You are on page 1of 26

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

CADERNO DE DDS
AGOSTO

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 1
O QUE ERGONOMIA?
Ergonomia um termo que deriva do grego ergon, que significa trabalho e nomos, que significa leis ou normas. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organizao do trabalho no qual existe interaes entre seres humanos e mquinas. O principal objetivo da ergonomia desenvolver e aplicar tcnicas de adaptao do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimizao do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade. A ergonomia um ramo da cincia econmica que se ocupa das questes relativas vida laboral moderna, sobretudo na economia industrial. Trata da preveno dos acidentes laborais, sugere a criao de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria mtodos laborais, sistemas de retribuio de acordo com o rendimento (valorizao, estudo do trabalho), e determina tempos de trabalho, assim como a sua nacionalizao, ainda que tudo isto enquadrado numa perspectiva humanitria de ver o mundo da empresa e as relaes que nele se estabelecem. O conceito de Ergonomia se aplica qualidade de adaptao de uma mquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforo extremo do trabalhador na execuo do trabalho. As leses por esforo repetitivo (LER) so um dos problemas fsicos mais comuns que pode causar limitaes ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar solues ergonmicas no local de trabalho uma iniciativa que pode aumentar significativamente os nveis de satisfao, eficcia e eficincia do trabalhador. Fatores humanos (do ingls Human Factors) um termo utilizado com o mesmo significado de Ergonomia. Quando se fala em fatores humanos ou Ergonomia, sua aplicao abrange reas como: aeronutica, tecnologias de informao e comunicao, desenho de produtos adaptados ao ser humano, cuidados com a sade fsica e mental, dentre outras reas.

Ergonomia cognitiva
A ergonomia cognitiva tambm conhecida como engenharia psicolgica e como a palavra "cognitiva" sugere, est relacionada com um conjunto de processos mentais, entre eles a percepo, ateno, cognio, controle motor e armazenamento e recuperao de memria. A ergonomia cognitiva pretende analisar o impacto que esses processos tm na interao do ser humano e outros elementos dentro de um sistema. Algumas reas especficas so: carga mental de trabalho, vigilncia, tomada de deciso, desempenho de habilidades, erro humano, interao humano-computador e treinamento.

Ergonomia organizacional
Tambm conhecida como macroergonomia, a ergonomia organizacional parte do pressuposto que todo o trabalho ocorre no mbito de organizaes. A ergonomia organizacional pretende potencializar os sistemas existentes na organizao, incluindo a estrutura, as polticas e processos da organizao. Algumas das reas especficas so: trabalho em turnos, programao de trabalho, satisfao no trabalho, teoria motivacional, superviso, trabalho em equipe, trabalho distncia e tica. Importante ter sade para viver, por isso o foco nos cuidar.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 2
QUE PROBLEMAS PODE O RUDO CAUSAR?
No preciso um rudo excessivamente elevado para gerar problemas no local de trabalho. O rudo pode interagir com outros perigos no local de trabalho e aumentar os riscos para os trabalhadores, por exemplo: aumentando o risco de acidente ao impedir que sinais de aviso sejam ouvidos; aumentando o risco de perda de audio por interaco com a exposio a determinados qumicos; ou sendo um factor causal no stress relacionado com o trabalho. A exposio ao rudo pode colocar os trabalhadores perante uma srie de riscos para a sua segurana e sade: Perda de audio: o rudo excessivo prejudica as clulas capilares da cclea, parte do ouvido interno, conduzindo perda de audio. "Em muitos pases, a perda de audio induzida pelo rudo a doena profissional irreversvel de maior prevalncia". As estimativas apontam para uma taxa de pessoas na UE afectada por problemas auditivos superior populao total de Frana.

Efeitos fisiolgicos: existem provas de que a exposio ao rudo tem efeitos sobre o sistema cardiovascular provocando a libertao de catecolaminas e o aumento da presso arterial. Os nveis de catecolaminas no sangue (incluindo epinefrina (adrenalina) esto associados ao stress.

Stress relacionado com o trabalho: o stress relacionado com o trabalho s muito raramente advm de uma s causa, sendo geralmente provocado pela interaco de vrios factores de risco. O rudo no ambiente de trabalho pode ser stressante, mesmo em nveis bastante baixos.

Risco acrescido de acidentes: os elevados nveis de rudo dificultam a audio e a comunicao dos trabalhadores entre si e aumentam, por conseguinte, a probabilidade de ocorrncia de acidentes. Este problema pode ser agravado devido ao stress relacionado com o trabalho (no qual o rudo pode constituir um factor).

Todas as pessoas tem uma msica preferida, imagine se no pudesse ouvir-las? Vamos nos preservar.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 3
CULOS DE SEGURANA
O olho um rgo do corpo humano responsvel por um do sentidos mais importantes: a viso. Sabendo-se que a maior parte da nossa comunicao com o meio exterior dada por este sentido (aproximadamente 85%), e que uma grande percentagem das leses oculares geram defeitos visuais permanentes, torna-se fcil o entendimento da importncia da preveno de acidentes com os olhos e da manuteno da sade dos mesmo. O olho humano constitudo por delicadas estruturas. Na sua parte anterior, temos a crnea, que um tecido transparente que recobre a poro colorida dos olhos (denominada ris). Pupila o nome dado ao orifcio da ris (conhecida como "menina dos olhos"). O cristalino uma lente natural que possumos dentro dos nossos olhos, situado atrs da ris. Banhando estas estruturas h um lquido denominado humor aquoso. A poro posterior do olho constituda basicamente pela retina, que um tecido que abriga as clulas responsveis pela viso e o nervo ptico, que conduz as informaes visuais para serem interpretadas no crebro. Esta poro posterior preenchida por um outro lquido, gelatinoso, chamado humor vtreo. O tecido branco que envolve todo o globo ocular chamado esclera.

IMPORTNCIA DA PREVENO DE ACIDENTES OCULARES


A proteo dos olhos uma necessidade urgente, e imperativa, no apenas pelo desejo de bem estar dos indivduos, mas tambm por razes de ordens scio-econmicas, como o aumento da produtividade. Com o aumento da industrializao e a diminuio das medidas profilticas, os acidentes oculares de trabalho tem ocorrido com uma freqncia cada vez maior, sendo necessrias medidas eficazes para preveni-los e evit-los. Tais acidentes so responsveis, muitas vezes, por gerar incapacidade e limitaes nos indivduos, por provocarem cegueira. Nos Estados Unidos ocorrem uma mdia de 1.000 acidentes oculares de trabalho por dia, apesar de todo um esforo na sua preveno. Por ser a viso o sentido mais importante, os olhos so extremamente essenciais para o operrio e leses mnimas podem impossibilit-lo para o trabalho. importante ressaltar que aproximadamente 98% dos acidentes so evitveis, ou seja, a cada 100 acidentes, apenas 2 deveriam acontecer. Historicamente, Remazzini em 1700 relatou a importncia da preveno de acidentes oculares, e tambm a dificuldade em realiz-la, devido principalmente falta de compreenso e colaborao dos trabalhadores em adotarem medidas simples de precauo. O ACIDENTE OCULAR DE TRABALHO E SUA PREVENO Os acidentes com os olhos podem acontecer repentina e inesperadamente, e o indivduo pode percebe-los imediatamente ou apenas horas mais tarde, quando surgirem, sintomas como irritao, hiperemia ou sensao de corpo estranho. A inaptido para o trabalho causada pelo comprometimento ocular muito maior do que qualquer outro tipo de acidente uma vez que em mdia de 15 semanas, quando no permanente, contra as 5 para aqueles que afetam outra partes do corpo. Os profissionais mais atingidos pelo trauma ocular so os das seguintes reas: metalurgia, construo civil, marcenaria, mecnica, txtil, cermica, industria qumica, industria de produtos alimentcios, transporte, pesca, artes grficas e minerao. Minha segurana depende das minhas atitudes, vamos utilizar melhor nossas ferramentas de segurana.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 4
EVITANDO O USO DE DROGAS
As drogas estimulantes mais conhecidas so as anfetaminas, a cocana e seus derivados. As anfetaminas podem ser ingeridas, injetadas ou inaladas. Sua ao dura cerca de quatro horas e os principais efeitos so a sensao de grande fora e iniciativa, excitao, euforia e insnia. Em pouco tempo, o organismo passa a ser tolerante substncia, exigindo doses cada vez maiores. A mdio prazo, a droga pode produzir tremores, inquietude, desidratao da mucosa (boca e nariz principalmente), taquicardia, efeitos psicticos e dependncia psicolgica. A cocana tambm pode ser inalada, ingerida ou injetada. A durao dos efeitos varia, a chamada euforia breve persiste por 15 a 30 minutos,em mdia. Nos primeiros minutos, o usurio tem alucinaes agradveis, euforia, sensao de fora muscular e mental. Os batimentos cardacos ficam acelerados, a respirao torna-se irregular e surge um quadro de grande excitao. Depois, ele pode ser nuseas e insnia. Segundo os especialistas, em pessoas que tm problemas psiquitricos, o uso de cocana pode desencadear surtos paranides, crises psicticas e condutas perigosas a ele prprio ou a terceiros. Fisicamente, a inalao deixa leses graves no nariz e a injeo deixa marcas de picada e o risco de contaminao por outras doenas (DST/aids). Em todas as suas formas, causa sria dependncia, sendo o crack o principal vilo.

