Cem Incríveis Virtudes do Comandante dos Crentes e dos Seus Filhos Ibn Shazan

Tradução: Mahmoud Ali

Em nome de Allah, o mais Gracioso, o mais Misericordioso

Dedicatória A quem eu devo dedicar isso? Este é um humilde sussurro a nenhum outro que meu mestre e meu comandante, aquele que recebeu um presente do Magnificente Senhor, que disse: “Este é um presente do Senhor Vitorioso para Ali bin Abi Talib”1.

Sobre o Autor, Ibn Shazan Ibn Shazan foi um dos grandes sábios do quinto século que salvaguardou a herança e o conhecimento da Ahlul Bait para nós, escrevendo e publicando diversas obras que compartilham este tesouro. Este livro especificamente teve um grande impacto no mundo muçulmano porque o autor selecionou cuidadosamente as fontes de livros sunitas, eliminando assim qualquer traço de parcialidade. Aqueles que estudam a história do Islam descobrem que, ocasionalmente, escritores pagos tentam criar dúvidas nos corações das pessoas com os seus livros venenosos. São nossos sábios que os combatem com publicações autênticas e preciosas, tais como esta, que é isenta de qualquer opinião pessoal. Há duas edições deste livro. A primeira está na biblioteca do Ayatullah Sayyid Mustafá alKhounsari e a segunda na biblioteca do Ayatullah al-Maraashi al-Najafi. Os livros a seguir são algumas das outras preciosas publicações de Ibn Shazan: 1. Eidhaah Dafaen al-Nawaseb 2. Al-Ekhtelaf fi Wahdat al-Kattaben 3. Raddul Shams Aala Amir al-Momenin 4. Al-Manaqeb

Nota do Autor, Ibn Shazan Em nome de Allah, o mais Gracioso, o mais Misericordioso Glória ao Senhor, que foi o primeiro sem início e é o último sem um fim, o Justo em Seu julgamento, o Senhor Misericordioso, o Único Senhor que não necessita de ninguém; Ele está próximo dos Seus servos mesmo sendo extremamente Elevado. Este é o louvor de alguém que sabe que louvor é obrigatório e esquecê-lo, um pecado; esta é a fé de alguém que sabe que suas ações dependem das suas crenças, alguém que não poderia existir sem esperança na misericórdia do seu Senhor. Eu confio no Senhor como alguém que crê que não há vontade ou poder, exceto em Allah. Eu testemunho que não há divindade além de Allah, e eu testemunho isso até que eu morra, e eu espero que isso me salve em momentos difíceis. E eu testemunho que Mohammad (s) é Seu servo e Mensageiro; ele é o Profeta da Misericórdia, ele é a luz da nação e ele é o salvador das nações da ignorância e da cegueira. Que a Salawat de Allah esteja sobre ele e sobre sua família sem nenhum limite ou medida. Eu coletei estas incríveis virtudes do Comandante dos Crentes, o Líder dos crentes, e o Leão do Glorioso Senhor, Ali bin Abi Talib. Eu as coletei a partir de livros sunitas. Agarraivos a elas firmemente e as aprendeis totalmente. Elas são curtas, de modo que o leitor não pode reclamar de cansaço. Que Allah nos ajude a encontrar a senda reta e que Ele não nos mantenha longe do Paraíso.

Virtude nº 1 Hasan bin Ahmad bin Sokhtaweyh narrou em Kufa no ano trezentos e setenta e quatro de Abu Bakr Mohammad bin Ahmad bin Isa bin Mirhan, de Yahya bin Abdil Hamid, de Qays bin Rabee, de Aamash, de Abaya, de Habba al-Arani, do Comandante dos Crentes, Ali bin Abi Talib (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Eu sou o mestre do primeiro e do último. E tu, ó Ali, és o mestre da criação depois de mim. Eu sou como tu e tu és como eu.2 Virtude nº 2 Abu Zakariyya Talha bin Ahmad bin Talha bin Mohammad al-Sarram narrou de Abu Maaad Shah bin Abdil Rahman, de Ali bin Abidlillah, de Abdil Hamid al-Qattad, de Hashim bin Bashir, de Shoba bin al-Hajjaj, de Adie bin Thabet, de Saeed bin Jubair, de Ibn Abbas, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Ali bin Abi Talib é a melhor criação depois de mim. Hasan e Husain são os Mestres da Juventude do Paraíso, e o pai deles possui um status até mesmo maior que o deles. E Fátima é a Senhora de todas as mulheres dos mundos. Ali fez uma proposta (de casamento) a Fátima e se eu pudesse achar alguém para Fátima melhor do que Ali, eu não a teria casado com Ali. 3 Virtude nº 3 Abul Tayyeb Mohammad bin Husain narrou de Mohammad bin Sulaymaan, de Yahya bin Ahmad, de Muhammad bin Mutawakkil, de Zufr bin al-Huthail, de Aamash, de Mowarreq, de Jabir bin Abdillah al-Ansari, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Hasan recebeu o nome de Al-Hasan (beneficente) porque Allah impediu que os céus caíssem por sobre a terra com sua Beneficência4. Ali e Hasan são ambos nomes derivados dos nomes de Allah, e Hussain é um derivado de Hasan5. Virtude nº 4 Ahmad bin Mohammad bin Jarrah narrou do juiz Amr bin al-Husain, de Aminah bint Ahmad bin Thahl bin Sulaymaan al-Aamash, do seu pai, de Sulaymaan bin Mahran, de Mohammad bin Katheer, de Abi Kaithama, de Abdullah filho de Omar, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse:

Eu sou vosso Admoestador e Ali bin Abi Talib é vosso guia. “Certamente, tu és um Admoestador e para cada grupo há um guia” (13:7). Através de Hasan, vós recebeis a beneficência de Allah e através de Husain vós alcançareis ou salvação ou perdição. Husain é uma porta das portas do Paraíso; Allah fez a fragrância do Paraíso HARAAM (ilícito) para aquele que luta contra Husain6. Virtude nº 5 Mohammad bin Ali bin Fazl bin Tamam al-Zayyat narrou de Mohammad bin Qassem, de Abbad bin Yaqoub, de Musa bin Uthman, de Aamash, de Abu Ishaaq, de Hareth, e Saeed bin Qays, de Ali bin Abi Talib (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Eu estarei na Fonte de Kawthar no Dia do Juízo e tu, ó Ali, distribuirá a água. Hasan manterá as pessoas distantes da Fonte; Husain dará as ordens; Ali bin Husain será o executor; Mohammad bin Ali será o revelador; Jaafar bin Mohammad será o condutor; Musa bin Jaafar estará contando os amantes e os rancorosos, e ele será o destruidor dos hipócritas; Ali bin Musa embelezará os crentes; Mohammad bin Ali concederá posições aos habitantes do Paraíso; Ali bin Mohammad será o pregador dos seus Shias e ele os casará com HUR AL-EEN, “Donzelas puras com olhos grandes e belos” (56:22); Hasan bin Ali será a luz dos habitantes do Paraíso, eles verão com a sua luz; e o Qaem (12º Imam) será o intercessor que solicitará a Allah permissão para eles (os crentes) entrarem no Paraíso no Dia do Juízo, um dia no qual Allah aceitará a intercessão apenas daqueles com os quais Ele está comprazido7. 8 Virtude nº 6 Mohammad bin Abdillah bin Ubaidillah bin Morrah narrou de Abdullah bin Mohammad alBaghawi, de Ali bin Jaad, de Ahmad bin Wahab bin Mansour, de Abu Qobaisa Shuraih bin Mohammad al-Anbari, de Nafi, de Abdullah bin Omar Ibn al-Khattab, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse a Ali bin Abi Talib (as): Ó Ali! Eu sou o Admoestador da minha nação; tu és o seu guia; Hasan é o líder (da minha nação); Husain é o condutor; Ali bin Husain une a nação; Mohammad bin Ali é o mais informado da minha nação; Jaafar bin Mohammad é o seu escritor; Musa bin Jaafar é o seu contador; Ali bin Musa é o guardião da passagem da nação e seu salvador, e ele expulsa aqueles que são rancorosos da nação, e ele reúne os crentes da minha nação; Mohammad bin Ali conduz minha nação; Ali bin Mohammad é o mais conhecedor da minha nação e o seu protetor; Hasan bin Ali é o anunciador da minha nação e o mais generoso da minha nação; e o Qaem (12º Imam) é o portador das taças e o suplicado. Então, ele (o Profeta) disse: “Ó Abdullah (filho de Omar), ´Certamente, nisso há sinais para aqueles que examinam isso atentamente´” (15:75) 9. 10

Virtude nº 7 Sahl bin Ahmad narrou de Abu Jaafar Mohammad bin Jarir al-Tabari, de Hinad bin al-Serri, de Mohammad bin Hisham, de Saeed, filho de Abi Saeed, de Mohammad bin Monkader, de Jabir bin Abdillah al-Ansari, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Quando Allah criou os céus e a terra, Ele os chamou e eles responderam. Ele apresentou a minha Profecia e a WILAYAT (autoridade ilimitada, incondicional) de Ali bin Abi Talib a eles, que ambos dos quais aceitaram. Então, Allah criou as criaturas e relegou os assuntos religiosos a nós. Com efeito, os felizes são aqueles que estão felizes conosco, e os infelizes são aqueles que estão infelizes conosco. Nós permitimos aquilo que Allah tornou HALAAL (lícito) e proibimos aquilo que Allah considerou HARAAM (ilícito)11. Virtude nº 8 O juiz al-Moaafi bin Zakariyya narrou de Abdullah bin Mohammad bin Abdillah bin alAziz al-Baghawi, de Yahya al-Hamani, de Mohammad bin al-Fazeel, de al-Kalbi, de Abi Saleh, de Ibn Abbas, que disse: Um dia eu estava sentado na frente do Profeta (s), Ali, Fátima, Hasan e Husain (as), quando o Arcanjo Gabriel se manifestou e cumprimentou o Profeta (s) com uma maçã. O Profeta (s) aceitou o cumprimento pegando a maçã. O Profeta (s), então, cumprimentou Ali (as) e lhe entregou a maçã. Ali bin Abi Talib (as) aceitou o cumprimento pegando a maçã. Ele beijou a maçã e então a retornou ao Mensageiro de Allah (s). O Profeta (s) aceitou o cumprimento pegando a maçã. Então, o Profeta (s) cumprimentou Hasan (as) e lhe entregou a maçã. Hasan (as) aceitou o cumprimento pegando a maçã. Ele beijou a maçã e então a retornou ao Mensageiro de Allah (s). O Profeta aceitou o seu cumprimento. Então, o Profeta (s) cumprimentou Husain (as) e lhe entregou a maçã. Husain (as) aceitou o cumprimento pegando a maçã. Ele beijou a maçã e então a retornou para o Mensageiro de Allah (s). O Profeta (s) aceitou seu cumprimento. Então, o Profeta (s) cumprimentou Fátima (as) e lhe entregou a maçã. Fátima (as) aceitou o cumprimento pegando a maçã. Ela beijou a maçã e então a retornou ao Mensageiro de Allah (s). O Profeta (s) aceitou seu cumprimento. O Profeta (s) cumprimentou Ali (s) novamente e lhe entregou a maçã. Ali (as) aceitou seu cumprimento e beijou a maçã. Num esforço de retornar a maçã para o Profeta (s), a maçã caiu das pontas dos seus dedos. A maçã se dividiu em duas metades e dela, uma luz irradiou até alcançar o firmamento. A seguinte mensagem estava escrita dentro da maçã:

Em nome de Allah, o mais Gracioso, o mais Misericordioso. Isto é um cumprimento de Allah para o eleito Mohammad e para Ali al-Murtadha, e Fátima al-Zahraa, e Hasan e Husain, os netos do Profeta. Esta carta é uma garantia para seus amantes de proteção contra o fogo no Dia do Juízo12. Virtude nº 9 Nuh bin Ahmad bin Ayman narrou de Ibrahim bin Ahmad bin Abi Hasin, do seu avô, de Yahya bin Abdil Hamid, de Qays bin Rabee, de Sulaymaan al-Aamash, de Jaafar bin mohammad (Imam al-Sadiq) (as), de seu pai, de Ali bin Husain (as), de seu pai, do Comandante dos Crentes (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) me disse: Ó Ali, tu és o Comandante dos Crentes e o Imam dos piedosos. Ó Ali, tu és o mestre de todos os sucessores dos profetas. Tu herdas todo o conhecimento dos profetas e tu és o melhor dos SADDIQIN (verídicos) e o melhor daqueles que acreditaram em Allah primeiro. Ó Ali, tu és o marido da mulher que é a Senhora de todas as mulheres dos mundos, e tu és o sucessor do melhor dos profetas. Ó Ali, tu és o Mestre dos Crentes. Ó Ali, tu és a evidência que prova a existência de Allah depois de mim sobre todas as pessoas. Aqueles que te seguem obterão o Paraíso, e aqueles que estão contra ti merecem o Inferno. Ó Ali, eu juro por Allah, que me enviou como Profeta e que me escolheu dentre todas as Suas criaturas, que se algum servo adorar Allah por mil anos, Allah não o aceitará, a menos que ele creia na tua Wilayat e na Wilayat dos seus filhos13. Ademais, tua Wilayat não será aceita, a menos que ela seja acompanhada pelo ódio dos seus inimigos e dos inimigos dos teus filhos14. Isso é o que o Arcanjo Gabriel me disse. Deixai que eles escolham ser centres ou KAFERS (incrédulos)15. Virtude nº 10 Sahl bin Ahmad narrou de Ali bin Abdillah, de al-Zubairi Ishaaq bin Ibrahim, de Abdul Razzaq bin Hamam, do seu pai, de Mina, servo de Abdul Rahman bin Awf, de Abdullah bin Masoud, que disse: Eu estava com o Mensageiro de Allah (s), quando ele suspirou profundamente. “Ó Mensageiro de Allah, por que estás tão triste?”. Eu perguntei.

“Ó Ibn Masoud, minha morte está se aproximando”, o Profeta (s) respondeu. “Nomeie um sucessor, ó Mensageiro de Allah”, eu disse. “Quem?” perguntou o Profeta (s). “Abu Bakr”, eu respondi. O Profeta (s) ficou em silêncio e suspirou profundamente de novo. “Por que estás tão triste? Que eu sacrifique minha vida por ti, ó Mensageiro de Allah”, eu disse. “Minha morte está se aproximando”, respondeu o Profeta (s). “Nomeie um sucessor”, eu disse. “Quem ele será?”, perguntou Profeta (s). “Omar bin al-Khattab”, eu respondi. O Profeta ficou em silêncio e suspirou profundamente pela terceira vez. “Que eu sacrifique minha mãe e pai por ti. Por que estás tão triste, ó Mensageiro de Allah?”, eu perguntei. “Minha morte está se aproximando”, respondeu o Profeta (s). “Nomeie um sucessor”, eu disse. “Quem ele será?”, perguntou o Profeta (s). “Ali bin Abi Talib”, eu disse. Então, o Profeta (s) chorou e disse: “Ah, vós não obedecereis a ele! Se vós o obedecessem, Allah permitiria que vós (entrassem) no Paraíso. Porém, por desobedecê-lo, Allah removerá o valor de toda coisa boa que vós fizerdes”16. Virtude nº 11 Sahl bin Ahmad bin Abdillah al-Koufi narrou de Abdullah bin Husain bin Mohammad alGhaznawi, de Ibrahim bin Mohammad al-Thaqafi, de Abdul Rahman al-Sarraj, de Qutaibah bin Saeed Abu Raja, de Nafi, de Abdullah bin Omar bin al-Khattab, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse a Ali (as):

Ó Ali, no Dia do Juízo, tu serás trazido sentado num púlpito de luz. Haverá uma coroa na tua cabeça que brilha tão radiante que quase cegará as pessoas. Allah proclamará: “Onde está o sucessor de Mohammad, o Mensageiro de Allah?”. Então, ó Ali, tu dirás: “Aqui estou”. Então, o anunciador dirá: “Aqueles que te amaram, que entrem no Paraíso, e aqueles que foram contra ti, envia-os para o Inferno”. Portanto, tu (Ali) dividirá aqueles que vão para o Paraíso e aqueles que vão para o Inferno, e isso é uma ordem do Todo-Poderoso Rei17. Virtude nº 12 Abu Mohammad Jaafar bin Ahmad Bin al-Husain al-Sashi narrou de Ahmad bin Ziyad alQatan, de Yahya bin Abi Taleb, de Amr bin Abdil Ghaffar, de Aamash, de Abi Saleh, de Abu Huraira, que disse: Eu estava com o Profeta (s) quando Ali bin Abi Talib entrou. O Profeta (s) me perguntou: “Ó Abu Huraira, tu sabes quem é este?”. Eu disse: “Sim, ó Mensageiro de Allah. Este é Ali bin Abi Talib”. Então, o Profeta (s) disse: “Este (Ali) é um oceano cheio de tesouros. Ele é o sol nascente. Ele é mais generoso e liberal que o rio Eufrates18, e seu coração é maior que o mundo inteiro. Que a maldição de Allah esteja sobre aqueles que o odeiam”19. Virtude nº 13 Abul qassem Jaafar bin Mohammad bin Masrur narrou de Husain bin Mohammad, de Ahmad bin Alawea, conhecido como Ibn al-Aswad al-Asbahani, de Ibrahim bin Mohammad, de Abdullah bin Saleh, de Jurair bin Abdil hamid, de Mujahed, de Ibn Abbas, que disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (s) dizer: Na noite da Me’raaj, toda vez que eu passava por um grupo de anjos, eles me perguntavam sobre Ali bin Abi Talib tão freqüentemente que eu comecei a acreditar que Ali era mais famoso nos céus do que eu. Quando eu alcancei o quarto céu, eu vi o anjo da morte. O anjo da morte me perguntou: “Ó Mohammad, como estás Ali?”. Eu disse: “Ó meu amigo, como tu conheces Ali?”.

Ele disse: “Ó Mohammad, eu sou responsável por tirar a vida de todos aqueles que Allah criou, exceto duas pessoas, a saber, tua vida e a vida de Ali, porque o próprio Allah tirará vossas vidas”. Então, eu cheguei abaixo do Trono (ARSH) e quando eu levantei os olhos, eu vi Ali bin Abi Talib situado abaixo do Trono do meu Senhor. Eu disse: “Ó Ali, tu me seguiste até aqui?”. Então, Gabriel me perguntou: “Ó Mohammad, com quem estás falando?”. Eu respondi: “Eu estou falando com meu irmão, Ali bin Abi Talib”. Gabriel respondeu: “Ó Mohammad, este não é Ali. Este é um anjo que Allah criou na forma de Ali bin Abi Talib. Quando nós (anjos) sentimos falta de Ali bin Abu Talib, nós vamos e olhamos para esse anjo e buscamos o perdão de Allah para os Shias de Ali”20. Virtude nº 14 Abul Hasan Ali bin Ahmad bin Motawyh al-Makri narrou de Ahmad bin Mohammad, de Mohammad bin Ali, de Ali bin Uthman, de Mohammad bin Furat, de Mohammad bin Ali al-Baqir (as), do seu pai, do seu avô Husain bin Ali (as), do seu pai, o Comandante dos Crentes (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Ali bin Abi Talib é o sucessor de Allah e meu sucessor. Ele é a decisiva prova de Allah e a minha decisiva prova. Ele é a porta de Allah e a minha porta. Ele é o eleito de Allah e o meu eleito. Allah o ama e eu o amo. Ele é o amor de Allah e o meu amor. Ele é a espada de Allah e minha espada. Ele é meu irmão, meu companheiro, meu ministro, e meu guardião. Aqueles que o amam, me amam, e aqueles que o odeiam, me odeiam. Seus amigos são meus amigos e seus inimigos são meus inimigos. Ele é o marido da minha filha e seus filhos são meus filhos. Sua guerra é minha guerra, suas palavras são minhas palavras, e suas ordens são minhas ordens. Ele é o mestre de todos os sucessores de profetas. Ele é o melhor da minha nação. Ele é o mestre de todas as pessoas após mim21. Virtude nº 15 O juiz al-Moaafi bin Zakariyya, narrou de Hasan bin Ali al-Asemi, de Suhaib, de seu pai, de Jaafar bin Mohammad al-Sadiq (as), do seu pai (as), de Ali bin Husain (as), do seu pai, Husain bin Ali bin Abi Talib (as), que disse: O Profeta (s) estava na casa de Um Salaama quando um anjo, que tinha vinte cabeças, se manifestou para ele. Cada uma das cabeças do anjo tinha mil línguas, e ele estava louvando Allah com cada língua num idioma diferente. Suas asas eram mais largas que todos os sete céus e as sete terras.

