You are on page 1of 14

Categoria Trabalho Acadmico / Artigo Completo

A ELEVAO GLOBAL DAS TEMPERATURAS: TENDNCIA OU ARTIFCIO?

Daniela de Souza Ona 1 Ricardo Augusto Felicio 2

RESUMO: Neste artigo, expomos alguns dos principais questionamentos noo de elevao da temperatura mdia global, elemento fundamental da hiptese do aquecimento global antropognico. Abordamos a questo do efeito da ilha de calor urbano e da localizao e distribuio inadequadas das estaes meteorolgicas de superfcie como causadoras de tendncias artificiais nos registros, colocando em xeque sua confiabilidade. A seguir, expomos questionamentos complementares ao primeiro, para ento concluir que a noo de elevao da temperatura mdia global ainda carece, nos dias de hoje, de fundamentao cientfica.

Palavras-chave: Mudanas climticas globais. Temperatura global. Estaes meteorolgicas.

Doutora em Geografia, professora de Climatologia no departamento de Geografia da FAED-UDESC. danielaonca@yahoo.com.br 2 Doutor em Geografia, professor de Climatologia no departamento de Geografia da FFLCH-USP. ricaftnt@yahoo.com VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

1 AS ESTAES METEOROLGICAS DE SUPERFCIE realmente tentador pensar que toda a moderna tecnologia nossa disposio proporciona-nos uma acurada medio das variaes de temperatura nas diferentes localidades do planeta. Contudo, estamos muito longe dessa realidade. As leituras das vrias estaes meteorolgicas geram uma mdia da regio, do hemisfrio ou do globo, e tal procedimento no nada simples. Os registros de temperatura so recolhidos das mais diversas maneiras e so feitos muitos ajustes s leituras, que contm erros de origens as mais diversas. Um fator importante e extensamente discutido o efeito da ilha de calor urbano, que uma forma de aquecimento antropognico mas tem pouco a ver com gases estufa e no evitado apenas por sua reduo. Existe um sem-nmero de estudos detectando o efeito da ilha de calor pelo mundo at mesmo em cidades pequenas, e no h qualquer dvida de que este fenmeno se intensificou ao longo do sculo XX. Como a maior parte das estaes meteorolgicas do planeta est situada nas cidades, razovel pensar que o efeito da ilha de calor urbano exera alguma influncia sobre os registros, mesmo que no saibamos ainda quantific-la com exatido (HOLLAND, 2007, p. 977). Entretanto, de acordo com o IPCC, o efeito de ilha de calor urbano considerado desprezvel diante das tendncias globais de temperatura (IPCC, 2007, p. 244). O artigo que embasa esta afirmao do IPCC um clssico de Phil Jones, publicado na revista Nature em 1990 e amplamente citado pelos global warmers em apoio sua hiptese. Em apenas quatro pginas, Jones pesquisa locais no oeste da Rssia, no leste da Austrlia e na China com pouca ou nenhuma mudana na localizao, instrumentao e horrio de observao das estaes para concluir que o efeito da ilha de calor nos registros muito pequeno, da ordem de 0,05 oC por sculo, menos de um dcimo da magnitude do aquecimento observado nos registros de superfcie. Tal fato significaria que o efeito da ilha de calor seria insignificante, portanto no contaminaria os registros de superfcie, que poderiam assim ser tomados como reprodues fidedignas da evoluo global recente das temperaturas (JONES et al, 1990; MOSHER; FULLER, 2010, p. 36). Qual seria a explicao para
VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

este fato? Pois bem, ela est no trabalho de Thomas C. Peterson. O autor prope-se a desvendar o mistrio de estudos anteriores (como o de Jones) no mostrarem uma contaminao significativa pelo efeito de ilha de calor urbano, o que seria importante para avaliar a fidelidade dos registros de temperatura. Este ponto sublinhado pelo fato de que alguns cticos do efeito estufa continuam argumentando que uma poro significativa do aquecimento observado apenas um efeito urbano (PETERSON, 2003, p. 2942). Peterson avaliou sries de dados de 1989 a 1991 de um conjunto de 289 estaes meteorolgicas de superfcie distribudas pelos Estados contguos norteamericanos, classificando-as em urbanas e rurais atravs de dados de iluminao noturna observada em imagens de satlite. Aps corrigir os dados obtidos de distores provocadas por diferenas de altitude, latitude, horrio de observao, mudanas na instrumentao, na localizao e na metodologia de anlise, Peterson conclui que a diferena registrada entre as sries de dados urbanas e rurais irrisria. Enquanto a diferena entre as mdias das duas sries, quando no ajustadas, de 0,31oC, aps os ajustes ela passa a ser de apenas 0,04 oC, estatisticamente insignificante. Dessa forma, pode-se afirmar que so as distores citadas as verdadeiras responsveis pelo aparente efeito de ilha de calor urbano nos dados brutos, e por isso deixam de ser apropriados os costumeiros ajustes das sries de dados para correo dos efeitos da ilha de calor. Peterson ainda adverte que os dados empregados em sua anlise so os mais cuidadosamente homogeneizados e os ajustes de homogeneizao so os mais rigorosamente avaliados e minuciosamente documentados de qualquer anlise de ilhas de calor urbano em grande escala at o momento (PETERSON, 2003, p. 2946-2957). Mas qual o motivo de as ilhas de calor no serem registradas pelas medies?
Postula-se que o motivo para isso devido a impactos de escalas micro e local dominando sobre a ilha de calor urbano na mesoescala. Os setores industriais das cidades podem ser significativamente mais quentes que localidades rurais, mas as observaes meteorolgicas urbanas tm maior probabilidade de serem realizadas em ilhas de frescor do que em reas industriais (PETERSON, 2003, p. 2957).

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

esta a soluo que aparece no quarto relatrio do IPCC, que citando Peterson nos informa que a fraca influncia do efeito de ilha de calor urbano provavelmente se deve tendncia das estaes de superfcie se localizarem em parques, onde as influncias urbanas so reduzidas (IPCC, 2007, p. 244). Mas qual o embasamento de Peterson para afirmar que as estaes de superfcie espalhadas pelo globo esto predominantemente instaladas em ilhas de frescor? A resposta est no mesmo artigo:
As diretrizes oficiais do Servio Meteorolgico Nacional para estaes fora de aeroportos declaram que um abrigo meteorolgico deve estar a no menos do que quatro vezes a altura de qualquer obstruo (rvore, cerca, construo, etc) e deve estar a pelo menos 100 ps de qualquer superfcie pavimentada ou concretada (Observing Systems Branch 1989). Se uma estao obedece a essas diretrizes ou mesmo se foi feita alguma tentativa de se aproximar dessas diretrizes, fica claro que uma estao se localizaria muito mais provavelmente numa ilha de frescor de um parque do que numa bolha quente industrial (PETERSON, 2003, p. 2954).

Eis a explicao para o enigma do desaparecimento das influncias urbanas sobre os registros de superfcie. A literatura climatolgica diz que as estaes devem estar localizadas adequadamente, por isso Peterson acredita que elas esto localizadas adequadamente, que elas seguem as diretrizes e esto portanto sujeitas mais influencia de ilhas de frescor do que ilhas de calor (MOSHER; FULLER, 2010, p. 106). Como as localizaes das estaes invariavelmente obedecem aos critrios estabelecidos pela NOAA, no sentido de minimizar a interferncia dos elementos do entorno nos registros de temperatura, segue-se da que a interferncia registrada deve mesmo ser muito pequena! Assim como mais confortvel observar as telas de computadores do que observar o mundo real, Peterson e o IPCC preferem confiar na literatura a sair a campo e verificar se as estaes esto mesmo localizadas em ilhas de frescor. Em anos mais recentes, o clssico trabalho de Jones foi desmentido. Para o territrio chins, o autor utilizou as mesmas estaes meteorolgicas selecionadas por Wei-Chyung Wang para um estudo sobre ilhas de calor na China publicado na Geophysical Research Letters naquele mesmo ano. Entretanto, das 84 estaes

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

meteorolgicas chinesas do estudo, 49 no possuam histrico de localizao. Das 35 restantes, uma teve cinco localizaes diferentes entre 1954 e 1983, de at 41km de distncia, pelo menos metade delas tiveram mudanas substanciais e vrias delas tinham histricos inconsistentes. Jones parece ter se dado conta dos equvocos: em um novo trabalho sobre as temperaturas chinesas, publicado no Journal of Geophysical Research em 2008, ele no apenas reconhece a existncia do efeito de ilha de calor urbano, como o considera responsvel por nada menos que dois teros do aquecimento registrado ali (0,54oC de 0,81oC), alm de, diferentemente de seu artigo original, no incluir Wang entre seus coautores (PLIMER, 2009, p. 481; ALEXANDER, 2010, p. 70-71). Interrogando-se sobre a qualidade dos dados obtidos atravs das estaes meteorolgicas de superfcie nos 48 Estados contguos norte-americanos, Anthony Watts reuniu um grupo de 650 voluntrios do vero de 2007 a fevereiro de 2009 para avaliar a localizao, as condies e os dados obtidos por 865 das 1221 estaes meteorolgicas de superfcie supervisionadas pelo National Weather Service, um departamento da NOAA, representando mais de 70% da rede de estaes dos Estados Unidos, considerada a mais confivel do mundo (WATTS, 2010, p. 8). Watts principia definindo os critrios de confiabilidade das estaes. Na seo 2.2 do Climate Reference Network Site Information Handbook da NOAA, o local ideal para a instalao de uma estao de superfcie descrito como uma rea aberta relativamente grande e plana com vegetao local baixa, de modo que a viso do cu seja desobstruda em todas as direes, exceto em baixos ngulos de altitude acima do horizonte. So descritos tambm cinco classes de locais, do mais para o menos confivel:
Classe 1: Cho plano e horizontal cercado por uma superfcie limpa com inclinao inferior a 1/3 (menos de 19o), coberta de grama ou vegetao de menos de 10 centmetros de altura. Os sensores esto localizados a pelo menos 100 metros de superfcies de aquecimento artificial ou refletivas, como construes, superfcies de concreto e estacionamentos, bem como de grandes corpos dgua, a no ser
VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

aqueles representativos da rea; por fim, sem sombra para uma elevao do Sol no horizonte superior a 3o. Classe 2: Como a classe 1, mas com vegetao de menos de 25 centmetros de altura, sem fontes de aquecimento artificial num raio de 30 metros e sem sombra para uma elevao do Sol superior a 5o. Classe 3: Como a classe 2, mas sem fontes de aquecimento artificial num raio de 10 metros. Produzem erros maiores que 1oC. Classe 4: Com fontes de aquecimento artificial dentro de um raio de 10 metros. Produzem erros maiores que 2oC. Classe 5: Com o sensor de temperatura localizado prximo ou acima de uma fonte de aquecimento artificial, como construes, telhados, estacionamentos ou superfcies de concreto. Produzem erros maiores que 5oC (Citado por WATTS, 2010, p. 8).

Os voluntrios escalados por Watts deveriam sair a campo e documentar as estaes observadas, fotografando e descrevendo o local. Os resultados obtidos so simplesmente assustadores. Um expressivo nmero de estaes encontra-se prximo de construes as mais diversas, aeroportos, asfalto, concreto, subestaes eltricas, sadas de ar-condicionado, equipamentos eletrnicos, estaes de tratamento de gua e esgoto, churrasqueiras e inmeras outras inadequaes. Alguns exemplos so ilustrados nas fotos a seguir.

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

Figura 1 Estaes meteorolgicas de superfcie em Hopkinsville, Kentucky (acima esquerda), Marysville, Califrnia (acima direita), Roseburg, Oregon (abaixo esquerda) e Tahoe City, Califrnia (abaixo direita). Em www.surfacestations.org (acesso em 2 de abril de 2010).

As estaes inspecionadas foram classificadas nas classes descritas pela NOAA e plotadas no mapa abaixo:

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

Figura 2 Mapa das estaes meteorolgicas de superfcie do USHCN inspecionadas pela equipe de Watts e classificadas nas cinco classes descritas pela NOAA (WATTS, 2010, p. 15).

Das 865 estaes inspecionadas, apenas 3% foram consideradas classe 1, enquanto outros 8% foram consideradas classe 2, 20% classe 3, 58% classe 4 e 11% classe 5. Considerando que somente as estaes das classes 1 e 2 so consideradas confiveis, segue-se que 89% das estaes meteorolgicas de superfcie do conjunto mais confivel do mundo no so confiveis, pela prpria definio da NOAA (WATTS, 2010, p. 16). Em nvel mundial, o quadro ainda mais desanimador. Dois teros das estaes meteorolgicas na rede do Global Historical Climate Network encerraram suas atividades nas ltimas trs dcadas, como pode ser observado na figura abaixo. Salta vista a acentuada queda entre 1988 e 1993, quando coincidiram o colapso sovitico e uma recesso econmica no ocidente, que conduziram ao abandono de metade das estaes at ento existentes. Curiosamente, a partir dessa poca que as estaes remanescentes atestam uma clara elevao das temperaturas (ESSEX; MCKITRICK, 2007, p. 155-156).

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

estaes meteorolgicas de superfcie


10000 9000 8000 7000 6000 5000 4000 3000 2000 1000 0
19 50 19 52 19 54 19 56 19 58 19 60 19 62 19 64 19 66 19 68 19 70 19 72 19 74 19 76 19 78 19 80 19 82 19 84 19 86 19 88 19 90 19 92 19 94 19 96 19 98 20 00

nmero de estaes

ano
estaes urbanas estaes suburbanas estaes rurais

Figura 3 Nmero de estaes meteorolgicas de superfcie no Global Historical Climatology Network de 1950 a 2000 (MCKITRICK, s/d).

No difcil entender, portanto, que a quantidade e a qualidade dos dados de superfcie disponveis so completamente inadequadas para representar

acuradamente a evoluo das temperaturas ao longo do sculo XX. Mesmo assim, permanece a dificuldade em entender por que tantos cientistas de renome no planeta acreditam nesses dados, usam-nos como base para prognsticos de temperaturas planetrias para daqui a 100 anos e foram populaes do mundo inteiro a partilharem de suas crenas. Mas se, apesar de todos os revezes, o leitor fizer questo de confiar nos registros de superfcie, fornecemos o grfico das temperaturas da superfcie continental e ocenica do GISS de janeiro de 1998 a julho de 2012. Aps a forte elevao ocorrida por ocasio do El Nio de 1997-1998, observamos nos registros uma estabilidade das temperaturas. O planeta parou de se aquecer em 1998, apesar de continuarmos emitindo vastas quantidades de dixido de carbono para a atmosfera.

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

Temperaturas globais GISS


15

14,9

14,8

14,7

14,6
temperatura

14,5

14,4

14,3

14,2

14,1

14 1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005 ano

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

Figura 4 - Temperaturas mdias mensais globais de janeiro de 1998 a julho de 2012 (GISS, 2012).

Dependendo do ponto selecionado para o incio da srie ou da srie escolhida, pode aparecer inclusive uma tendncia de resfriamento global em anos recentes. Mas como conciliar essa tendncia de resfriamento com a hiptese do aquecimento global? Simples, dizendo que esse resfriamento provocado pelo aquecimento global. Um estudo de autoria de Vladimir Petoukhov e Vladimir A. Semenov publicado no Journal of Geophysical Research em novembro de 2010, com base em simulaes do modelo ECHAM5, atesta que o aquecimento da baixa troposfera nos mares de Barents e Kara provocado pela reduo do gelo martimo provocado pelo aquecimento global pode resultar numa forte anomalia anticiclnica sobre o oceano polar e uma adveco de leste anmala sobre os continentes do norte, induzindo a um resfriamento de inverno de at 1,5 oC em escala continental e aumentando em at trs vezes a probabilidade de extremos de frio no inverno sobre grandes reas, inclusive a Europa. Nossos resultados implicam qu e os vrios invernos severos recentes no so conflitantes com o cenrio de aquecimento global, mas sim suplementares, diz o estudo (VIERING, 2010). Sim, se o planeta se
VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

aquece a culpa do aquecimento global, e se o planeta resfria a culpa tambm do aquecimento global. No importa a alterao que se observe em qualquer sistema natural, a culpa ser sempre do aquecimento global, uma manobra que garante o sucesso da hiptese.

2 OUTRAS QUESTES RELEVANTES

Um argumento bastante em voga na Climatologia, e base de todo o livro de Essex e McKitrick, o de que no podemos sequer falar de uma entidade chamada temperatura mdia global. A temperatura no pode ser expressa por um valor nico em qualquer sistema fsico que no esteja em equilbrio termodinmico, ou seja, um sistema onde nada mais acontece, onde nada mais muda. Ora, sabemos muito bem que este definitivamente no o caso da Terra. Sendo assim, no se pode fornecer um valor mdio nico para as temperaturas de nosso planeta. Ela comumente varia de -60oC a +40oC nos diferentes locais todos os dias, todos os anos, todos os sculos. Como tentar encontrar, em meio a esta imensa variabilidade espaotemporal, uma elevao da temperatura mdia de fraes de grau, de trs ordens de magnitude menor do que a amplitude trmica espacial verificada? As infindveis disputas sobre qual a melhor srie de temperaturas mdias globais, desse modo, seriam disputas entre conjuntos de dados estatsticos com pouco ou nenhum significado fsico (ESSEX; MCKITRICK, 2007, p. 132-133). Por fim, no podemos nos esquecer de relatar casos de prognsticos de temperatura fracassados, porm eficazes. Normalmente no final de um ano que se anuncia sua posio no ranking dos anos mais quentes. Entretanto, no ano de 2002, o Servio Meteorolgico do Reino Unido no conseguiu esperar e, j em 31 de julho, anunciou que este poderia ser o ano mais quente j registrado desde 1856. O recorde at ento pertencia ao ano de 1998, com uma temperatura de 0,593 oC acima da mdia de 1961 a 1990. A anomalia mdia de temperatura do primeiro semestre de 2002 foi de 0,570oC, o que significa que a anomalia do segundo

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

semestre deveria ser de, no mnimo, 0,617oC para que o recorde de 1998 fosse batido. Michaels ento selecionou os anos do registro histrico que excederam a mdia de temperatura de 1961 a 1990 (36 no total) e localizou os anos em que a anomalia de temperatura do segundo semestre excedeu a do primeiro semestre. A partir da, Michaels calculou que a probabilidade de o ano de 2002 quebrar o recorde de 1998 era de apenas 19,4%, a no ser que ocorresse um forte evento El Nio no final do ano. No entanto, as previses naquele momento falavam em um El Nio muito mais fraco que o de 1998. Diante das evidentes condies desfavorveis para a concretizao do prognstico, pergunta Michaels, por que o British Meteorological Office insistiu em anunci-lo? Talvez porque ele resultou em chamadas da Reuters para o mundo todo, dizendo O mundo se dirige para seu ano mais quente. Mas quase certo que o fato de ele ter sido anunciado apenas um ms antes da Conferncia de Johannesburgo, celebrao do dcimo aniversrio da Conveno Quadro de Mudanas Climticas, no passou de uma feliz coincidncia (MICHAELS, 2004, p. 199-202). E a histria se repete. Outra feliz coincidncia ocorreu quando, em 4 de janeiro de 2007, um ms antes do lanamento do Summary do grupo I do quarto relatrio do IPCC, o Servio Meteorolgico do Reino Unido novamente anunciou que
2007 provavelmente ser o ano globalmente mais quente j registrado, quebrando o recorde atual, estabelecido em 1998, dizem os especialistas em mudanas climticas do Servio Meteorolgico. Espera-se que a temperatura global de 2007 esteja 0,54oC acima da mdia de longo prazo o (1961-1990), de 14 C (UK Met Office, 2007, citado por PLIMER, 2009, p. 407).

O emprego da forma verbal espera-se no poderia ter sido mais apropriado, afinal de contas, nem tudo aquilo que esperamos efetivamente acontece. As temperaturas registradas em 2007 colocaram-no como um dos anos mais frios do sculo XX, e o mais frio desde 1995 (PLIMER, 2009, p. 407).

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

CONCLUSO

Os fatos apresentados nos permitem tirar duas possveis concluses. A primeira a de que, apesar das insistentes afirmaes em contrrio, o efeito de ilha de calor e a m distribuio geogrfica das estaes meteorolgicas de superfcie introduzem graves distores aos registros de temperatura, em geral tornando-a mais alta do que efetivamente , de modo que estes no podem ser considerados uma fonte de dados suficientemente confivel para o estudo das mudanas climticas globais. A segunda a de que, mesmo se se quiser continuar confiando nos registros meteorolgicos de superfcie, nos ltimos 15 anos eles vem registrando uma estabilidade das temperaturas globais, muito embora continuemos emitindo vastas quantidades de dixido de carbono para a atmosfera, uma notvel discordncia com a hiptese do aquecimento global antropognico. Em ambos os casos, temos diante de ns mais uma evidncia da fragilidade da referida hiptese.

REFERNCIAS

ALEXANDER, Ralph B. Aquecimento global: alarme falso. Rio de Janeiro, Gryphus, 2010. ESSEX, Christopher; MCKITRICK, Ross. Taken by storm: the troubled science, policy, and politics of global warming. Toronto, Key Porter Books, 2007. GISS. Global Land-Ocean Temperature Index. Disponvel em http://data.giss.nasa.gov/gistemp/tabledata/GLB.Ts+dSST.txt (acesso em 13 de agosto de 2012) HOLLAND, David. Bias and concealment in the IPCC process: the hockey -stick affair and its implications. In: Energy & Environment 18 (7+8), 2007, p. 951-983. IPCC. Climate change 2007: the physical science basis. Cambridge, New York; Cambridge University Press, 2007. JONES, Phil D. et al. Assessment of urbanization effects in time series of surface air temperature over land. In: Nature, vol. 347, 13/set/1990, p. 169-172.
VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

McKITRICK, Ross. The graph of temperature vs. number of stations. In: http://www.uoguelph.ca/~rmckitri/research/nvst.html (acesso em 24 de janeiro de 2010). MICHAELS, Patrick J. Meltdown: the predictable distortion of global warming by scientists, politicians, and the media. Washington D. C. Cato Institute, 2004. MOSHER, Steven; FULLER, Thomas W. Climategate: the CRUtape letters. Createspace, 2010. PETERSON, Thomas C. Assessment of urban versus rural in situ surface temperatures in the contiguous United States: no difference found. In: Journal of Climate, volume 16, nmero 18, 15/set/2003, p. 2941-2959. PLIMER, Ian. Heaven and Earth. Maryland, Taylor Trade Publishing, 2009. VIERING, Jonas. Global Warming could cool down temperatures in winter. In: http://www.pik-potsdam.de/news/press-releases/global-warming-could-cool-downtemperatures-in-winter (acesso em 19 de novembro de 2010). WATTS, Anthony. Is the U.S. Surface Temperature Record Reliable? Chicago, The Heartland Institute, 2009. In: http://wattsupwiththat.files.wordpress.com/2009/05/surfacestationsreport_spring09 .pdf (acesso em 2 de abril de 2010).

VIII Frum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, 2012, p. 37-50.

You might also like