You are on page 1of 28

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa M t d em E Mestrado Engenharia h i Electrnica El t i e de d Telecomunicaes Tl i

Dipolos
Unidade Curricular Antenas

Carlos Mendes

Geometria
Um dipolo um condutor cilndrico de raio a (potencialmente ( oco) ) e comprimento L. meio existindo para tal um A alimentao normalmente feita a meio, espao g entre ferros.

2a

Numa primeira fase, na anlise terica, assume assume-se se um raio nulo.


Antenas Dipolos 2

Distribuio de corrente (1)


obtida por comparao com uma linha bifilar terminada em aberto.

Antenas

Dipolos

Distribuio de corrente (2)


Da teoria das linhas resulta ento que:

l y l

x
Antenas Dipolos 4

Campo radiado (1)


Conhecida a distribuio da corrente, o campo produzido por esta pode ser obtido utilizando o conceito de potencial vector. Alternativamente, pode-se utilizar o resultado obtido para um Alternativamente dipolo infinitesimal
Um pequeno troo z produzir um campo dE . O campo total ser a soma da contribuio de um conjunto infinito de dipolos infinitesimais z
R P r

'

z' z'

y l

Antenas

Dipolos

Campo radiado (2)


Na zona distante de radiao, o campo produzido por um dipolo localizado em z vale:
Notando que se pode fazer

O campo total ser


z' cos

Resultando finalmente

Antenas

Dipolos

Diagramas de radiao
Exemplos de diagramas de radiao no plano E

Antenas

Dipolos

Potncia
Densidade de potncia Potncia radiada
Aps A integrao, vem

As funes Ci(x) e Si(x) so, respectivamente, o co-seno integral e o seno integral (cujo valor normalmente dado em tabelas) e so definidas do seguinte modo:

Antenas

Dipolos

Resistncia de radiao
Por definio tem-se . , resultando: A corrente de alimentao vale

Antenas

Dipolos

Directividade
Substituindo os resultados anteriores em resulta a seguinte evoluo da directividade:

Antenas

Dipolos

10

Dipolo de /2
Por razes que se tornaro evidentes adiante, o dipolo com L=/2 / dos dipolos mais utilizados. Para estes obtm-se os seguintes resultados

Antenas

Dipolos

11

Dipolo cilndrico (1)


Para se estudar o dipolo cilindrico (considerando-se ( agora um raio de condutor no nulo) necessrio recorrer a mtodos numricos para resolver as equaes de Maxwell aplicadas estrutura em causa. Por este processo pode-se obter quer a distribuio da corrente na antena quer o campo radiado. A partir deste ltimo obtm-se os parmetros que caracterizam a antena. Neste curso no estudaremos mtodos numricos mas sero apresentados resultados que se obtm-se por este caminho.

Antenas

Dipolos

12

Dipolo cilndrico (2)


Distribuio de corrente

Note-se que existe uma boa concordncia entre a distribuio real e a distribuio sinusoidal assumida no dipolo linear, excepto perto do ponto de alimentao quando a corrente aqui baixa.
Antenas Dipolos 13

Dipolo cilndrico (3)


Impedncia de entrada

A parte imaginria nula quando L ligeiramente inferior a /2. Condutores mais grossos levam a menores variaes da impedncia, impedncia o que pode ser utilizado para aumentar a largura de banda do dipolo.
Antenas Dipolos 14

Dipolo cilndrico (4)


Impedncia de entrada detalhada (para ( L em torno de /2) / )

Antenas

Dipolos

15

Raio equivalente
Os resultados mostrados at agora referem-se a condutores de seco constante e cilndrica. Outros condutores de seco constante mas no necessriamente cilndrica podem ser utilizados. Nestes casos possvel fazer as equivalncias que se mostram de seguida.

Antenas

Dipolos

16

Dipolo dobrado (1)


A geometria do dipolo dobrado a seguinte:

Dois dipolos d l de d comprimento l e raio a so separados d por uma distncia d s e ligados nas extremidas. Normalmente tem-se s<<l ; s << ; 2a <<s.

Com estes dipolos obtm-se diagramas de radiao prximos dos dipolos isolados mas com impedncias de entrada mais elevadas. Este facto facilita a ligao a linhas bifilares comerciais, comerciais que podem apresentar impedncias caractersticas da ordem dos 300 . Estes dipolos tm ainda a vantagem de apresentarem maiores larguras de banda do que um dipolo convencional.
Antenas Dipolos 17

Dipolo dobrado (2)


Para se estudar o dipolo dobrado a distribuio de corrente decomposta em dois modos:
Modo de transmisso: O campo na zona distante de radiao tende a anular anular-se se porque s<< e as correntes em cada fio tm sentidos opostos. A corrente contribu para a impedncia de entrada mas no para o diagrama de radiao. Modo de radiao: As correntes em cada fio produzem um campo que se refora e que, por isso, contribu quer para a impedncia de entrada quer para o diagrama de radiao.

Antenas

Dipolos

18

Dipolo dobrado (3)


Modo de transmisso
A impedncia de entrada (nos terminais a-b ou e-f) obtida por comparao com uma linha de transmisso bifilar. Como a linha est terminada em curto-circuito, a impedncia de entrada vale

onde Z0 a impedncia caracterstica da linha e vale

Co Como o a<<s/2 pode pode-se se fazer a e a segu seguinte te ap aproximao: o ao

A corrente de alimentao vale


Antenas Dipolos 19

Dipolo dobrado (4)


Modo de radiao
Neste modo, os terminais c-d e g-h esto ao mesmo potencial pelo que se podem ligar e considerar a existncia de uma nica fonte de alimentao. Assim, cria-se um dipolo com cada brao formado por dois condutores muito prximos e unidos na extremidade. A corrente de alimentao ser

onde Zd a impedncia de entrada nos terminais c-d. Para Zd pode-se tomar o valor de impedncia de entrada t d de d um dipolo di l cilndrico il d i desde d d que se utilize tili a noo de raio equivalente.

Antenas

Dipolos

20

Dipolo dobrado (5)


Juntando os resultados dos dois modos de funcionamento, a corrente total nos terminais de alimentao (terminais a-e) vale:

A impedncia de entrada vale ento

Para o caso particular em que l=/2 obtm-se

Antenas

Dipolos

21

Dipolo dobrado (6)


Nas figuras seguintes faz-se a comparao entre a impedncia de um dipolo dobrado obtida com o presente mtodo a que se se obtm por simulao electromagntica.

Antenas

Dipolos

22

Adaptao e alimentao (1)


Em geral, a maneira mais fcil de se adaptar qualquer antena a uma linha de transmisso consiste em ajustar as dimenses da antena ou o ponto de alimentao de modo a que as impedncias sejam prximas e desde que no se degradem outros parmetros. Por exemplo, no caso de um dipolo, uma alimentao deslocada do centro permite obter impedncias de entrada diferentes. diferentes
Para dipolos com L prximo de 0.5, esta tcnica permite alterar a impedncia sem alterar o diagrama de radiao.

P Para outras t di dimenses pode d haver h alterao lt quer da d impedncia i d i quer do d diagrama de radiao. Exemplo: dipolo de L= alimentado no centro ou a /4 do extremo:

Antenas

Dipolos

23

Adaptao e alimentao (2)


Quando no se pode utilizar a tcnica anterior pode-se sempre recorrer a tcnicas clssicas como linha-stub, transformador de /4 ou incluso de elementos reactivos.
A tcnica linha-stub utilizada para transformar uma impedncia complexa numa impedncia com parte real igual impedncia caraterstica da linha e parte imaginria nula. Um transformador de /4 permite transformar uma impedncia real noutra tambm real. Como as malhas de adaptao variam com a frequncia, frequncia reduzem a largura de banda do sistema.

Antenas

Dipolos

24

Adaptao e alimentao (3)


Uma maneira de se ter uma alimentao no centrada garantido que no h inverses de fase e distoro da corrente , por exemplo, a alimentao T-match (semelhante ao dipolo dobrado).

A impedncia depende do raio de cada condutor, do espaamento entre estes e do ponto ligao do dipolo menor ao dipolo maior. condensadores, de sado es, no o esque esquema a da d direita, e ta, servem se ve para pa a e eliminar a a pa parte te Os co imaginria da impedncia de entrada, quando tal for necessrio. Na literatura existe um procedimento de dimensionamento deste tipo de alimentao.

Antenas

Dipolos

25

Adaptao e alimentao (4)


Um dipolo uma estrutura balanceda porque suporta a mesma distribuio de correntes (amplitude e fase) em cada brao do dipolo. Para alm disso, a tenso de um terminal de alimentao ser +V e a do outro ser o seu simtrico, ou seja, V. Considere-se a alimentao de um dipolo com um cabo coaxial:

A corrente I1 viaja no condutor central e a corrente I2, com amplitude igual a I1 mas com sentido oposto, viaja na malha. Parte da corrente I2 (corrente I3 da figura) quando chega ao dipolo vai directamente para o exterior do cabo coaxial e no brao ligado malha existir uma corrente I2-I3. Obtem-se assim uma distribuio de corrente no balanceada e diferente daquela que o dipolo deveria ter. Este comportamento contribui para uma alterao da impedncia de entrada e para uma degradao do diagrama de radiao, por haver pertubao da distribuio de corrente e por haver radiao pela corrente I3.
Antenas Dipolos 26

Adaptao e alimentao (5)


A soluo do problema anterior passa pela incluso de um balun (balanced to unbalanced).
Bazooka ou Sleeve balun: a manga exterior forma um coaxial como a malha do coaxial interior. Como tem uma dimenso de /4 e est terminada em curtocircuito, esta nova linha apresenta uma impedncia elevada nos terminais de alimentao da antena, impedindo assim a existncia da corrente I3. Folded ou /4 balun: um extremo de um coaxial de /4 terminado em curtocircuito e ligado malha do coaxial principal. No outro extremo, junto aos terminais de alimentao, a malha ligada ao brao do dipolo que alimentado li t d pelo l condutor d t central t l do d coaxial i l principal. i i l Este E t coaxial i l apresenta t uma impedncia de entrada infinita e por isso no h corrente a fluir no seu interior. No entanto h uma corrente a fluir na malha, com amplitude igual a p pelo q p que ambas se anulam. I3 mas de sinal oposto

Antenas

Dipolos

27

Adaptao e alimentao (5)


Alguns baluns, como por exemplo o /2 / coaxial balun, permitem ainda fazer transformao de impedncia:

As tenses do lado balanceado (onde se liga a antena) sero +V e V (porque a linha de /2 introduz um atraso de 180). Sendo Z2 a impedncia de entrada da antena, a impedncia vista entre cada terminal da antena e a massa ser Z2 /2. No ponto onde os dois coaxiais se ruzam tem-se o paralelo de duas impedncia iguais a Z2 /2, ou seja, Z2 /4.

Em baixas frequncias estes baluns so pouco prticos porque requerem linhas muito longas. longas Alternativamente, Alternativamente utilizam-se utilizam se transformadores:

Antenas

Dipolos

28

You might also like