CRIAÇÃO DE TABELAS DE DOBRAS – FATOR K

1. Abra um novo arquivo no SolidWorks. 2. Vá em “INSERIR – CHAPA METÁLICA – TABELA DE DOBRAS – NOVO”.

3. Configure a tabela conforme desejado. Especifique um caminho e nomeie o arquivo. Neste exemplo utilizaremos as unidades em milímetros e criaremos a tabela para ser utilizado com o FATOR K. Daremos o nome de “Fator K - aço.xls”, pois necessitaremos de uma tabela para cada tipo de material. Clique em OK para prosseguir.

4. O próximo passo é inserir os valores na tabela de dobras criada. A planilha será aberta diretamente no SolidWorks para edição.

CRIAÇÃO DE TABELAS DE DOBRAS

1

Para valores de ângulos (1ª coluna), coloque os valores que utiliza para dobrar suas chapas. Utilize sempre os valores que as chapas foram dobradas, nunca use os raios internos. Por exemplo:

CRIAÇÃO DE TABELAS DE DOBRAS

2

Os valores que devem aparecer no campo “RAIO / ESPESSURA”, são valores da razão entre o raio e a espessura. Por exemplo: Se você usa uma chapa de 2 mm, e os raios das dobras são de 4 mm, o valor que deverá aparecer é “2” (4÷2).

Os valores mostrados na tabela acima são ilustrativos.

Esta planilha pode ser modificada posteriormente, abrindo-a em normalmente como um arquivo do EXCEL. Para sair da planilha e voltar ao SolidWorks, basta dar um clique fora da planilha, na área de gráficos do SolidWorks. 5. Para utilizar essa tabela em sua peça, basta escolher a opção “TABELA DE DOBRAS” para a “Tolerância da dobra”, e clique em procurar para escolher a pasta onde está salva a sua planilha. Será interessante salvar todas as suas planilhas em uma mesma pasta, podendo selecionar qual utilizar para sua peça em um menu suspenso logo abaixo da opção “TABELA DE DOBRAS”.

CRIAÇÃO DE TABELAS DE DOBRAS

3

6. Você não precisa realizar todo esse procedimento para toda peça que for criar. Para as demais peças, basta utilizar a opção “TABELA DE DOBRAS” e selecionar o arquivo que acabou de ser criado. O SolidWorks irá fazer uma leitura deste arquivo e colocar o FATOR K encontrado na tabela. Portanto, certifique-se de que a tabela esteja preenchida da maneira correta, e que os ângulos e razão raio/espessura para esta nova peça estejam contidos na planilha. 7. EXEMPLO:

Raio: 15mm Espessura da chapa: 5mm Razão Raio/Espessura: 3 Ângulo: 45° O FATOR K encontrado é “0,54”.

Unidade Sorocaba
Rua Saldanha Marinho, 61 - Centro CEP: 18035-050 - Tel.: (15) 3232-8808 ou 3232-1151 E-mail: uvw@uvw.com.br

Unidade Campinas
Centro Empresarial Jaraguá-Conceição R. Conceição, 233 11° Andar Sala 1112 - Centro CEP: 13015-050 - Tel.: (19) 3236-1701 ou 3236-3599 E-mail: uvwcps@uvw.com.br

Suporte
E-mail: suporte@uvw.com.br

CRIAÇÃO DE TABELAS DE DOBRAS

4

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful