You are on page 1of 13

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA UNIDADE DESCENTRALIZADA DE NOVA IGUAU

Trabalho de Princpios de Telecomunicaes


LTE Long Term Evolution

Nome: Orlando Silva de Lima Junior

Professor: Mauricio Guerra

Sumrio
Pg
1 Introduo 2 Estrutura da Rede de Telecomunicaes 3 Topologia de Rede do LTE 3 4 5

3.1.1 Transmisso/recepo de dados atravs do LTE? 6 3.2 - Multiple Input Multiple Output (MIMO) 3.2.1 Codificao Espao-Tempo 3.2.2 Multiplexao Espacial 7 7 8

3.3 - Orthogonal Frequency Division Multiplexing Access 8 3.4 - Modulao SC-FDMA 4 Padronizao do LTE 5 - Adoo do LTE ao redor do mundo 6 - A tecnologia LTE no Brasil 7 Bibliografia 10 11 12 13 13

1 - Introduo
O LTE (Long Term Evolution) um Sistema de Comunicaes Mveis que foi desenvolvido pelo 3GPP (Third Generation Partnership Project). O 3GPP uma associao que rene uma srie de rgos normativos de telecomunicaes dos Estados Unidos, Europa, Coria do Sul e China. Por muito tempo as chamadas de voz lideraram o trfico de informaes nas redes de telecomunicao mvel, porm a partir de 2010 houve um crescimento drstico no trfico de dados atravs dessas redes. Esse crescimento s tende a continuar impulsionado pela disponibilidade da tecnologia de comunicao 3.5G. Como resultado, as redes 2G e o 3G comearam a congestionar por volta do ano de 2010, precisando assim de um aumento na capacidade da rede. Sendo assim surgiu o Long Term Evolution (LTE). Seus desenvolvedores tiveram como objetivo possibilitar maiores taxas de transmisses para suprir a crescente demanda do mercado de comunicaes mveis. O LTE uma evoluo do sistema UMTS (Universal Mobile Telecommunications System), sistema desenvolvido na Europa e adotado por diversos pases, inclusive o Brasil. O LTE a verso (release) 8 do UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) publicada pelo 3GPP e a ideia melhorar o UMTS no sentido de ampliar as possibilidades de servio do utilizador. A tecnologia LTE pode coexistir com as tecnologias mais antigas e tem uma arquitetura de rede simplificada que totalmente IP, eliminando qualquer opo baseada em comutao de circuitos. Suporta MBSFN (Multicast Broadcast Single Frequency Network) que possibilita a entrega de servio de TV mvel, podendo assim tornar-se uma opo de entrega de vdeo broadcast em telemveis. O LTE baseado no padro OFDMA, utiliza o protocolo IP e divide a banda de transmisso em dois canais dedicados (downstream e upstream) e parcialmente compatvel com a rede GSM. Outro ponto chave da tecnologia LTE diz respeito automao de processos de rede, conhecida como Self-Organizing Network (SON). Esta caracterstica permite que as redes possam configurar-se e sincronizar-se com redes adjacentes. Em resumo, o LTE oferece taxas de transmisso mais altas e multiplica a capacidade de transmisso de dados de cada transmissor, permitindo que um nmero maior de clientes sejam atendidos, e/ou que possam ser oferecidos planos com quotas de trfego maiores. Com o sistema de comunicaes mveis LTE pretende-se atingir taxas de download de 100 Mbps, taxas de upload de 50 Mbps, baixa latncia (10 ms), optimizao da comutao de pacotes, garantindo uma mobilidade elevada e uma largura de banda flexvel desde 1,4 MHz at 20 MHz.

2 - Estrutura da Rede de Telecomunicaes


Para entender melhor como o LTE funciona primeiro iremos analisar a estrutura da rede de telecomunicaes. A rede de sistemas de telecomunicaes pode ser dividida em dois blocos fundamentais: Rede de Ncleo (CN-Core Network) e Rede de Acesso de Rdio (RANRadio Access Network).

A rede de ncleo contm dois domnios: O domnio da comutao de circuitos (CS) que transporta telefonemas atravs de toda a regio que o operador de rede est cobrindo, da mesma forma que um sistema de telecomunicaes de linha fixa tradicional. Ele se comunica com a rede telefnica pblica comutada (PSTN), de modo que os usurios podem fazer chamadas para linhas fixas e com o domnio de circuitos comutados de outros operadores de rede. O domnio da comutao de pacotes (PS) transporta fluxo de dados, como pginas da web e e-mails entre os usurios e as redes externas de pacotes de dados (NDP), como a internet. O domnio CS transporta a sua informao atravs da tcnica de comutao de circuitos, em que se dedica uma conexo de duas vias. A rede de acesso de rdio controla as comunicaes de rdio da central com o usurio. Na realidade h duas redes de acesso de rdio separadas, nomeadas GERAN (GSM Edge radio access network) e UTRAN(UMTS terrestrial radio access network).So duas tcnicas diferentes de comunicao via rdio porm as duas possuem a mesma rede de ncleo em comum.

3 - Topologia de Rede do LTE


Os principais elementos de rede, protocolos e funcionalidades que compe o LTE esto descritos na figura abaixo:

A rede possui quatro grandes domnios que esto divididos em: User Equipment (UE): dispositivo no qual o usurio realiza o acesso.

E-UTRAN: composto de uma rede mesh de eNodeBs que se comunicam atravs da interface X2. A eNodeB contm as camadas fsica(PHY), Medium Accesss Control (MAC), Radio Link Control (RLC) e o protocolo de controle de pacotes de dados.

EPC: nele esto contidos os principais elementos da rede. Eles desempenham as principais funes do sistema e so definidos como: MME (Mobility Management Entity): o principal elemento de controle no EPC. Entre as suas funes esto autenticao, segurana, gerenciamento de mobilidade, gerenciamento de perfil do usurio, conexo e autorizao de servios. S-GW (Serving Gateway): este elemento faz o roteamento dos pacotes de dados dos usurios entre a rede LTE e outras tecnologias como o 2G / 3G utilizando a interface S4. Gerencia e armazena informaes do UE como parmetros de servios IP suportados e informaes sobre o roteamento interno dos pacotes na rede.

P-GW (Packet Data Network Gateway): o roteador de borda entre o EPC e redes de pacotes externas. Realiza a filtragem e controle de pacotes requeridos para os servios em questo. Tipicamente, o P-GW aloca endereos IP para os equipamentos dos usurios para que eles possam se comunicar com outros dispositivos localizados em redes externas. PCRF (Policy and Charging Resource Function): elemento de rede responsvel pelo PCC Poltica e Controle de Carga. Prov o QoS adequado para que os servios solicitados possam utilizar os recursos apropriados. HSS (Home Subscriber Server): banco de dados de registro do usurio. Executa de fato, funes equivalentes s do HLR, AuC e EIR definidos nas releases anteriores. Servios: prov a interligao do LTE com outras redes.

Este tipo de arquitetura diminui bastante os custos referentes a operao e aquisio de equipamentos, uma vez que o E-UTRAN pode ser compartilhado por vrias operadoras enquanto o EPC prprio de cada operadora por questes de definio topologia prpria e elementos de ncleo de rede como o MME, S-GW e PGW.

3.1 Transmisso/recepo de dados atravs do LTE


Os princpios de radio-transmisso/ recepo do LTE sero descritos a seguir.

O transmissor aceita um conjunto de bits do software de aplicao. Ento depois o transmissor codifica esse conjunto de dados em ondas de rdio, conhecidas como carrier , a partir de parmetros ajustados da onda como a sua amplitude e fase. Como a figura mostra, o transmissor usualmente processa a informao em dois estgios. No primeiro, um modulador aceita os bits transmitidos e computa smbolos que representam a amplitude e a fase da onde de sada. Estes smbolos so repassados para o transmissor anlogo, que gera a onda de sada em si. H vrias tcnicas para rdio transmisso/recepo. A seguir sero descritas as tcnicas que so usadas no LTE.

3.2 - Multiple Input Multiple Output (MIMO)


Um sistema MIMO composto de um conjunto de antenas na transmisso e na recepo, caracterizando um sistema que utiliza diversidade espacial. Esta tcnica associada a outras, como modulao de alta ordem, antenas adaptativas e poderosos DSPs (Digital Signal Processor) garantem as altas taxas exigidas pelo padro LTE.

Sistema

MIMO

2x2

O 3GPP padronizou as tcnicas de transmisso para o LTE utilizando a tecnologia MIMO apresentadas a seguir.

