You are on page 1of 2

Nome: Vivianne Zalmon Rosenberg Matrcula: 1121639 Data: 09/09/2013 Ciclo 25 Anos de Constituio Democrtica - "Balano dos Princpios

Constitucionais da Administrao Pblica" - Palestra Manh Palestrantes: Willis Santiago Guerra Filho e Jos dos Santos Carvalho Filho No dia 09 de setembro, no auditrioB6, da PUC-RJ, ocorreu a palestra sobre o Ciclo 25 anos de Constituio democrtica- balano dos princpios constitucionais da administrao publica com os seguintes palestrantes: Willis Santiago Guerra Filho e Jose dos Santos Carvalho Filho. Os palestrantes comearam afirmando que o direito nunca esttico. Depois disso, os palestrantes afirmaram que o positivismo deu muito relevo a uma interpretao literal, sendo o direito uma fonte interpretativa. O ps-positivismo inovou, uma vez que, esse defendia que h muito mais do que a lei formalmente dizendo, os valores, a justia, etc. Desse modo, tal corrente afirmava que as novas ideias transmitiam uma interpretao que alm de ter que abranger as leis tambm teria que conter os princpios. As normas jurdicas so a base, para que dela possamos extrair os princpios. Sendo assim, hoje, as prprias normas j abrangem os princpios. A norma jurdica passou a englobar a expressividade do princpio. Porm o princpio, em si, no mudou, o seu sentido no mudou, o que alterou foi sua aplicabilidade. Desse modo, o princpio passou a ter uma condio diferenciada de aplicabilidade. Os princpios podem estar contidos na norma constitucional, mas no adianta termos a expresso normativa constitucional, se no tivermos o nimo para aplicar essas normas, eles sero mera peas de retrica.

Alm disso, o professor acredita que o direito no resolve sozinhos os princpios da eficincia e da moralidade, e por isso vai se ater neles dois. O primeiro princpio pretende que a administrao seja eficiente atendendo s demandas sociais, ou seja, aos interesses da sociedade. Sendo a eficincia o modo de fazer, j a eficcia so os mtodos usados. J o segundo princpio que o da moralidade se associa com o princpio da impessoalidade, estando esses dois princpios intrinsecamente ligados. No entanto, o grande problema a moralidade social. O princpio da razoabilidade (oriundo do direito administrativo ingls) no pode se confundir com o da proporcionalidade (que advm do direito administrativo alemo), devem ser distinguidos. A proporcionalidade usada no caso concreto, sendo um princpio de interpretao constitucional. Logo, o modelo ideal de uma Constituio seria uma Constituio de princpios, com uma Corte Constitucional. E os princpios da administrao pblica devem ser vistos como derivados, e no como iniciais, uma vez que, tas princpios so derivados dos princpios constitucionais, fundamentais.

You might also like