Drogas depressoras
No conjunto das drogas depressoras, as mais conhecidas so o lcool, os sonferos, a herona, a morfina, a cola de sapateiro, os remdios ansiolticos e antidepressivos (barbitricos) e seus derivados. Seu principal efeito retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funes metablicas mais lentas. A herona uma substncia inalvel. Excepcionalmente, pode ser injetada, o que leva a um quadro de euforia. Quando inalada, porm, resulta em forte sonolncia, nuseas, reteno urinria e priso de ventre efeitos que duram cerca de quatro horas. A mdio prazo, leva perda do apetite e do desejo sexual e torna a respirao e os batimentos cardacos mais lentos. Instalada a dependncia, o organismo apresenta forte tolerncia, obrigando o usurio a aumentar as doses. A superdosagem pode resultar em coma e morte por insuficincia respiratria. Os derivados da morfina apresentam efeitos muito parecidos com os da herona, porm, com caractersticas euforizantes menores. Seu efeito depressor explorado pela Medicina h vrias dcadas, principalmente no alvio da dor de pacientes com cncer em estado terminal. As drogas alucingenas mais comuns so a maconha, o haxixe, o LSD, os cogumelos e o ecstasy. A maconha e o haxixe so usadas em forma de cigarro (tambm pode ser cheirada ou ingerida). Seu efeito dura entre uma e seis horas. Inicialmente, o usurio tem a sensao de maior conscincia e desinibio. Ele comea a falar demais, rir sem motivo e ter acessos de euforia. Porm, ele pode perder a noo de espao (os ambientes parecem maiores ou menores) e a memria recente, alm de apresentar um aumento considervel do apetite (larica). A maconha costuma afetar consideravelmente os olhos, que ficam vermelhos e injetados. Com o tempo, pode causar conjuntivite, bronquite e dependncia. Em excesso, pode produzir efeitos paranicos e pode ativar episdios esquizofrnicos em pacientes psicticos. O LSD encontrado em tabletes, cpsulas ou lquido e ingerido. Sua ao dura entre 10 e 12 horas. Inicialmente, a droga intensifica as percepes sensoriais, principalmente a viso, e produz alucinaes. Com o tempo, pode causar danos cromossmicos srios, alm de intensificar as tendncias psictica, ansiedade, ao pnico e ao suicdio, pois gera um medo enlouquecedor. O usurio costuma dizer que ouve, toca ou enxerga cores e sons estranhos; fala coisas desconexas e tem um considervel aumento da pupila. J o cogumelo, geralmente, ingerido em forma de ch. Seu efeito dura cerca de seis a oito horas, propiciando relaxamento muscular, nuseas e dores de cabea, seguidos de alucinaes visuais e auditivas. A mdio prazo, no se conhecem seus efeitos sobre o organismo. Seus sintomas so muito parecidos com os do LSD. Mais recentemente, surgiu no mercado das drogas o Ecstasy, um comprimido que vem sendo comercializado em todo o mundo. Seus efeitos tambm so alucingenos, como no caso do LSD e a dependncia inevitvel. Se ligue, no atoa que a Droga tem o nome de DROGA, do serve para destruir uma vida, e o caminho para sair deste caminho rduo e difcil. Se a droga fosse boa com certeza no teria o nome de DROGA.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 5
ACIDENTES NO LAR
No Brasil, os acidentes so a principal causa de mortes de crianas de 1 a 14 anos. Segundo o Ministrio da Sade, aproximadamente seis mil crianas e adolescentes at 14 anos morrem anualmente vtimas de acidentes envolvendo os mais diversos perigos. Certamente essas so pssimas notcias. Por outro lado, a maioria desses acidentes pode ser evitada e essa a boa notcia. Agir sempre com o esprito da preveno de acidentes, identificando possveis fontes de perigo e eliminando-as, em qualquer local onde estejamos, o caminho mais curto para evitarmos os acidentes de forma geral. Ao contrrio do que muitos imaginam, essa mxima vale tambm para nossas residncias, local onde ocorrem uma boa parcela dos acidentes que vitimam crianas e adolescentes. Seguem dicas importantes para prevenirmos acidentes: Todo cuidado pouco com o uso de banheiras. Elas podem provocar quedas e afogamentos; Afogamentos de crianas pequenas tambm podem se dar na gua do vaso sanitrio. Mantenha -o sempre fechado; A temperatura da gua deve ser sempre testada pelo adulto antes de iniciar o banho de crianas pequenas para que se evite,queimaduras; Os medicamentos devem ser sempre mantidos longe do alcance das crianas; Utenslios afiados e/ou pontiagudos tambm devem estar longe do alcance dos pequenos; Escolha brinquedos adequados faixa etria da criana e sem pontas ou peas que podem se soltar. Sempre certificados pelo Inmetro; Muito cuidado com travesseiros e outros objetos mantidos no bero que podem provocar o sufocamento da criana, assim como com a distncia das grades (mximo de 5 centmetros entre elas) que tambm podem representar perigo; As janelas e sacadas nos apartamentos devem ser protegidas por grades ou telas para evitar as quedas, quase sempre fatais; Escadas devem ter portes de segurana na parte superior para prevenir quedas; Utilize sempre os protetores de tomadas eltrica s para evitar os choques eltricos; Nunca deixe armas de fogo ao alcance das crianas; As quinas de mveis devem ser protegidas com dispositivos prprios ou mesmo com o uso de fita adesiva uma sobre a outra; No deixe baldes, vasilhas ou o tanque da rea de servio cheios com gua. Eles so fontes de perigo de afogamento; Assim como os medicamentos, os produtos qumicos de limpeza devem ser mantidos fora do alcance das crianas; Na cozinha, procure utilizar as bocas de trs do fogo e vire os cabo s das panelas para dentro;113 No deixe fsforos ao alcance das crianas; Muito cuidado com comidas e bebidas muito quentes que podem queimar a boca das crianas; Facas e garfos devem ser mantidos longe dos pequenos; Os sacos plsticos representam perigo de sufocamento e devem ser guardados em local seguro; Ensine os pequenos a atravessar as ruas e pratique com eles. No permita que crianas com menos de 10 anos saiam desacompanhadas; Ensine as crianas a entender e respeitar os sinais de trnsi to; Muito cuidado com quedas em parques de diverso e/ou playground. Verifique sempre o estado de conservao dos brinquedos e se locais acima de 1,5 metro de altura possuem dispositivos contra quedas eficazes; Ensine os pequenos empinarem pipas longe dos cabos eltricos; Proteja-os com capacetes adequados quando utilizando bicicletas, patins ou skates; Muito, muito cuidado com piscinas. Elas exercem fascnio sobre as crianas que somente devem se aproximar delas na presena de adultos. Cubra a piscina com telas especiais para evitar afogamento; Parece muito complicado, mas na verdade no ! Faa um planejamento e um checklist para no esquecer de nenhum detalhe importante e aborde as questes educativas na medida em que perceba que a criana pode entender e absorver os ensinamentos. Lembre-se: a preveno sempre a melhor opo!

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 6
PROTEGENDO A PELE (EVITANDO CNCER DE PELE)
A pele o maior rgo do corpo humano. dividida em duas camadas: uma externa, a epiderme, e outra interna, a derme. Ela protege o corpo contra o calor, a luz e as infeces. Ela tambm responsvel pela regulao da temperatura do corpo, bem como pela reserva de gua, vitamina D e gordura. Embora o cncer de pele seja o tipo de cncer mais freqente, com cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de cncer apresenta altos percentuais de cura. As neoplasias cutneas esto relacionadas a alguns fatores de risco, como o qumico, a radiao ionizante, processo irritativo crnico, e principalmente exposio aos raios ultravioletas do sol. Cncer de pele mais comum em indivduos com mais de 40 anos, de pele clara, sendo relativamente raro em crianas e negros, com exceo daqueles que apresentam doenas cutneas prvias. Os negros normalmente tm cncer de pele nas regies palmares e plantares.

