You are on page 1of 3

DESENVOLVIMENTO LOCAL (Carolina Santos Petitinga)

O conceito de desenvolvimento local vem sendo criticado e renovado por muitos autores ao longo dos anos. Um marco importante passa a ser, em 1990, o relatrio mundial do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), este relatrio coloca que o ndice de desenvolvimento humano (IDH), tende a relativizar o PNB por habitante enquanto medida universal do desenvolvimento e tem forte significado simblico (MILANI, 2005). No ano 2000, ao passo em que os temas sociais j integram o segmento da economia, o desenvolvimento igualmente criticado em seus fundamentos, em suas prticas freqentemente contraditrias e em seus mitos fundadores. Uma das crticas diz respeito ao evolucionismo social, que prega que os pases subdesenvolvidos devem atingir o patamar daqueles desenvolvidos. Isto implica em que, ao seguir os passos dos pases desenvolvidos, o desenvolvimento estaria garantido. A crtica est no fato de que em matria de desenvolvimento no se pode antecipar os passos futuros de forma independente da realidade local, realidade esta que tem suas implicaes peculiares. (RIST, 1996 apud MILANI, 2005). O desenvolvimento deve ser entendido levando-se em conta os aspectos locais, aspectos estes que tm significado em um territrio especfico. O global passa a ter sua importncia associada ao local e vice e versa, j que um est em constante mudana por conta das interferncias do outro e, por conta disto, muitos autores utilizam o termo glocal, a juno dos dois aspectos, para se referir ao desenvolvimento. Muitos autores j tentaram desconstruir o termo desenvolvimento por considerar que este implica em prticas associadas colonizao, ocidentalizao do mundo, globalizao econmico-financeira e uniformizao planetria. Isto foi discutido em 2002, em um colquio internacional organizado na UNESCO, apesar de no explicarem como substituir o conceito e a prtica do desenvolvimento, sobretudo nos contextos em que as desigualdades e as carncias so ainda muito flagrantes (MILANI, 2005, p. 10). Atualmente quase unnime entender que o desenvolvimento local no est relacionado unicamente com crescimento econmico, mas tambm com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com a conservao do meio ambiente. Estes trs fatores

esto inter-relacionados e so interdependentes. O aspecto econmico implica em aumento da renda e riqueza, alm de condies dignas de trabalho. A partir do momento em que existe um trabalho digno e este trabalho gera riqueza, ele tende a contribuir para a melhoria das oportunidades sociais. Do mesmo modo, a problemtica ambiental no pode ser dissociada da social. O desenvolvimento local pressupe uma transformao consciente da realidade local (MILANI, 2005). Isto implica em uma preocupao no apenas com a gerao presente, mas tambm com as geraes futuras e neste aspecto que o fator ambiental assume fundamental importncia. O desgaste ambiental pode no interferir diretamente a gerao atual, mas pode comprometer sobremaneira as prximas geraes (SACHS, 2001). Outro aspecto relacionado ao desenvolvimento local que ele implica em articulao entre diversos atores e esferas de poder, seja a sociedade civil, as organizaes no governamentais, as instituies privadas e polticas e o prprio governo. Cada um dos atores tem seu papel para contribuir com o desenvolvimento local (BUARQUE, 1999).

Referncias Bibliogrficas: BUARQUE, Srgio C. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentvel. Material para orientao tcnica e treinamento de

multiplicadores e tcnicos em planejamento local e municipal. Braslia, DF: IICA, 1999.

MILANI, Carlos. Teorias do Capital Social e Desenvolvimento Local: lies a partir da experincia de Pintadas (Bahia, Brasil). In: Capital social, participao poltica e desenvolvimento local: atores da sociedade civil e polticas de desenvolvimento local na Bahia. Escola de Administrao da UFBA (NPGA/NEPOL/PDGS). 2005.

SACHS, Ignacy. Das coisas e dos homens: Teoria do Desenvolvimento a espera de sua revoluo copernicana. Jornal da Cincia (JC E-Mail) - Noticias de C&T - Servio da SBPC, no. 1836. So Paulo, 23 de julho de 2001.

SACHS, Ignacy. Experincias internacionais de um cientista inquieto. Estudos Avanados, vol.18 no. 52, So Paulo, dezembro, 2004. Entrevista.

You might also like