O Profeta pensou que ele era Gabriel, então o Profeta (s) disse a ele: “Eu nunca havia te visto nesta forma”. O anjo disse: “Eu não sou Gabriel. Eu sou Sarsaeel. Allah me enviou a ti para casar a luz com a luz”. Então, o Profeta (s) lhe perguntou: “A quem tu se referes?”. O anjo disse: “Tua filha, Fátima, com Ali bin Abi Talib”. Então, o Profeta (s) casou Fátima (as) com Ali (as), com Gabriel, Miguel, Israfil e Sarsaeel como testemunhas. Então, o Profeta (s) olhou e viu o seguinte escrito entre os ombros de Sarsaeel: LA ILAHA ILLALLAH. MOHAMMAD É O MENSAGEIRO DE ALLAH E É O PROFETA QUE TRAZ MISERICÓRDIA ÀS PESSOAS. ALI É A PROVA DECISIVA QUE ALLAH USA NAS SUAS CRIATURAS. Então, o Profeta (s) perguntou a Sarsaeel: “Por quanto tempo tu tens isso escrito entre teus ombros?”. Sarsaeel respondeu: “Doze mil anos antes de Allah criar Adão”22. Virtude nº 16 Abu Abdillah Mohammad bin Wahban al-Hannad narrou de Ahmad bin Ibrahim, de Husain bin Abdillah al-Zafraani, de Ibrahim bin Mohammad al-Thaqafi, de Yahya bin Abdil Quddous, de Ali bin Mohammad al-Taialisi, de Mohammad bin Wakee al-Jarrah, de Fazeel bin Marzouq, de Atiya al-Awfai, de Abi Saeed al-Khodri, que disse: Eu escutei o Mensageiro de Allah (s) dizer: No Dia do Juízo, Allah ordenará que dois anjos sentem na SIRAAT (a ponte) e a guardem. Ninguém será capaz de cruzar a ponte sem possuir um bilhete emitido por Ali bin Abi Talib. Allah ordenará que dois anjos parem aqueles que não possuem um bilhete e lhes perguntem sobre isso. Se eles não conseguirem responder, estes anjos os jogarão no Inferno, a cabeça primeiro. O Profeta (s) então se referiu a este versículo do Alcorão como evidência: “E parem eles, pois certamente eles precisam ser questionados” (37:24). Então, eu perguntei ao Profeta (s): “Ó Mensageiro de Allah (s), que eu sacrifique meu pai e minha mãe por ti. Por favor, me contes que bilhete é esse?”.

O Profeta (s) respondeu: “Isto é o que está escrito no bilhete com uma luz bastante brilhante: LA ILAHA ILLALLAH MOHAMMADUN RASULULLAH ALIYUN WALIYULLAH. 23 Virtude nº 17 Ahmad Bin Mohammad bin Ubaidillah al-Hafiz narrou de Ali bin Sinan al-Mousili, de Ahmad bin Mohammad al-Khalili al-Amoli, de Mohammad bin Saleh, de Sulaymaan bin Ahmad, de Ziyad bin Muslim, de Abdul rahman bin yazid bin Jabir, de Salaam, de Abi Salama, que disse: Eu escutei o Mensageiro de Allah (s) dizer: Na noite de Me’raaj, Allah me indagou: “O Mensageiro crê naquilo que foi revelado a ele da parte do Seu Senhor?”. Eu disse: “Sim. E os crentes creram em Allah, Seus anjos, Seus livros, e Seus mensageiros”. Allah disse: “Estás correto”. Então, Allah perguntou: “Quem escolhestes como um sucessor?”. Eu disse: “O melhor da minha nação”. Allah perguntou: “Queres dizer Ali bin Abi Talib?”. Eu respondi: “Sim, ó Allah!”. Então, Allah disse: Ó Mohammad! Eu olhei para toda a Minha criação e te escolhi dentre todos eles. Então, Eu derivei um nome para ti do Meu nome. Com efeito, não é permitido que ninguém Me mencione sem te mencionar Comigo. Meu nome é Mahmoud e teu nome é Muhammad. Então, eu olhei de novo (para toda a minha criação) e escolhi Ali, e derivei um nome para ele do Meu nome. Portanto, Meu nome é Ali, o Altíssimo, e seu nome é Ali. Ó Mohammad, eu criei a ti, Ali, Fátima, Hasan, Husain, e o restante de Imams dos filhos de Husain da Minha própria luz. Então, eu pedi que toda a Minha criação nos céus e nas terras aceitasse vossa Wilayat. Eu considero aqueles que a aceitam crentes, e Eu considero aqueles que a recusam Kafers. Ó Mohammad! Se um servo dentre Meus servos Me adorar até que ele é dilacerado e nada dele é deixado, mas ele se recusa a aceitar tua Wilayat, a Wilayat de Ali, e a Wilayat dos

Imams dos seus filhos, Eu não o aceitarei ou o perdoarei até que ele aceite tua Wilayat, a Wilayat de Ali e a Wilayat dos Imams dos seus filhos. Então, Allah me perguntou: “Ó Mohammad, gostaríeis de vê-los?”. Eu respondi: “Sim, ó Allah”. Allah disse: “Olhes para a direita do Trono”. Então, eu olhei e vi Ali, Fátima, Hasan, Husain, Ali bin Husain, Mohammad bin Ali, Jaafar bin Mohammad, Musa bin Jaafar, Ali bin Musa, Mohammad bin Ali, Ali bin Mohammad, Hasan bin Ali, e o Mahdi. Eles estavam rodeados por luz e estavam todos de pé e orando para Allah. Mahdi estava no centro e ele estava brilhando como uma estrela radiante. Então, Allah disse: Ó Mohammad, eles são Minhas provas decisivas, e Mahdi se vingará por Mim. Eu juro pela Minha Magnificência, que ele ajuda Meus amigos e se vinga dos Meus inimigos. Segui-los e aceitar a Wilayat deles é WAJIB (obrigatório) sobre todos. Com minha permissão, eles impedem que os céus caiam sobre a terra24. Virtude nº 18 Mohammad bin Saeed Abul Faraj narrou de Ahmad bin Mohammad bin Saeed, de Saad bin Turayf al-Khaffaf, de Saeed bin Jubair, de Ibn Abbas, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse a Ali (as): Ó Ali, eu sou a cidade do conhecimento e tu és a sua porta. A cidade só pode ser adentrada pela sua porta. Aqueles que alegam me amar, mas te odeiam estão mentindo porque tu és de mim e eu sou de ti: tua carne é minha carne, teu sangue é meu sangue, tua alma é da minha alma, o que tu escondes é o que eu escondo, e o que tu mostras é o que eu mostro. Tu és o Imam da minha nação e meu sucessor. Aqueles que te obedecem obtêm sucesso, e aqueles que te desobedecem falham. Aqueles que te seguem se beneficiarão e aqueles que estão contra ti perderão. Aqueles que são fiéis a ti são vencedores e aqueles que te abandonam são perdedores. Tu e os Imams depois de ti são como a arca de Noé. Os tripulantes da arca sobreviveram, e aqueles que ficaram para trás foram afogados. Vós sois como as estrelas. Toda vez que uma estrela desaparece, uma outra aparece até o Dia do Juízo25.

Virtude nº 19 Mohammad bin Hamid al-Jarrar narrou de Hasan bin Abdil Samad, de Yahya bin Mohammad bin Qassem al-Qazwini, de Mohammad bin Hasan al-Hafiz, de Ahmad bin Mohammad, de Hudba bin Khalid, de Hammad bin Salama, de Thabit, de Anãs bin Malik26, que disse: Allah criou setenta mil anjos da luz da face de Ali. Tudo que eles fazem é buscar perdão para ele27 para seus Shias, e para aqueles que o amam até o Dia do Juízo28. Virtude nº 20 Sahl bin ahmad bin Abdillah narrou de Mohammad bin Jurair, de Hasan bin Ibrahim alBaghdadi, de Mohammad bin Yaqoub al-Imam, de Ahmad Ibn Yahya, de Abdul Rahman alMahdi, de Ibn Abbas, que disse: Um homem veio ao Profeta (s) e lhe perguntou: “Acaso eu me beneficiarei com o amor de Ali bin Abi Talib (as)?”. O Profeta respondeu: “Eu não saberei até perguntar a Gabriel”. Então, Gabriel veio ao Profeta (s) imediatamente. O Profeta (s) perguntou a ele (a pergunta acima). Gabriel respondeu: “Eu não sei. Tenho que perguntar a Israfil”. Então, Gabriel foi e perguntou a Israfil: “Acaso o amor por Ali (as) beneficia alguém?”. Israfil respondeu: “Eu não saberei antes de falar com meu Magnificente Senhor”. Então, Allah enviou a seguinte revelação a Israfil: Diga àqueles anjos confiáveis da Minha revelação para enviar Meus cumprimentos a Meu amor, Mohammad, e dizer a ele que Allah envia Sua Salaam, e vos diz que: “Tu és tão próximo a Mim quanto Eu quero que sejas. E Ali e Eu somos tão próximos a ti como tu és de Mim. E aqueles que amam Ali são tão próximos a Mim quanto Ali é de ti”29. Virtude nº 21 Hasan bin Hamza bin Abdillah narrou de Ahmad bin al-Hasan al-Khashab, de Ayyoub bin Nuh, de Abbas, de Amr bin Aban, de Aban bin Taghlab, de Ikrama, de Ibn Abbas, que disse: Depois de retornar da peregrinação de despedida, o Mensageiro de Allah (s) disse: Ó humanos! Gabriel, o Espírito Honesto, veio a mim de Allah, o Magnificente, e disse: “Ó Mohammad, Allah diz que Ele sente falta de te ver. Assim, preparei um bom testamento e termine o que tendes a fazer”.

Ó humanos! Meu tempo chegou e eu posso nos ver deixando um ao outro. Com efeito, se vossos corpos deixarem-me, não permitas que vossas almas façam o mesmo. Ó humanos! Allah nunca criou um profeta imortal, e eu não sou imortal. Allah disse neste versículo no Alcorão: “Nós não concedemos a qualquer homem antes de ti vida eterna. O quê! Se tu morreres, acaso eles viverão para sempre? Toda alma deve provar da morte” (21:34-35). Compreendas que meu Senhor ordenou que eu deixasse um testamento para vós. Compreendas que meu Senhor ordenou que eu vos mostrasse a arca da salvação e a porta do sustento. Aqueles de vós que desejam sobreviver depois de mim e estar a salvo de seduções destruidoras devem se agarrar firmemente a Wilayat de Ali bin Abi Talib. Ele é o mais verídico e o melhor separador entre o bem e o mal. Ele é o Imam de cada muçulmano depois de mim. Aqueles que o amam e o seguem estarão próximos a mim na Fonte de Kawthar no Dia do Juízo. Eu verei aqueles que o desobedecerem no Dia do Juízo, mas eles não me verão. Eles serão arrastados em direção a outros que os levarão para as profundezas do Inferno. Então, o Profeta (s) disse: “Ó humanos! Eu vos dei o melhor conselho, mas vós não gostais dos conselheiros. Eu digo isso e busco o perdão para mim e para vós”. Então, ele segurou a cabeça de Ali (as) e beijou a sua testa30. Então, o Profeta (s) disse a Ali (as): “Ó Ali, tuas virtudes não podem ser contadas. Eu juro por Allah, que criou as sementes e criou as pessoas, se todas as criaturas consentissem em amá-lo e em compreender teu real status, Allah não teria criado o Inferno”31. Virtude nº 22 Abul Qassem Jaafar bin Mohammad al-Qulaweyh narrou de Ali bin Husain, de Ali bin Ibrahim, do seu pai, do Ahmad bin Mohammad, de Mohammad bin Fuzail, de Thabet bin Abi hamza, de Ali bin Husain (as), do seu pai (as), do Comandante dos Crentes (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Allah tornou incumbente sobre vós seguir a minha ordem e Ele vos proibiu de desobedecerme. Ele tornou Wajib para vós seguir minhas ordens e obedecer Ali bin Abi Talib depois de mim. Ele é meu irmão, meu ministro, e ele herda todo o meu conhecimento. Ele é de mim e eu sou dele. Amá-lo é IMAN (fé) e odiá-lo é KUFR (incredulidade). Atenção! De quem eu sou o seu MAULA (Mestre), Ali é seu MAULA.

Ali e eu somos os pais desta nação. Aqueles que desobedecem seus pais serão congregados com o filho de Nuh (Noé) no Dia do Juízo. Nuh disse a seu filho: “Ó filho embarqueis conosco e não vos conteis entre os Kafers. (Seu filho respondeu) Eu recorrerei a uma montanha” (11:42-43). Então, o Profeta (s) disse: “Ó Allah, ajude aqueles que ajudam Ali, desaponta aqueles que o desapontam, seja amigo dos seus amigos, e seja inimigo dos seus inimigos”. Então, o Profeta (s) começou a chorar. Os Muhajerin (Imigrantes de Meca) e os Ansar (apoiadores de Medina) que estavam sentados em volta dele todos choraram. Depois disso, três grupos de pessoas (dentre os Muhajerin e os Ansar) se levantaram e se despediram do Profeta (s)32. Virtude nº 23 Ahmad bin Mohammad narrou do seu livro, de Abdullah bin Jaafar, de Ibrahim bin Hashim, de Jaafar bin Mohammad bin Marwan, do seu pai, de Husain bin Ali, do Comandante dos Crentes (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse o seguinte acerca deste versículo: “Jogais vocês dois todo rebelde ingrato no Inferno” (50:24). Ó Ali! No Dia do Juízo, quando Allah congregar todas as criaturas no mesmo deserto, tu e eu estaremos ao lado direito do Trono de Allah e Allah dirá: “Ó Mohammad e Ali! Levantei-vos e jogueis aqueles que vos odiaram33, não creram em vós, e vos desobedeceram no Inferno”34. Virtude nº 24 Mohammad bin Abdillah bin Ubaidillah narrou de Mohammad bin qassem, de Abbad bin Yaqoub, de Amr bin Abi al-Meqdam, do seu pai, de Saeed bin Jubair, de Ibn Abbas, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Eu juro por Allah, que me enviou como um Admoestador e um Orientador, que o Trono de Allah não se estabeleceu, os universos não começaram a se moverem, e os céus e os planetas não foram criados até que Allah escreveu neles: LA ILAHA ILLALLAH MOHAMADUN RASULULLAH ALIYUN WALIYULLAH Então, o Profeta (s) explicou o que Allah lhe disse, em Sua própria voz: Allah disse: “Ó Mohammad”

Eu respondi: “LABBAYK WA SAADAYK”. Allah disse: Eu sou Mahmoud e tu és Mohammad. Eu derivei teu nome do Meu e Eu te fiz superior a todas as Minhas criaturas. Designai teu irmão, Ali, para ser uma bandeira para Meus servos para guiá-los a Minha religião. Ó Mohammad! Eu fiz dos crentes os escolhidos, e eu fiz de Ali seu Comandante. Assim, Eu amaldiçôo aqueles que dão ordens a Ali e Eu torturo aqueles que o desobedecem. Mas quanto àqueles que o seguem, Eu os trarei próximos a Mim. Ó Mohammad! Eu fiz de Ali o Imam dos muçulmanos. Aqueles que proclamam precedê-lo, Eu os desgraço. Eu encarcero aqueles que o desobedecem. Eu fiz de Ali o mestre de todos os sucessores, e Eu o tornei o líder glorificado dos crentes. Ele é Minha prova decisiva sobre Minha criação inteira35. Virtude nº 25 Ahmad bin Mohammad bin Imran narrou de Hasan bin Mohammad al-Askari, de Ibrahim bin Ubaidillah, de Abdul Razzaq, de Moammar, de Yahya bin Abi Katheer, do seu pai, de Abu Harun al-Abdi, de Jabir bin Abdillah al-Ansari, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse o seguinte a respeito de Ali bin Abi Talib (as): Ele foi o primeiro a crer no Islam; Ele é o mais conhecedor; Ele é o mais correto no seu DEEN (religião); Ele é o mais convicto; Ele é o mais paciente; Ele é o mais indulgente e generoso; Ele é o mais bravo; Ele é o Imam e sucessor depois de mim36. Virtude nº 26 Sahl bin Ahmad bin Abdillah narrou de Ali bin Abdillah, de Ishaaq bin Ibrahim al-Debri, de Abdul Razzaq bin Hamam, de Moammar, de Abdullah bin Tawus, de seu pai, de Ibn Abbas, que disse: Nós estávamos sentados com o Profeta (s) quando Ali bin Abi Talib (as) entrou. Ali (as) disse: “ASSALAMO ALAIKA, ó Mensageiro de Allah”. O Profeta (s) respondeu: “WA ALAIK ASSALAM, ó Comandante dos Crentes”.

Ali respondeu: “Ó Profeta, tu me chamas de Comandante dos Crentes, enquanto ainda estás vivo?”. O Profeta (s) respondeu: “Sim, enquanto eu estou vivo”. Então, o Profeta (s) continuou: “Ó Ali! Tu passastes por Gabriel e mim ontem e não disseste a Salaam. Então, Gabriel disse: “Por que o Comandante dos Crentes (as) não disse Salaam para nós. Eu juro por Allah, nós teríamos ficado contentes se ele tivesse dito a Salaam para nós e nós teríamos respondido”. Ali (as) respondeu: “Pareceu que tu e Dehya37 estavam num encontro privado, e por isso eu não quis interromper”. O Profeta (s) disse: “Ele não era Dehya, ele era Gabriel. Eu perguntei a Gabriel porque ele te chamava de Comandante dos Crentes. Gabriel me disse que na Batalha de Badr, Allah falou para Gabriel vir até mim (o Profeta) e me dizer para ordenar o Comandante dos Crentes montar o seu cavalo em frente às fileiras do exército porque os anjos adoram olhálo fazendo isso. Então, Allah te chamou de Comandante dos Crentes naquele dia nos céus”. Então, o Profeta (s) disse: “Ó Ali! Tu és o Comandante de qualquer um nos céus e o Comandante de qualquer um na terra. Tu és o comandante daqueles que já se foram e o comandante daqueles que estão por vir. Não há nenhum comandante antes de ti e nenhum comandante depois de ti. É proibido para qualquer um que não tenha recebido este título de Allah ser chamado por esse nome”38. Virtude nº 27 Mohammad bin Abdillah bin Abi Ubaidillah al-Shaibani narrou de Mohammad bin Yahya al-Tameemi, de Abu Qotada al-Harrani, do seu pai, de Hareth bin al-Khazraj, o portador da bandeira dos Ansar, que disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (s) dizendo a Ali bin Abi Talib (as): Ninguém te precede depois de mim, exceto um Kafer, e ninguém te desobedece, exceto um Kafer. O povo dos sete céus te chama de Comandante dos Crentes pela ordem de Allah39. Virtude nº 28 Meu pai narrou de Mohammad bin Husain, de Mohammad bin Hasan al-Saffar, de Ahmad bin Mohammad, do seu pai, de Abdullah bin al-Moghira e Mohammad bin Yahya alKhathami, de Mohammad bin Bohloul al-Abdi, de Jaafar bin Mohammad (as), de seu pai Mohammad bin Ali, do seu pai, do seu pai Husain bin Ali (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse que na noite da Me’raaj, quando ele foi ascendido e passou pelos portões de luz, Allah falou com ele, e disse:

Ó Mohammad! Transmitas Minha Salaam a Ali bin Abi Talib, e o informes que ele é Minha prova decisiva sobre todas as criaturas depois de ti. Eu derramo a chuva das Minhas bênçãos nos Meus servos através dele; Eu mantenho tudo o que for vil distante deles através dele; e ele é Minha prova decisiva sobre eles quando eles Me encontrarem. Portanto, eles devem seguir seus comandos, obedecer suas ordens, e se abstiverem quando ele se abstiver. Se eles o fizerem, Eu os sentarei próximos a Mim e Eu permitirei que eles entrem no Meu Paraíso. Se eles não o fizerem, Eu os colocarei com o pior dos Meus inimigos no Inferno e Eu não Me importarei40. Virtude nº 29 Sahl bin Ahmad al-Taraeqi e Mohammad bin Abdillah al-Kufi narrou de Mohammad bin Jarir al-Tabari, de Khalaf bin Khalifa, de Yazid bin Harun, de Mohammad bin Ibrahim bin Ibrahim bin Mubasher, de Jabir bin Abdillah al-Ansari, que disse: Eu estava sentado com o Profeta (s) quando Ali bin Abi Talib (as) veio. O Profeta (s) o trouxe próximo a si, e limpou sua testa (de Ali) com sua aba e disse a ele: “Ó Abal Hasan, posso te contar a boa nova que Gabriel me deu?”. Ali (as) respondeu: “Sim, ó Mensageiro de Allah”. O Profeta (s) disse: Há uma fonte no Paraíso chamada “Tasneem”. Dois rios brotam dela e (eles são tão largos que) todos os navios do mundo podem navegar neles. Há várias árvores nas costas de “Tasneem”. Seus ramos são pérolas e coral, e a grama é açafrão. Diretamente adjacente às árvores, há pessoas sentadas em cadeiras feitas de luz em cujas testas está escrito em luz: “Estes são os crentes; estes são os amantes de Ali bin Abi Talib”41. Virtude nº 30 Ahmad bin Mohammad bin Abdillah bin Ayyash al-Hafez narrou do juiz, Abdul Baqi bin Fali, de Husain bin Mohammad, de Sulaymaan bin Qarm, de Mohammad bin Shaiba, de Dawud bin Ali, do seu pai, do seu avô, Abdullah bin Abbas, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse a Ali bin Abi Talib (as): Ó Ali, Gabriel disse algo sobre ti que me deixou extremamente feliz e contente. Ele (Gabriel) disse: Ó Mohammad! Allah me disse para transmitir Sua Salaam a ti e te dizer que Ali é o Imam da Orientação; ele é a luz na escuridão; e ele é Minha prova decisiva sobre as pessoas do mundo.