Como se Proteger
As pessoas que se expem ao sol de forma prolongada e freqente, por atividades profissionais e de lazer, constituem o grupo de maior risco de contrair cncer de pele, principalmente aquelas de pele clara. Sob circunstncias normais, as crianas se expem ao sol trs vezes mais que os adultos. Pesquisas indicam que a exposio cumulativa e excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de cncer de pele, mostrando ser a infncia uma fase particularmente vulnervel aos efeitos nocivos do sol. O clima tropical, a grande quantidade de praias, a idia de beleza associada ao bronzeamento, principalmente entre os jovens, e o trabalho rural favorecem a exposio excessiva radiao solar. Para a preveno no s do cncer de pele como tambm das outras leses provocadas pelos raios UV, necessrio evitar a exposio ao sol sem proteo. preciso incentivar o uso de chapus, guarda-sis, culos escuros, filtros solares e protetores labiais durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposio em horrios em que os raios ultravioleta so mais intensos, ou seja, das 10 s 16 horas. Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhido produzida na pele pela luz ultravioleta. A neve, a areia branca e as superfcies pintadas de branco so refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condies, os cuidados devem ser redobrados. Considerando-se que os danos provocados pelo abuso de exposio solar cumulativo, importante que cuidados especiais sejam tomados desde a infncia mais precoce.

Filtros Solares Recomendaes


Os filtros solares so preparaes para uso tpico que reduzem os efeitos malficos da radiao ultravioleta. Porm, cuidado! Nem todos os filtros solares oferecem proteo completa para os raios UVB e raios UV-A. Alm disso, suprimem os sinais de excesso de exposio ao sol, tais como as queimaduras, o que faz com que as pessoas se exponham excessivamente s radiaes que eles no bloqueiam, como a infravermelha. Criam, portanto, uma falsa sensao de segurana e encorajam as pessoas a se exporem ao sol por mais tempo. Devemos, portanto, entender que o uso do filtro solar no tem como objetivo permitir o aumento do tempo de exposio ao sol, nem estimular o bronzeamento. importante lembrar, tambm, que o real fator de proteo varia com a espessura da camada de creme aplicada, a freqncia da aplicao, a perspirao (no sei que palavra essa; no seria transpirao) e a exposio gua. recomendado que durante a exposio ao sol sejam usados filtros com FPS de 15 ou mais. Tambm devem ser tomadas precaues na hora de se escolher um filtro solar, no sentido de se procurar os que protegem tambm contra os raios UV-A. Os filtros solares devem ser aplicados antes da exposio ao sol e reaplicados aps nadar, suar e se secar com toalhas. Importante nos cuidar, e voc est se cuidando?

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 7
SEGURANA NA OFICINA MECNICA
Falta de exigncia dos empresrios e de conscientizao de alguns mecnicos so os principais fatores que desmotivam o uso dos equipamentos de segurana nas oficinas e, conseqentemente, para o aumento de acidentes de trabalho. Prevenir o melhor remdio. O dito popular, porm na hora de ser aplicado, muitas vezes substitudo por "isso jamais vai acontecer comigo" e, assim que muitos acidentes acontecem. Os mecnicos so bons exemplos dessa realidade, j que lidam com situaes de risco o tempo todo. So servios de funilaria, deslocamento de peas pesadas, pintura, eltrica, desmontagem e montagem de componentes e motores que exigem ateno do profissional e, principalmente, equipamentos de segurana que quase sempre so esquecidos. A desculpa sempre a mesma: incomoda e atrapalha. Desde que foi instituda pelo INSS uma adequao do modelo de Perfil Profissiogrfico Previdencirio, denominado PPP, em 01/01/2004, a utilizao dos EPI (Equipamento de Proteo Individual) se tornou obrigatria. E as empresas so responsveis por fornecer os equipamentos adequados gratuitamente aos empregados, orient-los e trein-los sobre o uso; alm de substituir imediatamente quando danificado ou extraviado; alm de comunicar ao Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), responsvel pela fiscalizao, qualquer irregularidade. Caso contrrio, o estabelecimento corre o risco de ser multado. Se por um lado algumas oficinas mecnicas ainda se arriscam em no disponibilizar ou exigir os EPI para os seus funcionrios, muitos mecnicos j se mostram conscientes da importncia de utiliz-los e falam de experincias negativas que tiveram por no estarem com os equipamentos em mos. Alexandre Lopes, 20 anos de idade e h trs como auxiliar de mecnico na Mecnica Scopino, afirma que apesar de obrigatrio confessa que esquece de utilizar os equipamentos. "Existem casos extremamente necessrios como verificar itens embaixo do veculo e lixar peas. Mas em procedimentos rotineiros, atrapalha a execuo do servio. Para mim, lixar a pastilha uma das aes mais delicadas pois algumas possuem amianto, que quando inalado em grande quantidade pode virar cncer. o risco da profisso. Por isso, muito importante nos protegermos da melhor maneira". Situaes em que o uso do EPI indispensvel: Funilaria: culos de segurana com proteo lateral completa. Como opo, o mecnico pode utilizar culos que amplia viso ou protetor facial com visor incolor. Protetores de ouvidos do tipo de insero (plug) ou tipo de fone. Luvas de lona leve e avental de lona. Lavagem de peas: culos de ampla viso ou proteo facial. Luvas de PVC Neoprene. Avental impermevel (PVC). Usinagem (mquinas operatrizes): culos de segurana com proteo lateral completa. Creme de proteo para as mos, contra leo de corte e produtos petroqumicos. O uso de luvas em mquinas operatrizes s permitido para colocao da pea no ponto de fixao para usinagem. Calados de segurana se houver manuseio de peas pesadas. Pintura (preparo da tinta, aplicao e lavagem de acessrios): luvas de PVC ou Neoprene, mscara semi facial com filtro de carvo ativado. Avental impermevel (PVC), botas impermeveis (PVC ou borracha). Lavagem de veculos: avental impermevel (PVC) e botas impermeveis (PVC ou borracha). Oficinas mecnicas ou eltricas: luvas de lona leve ou de fio contnuo. Luvas de PVC ou creme protetor das mos na lavagem de peas. culos de segurana, pode ser de meia proteo nas hastes. Eltrica: mscara para soldador com filtro de luz adequado intensidade luminosa. Luvas de raspa para soldador. Avental de raspa. Perneira de raspa (opcional em caso de produo de muitas fagulhas). Manuseio de materiais e rejeitos, almoxarifado e outras reas: luvas de raspa quando o risco for mecnico. Luvas de PVC quando o risco for qumico ou biolgico. Calados de segurana, se o manuseio for de objetos pesados e contundentes. Servios pesados (com risco de queda de peas pesadas nos ps): calados com segurana, com biqueira de ao Servios em reas ruidosas (acima de 85dbA): protetores auriculares como recomendado para a funilaria. Oxiacetilnica: culos de proteo para soldador com lentes filtro de luz adequadas intensidade luminosa. Luvas de lona fina. Desmontagem/montagem de motores: culos de segurana com proteo.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 8
IMPORTNCIA DA ART (ANALISE RISCO)
A Anlise Preliminar de Riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepo, desenvolvimento de um projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possveis riscos que podero ocorrer na sua fase operacional.

A APR utilizada para uma anlise inicial, desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, tendo especial importncia na investigao de sistemas novos de alta inovao e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experincia em riscos na sua operao deficiente. Apesar das caractersticas de anlise inicial, muito til de se utilizar como uma ferramenta de reviso geral de segurana em sistemas j operacionais, revelando aspectos que s vezes passariam despercebidos.

Na NR10 - Norma Regulamentadora que trata dos servios no SEP - Sistema Eltrico de Potncia prevista a aplicao da APR, quando da execuo de Servios em Eletricidade.

De forma geral, a APR tem importncia na medida em que o avaliador se antecipa aos riscos existentes na atividade a ser desenvolvida. Cabe ao profissional normalmente ligado atividade a se exercer de levantar a possibilidade de ocorrer acidentes. Diante deste levantamento tcnico, ir elaborar um relatrio contendo as medidas preventivas que entender necessrias a proteo do obreiro.

Tambm sero definidos todo e qualquer exame mdico do pessoal envolvido na execuo dos trabalhos, bem como os equipamentos de proteo a serem utilizados, ferramentas apropriadas, planejamento de ao em caso de incidentes e tambm o necessrio treinamento para a execuo dos servios.

Em outras NRs, como NR 11, NR 18 eNR 33, cabem tambm a implementao deste procedimento. A APR no substitui a Permisso de Trabalho de Risco (PTR), que dever ser feita, tambm.

