You are on page 1of 7

Ficha de Avaliação Sumativa

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AROUCA

Outubro de 2012 Prof. José Luís Alves

Biologia e Geologia – 10º ano

Nome: _______________________________________________________ Avaliação:____________________________

Nº:_____

Turma:____

O Professor: _____________________ B

Grupo I
À semelhança de outros elementos, o carbono completa um ciclo no sistema Terra. Presume-se que as áreas responsáveis pela absorção de dióxido de carbono, em quantidades significativas, correspondam a oceanos com águas mais quentes e a florestas localizadas a latitudes médias e nos trópicos.

O cinturão verde fotossintético da Terra e o sistema de carbonatos são altamente eficientes na remoção do CO2 atmosférico. Contudo, as emissões de CO2 têm vindo a aumentar, devido ao consumo de combustíveis fósseis. 1. Nas questões 1.1 e 1.2, seleciona a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter uma afirmação correta. 1.1. A Terra é um sistema _______ porque estabelece ______ com o meio exterior. (A) (B) (C) (D) fechado […] trocas de matéria aberto […] trocas de energia fechado […] trocas de energia aberto […] trocas de matéria

1.2. Na biosfera, o carbono fixado na ________ retorna, gradativamente, à atmosfera em consequência da ________ e da queima de combustíveis fósseis. (A) respiração […] fotossíntese (B) fotossíntese […] transpiração (C) fotossíntese […] respiração (D) respiração […] transpiração 2. Os subsistemas terrestres são considerados isolados, fechados ou abertos. Explica por que razão o planeta Terra não encaixa totalmente nesta classificação.

Observaa atentamente. O esquema da figura seguinte é uma proposta de representação do ciclo das rochas. 1. ____ 2. ____ F. B. Grupo II 1. Misturas complexas de silicatos fundidos arrefecem lentamente e consolidam. A – O ciclo do carbono percorre apenas três dos subsistemas terrestres. Oxidação de determinados minerais de granito. por variações bruscas da temperatura atmosférica. ____ E. Fusão de rochas na base de uma cadeia montanhosa. no esquema. ____ G.___ B – A desflorestação influencia a atmosfera. Erupção vulcânica ____ B. mas não condiciona a geosfera.___ D – O carbono tem vindo a aumentar na Terra. E e F identificam processos geológicos envolvidos na formação dos três tipos básicos de rochas. Origem de um mármore a partir de um calcário ____ H. C. Identifica as rochas dos esquemas A e B.___ F – Os calcários são um exemplo da interação entre os quatro subsistemas terrestres.1. os calcários responsáveis pela captura de carbono são rochas sedimentares. Classifica como Verdadeira (V) ou Falsa (F) cada uma das seguintes afirmações. Na figura seguinte.___ H – As rochas carbonatadas retiram o CO2 da atmosfera. AB- 2 . devido ao consumo de combustíveis fósseis.___ G – Todos os seres vivos terrestres contribuem para o forte aumento de CO2 na atmosfera. Relaciona o surgimento das primeiras algas azuis-esverdeadas (primeiros seres fotossintéticos) com a variação da composição da atmosfera terrestre. Refere a letra que pode representar. estão desenhadas duas amostras de rochas sedimentares (A e B). ____ D. 2. Fratura de uma rocha. Consolidação das areias de uma duna.3. As letras A. relativas ao sistema Terra e ao ciclo do Carbono. Transporte de areias pela água de um rio.___ E – No oceano. cada um dos processos geológicos: A. ____ C. ___ 4.___ C – A biosfera é o subsistema que mais interatua com a atmosfera na reciclagem de CO2.1. D.

o ambiente geológico: 3.3.3.1. mais superficial. Os granitos e os xistos são rochas.2. Se uma rocha se encontrar sujeita às temperaturas e pressões próprias do ambiente geológico Y. 3.3. X– Y– Z– 3. 3.3. Nas questões 3. que informações fornecem os fósseis que ela contém? 3.2. …de textura fanerítica e de textura foliada. pela respetiva letra (X.3.3. Indica. 3 . …de textura fanerítica e de textura não foliada. Qual é a origem dos elementos assinalados com o número 1 na rocha A? 2. respetivamente… (A) (B) (C) (D) 3. deposição e meteorização meteorização.1 a 3. Relativamente ao ambiente da rocha B. deposição e diagénese meteorização. erosão e deposição. Y ou Z). seleciona a opção que completa corretamente a frase: 3.3. metamórfico e sedimentar. a sua transição para o ambiente geológico Z será favorecida por … (A) (B) (C) (D) … … … … decréscimo da atividade tectónica erosão sucessiva das rochas de cobertura diminuição generalizada da atividade vulcânica aumento da atividade tectónica 3. erosão. diagénese e deposição diagénese. A sequência correta da formação de uma rocha sedimentar é… erosão. 3. (A) (B) (C) (D) …de textura afanítica e de textura não foliada.1.3. meteorização. diagénese. Faz corresponder a cada letra o respetivo ambiente geológico.1.2. …de textura afanítica e de textura foliada. erosão.1.3. O diagrama da figura seguinte representa as condições de pressão e de temperatura que caracterizam diversos ambientes geológicos – magmático.1.2. mais quente.2.

