You are on page 1of 7

SEGURANÇA NO TRABALHO Substâncias Perigosas

Carlos Diego Paravidino Machado 3° Período – Engenharia Mecânica – Universidade Cândido Mendes 14/11/2013

quaisquer líquidos. é possível garantir a segurança dos trabalhadores durante a utilização de substâncias perigosas. Também existe legislação que regula a identificação e rotulagem de milhares de substâncias registradas no mercado. Quando as coisas correm mal. Isso poderá acontecer através de uma única e curta exposição. . Milhões de trabalhadores entram em contato com agentes químicos e biológicos suscetíveis de afetarem a sua saúde. E. problemas reprodutivos. Os regulamentos são aplicáveis tanto aos produtos comercializados como aos resíduos e subprodutos resultantes dos processos de produção. ou seja. de substâncias no corpo. Se os riscos decorrentes da utilização de substâncias perigosas não forem geridos de forma adequada. existem vários exemplos de boas práticas que podem ser seguidos. Os empregadores são obrigados. de várias exposições ou da acumulação. estão presentes em quase todos os locais de trabalho. a saúde dos trabalhadores pode ser afetada de diversas formas (desde ligeiras irritações oculares e cutâneas a asma. a proteger os seus trabalhadores dos riscos decorrentes da utilização de substâncias perigosas no local de trabalho. Os empregadores também são obrigados a fornecer aos trabalhadores informações sobre os riscos associados às substâncias perigosas e disponibilizar informação sobre a sua utilização em condições de segurança. A redução dos riscos associados ao trabalho com substâncias perigosas não é apenas um imperativo moral e jurídico – também comporta vantagens comerciais inegáveis. gases ou sólidos que ponham em risco a saúde ou a segurança dos trabalhadores. em longo prazo. Os empregadores têm de realizar avaliações dos riscos e atuar em conformidade com os resultados das mesmas. por lei. os empregadores e os trabalhadores têm ao seu dispor uma grande quantidade de orientações sobre a utilização de substâncias perigosas. as organizações podem ser afetadas através de diminuição da produtividade e aumento da exposição a ações judiciais e pedidos de indenização. Felizmente. Se forem adotadas as medidas adequadas.Substâncias Perigosas Introdução: As substâncias perigosas. deficiências congénitas e câncer).

sem fonte de aquecimento ativa.Substâncias que ao ar e à temperatura ambiente possam se aquecer e acabar por incendiar. partículas de pó de sementes.Classificação de substâncias perigosas: Explosivas: substâncias e preparações sólidas.Substâncias que em contato com água ou humidade do ar possam produzir gases altamente inflamáveis. em determinadas condições de ensaio.Líquido que possuam baixa temperatura de combustão. Por ex. detonam. . . deflagram rapidamente ou.: acetona. . etc. líquidas. Inflamáveis São classificadas como inflamável ou substâncias inflamáveis todas e quaisquer substâncias que se enquadram nas seguintes características: . etanol. explodem em caso de confinamento parcial. e que continuam a queimar ou formam braseiro por si prorpios. pastosas ou gelatinosas que podem reagir exotermicamente e com uma rápida libertação de gases mesmo sem a intervenção do oxigénio do ar e que. butano). Exemplos: Gás natural (metano).Sólidos que possam entrar em combustão através de centelha ou atuação ligeira de fonte de ignição. gás de botijão (propano. sob o efeito do calor. .

em contato com outras substâncias. O flúor também é um comburente e seu manuseio é muito perigoso.Comburentes Substâncias e preparações que. é a substância que alimenta a combustão. ácido clorídrico. ácido sulfúrico. Exemplos: Soda cáustica. mucosas) exercem uma ação destrutiva. ou o enxofre que produz chama amarela. Corrosivas Substâncias que em contato com os materiais de tubulações. onde o bromo produz chama verde. especialmente com substâncias inflamáveis. pois intensifica a reação química. Em resumo. O mais comum dos comburentes é o oxigênio. ácido fosfórico. equipamentos e com o tecido vivo (pele. . apresentam uma reação fortemente exotérmica. Porém há casos isolados de combustões em que o comburente é o cloro. e se combinado com o cloro fica azulado.

Irritantes Substâncias não corrosivas que. solventes de uso geral. . pó. Exemplos: Terras filtrantes. podem provocar uma reação inflamatória. podem provocar incêndio ou explosão. Exemplos: Peróxido de hidrogênio (água oxigenada). ácido nítrico. tintas.Oxidantes Substâncias que em contato com compostos orgânicos ou qualquer substância oxidável. prolongado ou repetido com a pele ou com as mucosas. por contato imediato.

Exemplos: agrotóxicos. ingestão ou penetração através da pele. Exemplos: Álcool metílico. podem causar a morte ou produzir doenças. Perigosas para o meio ambiente São aquelas substâncias químicas que podem produzir dano imediato.Tóxicas Substâncias que por inalação. mediato ou retardado ao meio ambiente (que compreende comunidade e biodiversidade das espécies animais e vegetais). .

.com/bemestar/article_5423.Substâncias perigosas devem ser isoladas de trabalhadores em áreas de armazenamento separadas.europa.br/produtos-perigosos/classes-e-sub-classes?showall=&start=10 .moppbrasil. .eu/pt/topics/ds http://hiq. .com. luvas e óculos de proteção devem ser usados.Equipamentos de proteção individual.Os trabalhadores devem ser cuidadosamente treinados nos procedimentos de manuseio e segurança.Sempre que possível.Sempre que possível. . . Bibliografia: https://osha. . realizar a tarefa sem o uso de substâncias perigosas.br/international/web/lg/br/like35lgspgbr.Redução da exposição: Sugestões sobre a redução da exposição a substâncias perigosas no local de trabalho incluem: .html http://www. como respiradores.Os trabalhadores devem ser consultados regularmente para manter e melhorar a segurança existente e práticas de manejo.O local de trabalho deve ser regularmente monitorado com equipamentos apropriados para acompanhar o grau de substância perigosa no ar ou ambiente.com. substituir substâncias perigosas por alternativas menos tóxicas.nsf/docbyalias/gas_classif http://bombemestar.lindegas. .As áreas de armazenamento devem ser ventiladas separadamente do resto do local de trabalho.