E voc faz ART sempre em uma nova atividade?

ctos dos acidentes e doenas

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 9
A IMPORTNCIA DO CHECKLIST
Quantas vezes no samos de casa para o trabalho e s percebemos que esquecemos algo importante quando precisamos dele? Dificilmente nos lembramos de tudo que precisamos comprar no supermercado, por isso bom que se faa uma lista antes de sair de casa. E, com esse mesmo intuito, temos o Checklist, uma ferramenta simples, prtica, rpida e que dificilmente nos deixar na mo. Checklist nada mais do que uma lista de verificao, onde listamos os pontos primordiais, o que no podemos nos esquecer. Utilizando essa ferramenta, temos a garantia de que estamos fazendo uma inspeo criteriosa em um equipamento, por exemplo. Imagine a reviso o seu carro feita sem um checklist ou a manuteno de um avio sem o Checklist! Voc confiaria somente na palavra de que est tudo bem com o equipamento? Antes de iniciarmos qualquer atividade que envolva mquinas, equipamentos e/ou ferramentas, devemos efetuar a inspeo destes itens, para nos certificamos que esto em perfeito estado para uso, ao fazermos isso atravs de um checklist, temos a garantia de que no estamos deixando itens importantes sem verificar. O Checklist pode nos auxiliar tanto no trabalho quanto em nosso dia a dia, podemos utiliz-lo quando vamos fazer uma viagem, evitando esquecer itens dos quais vamos precisar; podemos tambm criar um checklist de nossas atividades dirias, para que possamos organizar melhor nosso tempo que, nos dias de hoje, anda to corrido e escasso. Voc faz uma lista com o valor que tem a receber no ms e quanto tem a gastar? Enfim, essa ferramenta chamada Checklist de grande utilidade e nos auxilia na realizao do nosso trabalho com maior perfeio, por isso super importante a sua realizao, sempre no nicio da atividade, as empresas que tem o check list nos seus procedimentos com certeza realiza o controle melhor das anomalias apresentadas no equipamento, alm do mais se o funcionrio no segue o comportamento de um procedimento j criado, com certeza no tem uma cultura de absorver mudanas e nesse caso muitas empresas preferem optar por substituir o funcionrio para evitar que o mesmo se acidente ou contamine a equipe com seu gnero antiprevencionista. Assim chegamos a concluso que essa ferramenta uma via dupla, alm de colocar o funcionrio em uma situao confortvel de trabalho tambm alimenta informaes de controle de manuteno preventiva e corretiva do equipamento. Seu papel de grande valor e por isso a ferramenta so funciona se voc est preparado para ser um diferencial na empresa, queremos que sua viso seja de que antecipar seja a prioridade, pois em um acidente infelizmente no podemos voltar atrs e corrigir o erro. A Haver hoje precisa melhorar seu processo de checagem? Existe instrumentos apropriados para isso? Qual a melhor forma de se chegar a um padro para que possamos realizar nossa atividade com segurana? A palavra de vocs.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 10
31 DICAS DE SEGURANA NO TRABALHO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. A distrao um dos maiores fatores de acidentes. Trabalhe com ateno e dificilmente se acidentar. A oficina lugar de trabalho. As brincadeiras devem ser reservadas para as horas de folga. Seus olhos no se recuperam depois de perdidos. Use culos protetores sempre que o seu trabalho exigir. A pressa companheira inseparvel dos acidentes. Faa tudo com tempo para trabalhar bem e com segurana. Quando no souber ou tiver dvida sobre algum servio, pergunte ao seu encarregado, para prevenir-se contra possveis acidentes. As suas mos levam para casa o alimento para sua famlia. Evite p-las em lugares perigosos. No deixe tbuas com pregos espalhadas pela oficina, porque podem ser causa de srios acidentes. Comunique ao seu chefe toda e qualquer anormalidade ou defeito que notar na mquina ou ferramenta que for utilizar alm de descrever em check list e interditar o equipamento. No improvise ferramentas, procure uma que seja adequada para seu servio. Lembre-se que voc no o nico no servio e que a vida de seu companheiro to preciosa quanto a sua. Utilize em seus trabalhos ferramentas em bom estado de conservao, para prevenir possveis acidentes. No fume em lugares onde se guardam explosivos e inflamveis. Coopere com seus companheiros em benefcio da segurana de todos e siga os conselhos de seu chefe ou feitor. O hbito de usar cabelos soltos durante o servio tem dado causa graves e irreparveis de acidentes. Use touca protetora quando seu trabalho exigir. Descreve a lei que o seu patro fornea os equipamentos de proteo que voc necessita para o trabalho, mas voc tambm est obrigado a us-los, para prevenir acidentes e evitar as doenas profissionais. Mostre ao seu novo companheiro os perigos que o cercam no trabalho. Cada acidente uma lio que deve ser apreciada, para evitar maiores acidentes. Todo o acidente tem uma causa que preciso ser pesquisada, para evitar a sua repetio. Se voc for acidentado, procure logo o socorro mdico adequado. No deixe que "entendidos" e "curiosos" concorram para o agravamento de sua leso. Se voc no eletricista, no se meta a fazer servios de eletricidade. Procure o socorro mdico imediato, se voc for vtima de um acidente, amanh ser tarde demais. As mquinas no respeitam ningum; mas voc deve respeit-las. Atenda s recomendaes de seus mestres e chefes. Conhea sempre as regras de segurana da seo onde voc trabalha. Conversa e discuta no trabalho predisposies que evite os acidentes pela desateno. Leia e reflita sempre os ensinamentos contidos nos cartazes e avisos sobre preveno de acidentes. Os anis, pulseiras, gravatas e mangas compridas no fazem parte do seu uniforme de trabalho. Mantenha sempre as guardas protetoras das mquinas nos devidos lugares. Pare a mquina quando tiver que consert-la ou lubrific-la. Habitue-se a trabalhar protegido contra os acidentes. Use equipamentos de proteo adequados a seu servio. Conhea o manejo dos extintores e demais dispositivos de combate ao fogo existentes em seu local de trabalho. Voc pode ter necessidade de us-los algum dia. Estamos preparados para trabalhar bem hoje?

16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 11
USO SEGURO DE LIXADEIRA
Hoje mostraremos dicas de segurana no trabalho com Lixadeiras e Esmerilhadeiras.Um disco de 7 polegadas de dimetro gira numa velocidade de 8.500 rpm (rotaes por minuto), que alguma coisa parecida com 288 Km/h. Quando um disco abrasivo se rompe, cada um dos seus pedaos sai numa direo diferente na mesma velocidade de rotao, cortando o que aparecer na frente. Este o motivo pelo qual se deve tomar uma srie de cuidados antes e durante a operao de esmerilhadeiras, conhecidas mais como lixadeiras: EPIs indicados: - Protetor auricular Para proteger o aparelho auditivo contra o rudo proveniente do equipamento. - culos de segurana ou viseira Para evitar acidentes com partculas em projeoAvental de raspa- Avalie a necessidade de utilizao. Material frgil Um disco usado nos trabalho de desbaste ou corte frgil e pode quebrar. Evite bat-los contra o solo ou deix-los em contato com umidade, fato este que viria fragilizar ainda mais esse equipamento, diminuindo muito sua vida til. Proteo ou coifa Nunca retire a proteo a capa de proteo conhecida como Coifa da esmerilhadeira. A funo Coifa evitar que partculas provenientes do corte ou lixamento sejam projetadas contra operador do equipamento. A Coifa tambm evita que em caso de quebra do disco o mesmo seja lanado contra o operador. Como vimos acima a velocidade alcanada pelo disco incrvel, as possibilidades de cortes so reais, os cuidados tambm devem ser. Uso do disco - No use fora excessiva para cortar ou esmerilhar algo. O disco do equipamento no foi projetado para suportar o seu peso, antes de iniciar os trabalhos deixe o disco girar livre por um tempo e observe se no tem oscilaes no disco. Se tiver procure trocar o disco, colocar da forma correta, corrigir, se notar trepidao no momento do lixamento procure averiguar o que est errado. Use o disco especfico para o trabalho a ser realizado, o uso de discos no compatveis com o trabalho so um dos grandes causadores de acidentes com o equipamento. Segure firme e trabalhe com ateno Nunca use o equipamento segurando apenas com uma mo, segure sempre com as duas de maneira firme. Se necessrio for use luvas para aumentar o tato e segurana melhor. Trabalhar de forma atenta um dos principais itens que colaboram para evitam acidentes.

Voc conhece todos os procedimentos seguros no uso da lixadeira?