Ele é o mais verídico e o maior separador do correto do incorreto. Eu Me proíbo permitir que aqueles que o amam, o seguem, e seguem os Imams depois dele, entrem no Inferno. Eu Me proíbo permitir que aqueles que não aceitam sua Wilayat e não o seguem e os Imams depois dele entrem no Paraíso. Eu, decerto, estou decidido a preencher o Inferno com seus inimigos dentre as pessoas e os jinn e a preencher o Paraíso com seus Shias e amigos dentre Minhas criaturas42. Virtude nº 31 Mohammad bin Hammad bin Bashir narrou de Mohammad bin Hasan bin Abdil Karim, de Ibrahim bin Maymun e Uthman bin Saeed, de Abdul Karim bin Yaqoub, de Ziyaa al-Jofi, de Abi Tufail, de Anas bin Malik, que disse: Eu (Anas bin Malik) era o servo do Profeta (s). Uma vez, enquanto eu estava ajudando o Profeta a fazer seu WUDHU (ablução), o Profeta (s) disse: “A pessoa que vai acabar de entrar é o Comandante dos Crentes, o Mestre dos Muçulmanos, e o melhor dos sucessores. Ele é digno de ter uma autoridade maior sobre as pessoas do que elas têm sobre si próprias, e ele é o glorificado líder daqueles que buscam Allah”. “Ó Allah, faz dele alguém dentre os Ansar”, eu (Anas bin Malik) orei para mim próprio. Então, alguém bateu na porta. Era Ali bin Abi Talib (as). Quando Ali (as) entrou, a face do Profeta (s) começou a suar abundantemente. O Profeta (s) limpou o suor da sua face e colocou sobre a face de Ali (as). “Acaso recebestes alguma revelação?”43, Ali perguntou (ao Profeta). O Mensageiro de Allah (s) disse: “Tu és de mim; tu pagas minha dívida; tu executas meus assuntos religiosos; tu cuidarás das minhas responsabilidades; e tu pregarás minha profecia”, o Profeta (s) respondeu. “Acaso não a pregastes por si só?”, Ali (as) perguntou. “Sim, eu preguei, mas as pessoas precisam aprender o TA’WEEL (conhecimento interno, profundo) do Alcorão depois de mim, e tu ensinarás a eles coisas que eles não aprenderam durante meu tempo”, o Profeta respondeu44. Virtude nº 32 Abu Abdillah Mohammad bin Ali bin Zanjoweyh narrou de Mohammad bin Jaafar, de Jaafar bin Salama, de Ibrahim bin Mohammad, de Abu Ghassan, de Yahya bin Salama, do seu pai, de Abi Edris, de Mosayyeb, do Comandante dos Crentes (as), que disse:

Eu juro por Allah que o Mensageiro de Allah (s) me fez sucessor desta nação. Com efeito, eu sou a prova decisiva de Allah depois do Profeta (as), e eu juro que me seguir é compulsório sobre os habitantes dos céus assim como é sobre os habitantes da terra. Quando os anjos querem louvar Allah, eles falam sobre minhas qualidades. Ó humanos! Sigam-me e eu vos guiarei ao caminho da retidão. Não vão para a direita nem para a esquerda, pois vos perderão. Eu sou o herdeiro do vosso Profeta (s) e seu sucessor. Eu sou o Imam dos piedosos e dos crentes; eu sou seu comandante e seu Mestre. Eu levarei meus Shias ao Paraíso e meus inimigos ao Inferno. Eu sou a espada de Allah contra Seus inimigos e eu sou Sua misericórdia para Seus amigos. Eu sou o dono da Fonte do Profeta (Fonte de Kawthar) e eu carrego sua bandeira. Eu tenho sua posição e eu tenho seu direito de intercessão. Eu, Hasan, Husain, e nove descendentes de Husain somos sucessores de Allah em Sua terra. Nós somos os únicos fidedignos da Sua revelação. Nós somos os Imams dos Muçulmanos depois do Profeta (s) e nós somos provas decisivas de Allah para Suas criaturas45. Virtude nº 33 Mohammad bin Saeed al-Dehqan narrou de Mohammad bin Masoud, de Ahmad bin Isa alAlawi, de Husain de Abi Khalid e Zaid bin Ali, do seu pai (o quarto Imam), de Husain bin Ali (as), do Comandante dos Crentes (as), que disse: Eu (Imam Ali) fui até o Profeta (s) quando ele estava em uma das suas casas. Eu pedi sua permissão para entrar e ele a concedeu. Quando eu entrei, o Profeta (s) me perguntou: “Ó Ali! Não sabeis que a minha casa é a tua casa? Por que pedes permissão para entrar?”. Eu respondi: “Eu gosto de fazer isso”. O Profeta disse: Tu gostas daquilo que Allah gosta e tu usas Suas maneiras. Ó Ali! Não sabeis que tu és meu irmão, e meu Criador não quis que eu tivesse outro irmão que não foste tu? Ó Ali! Tu és meu herdeiro, e tu serás oprimido e injustiçado depois da minha morte. Ó Ali! Aqueles que são devotos em segui-lo são como aqueles que vivem comigo (no meu lugar no Paraíso), e aqueles que te abandonam, me abandonam. Ó Ali! Aqueles que pensam que me amam, mas te odeiam, mentem porque Allah criou a mim e a ti da mesma luz46. Virtude nº 34 Ahmad bin Mohammad narrou de Mohammad bin Jaafar, de Mohammad bin Husain, de Mohammad bin Sinan, de Ziyad bin Munthir, de Saeed bin Jubair, de Ibn Abbas, que disse:

O Mensageiro de Allah (s) disse: Ninguém tem um status maior do que Ali bin Abi Talib, exceto eu. Ele é o Imam da minha nação, ele é meu herdeiro, e ele é meu sucessor. Aqueles que o seguem são guiados à senda reta; aqueles que seguem qualquer um que não ele estão perdidos e se desviaram da senda reta. Decerto, eu sou o profeta eleito. Eu não digo isso sobre Ali por minha própria inclinação. O que eu digo não é nada mais que revelação trazida por Gabriel de Allah, a quem pertence tudo nos céus e na terra, e tudo que há entre os céus e a terra, e tudo que está abaixo da terra47. Virtude nº 35 Abul Tayyeb Mohammad bin Husain al-Taimali narrou de Motair bin Mohammad bin Abdillah, de Yahya al-Jammal, de Hisham, de Abu Harun al-Abdi, de Abi Saeed al-Khodri, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Na noite de Me’raaj, eu não passei por qualquer dos céus ou qualquer das suas camadas sem encontrá-los preenchidos com nobres anjos me chamando e dizendo: Ó Mohammad! Aproveites o que Allah não deu a ninguém antes de ti e ninguém depois de ti. A ti foi dado Ali bin Abi Talib como um irmão; Fátima, sua esposa, como filha; Hasan e Husain como filhos; e os amantes deles como teus Shias. Ó Mohammad! Tu és o melhor dos profetas; Ali é o melhor dos sucessores; Fátima é a Senhora de todas as mulheres dos mundos; Hasan e Husain são os mais respeitados de todos aqueles que adentram o Paraíso; e seus Shias são as melhores pessoas no Dia do Juízo. Eles (os Shias deles) se reunirão nos cômodos do Paraíso, seus palácios, e seus parques. Os anjos continuaram dizendo isso enquanto eu estava ascendendo até quando eu retornei. Se não fosse pelo fato de Allah ter impedido que isso fosse ouvido, todo mundo, dentre as pessoas e os jinn, o teriam ouvido48. Virtude nº 36 Mohammad bin Mohammad bin Murra narrou de Hasan bin Ali al-Asemi, de Mohammad bin Abdil Malik bin Abi al-Shawareb, de Jaafar bin Sulaymaan al-Zabee, de Saad bin Zareef, de Asbagh, que disse: Salaman al-Farsi foi perguntado sobre o status de Ali bin Abi Talib e de Fátima. Então, Salaman al-Farsi disse que ouviu o Profeta dizer:

Prestai atenção a Ali (as), pois ele é vosso mestre, portanto ame-o. Ele é o mais respeitado, portanto segue-o. Ele é o mais conhecedor dentre vós, portanto honre-o. Ele é vosso líder rumo ao Paraíso, portanto recompensai-o. Quando ele vos chamar, respondeis ao seu chamado. Quando ele vos ordenar, obedecei-o. Ame-o por mim e respeite-o por mim. Eu não digo nada disso sobre Ali sem uma ordem de Allah, o Maior. Virtude nº 37 Abu Bakr Mohammad bin Ahmad bin Ghatrif al-Jorjani narrou de Abu Khalifa Fazl bin Saleh al-Jahmi, de Ali bin Abdillah bin Jaafar, de Mohammad bin Ubaid, de Abdullah, de Nafi, de Abdullah bin Omar, de Omar bin al-Khattab, que disse: Nós perguntamos ao Mensageiro de Allah (s) sobre o status de Ali bin Abi Talib (as). O Profeta (s) respondeu furiosamente: Qual é o problema convosco, perguntando a mim sobre alguém a quem Allah concedeu um degrau e posição tão alta quanto a minha, exceto pela profecia?! Atenção! Aqueles que amam Ali, e aqueles que me amam agradam a Allah, e Allah os recompensará com o Paraíso. Atenção! Os anjos buscam perdão para aqueles que amam Ali. Os portões do Paraíso estão abertos para eles, e eles entrarão por qualquer porta que eles escolherem sem serem questionados. Atenção! Allah dará àqueles que amam Ali seus livros (de ações) em suas mãos direitas, e seu questionamento (no Dia do Juízo) será um fácil questionamento; ele é como o questionamento dos profetas. Atenção! Aqueles que amam Ali não deixarão este mundo sem primeiro beber da Fonte de Kawthar, comer da árvore de Touba, e ver os seus lugares no Paraíso. Atenção! Allah facilita o processo de morte daqueles que amam Ali e faz os seus túmulos um jardim dos jardins do Paraíso. Atenção! Allah dá àqueles que amam Ali um HUR, para cada veia em seus corpos. Eles (aqueles que amam Ali) intercederão por oitenta dos membros da sua família e Allah lhes dará uma cidade no Paraíso para cada pêlo em seus corpos. Atenção! Allah envia o anjo da morte para aqueles que conhecem e amam Ali do mesmo modo que Ele faz com os profetas. Ele remove o terror de Munkar e Nakeer; Ele ilumina

seus túmulos e os torna (seus túmulos) tão grande quanto setenta anos luz; e Ele os ascende no Dia do Juízo com suas faces brilhando radiante. Atenção! Allah coloca aqueles que amam Ali sob a sombra do Seu Trono com a companhia dos verídicos, os mártires, e os virtuosos. Eles estão salvos dos grandes e estrondosos terrores no Dia do Juízo. Atenção! As boas ações daqueles que amam Ali são aceitas e seus pecados perdoados. Eles estarão no Paraíso na companhia de Hamza (o tio do Profeta), o Mestre dos Mártires. Atenção! Allah coloca sabedoria nos corações daqueles que amam Ali; Allah põe verdade em suas línguas; e Allah abre as portas da Sua misericórdia para eles. Atenção! A terra é a prisão para aqueles que amam Ali e Allah os libertará. Allah se gaba deles com Seus anjos e com aqueles que carregam Seu Trono. Atenção! Um anjo chamará aqueles que amam Ali abaixo do Trono de Allah e dirá: “Ó servo de Allah, continue em frente porque todos os teus pecados foram perdoados”. Atenção! No Dia do Juízo as faces daqueles que amam Ali estarão brilhando como uma lua cheia. Atenção! Allah colocará a coroa de dignidade nas cabeças daqueles que amam Ali e eles vestirão o traje de glória. Atenção! Aqueles que amam Ali passarão pela ponte na velocidade da luz e não sentirão a dificuldade associada à passagem. Atenção! Allah escreve uma garantia (de proteção) contra o Inferno para aqueles que amam Ali, e um bilhete para a ponte e uma garantia (de proteção) contra a tortura. Atenção! O livro daqueles que amam Ali não será publicado e eles (aqueles que amam Ali) não serão avaliados; lhes será dito para entrar no Paraíso sem julgamento. Atenção! Aqueles que amam a família do Profeta estão seguros contra o cálculo, a balança, e a ponte. Atenção! Anjos trocam apertos de mão com aqueles que morrem com o amor da família do Profeta. As almas dos profetas vêm visitá-los e Allah atende todos os seus pedidos. Atenção! Aqueles que morrem odiando a família do Profeta morrem como Kafers. Atenção! Aqueles que morrem com o amor da família do Profeta morrem com fé, e eu garanto Paraíso para eles. Atenção! Aqueles que morrem odiando a família do Profeta terão o seguinte escrito entre seus olhos no Dia do Juízo: “Excluídos da Misericórdia de Allah”.

Atenção! Aqueles que morrem odiando a família do Profeta sequer sentirão a fragrância do Paraíso. Atenção! Aqueles que morrem odiando a família do Profeta sairão dos seus túmulos com faces escuras49. Virtude nº 38 Ahmad bin Hasan bin Mohammad al-Nishabouri narrou em seu livro, de Mohammad bin Husain al-Ajari, de Jaafar bin Mohammad bin al-Ezzi, de Qutaibah bin Saeed, de Jorair, de Moghira, de Mohammad bin Amr bin Abi Salama, de Ibn Abbas, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Ali é para mim como meu sangue é para meu corpo. Aqueles que aceitam sua autoridade são corretamente guiados. Aqueles que o amam estão na senda reta. Aqueles que o seguem são os sobreviventes. Tenham em mente que Ali é um dos quatro do Paraíso, que são Hasan, Husain, Ali e eu próprio50. Virtude nº 39 Al-Sharif Hasan bin Hamza al-Alawi narrou de Ubaidullah bin Musa, de al-Zohari, de Urwah, de Ibn Abbas, que dise: O Mensageiro de Allah (s) disse: Trocar apertos de mão com Ali é exatamente como trocar apertos de mão comigo, e trocar apertos de mão comigo é como trocar apertos de mão com os cantos do Trono de Allah. Abraçar Ali é exatamente como me abraçar, e me abraçar é como abraçar todos os profetas. Allah perdoa todos os pecados daqueles que trocam apertos de mãos com aqueles que amam Ali e os leva para o Paraíso sem julgamento51. Virtude nº 40 Shaykh Abu Abdillah Husain bin Abdillah al-Qatiei narrou de Abul Hasan Mohammad bin Ahmad al-Hashmi al-Mansuri, de Abu Musa Isa bin Ahmad, de Ali bin Mohammad (as) (o décimo Imam), do seu pai, de Ali bin Musa al-Redha, do seu pai, de Jaafar bin Mohammad, do seu pai, de Ali bin Husain, de Husain bin Ali (as), de Qanbar (criado do Imam Ali), que disse: Eu estava com o Comandante dos Crentes (as) a beira do Rio Eufrates, quando ele tirou sua camisa e entrou no rio. Uma larga onda se formou e jogou sua camisa dentro da água.

Quando o Comandante dos Crentes saiu da água, ele estava chateado por não conseguir achar sua camisa. Então, uma voz chamou Ali (as) e disse: “Ó Abal Hasan, olhes a sua direita e pegues o que vedes”. Ali olhou a sua direita e encontrou um pacote embrulhado. Dentro do pacote, ele encontrou uma camisa. Quando ele estava vestindo a camisa, um pedaço de papel caiu do bolso da camisa com a seguinte mensagem escrita nele: Em nome de Allah, o mais Gracioso, o mais Misericordioso. Este é um presente do Sábio, Nobre Allah para Ali bin Abi Talib. Esta é a camisa de Harun bin Imran: “Assim o foi e Nós demos isso como herança para outro povo” (44: 28)52. Virtude nº 41 Mohammad bin Hasan bin Ahmad narrou de Mohammad bin Husain, de Ibrahim bin Hashem, de Mohammad bin Sinan, de Ziyad bin Munthir, de Saeed bin Turayf, de Asbagh bin Nobata, de Ibn Abbas, que disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (s) dizer: “Ó humanos! Compreendas que Allah fez um portão rumo a Ele para vós. Se entrardes por ele, estareis salvos do Inferno e do grande terror”. Então, Abu Saeed al-Khodri se levantou e disse: “Nos guies até esta porta para que nós a reconheçamos”. O Profeta (s) respondeu: Ele é Ali bin Abi Talib, o Mestre dos Sucessores, o Comandante dos Crentes, irmão do Mensageiro de Allah, e o Califa de Allah sobre todas as pessoas. Ó humanos! Aqueles de vós que amam vos agarrar ao mais firme cabo que nunca se quebranta, agarrai-vos a Wilayat de Ali bin Abi Talib. Sua Wilayat é minha Wilayat, e obedecê-lo é obedecer-me. Ó humanos! Aqueles de vós que desejam saber quem é a prova decisiva de Allah depois de mim, saibam que ela é Ali bin Abi Talib. Ó humanos! Aqueles de vós que desejam seguir Allah e Seu Mensageiro, sigam Ali bin Abi Talib e os Imams da minha família, porque eles são os mantenedores do meu conhecimento. Então, Jabir bin Abdillah al-Ansari perguntou: “Quantos Imams há?”. O Profeta (s) respondeu: Ó Jabir! Que Allah tenhas misericórdia de ti. Tu me perguntaste sobre o Islam inteiro. O número deles é o número de meses. “Certamente, o número de meses junto a Allah é doze no livro de Allah, desde o dia que Ele criou os céus e a terra” (9:36). O número deles é igual ao número de rios que Allah criou com uma rajada quando Musa bin Imran golpeou a

rocha com seu cajado, que é doze. O número deles é igual ao número dos chefes do Bani Isarel, como Allah diz no Alcorão: “Nós elevamos dentre eles doze chefes” (5:12). Com efeito, Jabir, os Imams são doze. O primeiro é Ali bin Abi Talib e o último é Mahdi alQaem53. Virtude nº 42 Mohammad bin Ali bin Husain bin Musa narrou de Hasan bin Mohammad bin Saeed, de furat bin Ibrahim, de Ahmad bin Musa, de Abu Hamed Ahmad bin Dawud, de Ali bin Yahya, de Suweid, de Yazid bin Rabee, de Amr bin Dinar, de Tawus, de Ibn Abbas, que disse: Após o Profeta liderar a ASR SALAAT (orações), ele se levantou e disse: “Aqueles de vós que me amam e amam minha família, me sigam”. Então, todos nós o seguimos até que nós chegamos na casa de Fátima (as). O Profeta (s) bateu na porta e Ali bin Abi Talib saiu de dentro da casa. Suas mãos estavam manchadas de barro. O Profeta (s) disse a ele: “Ó Abal Hasan, digas as pessoas o que vistes ontem”. Ali (as) disse: Sim, ó Profeta, que eu sacrifique minha mãe e pai por ti. Era o horário da Zuhr Salaat e eu queria fazer Wudhu, mas não dispunha de água. Então, eu enviei Hasan e Husain para buscar água, mas eles demoraram muito. Então, eu ouvi uma voz me chamando e dizendo: “Ó Abal Hasan, olhes a sua direita”. Então, eu olhei e havia um pote suspenso feito de ouro, cheio de água mais branca que gelo, mais doce que mel, e ela tinha a fragrância de uma rosa. Então, eu fiz Wudhu com aquela água e bebi um pouco dela. Então, eu pus uma gota (dessa água) na minha cabeça e senti a frieza dessa gota no meu coração. Então, o Profeta (s) perguntou: “Acaso sabeis de onde era esse pote?”. Ali bin Abi Talib (as) respondeu: “Allah e Seu Mensageiro sabem melhor”. O Profeta disse: “O pote era dos potes do Paraíso e a água era do rio de Kawthar. Aquela gota (que tu puseste em tu cabeça) partira debaixo do Trono de Allah”. Então, o Profeta (s) abraçou Ali (as) e beijou sua testa e lhe disse: “Ó meu amor, Gabriel foi teu servo ontem. Tu tens uma grande posição e status aos olhos de Allah”54. Virtude nº 43 Sharif Abu Jaafar Mohammad bin Ahmad bin Mohammad bin Isa al-Alawi narrou de Mohammad bin Ahmad al-Kateb, de Hammad bin Mihran, de Abdul Adhim bin Abidillah al-Hasani, de Mohammad bin Ali, de Mohammad bin Katheer, de Ismail bin Ziyad alBazzaz, de Abi Edris, de Rafi servo de Ayesha, que disse:

