Marcelle Lattuga

CONSULTORA: Função: Local: Fone: Marcelle Feitoza Lattuga Consultor Processos SAPMM R/3 x Auditora SOX. Rio de Janeiro, RJ. 55 21 – 2589-4175/2589-1958/8103-0841.

Perfil: Consultora Processos SAP MM Pleno e Auditora SOX.

-

-

Atua em equipes TUF (Treinamento Usuário Final) nos diversos sub-módulos do MM e de FI/CO. Participação operacional na migração do sistema integrado SAP; Participação estratégica em auditoria da Lei Sarbanes Oxley (SOX-Relatórios Contábeis/Financeiro, Controles internos) o Experiência de 5 anos em processos financeiros e de compras em SAP R/3 (treinamento de pessoal, “Help Desk”, otimização de procedimentos entre outros); o Experiência Profissional (processos): Experiência no relacionamento com usuários e análise de processos utilizando diversos tipos de ferramentas case e UML e metodologias diversas para documentação de sistemas (ASAP, Q&ADB, ARIS, SOLUTION MANAGER). Experiência em Sistema de Gestão Empresarial e de Auditoria (SOX). Experiência no start-up projetos de upgrades, melhorias e desenvolvimento do módulo de Materials Management (MM), Controlling e Financial Acount (FI/CO). Atuação em suporte e help-desk para os módulos SD/MM/CO/FI. Tipos de Serviços: Levantamento e definição de processos, parametrização, testes, documentação (Q&ADB), treinamento (I-Tutor) e suporte ao usuário. Experiência em projetos de migração e melhorias. Elaboração de especificação técnica e funcional para o desenvolvimento em ABAP/4. Boa visão dos processos dos módulos SD/MM/CO/FI e de negócios financeiros em geral. Conhecimento básico de parametrização do módulo SD. Experiência nas versões 4.0B e 4.6C e 4.7 e ECC 6.0.

o o o o

Marcelle Lattuga
Exp eriê nci a em Pr ojet os SA P/SO X – Detalh es :

Cliente Duração Indústria Descrição do Projeto

Ficap S/A, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 03/03/07 a 01/06/07. Cabos de aço. Projeto de redesenho de processos financeiros e contábeis, utilizando a ferramenta Aris e a metodologia Coso. Auditoria para a NYSE (bolsa de New York) - Lei Sarbenes/Oxley (SOX). Auditora SOX e Analista de Processo. Efetuando elaboração, revisão de planos de contingência, segurança da informação, revisão de acessos e mapeamento de fluxogramas.
-

Função Responsabilidades/ Deliverables

-

-

Levantamento de processos financeiros/contábeis e de tecnologia, para atender a secção 302/404 da Lei Sarbanes Oxley (SOX). Adequação a eficiência do sistema de controles e procedimentos internos adotados pelas empresas e filias, através da ferramenta Aris. Elaboração de documentação de Processos, Descrição de deficências significantes no controle interno para o comitê de auditores e auditores externos.

Page 2 of 7

Marcelle Lattuga
Cliente Duração Indústria Descrição do Projeto Bahia Pulp, Bahia, RJ, Brasil. 5 meses (Agosto 06/Fev07) Química. Projeto de migração Sap Ecc 6.0 e redesenho de processos financeiros e contábeis, utilizando a ferramenta Aris e a metodologia Solution Manager. Auditoria para a NYSE (bolsa de New York) - Lei Sarbenes/Oxley (SOX). Auditora SOX e Analista de Processo. Efetuando elaboração, revisão de planos de contingência, segurança da informação, revisão de acessos e mapeamento de fluxogramas.
-

Função Responsabilidades/ Deliverables

-

-

-

Levantamento de processos financeiros/contábeis e de tecnologia, para atender a secção 302/404 da Lei Sarbanes Oxley (SOX). Adequação a eficiência do sistema de controles e procedimentos internos adotados pelas empresas e filias, através da ferramenta Aris. Elaboração de documentação de Processos, Business Blueprint, configuração, Parametrização e testes. Gerenciamento das atividades do projeto através do SAP Solution Manager 4.0. Descrição de deficências significantes no controle interno para o comitê de auditores e auditores externos.

Cliente Duração Indústria Descrição do Projeto

TIM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 4 meses (Nov/04 à Março/05). Telecomunicações. Projeto de certificação de auditoria para a NYSE (bolsa de New York) - Lei Sarbenes/Oxley (SOX). Auditora SOX e Analista de Processo. Efetuando elaboração, revisão de planos de contingência, segurança da informação, revisão de acessos e mapeamento de fluxogramas.
-

Função Responsabilidades/ Deliverables

-

-

Levantamento de processos financeiros e contábeis e de tecnologia, para atender a secção 302/404 da Lei Sarbanes Oxley (SOX). Adequação a eficiência do sistema de controles e procedimentos internos adotados pelas empresas e filias. Descrição de deficências significantes no controle interno para o comitê de auditores e auditores externos.

Cliente Duração Indústria

Petrobrás, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 5 meses (Abril/05 à Set/05). Indústria de Gás e Oil.
Page 3 of 7

Marcelle Lattuga
Descrição do Projeto Função Responsabilidades/ Deliverables Prisma SOX. Auditora SOX e Analista de Processo. Levantamento de processos de negócios e tecnologia, para atender a secção 302/404 da Lei Sarbanes Oxley. Levantamento dos controles internos, através do COSO. Documentação do sistema de controle e a execução de testes de aderência para os controles internos adotados. Monitoramento contínuo da eficiência dos controles adotados através de relatórios financeiros no modelo de gestão COBIT. Ênfase a engenharia social e fiscal financeira, através de palestras e demonstrações em governança corporativa.

