candidatos à Reopção (transferência interna) no SEGUNDO SEMESTRE de 2013 , nos termos da Resolução 004/12, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

1. DA INSCRIÇÃO
1.1. A transferência interna de discente regular da UFSJ entre cursos de graduação afins é denominada Reopção. Os cursos afins a cada curso de graduação da UFSJ são definidos pelos seus respectivos Colegiados e constam no quadro I. 1.2. Antes de fazer sua inscrição, o candidato deverá ler atentamente este Edital, e, verificar se o curso desejado possui afinidade com o seu curso, conforme quadro I, bem como todas as demais informações que forem disponibilizadas pela Internet, na página www.ufsj.edu.br/dicon. 1.3. Antes de efetuar a inscrição e/ou o pagamento da taxa de inscrição, O CANDIDATO DEVERÁ TOMAR CONHECIMENTO DO DISPOSTO NESTE EDITAL E CERTIFICAR-SE DE QUE PREENCHE TODOS OS REQUISITOS EXIGIDOS, NÃO CABENDO ALEGAR DESCONHECIMENTO DAS CONDIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO DE REOPÇÃO. 1.4. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá ter cursado, com aprovação, no mínimo 25% e no máximo 75% da carga horária mínima exigida para a integralização do curso de origem, excluídas a carga horária de Estágio Supervisionado, Trabalhos Acadêmicos, Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias e Atividades Complementares. 1.5. A inscrição do discente para a Reopção que não atender ao disposto no Quadro I – Relação de cursos afins para o Processo de Reopção (Transferência Interna) e ao item 1.4, será indeferida pela DICON, não cabendo devolução da taxa de Reopção. 1.6. As inscrições deverão ser feitas a partir de 12h do dia 18/10/2013 , exclusivamente pelo sistema Contac, na Intranet da UFSJ, por meio da opção “Processos Seletivos / Reopção 2013/2 / Inscrição”, até às 23h59min do dia 22/10/2013, quando as inscrições serão encerradas automaticamente.

1

ou 1. nos campi da UFSJ até as 17h do dia 23/10/2013.00  Valor Total: 20.2. O valor foi estabelecido pela Resolução nº. SEM OS DEVIDOS COMPROVANTES.asp A emissão da guia consiste no preenchimento de 2 formulários. Caso o candidato utilize agendamento bancário ou transferência para o pagamento da taxa de inscrição e o mesmo não seja efetuado até o final do dia 22 de outubro de 2013 por qualquer motivo. Transferência direta para a Conta Única do Tesouro Nacional. 1.00 (vinte reais).003. 1. SERÃO AUTOMATICAMENTE INDEFERIDOS PELA DICON.6. a qual poderá ser obtida no sítio: https://consulta.6. O valor da Taxa de Inscrição é de R$20. excetuando-se a situação prevista no subitem 6. será devolvida a taxa de inscrição. a saber: a) Formulário 1  Unidade Gestora (UG): 154069  Gestão: 15276 (FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE S. clicar em Emitir GRU.6. informando os dados a seguir: conta 170. devendo ser recolhido no Banco do Brasil através de: 1.tesouro. A inscrição só será efetivada após a entrega do comprovante de pagamento da taxa de inscrição (contendo nome e CPF).201-3.1.1.6. OS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO. último dia previsto para a inscrição. dentro do horário de funcionamento dos bancos. Em hipótese alguma.4.1.J.6.6. Após preencher as informações.6. código identificador 1540691527628830-6 e CPF do depositante.00  Opção de geração: Geração em HTML (recomendada)  Os demais campos devem ficar em branco.3. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser providenciado até o dia 22 de outubro de 2013 . do Conselho Diretor da UFSJ.7. 1.500-8. 2 . agência 4.1.2. APÓS ESSE PRAZO.DEL-REI)  Código de Recolhimento: 28830-6 (SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS) b) Formulário 2  Vencimento: 22/10/2013  CPF do contribuinte: número do CPF do candidato  Nome do Contribuinte / Recolhedor: nome do candidato  Valor Principal: 20. em um dos setores de atendimento da DICON. 1.br/gru/gru_simples.fazenda.gov.1. a inscrição estará automaticamente indeferida e o candidato excluído do Processo Seletivo de Reopção. Depósito através da Guia de Recolhimento da União (GRU) impressa com código de barras. de 18/03/2008.

