You are on page 1of 10

FILHO, Domcio Proena. A Linguagem Literria. So Paulo: tica, 1986. S rie Princ!io". #!. $%1& e '6%(() * LI+,-*,./ LI0.

11I* #!. $%1&) 1. Intro2uo 0e3to liter4rio, te3to no%liter4rio Imaginemos que, na comunicao cotidiana, algum nos diga a seguinte frase: - Uma flor nasceu no cho da minha rua! Conforme as circunstncias em que dita, isto , de acordo com a situao de fala, entendemos que se refere a algo que realmente ocorreu, corresponde a um fato anterior ao seu enunciado e de fcil comprovao. Mesmo diante de sua transcrio escrita, o que nela se comunica asicamente permanece. !um ou noutro caso, para tra"er essa informao, o nosso interlocutor selecionou uma srie de palavras do idioma que nos comum e, de acordo com as regras que presidem o seu funcionamento e que todos con#ecemos, as disp$s numa seq%&ncia. ' seleo feita e a sucesso esta elecida conferem ( frase uma significao que pode ser su metida ( prova da verdade em relao ( realidade imediata. Como fcil concluir, isso que acontece ao nos comunicarmos no dia-a-dia do nosso conv)vio social. *etomemos a nossa frase inicial, agora ligeiramente modificada e com inada com outros elementos:
+ma flor nasceu na rua, -assem de longe, ondes, $ni us, rios de ao do trfego. +ma flor ainda des otada ilude a pol)cia, rompe o asfalto. .aam completo sil&ncio, paralisem os neg/cios, 0aranto que uma flor nasceu. 1ua cor no se perce e. 1uas ptalas no se a rem. 1eu nome no est nos livros. 2 feia. Mas realmente uma flor.

-erce emos, desde logo, que estamos diante de uma utili"ao especial da l)ngua que falamos. 3 ritmo que caracteri"a o te4to, a nature"a do que se comunica e, ao c#egar at n/s por escrito, a distri uio das palavras no espao do papel, 5ustificam essa concluso.

' nossa frase-e4emplo depende tam m, como ato ling%)stico que , da gesticulao e da entoao que a acompan#arem ao ser enunciada6 por fora, entretanto, de sua situao nesse con5unto e da associao com as demais afirma7es que a ela se vinculam, a re-se para um sentido m8ltiplo, gan#a marcas de am ig%idade: no conte4to do fragmento transcrito e da totalidade do poema de que fa" parte 9 :' flor e a nusea;, de Carlos <rummond de 'ndrade 9 podemos entender essa flor como esperana de mudana, por e4emplo. Mas esse sentido que o te4to a ela confere no reprodu" nen#uma realidade imediata6 nasce to-somente do pr/prio te4to. ' flor dessa rua dei4a de ser um elemento vegetal para alar-se ( condio de s)m olo, gan#a uma significao que vai alm do real concreto e que passa a e4istir em funo do con5unto em que a palavra se encontra. 2 claro que os versos remetem a uma realidade dos #omens e do mundo, mas muito mais profunda do que a realidade imediatamente percept)vel e tradu"ida no discurso comum das pessoas. 2 o que acontece com essa modalidade de linguagem, a linguagem da literatura, tanto na prosa, como nas manifesta7es em verso. !a prosa, por e4emplo, podemos encontrar a palavra flor em outro conte4to ling%)stico e com outro sentido, que l#e conferido e4atamente por essa nova circunstncia: trata-se do romance Mem/rias -/stumas de =rs Cu as, onde o termo parece numa afirmao vinculada a um famoso personagem criado pelo escritor: :+ma flor, o >uincas =or a;. ') est um conte8do inteiramente distinto do que se configura no poema drummondiano e que s/ pode ser perce ido plenamente, na fora de sua causticante ironia, quando a frase considerada na totalidade do romance de que fa" parte. 2 poss)vel perce er a estreita relao entre a dimenso ling%)stica e a dimenso literria que envolve a significao das palavras quando estas integram o sistema semi/tico que o te4to literrio. 3s tr&s e4emplos que aca amos de e4aminar permitem algumas conclus7es: ' fala ou discurso , no uso cotidiano, um instrumento da informao e da ao e no e4ige, no mais das ve"es, atitude interpretativa. ' significao das palavras, nesse caso, tem por ase o 5ogo de rela7es configuradoras do idioma que falamos. ' fala comum se caracteri"a pela transpar&ncia. 3 mesmo no acontece com o discurso literrio. ?ste se encontra a servio da criao art)stica. 3 te4to da literatura um o 5eto de linguagem ao qual se associa uma representao de realidades f)sicas, sociais e emocionais mediati"adas pelas palavras da l)ngua na configurao de um o 5eto esttico. 3 te4to repercute em n/s na medida em que revele emoes profundas, coincidentes com as que em n/s se a riguem como seres sociais. 3 artista da palavra, copart)cipe da nossa #umanidade,

