You are on page 1of 37

AIPO

DESCRIO Espcie herbcea, normalmente bienal sendo o seu ciclo cultural anual. Possui um sistema radicular aprumado, muito ramificado, com raizes fibrosas e fortes. O caule curto durante a fase vegetativa do ciclo, alongandose na fase reprodutiva, ramificado e estriado. As folhas de Aipo so basilares penatisectas ou 3-sectas, com os segmentos largos, e as caulinares 3-sectas ou inteiras. As suas inflorescncias so em forma de umbelas, so ssseis ou com pednculos curtos, de cor esbranquiada. Os seus frutos so subglobosos, pequenos e arredondados. SEMENTEIRA Em estufa ou estufim entre Janeiro-Fevereiro, ou no local definitivo entre Maro-Abril. TRANSPLANTAO Entre Maro-Junho. LUZ Sol. SOLOS areno-argilosos, profundos, ricos em matria orgnica e bem drenados. TEMPERATURA Entre 15-20 C. REGA Regular. ADUBAO Aplicar na altura da plantao e 6 semanas depois. PRAGAS E DOENAS Septoriose do aipo. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA Entre Maio e Novembro.

Fonte: http://www.receitasemenus.net

ALFACE
DESCRIO Planta herbcea, anual, compacta, hermafrodita, com raz aprumada e muito curta, no ultrapassando geralmente os 25 cm de profundidade e com pequenas ramificaes. Enquanto a planta est na fase de roseta o caule imperceptvel mas quando atinge o estado de perfeito repolhamento j se pode considerar como um pequeno caule em forma cnica e na fase de espigamento surge ento um de maior tamanho e ramificado, que vai sustentar as flores. SEMENTEIRA No local definitivo entre Maro/Setembro, podendo-se semear em tabuleiros ou alvolos e depois transplantar para o terreno quando a planta tiver cerca de 5-6 folhas verdadeiras e 7-8 cm de altura. A sementeira deve ser feita a pequena profundidade, entre 0,5-1 cm. CRESCIMENTO Rpido. TRANSPLANTAO Entre Abril/Setembro, com espaamento de cerca de 20 cm. No Outono/Inverno deve-se aumentar o espaamento. LUZ Requer boa luminosidade (sol/sombra). TEMPERATURA Planta de clima fresco ou temperado. A alface consegue germinar bem a temperaturas baixas, aumentando a velocidade dessa germinao com temperaturas at 20-25 C. A temperatura ptima situa-se entre os 15-21 C. Acima dos 25-27 C a semente pode entrar em dormncia sendo a percentagem de germinao muito baixa. HUMIDADE Entre 60-80 % SOLOS Frteis, ricos em azoto, ligeiros e bem drenados, com pH ideal entre os 6,5-7,5. REGA Evitar o excesso de gua no solo pois pode provocar asfixia radicular, paragem de crescimento e aparecimento de doenas. Evitar regar em horas de calor para prevenir certas doenas e evitar molhar as folhas pois so sensveis a podrides. ADUBAO Fertilizar antes da plantao incorporando matria orgnica bem composta no solo bem mobilizado. PRAGAS E DOENAS Larva mineira, mosca branca, pulges, tripes, lesmas e caracis, Agrotis segetum, Spodoptera littoralis, Phorbia platura, Plusia gamma. Mldio, podrido cinzenta, Antracnose, Esclerotinia (Sclerotinia sclerotiorum), etc. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA Entre Junho/Outubro.

Fonte: http://www.receitasemenus.net

ALFAZEMA
DESCRIO A lavanda um subarbusto de base lenhosa que mede entre 20 a 60 cm de altura. As folhas so simples, opostas, de cor verde acinzentada, estreitas e alongadas. As flores de alfazema so de cor azul ou violeta, pequenas e dispostas numa espiga terminal de 5 a 15 cm que florescem de Junho a Setembro. O caule verde, muito ramificado e lenhoso. SEMENTEIRA As sementes de Alfazema semeiam-se de Maio a Julho ao ar livre e de Abril a Junho em estufa. TRANSPLANTAO As pequenas plantas de Lavanda transplantam-se de Junho a Setembro. LUZ A alfazema prefere locais ensolarados. SOLOS Os solos para cultivo de alfazema devem ser bem drenados, ligeiros, arenosos, clcarios ou neutros e que no sequem demasiado. Temperatura: A lavanda tem grande resistncia ao frio, e ao calor. aconselhvel proteger o p da planta no Inverno com turfa ou terra. REGA escassa. ADUBAO A adubao da cultura de lavanda no deve ser abundante. Anualmente efectua-se uma adubao de cobertura com azoto na forma amoniacal no incio da Primavera. PODA podar energicamente no fim da florao. PRAGAS E DOENAS Philareus spumarius e Phomopsis lavandulae. MULTIPLICAO A Alfazema ou Lavanda propaga-se por estacas semi-lenhosas no Outono ou Primavera ou por semente na Primavera. COLHEITA os caules de Lavanda so apanhados imediatamente antes de florescerem. As folhas podem ser colhidas a qualquer momento.

Fonte: http://www.receitasemenus.net

ALHO FRANCS
DESCRIO Planta herbcea, bienal, cultivada como anual. As folhas e o sistema radicular tm origem no caule que um disco basal. As folhas tm um limbo plano, insero alterna, com nervura central bem marcada, so produzidas no disco e possuem cerca de 40 a 70 cm de altura. A bainha das folhas forma um fuste ou pseudocaule, de estrutura cilndrica. O escapo floral cilndrico, com cerca de 1 m de altura. A inflorescncia do Alho Porro uma umbela constituda por flores com uma corola campanulada de cor rosa ou esbranquiada. SEMENTEIRA Os Alhos Porro semeiam-se de preferncia em alfobre desde o final do Inverno a meados da Primavera. CRESCIMENTO Mdio. TRANSPLANTAO Quando oportuno ou quando a planta possui entre 15 a 20 cm de altura, normalmente cerca de 2 meses aps a sementeira. Compasso de 10x50 cm. SOLOS Profundos, frescos, ricos em matria orgnica, bem drenados. TEMPERATURA Prefere climas amenos, temperados e hmidos. Temperaturas ptimas entre os 13 C a 24 C. RESISTNCIA Alguma tolerncia geada. REGA Frequente. Muito importante para uma boa produo e de qualidade. ADUBAO Adubar o solo com composto orgnico bem compostado cerca de 3-5 meses antes ou incorporar estrume no solo. Adubar com adubo com alto teor de azoto mas aplicar de forma fraccionada ao longo do crescimento da planta. Aplicar tambm magnsio e fsforo mas em quantidades menores. PRAGAS E DOENAS caros, afdeos, alfinetes, mosca da cebola, traa, tripes, nemtodos, ferrugem, mldio, podrido branca, botrytis. MULTIPLICAO Semente COLHEITA 5 a 6 meses aps a sementeira ou 3 a 4 meses aps a plantao. A maturao verificada pelo dimetro do fuste ou pseudocaule. Fonte: http://www.receitasemenus.net

PLANTAS AROMTICAS E MEDICINAIS


CULTIVO As ervas aromticas podem ser cultivadas em pequenos canteiros ou mesmo em vasos. Tendo em conta que se pretende ter um pequeno canteiro, compre as sementes daquilo que se pretende cultivar e comece por semear em linhas de cerca de 1,5 cm de profundidade em espaos de 25 cm. Desbaste as plantas medida que forem crescendo para impedir a acumulao excessiva. As sementes de salsa demoram um ms ou mais a germinar, contudo, a imerso das sementes em gua durante 12 horas antes da sementeira pode acelerar a germinao. O alecrim, a salva, o tomilho, a erva-cidreira, a hortel e o estrago so plantas perenes; a manjerona comporta-se em climas frios como anual e em climas amenos como perene; a salsa e o cebolinho so plantas bienais, e o funcho, a segurelha e os coentros so plantas anuais.

CUIDADOS Mantenha sempre o canteiro livre de ervas daninhas. Evite que nos canteiros, a hortel e a erva-cidreira se propaguem excessivamente fazendo uma cerca de telhas. Em alternativa plante-as num balde velho sem fundo enterrado no cho. A salsa e a anglica precisam de mais humidade que a maioria das outras ervas aromticas, assim, regueas em perodo regulares e com mais frequncia no tempo seco. Aplique um pouco de adubo (mediante parecer dos tcnicos da CMG) no final da estao de crescimento.

CONSERVAO A maioria das ervas aromticas pode ser colhida quando em boto e prestes a florir, para secar e consumir no Inverno. Colha numa manh quente e seca, depois do orvalho ter desaparecido, mas antes do sol aquecer demais. So estas as condies em que o teor de leos essenciais mais elevado. Colha com cuidado, uma variedade de cada vez, deitando fora as folhas mortas ou murchas. Para secar, regule o forno no mnimo. Estenda uma mousselina ou outro pano fino de algodo sobre uma grade para bolos. Mergulhe pequenos molhos de ervas em gua a ferver durante alguns segundos para as lavar e ajudar a conservar a cor. Sacuda a gua e ponha as ervas a escorrer sobre o papel absorvente. As folhas de hortel, salva e outras ervas de folha larga podem secar-se sem os caules. Coloque as ervas sobre a mousselina e leve ao forno, deixando a porta levemente entreaberta. Vire as ervas ao fim de 30 minutos para garantir uma secagem regular. Deixe no forno at as folhas estarem quebradias (habitualmente ao fim de cerca de 1 hora).
Fonte: http://www.receitasemenus.net

BERINGELA
DESCRIO Planta herbcea, perene, cultivada como anual, com sistema radicular aprumado e profundo, com parte area que pode atingir cerca de 0,7 a 1,2 m de altura, com varias ramificaes, pubescentes e espinhosas. As folhas de Beringela so grandes, com cerca de 15 a 25 cm, inteiras, de insero alterna, pubescentes, ovaladas, com margens ligeiramente lobuladas e onduladas. SEMENTEIRA No local definitivo entre Abril-Maio ou em estufa ou estufim entre Janeiro-Maro. Temperatura ideal entre 2030 C. CRESCIMENTO Rpido TRANSPLANTAO Entre Abril-Maio. Espaamento de cerca de 40-60 cm. LUZ Sol. Cultura muito exigente em luz necessita de 10 a 12 horas de luz para um bom desenvolvimento. TEMPERATURA Cultura megatrmica, a beringela muito sensvel a geadas. Prefere temperaturas entre 22-26 C. SOLOS Profundos, bem drenados. Prefere solos de textura mdia ou argilosos desde que bem drenados. RESISTNCIA sensvel ao frio, a geadas e ao excesso de chuva na altura da florao. REGA Regular. Regar bem, sem encharcar, na altura da florao, vingamento e crescimento dos frutos. ADUBAO Proceder a uma adubao de fundo antes da plantao. Aplicar adubo na altura da florao. PODA A beringela pode ser conduzida em altura com tutoragem. Devem-se cortar todos os ramos que se formam na base ou at cruzeta (da planta), deixando 2 a 4 ramos dependendo da densidade de plantao. DESFOLHA Remover as folhas inferiores e algumas do interior da planta durante o desenvolvimento e medida que os frutos vo sendo colhidos, assim como folhas velhas e doentes, para favorecer o arejamento. COLHEITA Entre Junho-Setembro. Devem-se colher quando o fruto apresenta uma cor brilhante, quando as sementes ainda no esto maduras, isto , quando apresentam uma cor branca. PRAGAS E DOENAS Mosca branca, afdeos, caros, nematodos, Alternaria, Cercospora, Verticiliosis, Botrytis. Fonte: http://www.receitasemenus.net

BETERRABA
DESCRIO Planta herbcea, bienal, cultivada como anual, com raz aprumada, tornando-se tuberosa e carnuda. A raz tuberosa da beterraba constituda, internamente, por faixas circulares de tecidos condutores, alternadas com faixas de tecidos contendo nutrientes armazenados. Estas so relativamente largas e escuras ou mais coloridas, sendo as de tecidos condutores mais estreitas e mais claras. Os pigmentos betacianina (vermelho) e betaxantina (amarelo), determinam a cor da raz. Quando nenhum dos pigmentos esto presentes, a raz fica de cor branca. As folhas so inteiras, inseridas em roseta, com pecolos compridos, onduladas e ovais, de cor verde escuro ou avermelhadas. As flores so bissexuadas com ptalas vestigiais ou ausentes. SEMENTEIRA em local definitivo desde o final do Inverno a meados do Outono. ESPAAMENTO DEFINIDO 20 a 30 cm x 10 a 15 cm. CRESCIMENTO Mdio LUZ Boa luminosidade. Floresce em condies de dias longos. SOLOS Textura mdia, bem drenados e frescos, tolerante salinidade mas sensvel acidez do solo. ph ptimo entre 6,0 e 8,0. RESISTNCIA Cultura de estao fresca, resistente s geadas, podendo ser afectada pelo frio intenso nas fases iniciais de desenvolvimento. Tolerante a temperaturas elevadas. REGA Regular para obter uma boa qualidade. Tolerante ao stress hdrico. ADUBAO Fertilizao orgnica com bastante antecedncia em relao instalao da cultura. Exigente em micronutrientes como boro, cloro, magnsio e sdio. Aplicar tambm algum azoto uma a duas vezes durante o desenvolvimento. PRAGAS E DOENAS Afdeos, ltica da beterraba, Atomrio, Lagartas, Lixus, Mosca da beterraba, Traa, Nctuas, Nemtodos, Podrido cinzenta, Odio, Mldio, Rizoctnia, Ferrugem, Viroses. MULTIPLICAO Semente COLHEITA Para uma boa maturao deve-se verificar o tempo decorrido desde a sementeira e o tamanho das razes. Quando so colhidas com rama devem ter decorrido cerca de 50 a 70 dias aps a sementeira. Para consumo sem folha devem ter decorrido cerca de 75 a 90 dias aps a sementeira mas sem deixar que atinjam a maturao completa. Fonte: http://www.receitasemenus.net

CEBOLA
DESCRIO Planta herbcea, monocotilednea, bienal, com sistema radicular fasciculado, ramificado e superficial. O caule da cebola um disco, muito curto e situa-se na base do bolbo. O bolbo composto pelo caule e pelas bainhas carnudas das folhas. As folhas de Cebola so compostas por bainha e limbo e so de forma cilndrica. SEMENTEIRA / TRANSPLANTAO Em geral, as sementes de Cebolas semeiam-se de preferncia em alfobre desde o final do Vero ao incio da Primavera. Em Portugal e todo o Hemisfrio Norte nos meses de Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Maro. Podem tambm ser semeadas por sementeira directa. A transplantao pode ser em raz nua ou raz protegida, podendo ainda ser plantadas atravs de bolbos de pequeno calibre. COMPASSO Em geral, nas entrelinhas variam entre 20-40 cm e entre plantas na linha entre 10-15 cm. CRESCIMENTO Mdio LUZ Boa luminosidade. TEMPERATURA As temperaturas ptimas na fase inicial de desenvolvimento variam entre os 13C e os 24C, enquanto na fase de formao do bolbo, variam entre os 16C eos 21C. SOLOS A Cebola prefere solos ligeiros e pH entre os 6-7, podendo ser inferior se a quantidade de matria orgnica no solo for elevada. RESISTNCIA Cultura de estao fresca, resistente ao frio, embora existam hoje em dia cultivares de cebola adaptadas a diversas condies. REGA Muito regular. Abundante na fase de crescimento das folhas e na fase inicial de crescimento do bolbo de cebola. ADUBAO Cultura exigente quanto fertilizao. Aplicar adubo rico em azoto, fsforo e potssio durante a fase inicial de desenvolvimento. Aplicar adubo rico em fsforo e potssio repartindo durante o desenvolvimento da planta. PRAGAS E DOENAS caros, afdeos, alfinete, larvas mineiras, melolonta, mosca da cebola, traa da cebola, tripes, nemtodos, alternariose, bolor preto, podrido cinzenta, podrido do bolbo, queimadura das folhas, cladosporiose, antracnose, fusariose, mldio, ferrugem da cebola, podrido branca, viroses. MULTIPLICAO semente COLHEITA A colheita das cebolas efectuada no final da senescncia completa das folhas ou quando 50 a 80% das plantas acamaram. O arranque pode ser manual ou mecnico
Fonte: http://www.receitasemenus.net

CENOURA
DESCRIO Planta herbcea, bienal, cultivada como anual, com sistema radicular aprumado, constitudo por uma raz principal, sendo esta a parte comestvel da cenoura, que acumula reservas que servem para alimentar a planta no segundo ano do ciclo vegetativo. A raz pode ter formas, dimenses e cores variveis, sendo a cor mais comum o laranja, cor esta devida predominncia de beta-caroteno. O caule da cenoura comprido durante a fase vegetativa, as folhas so alternas e compostas, dispostas em roseta, com fololos muito divididos e recortados. SEMENTEIRA Em geral, as sementes de Cenouras cultivam-se em local definitivo desde o final do Inverno a meados do Outono, a uma profundidade de cerca de 3 a 5 mm. Em Portugal e todo o Hemisfrio Norte nos meses de Fevereiro, Maro, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro. A sementeira de cenoura feita a lano no local definitivo e, para facilitar a distribuio da semente, devem-se misturar as sementes com areia fina (cerca de 4 vezes o seu volume). CRESCIMENTO Mdio/lento. TEMPERATURA Cultura de estao fresca, pode ser cultivada com temperaturas entre os 5 e os 35 C, sendo a temperatura ptima de cerca de 18 C. SOLOS As Cenouras preferem os solos soltos, profundos, hmidos e bem drenados, adaptando-se, no entanto a diversos tipos de solos. Cultura sensvel salinidade. Prefere pH entre 6,0 e 6,8. REGA Sensvel ao stress hdrico, sendo este prejudicial produtividade e qualidade da cenoura. Por outro lado, o excesso de gua leva ao fendilhamento das razes e ao fraco desenvolvimento da cor. ADUBAO Aplicao de matria orgnica bem compostada cerca de 4 meses antes da instalao da cultura. Aplicar adubo N:P:K, em fundo e em duas aplicaes de cobertura. PRAGAS E DOENAS caros, afdeos, alfinete, lagarta da couve, larvas mineiras, melolonta, mosca da cenoura, ralos, tripes, nemtodos, alternariose, podrido cinzenta, odio,mldio da cenoura, manchas secas, rizoctnia, etc. MULTIPLICAO Semente COLHEITA O ciclo cultural da cenoura varia normalmente entre 90 a 130 dias. colhida imatura ou parcialmente madura quando a parte superior da raz atinge o dimetro desejado. PS-COLHEITA Devem ser apresentadas ss, limpas, enxutas, isentas de danos, pragas e doenas. As condies ptimas de armazenamento so a uma temperatura de 0C e humidade relativa de 98%.

Fonte: http://www.receitasemenus.net

CHICRIA
DESCRIO Planta herbcea, bienal, com sistema radicular aprumado, profundante, com raiz principal delgada. As chicrias de raiz e as endivias possuem folhas estreitas e longas dispostas em roseta, sendo a parte comestvel da endivia a gema terminal estiolada, composta por folhas imaturas e pelo caule floral num estado de desenvolvimento ainda muito reduzido. SEMENTEIRA Semear as Chicrias ou Endvias no local definitivo entre Junho e Agosto ou em estufim entre Maro e Maio, em sulcos de cerca de 1cm de profundidade e um espaamento de 10cm entre eles. TRANSPLANTAO Entre Maio e Julho. Quando as plntulas atingem 10 cm ou apresentam cerca de 5 folhas verdadeiras, devem ser transplantadas para o local definitivo, onde sero plantadas com um espaamento de 10x10cm a 30x30cm. SOLOS Prefere solos areno-argilosos, frteis, profundos, ricos em matria orgnica, bem drenados e arejados e com o pH entre 6 e 6,8. RESISTNCIA Espcie microtrmica, resistente ao frio. TEMPERATURA A temperatura ptima para o seu desenvolvimento situa-se entre os 16-20 C. REGA Regular. ADUBAO Efectuar uma adubao orgnica, para que as camadas mais superficiais tenham muitos nutrientes, pois desta parte do solo que a chicria retira a maior parte dos nutrientes necessrios ao seu desenvolvimento. Esta adubao deve ser feita na preparao da terra e, tambm, em cobertura, cerca de 25 dias aps a plantao. PRAGAS E DOENAS As chicrias so afectadas por muitas pragas e doenas que afectam a alface mas existem alguns patognicos especficos da cultura da chicria como a Phytophtora erytroseptica, Phoma exigua e Helicobasidium brebissonii, que atacam as razes e Puccinia cichorii que provoca a ferrugem nas folhas. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA E PS-COLHEITA Diferem das tcnicas de produo e das cultivares. Nas endivias, as razes so arrancadas e o repolho colhido manualmente. As gemas so colhidas quando as folhas exteriores se encontram, apertadas e a densidade maxima. Nas chicrias de repolho, a colheita efectuada como nas alfaces de repolho. Quando o repolho atinge o tamanho adequado e se apresenta compacto. As chicrias de roseta so colhidas e tratadas como as alfaces de folhas. As chicrias devem ser armazenadas em ambiente refrigerado e de preferncia na ausncia de luz.
Fonte: http://www.receitasemenus.net

CIDREIRA
DESCRI DESCRIO uma erva perene, cespitosa, de 0,80-1,20 m de altura. Os colmos so eretos, lisos, semilenhosos, macios, de cor verde-clara e interns longos sobre um rizoma curto amarelo-escuro, com inmeras razes fortes, fibrosas e longas. As folhas so planas, inteiras, estreitas, longas, de 0,5-1 m de altura, com margens speras, pice agudo, face superior verde-escura-brilhante e inferior verde-oliva-griscea. Apresentam aspecto curvo, sendo intensamente aromticas, lembrando o eucalipto citriodora. A inflorescncia em pancula, formada por racemos curtos e geminados. A citronela d sementes atrofiadas, embora floresa abundantemente na primavera. CLIMA planta de clima tropical ou subtropical. No suporta frio, e as geadas causam a morte das plantas. No seu perodo de crescimento, exigente em chuvas, mas prximo colheita o excesso de precipitao afeta o teor e a qualidade do leo. cultura exigente em luz (intensidade luminosa e horas de luz) e em calor. SOLOS Areno-argiloso a francos, porosos e frteis (em matria orgnica e em nutrientes), bem drenados e com boa exposio. MODO DE CULTIVO Deve ser semeada em solo hmido, rico em matria orgnica e em local ensolarado ou meia sombra. Deve ser podada para obter uma maior produo. D-se todo o ano. ALTURA M MDIA 75 cm LARGURA M MDIA OU COMPASSO 50 x 30 cm POCA DE SEMENTEIRA AO AR LIVRE Incio de Inverno, Pleno Inverno, Final de Inverno, Incio de Primavera; POCA DE SEMENTEIRA EM VIVEIRO Incio de Inverno, Pleno Inverno, Final de Inverno, Incio de Primavera; POCA DE TRANSPLANTA TRANSPLANTAO Pleno Inverno, Final de Inverno, Incio de Primavera, Plena Primavera; POCA DE COLHEITA Incio de Vero, Pleno Vero, Final de Vero, Incio de Outono;

Fonte: http://www.receitasemenus.net

COENTROS
DESCRI DESCRIO Planta herbcea, anual, de uns 60 cm de altura, de ciclo curto.O sistema radicular do Coriandro aprumado e muito ramificado. Tem caule fino, redondo, oco e ramificado. As suas folhas so de cor verde clara. As superiores esto divididas e as inferiores formam numerosos fololos arredondados ou ovais com lbulos e longos pecolos. As flores so brancas ou rosadas, pequenas e aromticas e agrupam-se em umbelas terminais que possuem entre 3 a 4 raios. O fruto um esquizocarpo globular, estriado. SEMENTEIRA Os Coentros semeiam-se no seu lugar definitivo desde meados da Primavera at prncipios do Vero, em fileiras com uma separao de cerca de 30 cm. LUZ Sol SOLOS Prefere solos de texturas franca ou franco-arenosa, com boa drenagem e pH de 6,5. REGA Regular ADUBA ADUBAO 60-80 Kg.ha -1 de azoto, 80-100 Kg.ha -1 de fsforo e 100-120 Kg.ha -1 de potssio. MULTIPLICA MULTIPLICAO Semente PRAGAS E DOEN DOENAS Afdeos, larvas mineiras e lagartas, alternariose e podrido cinzenta.

COLHEITA As flores so colhidas quando as sementes passam do verde ao castanho. As folhas apanham-se quando necessrio. Os caules penduram-se voltados de cabea para baixo num local fresco, ventilado e sombra. Depois de estarem secos, sacodem-se em cima de um pano ou dentro de uma saca para recolher as sementes. CONSERVA CONSERVAO Colocar as sementes aps a colheita em local ventilado a secar. Guardar em recipientes hermticos. Conservar as folhas no frio ( frigorfico).

Fonte: http://www.receitasemenus.net

COURGETTE
DESCRIO Planta herbcea, anual, com um sistema radicular muito alongado e que se estende por uma grande rea de superfcie. uma planta rasteira que pode chegar aos 10 m de comprimento. Os caules de Courgette so normalmente herbceos ou ligeiramente lenhificados, anguloso, estriados, ocos no centro, de aspecto spero e sarmentoso. As folhas so pubescentes, lobuladas e em forma de corao. As flores so unisexuais, grandes, de corola amarela, surgindo solitrias nas axilas das folhas. Os frutos da Courgette so oblongos, cilndricos, de cor verde com casca lisa e dura. As sementes so obtusas, achatadas, lisas, brancas a acastanhadas. SEMENTEIRA No local definitivo entre Abril-Junho ou em estufa ou estufim entre Fevereiro-Maro. CRESCIMENTO Rpido, Mdio. TRANSPLANTAO Entre Maro-Julho com raz protegida, pois so sensveis transplantao. Espaamento de 80 cm entre linhas e 100 cm na linha ou entre plantas. LUZ Sol, meia-sombra. As Courgettes so exigentes em intensidade luminosa. SOLOS Bem drenados, ricos em matria orgnica. O pH do solo deve situar-se entre 5,6-6,8. So sensveis salinidade. TEMPERATURA Plantas megatrmicas, sensveis s geadas. Temperatura ideal entre 20-25 C. REGA Regular. No regar em excesso, manter humidade baixa e local bem arejado. Evitar molhar as folhas. ADUBAO Cultura sensvel a carncias de ferro e de molibdnio. Aplicar matria orgnica bem decomposta um ms antes da plantao. Aplicar adubo completo na altura da plantao e 4-5 semanas depois. FLORAO Primavera/Vero. PRAGAS E DOENAS caros, mosca branca, afdeos, nctuas, tripes. Odio, Mldio, podrido cinzenta, Antracnose, Septoriose, murchido das plntulas, Fusariose. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA Abril-Outubro, 50-60 dias aps a plantao. Colher os frutos de Courgette quando atingem tamanho desejado. Escolha os frutos firmes, com a casca de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas.

Fonte: http://www.receitasemenus.net

COUVE
BRCOLO
DESCRI DESCRIO Planta herbcea, bienal tal como as restantes brssicas. Aps vernalizao, o meristema apical do caule diferencia-se numa inflorescncia, de cor verde e mais desenvolvida do que a da couve-flor. A inflorescncia da Couve Brcolo constituda por pequenos botes florais imaturos, sendo esta a parte comestvel. O seu sistema radicular superficial, o caule curto e grosso, de cor verde escuro. As folhas so estreitas, com pecolo normalmente achatado. SEMENTEIRA No local definitivo entre entre Maio e Julho ou em estufa ou estufim entre Maro e Abril. TRANSPLANTA TRANSPLANTAO Entre Abril e Agosto. LUZ Boa luminosidade. SOLOS Ricos em matria orgnica, textura ligeira, com boa capacidade de reteno de gua. Cultura moderadamente sensvel salinidade e sensvel acidez. RESISTNCIA Cultura de estao fresca, tolerante geada e a temperaturas extremas. TEMPERATURA Prefere temperaturas mdias entre os 13 C e os 20 C. REGA Exigente em gua. ADUBA ADUBAO Cultura exigente em fertilidade do solo, no entanto deve-se evitar o excesso de azoto. Exigente em potssio e enxofre, sendo sensvel s carncias de boro e magnsio. PRAGAS E DOEN DOENAS Afdeos, alfinete, ltica, falsa potra, lagartas, mosca da couve, mosca branca da couve, nctuas, traa da couve, tripes, nemtodes, mldio das crucferas, p negro, alternariose, podrido cinzenta, ferrugem branca, potra. MULTIPLICA MULTIPLICAO Semente COLHEITA As inflorescncias de Brcolos colhem-se quando atingem o tamanho mximo e ainda se apresentam compactas. Deve-se cortar o caule que suporta a inflorescncia a uns 15, 25 cm dependendo do tamanho da cabea.
Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

COUVE BRUXELAS
DESCRIO Planta herbcea, bienal, cultivada como anual. De porte mdio, com caule que pode atingir uma altura de cerca de 50-100 cm. Os pequenos repolhos da Couve-de-Bruxelas ou Repolhinhos, que so a parte comestvel, formam-se nas gemas axilares, com dimetro de 2-4 cm, firmes, redondos e de colorao verde escuro. SEMENTEIRA No local definitivo entre Maio e Julho ou em estufa ou estufim entre Maro e Abril. CRESCIMENTO Lento/Mdio. TRANSPLANTAO Entre Abril e Agosto, utilizando um compao de cerca de 30 cm entre plantas. LUZ Boa luminosidade. TEMPERATURA Cultura de estao fresca, a Couve-de-Bruxelas prefere climas temperados frescos e hmidos, necessitando de uma estao fria (vernalizao), para o seu crescimento. SOLOS Bem drenados e com boa disponibilidade de matria orgnica. REGA Regular. Cultura relativamente tolerante secura. ADUBAO Exigente em fertilidade do solo. Aplicar adubo N:P:K para hortcolas, em fundo antes da instalao da cultura ou composto orgnico bem compostado, aplicando depois mais uma ou duas vezes 1 a 2 meses aps a plantao. Sensvel carncia de boro, clcio e enxofre. DESPONTA A desponta efectua-se quando as primeiras gemas da base do caule tm cerca de 1 a 2 cm de dimetro, permitindo aumentar o calibre das mesmas e favorecer o crescimento das gemas laterais. PRAGAS E DOENAS Afdeos, alfinete, ltica, falsa potra, lagartas, mosca da couve, mosca branca da couve, nctuas, etc. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA A colheita de Couve-de-Bruxelas deve ser realizada quando os repolhos apresentarem o tamanho e a firmeza adequada. A colheita efectuada de forma escalonada. Os repolhos prximos da base da planta so colhidos, cerca de 3 meses aps o transplante. PS-COLHEITA A conservao dos repolhos pode ser feita em cmaras frias ou frigorficos a uma temperatura ideal de 0C a Fonte: http://www.receitasemenus.net 5C e humidade relativa de 90% a 95%.

COUVE FLOR
DESCRIO A Couve-flor uma planta herbcea, bienal, com sistema radicular superficial, com caule curto e grosso, de cor verde-claro a escuro. As folhas so inteiras ou ligeiramente fendidas, oblongas e elpticas. Os pecolos so por vezes achatados . A couve-flor uma espcie alogmica, com polinizao entemfila. SEMENTEIRA Em estufa ou estufim, entre Maro e Abril ou no local definitivo entre Maio e Julho. CRESCIMENTO Mdio/lento TRANSPLANTAO Entre Abril e Agosto, ou quando as plantas apresentam entre 3 a 5 folhas verdadeiras. Espaamento de cerca de 30 cm entre plantas. LUZ Tolera condies de baixa luminosidade. TEMPERATURA Elemento preponderante no desenvolvimento, qualidade e produtividade da couve-flor. Tolera mal temperaturas elevadas. HUMIDADE Prefere humidade relativa elevada. SOLOS As exigncias das couves-flor no que respeita ao solo, no diferem muito das exigncias de outras brssicas. Preferem solos soltos, bem drenados e ricos em hmus. O pH do solo deve situar-se entre os valores 6,0 e 7,0. REGA Exigente em gua, sendo a fase de desenvolvimento da cabea aquela em que o stress hidrco mais prejudica a produtividade da cultura. ADUBAO As couves-flor so uma cultura exigente em fertilizantes, especialmente em azoto e potssio. Reagem bem fertilizao orgnica embora esta no seja suficiente para satisfazer as necessidades da couve-flor sendo por isso, necessrio fazer uma adubao de fundo. PRAGAS E DOENAS Afdeos, alfinete, ltica, falsa potra, lagartas, mosca da couve, mosca branca da couve, nctuas, traa da couve, tripes, nemtodes, mldio das crucferas, p negro, alternariose, podrido cinzenta, ferrugem branca, potra. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA A colheita das couves-flor deve ser feita quando as cabeas esto compactas e firmes, no se devendo adiar a colheita, pois d-se uma rpida perda de qualidade aps o corte.
Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

COUVE
GALEGA
DESCRI DESCRIO / ORIGEM Tendo a mesma origem das Brassicas, a sua seleco ocorreu na Variedade de folhas lisas verde-escuras muito utilizada na confeco de caldo-verde. Pennsula Ibrica. SEMENTEIRA As sementes de Couves Galegas Lisas semeiam-se de preferncia em alfobre (de onde se transplantam mais tarde) desde o final do Inverno at meados do Outono. (Em Portugal e todo o Hemisfrio Norte nos meses de Fevereiro, Maro, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro). LARGURA M MDIA OU COMPASSO 45 x 45 cm Crescimento Mdio/lento. RESISTNCIA So mais rsticas e menos exigentes em fertilizantes do que as couves repolho. So resistentes ao frio, podendo suportar temperaturas at os -8 C. Tolera a exposio a climas martimos e adapta-se a diferentes tipos de solos. LUZ Boa luminosidade. SOLOS Adaptam-se a diferentes tipos de solos, preferindo os de textura leve, soltos e bem drenados. REGA Regular. ADUBA ADUBAO No so exigentes em fertilizantes, podendo-se incorporar no solo adubo orgnico bem composto antes da plantao. PRAGAS E DOEN DOENAS Afdeos, alfinete, ltica, falsa potra, lagartas, mosca da couve, mosca branca da couve, nctuas, traa da couve, nemtodes, mldio das crucferas, p negro, podrido cinzenta, ferrugem branca, potra. MULTIPLICA MULTIPLICAO Semente. COLHEITA Efectua-se cortando manualmente o colo da planta.

Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

COUVE
Penca de Chaves
DESCRI DESCRIO A Couve Penca, possui uma morfologia intermdia entre as couves de repolho e as couves da variedade acephala. Possui caule curto e folhas relativamente grossas com talos carnudos. As flores so hermafroditas, auto frteis e polinizadas por abelhas. SEMENTEIRA As sementes de Couves Pencas semeiam-se de preferncia em alfobre (de onde se transplantam mais tarde) desde o final do Inverno at meados do Outono. Em Portugal e todo o Hemisfrio Norte nos meses de Fevereiro, Maro, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro. CRECIMENTO Mdio/lento RESISTNCIA So mais rsticas e menos exigentes em fertilizantes do que as couves repolho. So resistentes ao frio, podendo suportar temperaturas at os -8 C. Tolera a exposio a climas martimos e adapta-se a diferentes tipos de solos. LUZ Boa luminosidade. SOLOS Adaptam-se a diferentes tipos de solos, preferindo os de textura leve, soltos e bem drenados. REGA Regular. ADUBA ADUBAO No so exigentes em fertilizantes, podendo-se incorporar no solo adubo orgnico bem composto antes da plantao. PRAGAS E DOEN DOENAS Afdeos, alfinete, ltica, falsa potra, lagartas, mosca da couve, mosca branca da couve, nctuas, traa da couve, nemtodes, mldio das crucferas, p negro, podrido cinzenta, ferrugem branca, potra. MULTIPLICA MULTIPLICAO Semente COLHEITA Efectua-se cortando manualmente o colo da planta. UTILIZA UTILIZAO As couves de folha possuem um maior teor de clorofila e carotenides, so mais ricas em vitamina A e clcio. So utilizadas na confeco de sopas e cozidos.
Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

COUVE
Repolho - Corao de boi
DESCRIO Planta herbcea, bienal, com sistema radicular aprumado e superficial, com caule curto durante a fase vegetativa. As folhas das couves repolho so dispostas em roseta, formando depois um repolho, so grossas, de cor verde-escuro a glabras, algumas com a superfcie do limbo enrugada mas normalmente lisas, so simples, alternas e inteiras. Estas couves formam um repolho terminal, formado pela sobreposio de folhas da gema terminal e podem ser de vrias formas, tamanhos e cores. As flores so perfeitas dispostas numa inflorescncia que um rcimo. O fruto uma sliqua. SEMENTEIRA Em geral, as sementes de Couves Repolho semeiam-se de preferncia em alfobre (de onde se transplantam mais tarde) desde o incio da Primavera at meados do Outono. Em Portugal e todo o Hemisfrio Norte nos meses de Maro, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro). CRESCIMENTO Mdio TRANSPLANTAO Quando transplantadas, devem ficar distanciadas umas das outras 60 a 80 cm. e nunca se devem cortar as folhas antes dos repolhos estarem fechados. TEMPERATURA Cultura microtrmica, de estao fria. So moderadamente tolerantes s geadas. Temperaturas ideais situam-se entre os 15 C e os 20 C. HUMIDADE Preferem climas com humidade relativa elevada. SOLOS Prefiram solos frescos, de textura mdia ou argilosa, bem drenados e abundantemente estrumados. REGA Requerem regas abundantes durante o Vero. ADUBAO Adubar bem o solo antes da plantao com composto orgnico bem compostado. Aplicar adubo para hortcolas 1 a 2 vezes durante a fase de desenvolvimento. PRAGAS E DOENAS Afdeos, alfinete, ltica, falsa potra, lagartas, mosca da couve, mosca branca da couve, nctuas, traa da couve, tripes, nemtodes, mldio das crucferas, p negro, alternariose, podrido cinzenta, ferrugem branca, potra. MULTIPLICAO Semente
Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

COUVE
Tronchuda
DESCRI DESCRIO A "Couve Tronchuda Portuguesa" ou "Couve Cedo-Vem" uma Tronchuda Tempor (que aparece antes de tempo), que produz com facilidade. As Couves Tronchudas so variedades de couves tradicionais bastante cultivadas em Portugal e apreciadas em culinria, so baixas e de talos carnudos. SEMENTEIRA Em geral, as sementes de Couves Tronchudas Portuguesas semeiam-se de preferncia em alfobre (de onde se transplantam mais tarde) desde o final do Inverno at meados do Outono. (Em Portugal e todo o Hemisfrio Norte nos meses de Fevereiro, Maro, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro). CRESCIMENTO Mdio/lento RESISTNCIA So mais rsticas e menos exigentes em fertilizantes do que as couves repolho. So resistentes ao frio, podendo suportar temperaturas at os -8 C. Tolera a exposio a climas martimos e adapta-se a diferentes tipos de solos. LUZ Boa luminosidade. SOLOS Adaptam-se a diferentes tipos de solos, preferindo os de textura leve, soltos e bem drenados. REGA Regular. ADUBA ADUBAO No so exigentes em fertilizantes, podendo-se incorporar no solo adubo orgnico bem composto antes da plantao. PRAGAS E DOEN DOENAS Afdeos, alfinete, ltica, falsa potra, lagartas, mosca da couve, mosca branca da couve, nctuas, traa da couve, nemtodes, mldio das crucferas, p negro, podrido cinzenta, ferrugem branca, potra. MULTIPLICA MULTIPLICAO Semente. COLHEITA Efectua-se cortando manualmente o colo da planta.
Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

ERVILHA
Descrio Planta herbcea, anual, com sistema radicular aprumado, superfcial, com ndulos fixadores de azoto atmosfrico, como caracterstico da maioria das espcies desta famlia. O caule cilndrico, ramificado e no volvel como por exemplo nos feijes. A Ervilha agarra-se aos tutores atravs de gavinhas. A altura da planta pode variar entre os 0,25 e 3m, dependendo das cultivares. As folhas so compostas, com 2 a 3 pares de fololos e 3 a 5 gavinhas na extremidade. So de insero alterna e podem ter diversas formas. As flores so isoladas, agrupadas aos pares ou em trios. O fruto da Ervilheira uma vagem de forma e dimenso variveis. Sementeira Em geral, as sementes de Ervilhas cultivam-se em local definitivo desde o incio da Primavera at meados do Vero e numa segunda poca de meados do Outono ao seu final. Em Portugal e em todo o Hemisfrio Norte nos meses de Maro, Abril, Maio, Junho e Julho e no Outono nos meses de Outubro e Novembro. Temperatura Prefere climas frescos mas no demasiado frios, embora esteja bem adaptada a climas temperados e hmidos. A temperatura mdia ptima para o seu desenvolvimento situa-se entre os 13 e 18 C. Luz Boa luminosidade. Solos Adapta-se a diversos tipos de solo. Prefere os solos bem drenados e de textura mdia. Evitar os solos pesados e mal drenados, assim como os arenosos. O pH ptimo situa-se entre os 6,0-6,5 para os solos arenosos e entre os 7-7,5 para os argilosos. Resistncia Tolera geadas moderadas durante a fase vegetativa. Rega Ocasional a regular dependendo da pluviosidade da regio.

Adubao Adubar com adubo rico em fsforo e potssio. Aplicar algum adubo rico em azoto no arranque da cultura. Pragas e doenas caros, afdeos, escaravelho da ervilha, gorgulho, larvas mineiras, mosca branca, mosca das sementes, traa das ervilha, tripes, nemtodes, alternria, antracnose, ferrugem, fusariose, mldio, odio, murchido das plntulas, podrido branca e cinzenta, septoriose. Multiplicao Semente.

Fonte: http://www.receitasemenus.net

ESPINAFRE
DESCRIO Planta herbcea, anual, com sistema radicular aprumado e superficial. As folhas de Espinafre so de cor verdeescuro, dispostas em roseta, pecioladas, com o limbo em forma ovada, alongada e pontiaguda. Podem ser lisas ou rugosas. A planta pode apresentar uma altura de cerca de 15 a 25 cm na fase de roseta, mas com a haste floral, pode atingir os 80 cm. O fruto um utrculo, indiscente e monosprmico. SEMENTEIRA Semear no local definitivo entre Janeiro e Abril para as cultivares de Primavera/Vero e entre Agosto e Outubro para as cultivares de Inverno. O terreno deve ser bem preparado de forma a fornecer uma boa cama de sementeira. Deve ser semeado a uma profundidade que varia entre 1 a 3 cm. As sementes podem ser tratadas com fungicida para desinfeco, evitando assim a murchido das plntulas e reduzindo os ataques de mldio. A germinao ptima ocorre a uma temperatura de cerca de 20 C. LUZ Boa luminosidade. TEMPERATURA Planta de climas frescos, o Espinafre no suporta calor excessivo. A temperatura ptima para desenvolvimento situase entre os 15-20C. SOLOS Frteis, frescos e hmidos, com boa drenagem e boa capacidade de reteno de gua. Evitar solos compactados e cidos. REGA Frequentes. Evitar excesso de gua. ADUBAO A cultura deve ser bem fertilizada. Aplicar adubo para hortcolas 2 a 3 vezes durante o seu desenvolvimento. PRAGAS E DOENAS Afdeos, ltica, mosca das sementes, mosca da beterraba, melolonta, nctuas, nemtodes, ferrugem branca, podrido cinzenta, antracnose, fusariose, mldio, murchido das plntulas. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA E PS-COLHEITA A colheita de Espinafre efectua-se quando as folhas atingem o tamanho desejado, normalmente ao fim de 40 a 60 dias. O espinafre deve ser comercializado ou consumido com as folhas limpas, de cor verde uniforme, ss, isentas de pragas e doenas, desprovidas de haste floral e de odores estranhos, sem sinais de murchamento. Depois de colhido ou comprado, deve ficar pelo menor perodo de tempo possvel fora da refrigerao. O espinafre tem uma durabilidade muito baixa, podendo ser mantido por um perodo mximo de 5 dias na refrigerao. Em condio ambiente, podem ser mantido de um dia para o outro, desde que sejam imerso em gua e mantido em local fresco.
Fonte: http://www.receitasemenus.net

FAVA
DESCRIO Planta herbcea, anual, com sistema radicular aprumado, e profundo, tendo a propriedade de estabelecer uma relao de simbiose com o rizfilo que provoca ndulos nas razes, fixando o nitrognio no solo. O seu porte recto e erecto, pouco ramificado, com caules fortes, quadrangulares, parcialmente ocos, podendo atingir alturas de 0,70-1,50 m. Produz folhagem abundante, com folhas alternas, compostas, paripinuladas, de cor verde, com fololos pares de forma oval a arredondada e desprovida de gavinhas. SEMENTEIRA Em local definitivo desde meados de Outono at final do Inverno (em Portugal e em todo o Hemisfrio Norte nos meses de Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro). As favas devem semear-se em linhas espaadas entre si 30 a 40 cm e 25 a 30 cm entre os ps. Antes da sementeira, devem demolhar-se, durante algumas horas, para melhor facilitar a sua germinao. CRESCIMENTO Lento TRANSPLANTAO Quando oportuno. TEMPERATURA Cultura de estao fresca, tolerante s geadas. As flores so sensveis a geadas prolongadas ou a temperaturas inferiores a -2 C.Temperatura ptima de germinao de 20 C. SOLOS Profundos, com boa capacidade de reteno de gua, ricos em hmus, frescos, de textura mdia a fina. Prefere valores de pH neutros. RESISTNCIA Rstica. Resistente a geadas. REGA Regular, requer bastante humidade embora no em excesso. Sensvel ao encharcamento. ADUBAO Adubar nas primeiras fases de crescimento com adubo equilibrado, depois adubar com adubo rico em fsforo e potssio na florao e formao das vagens. PRAGAS E DOENAS Afdeos, Alfinetes, Gorgulho da fava, Lixus, Tripes, Nemtodos, Sitona, Antracnose, Ferrugem, Fusariose, Mldio, Odio, Podrido cinzenta. Atacada tambm pela planta parasita rabo-de-raposa (Orobanche spp.). MULTIPLICAO Semente. COLHEITA Colher as vagens em verde quando atingem cerca de 2/3 a 3/4 do seu tamanho final, ou antes da pelcula da vagem comear a ficar enrugada, de forma a obter sementes tenras. Conservao: conservar as favas verdes a uma temperatura de 0 C e a uma humidade relativa de cerca de 95%, no mximo durante 2 a 3 semanas. temperatura ambiente conservar entre 3-4 dias. Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

FEIJO
DESCRIO Os Feijes so plantas herbceas, anuais, com morfologia varivel, consoante as cultivares. O sistema radicular do feijo aprumado e superficial e possui ndulos nas razes laterais devido simbiose com o rizbio (Rhizobium - Bactria fixadora do Azoto Atmosfrico). O feijoeiro possui folhas compostas, pecioladas e trifoliadas. As flores de feijoeiro so perfeitas, possuem um clice com cinco spalas e uma corola de cinco ptalas. O fruto do feijoeiro uma vagem com caractersticas variveis consoante as cultivares. SEMENTEIRA Em geral, as sementes de Feijes cultivam-se em local definitivo desde o incio da Primavera at meados do Vero. Em Portugal e em todo o Hemisfrio Norte nos meses de Maro, Abril, Maio, Junho e Julho. CRESCIMENTO Rpido. LUZ Importante parmetro climtico que influncia a fisiologia da cultura do feijo. uma espcie exigente em irradincia fotossinteticamente activa. TEMPERATURA A temperatura ptima para o desenvolvimento vegetativo do feijo situa-se entre os 20-25 C. SOLOS Prefere solos de texturas ligeiras a medianas, bem drenados, leves, ricos e com valores de pH entre os 6,0 e os 6,5. O feijo uma planta muito sensvel salinidade do solo e da gua de rega. RESISTNCIA Sensvel geada. REGA O Feijoeiro uma planta sensvel seca e ao encharcamento. ADUBAO Aplicar adubo de cobertura rico em azoto, fsforo e potssio, de forma fraccionada, mas principalmente na fase de incio da florao. Aplicar tambm magnsio em fundo (50%) e em cobertura (50%). PRAGAS E DOENAS caros, afdeos, alfinete, broca do milho, gorgulho, lagarta de fruto, lagartas das folhas, larvas mineiras, mosca das sementes, mosca branca, piral do feijo, tripes, nematodes, alternria, antracnose, doena do p, ferrugem, fusariose, odio, podrido branca e cinzenta, rizoctnia. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA E PS-COLHEITA No caso do feijo verde, este deve ser colhido quando as vagens esto perto de atingirem o comprimento mximo mas antes que as sementes se desenvolvem significativamente. Colher de forma escalonada. As vagens devem-se apresentar trgidas, tenras, isentas de saliencias provocadas pelas sementes, limpas e sem sinais de doenas. O feijo para consumo do gro, deve ser colhido quando atinge a maturao completa.
Fonte: http://www.receitasemenus.net

GIRASSOL
DESCRIO O Girassol uma planta anual com caule grosso, robusto, erecto, simples e de cor verde mdio. Podem atingir alturas de 2-3 m, havendo variedades ans de 40 cm de altura. As folhas so ovais, opostas, pecioladas, com nervuras bem marcadas, speras ao tacto com cerca de 15-30 cm de tamanho. As flores de Girassol so grandes, muito chamativas, algo inclinadas, parecidas com a forma do Sol e que seguem a luz do mesmo ao longo do dia. As flores podem ter tamanhos que variam desde os 7cm aos 30,5 cm na diagonal, com disco floral escuro e lgulas radiais de cor amarela. Podem ser simples ou dobradas e de vrias cores desde o amarelo, vermelho mogno, laranja, branco, solitrias ou em ramalhetes pouco densos. Atractivas para aves pelas suas sementes e insectos polinizadores. SEMENTEIRA No local definitivo na Primavera, incio do Vero. Germinao em 7-14 dias a 15C. CRESCIMENTO Rpido TRANSPLANTAO Quando oportuno. Primavera/Vero RESISTNCIA Rstica, resistente ao frio. LUZ Sol SOLOS Bem drenados, neutros a alcalinos, profundos e com elevada quantidade de nutrientes principalmente azoto, fsforo e potssio. REGA Regular para um desenvolvimento adequado, embora suportem perodos de seca. ADUBAO Fertilizar o solo antes da sementeira ou plantao ou adubar com adubo equilibrado durante crescimento e antes do incio da florao. FLORAO Vero PRAGAS E DOENAS Resistente a fungos e a pragas. MULTIPLICAO Semente COLHEITA Colher as flores de Girassol para decorao quando ainda jovens. Colher as sementes de flores secas e deixa-las secar ao sol, protegendo-as das aves.
Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

HORTEL
DESCRIO A Hortel uma planta herbcea, vivaz e rizomatosa, com porte erecto. Possui caule areo de seco quadrangular e ramificado. As folhas so simples de insero oposta, verdes e geralmente rugosas. As flores so pequenas, de cor malva ou violeta. Algumas espcies possuem caules prpura e folhas pubescentes. Floresce no vero. PROPAGAO Por via vegetativa, atravs da diviso de touas ou por estacas rizomatosas. PLANTAO Na Primavera ou no Outono. LUZ 1/2 sombra SOLOS Frescos, hmidos e frteis. TEMPERATURA Clima temperado, tolerante ao frio e s geadas. REGA A Menta exigente em gua embora no tolere o encharcamento. Regar logo aps a colheita para favorecer os crescimento durante o Inverno ADUBAO peridica PRAGAS E DOENAS caros, lagartas de noctudeos e afdeos. Verticillium dahliae, Puccinia menthae (ferrugem) e odio. COLHEITA No incio da florao. CONSERVAO Secar na sombra num local bem ventilado.

Fonte: http://www.receitasemenus.net

PIRIPIRI
DESCRI DESCRIO Planta de porte mdio, frutos muito pequenos e de cor vermelha. Tambm muito conhecido por gindungo ou malaguetas. SEMENTEIRA Semear num local protegido e transplantar com 15 cm de altura. LARGURA M MDIA OU COMPASSO 40 x 50 cm POCA DE SEMENTEIRA EM VIVEIRO Incio de Inverno, Pleno Inverno, Final de Inverno, Incio de Primavera, Plena Primavera, Final de Primavera, Final de Outono; POCA DE TRANSPLANTA TRANSPLANTAO Incio de Inverno, Pleno Inverno, Final de Inverno, Incio de Primavera, Plena Primavera, Final de Primavera; POCA DE COLHEITA Incio de Primavera, Plena Primavera, Final de Primavera, Incio de Vero, Pleno Vero, Final de Vero, Incio de Outono, Pleno Outono;

Fonte: http://www.receitasemenus.net

MANJERICO
DESCRIO Planta herbcea, muito aromtica, o Manjerico ou Baslico uma perene que pode atingir uma altura at 45 cm, com folhas verdes e pequenas, estriadas e pontiagudas, de cor verde. O caule pequeno, anguloso, muito ramificado de cor verde claro. As flores de Manjerico so pequenas, cheirosas que vo do branco ao prpura e formam grandes cachos terminais no fim do Vero. Floresce no Vero. SEMENTEIRA Em viveiro entre Janeiro e Maro ou no local definitivo na Primavera. TRANSPLANTAO O Baslico transplanta-se de Maro a Maio LUZ O Manjerico ou Baslico prefere Sol e localizaes Meia Sombra SOLOS Hmidos, argilosos, bem drenados e frteis. TEMPERATURA Temperados a temperados-quentes. O Manjerico muito sensvel geada. REGA Com frequncia embora no tolere o encharcamento. ADUBAO 10:10:10 PRAGAS E DOENAS Caracois, podrido. MULTIPLICAO O Manjerico propaga-se por semente. COLHEITA Antes do incio da florao. As folhas frescas do Manjerico ou Baslico podem ser colhidas de Junho a Setembro. CONSERVAO: Pode ser conservado fresco ou seco, mas recomenda-se usar as suas folhas enquanto novas, pois estas perdem o seu aroma depois de secas. FRESCO Pique as folhas de Manjerico e coloque-as num recipiente fechado, com azeite. SECO Em recipiente fechado protegido da luminosidade e humidade.

Fonte: http://www.receitasemenus.net

MELANCIA
DESCRIO Planta herbcea, anual, rasteira, com sistema radicular extenso e profundo. Os caules rastejantes das melancias so angulosos, pubescentes, estriados e com gavinhas ramificadas. O fruto um pepnio, arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de gua (Cerca de 90%) e dimetro varivel. SEMENTEIRA Semear no local definitivo entre Maro e Abril (regies mais quentes) ou Abril- Maio nas regies mais frias. Semear a uma profundidade de cerca de 2-4 cm. Semear quando j no hajam riscos de geadas e quando a temperatura do solo se situar acima dos 14-15 C. O terreno pode ser armado em camalhes com 2m de largura e 20 a 30 cm de altura. CRESCIMENTO Rpido. TRANSPLANTAO Transplantar com raz protegida. Compasso de 150-250 cm na entrelinha e 60-90 cm entre plantas. LUZ Planta de dia neutro muito exigente em intensidade luminosa, especialmente na altura da florao e vingamento dos frutos. TEMPERATURA Planta megatrmica, requer temperaturas elevadas. SOLOS A Melancia prefere solos ligeiros, frteis, pouco compactos, arejados e ricos em matria orgnica. RESISTNCIA Espcie sensvel ao frio. Temperaturas abaixo dos 10 C provocam danos nas plantas. REGA Rega Regular para uma boa produo e qualidade, principalmente na fase de desenvolvimento dos frutos. ADUBAO A cultura de Melancia exigente em azoto e potssio e sensvel a carncias de magnsio. MONDA DOS FRUTOS Retirar os frutos deformados da planta. PRAGAS E DOENAS caros, afdeos, alfinete, larvas mineiras, mosca branca, nctuas, roscas, tripes, nematodes, etc. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA E PS-COLHEITA O fruto deve ser colhido maduro, verificando o seu tamanho e a cor da zona que est em contacto com o solo, que muda de branco para amarelo quando est maduro. A colheita de melancias efectua-se manualmente aps 75 a 110 dias de efectuada a sementeira.
Fonte: http://www.receitasemenus.net

MELO
DESCRIO Planta herbcea, anual, com sistema radicular aprumado. O fruto um pepnio de forma varivel (redondo, oval ou alongado), com cerca de 20 e 25 cm de dimetro, a casca pode ser lisa, enrugada ou apresentando nervuras em forma de rede, e a cor varia desde o verde ao amarelo. A sua polpa tambm varia segundo o tipo de cultivar, havendo meles amarelados, esverdeados e esbranquiados. SEMENTEIRA Geralmente, em Portugal, os meloeiros devem semear-se de Maro a Maio em valeiras ou covachos onde, com certa antecedncia, se enterrou estrume em grande abundncia. CRESCIMENTO Rpido. TRANSPLANTAO O Meloeiro uma planta sensvel crise de transplantao, pelo que deve ser transplantada com raz protegida. Deve ser efectuada quando a planta apresenta 2 folhas verdadeiras e com a 3. folha a comear a despontar. LUZ Necessita de boa luminosidade. TEMPERATURA Cultura megatrmica. As temperaturas ptimas para o seu desenvolvimento vegetativo situam-se entre os 18-24 C. HUMIDADE A humidade relativa durante o crescimento deve ser de 65 a 75%. SOLOS O melo prefere solos profundos, ricos em matria orgnica, bem estruturados, arejados e bem drenados. RESISTNCIAS Cultura sensvel s geadas. REGA Cultura relativamente resistente seca, mas necessita, para uma boa produo e de qualidade, de regas regulares. ADUBAO A cultura de meles exigente em azoto, potssio e clcio. uma cultura sensvel carncia de clcio, magnsio e molibdnio, em solos cidos. PRAGAS E DOENAS caros, afdeos, alfinete, larvas mineiras, mosca branca, nctuas, roscas, tripes, nematodes, etc. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA E PS-COLHEITA Colher quando os frutos estiverem maduros, verificando a maturao pela alterao da cor, aroma, aparecimento de uma ferida na regio peduncular, pelo aumento da elasticidade dos tecidos da zona pistilar ou em certas cultivares pela secagem da folha proxima do fruto. Fonte: http://www.receitasemenus.net

NABO
DESCRIO O Nabo uma planta herbcea, bienal cultivada como anual, com sistema radicular aprumado, carnudo, que pode assumir diversas formas consoante as cultivares, podendo a raiz, ter colorao uniforme ou bicolor, sendo o branco e o roxo as cores mais vulgares. As folhas dos Nabos so de cor verde mdio a escuro, rugosas, speras, pubescentes e dispostas em roseta durante a fase vegetativa do ciclo. As flores so amarelas, agrupadas numa haste floral. A espcie possui polinizao alogmica. O fruto dos nabos uma sliqua. O ciclo cultural tem a durao de cerca de 40 a 60 dias na Primavera e Vero e 90 a 100 dias no Inverno. SEMENTEIRA Em geral, as sementes de Nabos cultivam-se em local definitivo desde meados da Primavera at meados do Outono. Em Portugal e em todo o Hemisfrio Norte nos meses de Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro, para os nabos tempores, os que aparecem antes de tempo, ou nos meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro, para os nabos serdios ou tardios. Espaamento entre plantas de cerca de 10 a 25 cm e nas entrelinhas de 30 a 40 cm. CRESCIMENTO Mdio/rpido. LUZ Requer boa luminosidade. SOLOS Os nabos preferem solos de textura mdia, bem drenados e com boa capacidade de reteno de gua durante a fase de crescimento. O pH ptimo para cultura de nabos situa-se entre 6,5 a 7,0. TEMPERATURA / HUMIDADE Cultura que prefere climas frescos e hmidos. Em regies ou pocas do ano quentes e secas, a produtividade reduzida e a qualidade das razes afectada. As temperaturas ptimas situam-se entre os 15 a 20 C. RESISTNCIA Suporta geadas ligeiras. REGA O Nabo muito exigente em gua, principalmente na fase de engrossamento das razes. ADUBAO Aplicar adubo para hortcolas no equilibrio de 1:1:1,5. Pode-se aplicar azoto, metade em fundo na forma de sulfato de amnio e metade em cobertura na forma nitroamoniacal, fsforo e potssio aplicar em fundo. O nabo uma cultura muito sensvel carncia de boro. Esta carncia manifesta-se pelo aparecimento de uma necrose na raiz designada por corao pardo. PRAGAS E DOENAS A ltica, a mosca da couve, as larvas de noctudeos, o mldio, a podrido cinzenta e alternariose, a potra, a falsa potra, vrus do mosaico e o vrus da beterraba so as principais doenas do nabo.
Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

PEPINO
DESCRIO O pepineiro uma planta herbcea, anual, com sistema radicular aprumado e denso. Os caules podem ter crescimento postrante ou trepador devido presena de gavinhas no ramificadas, tm consistncia herbcea, so de cor verde claro a verde mdio e tm forma angulosa. As folhas de Pepino so simples, pentagonais, ou mais raramente, trilobadas de nervao palminrvia e de insero alterna SEMENTEIRA Em Portugal semeia-se nos meses de Maro, Abril e Maio. A temperatura ideal para a germinao das sementes de pepino de 25-30 C. A colocao da semente em gua durante 12-14 h antes da sementeira facilita a germinao. CRESCIMENTO Rpido. TRANSPLANTAO Planta sensvel crise de transplantao, pelo que deve ser transplantada com raz protegida. Deve ser efectuada quando a planta apresenta 3 a 4 folhas verdadeiras. LUZ Planta de dia neutro. A cultura de pepinos muito exigente em irradincia, principalmente na fase da florao. TEMPERATURA Cultura megatrmica. As temperaturas ptimas para o seu desenvolvimento vegetativo situam-se entre os 18-25 C. HUMIDADE Humidade relativa ptima para os pepinos situa-se entre os 55 a 75%. SOLOS Adapta-se a vrios tipos de solos mas prefere os solos francos e bem drenados. Sensvel salinidade. RESISTNCIA Sensvel s geadas. REGA Regular. Regar bem os pepineiros nas fases de florao, vingamento e crescimento dos frutos de pepino. ADUBAO Aplicar adubo orgnico. Adubar os pepinos no incio do crescimento dos frutos e na fase de plena frutificao. PRAGAS E DOENAS caros, afdeos, alfinete, larvas mineiras, mosca branca, nctuas, roscas, tripes, nematodes, scutigerela, alternria, antracnose, cladosporiose, cancro gomoso, fusariose, mldio, odio, p negro, etc. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA E PS-COLHEITA O pepino deve ser colhido quando atinge o tamanho desejado, sempre antes de as sementes estarem completamente formadas. Fonte: http://www.receitasemenus.net

PIMENTO
DESCRIO O Pimento uma planta herbcea, cultivada como anual nas regies de clima temperado. Possui sistema radicular aprumado, relativamente pouco desenvolvido. O seu crescimento indeterminado, o seu porte erecto, podendo atingir cerca de 1,5 m de altura. As folhas de Pimento so alternas, peninrvias, ovadas ou lanceoladas e glabras. As flores so solitrias, completas, hermafroditas, de corola rodada com 5-7 ptalas, normalmente de cor branca. O fruto dos Pimentos uma baga de cor vermelha ou amarela quando madura e com forma e tamanho variveis. SEMENTEIRA Em geral, as sementes de Pimentos semeiam-se de preferncia em alfobre nos meses de Fevereiro, Maro, Abril e Maio ou em Novembro e Dezembro. CRESCIMENTO Rpido. TRANSPLANTAO Transplantar de preferncia com raz protegida para evitar a crise de transplantao. LUZ Cultura exigente em intensidade luminosa e indiferente ao fotoperodo. HUMIDADE A humidade relativa ptima para esta cultura ronda os 50-70%. SOLOS Cultura que se adapta a diversos tipos de solo, no entanto o Pimento prefere os solos de textura arenosa ou franca, profundos e bem drenados. Deve-se evitar os solos argilosos. RESISTNCIA Sensvel s geadas. REGA Regular. Sensvel tanto ao excesso como ao dfice de gua no solo. ADUBAO Aplicar adubo equilibrado, repartido em 3 aplicaes, uma de fundo e as restantes na altura da florao e na maturao dos frutos. Cultura sensvel carncia de clcio e magnsio. PRAGAS E DOENAS caros, afdeos, alfinete, escaravelho, lagarta do fruto, lagarta da folha, larvas mineiras, melolonta, mosca branca, roscas, tripes, nematodes, alternariose, antracnose, cladosporiose, etc. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA E PS-COLHEITA Os frutos podem ser colhidos verdes, desde que tenham atingido o seu tamanho final, ou maduros. Deve-se verificar o estado de maturao pela sua cor, firmeza do pericarpo, tamanho e brilho. Devem ser conservados no frio a temperaturas entre os 7-10 C. Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

RABANETE
DESCRIO Planta herbcea, anual de raz aprumada, carnuda, comestvel de colorao entre o branco e o vermelho e de sabor picante. As folhas dispem-se em roseta, as flores so brancas e o fruto uma sliqua. SEMENTEIRA Cultivares de todo o ano devem ser semeados no local definitivo entre Fevereiro e Novembro. CRESCIMENTO Rpido/Mdio. SOLOS Cultura adaptvel a vrios tipos de solo. Prefere solos de textura leve ou mdia e bem fertilizados. moderadamente tolerante acidez do solo. TEMPERATURA Cultura de climas temperados, prefere climas frescos e hmidos. Algumas cultivares so sensveis a geadas e o calor pode prejudicar a qualidade do rabanete. REGA Exigente em gua. Deve-se manter o solo com um teor de humidade constante, especialmente proximo da maturao para evitar o fendilhamento das razes. ADUBAO Ex: Adubo 10:12:10. uma cultura exigente em boro, podendo ser necessrio aplicar doses moderadas de borax. PRAGAS E DOENAS A ltica, a mosca da couve, as larvas de noctudeos, o mldio, a podrido cinzenta e alternariose, so as principais doenas do rabanete. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA Colher aps cerca de 50 dias no Inverno e 30 dias no Vero, verificando se o tamanho da raz o ideal para se colher. PS-COLHEITA As folhas devem-se apresentar com aspecto de produto fresco, com cor verde brilhante. As razes devem ter a casca com cor uniforme, firme e lisa, sem pontos escuros ou rachaduras. Os rabanetes murcham rapidamente, por isso devem ser mantidos preferencialmente no frigorfico. Remova as folhas antes de armazen-los, pois quando estas so mantidas o produto murcha mais rapidamente. Caso seja preciso lavar os rabanetes antes de armazen-los, seque-os superficialmente com um pano limpo. Ao comprar escolha rabanetes lisos, firmes, sem rachaduras e irregularidades. O rabanete sem folhas, quando conservado no frigorfico, pode permanecer em boas condies at 3 semanas e o rabanete com folhas, entre 5 a 7 dias.
Fonte: http://www.receitasemenus.net

SALSA
DESCRIO Espcie bienal, a Salsa normalmente cultivada como anual. A raz principal ligeiramente carnuda e profundante. A planta de Salsa possui folhas trifoliadas de cor verde. O caule alongado e ramificado e produz umbelas terminais compostas. SEMENTEIRA Directa entre os meses de Fevereiro-Maro e Agosto-Setembro. Deve ser preparada uma boa cama para as sementes e esta deve ficar a cerca de 5mm de profundidade. LUZ Meia-sombra SOLOS Profundos, de textura franca, capacidade de reteno de gua.

bom arejamento

e boa

TEMPERATURA De estao fresca, resistente ao frio mas sensvel a geadas fortes. A Salsa tolera mal as temperaturas muito elevadas (acima dos 27 C). REGA Regular ADUBAO Durante o crescimento e antes da florao. PRAGAS E DOENAS

Alternariose, septoriose , mosca da cenoura entre outras.


MULTIPLICAO Por sementeira na Primavera ou no final do Vero. COLHEITA As folhas de Salsa podem ser colhidas e secas em qualquer poca. A salsa intensifica os sabores e usada em sopas, estufados, carnes, peixes, verduras, temperos, molhos e recheios. rica em vitaminas A, B e C, em ferro, clcio e outros minerais. PARTES UTILIZADAS Caule e folhas. CONSERVAO: FRESCA: Lave-a bem e coloque-a em recipientes fechados ou em saquinhos para alimentos, e guarde-a no frigorfico, no mximo uma semana. SECA: Guarde-a em recipiente fechado, em lugar protegido da luminosidade e humidade. CONGELADA: Conserva-se no congelador por alguns meses. Lave bem as folhas e leve-as a congelar em recipiente aberto. Depois que tiverem congeladas, coloque-as em saquinhos fechados.
Fonte: http://www.receitasemenus.net

TOMATE
DESCRIO O Tomate uma planta herbcea, de porte arbustivo, perene mas cultivada como anual. Possui um sistema radicular aprumado e relativamente profundante. O seu porte pode variar entre erecto e semipostrado, atingindo alturas entre os 0,5 a 2 m. A forma do fruto do tomateiro pode ser redonda, alongada, piriforme ou outra. A cor do tomate, quando o fruto est maduro, pode ser amarela, rosada, laranja ou vermelha. SEMENTEIRA Semear as sementes de tomateiro no local definitivo entre Abril e Maio ou em estufa ou estufim entre Janeiro e Maro. A temperatura ptima do solo ou do substrato para a germinao situa-se entre os 18-30 C. CRESCIMENTO Rpido/Mdio. TRANSPLANTAO As plantas de tomateiro devem ser transplantadas com uma altura de cerca de 12-15 cm e com cerca de 4 folhas verdadeiras expandidas. As plantaes devem ser efectuadas entre Maro e Junho. LUZ O tomate uma cultura muito exigente em quantidade de luz. TEMPERATURA Cultura de estao quente. A temperatura ptima para o desenvolvimento vegetativo dos tomates situa-se entre os 1825 C. HUMIDADE A humidade relativa ptima para o tomate em estufa, situa-se entre os 70 a 80%. SOLOS Adapta-se a diversos tipos de solo, preferindo os solos profundos, de textura franca ou areno-argilosa e bem drenados. Prefere solos com pH entre 5,5 a 7,0. RESISTNCIA Sensvel geada. REGA E ADUBAO Regular. Importante na fase de florao e vingamento dos frutos. Aplicar adubo para hortcolas. Fazer uma aplicao em fundo. PRAGAS E DOENAS caros, afdeos, alfinete, cicadela, escaravelho, lagarta do fruto, lagarta da folha, larvas mineiras, melolonta, mosca branca, ralos, roscas, tripes, nematodes, scutigerela, alternariose, etc. MULTIPLICAO Semente. COLHEITA E PS-COLHEITA O tomate para consumo em fresco pode ser colhido em qualquer estado de amadurecimento, desde o verdemaduro ao maduro. Os frutos de tomateiro podem ser colhidos com ou sem clice. O tomate deve ser conservado no frio a temperaturas entre os 8-12 C.

Fonte: http://www.loja.jardicentro.pt

TOMILHO
DESCRIO O Tomilho uma planta perene, subarbustiva de pequeno porte, com ramos lenhificados na base. Possui folhas perenes, pequenas, de forma linear a elptica e de cor normalmente verde-acinzentada. Produzem cachos de flores pequenas, de corola branca ou rosada e so muito apreciadas pelas abelhas.. O caule erecto, de seco quadrangular. Possui raiz fibrosa, acinzentada e lenhosa. As sementes so de cor parda, arredondadas e muito pequenas. O Tomilho ou Poejo floresce em Junho. SEMENTEIRA Primavera (deve ser feita em viveiro) TRANSPLANTAO Quando as plantas atingem os 6 a 10 cm de altura. LUZ Sol SOLOS O Tomilho ou Poejo prefere solos muito permeveis, de textura mdia a grosseira ou mesmo pedregosos. No se adapta bem a solos argilosos ou demasiados hmidos. Pouco tolerantes acidez. TEMPERATURA Prefere locais temperados a temperado-quentes e secos. No entanto so resistentes s geadas. REGA Regar os Tomilhos apenas quando o solo estiver bem seco. ADUBAO 8:6:12 PODA Podar estacas herbceas para as utilizar para propagao PRAGAS E DOENAS Os principais inimigos da cultura de Tomilho so os problemas radiculares relacionados com solos mal drenados ou com nemtodes. MULTIPLICAO Semente e estacas COLHEITA No incio da florao, se a utilizao for destinada destilao de leo essencial. Para uso condimentar, colhem-se os rebentos de Tomilho durante toda a estao. CONSERVAO Secar os raminhos embrulhados com um papel e pendura-los de cabea para baixo num local escuro e seco durante aproximadamente 10 dias para secar. Depois devem-se guardar num recipiente hermtico e opaco.
Fonte: http://www.receitasemenus.net

You might also like