You are on page 1of 18

Programao bsica

Princpios bsicos

Norma IEC 1131


qParte

1: Informaes Gerais de termos para o PLC e glossrio Caractersticas gerais das funes do PLC qParte 2: Itens Exigidos Exigncias eltricas, mecnicas, e funcionais Informaes do fabricante Normas reguladoras a ser cumpridas (conformance)
Definies

Parte 3: Linguagem de Programao


Ladder, Diagrama de Blocos de Funes, Lista de Instrues, Funes Seqenciais e Texto Estruturado qParte 4: Diretrizes para Usurios Especificaes e anlises de sistemas Seleo e aplicao de PLCs Segurana e proteo, instalao e manuteno qParte 5: Comunicao Modelos, blocos de comunicao, mapeao em protocolo ISO Modul : IEC_T1D.
Diagrama

SIMATIC S7
Siemens AG 1996. All rights reserved .

Data: 07/11/00 Verso: 3.1 Arquivo: pro1_6.2

Conhecimento em Automao Training Center

Introduo A norma IEC1131 um documento escrito por um consrcio de fabricantes de PLCs, casas de sistemas e instituies direcionadas a desenvolver plataformas para nveis de padronizaes na automao industrial. Parte 1 Contm caractersticas de funes e definies de termos gerais comuns para PLCs. Por exemplo, processamento cclico, imagem de processo, divises de tarefas entre dispositivos de programao, PLC Interface Homem mquina.

SENAI - SIEMENS - VW

107

Programao bsica

Parte 2 Especifica funes eltricas e mecnicas e exigncias funcionais dos dispositivos e definies de tipos de testes. As seguintes exigncias so definidas: temperatura, umidade, imunidade a interferncias, faixa de tenso de sinais binrios, rigidez mecnica. Parte 3 Especificaes para linguagem de programao. As linguagens de programao foram harmonizadas e novos elementos foram includos. Alm de STL, LAD e FBD o texto estruturado foi includo como a quarta linguagem. Parte 4 Contm as diretrizes para os usurios de PLC. Informaes para todos os estgios do projeto esto disponveis, tais como: iniciando anlise do sistema, fase de especificao, seleo e manuteno de dispositivos. Parte 5 Descreve a comunicao entre os PLCs de vrios fabricantes e entre PLCs e outros dispositivos. Baseado na norma MAP, os utilitrios de comunicao do PLC so definidos com normas suplementares para ISO/IEC 9506-1/2. Blocos de comunicao so descritos em conjunto com operaes padronizadas de leitura e escrita.

108

SENAI - SIEMENS - VW

Programao bsica

Ciclo de Processamento da CPU


Bloco de inicializao (OB 100/OB 101), processa uma vez depois de energizada a CPU, por exemplo. Inicializao da monitorao do tempo de ciclo L o estado dos sinais dos mdulos de entradas e salva os dados na tabela imagem das entradas do processo (PII) Executa o programa OB 1 (processamento cclico) Eventos (Interrupo de tempo, interrupo de hardware, etc.) Chama outros OBs, FBs, FCs, etc. Mdulo de Entrada

Ciclo de scan da CPU

OB1 A I0.1 A I0.2 = Q8.0

Transfere os dados da tabela imagem das sadas do processo (PIQ) para os mdulos de sada.

Mdulo de Sada

SIMATIC S7
Siemens AG 1996. All rights reserved .

Data: 07/11/00 Verso: 3.1 Arquivo: pro1_6.3

Conhecimento em Automao Training Center

Start-Up Quando voc muda de STOP ==> RUN, a CPU executa um restart simples ou completo (S7-300 s completo), tambm denominado com Cold-restart ou Warmrestart. Para um completo restart, o sistema operacional deleta os memory markers no retentivos, temporizadores e contadores, deleta a pilha de interrupes e pilha de blocos, reseta todas as interrupes de hardware salvas e interrupes de diagnstico, e inicializa a superviso do tempo de ciclo. O S7-400 tem um tipo de start-up adicional, Restart. No restart, todos os dados so retidos e o processamento do programa continua depois do ponto de interrupo.

SENAI - SIEMENS - VW

109

Programao bsica

Ciclo de Programa Como mostrado na figura acima, a operao cclica da CPU consiste de 3 componentes principais: A CPU atualiza o estado dos sinais de entrada na tabela imagem das entradas (PII). A CPU executa o programa do usurio com as respectivas operaes. A CPU escreve os valores da tabela imagem das sadas (PIQ) no mdulo de sadas.

110

SENAI - SIEMENS - VW

Programao bsica

Restart Completo Restart Completo

Start-Up da CPU e OBs

Restart Restart

Manual: STOP --> RUN para S7-400 CRST ativado Automtico: Power ON Deleta o imagens do processo, no retentiva M, T, C Executando o OB 100

Pre requisitos: Seta parmetros para restart Manual: STOP --> RUN e ativa WRST Execuo do OB 101

Executando o ciclo residual

Deletando PIQ(parametrizvel) Habilita sadas Sim Para L em PII Falha tenso tempo excedido? No Executa OB 1 Habilita sadas L em PII Executa OB 1 atualiza PIQ no final

Sada PIQ

SIMATIC S7
Siemens AG 1996. All rights reserved .

Data: 07/11/00 Verso: 3.1 Arquivo: pro1_6.4

Conhecimento em Automao Training Center

Restart Completo A CPU executa um completo restart quando vai do modo STOP para RUN, processo este denominado START-UP (inicializao). Durante o Start-up so executadas as seguintes tarefas: -zera as reas retentivas da memria: markers, temporizadores e contadores; zera as pilhas de interrupo e bloco; deleta todas as interrupes e diagnsticos de interrupo, zera a imagem do processo de I/Os. transfere os parmetros para os mdulos. l as configuraes de I/O e compara o estado atual das I/Os com o estado esperado. OB executa o completo restart (OB100). habilita sadas.
SENAI - SIEMENS - VW

111

Programao bsica

Restart As CPUs do S7-400 tem a capacidade de executar um Restart (warm restart) quando ocorre um Start-up. O modo do Restart, completo ou warm, selecionado nestas CPUs por uma chave na CPU (sob certas condies). Quando um RESTART ocorre, a CPU executa o seguinte: executa o OB de warm restart (OB101) executa o ciclo residual deleta a PIQ a rea de sada (parametrizvel) habilita sadas

112

SENAI - SIEMENS - VW

Programao bsica

Imagem de Processo
I2.0 I2.7 I0.5 I0.3 Q4.3

SM Entrada digital Sada digital

SM

PII
Byte 0 Byte 1 Byte 2 . . . . Byte 0 Byte 1 Byte 2 . . . .

PIQ

1 Programa do usurio

Bit 7

Bit 0

A AN AN AN =

I 2.0 I 2.7 I 0.5 I 0.3 Q 4.3

Bit 7

Bit 0

SIMATIC S7
Siemens AG 1996. All rights reserved .

Data: 07/11/00 Verso: 3.1 Arquivo: pro1_6.5

Conhecimento em Automao Training Center

Definio Denomina-se Imagem de Processo uma rea da CPU onde os estados das entradas e sadas binrias so a cada ciclo armazenadas. Existem reas distintas para as entradas e para as sadas: PII e PIQ. Normalmente o programa de usurio quando acessa uma entrada ou sada digital est lendo na realidade esta rea. PII A tabela imagem das entradas do processo o local onde o estado das entradas digitais so arquivadas na CPU. Antes do incio de cada ciclo de programa, a CPU l a periferia (mdulos de entrada digital) e transfere os estados dos sinais digitais para esta rea.

SENAI - SIEMENS - VW

113

Programao bsica

PIQ A tabela imagem das sadas contm o valor das sadas resultantes do processamento do programa. Somente no final do ciclo de programa, estes valores de sada so transferidos para os mdulos de sadas (Q). Programa do Usurio Quando voc l uma entrada no programa (como A I 2.0 por exemplo), o ltimo estado da PII utilizado na lgica do programa. Isto garante que um mesmo estado do sinal fornecido durante um ciclo de scan.

114

SENAI - SIEMENS - VW

Programao bsica

Tipos de Blocos de Programa


Ciclo Tempo Processo Erro Modo de operao sistema OB
Bloco de Organizao

FB

FC

SFB

FB

FB

SFC

Legenda:
OB = Bloco de Organizao FB = Bloco de Funo FC = Funo SFB = Bloco de Funo do Sistema SFC = Funo do Sistema SDB = Bloco de Dados do Sistema DB = Bloco de Dados

Bloco de dados Instance

SIMATIC S7
Siemens AG 1996. All rights reserved .

Data: 07/11/00 Verso: 3.1 Arquivo: pro1_6. 6

Conhecimento em Automao Training Center

Blocos de Sistema Blocos de sistema so funes pr-definidas ou blocos de funo integradas ao sistema operacional da CPU. Estes blocos no ocupam nenhum espao adicional na memria do usurio. Os blocos de sistema so chamados pelo programas do usurio. Estes blocos tem a mesma interface, a mesma designao, e mesmo nmero em todo o sistema (S7-300/400). Ento, voc pode facilmente portar o programa do usurio entre vrias CPUs. Blocos do Usurio Os blocos de usurio so reas providas para administrar o cdigo e os dados para seu programa. Baseado nas necessidades do seu processo, voc pode estruturar seu programa com vrias opes de blocos de usurio. Alguns desses blocos podem ser executados ciclicamente, enquanto outros blocos podem ser executados somente quando necessitado. Blocos de usurio so tambm chamados de blocos de programa.
SENAI - SIEMENS - VW

115

Programao bsica

Blocos de Usurio
Tipo de Blocos Bloco de Organizao Caractersticas - Interface do usurio entre sistema e o programa (OB) - Nveis de prioridades (1 a 26) - Informaes especiais de inicializao na pilha de dados locais - Parametrizvel / retentivo - No parametrizvel / retentivo - No parametrizvel / no retentivo - Um valor de retorno ser transferido. (parmetros devem ser designados para a chamada.) - No retentivo - Parametrizvel - Estruturado, arquiva dados locais (DB instance) - Estruturado, Arquiva dados globais (vlido no programa inteiro)

Bloco de Funo (FB)

Funo (FC)

Bloco de Dados (DB)

SIMATIC S7
Siemens AG 1996. All rights reserved .

Data: 07/11/00 Verso: 3.1 Arquivo: pro1_6.7

Conhecimento em Automao Training Center

Blocos de Organizao (OB) Forma a interface entre a CPU e o programa do usurio. Pode-se escrever um programa inteiro no OB1 e deix-lo processando a cada ciclo. Pode-se porm escrever um programa em diferentes blocos e usar o OB 1 para chamar estes blocos quando necessrio. Alm do OB 1, o sistema operacional pode chamar outros OBs que reagem a certos eventos, tais como : 116 Interrupo Data Programada Interrupo de tempo de ciclo Interrupo de Diagnostico Interrupo de hardware Interrupo de Erros Start-up do Hardware
SENAI - SIEMENS - VW

Programao bsica

Bloco de Funo (FB) Um bloco de funo uma funo ou uma seqncia de comandos armazenadas em um bloco lgico, onde os parmetros podem ser arquivados em uma memria. O FB utiliza esta memria adicional na forma de um Bloco de Dados Instance. Parmetros passados para o FB, e alguns dos dados locais so arquivados neste blocos de dados associado (Instance DB). Outros dados temporrios so arquivados na pilha local (L stack). Dados arquivados em Instance DB so retidos quando o bloco de funo fechado. Dados arquivados na pilha L stack no so retidos. Funes (FC) A funo um bloco de operao lgica similar ao bloco de funo para o qual no designado rea de memria. Um FC no necessita de um bloco de dados instance. As variveis locais so arquivadas na pilha local (L stack) at que a funo esteja concluda, sendo perdidos quando o FC termina a execuo. Bloco de Dados (DB) Um bloco de dados uma rea de dados permanente na qual dados ou informaes que outras funes coletaram so armazenados. Bloco de dados so rea de leitura/escrita que podem ser carregadas na CPU como parte de seu programa.

SENAI - SIEMENS - VW

117

Programao bsica

Blocos de Sistema

Tipo de Bloco Funo de Sistema (SFC) Bloco de Funo de Sistema (SFB)

Caractersticas - Arquivados no sistema operacional das CPUs - Usurio pode chamar esta funo (sem memria). - Arquivados no sistema operacional das CPUs - Usurio pode chamar esta funo (com memria). - Blocos de dados para configurao de dados e parmetros

Bloco de Dados de Sistema (SDB)

SIMATIC S7
Siemens AG 1996. All rights reserved .

Data: 07/11/00 Verso: 3.1 Arquivo: pro1_6.8

Conhecimento em Automao Training Center

Funo de Sistema Funo de sistema uma funo pr-programada e testada que (SFC) integrada na CPU. Algumas das tarefas suportadas por estas funes so setar parmetros dos mdulos, comunicao de dados, funes de cpia, etc. Uma SFC pode ser chamada pelo programa, porm sem fazer parte dele (no ocupa memria de trabalho).

Blocos de Funo de Sistema (SFB) Um bloco de Funo de sistema parte integral da CPU. Voc pode utilizar um SFB em seu programa, sem carregar como parte de seu programa porque os SFBs so parte do sistema operacional. SFBs devem ser associados a um DB, o qual dever ser transferido para a CPU como parte do seu programa. 118
SENAI - SIEMENS - VW

Programao bsica

Bloco de Dados de Sistema (SDB) Um bloco de dados de sistema uma rea de memria que a ferramenta STEP 7 gera para arquivar dados necessrios para o controle de operaes. Informaes, tais como dados de configurao, conexes de comunicao e parmetros so salvos em SDBs.

SENAI - SIEMENS - VW

119

Programao bsica

Estrutura de Programa
O STEP 7 fornece 3 possibilidades para o desenvolvimento de seus programas. Baseado nesta diretriz, voc pode decidir qual a estrutura de programa mais apropriada para a sua aplicao

Linear

Particionado
Recipiente A

Estruturado
Bomba

OB1

OB1

Recipiente B Misturador Exaustor

OB1

Exaustor

Programa Linear: Todas as instrues esto contidas em um bloco (normalmente no OB1)

Programa Particionado : Instrues para cada dispositivo esto contidos em blocos individuais. OB 1 chama cada bloco em seqncia.

Programa Estruturado: Cdigos reutilizveis esto em blocos individuais. O OB1 (ou outro bloco) chama esses blocos e passa os dados relevantes (parmetros).

SIMATIC S7
Siemens AG 1996. All rights reserved .

Data: 07/11/00 Verso: 3.1 Arquivo: pro1_6.9

Conhecimento em Automao Training Center

Programa Linear O programa inteiro reside em um nico bloco de instruo contnuo. Esta estrutura semelhante a um circuito de rels substitudo por um controlador lgico programvel. O sistema processa instrues individuais sucessivamente. Programa Particionado O programa dividido em blocos, cada bloco contm uma lgica especfica para dispositivos ou tarefas. As informaes residentes no bloco de organizao (OB1) determinam a ordem de execuo dos blocos a serem processados. Um programa particionado pode, por exemplo, conter blocos de instrues com os quais os modos de operaes individuais de um processo industrial so controlados.

120

SENAI - SIEMENS - VW

Programao bsica

Programa Estruturado Um programa estruturado contm blocos de instrues com parmetros definidos pelo usurio (blocos parametrizados). Estes blocos so projetados de forma que possam ser usados universalmente. Os parmetros atuais (os endereos de entradas e sadas) so especificados durante a chamada do bloco. Exemplos de blocos parametrizveis: bloco BOMBA" contm instrues para uma bomba, com um set de entradas e sadas exigidas para qualquer bomba usada no processo. bloco lgico responsvel pelo controle especfico das bombas, chama (abre) o bloco BOMBA e fornece informaes para identificar qual bomba ir ser controlada. Quando o bloco completa a execuo das instrues, o programa retorna ao bloco de chamada (por exemplo OB 1), o qual conclui as instrues.

SENAI - SIEMENS - VW

121

Programao bsica

Programao Estruturada
OB 1 FC 1

Motor 1 Motor 1

FC 1

Motor 2 Motor 2

FC 1

Motor 3 Motor 3

SIMATIC S7
Siemens AG 1996. All rights reserved .

Data: 07/11/00 Verso: 3.1 Arquivo: pro1_6.10

Conhecimento em Automao Training Center

O que Programao Estruturada ? A programao estruturada identifica tipos similares ou repetitivos de funes solicitadas pelo processo e fornece solues genricas que podem ser usadas por vrias outras tarefas. Fornecendo informaes especficas ( em forma de parmetros) para os blocos de instrues, o programa estruturado capaz de usar de novo estes blocos genricos. Pode considerar-se como exemplo destes blocos: Blocos que contenham lgicas comuns para todos os motores AC no sistema do transportador Blocos que contenham lgicas comuns a todas as solenides na mquina.
SENAI - SIEMENS - VW

122

Programao bsica

Blocos que contenham lgicas comuns a todos os acionamentos da mquina.

Como executado? O programa dentro do OB1 (ou outro bloco) chama estes blocos genricos para a execuo. Assim dados e cdigos considerados comuns podem ser compartilhados. Quais Vantagens e Desvantagens? Ao invs de repetir estas instrues e ento substituir os diferentes endereos para os especficos equipamentos, voc pode escrever as instrues no bloco e ter um programa para passar os parmetros (tais como endereos especficos de equipamentos ou dados) para o bloco. Isto permite a voc escrever blocos genricos que mais que um dispositivo ou processo possa usar. Quando usar uma programao estruturada voc tem que gerenciar os dados que so arquivados e utilizados pelo programa.

SENAI - SIEMENS - VW

123

Programao bsica

124

SENAI - SIEMENS - VW

You might also like