incorpora elementos dessa dimenso que nos so culturalmente comuns. !osso entendimento do que nele se comunica passa a ser proporcional ao nosso repert/rio cultural, enquanto receptores e usurios de um sa er comum. 3 discurso literrio tra", em certa medida, a marca da opacidade: a re-se a um tipo espec)fico de descodificao ligado ( capacidade e ao universo cultural do receptor. @ se perce e o alto )ndice de multissignificao dessa modalidade de linguagem que, de antemo, quando com ela travamos contato, sa emos ser especial e distinta da modalidade pr/pria do uso cotidiano. >uem se apro4ima do te4to literrio sa e a priori que est diante de manifestao da literatura. Literatura: conceito" ' literatura , tradicionalmente, uma arte ver al. ' persena do advr io se 5ustifica diante das in8meras propostas de vanguarda que, so retudo a partir dos anos AB, uscaram espaos e4traver ais para concreti"-la. !o =rasil, o Movimento da poesia concreta e o Movimento do poema-processo so dois e4emplos fortes dessas atitudes. -or outro lado, tomo o termo, em sentido restrito, a partir de uma perspectiva esttica, isto , como o equivalente ( criao esttica, sem entrar no mrito da controvrsia que ainda #o5e o acompan#a. Cale recordar que o conceito de literatura no matria pac)fica entre os estudiosos que a ela se dedicam. Mesmo neste 8ltimo sentido, tem vivido varia7es significativas ao longo da #ist/ria. .oge ao prop/sito deste volume restrear tais perspectivas6 indicam-se, entretanto, na i liografia do final do volume, algumas o ras que podem ser esclarecedoras a prop/sito do assunto. ?ssa posio no impede, porm, que se5am assinaladas duas concep7es que a t&m identificado com maior relevo no m ito da cultura ocidental: D os que entendem que a o ra literria envolve uma representao e uma viso do mundo, alm de uma tomada de posio diante dele. Eal posicionamento centrali"a, assim, suas aten7es no criador de literatura e na imitao da nature"a, compreendida como cpia ou reproduo. ' linguagem vista como mero ve)culo dessa comunicao, e, como assinala Marucie-@ean Fefe ve, :a ele"a da o ra resulta, ento, de um lado, da originalidade da viso, e, de outro, da adequao de sua linguagem (s coisas e4pressas;. 2 a c#amada concepo clssica da literatura. !o sculo GIG, os romnticos acrescentam algo a esse conceito: ( lu" da ideologia que os norteia, entendem que ao artista ca e a viso

das coisas como ainda no foram vistas e como so profunda e autenticamente em si mesmas. ' segunda metade da mesma cent8ria assiste a uma mudana significativa: o n8cleo da conceituao se desloca para o como a literatura se reali"a. 1ua especificidade, segundo essa nova viso, nasce do uso da linguagem que nela se configura. 2 consenso, na atualidade, que os aspectos estticos da o ra literria podem ser alcanados atravs do te4to e que todos eles t&m uma ase ling%)stica Hsinttica, semntica ou estruturalI. ' questo fundamental, e que continua desafiando os especialistas, a caracteri"ao da nature"a das propriedades estticas do te4to literrio e quais as liga7es entre am os. ?ste livro no tem a menor pretenso nem a veleidade de responder a essa indagao. 'credito, porm, que, se no podemos, at o momento, caracteri"ar plenamente a especificidade da literatura, temos possi ilidade, graas ao desenvolvimento dos estudos e das pesquisas na rea, de indicar traos peculiares e identificadores do discurso literrio enquanto tal.