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 12
PERIGO: USO DE AR COMPRIMIDO PARA LIMPEZA PESSOAL
Ar comprimido um insumo ou forma de energia de ampla utilizao. Entre inmeras aplicaes, pode-se mencionar: acionamentos e controles industriais, transporte pneumtico, ejetores de fluidos, processos como produo de peas de vidro ou plstico, jato de areia, pinturas, ferramentas (marteletes, perfuratrizes, etc), acionamento de freios, operaes submarinas, etc. As impurezas do ar normalmente no podem ser percebidas por olhos humanos. No obstante, elas so capazes de interferir no funcionamento seguro do sistema de fornecimento de ar comprimido, bem como das ferramentas pneumticas. Um metro cbico (1m3 ) de ar contm uma variedade de impurezas como, por exemplo: At 180 milhes de partculas de sujeira, de tamanho entre 0,01 e 100 m 3 De 5 a 40 g/m3 de gua na forma de umidade atmosfrica. 0,01 a 0,03 mg/m3 de leos minerais e hidrocarbonetos. Resduos de metais pesados como: cdmio, mercrio e ferro. Compressores pegam no somente o ar atmosfrico, mas tambm as suas impurezas, as quais podem estar em alta concentrao. Com uma compresso de 10 bar g (10 bar de presso medida = 11 bar absoluto), a concentrao de partculas de sujeira aumenta 11 vezes. Um metro cbico (1m3 ) de ar comprimido pode conter neste caso at 2 bilhes de partculas de sujeira, considerando ainda as impurezas adicionadas ao ar pelo prprio compressor, como leo lubrificante por exemplo. Se todas essas impurezas e mesmo a gua contidas no ar atmosfrico permanecem no ar comprimido, conseqncias negativas podem surgir e certamente afetam o sistema de ar e as ferramentas que se utilizaro desse ar. 1. Jamais permita que o jato de ar sob presso incida sobre o seu corpo ou de seu companheiro. 2. Antes de abrir qualquer vlvula de ar comprimido, certifique-se que conexes, mangueiras e abraadeiras estejam seguramente presas e que no haja risco de serem desconectadas durante a execuo do trabalho. 3. Sempre que ocorrer vazamentos de ar sinal que algo est errado. 4. Verifique e corrija, eliminando o vazamento. 5. Ateno: se uma mangueira sob presso desconectar-se, afaste-se imediatamente do raio de ao das possveis chicotadas. Se possvel corte a alimentao de ar deste ponto ou desligue o compressor. 6. Nunca abra uma vlvula ou registro de servio rapidamente, sempre o faa devagar. No esquea que voc estar liberando energia. 7. Nunca utilize ar comprimido para soprar lascas de madeira, cavacos, limalhas, poeiras, partculas, lquidos do cho, mquinas, peas e equipamentos. Caso esta operao seja necessria, utilize equipamentos de segurana adequados a cada situao. Sempre utilize um regulador de presso e ensaie presses de trabalho mais baixas (mantendo o nvel de satisfao desejado).

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA


8. Tenha muito cuidado com as pessoas presentes e com as que transitam no local. O ar comprimido pode arremessar todos estes elementos contra partes frgeis de seu corpo ou de seu companheiro, assim como colocar em suspenso poeiras, partculas e lquidos que inalados podero causar srios riscos a sade. 9. Nunca utilize o ar comprimido para limpeza de roupas ou limpar p, sujeira do cabelo ou ainda qualquer parte do corpo. Partculas microscpicas podem penetrar em sua corrente sangunea, o que pode ser mais grave se voc tiver algum machucado. 10.Utilize o ar comprimido sempre com muito cuidado e o mantenha longe de seus olhos, ouvidos, nariz e boca. 11.Nunca dirija o jato de ar comprimido para si ou para seu companheiro. Lembre-se que o tmpano uma membrana sensvel e poder se romper facilmente com a fora do ar comprimido. 12.Jamais utilize ar comprimido para respirao sem que esteja tratado com um sistema eficiente de filtros coalescentes, incluindo o filtro de carvo. Em caso de uso de ar comprimido para trabalhos no interior de ambientes confinados, tenha certeza de que o ar seja respirvel. 13.Nunca execute servios em equipamentos pressurizados (compressores, reservatrios, ferramentas pneumticas), exemplo: remover um bujo para completar o nvel de leo em um compressor, sem ter a certeza que o mesmo esteja totalmente despressurizado, poder causar acidente grave ou at mesmo morte.

Ar para uso correto, voc faz somente o necessrio.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 13
LEPTOSPIROSE
Durante os temporais e inundaes, a bactria leptospira, presente na urina do rato, se espalha nas guas, invade as casas e pode contaminar, atravs da pele, os que entram em contato com reas infectadas. O Rato: Considerado o principal transmissor da doena. Os roedores domsticos mais comuns, que levam a leptospirose ao homem, so o rato de telhado (ou de forro, o rattus rattus). A ratazana (aquela de praia ou de esgoto) e o camundongo (o mus musculus). A bactria leptospira est presente na urina do rato. A contaminao no homem se d atravs da pele - principalmente quando existe alguma leso ou de mucosas. A longa permanncia da pessoa na gua favorece a penetrao da bactria pela pele limpa, sem ferimentos. Os locais, onde o contagio acontece, normalmente so beiras de crregos, galerias de esgoto e terrenos baldios. Muitas vezes, a leptospirose confundida com doenas como gripe e, principalmente, hepatite. Os sintomas so muito parecidos. Apenas um especialista saber diagnosticar e tratar o problema. A bactria pode atingir: o o o RINS (1); FGADO (2); MUSCULATURA (3).

As medidas se baseiam no controle dos roedores e em medidas para melhorar o meio ambiente habitao protegida das guas da chuvas, saneamento bsico e cuidados especiais com o lixo, principal alimento do rato. Tratar esgotos e galerias por onde passa a gua das chuvas, saneamento bsico e cuidados especiais com o lixo. Tratar esgotos e galerias por onde passa a gua da chuva tambm essencial, pois evita as inundaes e dessa forma no h como a urina do rato alcanar os homens. A leptospirose tem inicio sbito. Os sintomas so parecidos com os da gripe. Dor de cabea, dor muscular, febre alta, mal-estar. Normalmente, quando curada, a doena no deixa seqelas. Um sintoma capaz de diferenciar a leptospirose de outras doenas a insuportvel dor na panturrilha (batata da perna). Muitas vezes, o doente no agenta ficar de p.Em alguns casos, o doente pode ter ictercia (cor amarelada da pele). A leptospirose tambm provoca alteraes no volume e na cor da urina, que muitas vezes fica mais escura. Quando entrar em contato com regies inundadas ou com lama, usar luvas e botas de borracha; Evitar expor ferimentos s guas infectadas de inundaes em reas suscetveis bactriaFicar o menor tempo possvel imerso nessas guas e impedir que as crianas nadem ou mergulhem nelas;Desinfetar com cloro (hipoclorito de sdio) os objetos de casa que entraram em contato com a gua ou com a lama. O cloro mata a bactria. Se no for possvel armazenar os alimentos protegidos da gua, o correto a se fazer elimin-los. Frutas em geral, carne, leite, verduras, legumes, arroz, feijo, caf, manteiga etc devem ser inutilizados. Alimentos enlatados podem ser lavados, desde que no tenha havido contato da comida com a gua. Voc faz processo correto para eliminar focos da doena em sua casa ou trabalho?

