You are on page 1of 4

Professora usa xadrez para dar lies de matemtica e combater bullying Alunos mostraram melhora nas notas e no rendimento,

diz educadora. Uma vez por semana a professora de matemtica Janice Corra Prestes, da escola estadual Professora Antonia Baptista Calazans Luz, em Apia, na regio do Alto do Ribeira, no interior de So Paulo, dispensa o giz e a lousa para jogar xadrez com seus alunos. A prtica, segundo a professora, ajuda os estudantes a ter mais concentrao, a desenvolver suas habilidades cognitivas, a ser mais observadores, mais reflexivos e mais analticos. Alm disso, o jogo d lies de respeito, tica, incentiva a amizade e a participao em competies. O xadrez tambm usado em propostas de aumentar a autoestima do aluno e de combate ao bullying.

Estudantes jogam xadrez em tabuleiro gigante montado na E. E. Antonia Baptista Calazans Luz, em Apia (SP)
Noventa por cento dos alunos gostam das aulas. Isso numa poca de internet, computadores. Eles percebem que o jogo faz diferena na vida deles. A mquina no tem vida. Quando vo jogar, prestam ateno no outro, no olhar, na respirao, disse Janice. Quando analisam a jogada, eles tm que fazer uma sntese como nos exerccios." Segundo ela, cada pea do xadrez tem um significado que pode ser usado para desenvolver a autoestima do estudante.

Desde o incio do projeto, em 2002, Janice percebeu melhora no rendimento e nas notas dos estudantes. "A escola teve nota acima da mdia nos testes do governo", disse. Outros professores aderiram ideia. Os estudantes tm aula sobre a origem do xadrez na aula de histria e sobre a trajetria do jogo em geografia. Praticam ainda na aula de educao fsica. Milena Gabriely dos Santos, de 17 anos, faz o terceiro ano do ensino mdio. Tem aulas com a professora Janice desde a 5 srie. O tabuleiro matemtica. O nmero de casas pode ser representado por uma frao, dar noo de simetria, equivalncia, de horizontal, vertical, diagonal. Usei em um trabalho sobre cnicas e polgonos, disse. A adolescente j decidiu que vai prestar vestibular para medicina. O xadrez ajuda a lidar com o futuro, a tomar decises sob presso, a pensar nas consequncias do que fazemos. Hoje, cerca de 20 alunos de Janice so voluntrios em outras escolas no contraturno das aulas. Ensinam xadrez a outros estudantes. Jogam em casa tambm, com irms, primos, amigos e fazem de tudo para ensinar aos pais. Emanuele Aparecida Corra Camargo e Deiciane Jhenielly de Almeida Cunha, ambas de 15 anos e alunas do segundo ano do ensino mdio, fazem parte do grupo de voluntrios. Queria passar algo para algum. Est sendo bom de ver meus alunos aprendendo, disse Emanuele. Fiquei mais prxima da minha famlia, mais paciente, o jogo me trouxe mais calma, disse Deiciane. Combate ao bullying Com um prmio em dinheiro que o projeto ganhou, a escola construiu um tabuleiro e peas gigantes para os alunos jogarem no ptio. Os alunos criaram uma gincana com perguntas de matemtica e conhecimentos gerais. Quem acerta caminha no

tabuleiro gigante. H dois meses, os alunos criaram um projeto de combate ao bullying e ao preconceito em que usam o xadrez. Os estudantes usaram as peas do jogo para falar sobre o bullying s pessoas que passavam pela praa da cidade. Alguns consideram que o peo nada, mas dependendo da jogada, pode ser a pea mais importante. O cavalo tem fora, mas no pisa nos adversrios", destaca a professora. O projeto do uso do xadrez nas escolas, da professora Janice, levou o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) a escrever um projeto de lei que obriga todas as escolas a ensinar xadrez aos estudantes. O texto j passou por comisses da Assembleia Legislativa e est na fila para votao no plenrio.

You might also like