#!. '6%(() $. 5aracter"tica" 2o 2i"cur"o liter4rio Literatura e e"!eci6ici2a2e 1e a literatura uma arte, nessa condio ela um meio de comunicao de tipo especial e envolve uma linguagem tam m especial. ?sta 8ltima, como 5 foi visto, ap/ia-se numa l)ngua e se configura em te4tos em que se caracteri"a uma determinada modalidade de discurso. 3 c/digo em que se pauta o discurso literrio guarda )ntima relao com o c/digo do discurso comum, mas apresenta, em relao a este, diferenas singulari"adoras. <iante do mistrio do fen$meno literrio, o grande desafio dos estudiosos e pesquisadores tem sido caracteri"ar plenamente essa especificidade. Identificar, entretanto, certos traos peculiares do discurso literrio tem sido poss)vel: o que ainda no se conseguiu definir, mesmo ( lu" desses traos, o )ndice da c#amada literariedade, usca mo ili"adora so retudo da cr)tica formalista e estruturalista. ' pr/posito, estudiosos como 0reimas, por e4emplo, vinculam a interpretao dessa literariedade a uma conotao s/cio-cultural e sua conseq%ente variao no tempo e no espao #umanos.

?ssa relatividade e essas limita7es no impedem que assinalemos uma srie de caracteres distintivos do discurso literrio em relao ao discurso comum. Camos a eles. 5om!le3i2a2e 3 discurso da literatura se caracteri"a por sua comple4idade. !o discurso no-literrio, # um relacionamento imediato com o referente6 caracteri"a-se, na maioria dos casos, a significao singular dos signos, marcados pela transpar&ncia, como vimos na frase-e4emplo :+ma flor nasceu no c#o da min#a rua;. @ o que depreendemos do te4to literrio ultrapassa, como 5 foi assinalado, os limites da simples reproduo. ' nature"a das informa7es que, por seu intermdio, so transmitidas, vai alm do n)vel meramente semntico para se converter em algo tal, que sua comunicao se torna imposs)vel atravs das estruturas elementares do discurso cotidiano. !o dispositivo ver al configurador da o ra de arte literria, revelam-se realidades que, mesmo vinculadas a elementos de nature"a individual ou de poca, atingem espaos de universalidade. -or seu intermdio se usca aceder ( plenitude do real. ?m certo sentido, a linguagem literria produ"6 a no-literria reprodu". 3 te4to literrio , ao mesmo tempo, um objeto ling !stico e um objeto esttico. !essa situao, configura-se um sistema de signos secundrio em relao ( l)ngua de que se vale, esta funcionando, no caso, como o sistema J. ?ntenda-se o ad5etivo secundrio vinculado so retudo ( nature"a comple4a que est sendo assinalada e no somente ao fato de que o sistema J uma l)ngua natural. ' o ra de arte literria, val#o-me ainda uma ve" de Fefe ve, sempre a interseco de dois movimentos de sentidos opostos que se envolvem, por um lado, um do rar-se da literatura so re si mesma :num puro o 5eto de linguagem; e, por outro lado, um a rir-se :ao mundo interrogado na sua realidade e na sua presena essencial K...L movimentos contradit/rios e entretanto solidrios, p/los ao mesmo tempo complementares e antagonistas, criadores de um campo dinmico que s/ ele permite compreender os diversos aspectos do fen$meno literrio;. /ulti""i7ni6icao 'o caracteri"ar-se no te4to literrio um uso espec)fico e comple4o da l)ngua, os signos ling%)sticos, as frases, as seq%&ncias assumem significado variado e m8ltiplo. 'ssim, afastam-se, por e4emplo, da monossignificao t)pica do discurso cient)fico, para s/ citar um caso.

2 nesse sentido que alguns estudiosos situam o distanciamento que a linguagem literria assume em relao ao que c#amam grau "ero da escritura. ?ntenda-se, a princ)pio, grau "ero como o discurso preocupado so retudo com a plena clare"a da comunicao nele veiculada e com a o edi&ncia (s normas usuais da l)ngua. H-ara uma viso mais minuciosa do conceito, pode-se ver o livro de *oland =art#es, #ovos ensaios cr!ticos seguidos de o grau "ero da escritura, edio da Cultri4 de JMNO.I ' literatura, na verdade, cria significantes e funda significados. 'presenta seus pr/prios meios de e4presso, ainda que se valendo da l)ngua, ponto de partida. 1uperposto ao da l)ngua, o c/digo literrio, em certa medida, caracteri"a altera7es e mesmo oposi7es em relao (quele. 2 um desvio mais ou menos acentuado em relao ao uso ling%)stico comum. ?m termos literrios, por e4emplo, assegurada a coer&ncia do con5unto em que inser)ssemos a afirmao, teriam sentido frases como :a flor de nossa rua comeu todos os medos; ou :a flor e4pulsou todos os monstros; e, fora desse m ito sinttico-voca ular, lem ro versos como :+m suprem)ssimo cansaoP)ssimo, )ssimoPcansao; de .ernando -essoa, onde, como se v&, se fere, em nome da e4pressividade potica, a norma morfol/gica do idioma no seu uso cotidiano. ? mais: para a plurissignificao do te4to contri uem, como acentua -aul *icoeur, fatores de ordem sincr$nica e de ordem diacr$nica. Cale di"er, os primeiros se vinculam ( carga significativa ligada (s rela7es entre as palavras no con5unto do te4to de que fa"em parte6 5 o plano da diacronia envolve tudo o que de significao e evocao o tempo agregou aos voc ulos, no decurso de sua #ist/ria, inclu)das nessa totalidade as dimens7es resultantes do uso das palavras na tradio literria. !um ou noutro caso, a plurissignificao pode associar-se ao m ito s/cio-cultural, como quer, por e4emplo, <ella Colpe, ou a espaos miticos e arquet)picos, como pretende !ort#rop .rQe6 situo-me, no caso, entre os que acreditam que tais dimens7es no se e4cluem, antes se complementam. ' multissignificao , pois, uma das marcas fundamentais do te4to literrio como tal. 2 o trao que permite, entre outras, as m8ltiplas leituras e4istentes da o ra de @oo Ca ral de Melo !eto, de Carlos <rummond de 'ndrade, de 0uimares *osa6 que possi ilita a *oland =art#es a sua apreciao da o ra de *acine e que nos autori"a ler, em $racema, de @os de 'lencar, uma s)ntese sim /lica do processo civili"at/rio da 'mrica, entre outras interpreta7es. ' perman&ncia de determinadas o ras se prende ao seu alto )ndice de polissemia, que as a re (s mais variadas incurs7es e possi ilita a sua atemporalidade.

Pre2omnio 2a conotao ' linguagem literria eminentemente conotativa. 3 te4to literrio resulta de uma criao, feita de palavras. 2 do arran5o especial das palavras nessa modalidade de discurso que emerge o sentido m8ltiplo que a caracteri"a. 3s signos ver ais, no te4to de literatura, por fora do processo criador a que so su metidos, ( lu" da arte do escritor, revelam-se carregados de traos significativos que a eles se agregam a partir do processo s/cio-cultural comple4o a que a l)ngua se veicula. 3 te4to literrio pode a rigar a presena de elementos identificadores de um real concreto, quase sempre garantidor de verossimil#ana, como costuma tam m, nessa mesma dimenso, apresentar uma imagem desse real ligada estreitamente a outros elementos que fa"em o te4to. ?ssa presena, que pode trair uma dimenso denotativa, no , entretanto, seu trao dominante. ?ste reside na conotao, conceito fundamental para os estudos de literatura e de tal maneira que especialistas como 'ndr Martinet, 0eorges Mounin e, entre n/s, @os 0uil#erme Merquior c#egam a admitir que nas conota7es reside :o segredo do valor potico de um te4to;. Li8er2a2e na criao 's manifesta7es literrias podem envolver adeso, transformao ou ruptura em relao ( tradio ling%)stica, ( tradio ret/ricoestil)stica, ( tradio tcnico-literria ou ( tradio temtico-literria (s quais necessariamente est vinculado o tra al#o do escritor. ' literatura se a re, ento, plenamente, ( criatividade do artista. ?m seu percurso, ela consiste na constante inveno de novos meios de e4presso ou numa nova utili"ao dos recursos vigentes em determinadas pocas. Mesmo nos momentos em que a o edi&ncia a determinados princ)pios pareceu regular os procedimentos literrios, a literatura, por sua pr/pria nature"a, levou ( a ertura de camin#os renovadores. !o e4iste uma :gramtica normativa; para o te4to literrio. 1eu 8nico espao de criao o da liberdade. 1e a norma, em alguns instantes, regulou a :arte;, o :engen#o; foi sempre alm, com maior ou menor evid&ncia. ? os movimentos de vanguarda, a constante e4ig&ncia e usca do novo continuam sendo suas marcas mais patentes, num curso que segue paralelo ( dinmica do processo cultural em que se integra. !esse processo, ora o acompan#a, ora se antecipa, transformadora, porta-vo" do devir. Ce5a-se o Ulisses, de @oQce, por e4emplo. 3 artista da palavra tem uma sensi ilidade mais apurada do que a do comum das gentes, e essa acuidade mo ili"a-l#e a criao progressora. !a maioria dos casos, a pr/pria o ra que tra" em si suas pr/prias regras. ' o ra de arte literria se fa", fa"endo-se.

3 serve-se que as normas reguladoras do te%to no-literrio, aquelas que se imp7em ao indiv)duo por corresponderem (quilo que #a itualmente se di", precisam ser o edecidas, so pena de srios ru)dos na comunicao e, em certas circunstncias, at de total o literao do que se pretende comunicar. !o te4to literrio a criao esttica autori"a qualquer transgresso nesse sentido. ? em termos de #ist/ria literria, m8ltiplos e vrios t&m sido os percursos nessa direo, se5a em termos individuais, se5a ao n)vel de poca. 9n6a"e no "i7ni6icante ?nquanto o te4to no-literrio confere destaque ao significado, ou se5a, ao plano de conte8do, o te4to literrio tem o seu sentido apoiado no significado e no significante, com especial relevo concedido a este 8ltimo. ' questo, entretanto, no pac)fica. 1o retudo quando pensamos que, ao situar significante e significado no m ito da semi/tica, estes gan#am dimens7es que, em ora relacionadas com a viso da ling%)stica, adquirem mati"es diferentes e contri uem efetivamente para o sentido do te4to, principalmente em termos da informao esttica que nele se configura. !um poema como o :1oneto de separao;, de Cin)cius de Morais, por e4emplo, os fonemas ila iais de certos voc ulos parecem contri uir para o sentido dominante no te4to, centrado na separao entre dois seres: Soneto 2e "e!arao <e repente do riso fe"-se o pranto 1ilencioso e ranco como a ruma ? das ocas unidas fe"-se a espuma ? das mos espalmadas fe"-se o espanto. <e repente da calma fe"-se o vento >ue dos ol#os desfe" a 8ltima c#ama ? da pai4o fe"-se o pressentimento ? do momento im/vel fe"-se o drama. <e repente, no mais que de repente .e"-se de triste o que se fe" amante ? de so"in#o o que se fe" contente. .e"-se do amigo pr/4imo o distante .e"-se da vida uma aventura errante <e repente, no mais que de repente.

Ee4tos # em que o significante so ressai de maneira ainda mais marcante, como neste poema concreto de *onaldo '"eredo: C C C C C C C C C C CCCCCCCCC CCCCCCCC? CCCCCCC?F CCCCCC?F3 CCCCC?F3C CCCC?F3CI CCC?F3CI< CC?F3CI<' C?F3CI<'< ?F3CI<'<?

' questo facilmente compreens)vel: asta su stituir os voc ulos de um te4to por sin$nimos, para aquilatar a relevncia do significante. -ensemos na fala famosa do &amlet, de 1#aRespeare: Eo e or not to e: t#at is t#e question H1er ou no ser: eis a questoI Ce5a-se o efeito de su stitui7es: 'm I or am I not: t#at is t#e question H1ou ou no sou: eis a questoI ou Eo e or not to e: t#at is S#at Sorries me H1er ou no ser: isso que me preocupaI ?videntemente, perde-se muito do efeito esttico com as e4press7es su stitutas, levando-se em conta, o viamente, o conte4to em que as palavras do teatr/logo se inserem. !o :1oneto de separao;, de Cin)cius de Morais, astante trocar algumas palavras para verificar a fora do significante, colocando, por e4emplo, :repentinamente; em lugar de :de repente;6 :5untas;, onde est :unidas;6 ou :tranq%ilidade;, onde se encontra :calma;.

:aria8ili2a2e 3 te4to literrio se vincula, como foi assinalado, a um universo s/cio-cultural e a dimens7es ideol/gicas6 sua nature"a envolve muta7es no tempo e no espao6 ele tem uma l)ngua como ponto de partida e de c#egada6 as l)nguas acompan#am as mudanas culturais6 mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mudam as pessoas, os povos, a linguagem6 a literatura, manifestao cultural, acompan#a as mudanas da cultura de que parte integrante e altamente representativa. ' literatura tra" a marca de uma varia ilidade espec)fica, se5a a n)vel de discursos individuais, se5a a n)vel de representatividade cultural. ? no nos esquea de que, na ase da literatura, est a permanente inveno.

You might also like