You are on page 1of 9

DIGITAL MARKETING

A revoluo da era digital veio transformar o Marketing tradicional. Este conceito, apontado por muitos como uma das mais relevantes tendncias para o futuro no Marketing, possui pouqussimas (ou nenhumas limita!es devido ao meio em que se reali"a# a internet, seus meios digitais interativos e as suas constantes evolu!es.

Mas o que exactamente o Marketing Digital? $ o avano das organi"a!es ou das marcas utili"ando um ou v%rios canais digitais interactivos, tais como os telem&veis, os computadores' ta(lets ' laptops, as redes sociais, a televiso digital, entre outros, que proporcionam uma r%pida, cuidada, personali"ada e eficiente a(ordagem ao consumidor. )u se*a, ) Marketing digital englo(a ac!es de marketing que utili"am estes meios para o(ter resultados significativos para as empresas, visando por isso a definio e operacionali"ao estrat+gica destas, das marcas, produtos e servios, mas que, primordialmente, colocam as necessidades dos consumidores em primeira inst,ncia.

Marketing Digital vs. Marketing Tradicional A interatividade entre o consumidor e o produto + um fator muito importante nesta tendncia. At+ apenas h% alguns anos atr%s, a promoo de uma marca'produto era reali"ada em outdoors, *ornais, revistas, televiso, sem que fosse possvel ao consumidor e-pressar a sua opinio so(re o mesmo. .o*e, a realidade + outra/ ) consumidor quer igualmente transmitir a sua informao e feed0(ack ao anunciante o que cria uma relao entre am(os, entre consumidores e organi"a!es, entre organi"a!es e organi"a!es, tornando0se assim numa ampla rede de relacionamentos que alcana os mais variados segmentos no mercado e que permite um aperfeioamento de desempenho nos neg&cios (sempre cuidando a ateno ao consumidor . 1este conceito, surge assim o Inbound Marketing.

http#''222.(enic.com.(r'marketing0digital'(log'o0que0e0in(ound0marketing

Qual a importncia e vantagens do Marketing Digital ) Marketing 3igital, cooperando com os o(*ectivos e estrat+gias glo(ais da organi"ao, possui e-trema import,ncia na reduo de custos e na divulgao de produtos. $ ajustvel, pois permite colocar em pausa uma campanha que este*a a decorrer e reestruturar o 4udget de acordo com as necessidades, + mensurvel, (quase tudo pode ser medido neste canal, desde o n5mero de visuali"a!es ao n5mero de cliques efectuados, + personalizvel, devido 6 sua interaco directa com o consumidor e 6 troca de rela!es entre am(os, o tempo de ac o + relativamente redu"ido, possi(ilita uma actua o ao consumidor no momento, uma ve" que permite aos consumidores um clique nos conte5dos e dirigi0los directamente para a compra do produto e ainda, com as ferramentas ideais, possui a capacidade de se!mentar ao pormenor o p5(lico0alvo a atingir e ela(orar uma comunicao (ilateral entre a organi"ao, o consumidor e o potencial consumidor e os v%rios stakeholders.

http#''2e(room.com.(r'789:'8;'quais0sao0as0principais0vantagens0do0marketing0digital0a0gente0 responde'

A chave para o sucesso da organi"ao + a com(inao do Marketing <radicional com as novas ferramentas utili"adas pelo Marketing 3igital.

Destaque das principais ferramentas do Digital Marketing:

E"#roduct Mar$etin! =iral Marketing >EM (Motores de 4usca ?lataformas de E0@ommerce

E"#ricin! E0Auctions ?rices 3igital <empori"ation (permite o a*uste de preo de acordo com o tempo da transaco

E"Researc% =AM (Besto do Aelacionamento com os visitantes E0>urveCs (Derramentas de pesquisa online

E"#romotion E0?oints of >ale >ites ?romocionais @up!es )nline ?odcasting

E"Audit E0@AM (Adaptao dos >oft2ares @AM ao E0@ommerce E0BA?s (Audincia atingida pelas campanhas virtuais

E"&ommerce Marketplace (?ontos de encontro de empresas de vendas online ?ortais E0@ommerce (@anais >egmentados

E"Advertisin! ?u(licidade @onte-tual 4luecasting Aich Media Ads Avatar Marketing

E"'randin! Ee(Fs 7.8 4logs @orporativos Gogos )n0line

Trade E"Mar$etin! Marketing de Afiliao Hnfomediaries

E"&ommunication >takeholders >ites 1et2orks ?rofissionais @omunidades virtuais de neg&cios A>> Marketing vs. Iistas de 3istri(uio

http#''(log.seoJsite.com'intermet0marketing'internet0marketing0for0(usiness.html

Evoluo e

erspetivas do Marketing Digital

3esde o seu aparecimento at+ aos dias de ho*e, o Marketing 3igital *% deu provas suficientes de que ser% uma aposta para o futuro. Estamos perante uma nova realidade, onde a maior fle-i(ili"ao de processos, m+todos e reduo de custos sero uma tendncia concreti"%vel.

http#''222.administradores.com.(r'artigos'marketing'relatorio0soda0789:0o0futuro0do0marketing0 digital'KLJ:L'

Este + o Aesultado de um estudo que a >o3a (>ocietC of 3igital Agencies em parceria com a EconsultancC divulgou, condu"ido *unto de M9J profissionais de marketing de empresas presentes em diferentes mercados. Beograficamente a distri(uio da amostra foi de N8O na Am+rica do 1orte, 77O na Europa, 97O na Psia e ?acfico, :O Am+rica do >ul, 7O na Pfrica e 99O Multinacionais (estas definidas como empresas que no o(tm a sua receita em apenas um pas .

?erspetiva0se assim um investimento glo(ali"ado no Marketing 3igital, que ir% produ"ir conhecimento e e-perincia, especiali"ao, inovao, m5ltiplos prestadores de servios, mo(ilidade, educao dos consumidores e estreitamento de rela!es, no ponto de vista da organi"ao. 1o ponto de vista do consumidor, o desafio ser% a tomada de decis!es e implementao de ac!es com (ase nos dados o(tidos na fronteira do conhecimento. Quanto mais profissionali"ado se tornar o mercado, mais o Marketing 3igital e-igir% a e-celncia dos seus sistemas digitais de recolha, an%lise e interpretao de dados para a tomada de decis!es online.

You might also like