Cliente Duração Indústria Descrição do Projeto Responsabilidades/ Deliverables

Jamyr Vasconcellos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 01 mês (Maio/04) Distribuidora de Produtos. Migração da versão (4.0 p/ 4.7E-Retail) – Suporte pós-go-live ao módulo MM. Levantamento de processos de negócios financeiros e contábeis e de tecnologia, para atender a secção 302/404 da Lei Sarbanes Oxley. – Levantamento dos controles internos, através do COSO. Auditora SOX e Analista de Processo.

Função

Cliente Duração Indústria Descrição do Projeto Função Responsabilidades/ Deliverables

Aracruz Celulose LTDA. Vitória, ES, Brasil. 01 mês. (Jun/03) Indústria de papel e celulose. Migração da versão (4.0 p/ 4.6c) Auditora SOX e Analista de Processo. – Suporte e melhorias no módulo de MM. – Levantamento de processos de negócios financeiros e contábeis e de tecnologia, para atender a secção 302/404 da Lei Sarbanes Oxley. – Levantamento dos controles internos, através do COSO.

Cliente Duração Indústria Descrição do Projeto Função

Sabó, Barra Funda, SP, Brasil. 03 meses Indústria de Revestimentos. Migração da versão (4.0 p/ 4.6c) Analista de Processo.

Page 4 of 7

Marcelle Lattuga
Responsabilidades/ Deliverables
-

-

Migração 4.6C. Levantamento de processos financeiros, levantamento técnico, levantamento de melhorias, elaboração de documentos organizacionais e funcionais, comparativo de versões 4.0B e 4.6C. Monitoramento contínuo da eficiência dos controles adotados através de relatórios financeiros no modelo de gestão COBIT

Cliente Duração Indústria Descrição do Projeto Função Responsabilidades/ Deliverables

Avipam Turismo LTDA Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 02 meses (Agosto/03 à Out03). Serviços de Turismo. Migração da versão (4.0 p/ 4.7C) Analista de Processos. – Consultor FI/CO/MM atuando na fase III do projeto de migração (testes unitários e integrados, documentação de treinamento dos módulos FI/CO/MM, treinamento em FI/CO/MM e suporte pósimplantação). – Manutenção corretiva em MM. – Adequação a eficiência do sistema de controles e procedimentos internos adotados pelas empresas e filias. – Descrição de deficências financeiras significantes no controle interno para o comitê de auditores e auditores externos.

Cliente Duração Indústria Descrição do Projeto Função Responsabilidades/ Deliverables

Telemar, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 02 meses. (Março/Maio03) Telecomunicações. Migração da versão (4.0 p/ 4.7E) Analista de Processos.

- Atuando na fase de realizações (Fase II) elaboração de
documentos organizacionais e funcionais, comparativo de versões 4.0B e 4.7E, parametrização de contratos e pedidos. – Descrição de deficências financeiras significantes no controle interno para o comitê de auditores e auditores externos. – Adequação a eficiência do sistema de controles e procedimentos internos adotados pelas empresas e filias.

Cliente Duração Indústria Descrição do Projeto Função

Vivo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 10 meses (Dez/02 à Out/03). Telecomunicações. Migração da versão (4.0 p/ 4.6C) Analista de Processo.

Page 5 of 7

Marcelle Lattuga
Responsabilidades/ Deliverables
-

-

-

-

Definição de processos financeiros e contábeis junto ao consultor CO. Suporte de 1o e 2o nível nos módulos MM, SD e CO. Administração de perfis de usuários. Desenvolvimento de especificações funcionais para a equipe ABAP/4. Efetuando elaboração, revisão de planos de contingência, segurança da informação, revisão de acessos em processos financeiros e contábeis e mapeamento de fluxogramas. Descrição de deficências significantes no controle interno para o comitê de auditores e auditores externos.

Cliente Duração Indústria Descrição do Projeto Função Responsabilidades/ Deliverables

Telefônica Celular, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 15 meses (Julho/01 à Nov/02) Telecomunicações. Manutenção da versão Sap 4.0B Analista Trainee Atendimento aos usuários R/3. Documentação de sistemas utilizando os softwares: System Architect, Visio, Rational Rose. Utilização do ASAP/Q&ADB e documentação dos perfis de SD durante o projeto para a implantação da versão 4.6C.

Informações Gerais
Formação Análise de Sistemas. • • • • • • • CO – Academia Interna – 4.6C, DBA Engenharia de Sistemas... MM – Treinamento Interno SAP – 4.6C, DBA Engenharia de Sistemas. Curso de Contabilidade Básico, Unicarioca. Curso de Contabilidade Financeira, Unicarioca. PMI – Gerência de Projeto, Telefônica Celular. Redes de Computadores, Instituto Infnet. Sistemas de Segurança de Informação, Telefônica Celular. Web Básica (HTML, JAVA, ASP), Faculdade Carioca. Utilidades da Análise Orientada a Objeto, Rafrom. PL/SQL, Rafrom. Pós-Graduação em Controladoria - Universidade Estácio de Sá. (Trancada) Pós – Graduação em Logística Empresarial – Universidade Cândido Mendes. (Agosto, 2005) Graduação em Processamento de Dados-2002-Unicarioca SAP Solution Manager 4 (Treinamento Grupo Assa) Aris ToolSoft (Treinamento Grupo Assa) Certificações e afiliações a órgãos Profissionais


• •

• •
• •


Cidadania Local de residência Proficiência Lingüística

Brasileira Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
-

Inglês Intermediário; Italiano (básico); Espanhol (básico).

Page 6 of 7

Marcelle Lattuga

Page 7 of 7