You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

PLOS DE DESENVOLVIMENTO EM PERNAMBUCO

Disciplina: Economia Regional Docente: Leila Discente: Suzana de Medeiros Ribeiro Pessoa

Recife, 01 de novembro de 2013

Pernambuco vive um perodo de desenvolvimento econmico decorrente de vrios investimentos que vem sendo realizados na regio atravs da implantao de indstrias e fbricas como a BR Foods, a Hemobrs, a FIAT, o Estaleiro Atlntico Sul, a Petroqumica Suape, a Refinaria Abreu e Lima etc. Tais investimentos tornam favorveis as condies econmicas do estado que segundo dados divulgados pelo CONDEPE/FIDEM em 2012, obteve crescimento de 2,3% em seu Produto Interno Bruto (PIB), frente ao 0,9% do Brasil, se mantendo acima da mdia nacional pelo quinto ano consecutivo. O estado que dividido em trs regies: Zona da Mata, Agreste e Serto, possui ao longo de seu territrio vrios polos de desenvolvimento com economias especializadas em uma matria especfica de produo. So estes os Polos Econmicos do estado de Pernambuco: TI e Turismo na Regio Metropolitana; Cana de Acar na Mata Sul e Mata Norte; Txtil no Agreste Setentrional; Avicultura no Agreste Central; Pecuria Leiteira no Agreste Meridional; Apicultura no Serto do Moxot; Piscicultura no Serto de Itaparica; Caprinocultura e Agricultura no Serto Central; Gesso e Caprinocultura no Serto do Araripe; Vinho e Fruticultura no Serto do So Francisco.

Polo da Cana de Acar na Zona da Mata Sul e Norte:


A economia da Zona da Mata composta principalmente pela plantao de cana-de-acar, a regio tem muitos engenhos e usinas. Ultimamente a regio vem se destacando devido ao crescimento no nmero de indstrias alimentcias e automotiva que vm chegando desde 2010. Os municpios de maior importncia Vitria de Santo Anto, Goiana, Palmares e Sirinham. Outras cidades da regio crescem bastante, principalmente Goiana, na Mata Norte, que recebeu em 2011 a planta da maior fbrica da FIAT no mundo, gerando muitos empregos para a populao local, a fbrica entrar em funcionamento em 2014. Puxada pela FIAT a empresa de fabricao de peas automotivas, WHB, lanou a pedra fundamental na cidade de Glria do Goit no comeo do ano de 2012. Pode ser o comeo de um Polo Automotivo no Estado de Pernambuco.

Polo Txtil no Agreste Setentrional:


O setor txtil de Pernambuco bastante forte. Embora presente em todo o territrio, no Agreste, mais precisamente nos municpios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim e Toritama, que se concentram pouco mais de 18 mil empresas do setor, capazes de produzir at 800 milhes de peas por ano. A denominao Polo de Confeces surgiu em 2002, quando foi elaborado um projeto apresentado ao Sebrae denominado Projeto de Desenvolvimento do polo de Confeces

do Agreste. H empresas nos municpio de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe e em mais outros nove municpios que fazem parte do polo. So eles: Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Gravat, Cupira, Agrestina, Belo Jardim, Pesqueira, Vertente e Riacho das Almas. O polo fatura R$ 3,5 bilhes anuais e conta com 120 mil empregados diretos, firmandose como segundo maior produtor de vesturio do Brasil, atrs apenas de So Paulo. Est em andamento um planejamento estratgico para fazer do Estado o melhor ambiente de negcios para a moda. Para isso, um esforo por parte de entidades como a Agncia de Desenvolvimento Econmico de Pernambuco (AD/Diper), Sebrae e Sindvest realizado no intuito de fomentar, entre outras coisas, a pesquisa tecnolgica e proporcionar alternativas para desenvolvimento sustentvel, peas-chave no caminho do progresso. O polo funciona como uma cadeia produtiva, em que empresas de diversos ramos, como botes, linhas e lavanderias, atuam de forma dinmica.

Polo de Avicultura no Agreste Central:


O municpio de So Bento do Una, no agreste de Pernambuco, o principal plo de avicultura do Estado e um dos maiores do Nordeste. Por ms so produzidos no lugar 27 milhes de ovos e quatro mil toneladas de carne de frango. Somente em uma das granjas, a maior da cidade, so produzidos semanalmente 4,5 milhes de ovos.

Polo de Apicultura no Serto do Moxot:


A Regio de Desenvolvimento do Serto do Moxot tem uma rea de 8.929 km e formada por 07 municpios onde, de acordo com o censo demogrfico 2010 do IBGE, vive uma populao de 212.556 habitantes, sendo 133.324 habitantes na rea urbana e 79.232 habitantes na zona rural. Os municpios mais populosos so Arcoverde, com 69.157 habitantes, e Sertnia, que tem uma populao de 33.723 habitantes. A economia do Serto do Moxot est baseada em atividades agropecurias, com destaque para a caprinovinocultura. Outros destaques so a prestao de servios, a indstria e a apicultura, sendo a regio considerada um dos maiores plos apcolas do Estado.

Polo Gesseiro no Serto do Araripe:

Um dos maiores destaques da economia do estado o polo gesseiro da regio do Araripe, no serto. Pernambuco responsvel pela produo de 95% do gesso fabricado no Brasil. Tem reservas de gipsita suficientes para o equivalente a 500 anos de explorao. O Polo gesseiro do Araripe rene 312 empresas (21 mineradoras, 61 calcinadoras, e 230 fbricas de pr-moldados) que produzem e transformam 1,8 milho de toneladas de gipsita por ano. Juntas, estas empresas so responsveis pela gerao de 12 mil empregos diretos e cerca de 60 mil empregos indiretos, movimentando no ltimo ano 200 milhes de reais.

Polo de Vinho e Fruticultura no Serto do So Francisco:


A produo de vinhos em Petrolina uma das fortalecedoras do desenvolvimento do setor no Vale do So Francisco, com uma produo conhecida nacionalmente. Alm do vinho, a regio contempla atualmente a maior produo de frutas do pas, sendo responsvel por uma parcela de 30% das exportaes brasileiras do setor. L esto localizadas as maiores vitivincolas da regio. O polo do So Francisco rene ainda os municpios de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. A agroindstria e a fruticultura so as atividades econmicas predominantes no municpio, que tem tambm grande potencialidade para o artesanato, com destaque para a produo de carrancas. A fruticultura irrigada tem proporcionado boas experincias aos agricultores de Petrolina e do serto como um todo. cada vez mais frequente o nmero de produtores que abrem mo da agricultura tradicional para investir em fruticultura irrigada na regio. So cerca de cinco milhes de caixas de uva sem sementes exportadas para outros pases, alm de estimados 12 milhes de caixas de manga sem fibra.

Referncias Bibliogrficas:

http://www.sertaonet.com.br/petrolina/dados.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_Pernambuco http://www.pe-az.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=296:sertao-domoxoto&catid=11&Itemid=170 http://www.maisab.com.br/noticias/nv/8281/function.getimagesize

You might also like