Eu era um garoto servindo Ayesha, e quando o Profeta (s) estava com ela, eu costumava servi-los. Um dia, enquanto o Profeta (s) estava sentado com Ayesha, alguém bateu na porta. Eu abri a porta e era uma criada com um prato coberto, então eu retornei e contei a Ayesha. Ayesha me disse para deixá-la entrar. Ela veio e colocou o prato na frente de Ayesha, e Ayesha o colocou na frente do Profeta (s). Então, o Profeta (s) começou a comer do prato e a criada foi embora. Então, o Profeta (s) disse: “Eu desejo que o Comandante dos Crentes, o Mestre dos Muçulmanos, e o Imam dos piedosos estivesse aqui comendo comigo”. Ayesha disse: “A quem estás se referindo que possui todos esses títulos?”. O Profeta não respondeu. Então, ele repetiu o que ele disse. Ela (Ayesha) perguntou novamente: “A quem estás se referindo que possui todos esses títulos?”. Mas o Profeta (s) não respondeu. Então, alguém bateu na porta e eu a abri. Era Ali bin Abi Talib (as). Eu voltei e contei ao Profeta (s), e ele disse para deixá-lo entrar. O Profeta (s) disse: “Ó Abal Hasan, bem vindo. Eu ansiei por ti duas vezes. Quando tu não vieste, eu pedi que Allah te trouxesse para mim. Assim, senta-te e coma comigo”. Então, Ali (as) sentou-se e comeu com o Profeta (s). Então, o Profeta (s) disse: “Ó Ali, que Allah combata aqueles que te combatem, e que Allah seja o inimigo dos teus inimigos”. Então, Ayesha disse: “Quem vai combatê-lo e ser seu inimigo?”. O Profeta (s) respondeu a ela: “Tu e aqueles contigo. Tu aceitarás combatê-lo e não recusará isso”. O Profeta (s) repetiu isso duas vezes55. Virtude nº 44 Hasan bin Hamza narrou de Ali bin Mohammad bin Qutaibah, de Fazl bin Shazan, de Mohammad bin Ziyad, de Jameel bin Salih, de Jaafar bin Mohammad, de seu pai, de Ali bin Husain, de Husain bin Ali (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Fátima é o sangue dentro do meu coração; seus filhos são os frutos do meu coração; seu marido é minha visão; os Imams dos seus filhos são meus secretários do Senhor, e eles são

Sua corda estendida entre Ele e Suas criaturas. Aqueles que se agarram a essa corda sobreviverão e aqueles que não o fizerem cairão56. Virtude nº 45 Abu Abdillah Mohammad bin Wahban al-sali narrou de Ahmad bin Aman al-Amery, de Abdullah bin Abdillah bin Otaba bin Abdillah bin Masoud, do seu pai, do seu avô, Abdullah bin Masoud, que disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (s) dizer: “O sol tem dois lados: um lado provê luz aos habitantes dos céus e o outro provê luz aos habitantes da terra. Há uma escrita em ambos os lados. Vós sabeis o que está escrito (em ambos os lados do sol)?”. Nós respondemos: “Allah e Seu Mensageiro sabem melhor”. O Profeta (s) disse: “A escrita do lado que provê luz aos céus diz, ‘Allah é a luz dos céus e da terra’ (24:35). A escrita do lado que provê luz aos habitantes da terra diz, ‘Ali é a luz das terras’”57. Virtude nº 46 Ahmad bin Mohammad bin Ayyoub al-Hafez narrou de Ahmad bin Ziyad, de Ali bin Ibrahim, do seu pai, de Rayyan bin Salt, que disse: Eu ouvi Ali bin Musa (as) dizer: Eu ouvi Musa bin Jaafar (as) dizer: Eu ouvi Jaafar bin Mohammad (as) dizer: Eu ouvi Mohammad bin Ali (as) dizer: Eu ouvi Ali bin Husain (as) dizer: Eu ouvi husain bin Ali (as) dizer: Eu ouvi Ali, o Comandante dos Crentes (as) dizer: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (s) dizer: Eu ouvi Gabriel dizer: Eu ouvi Allah dizer: Ali bin Abi Talib é Minha prova decisiva sobre Minhas criaturas. Ele é Minha Luz em Minha terra e ele é o zelador fidedigno do Meu conhecimento. Eu não permitirei que aqueles que o conhecem entrem no Inferno, mesmo que eles Me desobedeçam. E Eu não permitirei que aqueles que o negam entrem no Paraíso, mesmo que eles Me obedeçam58. Virtude nº 47 Abu Mohammad Ibrahim bin Mohammad al-Mathari al-Khayyat narrou de Mohammad bin Jaafar, de Ayyoub bin Nuh, de Ibn Mahboub, de Ali bin al-Rayyan, de Mallak bin Atiyya, de Jaafar bin Mohammad, do seu pai, de Ali bin Husain, de seu pai (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse a Ali bin Abi Talib (as):

Ó Abal Hasan! Se as crenças da criação inteira e suas boas ações fossem colocadas num lado de uma balança e tuas boas ações, por um só dia, no outro lado da balança, tuas boas ações por um único dia indubitavelmente seria maior que todas as boas ações da criação inteira. Na batalha de Uhud, Allah se gabou acerca de ti para os Seus anjos de alto escalão. Ele removeu as coberturas dos sete céus naquele dia, e o Paraíso e tudo que nele há começou a brilhar para ti. O Senhor dos Mundos estava contente com o que tu fizeste, e Allah te recompensará por aquele dia com uma recompensa que fará todos os profetas, os mensageiros, os verídicos, e os mártires invejarem-te59. Virtude nº 48 Ahmad bin Mohammad bin Sulaymaan narrou de Jaafar bin Mohammad, de Yaqoub bin Yazid, de Safwan bin Yahia, de Dawud bin Haseen, de Amr bin Othaina, de Jaafar bin Mohammad, do seu pai, de Ali bin Husain, de seu pai (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Ó Ali, teu exemplo na minha nação é como al-Messiah Isa (filho de Maria). Seu povo foi dividido em três grupos: um grupo era os crentes e eles eram os Discípulos; outro grupo era contra ele e estes eram os judeus; e o terceiro grupo exagerou sobre o status dele (pensou que ele era o filho de Allah), assim eles estão fora do círculo da fé. Igualmente, minha nação será dividida em três grupos: um grupo é teus Shias e eles são os crentes; um grupo é teus inimigos e estes são aqueles com dúvida; e um grupo será aqueles que exageram o teu status (eles te chamam de Allah) e eles são incrédulos. Com efeito, tu, ó Ali, e teus Shias, e aqueles que amam teus Shias estão no Paraíso. Teus inimigos e aqueles que exageram (que te chamam de Allah) estão no Inferno60. Virtude nº 49 Harun bin Musa narrou de Jaafar bin Ali al-Daqaaq, de Hareth bin Mohammad, de Saeed bin Katheer, de Mohammad bin Hasan, conhecido como Shalqan, de Jaafar bin Mohammad, de seu pai (as), de Jabir bin Abdillah al-Ansari, que disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (s) dizer: “O primeiro a entrar no Paraíso dentre os profetas e os verídicos é Ali bin Abi Talib”. Então, Abu Dojana se levantou e perguntou: “Tu não disseste a nós que Allah te contou que o Paraíso é proibido para todos os profetas antes de tu entrares nele, e que ele é proibido para todas as nações antes que tua nação entre nele?”. O Profeta (s) respondeu: “Sim, mas não sabeis que aquele que carrega a bandeira está na frente de qualquer um? E Ali será o portador da bandeira do Dia do Juízo que estará na

minha frente. Ele é o dono da minha bandeira, portanto, ele vai entrar no Paraíso antes que mim. Ele liderará com a bandeira e eu seguirei imediatamente atrás dele”. Então, Ali (as) se levantou, sua face brilhando de alegria, e disse: “Glória ao Senhor que nos honrou através de ti, ó Mensageiro de Allah”61. Virtude nº 50 Abu Mohammad Harun bin Musa al-Talakbari narrou de Abdul Aziz bin Abdillah, de Jaafar bin Mohammad, de Abdul Karim, de Qimaz al-Attar Abu Qamar, de Ahmad bin Mohammad bin al-Walid, de Rabee Ibn al-Jarah, de Aamash, de Abi Wael, de Abdullah bin Masoud, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Quando Allah criou Adão e soprou da Sua alma para o corpo de Adão, Adão espirrou e disse: “Alhamdulillah”. Então, Allah enviou uma revelação para ele e disse: “Tu Me louvaste, Meu servo. Eu juro por Minha Glória e Magnificência que se não fosse por dois servos eu não teria te criado”. Adão perguntou: “Meu Senhor, eles são de mim?”. Allah respondeu: “Sim. Ó Adão levantes tua cabeça e vejas”. Adão levantou sua cabeça e viu (o seguinte) escrito no Trono de Allah: Não há divindade além de Allah. Mohammad é o Mensageiro de Allah, ele é o Profeta da Misericórdia e Ali é a prova decisiva de Allah. Aqueles que conhecem o HAQQ (direito) de Ali são limpos e puros (de tudo que é corrupto), e aqueles que negam seu HAQQ são amaldiçoados e serão os fracassados. Eu juro pela Minha honra que Eu levo aqueles que o obedecem para o Paraíso, mesmo que eles Me desobedeçam; e Eu juro pela Minha honra que Eu levo aqueles que o desobedecem para o Inferno, mesmo que eles Me obedeçam”62. Virtude nº 51 Abu Abdillah Husain bin Ahmad bin Mohammad bin Ahwal narrou em Mohammadiyah, de Husain bin Jaafar, de Mohammad bin Yaqoub, de Mohammad bin Isa, de Nasr bin Hammad, de Shoba bin al-Hajjaj, de Ayyoub al-Sekhtiani, de Nafi, do filho de Omar, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Aqueles de vós que desejam confiar em Allah devem amar minha família. Aqueles que desejam ser salvos do Inferno devem amar minha família. Aqueles que desejam sabedoria

devem amar minha família. E aqueles que desejam entrar no Paraíso sem julgamento devem amar minha família. Eu juro que ninguém os ama sem ser bem-sucedido neste mundo e no Outro63. Virtude nº 52 Mohammad bin Emad al-Tostari narrou de Mohammad bin Ahmad bin Edris, de Mohammad bin Abdillah al-Asbahani, do seu pai, de Hashim, de Yunus bin Ubaid, de Hasan al-Basri, de Abdullah, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: No Dia do Juízo, Ali bin Abi Talib sentará no FERDOUS, uma montanha que se elevou mais alto que o Paraíso. O Trono de Allah está no topo desta montanha. Os rios do Paraíso irrompem a partir dos lados desta montanha e fluem rumo aos jardins do Paraíso. Ali estará sentado numa cadeira feita de luz e o rio de Tasneem correrá na frente dele. A ninguém será permitido atravessar a ponte sem um bilhete que declara a Wilayat de Ali e a Wilayat da sua família. Ele supervisiona o Paraíso de um ponto mais alto, portanto, apenas seus amantes entrarão nele, e ele supervisiona o Inferno, então apenas seus inimigos entrarão nele64. Virtude nº 53 Abu Mohammad Harun bin Musa narrou de Mohammad bin Husain al-Khatami, de Ali bin Kaab Imlaa, de Husain bin Thabet al-Jammal, do seu pai, de Aamash, de Shafiq bin Moselma, de Hudhaifah bin al-Yaman, que disse: O Profeta (s) se levantou e beijou a testa de Ali bin Abi Talib e disse: “Ó Abal Hasan, tu és um órgão dos meus órgãos; tu vais onde eu vou; e tu tens o status de intercessão no Paraíso. Felicidade e alegria para ti e seus Shias!”65. Virtude nº 54 Sahl bin Ahmad al-Dibaaji narrou de Mohammad bin Mohammad bin Ashath no Egito, de Musa bin Ismail, de seu api Ismail bin Musa, de seu pai Musa bin Jaafar (o sétimo Imam), do seu pai, Jaafar bin Mohammad, do seu api Mohammad bin Ali, do seu pai Ali bin Husain, do seu pai Husain bin Ali (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: “Eu entrei no Paraíso e vi (o seguinte) escrito na porta com luz: Não há divindade além de Allah Mohammad é o Mensageiro de Allah Ali é o Wali (Autoridade Divina) de Allah Fátima é a serva Eleita de Allah

Hasan e Husain são a escolha de Allah Que a Misericórdia de Allah esteja sobre aqueles que os amam Que a Maldição de Allah esteja sobre aqueles que os odeiam66. Virtude nº 55 Mohammad bin Abdillah bin Abdillah bin Abdillah al-Hafez narrou de Jaafar bin Ali alDaqaaq, de Abdullah bin Mohammad al-Kateb, de Sulaymaan bin al-Rabee, de Nasr bin Muzahim, de Ali bin Abdillah, de Ashatb, de Zumra, de Abi Thar, que disse: O Profeta (s) olhou para Ali bin Abi Talib (as) e disse: Ele é o melhor dentre o primeiro e o último de todos os habitantes dos céus e das terras. Ele é o mestre dos verídicos. Ele é a beleza dos sucessores. Ele é o Imam dos piedosos e ele é o líder dos crentes. No Dia do Juízo, Ali montará num camelo dos camelos do Paraíso, e a luz do camelo iluminará a planície inteira onde o processo de julgamento ocorrerá. Porque ele estará vestindo uma coroa feita de safiras e pérolas, os anjos dirão que Ali é um anjo de alto escalão e os profetas dirão que ele é um profeta. Então, o anunciador anunciará de dentro do Trono: “Este é o mais verídico; este é o herdeiro do amor de Allah (o Profeta); este é Ali bin Abi Talib”. Ali estará no topo do Inferno. Quem ele não amar entrará no Inferno e quem ele amar será salvo. Então, Ali virá aos portões do Paraíso e seus amigos e Shias entrarão por qualquer porta que eles escolherem, sem julgamento67. Virtude nº 56 Abul Hasan Mohammad bin Jaafar al-Nahwy narrou do seu pai, de Mohammad bin Hasan bin Ali al-Qazwiny, de Ahmad bin Dawud, de Mohammad bin Saleh, de Abbas bin Rabee, de Esma bin Ismail, de Abu Mashar, de Abu Hurarira, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Na noite de Me’raaj, eu ouvi um chamado vindo debaixo do Trono que disse: “Ali é o sinal de orientação e ele é o herdeiro do Meu amor (o Profeta), assim pois, anunciai isso”. Quando eu retornei dos céus, Allah me lembrou deste incidente através da revelação deste versículo: “Ó Mensageiro, anunciai o que te foi revelado do teu Senhor. E se tu não o fizeres (será como se) não tivesse anunciado Sua Mensagem” (5:67)68.

Virtude nº 57 O juiz, al Moaafi bin Zakariyya, narrou de Mohammad bin Mazid, de Abu Karib Mohammad bin Alaa, de Ismail bin Sabih, de Abu Yunus, de Mohammad bin al-Monkader, de Jabir bin Abdillah al-Ansari, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse a Ali bin Abi Talib (as): Não estás contente que tu és para mim como Harun era para Musa, exceto que não há profeta depois de mim? E se houvesse um, teria sido tu69. Virtude nº 58 Abu Mohammad Hasan bin Ali bin Abdillah al-Alawi al-Taabari narrou de Ahmad bin Mohammad bin Abdillah, do seu avô Ahmad bin Mohammad, do seu pai, de Hammad bin Isa, de Amr bin Othaina, de Aban bin Abi Ayyash, de Suleim bin Qays al-Helali, de Salaman al-Mohammadi, que disse: Eu fui até o Profeta (s) e vi Husain (as) no seu colo. O Profeta (s) estava beijando a testa e os lábios de Husain e ele disse: Tu és um SAYYID (Mestre), filho de um Sayyid, e pai de Sayyids. Tu és um Imam, o filho de um Imam, e pai dos Imams. Tu és prova decisiva de Allah, o filho de prova decisiva de Allah, e tu és o pai de nove das provas decisivas de Allah e o nono deles é o QAEM70. Virtude nº 59 Abul Qassem Ubaidullah bin Hasan bin Mohammad al-Sokouni narrou de Hasan bin Mohammad al-Bejelli, de Ahmad bin Yahya bin Husain bin Zaid, que disse: Imam Jaafar bin Mohammad (as) disse: “Meu pai me contou que seu pai narrou, de Husain bin Ali, do seu pai, o Comandante dos Crentes, que disse: “Que a maldição de Allah esteja sobre aqueles que não dizem que eu sou o quarto dos quatro califas”. Então, Husain bin Zaid, disse a Jaafar bin Mohammad (as): “Mas tu dizes que ele é o primeiro califa do Profeta, e tu não mentes”. Jaafar bin Mohammad (as) respondeu: Sim. Allah diz no Alcorão: “Quando vosso Senhor disse aos anjos: Certamente, Eu apontarei um califa na terra” (2:30). Então, Adão foi o primeiro Califa. E Allah diz no Alcorão: “Ó Dawud! Certamente Nós vos apontamos como um califa na terra” (38:26). Então, Dawud foi o segundo califa. E Allah diz no Alcorão: “Musa disse a Harun, tomes o meu lugar (seja meu califa) entre as pessoas, ajas corretamente” (7:142). Então, Harun foi o terceiro califa. E Ali (as) é o califa de Mohammad. Essa é a razão pela qual Ali disse que

a maldição de Allah está sobre aqueles que não dizem que ele é o quarto dos quatro califas71. Virtude nº 60 Abu Hafs Amr bin Ibrahim bin Ahmad bin Katheer al-Maqarri narrou de Abdullah bin Mohammad bin Abdil Aziz al-Baghawi, de Abdullah bin Omar, de Abdul Malik bin Umair, de Salem al-Bazzaz, de Abu Huraira, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: “Ali bin Abi Talib, Fátima, Hasan e Husain são os melhores desta nação depois de mim. Que a maldição de Allah esteja sobre aqueles que dizem algo contra isso”72. Virtude nº 61 Abul Tayyeb Mohammad bin Husain al-Teimali narrou de Ali bin Abbas, de Bakkar bin Ahmad, de Nasr bin Muzahim, de Ziyad bin al-Monthir, de al-Monthir, de Salamaan (o Farsi), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Ó Salaman! Aqueles que amam Fátima, minha filha, estarão comigo no Paraíso, e aqueles que a odeiam estarão no Inferno. Ó Salaman! O amor de Fátima será benéfico em cem difíceis ocasiões. A menos difícil dessas ocasiões será na hora da morte, no túmulo, na balança, na reunião das pessoas no Dia do Juízo, na ponte, na exibição (do vosso livro), e no cálculo. Eu estou contente com aqueles com quem Fátima está contente, e Allah está contente com aqueles com quem eu estou contente. Eu estou furioso com aqueles com quem Fátima está furiosa, e Allah está furioso com aqueles com quem eu estou furioso. Ai daqueles que são injustos com ela e com seu marido, o Comandante dos Crentes. Ai daqueles que são injustos com seus Shias e a sua progênie73. Virtude nº 62 Abul Hasan Ahmad bin al-Hasan al-Dhahhak al-Razi narrou de Hamza bin Abdillah alMaleki, de Abdullah bin Mohammad Rasmoweyh, de Ibn Harma, de Anas bin Malik, que disse: O Mensageiro de Allah (s) me pediu para eu selar sua mula, então eu o fiz. Então, o Profeta (s) montou e eu o segui. Quando nós chegamos na casa do Comandante dos Crentes (as), o Profeta (s) me pediu para selar a mula de Ali, então eu o fiz. O Profeta (s) e Ali (as)

montaram juntos e eu estava os seguindo até eles chegarem a uma terra verde e bonita. Então, uma nuvem branca os cobriu, então eu me aproximei e escutei uma voz alta dizer: “ASSALAMU ALAIKUMA WA RAHMATULLAH WA BARAKATU” Eles responderam a Salaam. Então, Gabriel se revelou, e então, eu não fui capaz de vê-los mais. Então, quando Gabriel retornou, eu vi o Profeta (s) chamar Ali (as). O Profeta (s) deu a Ali (as) uma maçã que tinha a seguinte declaração escrita nela com o poder de Allah: “Este é um presente do Senhor Predominante ao seu WALI, Ali bin Abi Talib”74. Virtude nº 63 Abu Abdillah Ahmad bin Mohammad bin al-Hasan bin Ayyoub al-Hafez narrou de Abu Ali Ahmad bin Mohammad bin Jaafar al-Souti, de Mohammad bin Husain, de Hafs bin Omar, de Abu Muawiya, de Aamash, de Abu Wael, de Abdullah filho de Omar, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: “Gabriel me disse que Ali é o melhor ser humano. Aqueles que negam isso são Kafers”75. Virtude nº 64 Hasan bin Ahmad bin Sokhtweyh al-Mojawer narrou de Mohammad bin Ahmad alBaghdadi, de Isa bin Mihran, de Yahya bin Abdil Hamid al-Hamani, de Qays bin Rabee, de Aamash, de Abi Wael, de Abdullah bin Masoud, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Os primeiros habitantes dos céus a tomar Ali bin Abi Talib como irmão, foi Israfil, depois Miguel, e então Gabriel. Os primeiros a amá-lo foram os carregadores do Trono, então, Rezwan, o mantenedor do Paraíso, e então o anjo da morte. O anjo da morte é tão misericordioso para com aqueles que amam Ali bin Abi Talib como ele é para com os profetas76. Virtude nº 65 Talha bin Ahmad bin mohammad bin Zakariyya al-Nishabori narrou de Sanah bin Abdil Rahman bin Ali bin Abdillah bin Abdil Hamid, de Hashim bin Bashir, de Shoba bin alHajjaj, de Ali bin Thabet, de Abi Saeed al-Khodri, de Ibn Abbas, que disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah dizer que na noite de Me’raaj, ele entrou no Paraíso e viu uma luz que era bastante brilhante. Então, ele perguntou a Gabriel sobre a luz.

