You are on page 1of 3

11/12/13

Voltemos Ao Evangelho | A importncia de se conhecer a Deus R. C. Sproul [O que Teologia Reformada?]

Como dissemos na postagem da unio do VE com o Ministrio Fiel, um fruto da unio o trabalho em trazer bons materiais gratuitos para vocs. Abaixo segue um trecho da primeira aula da srie de ensino O que Teologia Reformada do Dr. R. C. Sproul, que se Deus quiser estar disponvel por completo em breve para vocs. Se voc quer ficar informado sobre o lanamento, assine nossos informativos:
Minist rio Fiel Volt emos ao Evangelho

Neste vdeo, R. C. Sproul fala sobre a importncia de se conhecer a Deus, a importncia da teologia.

voltemosaoevangelho.com/blog/2013/04/a-importncia-de-conhecer-a-deus-r-c-sproul-o-que-e-teologia-reformada/

1/3

11/12/13

Voltemos Ao Evangelho | A importncia de se conhecer a Deus R. C. Sproul [O que Teologia Reformada?]

at mesmo a religio crist pode ser idlatra, quando ns despimos Deus de seus verdadeiros atributos e colocamos no centro de nossa adorao algo que no seja o prprio Deus. (R. C. Sproul)

Transcrio
Em Romanos 1, o apstolo Paulo diz que Deus revelou-se atravs das coisas criadas to claramente, e to manifestamente, que cada pessoa neste mundo conhece o eterno poder e a deidade de Deus. E ainda assim o pecado primrio da raa humana tomar esse conhecimento de Deus e pux-lo para baixo, como diz o apstolo Paulo em Romanos, suprimir a verdade pela injustia, e ento trocar esta verdade por uma mentira. E servir a criatura ao invs do Criador. A troca entre o Incorruptvel, Transcendente e Santo Deus pela corrupo de coisas semelhantes a criaturas. Em outras palavras, amigos, o mais bsico pecado que ns, no apenas pagos em terras longnquas aborgenes ou em tribos primitivas, mas que ns cometemos, o pecado da troca, a propenso idolatria. E idolatria envolve religio.
voltemosaoevangelho.com/blog/2013/04/a-importncia-de-conhecer-a-deus-r-c-sproul-o-que-e-teologia-reformada/ 2/3

11/12/13

Voltemos Ao Evangelho | A importncia de se conhecer a Deus R. C. Sproul [O que Teologia Reformada?]

Mas at mesmo a religio crist pode ser idlatra, quando ns despimos Deus de seus verdadeiros atributos e colocamos no centro de nossa adorao algo que no seja o prprio Deus. Se formos olhar para a essncia da Teologia Reformada, eu tenho que dizer a vocs que o foco mais rigoroso da Teologia Reformada na teologia! No conhecimento do Deus Verdadeiro. Ns vivemos numa poca em que as pessoas dizem que a teologia no importante. Era isso que David Wells estava desacreditando em seu livro Sem Lugar para a Verdade. O que interessa se sentir bem. Ser ministrado em nossas necessidades psicolgicas. Ter um lugar onde possamos sentir o calor e a comunho, e ter um senso de pertencer a algum lugar e relevncia. E teologia algo que divide. Algo que atia controvrsias e debates. Dizem: Ns no precisamos de doutrina! Precisamos de vida! No corao da Teologia Reformada est a afirmao de que teologia vida. Pois teologia o conhecimento de Deus. E no h conhecimento mais importante para informar nossas vidas do que o conhecimento de Deus. disso que se trata toda a Reforma. Havia escndalos no clero, havia problemas de imoralidade, tanto entre o povo catlico romano, quanto entre o povo protestante. E Lutero naquele tempo disse: Erasmo ataca o Papa em sua barriga, eu o ataquei em sua doutrina. E Lutero ainda admitia que se encontrava comportamento escandaloso entre nosso prprio povo, mas o que ns estamos tentando fazer em primeiro lugar chegar a um so entendimento de Deus. Pois nossas vidas nunca sero reformadas, nunca sero trazidas conformidade com Cristo, antes de termos um claro entendimento da Forma Original, do Modelo, do Ideal, da verdadeira humanidade que encontrada em Cristo. E isso uma questo de teologia. Ento comecem com o claro reconhecimento de que a f reformada uma teologia. Uma teologia que permeia toda a estrutura.

voltemosaoevangelho.com/blog/2013/04/a-importncia-de-conhecer-a-deus-r-c-sproul-o-que-e-teologia-reformada/

3/3

You might also like