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 14
OS MALES DO CIGARRO
O cigarro pode causar cerca de 50 doenas diferentes, especialmente problemas ligados ao corao e circulao, cnceres de vrios tipos e doenas respiratrias. "A fumaa do cigarro absorvida por combusto, o que aumenta ainda mais os males da sua composio", diz Valria Cunha de Oliveira, tcnica da diviso de tabagismo do Instituto Nacional do Cncer (Inca), no Rio de Janeiro. Parece papo de ex-fumante, mas a pura verdade: em cada tragada so inaladas 4 700 substncias txicas. Entre elas, trs so consideradas as piores. A primeira a nicotina, que provoca dependncia e chega ao crebro mais rpido que a temida cocana, estando associada aos problemas cardacos e vasculares (de circulao sangunea). A segunda o monxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsvel pelo transporte de oxignio) e acaba reduzindo a oxigenao sangunea no corpo. por causa da ao do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabea aps passar vrias horas longe do cigarro. Nesse perodo de abstinncia, o nvel de oxignio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que no est mais acostumado a esse "excesso", reclama por meio das dores de cabea. A terceira substncia tida como grande vil o alcatro, que rene vrios produtos cancergenos, como polnio, chumbo e arsnio. Todo cncer relacionado ao fumo - como na boca, laringe ou estmago - tem alguma ligao com o alcatro. A unio desse poderoso trio de substncias na composio do cigarro s poderia tornar o produto extremamente nocivo sade. Para se ter uma idia, 90% dos casos de cncer de pulmo. 1. Da crie ao cncer O tabagismo provoca vrios estragos na regio da boca. Alm de modificar o hlito, a fumaa irrita a gengiva e pode facilitar o surgimento de cries. H tambm uma alterao nas papilas gustativas, o que afeta o paladar do fumante. O cigarro ainda aumenta os riscos de cncer de boca, apesar de ser menos prejudicial nesse aspecto que o charuto. 2. Chapa preta Vrias substncias txicas presentes na fumaa fazem os tecidos dos pulmes perderem elasticidade, o que acarreta uma destruio parcial da estrutura desses rgos. isso que as chapas de pulmo dos fumantes - bastante escuras - mostram. Das mortes provocadas por bronquite ou enfisema, 85% esto associadas ao cigarro. O cncer de pulmo ainda a principal causa de morte por cncer entre fumantes 3. Trabalho com a nicotina A nicotina aspirada pelo fumante segue para o fgado, onde metabolizada. Por isso, esse rgo tambm est sujeito a desenvolver cncer 4. Estmago embrulhado J foram encontrados resduos de um agrotxico chamado DDT em amostras do alcatro que compe o cigarro. O DDT irrita as paredes do estmago e pode levar o fumante a sentir nuseas. Alm disso, uma parte das substncias txicas do cigarro metabolizada no estmago, o que pode gerar gastrite, lcera e at mesmo cncer 5. Risco de derrame O crebro tambm pode ser afetado pelas dificuldades de circulao causadas pelo cigarro. Os vasos comprimidos, a qualidade de sangue prejudicada e o aumento da presso arterial podem resultar em derrame cerebral 6. Circulao comprometida A nicotina diminui a espessura dos vasos sanguneos e o monxido de carbono reduz a concentrao de oxignio no sangue. Assim, o fumante est mais sujeito a vrios problemas relacionados circulao, como aneurismas (dilatao de vasos sanguneos que favorece os derrames), tromboses (entupimento de vasos), varizes e at uma doena chamada tromboangete obliterante, que afeta as extremidades do corpo, podendo levar amputao de membros. Um dos rgos mais afetados o corao. A ao da nicotina faz com que o corpo absorva mais colesterol. O cigarro tambm eleva a presso arterial e a freqncia cardaca, que sobe at 30% durante as tragadas. Tudo isso fator de risco para o corao. Voc que fuma, ta preparado para parar de fumar?

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 15
5 BENEFCIOS DA CAMINHADA CONTRA O STRESS
No segredo que caminhar faz bem para a sade. Estudos j comprovaram que o exerccio ajuda quem quer emagrecer, afasta o risco de obesidade e ainda reduz o risco de doena cardaca. Porm, poucas pessoas sabe que colocar o tnis e andar por a tambm um hbito que contribui para combater o stress. Quem sofre com as tenses do dia a dia no pode deixar a caminhada de lado para relaxar. Basta vestir uma roupa adequada e caminhar em um ritmo moderado para desfrutar dos benefcios.

1# Caminhar coloca o crebro em estado meditativo Para combater o stress e a ansiedade, preciso acalmar a mente. E exatamente isso que a caminhada proporciona. Um estudo britnico defende que andar por espaos cercados pelo verde, como parques, pode colocar o crebro em estado meditativo e mais calmo, permitindo a reflexo. 2# Gastar tempo ao ar livre diminui o stress Vrios estudos defendem que passar um tempo junto natureza um poderoso aliado contra o stress, alm de melhorar a memria. Mesmo quando est frio, possvel desfrutar dos benefcios, pois andar ao ar livre pode otimizar a concentrao em at 20%. Ainda segundo o Huffington Post, caminhadas em ambientes abertos melhoram os nveis de energia, evitando os efeitos do stress. 3# Andar libera endorfina Voc j deve ter ouvido falar da endorfina, um hormnio responsvel pela sensao de bem-estar. Por fazer com que voc se sinta bem e relaxado, ele tambm combate o stress. A boa notcia que, ao caminhar, a substncia liberada pelo corpo, amenizando a tenso. Ela tambm pode aliviar a depresso leve, melhorar o humor e a autoestima. 4# Caminhar em grupo relaxa ainda mais Se voc no gosta de praticar exerccios sozinho, leve um grupo de amigos para a caminhada. Alm de tornar o momento mais prazeroso, os benefcios contra o stress que j foram citados so mantidos, sendo uma boa oportunidade para colocar o papo em dia e ainda diminuir os nveis de cortisol, que o hormnio do stress. 5# Andar d energia e reduz a fadiga Um estudo de 2008 da Universidade de Georgia comprovou que as pessoas sedentrias que passaram a caminhar tiveram um aumento de 20% na energia e reduo de 65% da fadiga.

E voc, est esperando o que para comear a andar?

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 16
TRABALHADORES MAIS SEGUROS
Durante o desenvolvimento industrial houveram pocas em que o trabalhador estava exposto a riscos em seu trabalho que nem os supervisores podiam fazer nada para evit-los. Protees inadequadas nas mquinas foram s causas de muitos acidentes e mortes. As condies de trabalhos no foram sempre as melhores para a sade dos trabalhadores. A principio o ciclo dos equipamentos inseguros e as condies de trabalhos foram responsveis por trinta e seis por cento de todos os acidentes industriais. Os restos foram causados pelos prprios trabalhadores. Na atualidade a situao esta invertida completamente. As empresas reconhecem a importncia da preveno de acidentes, tanto do ponto de vista humanitrio como econmico, e com a conscincia dos gerentes temos locais mais seguros para trabalhar e com isto a reduo dos acidentes por condies inseguras para cinco por cento. A indiferena, descuido e falta de conhecimento dos trabalhadores que causam noventa e cinco por cento. O problema principal agora conseguir que os trabalhadores tenham mais conscincia de segurana. aqui onde o gerente tm um papel muito importante. E esta a melhor posio para influir sobre o comportamento dos trabalhadores, pois o homem chave em qualquer esforo que haja para reduzir os acidentes. E dever assumir a responsabilidade por um treinamento seguro dos trabalhadores, por que todos ponham em prtica o que aprenderam, e que sejam motivados a pensar sempre em segurana, tanto ele mesmo como os seus companheiros de trabalho.

O que melhorar para ter uma segurana mais compacta e sem riscos?

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 17
UM AMIGO QUE NO QUERO PERDER
Ainda ontem quando retornava do trabalho, um grande amigo meu, pilotando uma motocicleta cruzou com o nosso nibus em sentido contrrio. Me surpreendi, pois alm da alta velocidade, ele no fazia o uso da jugular do capacete de proteo . Neste exato momento retrocedi no tempo e me vi sentado ao seu lado realizando uma prova de matemtica, que em breve nos levaria a uma conceituada escola de nossa cidade natal, aprovados juntos vivemos ao longo de trs anos em diversas situaes. Do bate-papo ao bate-bola, aos poucos amos nos moldando como futuros profissionais. Em frao de segundos voltei a realidade e mudaram se de rumo os meus pensamentos. A verdade e que a qualquer momento poderei perder esse amigo. Chegando em minha residncia vasculhei meus livros didticos e encontrei algo sobre a legislao que reza a respeito da obrigatoriedade do uso da jugular do capacete de segurana por parte dos pilotos de motocicletas. "Como est bem claro no pargrafo nico do artigo 158 da C.L.T., constitui ato faltoso do empregado a recusa do uso do equipamento de proteo para empregados/motociclistas: " A OBSERVNCIA DAS INSTRUES EXPEDIDA PELA EMPRESA diz plenamente como devemos proceder no percurso casa/trabalho e trabalho casa ". A lei nr. 8213 / 91, com vigncia a partir de 25 de julho de 1991, regulamentada pelo decreto nr. 357 /91, no artigo 21, inciso IV, letra " d ", considera como acidente do trabalho o sofrido pelo segurado, ainda que fora do local e horrio de trabalho, no percurso da residncia para o local de trabalho ou desta para aquela, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do segurado. No resta a menor dvida de que os acidentes de trabalho, inclusive os de trajeto, nos termos da anterior e atual legislao acidentria do trabalho, geram conseqncias jurdicas. Embora a legislao defina de forma enrgica as obrigaes dos pilotos de motocicletas, a nossa poltica de atuao totalmente voltada para o treinamento e conscientizao desses colegas, que alm de profissionais so pessoas que pertencem a uma comunidade e como tal devem primar no s pela sua segurana, como tambm pela preservao da integridade fsica dos inocentes que transitam pelas vias de acesso. Essa ao no s representa um ato de respeito, mas tambm de amor ao prximo, o primeiro passo que devermos nos presar que o importante saber que no importa como somos fora do trabalho, mas dentro e a caminho ou volta dele, devemos nos manter seguros, e o uso da jugular salva vida em caso de um acidente, pois em um tranco ou queda, o capacete solto com a presso do ar tende a se soltar, no protegendo a rea da cabea do individuo. Fechei o livro e antes de dormir refleti bastante sobre o que acabara de ler. Espero ansioso o dia de amanha para retornar ao trabalho, encontrar meu amigo, e falar-lhe do que li. Vou dar lhe um puxo de orelha, pois em todas as situaes: na escola, nas provas, no trabalho, na bola, no bar e no bate -papo, esse um amigo que no quero perder.