Gabriel respondeu: “Ó Mohammad! Esta luz não é do sol nem da lua. Esta (luz) é de uma das criadas de Ali bin Abi Talib. Ela saiu do seu palácio e olhou para ti e sorriu. A luz que tu vistes era dos seus dentes, e ela vai rondar o Paraíso até o Comandante dos Crentes, Ali bin Abi Talib, entrar no Paraíso”77. Virtude nº 66 Abu Abdillah Husain bin Mohammad bin Ishaaq bin Abi Khattab al-Suoti narrou de Ismail bin Ali al-Debeli, do seu pai, de Ali bin Musa al-Redha (oitavo Imam), do seu pai, de Jaafar bin Mohammad, do seu pai (quinto Imam), de Ali bin Husain, do seu pai (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse para Ali bin Abi Talib (as): “Ó Ali, tu és o melhor ser humano. Aqueles que duvidam disso são Kafers”78. Virtude nº 67 Al-Sharif al-Naqib Abu Mohammad al-Hasan bin Mohammad al-Alawy al-Hussayni narrou de Mohammad bin Zakariyya, de Abbas bin Bakkar, de Abu Bakr al-Hozali, de Ikrama, de Ibn Abbas, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse a Abdul Rahman bin Awf: Ó Abdul Rahman! Vós sois meus companheiros, mas Ali bin Abi Talib é de mim e eu sou dele. Assim, aqueles que o comparar com qualquer outro são injustos comigo. Aqueles que são injustos comigo, me magoam. A maldição de Allah está sobre aqueles que me magoam. Ó Abdul Rahman! Allah enviou Seu livro para mim e me ordenou ensiná-lo a todas as pessoas, exceto Ali bin Abi Talib, porque ele não precisa ser ensinado. Allah fez a eloqüência de Ali como a minha eloqüência, e o conhecimento de Ali como o meu conhecimento. Se paciência fosse uma pessoa, ela seria Ali bin Abi Talib; e se excelência moral fosse uma pessoa, ela seria Hasan; e se modéstia fosse uma pessoa, ela seria Husain; e se toda coisa boa fosse uma pessoa, ela seria Fátima, e ela é até mesmo melhor que isso. A origem da minha filha, Fátima, é maior que qualquer outro habitante da terra, assim como sua honra e sua generosidade79. Virtude nº 68 O juiz al-Moaafi al-Zakariyya narrou de Ibrahim bin Fazl, de Fazl bin Yousouf, de Hasan bin Saber, de Wakee, de Hisham bin Urwah, do seu pai, de Ayesha, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: “Mencionar Ali bin Abi Talib é adoração a Allah”80. Virtude nº 69

Abul Qassem Jaafar bin Masrur al-Lahham narrou de Husain bin Mohammad, de Ibrahim bin Mohammad, de Bilal, de Ibrahim bin Saleh al-Anmati, de Abdul Samad, de Jaafar bin Mohammad (o sexto Imam), do seu pai, de Ali bin Husain, do seu pai (as), que disse: O Profeta (s) foi convidado a explicar este versículo: “Aqueles que crêem e fazem o bem, para eles haverá felicidade (TOUBA) e um belo local de retorno” (13:29). O Profeta (s) explicou que este versículo se refere ao Comandante dos Crentes, Ali (as), e que Touba é uma árvore em sua casa em Ferdous81. Toda casa no Paraíso possui um ramo frutífero desta árvore82. Virtude nº 70 Abul Qassem Abdullah bin Mohammad bin Ishaaq bin Sulaymaan bin Hananah al-Bazzaz narrou de Baghawi Abdullah bin Mohammad, de Hasan bin Arafah, de Zajr bin Harun, de Jmail bin al-Taweel, de Anãs, de Ayaesha, que disse: Eu escutei o Mensageiro de Allah (s) dizer que Ali (as) é o melhor ser humano. Aqueles que negam isso são Kafers”. Então, as pessoas perguntaram a ela: “Por que tu foste a guerra contra ele?” Ayesha respondeu: “Eu não fiz isso segundo a minha própria inclinação. Foram Talha e Zubair que me fizeram lutar contra ele”83. Virtude nº 71 O sábio Abu Bakr Mohammad bin Abdillah bin Hamdun bin al-Fazl, narrou do juiz Abdul Rahman bin Hasan, de Ibrahim bin Husain, de Shah Abdullah bin Salama al-Sagheer, de Shoba bin al-Hajjaj, de Abu Rajaa al-Attar, de Samarah, que disse: Toda manhã o Profeta (s) vinha até os seus companheiros e perguntava: “Alguém teve um sonho?”. Numa manhã o Profeta (s) veio e disse: Eu vi Hamza, meu tio, e Jaafar, meu primo, em meu sonho. Eles estavam sentados e comendo de um prato de figos que eles tinham na frente deles. Os figos mudaram para tâmaras e eles continuaram comendo. Então, eu perguntei a eles o que eles achavam que era a melhor coisa a fazer para se preparar para a Outra vida. Eles disseram: Salaat, amar Ali bin Abi Talib (as), e fazer caridade secretamente84. Virtude nº 72 Abul Faraj Mohammad bin al-Mozaffar bin Qays al-Maqarri narrou de Hasan bin Mohammad bin Saeed, de Saraba bin Ibrahim, de Ali bin Mohammad bin Mokhlid, de

Jaafar bin Hifz, de Mohammad bin Ismail, de Zaid bin Eiad, de Safwan bin Salaman, de Salaman bin Yassar, de Ibn Abbas, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Ali bin Abi Talib é como minha pele para mim; ele é como minha carne; ele é como meus ossos; e ele é como o sangue que corre em minhas veias. Ali é meu irmão, meu herdeiro, meu califa; ele paga minhas dívidas85; e ele cumpre meus compromissos. Ali é meu substituto no mundo quando eu morrer86. Virtude nº 73 Abul Faraj Mohammad bin Muzaffar bin Ahmad bin Saeed al-Daqaaq narrou de Ahmad bin Mohammad, de Mohammad bin Mansour, de Uthman bin Abi shiba, de Jurrair, de Mohammad bin Yassar, de Fazl bin Harun, de Abi Harun al-Abdi, de Abi Bakr Abdullah bin Uthman, que disse: Nós estávamos com o Profeta (s) no jardim de Aamer bin Saad. Enquanto nós andávamos no jardim, nós ouvimos uma palmeira gritar para outra palmeira. Então, o Profeta (s) perguntou: “Vós sabeis o que a palmeira disse?”. Nós respondemos: “Allah e Seu Mensageiro sabem melhor”. O Profeta (s) disse: “A palmeira gritou, ‘Este é Mohammad, o Mensageiro de Allah (s), e seu herdeiro, Ali bin Abi Talib (as)’”. Então, o Profeta (s) chamou a palmeira de “al-Nakhlah al-Sayhani” (a palmeira gritante)87. Virtude nº 74 Abul Hasan Ali bin Mohammad al-Muktib al-Lughawy al-Razi narrou de Hasan bin Ali alWafawy, de Abbas bin Bakkar al-Zubbi, de Abu Bakr al-Hozali, de Ikrama, de Ibn Abbas, que disse Alguém pediu para Ibn Abbas descrever a família do Profeta (s). Ibn Abbas respondeu: Eles são os professores piedosos Eles são extremamente generosos Eles ignoram seus próprios desejos Eles são destruidores de todo mal Eles são desinteressados no mundo Eles não possuem quaisquer ambições terrenas Eles são os polidos Eles estão atentos a todos os momentos Eles são cavaleiros profissionais88 Eles são as estrelas à noite

Eles são o Rio Nilo89 Eles estão abstraídos do desejo humano Eles são os maiores (em status) em todas as escalas Eles são os mestres dos mestres Eles são a chuva de misericórdia sobre aqueles que precisam deles Eles são bravos leões Eles são os instituidores da Salaat Eles são os doadores de Zakat Eles realizam boas ações Eles são os destruidores de más ações90. Virtude nº 75 91 Mohammad bin Ali bin Fazl al-Zayyat narrou de Husain bin Mohammad, de Hasan bin rabi al-Majshoni, de Ismail bin Aban al-Warraq, de Ghiyath bin Ibrahim, de Jaafaqr bin Mohammad (sexto Imam), do seu pai, de Ali bin Husain, do seu pai (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Gabriel veio a mim certa manhã, bastante feliz e contente. Então, o Profeta perguntou: “Por que estás tão feliz?”. Gabriel respondeu: “Como eu posso não estar feliz depois de ver como Allah honrou a ti e a teu irmão, o Imam da tua nação, Ali bin Abi Talib (as)?”. O Profeta (s) perguntou: “Como Allah honrou o Imam da minha nação (Ali bin Abi Talib) e eu?”. Gabriel respondeu: Na última noite Allah se gabou acerca de Ali adorando a Ele para Seus anjos e aqueles que carregam Seu Trono. Ele lhes disse: “Olhes minha prova decisiva (Ali bin Abi Talib) em Minha terra depois do Meu Profeta. Vejas como ele se ajoelha com a sua testa no solo para Mim em sinal de humildade. Eu vos tomo (anjos e carregadores do Trono) como testemunhas que ele é o Imam e o mestre da Minha criação”92. Virtude nº 76 Abu Bakr Mohammad bin Abdillah bin Hamdun narrou de Mohammad bin Ahmad, de Jaafar bin Mohammad bin Shaker al-Saegh, de Mansour bin Safar, de Mahdi bin Maimun, de Mohammad bin Sireen, do seu irmão Maabad, de Abi saeed al-Khodri, que disse: O Mensageiro de Allah (s) pediu a Allah: “Ó Allah, apontes um ministro para mim dentre os habitantes dos céus e outro dentre os habitantes da terra”.

Então, Allah lhe enviou uma revelação e disse: “Eu aponto Gabriel como teu ministro dentre os habitantes dos céus, e aponto Ali bin Abi Talib como teu ministro dentre os habitantes da terra”93. Virtude nº 77 Ali bin Abi Hamza narrou de Jaafar bin Mohammad (sexto Imam), do seu pai, de Ali bin Husain, de seu pai, do Comandante dos Crentes (as), do Mensageiro de Allah (s), que disse: Gabriel me contou que Allah diz: Aqueles que testemunham: “Não há divindade que não Eu; Mohammad é Meu servo e Meu Mensageiro; Ali bin Abi Talib é Meu califa; e seus filhos são Minhas provas decisivas”, Eu permitirei que eles entrem no Meu Paraíso com Minha Misericórdia. Eu os salvarei do Inferno com Meu perdão. Eles serão Meus vizinhos e Eu os honrarei. Eu lhes darei Minha graça completa e Eu os farei contar dentre os escolhidos e especiais. Se eles Me chamarem, Eu responderei. Se eles orarem para Mim, Eu os responderei. Se eles me pedirem (qualquer coisa), Eu darei isso a eles. Se eles não iniciarem (virem a Mim), Eu iniciarei (isso). Se eles cometerem erros, Eu terei misericórdia deles. Se eles correrem de Mim, Eu os convidarei a Mim. Se eles retornarem a Mim, Eu os aceitarei. Se eles baterem na Minha porta, Eu a abrirei. E aqueles que não testemunham que: “Não há divindade exceto Eu”, ou testemunharem isso, mas não testemunharem que “Mohammad é Meu servo e Meu mensageiro”, ou testemunharem isso, mas não testemunharem que: Ali bin Abi Talib é Meu Califa”, ou testemunharem isso, mas não testemunharem que: “Os Imams dos seus filhos são Minhas provas decisivas”, eles (aqueles que não testemunharem completamente) não crêem nas Minhas bênçãos. Eles Me desrespeitam. Eles são Kafers, e eles não crêem em Meus sinais, Meus livros,ou Meus mensageiros. Se eles vierem até Mim, Eu me esconderei deles. Se eles Me pedirem (qualquer coisa), Eu não concederei. Se eles me chamarem, Eu não escutarei o chamado deles. Se eles orarem para Mim, Eu os ignorarei. Se eles me quiserem, Eu vou desapontá-los. E isso é a punição deles vindo de Mim, e Eu não sou injusto para com Minha criação94. Virtude nº 78 Abu Bakr Mohammad bin Abdillah bin Hamdun narrou de Mohammad bin Ahmad, de Jaafar bin Mohammad bin Shaker o joalheiro, de Mansour bin safar, de Mahdi bin Maimun, de Mohammad bin Sireen, do seu irmão Maabad, de Abi saeed al-Khodri, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: O conhecimento é dividido em cinco partes. Quatro dessas partes são dadas a Ali bin Abi Talib e a última parte é dividida entre as pessoas. Eu juro por Allah, que me enviou como

Profeta, que Ali bin Abi Talib é mais sábio que todas as pessoas, mesmo em relação a única parte (do conhecimento) que é dado a eles95. Virtude nº 79 Abu Mohammad bin Fareed al-Boshanji narrou de Zubair bin Bakkar, de Sufyan bin Ayyina, de Abu Qolaba, de Ayyoub al-Sekhtiani, de Anãs bin Malik, que disse: Eu estava na frente do Profeta (s) em sua mesquita em Medina. Ele me disse para eu ir e trazer Ali bin Abi Talib rapidamente para ele. Eu fui e encontrei Ali (Fátima estava com ele), e lhe disse que o Profeta queria vê-lo. Ele veio comigo imediatamente. Quando nós alcançamos o Profeta (s), Ali (as) disse Salaam para o Profeta (s). O Profeta (s) disse: “Ó Ali! Digas Salaam para Gabriel”. Então Ali (as) disse: “Assalamo Alaika, ó Gabriel”. Gabriel respondeu sua Salaam. O Profeta (s) contou a Ali (as) que Gabriel disse: Allah envia sua Salaam a ti (Ali) e diz: Felicidade e alegria para ti e teus Shias e aqueles que o amam. E ai daqueles que te odeiam. No Dia do Juízo, o anunciador anunciará de dentro do Trono e dirá: “Onde estão Mohammad e Ali?”. Então ambos de vós subirão ao sétimo céu e ficarão na frente de Allah. Então, Allah dirá para Seu Profeta: “Leves Ali à Fonte de Kawthar e lhe dê o seu copo de modo que ele possa distribuir a água para os seus amantes e seus Shias, mas não para aqueles que o odeiam”. Então Allah dirá: “Ele (Ali) ordenará que seus amantes tenham um processo de julgamento fácil e ele ordenará que eles entrem no Paraíso”96. Virtude nº 80 Ahmad bin Mohammad bin Saeed narrou de Husain bin Mahfuz, de Ahmad bin Ishaaq, de Ghatrif bin Abdil Salaam, de Abdul Razzaq, de Moammar, de Zohari Abu Bakr Abdullah bin Abdil Rahman, de Uthman bin Affan, de Omar bin al-Khattab, de Abu Bakr bin Abi Quhaafa, que disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (s) dizer que: Allah criou anjos da luz da face de Ali bin Abu Talib. Tudo que eles fazem é louvar Allah e santificar o Senhor, cuja THAWAB (recompensa) eles dedicam àqueles que amam Ali e aqueles que amam seus filhos97.

Virtude nº 81 O Chefe de Justiça Abu Abdillah husain bin Harun al-Zubbi narrou de Ahmad bin Mohammad, de Ali bin Hasan, do seu pai, de Ali bin Musa al-Redha (oitavo Imam), do seu pai, de Jaafar bin Mohammad, do seu pai, de Ali bin Husain, do seu pai (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: “Haverá uma sinistra conspiração depois de mim. Os únicos sobreviventes serão ‘aqueles que se agarram ao mais firme cabo’ (2:256)”. As pessoas perguntaram ao Profeta (s): “O que é o mais firme cabo?”. O Profeta (s) respondeu: “A Wilayat do Mestre dos Sucessores”. Eles perguntaram ao Profeta (s): “Quem é o Mestre dos Sucessores?”. O Profeta (s) respondeu: “O Comandante dos Crentes”. Eles perguntaram ao Profeta (s): “Quem é o Comandante dos Crentes?”. O Profeta (s) respondeu: “O Mestre dos Muçulmanos e o Imam deles depois de mim”. Eles perguntaram ao Profeta (s): “Quem é o Mestre dos Muçulmanos e o Imam deles depois de ti?”. O Profeta (s) respondeu: “Meu irmão, Ali bin Abi Talib”98. Virtude nº 82 Husain bin Mohammad bin Mihran al-Damghaani narrou de Mohammad ibn Abdullah bin Nasr, de Abdullah bin al-Mobark al-Dainouri, de Hasan bin Ali, de Mohammad bin Abdillah bin Urwah, de Yusuf bin Bilal, de Mohammad bin Marwan, de al-Saeb, de Abi Saleh, de Ibn Abbas, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Eu estava subindo com Gabriel na noite de Me’raaj. Quando nós chegamos ao quarto céu, eu vi uma casa feita de rubis. Gabriel me disse: “Ó Mohammad, esta é BAIT AL-MA’MOUR (Qiblah dos habitantes dos céus). Allah criou esta casa cinqüenta mil anos antes de Ele ter criado os céus e as terras. Ó Mohammad orai em direção a esta casa”. Então, Allah ordenou que todos os outros profeta e mensageiros se apresentassem. Gabriel os alinhou em uma linha atrás de mim e eu liderei a Salaat. Quando eu terminei a Salaat, Allah enviou alguém a mim que disse:

“Ó Mohammad, Allah envia sua Salaam a ti. Allah deseja que tu perguntes aos mensageiros qual era a mensagem deles para as pessoas antes de ti”. Então, eu perguntei aos mensageiros: “Com qual mensagem Allah vos enviou?”. Eles responderam: “A mensagem era tua Wilayat e a Wilayat de Ali bin Abi Talib”. Então, o Profeta se referiu a este versículo: “Perguntes aqueles dos Nossos mensageiros que Nós enviamos antes de ti” (43:45)99. Virtude nº 83 Abu Mohammad Abdullah bin Husian Shaykh al-Saleh narrou de Mohammad bin Ali alAaraj, de Mohammad bin al-Husain bin Abdil Wahhab, de Ali bin Husain, de Rabee bin Yazid al-Roqaashi, de Anãs bin Malik, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Ali bin Abi Talib será chamado com sete nomes no Dia do Juízo: SADDIQ (O Verídico) DAAL (O Guia) ‘AABED (O Adorador) HADI (O Orientador) MAHDI (Aquele na senda reta) FATA (O Destemido) ALI (O Exaltado) Tu (Ali) e teus Shias entrarão no Paraíso sem julgamento100. Virtude nº 84 Mohammad bin Abdillah bin Abdil Muttaleb bin Matat al-Shaibani narrou de Abdullah bin Saeed, de Moammal bin Ahaab, de Abdul Razzaq, de Moammar, de al-Zohari, de Urwah, de Ayesha, que disse: Ali bin Abi Talib veio até meu pai (Abu Bakr) enquanto ele estava doente com a doença que causou a sua morte. Meu pai estava olhando fixamente a sua (Ali) face e não tirava seus olhos dele. Então, quando Ali bin Abi Talib se foi, eu perguntei a meu pai: “Por que tu estavas olhando para a sua face daquele jeito?”. Ele (Abu Bakr) respondeu: “Porque eu escutei o Mensageiro de Allah dizer, ‘Olhar para face de Ali é adoração a Allah’”101.

