You are on page 1of 2

Introduo ao SCCM 2007

ltima reviso feita em 17 de Maro de 2008.

Objetivo
A introduo ao System Center Configuration Manager (SCCM) 2007 um artigo em que iremos conhecer esta soluo e suas caractersticas que apiam tanto gerentes nas prticas de MOF e ITIL quanto analistas na realizao das tarefas do dia-a-dia de operaes, tenham uma boa leitura.

Introduo
Esta no s mais uma das solues que fazem parte da famlia System Center, o SCCM uma das ferramentas que mais apiam os profissionais nas operaes do dia-a-dia. Assim como o SCOM o SCCM tambm uma das tecnologias da Microsoft que seguem a filosofia da iniciativa chamada DSI (Dynamic Systems Initiative) que tem como objetivo simplificar e automatizar a criao, implementao e operao de sistemas. Este importante produto, que em um resumo de caractersticas nos ajuda no gerenciamento de configuraes e de alteraes, totalmente aderente s prticas sugeridas pelo MOF e pela ITIL. Comearemos com este artigo no-tcnico para aprender um pouco sobre a soluo, este o primeiro de muitos artigos aonde iremos de passo em passo descobrir o que podemos ganhar com o SCCM e quais os benefcios de sua implementao em nossa organizao.

Entendendo o SCCM 2007


Gerenciar um parque de computadores nunca foi uma tarefa fcil, ter em controle os softwares que esto instalados em cada mquina e o status de atualizao sempre tomou muito tempo da equipe de operaes. Estas duas simples situaes citadas no pargrafo anterior se tornaram mais comuns ainda agora que muitas organizaes esto tentando se adequar as melhores prticas do MOF e da ITIL, neste exemplo a organizao deve ter processos bem definidos de como manter seu ambiente atualizado e em conformidade, e olha que este apenas um exemplo simples. Como j vnhamos acompanhando desde o System Management Server (SMS) 1.0 o objetivo da Microsoft era fornecer uma tecnologia que apoiasse estas e muitas outras tarefas essenciais para que as operaes desempenhassem suas atividades de forma mais dinmica, claro que se voc j conhecia o SMS com certeza vai pensar agora a mesma coisa que eu pensei em escrever aqui que a Microsoft s conseguiu resultados significantes com o SMS a partir da verso 2003, ainda mais se contarmos com todos os recursos adicionais como os Feature Packs. Agora estamos sendo apresentados ao System Center Configuration Manager 2007, a mais nova verso do SMS, que por padro j vem com o que tinha de melhor no SMS 2003, seus adicionais e muitas outras novidades. O SCCM 2007 uma soluo que dinamiza os processos de Gerenciamento de Configuraes e Gerenciamento de Alteraes, quem j est familiarizado com o MOF vai adorar esta ajuda e conceito, mas para quem ainda no conhece muito vou explicar um pouco o que isto quer dizer. O SCCM possibilita a distribuio de aplicativos como um compactador de arquivos at uma verso completa do Office, por exemplo, ele tambm possibilita a distribuio de sistemas operacionais inteiros, sendo uma caracterstica maravilhosa para migraes. Falando nisso possvel tambm distribuir atualizaes de software (que agora na verso 2007 temos a integrao definitiva com o WSUS 3.0, assunto que ser tratado mais pra frente), realizar medies de quanto cada aplicativo est sendo utilizado por cada usurio, comparar as
Pgina 1 de 2

configuraes de computadores com uma lista de configuraes desejadas e tambm fazer inventrios de software e de hardware. E estas caractersticas no param por aqui, o SCCM 2007 tem integrao at com o novo Network Access Protection do Windows Server 2008, j imaginou o que poder colocar em sua rede coorporativa um computador qualquer e antes que o acesso seja permitido voc saber se ele esta em conformidade com as suas exigncias ou no? Sim isto possvel e totalmente funcional. Toda esta histria vale para um ambiente de servidores, desktops, notebooks e dispositivos mveis, seja com Windows, Windows Mobile ou ainda Windows CE, mas tambm nada impede de implementarmos estas caractersticas em um ambiente com tecnologia Linux, Unix, Mac e etc, pois empresas parceiras Microsoft tambm desenvolvem extenses que nos possibilitam ir alm do que as configuraes padro permitem. Se voc precisa estar em e demonstrar conformidade esta uma ferramenta essencial ao seu ambiente de tecnologia, veremos mais para frente que at a Sarbanes-Oxley (SOX) apoiada pelo SCCM 2007, mas no se preocupe que cada detalhe aqui ser comentando pouco a pouco.

Concluso
Conhecemos ento o System Center Configuration Manager 2007, mais um produto que segue a idia da iniciativa Dynamic Systems Initiative. Como pudemos aprender esta uma ferramenta que fornece meios de realizarmos os processos e procedimentos sugeridos para o gerenciamento de configuraes e de alteraes, com ele as atividades em nossas operaes podem ser realizadas de forma mais simples e confivel. Nos prximos artigos estarei comentando com vocs alguns detalhes mais tcnicos para seguir com os passos de implementao, no percam e at l aguardo comentrios e sugestes, muito obrigado. Escreveu, Cleber Marques contato@clebermarques.com Segunda-feira, 17 de Maro de 2008.

Pgina 2 de 2

You might also like