3.2.1 - Codificao espao-tempo


Neste caso o sistema MIMO fornece ganho de diversidade para combater o desvanecimento do sinal causado por multi-percurso. Neste sistema, feito uma cpia do sinal, porm eles so codificados de formas diferentes e so enviados simultaneamente por diferentes antenas. Ao enviar a mesma quantidade de dados por diferentes fontes ao mesmo tempo aumenta-se a fora total do sinal enviado.

Codificao

espao-tempo

O LTE ainda utiliza outra tcnica similar a codificao espao-tempo conhecida como Space Frequency Block Coded (SFBC). Este sistema tambm proporciona ganho de diversidade, porm necessita apenas de uma antena na recepo. Isto ocorre, pois alm de realizar a cpia do sinal e codifica-los de forma diferente, eles so transmitidos em frequncias distintas.

3.2.2 - Multiplexao espacial


Os sinais so enviados em vrios feixes, que exploram o ambiente para alcanar o destino. Esse recurso utilizado considerando as mudanas de direo do sinal quando este colide e desvia nos vrios obstculos que podem existir no caminho entre o emissor e o receptor conforme apresentado na figura 4. As mudanas de percurso podem gerar atrasos em partes do sinal, que so compensados por algoritmos sofisticados utilizados nas antenas receptoras, que fazem os clculos baseando-se na reflexo sofrida pelo sinal ao longo do seu percurso. O receptor possui filtros que so capazes de recuperar o sinal original aps a chegada atravs do tratamento de todos os feixes enviados pela fonte.

O MIMO ainda pode ser classificado como Multi-User MIMO (MU-MIMO) ou Single User MIMO (SU-MIMO). A principal diferena entre eles que no SU-MIMO um nico usurio transmite os dados para o receptor enquanto no MU-MIMO vrios usurios transmitem os dados para o receptor simultaneamente. Estes recursos esto disponveis tanto no downlink quanto para o uplink. Apesar de ser suportado, o SUMIMO no indicado para uso no uplink devido a complexidade e aumento do custo no equipamento do usurio.

3.3 - Orthogonal Frequency Division Multiplexing Access (OFDMA)


Esta tcnica uma ponderosa ferramenta para a soluo de problemas como interferncia e erro de bits no receptor. Ao invs de enviar a informao como uma nica stream (portadoras) de dados, o transmissor OFDM divide a informao em centenas de sub-streams (sub-portadoras) paralelas e envia cada sub-portadora em uma frequncia diferente conhecida como sub-carrier. Se a taxa total de dados continua a mesma, ento a taxa de dados em cada sub-carrier menor que antes, ento a durao simblica maior. Isso reduz a quantidade de ISI(Inter Symbol Interference Interferncia Inter Simblica ) e reduz os erros.

A figura abaixo um diagrama de blocos de um transmissor OFDM anlogo. O transmissor recebe um conjunto de bits vindos de protocolos de alta camada e converte esse conjunto de bits em smbolos usando o esquema de modulao escolhido, por exemplo, QPSK (Quadrature Phase Shift Keying). O conversor serialparalelo ento pega um bloco de smbolos , 4 neste exemplo, e aloca cada smbolo com uma das sub-portadoras ajustando sua amplitude e fase. O LTE usa uma sub-portadora fixa com espaamento de 15KHz. A durao do smbolo o recproco do espaamento da sub-portadora.

Agora como exemplo imagine que uma estao base esteja transmitindo para trs aparelhos mveis ao mesmo tempo usando OFDM. Pode-se ir alm, compartilhando os recursos dinamicamente entre todos os aparelhos mveis. A tcnica resultante conhecida como Orthogonal Frequency Division Multiple Access OFDMA. Nesta tcnica, a estao base compartilha seus recursos ao transmitir para aparelhos mveis em tempos e frequncias diferentes, conseguindo assim os requisitos das aplicaes individuais. Por exemplo, o aparelho 1 est recebendo uma chamada de voz IP, ento a taxa de dados e o nmero de sub-portadoras pequeno porm constante. Do outro lado, o aparelho 2 est recebendo um conjunto de dados em tempo no-real. A taxa de dados alta porm os dados vem em conjuntos grandes, ento o nmero de subportadoras pode variar.

Em uma rede LTE, toda estao base pode transmitir na mesma frequncia da banda.Entretanto, pode-se alocar as sub-portadoras dentro desta banda de uma forma mais flexvel, usando uma tcnica chamada fractional frequency re-use. A figura abaixo um exemplo desta tcnica, em que cada estao base est controlando um aparelho mvel e cada aparelho mvel est compartilhando a mesma frequncia de banda. Dentro desta frequncia de banda, cada aparelho transmite para os aparelhos vizinhos usando o mesmo esquema de sub-portadoras, denotado com f0. Isto funciona bem porque os aparelhos esto pertos das suas respectivas estaes bases, ento o sinal recebido forte o bastante para transpor qualquer interferncia. Aparelhos distantes recebem sinais bem mais fracos, que so facilmente danificados por interferncias. Para resolver este problema, aparelhos vizinhos podem transmitir para esses aparelhos mais distantes usando diferentes esquemas de sub-portadoras. No exemplo mostrado na figura, metade da banda de frequncia reservada para aparelhos vizinhos, enquanto o resto dividido em trs partes, denotadas f1,f2 e f3 para uso de aparelhos distantes. O cofator de reaproveitamento de 67%.

A adoo de uma nova interface area baseada na tecnologia OFDM (Orthogonal Frequency-Division Multiplexing) possibilita alcanar alta velocidade na transmisso de dados, com uma implementao de baixo custo e eficiente no consumo de energia. Tal inovao combina uma modulao baseada no OFDMA (Orthogonal Frequency-Divison Multiple Access) com esquema de mltiplo acesso para o downlink e SC-FDMA (Single Carrier Frequency-Division Multiplexing Access) no uplink [21]. No caso do LTE, utilizando o canal de 20 MHz, o esquema proposto pela multiplexao OFDM divide o espectro disponvel em milhares de subcanais estreitos, cada um carregando parte do sinal ao mximo, sendo combinados posteriormente para gerar o dado transmitido. Com isso, o OFDMA associa diferentes subcanais para usurios diferentes, evitando problemas causados por reflexes em mltiplos caminhos, enviando os bits de um dado a baixas velocidades, combinados no receptor para formar uma mensagem de alta velocidade.

3.4 - Modulao SC-FDMA


Apesar de o OFDMA atender aos requisitos de downlink, suas propriedades so menos favorveis para o uplink, principalmente devido ao desvanecimento do parmetro chamado Peak to Average Power Ratio (PAPR) no uplink.

Assim, o esquema de transmisso para uplink LTE em FDD e TDD o modo baseado em SC-FDMA (Single Carrier Frequency Division Multiple Access) com prefixo cclico. A utilizao deste mtodo tem como objetivos melhorar o desempenho em comparao a sinais OFDMA e a reduo de custos nos projetos dos amplificadores utilizados pelo UE. H diferentes formas para se gerar um sinal SCFDMA. O modo conhecido como Discret Fourier Transform - spread - OFDM (DTF-sODFM) foi escolhido para a Evolved Universal Terrestrial Radio Access Network (EUTRAN). Seu princpio de funcionamento ilustrado na figura.

. Inicialmente o fluxo de dados convertido de serial para paralelo. Cada bit modulado e transformado do domnio do tempo para o domnio da frequncia atravs da Transformada Rpida de Fourier (FFT) e o resultado mapeado nas subportadoras disponveis. Aps o sinal ser submetido a Transformada Inversa de Fourier (IFFT) adicionado o prefixo cclico, que utilizado como um tempo de guarda entre os smbolos. Ao final do processo o sinal convertido novamente de paralelo para serial. Em um sinal SC-FDMA, cada subportadora utilizada para transmisso contm informao de todos os smbolos modulados transmitidos. Em contrapartida, cada subportadora com um sinal OFDM carrega informaes relacionadas a um smbolo especfico.

4 Padronizao do LTE
O LTE a mais promissora tecnologia e foi introduzida no release 8 do 3GPP. O LTE, como explicado anteriormente, usa OFDM Multiplexao por Diviso de Frequncia Ortogonal como tecnologia de acesso rdio, junto com tecnologias avanadas de antena.Alm do LTE, o 3GPP est tambm definindo arquitetura de rede baseada em IP. A arquitetura e os conceitos LTE-SAE foram planejados para um suporte eficiente ao mercado de massa de qualquer servio baseado em IP. A arquitetura baseia-se numa evoluo do ncleo de rede GSM/WCDMA, com operaes e implementao simples e econmica. Alm disso, iniciou-se recentemente um trabalho entre o 3GPP e o 3GPP2 (a entidade de padronizao CDMA) para otimizar a cooperao entre CDMA e LTESAE. Isso significa que as operadoras de CDMA podero evoluir suas redes para LTESAE, desfrutando das economias de escala e dos volumes globais de chipsets GSM e WCDMA.

O ponto de partida para a padronizao do LTE foi o 3GPP RAN Evolution Workshop, conduzido em novembro de 2004 em Toronto, no Canad. Iniciou-se um estudo em dezembro de 2004 com o objetivo de desenvolver uma estrutura para a evoluo da tecnologia de acesso a rdio 3GPP em direo a:

Reduo no custo por bit. Melhor provisionamento de servio mais servios a baixo custo com melhor experincia do usurio. Uso flexvel das bandas existentes e novas freqncias. Arquitetura simplificada e interfaces abertas. Baixo consumo de potncia do terminal. O desempenho do LTE foi avaliado nos assim chamados pontos de checagem e os resultados foram acordados em sees plenrias do 3GPP, em maio e junho de 2007, na Coria do Sul. Os resultados mostram que o LTE atende, e em alguns casos excede, as metas para os picos das taxas de dados, throughput de usurio na borda da clula e eficincia espectral, bem como VoIP e desempenho de MBMS Multimedia Broadcast Multicast Service.

5 - Adoo do LTE ao redor do mundo


A rede de conexo mvel 4G LTE chegou a 67 pases do mundo, incluindo o Brasil. Ao todos so 150 ofertas comerciais disponveis. As informaes so da 4G Americas, associao dedicada a expandir a tecnologia. O crescimento do nmero de redes banda larga mvel com a tecnologia LTE est acelerando, diz Chris Pearson, Presidente da 4G Americas. A 4G Americas est prevendo mais de 100 lanamentos de redes LTE em 2013. Ainda mais surpreendente o nmero de lanamentos projetados pelos analistas ainda esse ano de redes com a tecnologia LTE-Advanced, resultado de operadoras que esto investindo na evoluo contnua das suas redes LTE, completa. Segundo a instituio, 50 dos 67 pases lanaram o servio nos ltimos cinco anos. Na Amrica Latina, so 13 redes comerciais LTE em Antigua & Barbuda, Bolvia, Brasil,Colmbia, Repblica Dominicana, Paraguai, Porto Rico e Uruguai. A previso de 2 milhes de conexes LTE at o final de 2013. A adoo da tecnologia LTE foi muito alm das nossas expectativas. Mas a HSPA e HSPA+, a banda larga 3G, ainda ser a plataforma para a evoluo de banda larga mvel, oferecendo roaming com cinco bandas globais, mais de 500 implementaes comerciais e mais de 1 bilho de conexes, explica Chris Pearson.

6 - A tecnologia LTE no Brasil


A tecnologia mvel de quarta gerao, o 4G, alcanou 257,2 mil terminais no ms de julho, segundo dados divulgados pela Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel). Isso representa um acrscimo de 83,1 mil acessos em um ms, crescimento de 45% em relao ao ms anterior. A implantao do 4G no Pas segue um cronograma estabelecido pela Anatel. As seis cidades-sede da Copa das Confederaes (Braslia, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte) passaram a contar com a tecnologia em abril deste ano. At o fim deste ano, as seis capitais que vo sediar a Copa do Mundo de 2014 (So Paulo, Porto Alegre, Cuiab, Curitiba, Manaus e Natal) tambm j contaro com o servio. De acordo com dados da Teleco, o ndice da populao brasileira coberta pelo 4G (LTE) j ultrapassa os 20% E apesar de o cronograma da Anatel definir o atendimento, em 2013, apenas das sedes e sub-sedes de jogos da Copa do Mundo, segundo informaes da Teleco, 57 municpios em todas as regies do Brasil j possuem cobertura de quarta gerao. O edital de licitao das frequncias usadas pelo 4G no Brasil atraiu novas empresas para o mercado nacional de telecom. Uma delas, a On Telecom, est ofertando 4G residencial porttil na regio de Campinas (So Paulo). No lanamento comercial da empresa, no ms passado, o ministro das Comunicaes, Paulo Bernardo, afirmou que "inovao e competio so sempre bem vindos ao mercado brasileiro".

Bibliografia 1. An introduction to LTE Christopher Cox Editora Wiley 2. Wikipedia.com/LTE 3. Teleco.com

You might also like