Micro Usina Hidrelétrica Baseada no Vórtice Gravitacional

Boris Petrovic Instituto de Tecnologias Sustentaveis Nikola Tesla, Brasília
www.tesla.org.br

Plano de construção de sistema de geração de energia eletrica atraves de um modelo de micro-usina, baseada na vortice gravitacional da agua. Modelo de tecnologia sustentavel para fornecimento de energia renovavel de forma a baixo custo. O sistema é útil para a colocação em áreas rurais, com o fluxo de água com pequena queda. A água passa através de uma grande entrada em linha reta, e em seguida, passa tangencialmente em uma grande bacia redonda, formando um vórtice poderoso, que encontra a sua saída na parte inferior central da bacia rasa. A turbina não funciona na pressão, mas, por força dinâmica do vórtice. Essa usina produz uma saída útil de eletricidade, enquanto a água é aerificada. Originalmente, este aplicação foi usado para purificar a água através do vórtice, mas o sistema for adaptado para gerar energia. A idéia é considerado um marco no desenvolvimento da hidrodinâmica. O sistema baseado em vórtice gravitacional hidrelétrica aproveita a energia cinética inerente a um vórtice induzido artificialmente. O sistema baseado em vórtice gravitacional hidro ligeiramente parecida com um caracol in reverso. Através de uma grande entrada, a água entra tangencialmente tigela redonda formando um vórtice poderoso, que encontra a sua saída no centro inferior da bacia rasa. Neste sistema de geração, turbina não funciona com a diferença de pressão, mas a resistência dinâmica do vórtice. A construção de um vórtice gravitacional centrais hidrelétricas com base, são reduzidos em comparação aos exigidos em grandes hidrelétricas, e seu impacto sobre o meio ambiente são mínimos, se as ações corretivas necessárias sejam tomadas. Geral usina hidrelétrica com base em vórtice gravitacional consiste em dois componentes claramente identificados: engenharia civil e máquinas de geração.

O vórtice de água gravitacional: - Aumenta a área de superfície de água - Maximiza a velocidade do fluxo de água - Divulga contaminantes na água - Concentra energia de rotação no centro do anel de forma a ser utilizada para geração de energia com a turbina simples

A turbina hidráulica é o elemento-chave da planta. Pegue a energia cinética e potencial contido na água, transformando-o em um movimento rotativo transferida para o gerador que produz eletricidade. A velocidade nominal dessas turbinas é baixa, e está entre os 15 e 40 rpm. Esta velocidade pode ser variável dependendo das variações na taxa de fluxo de, e a energia gerada pode variar 0,2-40 KW. O gerador elétrico é uma máquina que converte a energia mecânica de rotação da turbina em energia elétrica. Nestes sistemas, o gerador pode ser síncrona ou assíncrona, e opera em baixas velocidades. Em máquinas assíncronas, para aumentar a velocidade é geralmente usado um sistema de engrenagem acoplado.

Vista do modelo de tanque experimental para vórtice gravitacional hidrelétrica.

Projeto-piloto em comunidade rural Nova Gokula, no Brasil (Estado de São Paulo)

Río Yamuna, Brasil

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful