Informativo Ano 5 - nº 60 - Raposos, 1º a 31 de dezembro de 2.013.

PROJETO RAPOSOS SUSTENTÁVEL
Aconteceu - 29/11 - Visita dos alunos e professores da Escola Estadual Dr. Cícero Correia de Araújo à Casa Verde. A proposta da equipe foi conhecer a metodologia e as atividades desenvolvidas pelo projeto. Durante a visita foi exibido um vídeo institucional e confeccionadas as carteirinhas de sócio da Biblioteca. Os alunos demonstraram interesse pelo campeonato de leitura e oficinas de reciclagem promovidas pela equipe do projeto. - 3/12 - Oficina de decoração natalina promovida pela Casa Verde em parceria com a Câmara Municipal de Raposos. Juntos, os educadores do projeto Raposos Sustentável e a equipe da prefeitura enfeitaram o prédio da Câmara com arranjos de PET, doadas pela Dedo de Gente. - 4/12 - Construção de um poço próximo a horta da Comunidade Cândida. Moradores, equipe da REDE e do projeto Raposos Sustentável participaram da ação. A população terá um reservatório de água próximo à plantação, o que favorecerá a irrigação e cultivo da horta.

- 5/12 - Plantio de sementes em bandejas, no viveiro construído pelas mulheres na horta da Cândida. O grande desafio é diminuir os custos e ter sementes de boa qualidade; para isso as sementes estão sendo colhidas e selecionadas na própria plantação. Acontece - Cine Casa Verde, todas as quartas feiras, às 18h, na Casa Verde. - Cine matinê, todas as quintas feiras, às 14h, na Casa Verde. - Aulas de violão, todas as terças-feiras, às 19h, e as sextas-feiras, às 18h e às 19 horas, na galeria da Casa Verde. - Oficina de pintura com tinta de terra em caixas de madeira, em parceria com as Escolas Municipais de Raposos e Oficinas de Marcenaria com a Laborterapia na Cidade Refúgio e Projeto Raposos Sustentável. Esta é uma ação do Banco da Solidariedade.

1

- Atividades do Bornal de Jogos com as crianças da Escola Municipal Maria da Silva Brito, em Cândida. A sala é multisseriada - alunos de idades e níveis educacionais diferentes. Dezessete alunos do 1º ao 5º ano participam desta atividade.

Acontecerá - Construção do espaço para estudos, debates e encontros na horta da Cândida. O espaço será construído com madeira reaproveitada e uma tenda - doação do CPCD para o projeto. - Em Janeiro, oficinas com tinta de terra, oficinas de xadrez, sessões Cine-pipoca e confecção de brinquedos. Durante o mês de janeiro o funcionamento da Casa Verde será de 8h às 17h. - Em fevereiro, exposição de máscaras estamparia africana na galeria da Casa Verde. e

COOPERATIVA DEDO DE GENTE - PROJETO PET CRIATIVO - Oficinas comunitárias no bairro Matadouro e na comunidade de Cândida. Aconteceu - Visita dos alunos da Escola Estadual Dr. Cícero Correia de Araújo e de dois estudantes do Curso Técnico em Eletrônica da UTRAMIG, Nova Lima, à Dedo de Gente. Os alunos conheceram de perto as ações promovidas pela equipe da Cooperativa. “O Projeto é muito interessante, o espaço é bem dividido e a atenção dos que fazem parte da equipe de trabalho, nos despertam interesse em conhecer e ajudar a construir um ambiente muito melhor! Vocês estão de parabéns!”
Vivian Bandeira, Belo Horizonte

Acontece - Estamos a todo vapor, confeccionando produtos para a inauguração da nossa loja física. - Já estamos comercializando vassouras de garrafas PET. Por ser um produto regional e totalmente sustentável, a aceitação no mercado esta sendo bastante satisfatória. Acontecerá - Objetivando desenvolver novas técnicas e produtos, a equipe da Cooperativa Dedo de Gente participará de uma oficina técnica com fibra de coco. A oficina será coordenada por Rodrigo Batista da empresa Substratos Florestais.

2

EM FOCO
Aconteceu - Todas as quintas-feiras acontece a entrega das cestas de produtos orgânicos para a Anglogold Ashanti, em Nova Lima e para alguns clientes em Raposos. Esta Ação é uma parceria da Dedo de Gente, das mulheres de Cândida e do Projeto Raposos Sustentável. Criatividade, inovação e valorização dos recursos naturais fazem parte das embalagens. Os ovos ganharam embalagem com palha de bananeira: bonita, segura e sustentável.

- Participação das mulheres da comunidade Cândida, equipe Dedo de Gente, Educadores do Projeto Raposos Sustentável e produtores de Belo Horizonte, no encontro da REDE que aconteceu no Instituto Cairós, em Macacos. O tema do encontro foi Permacultura Urbana.

A equipe do projeto Raposos Sustentável deseja a todos os colaboradores, parceiros e patrocinadores Boas Festas e Feliz Ano Novo! Em 2014 retornaremos com novidades!

Este informativo contou com a contribuição de Silmara Aparecida de Lima S. Rodrigues, Andréia G. Fonseca, Doralice Mota e Simone Cecília.

Coordenação:

Parceria:

Patrocínio:

3