Virtude nº 85 Jaafar bin Mohammad bin Qulaweyh narrou de Ali bin Hasan al-Nahwy, de Ahmad bin Mohammad, de Mansour bin Abi Abbas, de Ali bin Asbat, de Hakam bin Bohloul, de Abu Humam Abdullah bin Adhina de Jaafar bin Mohammad (sexto Imam), do seu pai, de Ali bin Husain, de seu pai (as), que disse: Omar bin al-Khattab se levantou e disse para o Profeta (s): “Tu continuas dizendo Ali bin Abi Talib ‘Tu és para mim como Harun foi para Musa’, mas Allah mencionou o nome de Harun no Alcorão, porém não mencionou Ali”. O Profeta (s) respondeu para ele: “Ó Beduíno nojento! Não ouviste este versículo ‘A senda de Ali é uma senda reta’ (15:41)”102. 103 Virtude nº 86 Mohammad bin Ali bin Sokkar narrou de Mohammad bin qassem, de Abbad bin Yaqoub, de Shareek, de Rakeen bin Rabi, de Qassem bin Hasaan, de Zaid bin Thabit, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: “Eu deixo dois pesos importantes: o Alcorão e Ali bin Abi Talib. Compreendas que Ali bin Abi Talib é melhor que o Alcorão, porque ele é o interpretador do Alcorão para vós”104. Virtude nº 87 O juiz Abul Faraj al-Moaafi bin Zakariyya narrou de Mohammad bin Ali bin Abdil Hamid bin ziar bin Yahya al-Qurashi, de Abdul Razzaq, de Sadaqa al-Abasi, de Zathan, de Salaman al-Mohammadi, que disse: Eu fui até o Profeta (s) e disse Salaam a ele. Então, eu fui a casa de Fátima e disse Salaam para ela. Ela respondeu: “Ó Aba Abdillah (Salaman), Hasan e Husain estão com fome, e eles estão chorando. Pegues as mãos deles e levai-os ao avô deles”. Então, eu os levei para o Profeta (s). O Profeta (s) perguntou: “Ó meus dois amores, qual é o problema?”. Hasan e Husain (as) responderam: “Nós estamos com fome, ó Mensageiro de Allah”. Então, o Profeta (s) disse três vezes: “Ó Allah, os alimente”. Então, eu vi um marmelo nas mãos do Profeta que aparentava mais branco que leite, mais doce que mel, e mais mole que manteiga. O Profeta (s) o esfregou com o seu polegar e o cortou em dois pedaços. Ele deu metade para Hasan (as) e a outra metade para Husain (as). Então, eu estava olhando para as duas metades nas mãos deles e eu as desejei.

O Profeta me perguntou: “Ó Salaman, queres um pouco?”. Eu respondi: “Sim, ó Mensageiro de Allah”. O Profeta (s) disse: “Ó Salaman, esta comida é do Paraíso. Ninguém pode comê-la antes de completar o processo de julgamento e estar a salvo do Inferno, apesar de tu estares na senda reta”105. Virtude nº 88 Abu Sahl Mahmoud bin Omar bin Mahmoud al-Askari narrou de Mohammad bin Omar, de Yusuf bin Yaqoub, de Muslim bin Ibrahim, de Hisham al-Dastowaai, de Yahya bin Abi Katheer, de Abi Salama, de Abu Huraira, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Allah criou cem mil anjos no quarto céu e trezentos anjos no quinto céu. Allah criou um anjo no sétimo céu que é tão grande que a sua cabeça está abaixo do Trono de Allah e seus pés tocam a terra, e Allah criou muito mais anjos. O único sustento para esses anjos é SALAWAT a Ali, o Comandante dos Crentes, e a seus amantes, e buscar perdão para os pecados dos seus Shias e para (os pecados de) seus amantes106. Virtude nº 89 Ahmad bin Mohammad bin Musa bin Urwah narrou de Mohammad bin Uthman alMoaddel, de Mohammad bin Abdil Malik, de Yazid bin Harun, de Hammad bin Salama, de Thabit, de Anas bin Malik, que disse: Eu vi o Profeta (s) em meu sonho e ele me perguntou: Ó Anas! O que te fez desobedecer-me e ignorar tudo o que eu disse sobre Ali bin Abi Talib até que tu recebeste a punição? Se Ali não te perdoar, tu não vais sequer sentir o cheiro do Paraíso. (E se quiseres o seu perdão) Anunciai e digas as pessoas que Ali, sua progênie, e seus amantes são os “SAABEQUN” (os dianteiros), eles são os primeiros no Paraíso. Os amantes (de Ali) são os vizinhos dos amigos de Allah no Paraíso. Os amigos de Allah são Hamza (o tio do Profeta), Jaafar (o primo do Profeta), e Hasan e Husain. Quanto a Ali, ele é o SADDIQ AL-AKBAR (o mais verídico). Aqueles que o amam não precisam temer o Dia do Juízo107. Virtude nº 90 Abul Hasan Ali bin Mohammad bin Alawy al-Mostamli narrou de Abu Abdillah Mohammad bin Ahmad, de Hamdan bin Yahya, de Mohammad bin Sadaqa, de Musa bin Jaafar (sétimo Imam), de Jaafar bin Mohammad, do seu pai, de Ali bin Husain, do seu pai (as), que disse:

O Mensageiro de Allah (s) disse: Quando Allah criou o Paraíso, Ele ordenou que o Paraíso se decorasse, e ele o fez. Então, Allah disse ao Paraíso: “Eu juro pela minha Magnificência que Eu não te criei exceto para os crentes. Que haja felicidade e alegria para ti e teus habitantes!”. Então, o Profeta (s) disse a Ali (as): “Ó Ali, o Paraíso não foi criado, exceto para ti e teus Shias”108. Virtude nº 91 Abu Mohammad Husain al-Faresi al-Bay narrou de Ahmad bin Mohammad, de Mohammad bin Mansour, de Muhammad bin Ismail, de Wakee, de Sufyan, de Ashab, de Ikrama, de Ibn Abbas, que disse: Eu teria dado o mundo para o Mensageiro de Allah (s) ter declarado sobre mim o que ele declarou sobre Ali bin Abi Talib. Então, as pessoas perguntaram a Ibn Abbas: “E qual foi a declaração?”. Eu respondi: “O Profeta disse a Ali bin Abi Talib ‘Tu és de mim e eu sou de ti; tua progênie é de nós e nós somos deles; teus Shias são de nós e nós somos deles, e teus Shias entrarão no Paraíso quinhentos anos antes dos outros”109. Virtude nº 92 Ibrahim bin al-Mothaari al-Khayyat narrou de Ahmad bin Mohammad bin Saeed al-Rafaa al-Baghdadi, de Ahmad bin Aleel, de Abdullah bin Dawud al-Ansari, de Musa bin Ali alQorashi, de Qanbar bin Ahmad bin Qanbar, do seu pai, do seu avô Qanbar o servo de Ali bin Abi Taleb, de Kaab bin Noufel, de Bilal bin Hamama, que disse: O Profeta (s) veio até as pessoas um dia e sua face estava brilhando como a lua. Então, Abdul Rahman al-Awf perguntou ao Profeta (s): “Por que a tua face está brilhando assim?”. O Profeta (s) respondeu: Eu recebi boas novas de Allah sobre meu irmão e meu primo e minha filha. Allah casou Ali com Fátima e ordenou que Rizwan (o Mantenedor do Paraíso) sacudisse a árvore de Touba. Rizwan sacudiu a árvore, e para cada amante da minha família, uma folha caiu da árvore. Então, Rizwan entregou cada uma dessas folhas a um anjo que foi feito de luz. No Dia do Juízo, estes anjos conclamarão e dirão: “Ó amantes de Ali bin Abi Talib, venham e coletem seus pertences”. Então, todos aqueles que amam a minha família e eu receberemos uma folha.

Essas folhas são os bilhetes que salvam as pessoas do Inferno; elas são dadas as pessoas como recompensa por amar Ali bin Abi Talib e Fátima, minha filha, e seus filhos110. Virtude nº 93 Ahmad bin Jarrah narrou de Abdil Aziz bin Yahia al-Joloudi, de Mohammad bin zakariyya, de Abdullah bin Muslim, de al-Mofazal bin Saleh, de Jabir bin Yazid, de Zathan, de Salaman e Ibn Abbas, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Na noite de Me’raaj, eu me aproximei do meu Senhor e eu “estava a uma distância de dois arcos ou mais perto ainda” (53:9). Ele falou comigo entre as duas montanhas de AQEEQ (ágata) e disse: Ó Ahmad! Eu criei a ti e a Ali da Minha própria luz, e eu criei essas duas montanhas da luz da face de Ali. Eu juro pela Minha Magnificência que eu criei essas duas montanhas para ser um sinal que é usado para identificar os crentes. E Eu juro por Mim mesmo que Eu torno Haram enviar ao Inferno aqueles que usam o anel de Aqeeq nas suas mãos e seguem Ali bin Abi Talib111. Virtude nº 94 Mohammad bin Abdillah bin Ubadillah bin Bohloul al-Mawali narrou de Mohammad bin Hasan, de Isa bin Mirhan, de Ubaidullah bin Musa, de Khalid bin Tahman al-Khaffaf, de Saad bin Jonada al-Awfi, de Zaid bin Arqam, de Abi Saeed al-Khodri, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: “Ali bin Abi Talib é o Mestre dos Árabes”112. Então, as pessoas perguntaram ao Profeta (s): “Não és tu o Mestre dos Árabes?”. O Profeta (s) respondeu: Eu sou o Mestre dos seres humanos e Ali é o Mestre dos Árabes. Allah ama aqueles que amam Ali e o seguem, e (Allah) os guia à senda reta. Allah torna aqueles que odeiam Ali e aqueles que o combatem surdos e cegos. O HAQQ de Ali é meu HAQQ, e segui-lo é seguir-me, exceto que não há nenhum profeta depois de mim. Aqueles que o abandonam, me abandonam, e aqueles que me abandonam, abandonam Allah. Eu sou a cidade do conhecimento e Ali é a porta da cidade. Como é possível para alguém ser guiado ao Paraíso, exceto através desta porta? Ali é o melhor ser humano. Aqueles que negam isso são Kafers113.

Virtude nº 95 O juiz Abu Mohammad Hasan bin Mohammad bin Musa narrou de Ali bin Thabit, de Hafs bin Omar, de Yahya bin Jaafar, de Abdul Rahman bin Ibrahim, de Malik bin Anãs, de Nafi, de Abdullah bin Omar bin al-Khattab, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Allah aceita a Salaat, o SIYAM (jejum), e os esforços daqueles que amam Ali bin Abi Talib, e Ele responde as suas orações. Atenção! Allah concede àqueles que amam Ali uma cidade (no Paraíso) para cada veia em seus corpos. Atenção! Aqueles que amam a família do Profeta estão salvos do processo de julgamento, da balança, e da ponte. Atenção! Eu garanto o Paraíso na vizinhança dos profetas para aqueles que amam a família do Profeta. Atenção! Aqueles que morrem odiando a família do Profeta terão o seguinte escrito entre seus olhos no Dia do Juízo: “Desesperançados da Misericórdia de Allah”114. Virtude nº 96 Abu Abdillah Ahmad bin Mohammad bin Ayyoub narrou de Ali bin Mohammad bin Ayyenah bin Rowaida, de Bakr bin Ahmad e Ahmad bin Mohammad bin al-Jarrah, de Ahmad bin Fazl al-Ahwazi, de Bakr bin Ahmad, de Mohammad bin Ali (nono Imam), do seu pai, de Musa bin Jaafar, do seu pai, de Mohammad bin Ali, de Fatema irmã de Imam Husain, do seu pai Husain bin Ali, e do seu tio, Imam Hasan bin Ali, do Comandante dos Crentes, Ali bin Abi Talib (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Quando eu entrei no Paraíso, eu vi alguns cavalos coloridos diferentes sob uma árvore que era decorada com jóias. Eu vi HUR AL-EEN no meio da árvore, e vi Rizwan no topo da árvore. Então, eu perguntei a Gabriel a quem a árvore pertencia. Ele (Gabriel) respondeu: Ela pertence a seu primo, Ali bin Abi Talib (as). Quando Allah ordenar Suas criaturas a entrarem no Paraíso, os Shias de Ali (as) serão trazidos a esta árvore. Eles se decorarão com as jóias da árvore e montarão os diferentes cavalos coloridos. Então, o anunciador anunciará: “Estes são os Shias de Ali. Eles foram pacientes quando eles foram magoados no mundo, então, hoje eles estão sendo recompensados com generosidade”115.

Virtude nº 97 Ahmad bin Mohammad bin Husain narrou de Wazirah bin Mohammad bin Wazirah, do seu pai Wazirah bin Mohammad al-Ghassani, de Ali bin Musa al-Redha (oitavo Imam), do seu pai, de Jaafar bin Mohammad, do seu pai, Ali bin Husain, do seu pai (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Enquanto eu estava ascendendo na noite de Me’raaj, eu encontrei meu pai, Nuh. Ele me perguntou: “Ó Mohammad, quem tu apontaste como califa na tua nação?”. Eu respondi: “Ali bin Abi Talib”. Nuh disse: “Que excelente califa tu apontaste”. Então, eu encontrei meu irmão, Musa, que me perguntou: “Ó Mohammad, quem tu apontaste como califa na tua nação?”. Eu respondi: “Ali bin Abi Talib”. Musa disse: “Que excelente califa tu apontaste”. Então, eu encontrei meu irmão, Isa, que me perguntou: “Ó Mohammad, quem tu apontaste como califa na tua nação?”. Eu respondi: “Ali bin Abi Talib”. Isa disse: “Que excelente califa apontaste”. Então, eu perguntei a Gabriel: “Por que eu não vejo meu pai, Ibrahim?”. Então, Gabriel me levou a uma área onde eu vi Ibrahim junto a uma árvore que tinha mamilos como os mamilos de uma ovelha. Havia uma série de bebês mamando nos mamilos desta árvore, recebendo, assim, o seu sustento. Toda vez que um mamilo saía da boca de um bebê, Ibrahim o colocava de volta em sua boca. Ibrahim me perguntou: “Ó Mohammad, quem tu apontaste como califa na tua nação?”. Eu respondi: “Ali bin Abi Talib”. Ibrahim disse: “Que excelente califa apontaste. Ó Mohammad, eu pedi a Allah para me tornar responsável por dar sustento aos bebês dos Shias de Ali. Assim, eu sou responsável pelo sustento deles até o Dia do Juízo”116. Virtude nº 98

O juiz Abul Hasan Mohammad bin Uthman bin Abdillah al-Nasibi, narrou de Jaafar bin Mohammad al-Alawy, de Abdullah bin Ahmad, de Mohammad bin Ziyad, de Mofazal bin Amr, de Jaafar bin Mohammad (sexto Imam), do seu pai, de Ali bin Husain, do seu pai (as), que disse: O Comandante dos Crentes (as) estava sentado em Rahbaha e as pessoas estavam sentadas ao seu redor, quando um homem se levantou e disse: “Ó Comandante dos Crentes, foi Allah que te colocou nesta posição, contudo, teu pai será torturado no Inferno”. Eu respondi: Fique Quieto! Que Allah cale a tua boca117. Eu juro por Allah, que enviou Mohammad (s) como profeta, que se o meu pai interceder por todos os pecadores na terra, Allah a aceitará. Como pode ser que meu pai esteja no Inferno, enquanto eu, seu filho, sou aquele que divide entre o Paraíso e o Inferno? Eu juro por Allah, que enviou Mohammad como profeta, a luz do meu pai no Dia do Juízo excederá a luz de todas as criaturas, exceto a luz de cinco luzes: a luz de Mohammad (s), a minha luz, a luz de Fátima, a luz de Hasan e Husain, e a luz dos Imams dos filhos de Husain. Atenção! A luz de Abu Talib é das nossas luzes. Allah criou sua luz dois mil anos antes de criar Adão118. Virtude nº 99 Al-Moaafi bin zakariyya Abul Faraj narrou de Mohammad bin Ahmad bin Abi Thalj, de Hasan bin Mohammad bin Bahram, de Yusuf bin Musa al-Qattan, de Jurair, de Laith, de Mujahid, de Ibn Abbas, que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: “Se todas as árvores fossem canetas, e todos oceanos fossem tinta, e todos os Jinn fossem contadores, e todos humanos fossem escritores, eles não seriam capazes de contar as incríveis virtudes de Ali bin Abi Talib”119. Virtude nº 100 Abu Mohammad Hasan bin Ahmad bin Mohammad al-Majledi narrou de Husain bin Mohammad bin Ishaaq, de Mohammad bin zakariyya, de Jaafar bim Mohammad (sexto Imam), do seu pai, de Ali bin Husain, do seu pai, do Comandante dos Crentes (as), que disse: O Mensageiro de Allah (s) disse: Allah concedeu tantas virtudes incríveis a meu irmão, Ali bin Abi Talib, que elas são impossíveis de serem contadas. Se alguém menciona uma das suas virtudes, crendo nela, Allah perdoará todos os seus pecados passados e futuros. Se alguém escrever uma de suas virtudes, anjos buscarão perdão para ele enquanto aquele texto escrito continue a existir. Se alguém escutar uma de suas virtudes, Allah perdoará todos os seus pecados que ele cometeu usando seus ouvidos. Se alguém ler um livro sobre suas virtudes, Allah perdoará todos os pecados que ele cometeu usando seus olhos.

Olhar para Ali bin Abi Talib é adoração a Allah, e mencioná-lo é adoração a Allah. Allah não aceita as crenças de ninguém que não aceita a Wilayat de Ali, e que não renuncia seus inimigos120.

Notas
1. Isso é uma referência a um Hadith que al-Hafez al-Dailami narrou em seu livro, FERDAWS (um manuscrito), que Abdul Razzaq narrou de Moammar, de al-Zohari, de Arafah bin Zubair, de Ibn Abbas, que disse: Quando Ali bin Abi Taleb (as) matou Amr Bin Abdewad al-Amery, ele veio até o Profeta (s) com sua espada ainda gotejando com o sangue de Amr.

Quando o Mensageiro de Allah (s) viu Ali (as) ele disse: “Ó Allah, dê a Ali alguns méritos que Tu não destes a ninguém antes dele e que Tu não darás a ninguém depois dele”. Então, Jibraeel desceu com uma tangerina do Paraíso. Ele disse ao Profeta (s): “O Senhor Magnificente envia Sua Salaam para ti e diz, ‘Daí cumprimentos a Ali bin Abi Talib com esta tangerina vinda de Mim’”. O Profeta (s) deu a tangerina a Ali bin Abi Talib (as) e ela se dividiu em duas metades. Havia uma roupa de seda verde na tangerina que tinha o seguinte escrito nela: “Este é um presente do Vitorioso Senhor para Ali bin Abi Talib”. (Khawarezmi em Manaqeb P105. Dhahabi em Mizan al-Etedal V1 P76. Qandozi em Yanabee al-Mawaddah P95). 2. Bihar V25 P360 H17. Ghayatol Maram P450 H14 e P620 H17. Khawarazmi em Manaqeb P31 e em Maqtal V1 P39. Yanabee al-Mawaddah 133. Kashf al-Ghommah V1 P103. Ehqaq al-Haqq V6 P111. Misbah al-Anwar P61. 3. Sadouq em Khisal P206 H25. Bihar V43 P26 H24. Ibn Shahr Ahoub em Manaqeb V3 P103. Sadouq em Maani al-Akhbar P107 H1. Qonduzi em Yanabee al-Mawaddah P260. Awalem V11 P44. Dailami em Ferdous. Soyuti em Tarikh al-Kholafa P114. Ibn Abi alHadid em Sharh Nahj al-Balagha V2 P457. Helyatol Awliya V2 P42. Khawarazmi em Maqtal V1 P79. Moshkil al-Athaar V1 P48. Moheb al-Deen al-Tabari em Thakhaer al-Oqba P43. Motasar min al-Mokhtasar V2 P147. Thahabi em Tarikh al-Islam V2 P91. Wasilatol Amal P80. Rashfat al-Sadi 226. Estiaab V4 P385. Esabah V4 P378. Siraat al-Nabaviyat V2 P6. Mashareq al-Anwar P105. Osod al-Ghaba V5 P522. 4. Os Imams representam as virtudes de Allah e uma das virtudes de Allah é “Beneficência”. Imam Hasan (as) representa a Beneficência de Allah. Imam Hasan (as) é a razão pela qual os céus não caem sobre a terra. Consulte Ziarat al-Jamea al-Kabeera. 5. Madinatol Maajiz P202 H4 e P238 H8. Helyatol Abrar V1 P499. Bihar V43 P252. Awalen P16. Manaqeb Ibn Shahr Ashoub V3 P166. 6. Bihar V35 P405 H28. Ghayatol Maram P235 H6. Borhan V2 P181. Khawarezmi em Maqtal V1 P14. 7. Cada um desses títulos representa uma virtude das virtudes de Allah. Esses títulos não necessariamente estão ligados à Fonte de Kawthar ou o Dia do Juízo. Alguns descrevem um pouco dos papéis que um Imam realiza nesta vida, no Dia do Juízo, e/ou no Paraíso. Esses papéis não são os únicos papéis que os Imams têm no Dia do Juízo e/ou no Paraíso. Alguns desses títulos são dados aos Imams em razão da forma que eles foram tratados neste mundo.

8. Khawarezmi em Maqtal V1 P94. Taraef P173. Siraat al-Mostaqeen V2 P150. Helyatol Abrar V2 P721. Ghayatol Maram P35 H22 e P692 H2. Faraed al-Semtayn V2 P231 H572. Bihar V36 P270. 9. Veja a nota número 4. 10. Bihar V36 P280. Manaqeb Shar Ahoub V1 P251. Ithbatol Hodat V3 P222 através de 34 formas diferentes. Siraat al-Mostaqeem V2 P150. 11. Ghayatol Maram P208 H9. Khawarezmi em Manaqeb P79 e em Maqtal V1 P46. alMohtazer P97. Kashf al-Ghomma V1 P291. Misbah al-Anwar P64. Bihar V17 P13 H25. 12. Ghayatol Maram P659. Madinatol Maajiz P61 H131. Khawarezmi em Maqtal V1 P95. Bihar V43 P308 H72. Awalim V16 P62. Sadouq em seu Amaali P477. Jawahir al-Saniyya P233. 13. Allah não aceita as ações de ninguém que não creia na Wilayat. 14. Allah não aceita a crença na Wilayat sem o ÓDIO aos inimigos da Ahlul Bayt. 15. al-Yaqeen P56. Bihar V27 P199 H66. Ghayatol Maram P17 H9. Ithbatol Hodat V4 P168 H507. Kanz al-Ommal P185. Mostadrak V1 P23. Rowzat al-Jannat V6 P183. 16. Ghayatol Maram P69 H14. Khawarezmi em Manaqeb P64. Faraed al-Semtayn V1 P167 H209. Tousi em Amaali V1 P313. Manaqeb Ibn Shahr Ashoub V2 P262. Bishart al-Mostafa P215. Tarikh al-Damesh V3 P72. Nafahatul Lahout P114. Arjah al-Mataleb P162. Maqsad al-Ragheb P29. Majma al-Zawaed V5 P185. Ibn Katheer no seu Tafseer V9 P200. 17. Ghayatol Maram P69 H15. Sadouq em Amaali P295 H14. Bihar V7 P232. Jawahir alSanniya P277. Ithbat al-Hodat V3 P402. Tabari em Bishara P68. Qondouzi em Yanabee alMawaddah P83. 18. Rio, mar e água são usados para expressar generosidade ilimitada na língua árabe. O Eufrates era freqüentemente usado como um exemplo de um largo rio/mar. 19. Kanz al-Ommal P62. Bihar V27 P227 H29. 20. Madinatol Maajiz P143 H404. Kanz al-Ommal 259. Bihar V18 P300 H3. 21. Ghayatol Maram P69 H16. Kanz al-Ommal 185. Ithbat al-Hodat V3 P632 H860. Bihar V26 P263 H47. 22. Madinatol Maajiz P158 H463. Khawarezmi em Manaqeb P245. Kashf al-Ghomma V1 P352. Bihar V43 P123 H31. Mohtazar P133. 23. Yaqeen fi Imrat Amir al-Momenin P57. Borhan V4 P17 H3. Ghayatol Maram P17 H10. Bihar V39 P201 H22.

24. Bihar V27 P199 H27. Madinatol Maajiz P143 H405. Arbaeen Khatoon al-Abadi H17. Khawarezmi em Maqtal V1 P95. Taraaef P170 H270. Helyatol Abrar V2 P720. Yanabee alMawaddah P486. Siraat al-Mostaqeem V2 P117. Ghayatol Maram P35 H21. Elzam alNasseb V1 P186. Faraed al-Semtayn V2 P319 H571. Tousi em al-Ghaybah P95. Ithbatol Hodat V2 P462. Forat al-Koufi em seu Tafseer P5. 25. Ghayatol Maram P453. Sadouq em Amaali P222. Kamal al-Deen V1 P241. Bihar V23 P125 H53. Tabari em Besharatol Mostafa P39. Faraet al-Semtayn V2 P243. Jameol alAkhbar P16. Bihar V40 P203 H9. Khatib em Tarikh al-Baghdad V11 P204. Asqalani em Lizan al-Mizan V5 P19. 26. “Anas” era respeitado e confiado porque ele era um criado do Profeta (s). Com efeito, o leitor verá o seu nome em vários Ahadith neste livro. O Profeta (s) se assegurou que Anas o ouvisse falando sobre Imam Ali (as) e continuou advertindo Anas sobre o dia no qual o testemunho seria exigido. Depois que o Profeta (s) morreu, Imam Ali, em seu argumento com Abu Bakr, solicitou que Anas confirmasse e dissesse as pessoas alguns dos Ahadith que ele havia ouvido do Profeta (s). Anas se recusou, dizendo que ele havia fiacdo velho e que não se lembrava de nada. Imam Ali (as) o advertiu: “Se mentirdes, eu o amaldiçoarei”. Contudo, Anas insitiu que ele não lembrava de nada, então Imam Ali (as) o amaldiçoou diante de todas as pessoas na mesquita do Profeta. Anas ficou cego imediatamente e adoeceu com a doença que comeu a sua pele até que ele morreu. 27. O Comandante dos Crentes (as), Fátima (as), Senhora das Mulheres dos Mundos, e seus onze filhos, os Imams, são infalíveis assim como o Mensageiro de Allah (s), de acordo com os seguintes versículos no Alcorão: AHZAB:33, ALI IMRAN:61, AN NISA:59, AT TAWBAH:119, MAIDAH:55, RA’D:43, HAJJ:77-78, NAHL:43, ANBIYA:73, SAJDAH:24, NUR:55. O fato de os anjos buscarem perdão para o Comandante dos Crentes (as) é exatamente como Allah dizendo a Seu Mensageiro (s) no Alcorão: “Para que Allah perdoe vossos pecados e aquele que está por vir” (48:2). Mofazzal perguntou ao Imam al-Sadiq (as): “Quais foram os pecados do Profeta (s) que Allah perdoou?”. O Imam respondeu: “O Mensageiro de Allah (s) não tinha qualquer pecado, mas ele pediu que Allah o fizesse responsável por todos os pecados dos seus Shias, os Shias de Ali, e os Shias dos Imams dentre seus filhos até o Dia do Juízo. O Profeta (s) também pediu que Allah não expusesse os pecados dos Shias (pelos quais ele aceitou ser responsável) na frente dos outros profetas. Então, Allah revelou este versículo a ele, que significa que Allah perdoou os pecados dos Shias”. Anwar al-Nomaniyya V2 P92. Tafseer al-Qummi V2 P314. 28. Ghayatol Maram P585 H75. Madinatol Maajiz P173 H487. Khawarezmi em Manaqeb P31. Khawarezmi em Maqtal al-Husain V1 P39. Misbah al-Anwar P64. Ershal al-Qoloub

P234. Ghayatol Maram P8 H18. Manaqeb al-Mortazawiyyah P220. Kashf al-Ghomma V1 P103. Bihar al-Anwar V39 P275 H52. 29.Ghayatol Maram P585 H76. Madinatol Majiiz P163 H450. Jawaher al-Saniyyah. 30. Beijar a testa é um sinal de extremo respeito entre árabes. 31. Ghayatol Maram P45 H48. Ehqaq al-Haq V4 P331. 32. Ghayatol Maram P165 H51. Kanz al-Ommal P185. Bihar al-Anwar V26 P263 H48. Ithbat al-Hodat V3 P379 H218. Rawzat al-Jannat V6 P184. Sadouq em Amaali P22 H6. Tabari em Besharatol Mustafa P196. 33. Allah agrupou aqueles que odeiam Imam Ali (as) junto com aqueles que odeiam o Profeta (s) no mesmo grupo. Isso significa que não é possível amar o Profeta (s) e odiar o Imam Ali (as). 34. Ghayatol Maram P390 S101 H2. Borhan V4 P227 H18. Lawame al-Nawraniyyah P409. Tafseer al-Qommi P644. Bihar al-Anwar V39 P199 H13. Tafseer Forat al-Koufi P166 e 167. Shawahid al-Tanzil V2 P191 H897. Manaqeb Ibn Shar Ahoub V2 P8. Yanabee alMawaddah P85. 35. al-Yaqeen fi Emrat Amir al-Momenin P57. Madinatol Maajiz P157 H428. Ghayatol Maram P17 H11. Bihar al-Anwar V27 P8 H16. Jawaher al-Saniyyah P300. Taweel al-Ayat P186 H34. 36. Ghaytol Maram P45 H51. Kanz al-Ommal P121. Ithbat al-Hodat V3 P633 H862. Sadouq em Amaali P16 H6. Bihar al-Anwar V38 P90 H1. Helyato Abrar V1 P235. 37. “Dehya al-Kalbi” era um dos companheiros do Profeta (s). Ele foi criado pelo Profeta e era muito bonito, Era bastante comum o Anjo Jibraeel se revelar ao Profeta na forma de Dehya. O Profeta (s) ordenou que seus companheiros não se aproximassem dele quando eles o vissem sozinho com Dehya. 38. al-Yaqeen P58 S79. Ghayatol Maram P18 H12. Madinatol Maajiz P8. Siraat alMostaqeem V2 P54. Bihar al-Anwar V37 P307 H39. Manaqeb Ibn Shar Ahoub V2 P253. 39. Ghayatol Maram P69 H17. al-Yaqeen P78. Misbah al-Anwar P164. Ithbat al-Hodat V4 P170 H517. Siraat al-Mostaqeem V2 P55. Manaqeb Ibn Shar Ahoub V2 P254. Bihar alAnwar V37 P310 H43. 40. Madinatol Maajiz P157 H430. Tabari em Besharatol Mustafá P79. Bihar al-Anwar V38 P138 H99. 41. Borhan V4 P440 H10. Ghayatol Maram P586 H78. 42. Bihar al-Anwar V37 P113 H88. Ghayatol Maram P45 H52.

43. O processo de recebimento de revelação era fisicamente bastante debilitante para o Profeta (s). Ás vezes, durante este processo ele transpirava abundantemente. 44. al-Yaqeen P59. Ghayatol Maram P18 H3. Bihar al-Anwar V37 P296 H13. al-Mostadrak V3 P192 H32. Manaqeb Ibn Shar Ahoub V2 P253. 45. Ghayatol Maram P18 H14. 46. Ghayatol Maram P7 H12. al-Mostadrak V2 P71 H1. Kanz al-Ommal P208. Bihar alAnwar V27 P230 H38. Rowzat al-Jannat V6 P184. 47. Ghayatol Maram P45 H54. Kanz al-Ommal P208. Bihar al-Anwar V25 P361 H31. Ithbat al-Hodat V3 P633 H864. Rowzat al-Jannat V6 P185. 48. Ghayatol Maram P166 H56. 49. Bihar al-Anwar V27 P114 H89. Ghayatol Maram P207 H10. Fazael al-Shia P2 H1. Taweel al-Ayyat P863 H1. Tabari em Besharatol Mustafá P36. Arbaeen al-Khozayee H1. 50. Ghayatol Maram P207 H11. 51. Bihar al-Anwar V27 P115 H90. Khawarezmi em Manaqeb P226. Misbah al-Anwar P122. Ghayatol Maram P583 H47. 52. Ghayatol Maram P660 H119. al-Kharaej Wa al-Jaraeh P288 H60. Bihar al-Anwar V39 P126 H13. Ithbat al-Hodat V4 P551 H201. Manaqeb Ibn Shar Ahoub V2 P69. Madinat alMaajiz P16 H14. Khasaes al-Redha P25. 53. al-Yaqeen P60. Ghaytol Maram P18 H15. al-Estensar P221. Bihar al-Anwar V36 P263 H84. 54.Ghayatol Maram P638 H4. Madinatol Maajiz P96 H245. 55. al-Yaqeen P61. Ghayatol Maram P16 H18. Kashf al-Ghomma V1 P343. Tabari em Besharatol Mustafá P165. Bihar al-Anwar V38 P351 H3. Misbah al-Anwar P156. 56. Ghayatol Maram P46 H57. Khawarezmi em Maqtal al-Husain V1 P59. Manaqeb alZamakhshari P213. Faraed al-Semtayn V2 P66 H390. Yanabee al-Mawaddah P82. al-Taraef P117 H180. Siraat al-Mostaqeem V2 P42. Bihar al-Anwar V3 P100 H16. al-Fathael P146. Dorar Bahr al-Manaqeb P106. al-Arbaeen P14. Ehqaq al-Haqq V13 P79. 57. Bihar al-Anwar V27 P9 H21. Madinatol Maajiz P158 H432. 58. Bihar al-Anwar V27 P116 H91. Ghayatol Maram P512 H19. 59. Ghayatol Maram P508 H8. Yanabee al-Mawaddah P64 e 127.

60. Bihar al-Anwar V25 P264 H4. Khawarezmi em Manaqeb P226. Misbah al-Anwar P23. Yanabee al-Mawaddah P109. 61. Khawarezmi em Manaqeb P227. al-Mohtazar P97. Misbah al-Anwar P111. Ghayatol Maram P679 H9. Tafseer Forat al-Koufi P175. Bihar al-Anwar V7 P209 H100. al-Fazael P31. al-Ekhtesas por Mufid P354. Kashf al-Ghomma V1 P321. 62. Khawarezmi em Manaqeb P 227. Ghayatol Maram P7 H16. Yanabee al-Mawaddah P11. Misbah al-Anwar P94. Tabari em Besharatol Mustafa P68. Bihar al-Anwar V68 P130 H61. Taweel al-Ayat P47 H22. al-Fathael P152 H79. Ehqaq al-Haqq V4 P144. Arbaeen P27. Dorar Bahr al-Manaqeb P120. Arjah al-Mataleb P29. 63. Bihar al-Anwar V27 P116 H92. Ghayatol Maram P586 H83. Khawarezmi em Maqtal al-Husain V1 P59. Faraed al-Semtayn V2 P294 H551. al-Eteqad P296. Yanabee alMawaddah P263. 64. Bihar al-Anwar V27 P116 H93. Ghayatol Maram P207 H12. Khawarezmi em Manaqeb P31. Khawarezmi em Maqtal al-Husain V1 P39. Kashf al-Ghomma V1 P103. Irshad alQolub P235. Rajeh al-Mataleb P550. Faraed al-Semtayn V1 P292 H230. al-Manaqeb alMortazawiyya P105. Yanabee al-Mawaddah P86. Misbah al-Anwar P60. Manaqeb Ibn Shar Ahoub V2 P7. Bihar al-Anwar V39 P202. 65. Ghayatol Maram P586 H84 66. Ghayatol Maram P586 H82. Madinatol Maajiz P149 H415. Kanz al-Ommal P63. Bihar al-Anwar V27 P228 H31. Rowzat al-Jannat V6 P181. al-Khisal de Sadouq V1 P323 H10. Amaali de Tousi V1 P365 H77. Khawarezmi em Manaqeb 214. Faraed al-Semtayn V2 P73 H396. Lesan al-Mizan V5 P70, Kefayat al-Taleb P423. al-Siraat al-Mostaqeem V2 P75 H4. Kashf al-Ghommah V1 P94. al-Taraef P64 H65. Mizan al-Etedal V2 P217. Miftah al-Najat P15. Dorar Bahr al-Manaqeb P31. Khawarezmi em Maqtal al-Husain V1 P18. 67. Ghayatol Maram P46 H56. Bihar al-Anwar V26 P316 H81. 68. Ghayatol Maram P207 H13. Madinatol Maajiz P160 H405. Misbah al-Anwar P49. Shawahed al-Tanzil V1 P187 H242. Faraed al-Semtayn V1 P158. 69. Ghayatol Maram P119 H74. Kanz al-Ommal P282. Boghyat al-Woaat P452. Khatib em Tarikh al-Baghdad V3 P288. Tarikh Demashq V1 P346 H427. Amaali de Tousi V2 P211 H15. Bihar al-Anwar V37 P255 H5. Ithbat al-Hodat V3 P452 H464. Arbaeen P39. Faraed al-Semtayn V1 P123 H86. Zail al-Laali P59. Lesan al-Mizan V5 H378. Taraef P51. Arjah al-Mataleb P431. Ehqaq al-Haqq V16 P86, Khawarezmi em Maqtal al-Husain V1 P48. 70. Ghayatol Maram P46 H59. Khawarezmi em Maqtal al-Husain V1 P146. Helyat alAbrar V2 P720 H128. al-Taraef P174 H272. al-Siraat al-Mostaqeem V2 P119. al-Emama Wa al-Tabserah P110. Ekmal al-Deen V1 P272 H9. Oyoun Akhbar al-Redha V1 P52 H17. al-Khesal P475 H38. Bihar al-Anwar V36 P241 H47. Kefayatol Athar P45. Mawaddat al-

Qorba P95. al-Manaqeb al-Mortazawiyyah P129. Yanabee al-Mawaddah P168. Arjah alMataleb P448. Ehqaq al-Haqq V13 P71. Kashf al-Ghomma V3 P298. al-Ensaf P164 H172. 71. Ghayatol Maram P69 H19. al-Borhan V1 P75 H13. Madinatol Maajiz P160. Manaqeb Ibn Shar Ahoub V2 P261. Bihar al-Anwar V38 P153 H127. 72. Ghayatol Maram P450 H16. Kanz al-Ommal P63. Bihar al-Anwar V27 P228 H31. Rowzat al-Jannat V6 H181. 73. Bihar al-Anwar V27 P116 H94. Ghayatol Maram P18 H17. Khawarezmi em Maqtal alHusain V1 P59. Yanabee al-Mawaddah P263. Mawaddat al-Qorba P116. Ehqaq al-Haqq V10 P166. 74. Madinatol Maajiz P61 H132. 75. Bihar al-Anwar V26 P306 H66. Ghayatol Maram P450 H15. Amaali de Sadouq P71 H7. Oyoun Akhbar al-Redha V2 P59 H225. Faraed al-Semtayn V1 P154 H116. Tarikh alBaghdad V3 P192. Tahthib al-Tahthib V9 P419. Kanz al-Ommal V12 P221 H1286. Kefayat al-Taleb H245. Miftah al-Najaat P49. Ithbat al-Hodat V3 P634 H867. Amaali de Sadouq P71 H6. Amaali de Tousi P213. Nawader al-Athar fi Ali Khair al-Bashar P23-42. Tarikh Baghdad V7 P421. al-Montakhab V5 P35. al-Fathael Ahmad bin Hanbal P46 H72. Siraat al-Mostaqeem V2 P70. Tajhiz al-Jaysh P308. Lesan al-Mizan V3 P166. Misbah al-Anwar P138. al-Riyath al-Nazerah V2 P220. 76. Khawarezmi em Manaqeb P31. Khawarezmi em Maqtal V1 P30. Manaqeb Shahr Ahoub V2 P32. Yanabee al-Mawaddah P133. Kashf al-Ghomma V1 P103. Ghayatol Maram P380 H26. Misbah al-Anwar P61. Bihar al-Anwar V38 P335 H10. Ehqaq al-Haqq V6 P111. 77. Ghayatol Maram P18 H18. al-Yaqeen P61. Khawarezmi em Manaqeb P227 e em Maqtal P39. Kefayatol Taleb P321. Ithbat al-Hodat V4 P64 H482. al-Mohtazar P99. 78. Bihar al-Anwar V26 P306 H67. Ghayatol Maram P450 H17. 79. Ghayatol Maram P512 H20. Khawarezmi em Maqtal al-Husain V1 P60. Faraed alSemtayn V2 P68 H392. 80. Khawarezmi em Manaqeb P261. Tarikh Demeshgh V2 P424. al-Manaqeb de Moghazeli P206 H243. al-Ferdous P110. Manaqeb Ibn Shar Ahoub V3 P6. Kanz al-Ommal V12 P201. al-Montakhab V5 P30. Yanabee al-Mawaddah P237 H261. Bihar al-Anwar V38 P199. Konouz al-Haqayeq P78. Yanabee al-Mawaddah P180. al-Bedaya Wa al-Nehaya V7 P357. al-Jame al-Sagheer V1 P583. al-Fath al-Kabeer V2 P120. Mawaddat al-Qorba V7 P111. 81. Consulte a Virtude 52 para mais detalhes sobre Ferdous. 82. al-Yaqeen P62. Ghayatol Maram P19 H19. Bihar al-Anwar V39 P235 H20. Manaqeb Ibn Shar Ahoub V3 P32. Majmaa al-Bayan V6 P291. al-Taraef P100 H147. al-Omdah

P183. shawahed al-Tanzil V1 P304 H417. Manaqeb al-Moghazeli P268 H315. Dor alManthour V4 P59. 83. Bihar al-Anwar V26 P306 H68. al-Mohtazar P551. 84. Bihar al-Anwar V27 P117 H95. Madinat al-Maajiz P172 H476. 85. As pessoas guardavam as suas coisas valiosas com o Profeta (s). 86. Ghayatol Maram P69 H20. 87. Madinatol Maajiz P65 H152. Thaqeb al-Manaqeb P34 H17. Khawarezmi em Manaqeb P221. Siraat al-Mostaqeem V2 P33. Ithbat al-Hodat V5 P64 H439. Faraed al-Semtayn V1 P137. Yanabee al-Mawadda P136. Ghayatol Maram P157 H26. al-Kharaej Wa al-Jaraeh P478. Bihar al-Anwar V17 P365 H7. Manaqeb Ibn Shahr Ashoub V2 P153. al-Fathael de Shathan bin Jibraeel P146 H113. Mizan al-Etedal (Thahabi) P79. Lesan al-Mizan V1 P317. Siraat al-Zahabiyya V2 P256. Dorar Bahr al-Manaqeb P105. Kholasatol Wafaa P39. Meftah al-Najat. Arbaeen. Arjah al-Mataleb P36. Nazm Dorar al-Semtayn P124. Ehqaq al-Haqq V4 P112. 88. Esta era uma das mais importantes virtudes de qualquer líder. 89. Rio/Oceano/Mar é a forma mais comum de expressar generosidade na língua árabe e o Nilo era conhecido como sendo um dos mais largos rios. 90. Lesan al-Mizan V3 P237 H1052. 91. Algumas versões deste livro têm o seguinte Hadith como Hadith número 75: Abu Mohammad Abdullah bin Yusuf bin Mameweyh al-Asbahazni narrou de Hamid bin Mohammad al-Herami, de Ali bin Mohammad bin Isa, de Mohammad bin Okasha, de Mohammad bin Salama, de Khusruf, de Mujahed, que disse: Ibn Abbas foi solicitado a dar a sua opinião sobre Ali bin Abi Taleb (as). Ibn Abbas respondeu: Ali é um dos dois pesos (que o Profeta deixou). Ele é o primeiro a testemunhar que não há divindade além de Allah e que Mohammad é o Mensageiro de Allah. Ele é aquele que orou em direção as duas Qiblas. Ele fez as duas alianças. Ele é o mais generoso de todos. Ele é o pai dos dois netos do Profeta, Hasan e Husain. Ele é aquele para o qual o sol raiou duas vezes depois dele ter se posto. Ele é aquele que desembainhou sua espada duas vezes (referindo-se a batalha do Comandante dos Crentes antes e depois da morte do Profeta). Ele é o homem dos dois dias, e com isso eu me refiro ao Dia de Badr e o Dia de Hunain. Ali é o exemplo de Zhul Qarnain nesta nação, e Ali é meu mestre.

92. Borhan V1 P27 H14. Khawarezmi em Manaqeb P236. Khawarezmi em Maqtal alHusain V1 P47. Ghayatol Maram P214 H24. Yanabee al-Mawaddah P629 H7. 93. Ghayatol Maram P613 H9. 94. Ihtijaaj al-Tabrasi V1 P88. Meato manghaba nota de rodapé de H92. (H77 do livro original é uma cópia de H75. Esta é a razão porque nós selecionamos este Hadith da nota de rodapé de H92). 95. Ghayatol Maram P512 H21 e P586 H85. Bihar al-Anwar V27 P117 H96. 96. Bihar al-Anwar V27 P117 H97. Ghayatol Maram P586 H56. 97. Ghayatol Maram P8 H19. Bihar al-Anwar V27 P118 H98. Madinat al-Maajiz P188 H515. Khawarezmi em Maqtal al-Husain V1 P97. Misbah al-Anwar P297. Jame al-Akhbar P212. 98. Bihar al-Anwar V36 P20 H16. Borhan V1 P244 H11. al-Yaqeem P62. Ghayatol Maram P19 H20 e P46 H61 e P167 H62. 99. Ghayatol Maram P207 H14. Bihar al-Anwar V26 P307 H69. 100. Khawarezmi em Manaqeb P228. Ghayatol Maram P587 H88. Ehqaq al-Haqq V4 P299. Misbah al-Anwar P95. 101. Bihar al-Anwar V26 P229 H11. Ghayatol Maram P327 H21. Amaali al-Sadouq P119 H9. Kashf al-Ghommah V1 P112. Taweel al-Ayat P283. Helyatol Abrar V1 P290. Amaali de Tousi V1 P70. Tarikh Demashq V2 P403. 102. Algumas traduções traduzem este versículo como: “Esta é a senda reta que leva a mim”. 103. Ghayatol Maram P119 H75. Bihar al-Anwar V35 P58 H12. Manaqeb Ibn Shahr Ahoub V2 P302. 104. Ghayatol Maram P214 H20. al-Borhan V1 P28 H15. Irshad al-Gholoub P387. 105. Madinatol Maajiz P216 H60. Bihar al-Anwar V43 P308 H72. al-Awalem V16 P62 H2. Khawarezmi em Maqtal al-Husain V1 P97. 106. Bihar al-Anwar V26 P349 H22. Ghayatol Maram P19 H21. Arbaeen lel Montajab alDeen H9. 107. Khawarezmi em Manaqeb P32 e seu Maqtal V1 P40. Kashf al-Ghommah V1 P104. Ghayatol Maram P580 H27. Madinat al-Maajiz P51 H103. Misbah al-Anwar P137. Bihar al-Anwar V68 P40 H84.

108. Ghayatol Maram P587 H90. 109. Ghayatol Maram P459 H35. 110. Bihar al-Anwar V27 P117 H96. Ghayatol Maram P586 H85. Tarikh Baghdad V4 P210 H1897. Osd al-Ghabah V1 P206. al-Sawaeq al-Mohreqa P103. al-Fathael al-Khamsa V2 P147. 111. Ghayatol Maram P7 H13. 112. A referência ao Imam Ali (as) como Mestre dos Árabes neste Hadith significa que ele é o mestre dos melhores crentes. 113. Ghayatol Maram P543 H30. Amaali al-Sadouq P317 H11. Amaali de Tousi V2 P45 H21. Bihar al-Anwar V40 P200 H2. 114. Ghayatol Maram P580 H28. Bihar al-Anwar V27 P120 H100. Manaqeb de Khawarezmi P32. Maqtal al-Husain de Khawarezmi V1 P40. Kashf al-Ghomma V1 P104. Irshad al-Qoloub P235. Lesan al-Mizan V5 P62. Faraed al-Semtayn V2 P257 H526. Ehqaq al-Haqq V7 P161. Arjahol Mataleb P526. Alaam al-Deen P284. 115. Ghayatol Maram P19 H22. Bihar al-Anwar V27 P120 H101. al-Yaqeen P63. Manaqeb Khawarezmi P32. Maqtal al-Husain de Khawarezmi V1 P40. Misbah al-Anwar P61. Alam al-Deen P285. 116. Ghayatol Maram P69 H21. Bihar al-Anwar V27 P121 H102. 117. Não se esqueça: Ali está com HAQQ e HAQQ está com Ali. 118. al-Hojja Ala al-Thaheb ila Takfeer Abi Taleb P72. Al-Darajatol Rafeeah P50. Amaali al-Tousi V1 P331 H58. Bisharat al-Mustafa P249. al-Ihtejaaj de Tabrasi V1 P340. Bihar alAnwar V35 P69 H3. al-Ghadeer V7 P387 H3. 119. Kanz al-Ommal P128. Manaqeb Khawarezmi P2. Kefayato Taleb P251. Faraed alSemtayn V1 P16. Lesan al-Mizan V5 P62. Mizan al-Etedal V3 P467. Bihar al-Anwar V4 P70 H105. Kashf al-Ghomma V1 H111. al-Taraef P138 H216. Helyatol Abrar V1 P289. Yanabee al-Mawaddah P121. Ghayatol Maram P493 H1. Manaqeb Khawarezmi P235. Arjah al-Mataleb P11. Kashf al-Haqq V1 P108. Arbaeen al-Khozaee H38. Misbah alAnwar P121. Taweel al-Ayat P888 H13. Mawaddat al-Qurba P55. 120. Bihar al-Anwar V26 P229 H10. Manaqeb Khawarezmi P2. Kefayat al-Taleb P252. Faraed al-Semtayn V1 P19. Mizan al-Etedal V3 P467. Amaali al-Sadouq P119 H9. Jame alAkhbar P17. Taweel al-Ayat P888. Kashf al-Haqq V1 P108. Yanabee al-Mawadda P121. Ghayatol maram P293 H2. al-Mohtazar P98. Kashf al-Ghommah V1 P112.

APÊNDICE A
Palavras de sábios sobre o livro

Sobre o livro Em nome de Allah, o mais Gracioso, o mais Misericordioso As incríveis virtudes de Ali bin Abi Talib são inumeráveis. É como o Profeta (s) diz: “Se todas as árvores fossem canetas, e todos oceanos fossem tinta, e todos os Jinn fossem contadores, e todos humanos fossem escritores, eles não seriam capazes de contar as incríveis virtudes de Ali bin Abi Talib”. Suas incríveis virtudes lotam os livros sunitas. Alguns dos mais proeminentes sábios sunitas como Ahmad bin Hanbal, Ismaeel bin Is’haaq, al-Nesaee e Abu Ali al-Neishabouri declararam que: “Ninguém narrou qualquer Hadith com fontes tão confiáveis e autênticas para qualquer dos companheiros do Profeta como os Ahadith narrado sobre Ali bin Abi Talib (as)”. Aqaa Bozorg al-Tahraani escreve em seu livro, al-Dharee’ah: Cem Incríveis Virtudes de Ali bin Abi Talib e Seus Filhos foi compilado pelo sábio clérigo, Abil Hasan Mohammad bin Ahmad bin Ali Hasan bin Shazan al-Qummi. Ele era o professor do Sheik al-Karaachaki e Sheik al-Najaashi. O autor – que Allah eleve o seu status – coletou cem narrações sobre as virtudes da Ahlul Bait (as), muitas das quais (claramente) afirmam a nomeação dos Doze Imams (as). Ele narrou esses Ahadith através de corrente da população geral (sunitas) O livro é também referido como “Fadha’el por Ibn Shazan” como declarado em Bihar alAnwar, Manaaqeb al-Khawarezmi, e al-Dam’ah al-Saakibah. Sheik al-Karaachaki menciona que ele se encontrou com o autor que foi seu professor em Masjidul Haraam em Makkah no ano quatrocentos e doze e o autor narrou o conteúdo inteiro deste livro para ele.

APÊNDICE B
Livros e sábios sunitas que usaram este livro como referência.

Tanto sábios sunitas quanto xiitas usaram Ibn Shazan como referência e confiaram em seus livros e pesquisa. A seguinte lista enumera alguns dos livros sunitas que citaram diretamente este livro específico: 1. Al-Esteeab 2. Sawaee al-Mohraqa 3. Nour al-Absar 4. Fath al-Bari 5. Mostadrak Ala al-Sahilain 6. Tafsir al-Thaalabi 7. Manqeb al-Kharazmi 8. Tabaqat Hanabela 9. Al-Kamel ibn Atheer 10. Kefayat al-Taleb 11. Riyadh al-Nazerat 12. Nozam Dorar al-Semthain 13. Tahzib al-Tahzib 14. Tarikh al-Kholafaa 15. Sirat al-Halabiya 16. Esaaf al-Raghebeen 17. Al-Rowaz al-Azhar 18. Miffah al-Naja 19. Yanabee al-Mawaddah 20. Tajheez al-Jeysh 21. Maqsad al-Taleb 22. Fath al-Ola 23. Sharh Jame al-Saghir al-Manawi 24. Shawahed al-Tanzeel 25. Tarikh Dameshq 26. Manaqeb Ahmad bin Hanbal 27. Manaqeb al-Ashera lel Ghashbandi 28. Merqat al-Mafateeh fi Sharh Mishkat al-Masabeeh 29. Al-Mokhtar fi al-Manaqeb al-Akhyar 30. Ethaf Zowe al-Nejaba 31. Zolomat Abi Riyah 32. Tabaqat al-Malekiyya 33. Madakhel al-Qirawanee 34. Sharh Resalat al-Halabi 35. Wasilat al-Najat 36. Tafrih al-Ahbab 37. Manal al-Taleb fi Manaqen Ali bin Abi Talib A seguir são listados alguns dos sábios sunitas que confiaram neste livro específico e citaram seus Ahadith dele: 1. Al-Hafez Abu Moayyed al-Mowaffaq bin Ahmad bin Mohammad bin al-Bakri al-Hanafi conhecido como Akhtab al-Khawarazm

2. Al-Hafez al-Shahid Abu Obaidullah mohammad bin Yousef bin Mohammad al-Qoraish al-Kanji al-Shafiee que foi morto na mesquita de Damasco porque ele escreveu um livro chamado Kefayat al-Taleb que continha algumas visões positivas sobre os Shias. 3. Al-Mohaddeth Ibrahim bin Mohammad bin Moayyed bin Abdillah bin Ali alHamawayne Muitos dos nossos sábios xiitas incluindo, Abul Fath Mohammad bin Ali bin Uthman alKarajee, Seyed Radhi ibn Tawaous, al-Majlesi, Seyed Hashim al-Bahrani, e Allama Sheik Abdul Husain al-Amini, basearam seus livros e pontos de vista neste livro e outras publicações de Ibn Shazan. Narradores usados neste livro igualam aqueles que os seguintes grandes sábios Shias confiaram e usaram: 1. O sábio, Abi Jaafar Mohammad bin Ali bin Husain bin Babewey al-Qummi 2. O sábio, Abi Mohammad, Jaafar bin Ahmad bin Ali al-Qummi 3. O sábio, Abi al-Qasem Ali bin Mohammad bin Ali al-Khazzaz al-Qummi 4. O sábio, Abi Abdullah Mohammad bin Mohammad bin Noman al-Mofid 5. O sábio, Abi al-Abbas Ahmad bin Ali al-Najashi O seguinte é uma lista de narradores em quem os sábios Shias acima confiaram em seus próprios livros (que podem ser encontrados neste livro): 1. Abu Mohammad Ibrahim bin Mohammad al-Mathari al-Khayyat 2. Abul Hasan Ahmad bin al-Hasan, al-Dhak, al-Razi 3. Nishapuri Ahmad bin al-Hasan bin Mohammad. 4. Ahmad bin Ali bin al-Hasan bin Shazan al-Fami al-Qummi (seu pai) 5. Abul Hasan Ahmad bin Mohammad bin Ahmad bin Tarkhan al-Kendi Algrani 6. Ahmad bin Mohammad bin al-Husain 7. Ahmad bin Mohammad bin Saeed bin Oqda 8. Ahmad bin Mohammad bin Suleiman bin al-Hasan bin Bakeer bin Aayan bin Sonan Abu Ghalib al-Zarari 9. Abu Abdullah Ahmad bin Mohammad bin Ubadillah bin al-Hasan Aiaash bin Ibrahim bin Ayyoub bin al-Johri 10. Ahmad bin Mohammad bin Imran al-Jarrah 11. Ahmad bin Mohammad bin Musa bin Urwah 12. Abu Mohammad Jaafar bin Ahmad bin al-Husain al-Shashi 13. Abul Qassem Jaafar bin Mohammad bin Qoloeh (seu tio) 14. Abul Qassem Jaafar bin Mohammad bin Masrur 15. Al-Hasan bin Ahmad bin Sokhtoeh 16. Abu Mohammad al-Hasan bin Ahmad bin Mohammad al-Mogldi 17. Al-Sharif al-Hasan bin Hamza bin Ali bin Abdillah bin Mohammad bin al-Hasan alHusain bin Ali bin al-Husain bin Ali bin Abi Talib al-Taabari 18. Al-Sharif al-Naqeeb, Hasan bin Mohammad al-Alwy al-Hussayni 19. O juiz, Abu Mohammad al-Hasan bin Mohammad bin Musa

20. Abu Abdullah al-Husain bin Ahmad bin Mohammad bin Ahwal 21. O virtuoso sheik, Abu Abdullah al-Husain bin Abdillah al-Qutiei 22. O Persa, Abu Mohammad al-Husain al-Baye 23. Abu Abdullah al-Husain bin Mohammad bin Isaac bin Khetab al-Soti 24. Al-Husain bin Mohammad bin Mihran al-Damghani 25. O Chefe de Justiça Abu Abdullah al-Husain bin Harun al-Daabi 26. Sahl bin Ahmad bin Abdillah bin Ahmad bin Sahl al-Dibagi al-Koufi 27. Zakariyya Talha bin Ahmad bin Talha bin Mohammad al-Sarram al-Nishaburi 28. Abu Ahmad Abdulaziz bin Jaafar bin Mohammad bin Qoloeh 29. Sheik al-Saleh Abu Mohammad Abdullah bin al-Husain 30. Abul Qassem Abdullah bin Mohammad bin Isaac binn Suleiman bin Hanana al-Bazaz. 31. Abu Mohammad Abdullah bin Yousef bin Mamoeh al-Asbahani 32. Abul Qassem Ubaidullah bin al-Hasan bin Mohammad al-Sakwy 33. Abul Hasan Ali bin Motoeh al-Makri al-Wahedi. 34. Ali bin al-Husain bin Ali bin al-Hasan Abul Hasan al-Nahwy al-Razi 35. Bin Mohammad Motola, al-Qalansi 36. Abul Hasan Ali bin Mohammad al-Mokteb al-Loghawy al-Razi 37. Abu Hafz Amr bin Ibrahim bin Ahmad bin Katheer al-Makri 38. Al-Hafez Abu Bakr Mohammad bin Ahmad bin al-Husain bin al-Qassem bin al-Ghatrif al-Jorjani 39. Al-Sharif Abu Jaafar Mohammad bin Ahmad bin Mohammad bin Isa al-Alawy 40. Abul Hasan Mohammad bin Jaafar bin Mohammad bin al-Najjar al-Kufi al-Nahwy alTameemi 41. O grande sheik Mohammad bin al-Hasan bin Ahmad bin al-Walid 42. Abul Tayyeb Mohammad bin al-Husain al-Timli 43. Mohammad bin Hammad bin Bashir 44. Mohammad bin Hamid bin al-Husain bin Hamid bin al-Risbia al-Lokhmi al-Jarrar 45. Mohammad bin Said, Abul Faraj 46. Mohammad bin Said al-Dahqan 47. O sábio Abu Bakr Mohammad bin Abdillah bin Hamdun al-Fadl 48. Mohammad bin Abdillah bin Mohammad bin Ubadillah bin al-Bohlul bin Matar bin Mutleb bin Matar bin Abul Fadhl al-Sheibanee 49. Mohammad bin Abdillah bin Abdillah, al-Hafez 50. Mohammad bin Abdillah bin Ubaiduallah bin Murra 51. O Juiz, Abu Husain Mohammad bin Uthman bin Abdillah al-Nasibi 52. Mohammad bin Ali bin Husain bin Musa bin Babewey “al-Sadough” 53. Abu Abdullah Mohammad bin Ali bin Zanjawiyah 54. Mohammad bin Ali bin Sukkar 55. Abul Husain Mohammad bin Ali bin al-Mofadhal bin Homan al-Koufi 56. Mohammad bin Fadhl bin Tamam al-Zayyat 57. Mohammad bin Emad al-Tostary 58. Mohammad bin Mohammad bin Morrat 59. Abu Faraj Mohammad bin Muzaffar bin Ahmad bin Saeed al-Daghagh 60. Abu Faraj Mohammad bin Muzaffar bin Qays al-Moqari 61. Abu Abdullah Mohammad bin Wahban al-Hannad 62. Abu Sahl Mahmoud bin Amr bin Mahmoud al-Askary 63. O Juiz, Abul Faraj al-Moaafi bin Zakariyya bin Yahia al-Nahrawani

64. Al-Shaykh Nouh bin Ahmad bin Ayman 65. Abu Mohammad Haroon bin Musa bin Ahmad bin Saeed al-Talakbari 66. Abu Mohammad bin Fareed al-Bushanji

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful