You are on page 1of 2

Universidade Federal do Piauí Centro de Ciência da Natureza - CCN Departamento de Computação Disciplina: Programação Funcional Aluna: Rôzze Cristina

Leite Costa

Linguagem
Compatibilidade

F#
F# interage perfeitamente com C# e pode ser usada com HTML 5, JavaScript e outros padrões da web. A linguagem provê muitos tipos e funções úteis. Isso inclui APIs para coleções como listas, matrizes, map as, conjuntos, e sequências. A biblioteca F# também oferece suporte a reflexão, eventos, e E/S formatada. Além de isso, a biblioteca F# inclui suporte para os fluxos de trabalho assíncronos suportarem cálculos paralelos, e mecanismos para comunicação entre fluxos de trabalho paralelos. Se beneficia do framework .NET, também podendo ser interpretadas pela a máquina virtual MONO (linux). No caso do MONO, ainda não há suporte para recursões de cauda com F#, limitando seu uso.

Common Lisp

Bibliotecas

Common Lisp não oferece uma biblioteca padrão que torne a vida do programador mais fácil. O que existe são diversas bibliotecas escritas por terceiros.

Portabilidade

Um programa que se restrinja às funcionalidades da biblioteca padrão será altamente portável, pois o Common Lisp é definido por um padrão ANSI, ao qual a maior parte das implementaçõ es adere. Devido ao fato de a biblioteca padrão ser bastante extensa, é possível escrever aplicações portáveis de grande porte. Ao se usar bibliotecas de terceiros, porém, a portabilidade cai bastante, pois estas

juntamente Embora Common Lisp não ser com Haskell tem se tão popular como algumas popularizado. macros e formulários. eficiente de aplicações de IA. desenvolvimento possibilitando o profissional existentes para desenvolvimento de maneira computação empresarial. isso para a plataforma Debian/GNU/linux ou uma distribuição que seja baseada no Debian.. facilita o interoperabilidade com a desenvolvimento de software linguagem C#.Viabilidade Ferramentas Treinamento Popularidade Desempenho frequentemente dependem de recursos específicos de i mplementação. Oferece companheiro perfeito para mais de 450 funções Common técnicas de LISP. implementação LISP eficiente. muitas de suas características fizeram o seu caminho para outras linguagens e sistemas de programação mais utilizadas. . evolutivo e incremental. Permite a mistura de Suporta uma combinação de programação funcional procedimentos. Como uma de modo que linguagem linguagem de programação tenha uma excelente dinâmica. Apoiada por um conjunto Oferece um ambiente de de ferramentas programação de tamanho profissionais em Visual reduzido. A linguagem. linguagens não-Lisp. uma poder da plataforma NET. A linguagem tem um bom Uma menor eficiência para desempenho ajudando a resolver problemas que otimizar e melhorar a envolvam muitas variáveis ou performance das muitas atividades sequenciais aplicações. baixos requisitos de Studio e incorporando o poder computacional. com iterativa compilação em programas em tempo de execução eficientes. são muitas vezes mais fácil de trabalhar com programas procedurais ou programas orientados a objeto. Apenas clisp é de domínio público e fácil de instalar. funcional e com orientação a objetos orientada a objeto. A linguagem é um confiável e compacta.