O perfil geológico da figura diz respeito a uma região sedimentar. 2.a.a. 2. (D) 2800 M. (C) 1400 M.Grupo III 1. é possível encontrar… (A) rochas metamórficas foleadas. 2. na altura da sua formação. Considera a figura.) no isótopo-filho chumbo-207. Na ordenação estratigráfica efetuada foram aplicados os princípios… (A) da identidade paleontológica e da sobreposição dos estratos.a. F. (B) xisto e basalto.1. referente à desintegração do isótopo-pai urânio-235 (semivida = 700 milhões de anos .a.a.Deposição do C.3. A . A idade do cristal de zircão é de: (A) 350 M.3.2. (C) mármore e quartzito. (D) calcário e ardósia. onde se pode verificar uma intrusão magmática e uma falha. B e A 1.3. 2. (B) da identidade paleontológica e da intersecção.3. A percentagem de chumbo-207 num cristal de zircão com 25% de urânio-235 é de: (A) 50% (B) 25% (C) 75% (D) 100% 2.1. refere quantos anos são necessários para que se obtenha 1.Deformação de A C .Intrusão magmática H B . Calcula a quantidade de U-235 que se terá transformado ao fim de três semividas. Apresentando os cálculos.Deposição de G. 1.5 g do isótopo-pai? 4 . e assinala a opção correta em cada questão. (C) da sobreposição dos estratos e da intersecção.1. da horizontalidade e da sobreposição dos estratos. possuía 12 gramas do isótopo U-235. Ordena as indicações para reconstituir a história da região apresentada na figura anterior. Na fronteira com a intrusão magmática I. E e D D .2. Admitindo que uma determinada rocha. (D) da identidade paleontológica.M. 1.Falha Y E .2. (B) 700 M. 2.

os espaços seguintes. alternando com partículas sedimentares sobre um substrato rígido. a velocidade de rotação da Terra e a periodicidade de marés. Ao longo dos últimos 600 milhões os continentes sofreram transgressões e regressões marinhas sucessivas. (B) não se desintegram. assim. porque certos elementos químicos neles contidos.2. (B) uniformitarismo. até estruturas recentes e em construção. 4. 4. tais como o número de dias por ano. Nas questões 4. Os estromatólitos podem fornecer informações fundamentais sobre a dinâmica dos tempos primordiais da Terra. (C) actualismo. permitindo a manutenção da constituição química dos elementos. 4. Se o estudo dos estromatólitos permite a reconstituição de paleoambientes. Lê o texto seguinte com atenção. os depositavam nas suas membranas celulares e.1..2. os geólogos baseiam-se no princípio geológico do… (A) gradualismo.a. foram-se desenvolvendo em camadas sucessivas. A determinação da idade absoluta dos estromatólitos é possível.3. Os estromatólitos são os vestígios de vida mais antigos conhecidos no nosso planeta. isso significa que estes resultam da atividade de organismos que requerem condições de sobrevivência _______ específicas. que fornecem a oportunidade de investigar o relacionamento entre as comunidades microbianas modernas e o ambiente. de modo a obter uma afirmação correta. sequencialmente. considerados bons fósseis de _______. por isso. Seleciona a única alternativa que contém os termos que preenchem. 4. (D) catastrofismo 5 . originando elementos químicos mais estáveis. (D) não se desintegram.2. (C) se desintegram de uma maneira variável.2. e ao metabolizá-los. São fósseis que foram originados por bactérias e cianófitas que. (A) se desintegram de uma maneira constante.. sendo. desde aproximadamente 3500 M.2. possibilitando a melhor compreensão destas estruturas e dos paleoambientes.2. ao captarem os carbonatos existentes nos meios onde viviam.1 e 4. (A) pouco … idade (B) muito … idade (C) pouco … fácies (D) muito … fácies 4.2. Existem estromatólitos de diversas idades. quaisquer que sejam os ambientes onde os fósseis se encontrem. seleciona a única alternativa que permite obter uma afirmação correta. Ao inferirem sobre os paleoambientes em que se formaram os estromatólitos. Explica de que modo a formação de estratos sedimentares permite fundamentar os movimentos marinhos ocorridos durante esse período de tempo. originando elementos químicos mais estáveis.1.

pois troca matéria e troca energia com outros subsistemas. B C e D descrevem os fenómenos que ocorreram durante essa formação.1 a 1. A análise de isótopos incidiu sobre pequenos grãos de mica branca (moscovite). (C) aberto. as partículas dispõem-se em anéis segundo as respetivas densidades. a. pois não troca matéria e troca energia com outros subsistemas. resultante de diferenciação. de forma a obter uma afirmação correta. por efeito da força gravitacional. terão ocorrido no processo de formação do sistema solar. em consequência de reações termonucleares. Nas questões 1. Estabelece a correspondência entre cada uma das imagens e as seguintes afirmações: A – Durante um período de tempo entre 10 a 20 M. _____ D – Nébula difusa de gases cuja coesão é assegurada pela força da gravidade. 6 .1. (D) fechado.. pois troca matéria e não troca energia com outros subsistemas. A cadeia montanhosa dos Himalaias pode ser considerada um subsistema… (A) aberto. reavaliou a idade da cordilheira dos Himalaias.1. o que faz com que a altitude dos Himalaias continue a aumentar à razão aproximada de 5 mm por ano. 1. a placa Indiana continua a deslocar-se para Norte à velocidade aproximada de 2 cm por ano. (B) fechado. originam os planetas do sistema solar. Atualmente. A figura seguinte pretende ilustrar o modo como se teria originado o Sistema Solar segundo a teoria nebular. recorrendo à análise de isótopos de Árgon presentes em minerais constituintes de rochas da região. o centro muito denso da nébula contrai-se. E – Aglutinação de planetesimais. Ordena as letras de A a E. B – Formação de protoplanetas. A geóloga Yani Najman. atingindo as dimensões do Sol. recolhidos na mais antiga bacia sedimentar continental encontrada na área. pois troca matéria e não troca energia com outros subsistemas. 1. 1. O restante material forma um disco em torno da parte central.Grupo IV 1. _____ C – Nas regiões mais frias e menos densas que rodeiam o Sol primitivo produzem-se condensações de pequenas quantidades de materiais que. segundo a teoria da nébula solar. de modo a reconstituir a sequência cronológica dos acontecimentos que. As frases A. por fenómenos de acreção. Grupo V A cadeia montanhosa dos Himalaias resulta da colisão entre a placa Indiana e a placa Euroasiática. sob a influência da gravidade. C – Contração gravítica da nébula de gases e poeiras.2. e considerou que esta formação seria 15 milhões de anos mais jovem do que inicialmente se pensava. A – Génese do protossol. _____ B – Por ação da gravidade.3 seleciona a alternativa que completa a frase seguinte. D – Organização interna dos planetas. _____ 1. por ação da gravidade.

e e f da figura e os seguintes termos: A – Oceano ___ B – Astenosfera ___ C – Crosta oceânica ___ D – Litosfera ___ E – Parte externa do manto superior___ F – Crusta continental ___ 4.2. 4. ocorre o início de uma orogenia. A figura seguinte. (B) …conservativos. 4. Das frases seguintes. de modo a obter afirmações corretas. assinala as que estão corretas. 1. c. que apresentam entre si limites… (A) …convergentes. (B) Quanto mais se afasta da dorsal. A datação efetuada pela geóloga Yani Najman permitiu obter a idade _____ da cadeia montanhosa dos Himalaias. …rigidez dos materiais da astenosfera. permitindo a manutenção da litosfera oceânica. d. Explica a elevada sismicidade desta zona. FIM 7 . Que acontecimentos ocorrem ao nível da zona 3? 4.1. Seleciona a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte.3. O (A) (B) (C) (D) movimento de placas litosféricas é possível devido à… …viscosidade dos materiais da astenosfera. (A) Os limites das placas coincidem sempre com os limites dos continentes. A formação da cadeia montanhosa dos Himalaias resultou da colisão entre duas placas litosféricas. havendo o aumento da espessura da crosta continental. A zona de fronteira entre as placas Indiana e Euroasiática apresenta um elevado risco sísmico.3. permitindo a manutenção da espessura da crosta continental. mais antiga é a crosta oceânica. Estabelece a correspondência entre as letras a.1.2. (C) As crustas continentais e oceânicas têm a mesma espessura. (D) A crusta terrestre faz parte da litosfera. mostra algumas consequências da mobilidade das placas litosféricas. …rigidez dos materiais da litosfera. (F) Em 1. Esta datação é possível devido à _____ de certos isótopos. …viscosidade dos materiais da litosfera. havendo a formação de litosfera oceânica. (D) …convergentes. (C) …conservativos. 2. b. (E) As fossas oceânicas formam-se nas zonas de subducção. (A) radiométrica (…) estabilidade (B) radiométrica (…) instabilidade (C) relativa (…) instabilidade (D) relativa (…) estabilidade 3.