3 . revinculados. exclusivamente.2.5. Em caso de número maior de candidatos do que de vagas disponíveis no curso/turno desejado. 3.br/dicon. É vedada a Reopção para discentes em prorrogação de prazo de integralização. desde que devidamente efetivado. 4. 2. exclusivamente. pela internet.1. RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO: O resultado será divulgado. a partir do dia 25/10/2013. a classificação é realizada respeitando-se a ordem decrescente do CR dos candidatos.4.br/dicon. para registro acadêmico. não será permitida alteração. No caso de serem identificados dois ou mais Requerimentos de Inscrição de um mesmo candidato.6. no SEGUNDO semestre de 2013 . a partir das 14h do dia 25/10/2013 no endereço eletrônico www.ufsj. será considerado válido o mais recente. 2.1. O candidato deverá indicar. que se encontrem em manutenção de vínculo e ingressantes na UFSJ como portadores de diploma de curso superior ou por meio de transferência. sua opção por curso e turno. com pontuações e pesos definidos pelos Colegiados dos respectivos cursos. no Requerimento de Inscrição. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 2. 2. Em qualquer dos casos. 2. 2.1.edu. O Processo Seletivo Reopção ocorre observando-se o Coeficiente de Rendimento (CR) do candidato. A Reopção pode ser concedida uma única vez. 8. A lista dos pedidos INDEFERIDOS AUTOMATICAMENTE será divulgada no endereço www.2 Os candidatos a cursos que têm a exigência de provas de Habilidades Específicas também deverão se submeter a essas provas.3. com a especificação do respectivo turno de oferta e da cidade onde será disponibilizado. Caso venha a decidir por qualquer mudança nesse número de vagas. depois de confirmada a inscrição. DAS VAGAS E DOS CURSOS 4. está relacionado no quadro II deste Edital. 4. 2. a UFSJ dará ampla divulgação às alterações definidas até o útimo dia da inscrição.ufsj.edu. O número de vagas em cada um dos cursos a serem oferecidos pela UFSJ em 2013.

para preenchimento de vagas disponíveis em cursos de graduação da UFSJ.ufsj.5.7.5.edu. DA MATRÍCULA DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS E DA INSCRIÇÃO EM UNIDADES CURRICULARES 5. nas datas divulgadas previamente pela DICON/UFSJ.br/dicon. 5.Transferência Interna. deste Edital será feito. Os candidatos aprovados no Processo Seletivo 2013. Para requerer a inscrição em unidades curriculares. junto à DICON/UFSJ. 5. no SEGUNDO semestre letivo de 2013. A DICON reserva-se o direito de alterar as datas e horários estabelecidos neste Edital. A Matrícula dos candidatos classificados será feita.8. estarão sujeitos a eventuais mudanças que venham a ocorrer no currículo do curso de opção de cada um.9.ufsj. na página www. no prazo divulgado neste Edital. em tempo hábil. o candidato que. 5. diretamente pela DICON. Se o candidato. deixar de efetuar sua inscrição em unidades curriculares de acordo com o item 5. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) das situações previstas nos itens 5 . 5. inclusive endereço. Os candidatos aprovados – tanto os classificados quanto os não classificados – deverão acompanhar as publicações das convocações pela internet.11.3. por dar ampla divulgação. 5. Os candidatos aprovados – tanto os classificados quanto os não classificados – são responsáveis pela atualização dos respectivos dados pessoais. 5. 5.2. na modalidade de Reopção (Transferência Interna). 5. após ser classificado ou matriculado. para o segundo semestre de 2013. para que se possa chamar outro candidato classificado para ocupar a vaga. exclusivamente. na modalidade de Reopção . O candidato classificado que desejar requerer dispensa de disciplina por Aproveitamento de Estudos deverá protocolar seu requerimento na DICON – devidamente acompanhado do Histórico Escolar Oficial e dos programas das unidades curriculares cursadas com aproveitamento. 5. a quaisquer alterações.1.6. Responsabiliza-se. 4 . o candidato classificado deverá comparecer na Coordenadoria do Curso para o qual foi classificado. Quando for mudança de turno não precisa anexar os programas. desistir de estudar na UFSJ. deverá enviar ofício solicitando cancelamento da mesma. mediante convocação de outros Candidatos aprovados. no dia 30 de outubro de 2013. observando-se a ordem decrescente de classificação . com a devida antecedência.4.3. 5. conforme a relação divulgada na página www.6.10. Toda a documentação do aluno aprovado em Reopção será transferida do curso de origem para o novo curso.br/dicon. no dia 29 de outubro de 2013. Perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente do Processo de Reopção. A Matrícula e a Inscrição em unidades curriculares dos candidatos classificados são obrigatórias para todos os candidatos classificados nesta seleção para preenchimento de vagas disponíveis. contudo.edu.5 e 5.

oferecidos para o registro no SEGUNDO semestre de 2013. 6.1.2. deste edital. Divulgação dos pedidos indeferidos pela DICON automaticamente no endereço www.ufsj. em hipótese alguma será devolvido o valor da Taxa de Inscrição.br/dicon Matrículas pela DICON dos candidatos aprovados e classificados. 6. ANEXO = Cronograma da Reopção (Transferência Interna) 17/10/2013 00h do dia 18/10 às 23h59min do dia 22/10/2013 22/10/2013 23/10/2013 Divulgação do Edital para Reopção (Transferência Interna). Último dia previsto para o pagamento da taxa de inscrição dentro do horário de funcionamento dos bancos. em um dos setores de atendimento da DICON. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela DICON/PROEN.br/dicon Resultado do processo seletivo de Reopção. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 6. São João del-Rei. O Processo Seletivo de que trata o presente Edital só terá validade para o ingresso nos cursos de graduação. no endereço www. 17 de outubro de 2013.6. 6. 6. Incorporar-se-ão a este Edital. 25/10/2013 25/10/2013 29/10/2013 30/10/2013 José Roberto Ribeiro Diretor da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico DICON/PROEN/UFSJ 5 .3. Salvo em caso de anulação do Edital.4.ufsj. quaisquer Editais Complementares que vierem a ser publicados pela DICON/UFSJ. Inscrição em unidades curriculares nas Coordenadorias dos cursos. para todos os efeitos. A inscrição do candidato neste Processo Seletivo implicará aceitação de todos os termos deste Edital. Protocolo das inscrições para a Reopção (Transferência Interna). conforme especificado no QUADRO II. a partir das 14h.6. nos campi da UFSJ até as 17h. pela internet.edu.edu. Último prazo para a entrega do comprovante de pagamento da taxa de inscrição (contendo nome e CPF).

Engenharia de Produção. Matemática. Engenharia de Bioprocessos. Química Licenciatura. Enferm agem. Engenharia de produção. Engenharia Civil. Todos os cursos. Ciências Contábeis. Bioquímica. Física Bacharelado. Ciências Contábeis. Engenharia Mecatrônica. Física. Filosofia. Farmácia. Engenharia Mecânica. Engenharia Mecatrônica. Química. Matemática. Engenharia Elétrica. Química. Todos os cursos. Medicina. Pedagogia. Física. Administração. Letras. Teatro. Todas as Engenharias. Todos os cursos. Todos os cursos. Engenharia de Bioprocessos e Engenharia de Alimentos. Química. Todos os cursos. Engenharia Química. Todos os cursos. Farmácia. Engenharia Mecatrônica Engenharia Química Campus Centro-Oeste Dona Lindu – Divinópolis MG Bioquímica Enfermagem Farmácia Biologia. Ciências Biológicas. Todos os cursos. Engenharia de Alimentos e Engenharia de Bioprocessos. Química Bacharelado. Física. Campi de São João del-Rei MG Curso de destino Administração Arquitetura e Urbanismo Artes Aplicadas – Ênfase em Cerâmica Ciência da Computação Cursos Afins (de origem) Todos os cursos. Engenharia Química. Engenharia de Alimentos. Prova de habilidades específicas. Todos os cursos. Engenharia Agronômica. Bioquímica. Ciências Biológicas. Prova de habilidades específicas. Todos os cursos. Engenharia Mecânica. Engenharia Elétrica. Todos os cursos. Prova de habilidades específicas. Comunicação Social. Ciências Biológicas Educação Física Engenharia de Produção Filosofia Física Geografia Matemática Música Pedagogia Psicologia Química Teatro Zootecnia Campus Alto Paraopeba Engenharia Civil Engenharia de Bioprocessos Engenharia de Telecomunicações Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Física Bacharelado. Administração. Engenharia Elétrica. Ciências da Computação. Enfermagem.Quadro I Relação de cursos afins para o processo de Reopção (Transferência Interna) (Os cursos afins a cada curso de graduação da UFSJ são definidos pelos seus respectivos Colegiados dos Cursos). Arquitetura e Urbanismo. Física Licenciatura. Qualquer curso de Engenharia. Engenharia Mecânica. Ciências Econômicas. Química. Engenharia de Telecomunicações. Ciências Biológicas. Educação Física. Todos os cursos. Medicina. Ciência da Computação e Engenharias. Enfermagem. Medicina. Farmácia. Física. Medicina. Ciências Biológicas. Matemática. Artes Aplicadas. Engenharia de Telecomunicações.  Química licenciatura 6 . Psicologia. Química bacharelado. Bioquímica. Matemática. Ciências Econômicas. Farmácia e Bioquímica. Administração. Música. História. Arquitetura e Urbanismo. Ciência da Computação. Ciências Biológicas Bacharelado e Química Bacharelado. Medicina. Engenharia de Telecomunicações. Filosofia. Engenharia Mecatrônica. Administração Pública. Ciência da Computação e Matemática. Engenharia Civil. Geografia.