E voc quer bem o seu amigo de trabalho? Como dizem equipe em um futebol um por todos e todos por um!

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 18
QUANTO CUSTA UM ACIDENTE ?
A modernidade invade as empresas. A qualidade sem dvida representa hoje a principal arma na venda da matria-prima ou produto final. Entretanto, os acidentes do trabalho interferem sob camuflagem no andamento normal da produo. Os problemas econmicos derivados do acidente de trabalho atingem a todos: acidentados, sociedade, nao e tambm, a empresa. Assim, o acidente do trabalho representa um custo social e privado. As empresas so as mais fortemente atingidas pelas conseqncias antieconmicas dos acidentes de trabalho, apesar de nem sempre perceberem. Podemos dizer mesmo que, via de regra, as empresas desconhecem os prejuzos que tem com os acidentes e s vezes seus dirigentes nem imaginam em quanto os acidentes oneram os custos dos seus trabalhos ou produtos. No Brasil, uma parcela do custo de responsabilidade da empresa seguradora (INSS), pois as empresas, por imposio legal, so obrigadas a manter seus empregados segurados contra acidentes do trabalho. Tal parcela constitui o que se denomina CUSTO DIRETO, ou mais propriamente Custo Segurado dos acidentes. H, porm uma outra parcela, no rara, maior que a anterior que de responsabilidade exclusiva do empregador, chamada CUSTO INDIRETO ou custo no Segurado do acidente.

EXEMPLOS DE CUSTO SEGURADO:


Despesas mdicas, hospitalares e farmacuticas necessrias na recuperao do acidentado. Pagamento de dirias e indenizaes. Transporte do Acidentado.

EXEMPLOS DE CUSTO NO SEGURADO:


Despesas com material nos reparos dos danos. Despesas com mo-de-obra na manuteno corretiva do equipamento acidentado. Prejuzos pelas horas improdutivas em decorrncia do acidente (LUCRO CESSANTE). As empresas brasileiras (urbanas e rurais) se transformam em verdadeiros campos de batalha. A cada ano, cerca de 750 mil trabalhadores So vtimas de acidentes de trabalho. Deste total, 5 mil morrem e 20 mil ficam mutilados, sem condies de volta atividade profissional. Nessa guerra diria, 400 mil do baixa do trabalho por pelos menos 15 dias, em funo de algum tipo de acidente, e outros 280 mil so obrigados a ficar fora de ao por um perodo que pode variar de 15 dias a alguns anos. Alm do drama humano, este exercito de acidentados custa ao pas 6 bilhes de DLARES por ano, segundo clculos do Ministrio do Trabalho. Muitas empresas brasileiras, no entanto, esto longe de perceber o prejuzo que sofrem em funo de no darem condies de trabalho a seus funcionrios. O custo indireto de cada trabalhador acidentado eh quatro vezes maior que o custo direto do acidente. Ou seja, alm dos gastos com seguro, mdicos, e afastamento do trabalhador, existe uma perda ainda maior, j citada nos exemplos acima. Sob o aspecto humano, poderemos afirmar que a preservao da integridade fsica, da vida e do gosto pelo trabalho so ddivas para o trabalhador e sua famlia. Mais do que isto, o seu prprio direito ! Em um acidente que mais tem a perder? Com certeza voc no quer saber a dor que isso causa!

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 19
SEGURANA COM FACAS

As estatsticas mostram que as facas causam mais ferimentos incapacitantes do que qualquer outra ferramenta manual. As pessoas em todas as ocupaes so feridas por facas: o funcionrio de almoxarifado ao tentar abrir uma caixa, todos ns em nossas residncias, o trabalhador ao longo do trecho ao cortar qualquer tipo de material, etc. Realmente todos nos estamos expostos freqentemente a ferimentos com facas pela razo nica de que a faca uma ferramenta muito usada. Quando estivermos velhos o bastante para trabalhar, a maioria de ns j ter aprendido os perigos associados s facas. Porm, somos incapazes de aprender os cuidados de segurana to rapidamente. o principal risco no uso de facas no trabalho que a mo do usurio pode escorregar sobre a lmina, causando um srio ferimento. Uma outra causa de ferimento o contato da faca com a mo livre ou com o corpo. Quando for preciso usar uma faca, corte sempre afastando a faca do corpo, se possvel. Caso contrrio, use uma proteo adequada para o corpo e tome medidas para manter o material cortado no lugar. Existem luvas especiais para este tipo de trabalho no caso de frigorficos. Se for necessrio carregar a faca de um lado para o outro no trabalho, coloque numa bainha prpria. Os especialistas em segurana recomendam que a bainha seja usada sobre a cintura do lado direito ou esquerdo, com a ponta virada para trs. A faca transportada na parte da frente ou sobre a perna pode causar um srio acidente em caso de queda. A maneira de guardar as facas tambm um fator importante para a segurana. Cubra as bordas expostas e mantenha as facas em locais apropriados, no as deixe sobre bancos ou no cho. O primeiro socorro muito importante se voc se cortar com uma faca. Mesmo o menor corte deve ser tratado para evitar-se infeces. H casos que se afastaram do trabalho por vrios dias devido a complicaes e infeces causados pelos ferimentos mal tratados. Geralmente se diz que no h nada mais doloroso do que um corte com uma faca cega. Talvez isso seja um pouco de exagero, mas nos chama a ateno para um ponto importante. Mantenha as facas sempre afiadas e em boas condies de uso. Uma faca cega exige que voc faa mais fora para cortar e a lmina pode escapar e ferir voc ou algum que esteja por perto. Nunca use uma faca defeituosa. Por exemplo, que tenha uma lmina ou cabo quebrado. Naturalmente uma boa maneira de danificar e at quebrar uma faca us-la com uma chave de fenda ou fora-la a cortar determinados objetos que deveriam ser cortados com facas maiores ou faces. Nossa pacincia capaz de trazer mais resultados do que o uso da nossa fora. Essa afirmao boa para ser lembrada quando precisamos usar uma faca.

Como est a utilizao das nossas faca/estilete de segurana?

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 20
REGRAS DE SEGURANA PARA FERRAMENTAS ELTRICAS
Aterre todas as ferramentas que no possuam duplo isolamento. Se a ferramenta for equipada com um plug de trs pinos, encaixe-o numa tomada de trs entradas. Se estiver usando um adaptador para tomadas de duas entradas, fixe o fio adaptador num terra conhecido. Nunca remova o terceiro pino; Mantenha todas as protees no lugar e em boas condies; Mantenha a rea de trabalho limpa. reas e bancadas cheias de entulhos so um convite aos acidentes; Evite ambientes perigosos. No use ferramentas eltricas em locais midos ou molhados. Mantenha as reas bem iluminadas; No force as ferramentas. Ela far melhor o trabalho e de maneira mais segura se for usada sob as condies para as quais foi projetada; No separe as pernas do cabo eltrico. Se, acidentalmente, cortar o cabo ou danificar o isolamento de qualquer maneira, no tente repar-lo por sua conta. Entregue-a para substituio e/ou reparos imediatos. No substitua cabos de extenso por sua conta; Quando sair da rea de trabalho temporariamente guarde as ferramentas longe do alcance de crianas. Elas so muito curiosas; agarrar-se em peas mveis. Use o calado e as luvas de borracha quando se trabalha em reas abertas; Use culos de segurana para a maioria das ferramentas; No abuse do cabo. Nunca carregue uma ferramenta segurando pelo cabo eltrico, ou desligue da tomada puxando por ele. Mantenha o cabo afastado de fontes de calor, leo ou bordas cortantes. Prenda seu trabalho. Use garras ou um torno de mesa. mais seguro do que usar as mos, ficando com as mesmas livres para segurar a ferramenta; No se estique para alcanar o ponto de trabalho. mantenha-se bem equilibrado durante todo o tempo; Desligue a ferramenta quando no estiver usando-a, ou quando for trocar acessrios; Remova as chaves e chavetas de ajuste. Forme o hbito de verificar se as chavetas e chaves de ajustes foram removidas da ferramenta antes de lig-la; Evite partidas acidentais. No carregue ferramentas conectadas com o dedo no gatilho; No repare ou desmonte a ferramenta. Leve a uma oficina autorizada ou substitua-a; Conhea a sua ferramenta eltrica. Aprenda suas aplicaes e limitaes, assim como os riscos em potencial associados sua operao.

Qual parte eltrica precisa de maior ateno na Haver Servios?

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 21
EMPILHADEIRAS - AS MULAS DE CARGA DO TRABALHO
As empilhadeiras, verdadeiras mulas de carga da indstria, esto se tornando rapidamente bestas perigosas. Desde que foram introduzidas nos locais de trabalho elas so responsveis pelo aumento do ndice de acidentes mais de 400%. O aumento alarmante de operao insegura de empilhadeiras foi relatado num estudo recente. Eis aqui algumas das concluses desse estudo: Mais da metade - 52% - dos ferimentos no perodo estudado envolveu empilhadeiras mveis, 19% envolveram empilhadeiras sendo operadasem veculos estacionrios e em 29% dos casos a empilhadeira estava parada; Quase a metade - 45% - dos ferimentos foram sofridos por empregados trabalhando ou caminhando em reas onde as empilhadeiras estavam sendo operadas; Cerca de 15% dos ferimentos foram causados em trabalhadores regularmente designados para tarefas prximas das empilhadeiras; Os ferimentos mais tpicos - 22% - envolviam escoriaes e contusesnas pernas, ps; Esmagamentos foram os ferimentos mais comuns associados com elevao ou abaixamento dos garfos das empilhadeiras; Os acidentes fatais que houveram, foram provocados principalmente por quedas cargas, tombamentos.

A maior parte destes acidentes poderia ter sido evitada se as regras de segurana abaixo fossem seguidas:
No levante a carga com a empilhadeira em movimento; No transporte a carga com o garfo totalmente levantado; Dirija cuidadosamente e lentamente nas esquinas e sinalize com a buzina nos cruzamentos; Verifique se as plataformas usadas para acesso a caminhes ou vages tem a largura e a resistncia necessrias para suportar a empilhadeira; E paradas sbitas; No transporte passageiros de carona; Observe os espaos acima e o giro da extremidade traseira; Para melhor viso, d r ao transportar cargas grandes, mas fique -virado para a direo do deslocamento; Transporte carga somente em conformidade com a capacidadenominal da empilhadeira; Levante a carga com o mastro vertical ou ligeiramente inclinado para trs; No transporte cargas ou pilhas instveis. Certifique que as cargas estejam posicionadas uniformemente nos garfos e observe o equilbrio adequado; Abaixe as cargas lentamente e abaixe o suporte de carga totalmente quando a empilhadeira for estacionada.

A operao segura das empilhadeiras pode torn-las as verdadeiras mulas de cargas confiveis, ao invs de bestas perigosas no seu local de trabalho.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 22
CABOS DE EXTENSO

No h nada a respeito dos cabos de extenso que possa sugerir algum perigo. No h peas mveis, no h chamas e nem barulho. Eles so inofensivos, mas podem ser perigosos se mal usados. Somente bons cabos devem ser usados. De preferncia aqueles que so testados e aprovados por laboratrios de testes de equipamentos eltricos. Os cabos que apresentarem desgastes devem ser reparados ou jogados no lixo. Voc pode controlar alguns dos riscos associados ao uso de cabos de extenso. Antes demais nada, nenhum cabo de extenso pode suportar uma utilizao abusiva. Se voc der um n, amass-lo, cort-lo ou mesmo curv-lo, voc poder estar danificando seu revestimento isolante comprometendo-o. Isto poder causar um curto-circuito ou princpio de incndio, ou mesmo um choque eltrico. A maioria dos cabos eltricos transporta eletricidade comum de 110 volts sem grandes problemas, a no ser uma sensao de tomar um puxo. Sobcertas condies uma corrente de 110 volts pode matar. Tais condies pode ser representadas por um toque num cabo sem revestimento com as mos molhadas ou suadas, ou pisar em superfcies molhadas. Assim sendo, proteja o cabo de extenso que estiver usando. Enrole-o em grandes lanadas. No o dobre desnecessariamente. No o submeta a tenso. Um cabo nunca deve ser deixado pendurado numa passagem ou sobre uma superfcie, onde as pessoas transitam. Os motivos so simples: evitar armadilhas que podem causar acidentes e evitar danos ao prprio cabo. Se um cabo de extenso mostrar sinais de desgaste, ou se voc souber que ele j foi danificado, troque-o por um outro novo. No conserte cabos por sua conta, a no ser que a pessoa seja habilitada para tal. Em situaes especiais, so necessrios tipos especiais de cabos. Alguns so resistentes gua, outros no. Alguns so isolados para resistncia ao calor, outros so projetados para suportar a ao dos solventes e outros produtos qumicos. No conhecendo as caractersticas tcnicas fornecidas pelo fabricante, evite usar cabos em locais midos, prximos ao calor ou locais contendo produtos qumicos. A utilizao adequada de cabos de extenso no difcil e nem complicada. O uso correto no toma tempo e pode livr-lo de um choque eltrico. Algumas regras devem ser aplicadas na utilizao segura de cabos de extenso:

Manuseie o cabo gentilmente, evitando tension-lo, dobr-lo ou amass-lo; Pendure num local onde no perturbe a passagem ou possa representar riscos.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

TEMA 23
CIDOS
Houve uma poca em que apenas os trabalhadores da indstria qumica lidavam com cidos. Porm essa poca j passou. Em qualquer instalao industrial hoje em dia, podemos deparar com eles. A maioria deles mais ou menos prejudicial quando manuseados, ou podem causar danos s de se chegar perto deles. Todos eles podem ser manuseados com segurana, mas antes deve-se saber como. Voc tem de respirar esta substncia. Os dicionrios dizem que os cidos tem um gosto azedo e que atacam os metais. A parte relativa ao gosto no nos interessa muito, mas a parte que fala da capacidade de atacar os metais . Porque esta a caracterstica que os tornam perigosos. O dicionrio deve mencionar que eles tambm atacam pele e os tecidos orgnicos, alm de outras coisas. Alguns deles podem iniciar um incndio e alguns podem produzir gases venenos ou inflamveis. Sendo assim, muito importante voc saber um pouco mais sobre os cidos ao manuse-lo. Lembre-se sempre de que qualquer cido ataca , isto , queima a pele e os tecidos abaixo dela. Os cidos so mortais para os olhos. A rapidez e a profundidade com que atacam depende do tipo do cido e do quanto seja forte, seu nvel de concentrao. De qualquer maneira o primeiro princpio de segurana no manuseio de qualquer cido mant-lo afastado de voc. Se houver respingos na sua pele procure lavar imediatamente. a que a maioria das pessoas tem problemas com cidos. As pessoas tem contato com um cido fraco, como a soluo de baterias por exemplo. A pele arde um pouco, mas no muito. Elas vo e lavam o local. A pele fica ligeiramente avermelhada meio inflamada e nada acontece. Com isso elas pesam que no foi nada, apesar de tudo. Assim vo ficando cada vez mais descuidadas. Com o passar do tempo no h rigor com este produto e ele acaba atingindo os olhos desta pessoa. A menos que a lavagem seja imediata e o atendimento mdico imediato, o mnimo que ocorrer ser uma reduo na viso. Dependendo do cido, provavelmente causar uma cegueira permanente. a maioria dos cidos corri os metais rapidamente, liberando o hidrognio durante a reao. O hidrognio altamente inflamvel. Uma centelha ou uma chama pode iniciar um incndio. Misturado com o ar torna-se altamente explosivo. Um outro exemplo o da bateria comum dos automveis. Dentro dela o cido sulfrico combina com o composto de chumbo contido nas placas das baterias, liberando o hidrognio. Com isso, ao acender uma lmpada, ascender um fsforo para verificar o nvel de gua da bateria (ou mesmo se chegar com cigarro aceso ) , voc poder ser vtima de uma labareda de fogo no seu rosto. muitas pessoas j sofreram este tipo de acidente. A maioria vem como lquidos e no atacam vidros e borrachas. Devem ser acondicionados em recipientes de vidro ou revestidos de borracha. Manuseie os recipientes contendo cidos com muito cuidado. Alguns so piores que os outros, mas todos eles desprendem gases e vapores terrveis. O cido sulfrico e o hidrocloreto liberam gases capazes de atacar a pele, olhos e pulmes. Portanto eis aqui o ABC da segurana para o manuseio dos cidos: No d chance a eles; Use vesturio resistente ao ataque dos cidos, incluindo luvas; Ao manusear, evite derramar ou quebrar o recipiente que o contm; Mantenha-os afastado de qualquer fonte de calor e longe de substncias que possam reagir. Os cidos podem ser manuseados, desde que se conhea os riscos e as prticas seguras de manuselo.

DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

FRASE DO MS

Viver e ser feliz, dar mais valor as coisas, com segurana voc viver momentos fantsticos!

Ser for para ser seguro, que no seja somente meu!


Nakura Honda Proprietrio da Honda Motors

You might also like