Engenharia Civil. Engenharia de Produção Noturno. Engenharia de Alimentos José Roberto Ribeiro Diretor da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico DICON/PROEN/UFSJ 7 .Campus Sete Lagoas – Sete Lagoas MG Bacharelado Interdisciplinar em Biossistem as Engenharia Agronômica Todos os cursos. Engenharia Elétrica. Engenharia Química. Ciências Biológicas. Zootecnia. Engenharia de Telecomunicações. Engenharia de Bioprocessos e Zootecnia. Engenharia Agronômica Integral. Ciências Biológicas. Engenharia Mecatrônica. Engenharia de Bioprocessos. Engenharia Mecânica. Química Bacharelado – Integral. Engenharia de Alimentos. Química Licenciatura – Noturno.

01 Flauta Transversal – 02 Trombone .das vagas remanescentes para o SEGUNDO semestre de 2013.Quadro II .INTEGRAL ARTES APLICADAS – NOTURNO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – INTEGRAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA – NOTURNO EDUCAÇÃO FÍSICA – INTEGRAL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – NOTURNO FILOSOFIA – NOTURNO FÍSICA BACHARELADO – INTEGRAL FÍSICA LICENCIATURA – NOTURNO GEOGRAFIA LICENCIATURA – NOTURNO MATEMÁTICA – NOTURNO MÚSICA Total de vagas para os pedidos de Reopção (transferência interna) 15 01 07 20 20 10 01 04 30 30 26 26 21 Canto Popular . Reopção – Transferência Interna Campi de São João del-Rei MG CURSOS DA UFSJ ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO ADMINISTRAÇÃO – INTEGRAL ARQUITETURA E URBANISMO .03 Violoncelo – 01 03 10 03 07 20 30 30 PEDAGOGIA NOTURNO PSICOLOGIA – NOTURNO QUÍMICA BACHARELADO – INTEGRAL QUÍMICA LICENCIATURA – NOTURNO TEATRO BACHARELADO – NOTURNO TEATRO LICENCIATURA – NOTURNO ZOOTECNIA – INTEGRAL 8 .

INTEGRAL ENGENHARIA AGRONÔMICA – INTEGRAL ENGENHARIA DE ALIMENTOS – INTEGRAL Campus Alto Paraopeba – Alto Paraopeba MG ENGENHARIA CIVIL – INTEGRAL EM 07 30 30 15 30 30 30 30 07 30 13 ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS . 9 . em 17 de outubro de 2013. 30 30 30  VAGAS REVISTAS PELA DICON/PROEN/UFSJ.INTEGRAL ENGENHARIA QUÍMICA – INTEGRAL Campus Centro-Oeste Dona Lindu – Divinópolis MG BIOQUÍMICA – INTEGRAL ENFERMAGEM – INTEGRAL FARMÁCIA – INTEGRAL  Fonte: DICON/PROEN/UFSJ.NOTURNO ENGENHARIA MECATRÔNICA .Campus Sete Lagoas – Sete Lagoas MG BACHARELADO INTERDISCIPLINAR BIOSSISTEMAS .INTEGRAL ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES – NOTURNO ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES – INTEGRAL ENGENHARIA MECATRÔNICA .NOTURNO ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS .