You are on page 1of 40

>

> > >

DIADAMÃE FORA DA COZINHA BRUNCHES MASSAS BIMBY, SÓ 15 SEGUNDOS RECEITAS EM 30 MINUTOS

e

2,5lcontJ

2- Série ABRIL 2013
www.bimby.pt PUBlICAÇAO PERiÓDICA

USAR A BIMBV A 100%

São simp'les, ráp'idas de p'rep'arar e versáteis .

• •

.. - .

[g.m.i)U.m![i-~• • - •
Reguenos embrull-ios

.-

Em qualquer tipo de cozinha a criatividade e a imaginação têm sempre um lugar determinante. Uma pitada disto, um pouco menos daquilo ... e vamos acertando a receita ao nosso gosto e da nossa família. No entanto, a pastelaria é uma arte que exige muito rigor, atenção redobrada ao peso e medida. Por isso, para podermos explorar bem toda a nossa criatividade, temos que conhecer bem os ingredientes principais, como podemos substituí-los, assim como as dicas certas para que.o sucesso esteja garantido. MISTURAR A MASSA ...

INGREDIENTES

PRINCIPAIS ...

A massa quebrada é, geralmente, composta por farinha, manteiga ou outra gordura, água ou outro líquido, sal ou açúcar. A quantidade de gordura deve corresponder a metade do peso da farinha, e a quantidade de líquido a cerca de metade do peso da gordura. Portanto, para 200 g de farinha são necessários 100 g de gordura e 50 g de líquido. A massa sablé é mais rica do que a massa quebrada, uma vez que o líquido é total ou parcialmente substituído por gemas de ovo ou ovos inteiros. Consoante a finalidade a que se destine, a quantidade de gordura utilizada pode ser maior e aproximar-se do peso da farinha. Tanto uma como outra são utilizadas em receitas doces ou salgadas, embora a massa quebrada seja mais comum em salgados e a massa sablé em doces.

A massa quebrada e a massa sablé, também conhecida por massa areada, tal como o nome indica, são muito quebradiças e de consistência arenosas. Este aspeto deve-se ao facto de serem pouco trabalhadas, fator determinante para o seu sucesso. Caso contrário, uma massa excessivamente trabalhada, encolhe durante a cozedura e ficará dura. Nunca deverá ficar homogénea.

DICA
COM A BIMBY 15 SEGUNDOS E JÁ ESTÁ!
Coloque no copo os ingredientes da massa e misture apenas 15 seg/vel 6. Retire, molde uma bola, achate-a num disco e guarde no frigorífico envolvida em película aderente até ao momento de utilizar.

01

Para uma massa mais estaladiça ...
• Substitua total ou parcialmente a manteiga por banha ou azeite. • Aumente um pouco a quantidade de gordura e diminua a quantidade de líquido.

DICA

02

Uma massa com cerca de 200 g de farinha fará uma tarte com aprox. 24 d d" cm e lametro e uma massa com 300 g, uma tarte coberta ou empada com aprox. 20 cm de diâmetro.

81 BIMBY

2013 ABRIL

USAR A BIMBV A 100%

Ervas aromáticas, especiarias, licores, raspa e/ou sumo de citrinos são aromatizantes indicados para dar um toque diferente às suas massas.

Fique com algumas sugestões ...

MASSAS SALGADAS
MASSA DE QUEIJO: Rale primeiro o queijo 3 - 10 seg/vel 9, dependendo da consistência do queijo e continue conforme indicado. Pode utilizar. esta massa para bolachas salgadas de aperitivo. MASSA DE ALHO E COENTROS: Adicione aos ingredientes da massa 3 dentes de alho e 10 g de coentros e misture conforme indicado. MASSA DE LIMÃO E MANJERICÃO: Adicione aos ingredientes da massa a casca de Y2 limão, só a parte amarela, e 15 folhas de manjericão e misture conforme indicado. Ótima base para uma tarte de tomate e mozarella fresca. MASSA DE TOMATE: Substitua o líquido por puré de tomate. MASSA PICANTE: Adicione aos ingredientes da massa 1 malagueta e misture conforme indicado. MASSA DE COMINHOS: Adicione aos ingredientes da massa Y2 c. de chá de cominhos e 1 V2 c. de chá de hortelã seca ou 8 folhas de hortelã e misture conforme indicado. Recomendada para pratos de borrego.

MASSAS DOCES
MASSA DE QUEIJO-CREME: Substitua metade da gordura por queijo-creme. MASSA DE CITRINOS: Adicione aos ingredientes da massa raspa de 1 limão, laranja ou lima (ou mistura). substitua o líquido pelo sumo dos mesmos e misture conforme indicado. MASSA DE CANELA E LARANJA: Adicione aos ingredientes da massa a casca de Y2 laranja, só a parte laranja, e 1 c. de chá de canela e misture conforme indicado. Excelente para tartes de maçã ou pera. MASSA DE MEL: Substitua o açúcar por mel e diminua a quantidade de líquido. MASSA DE FRUTOS SECOS: Substitua metade da farinha por avelã pelada, miolo de noz ou de amêndoa moídos. MASSA DE CHOCOLATE: Substitua 10% da quantidade de farinha por cacau e aumente um pouco a quantidade de açúcar. MASSA DE CAFÉ: Substitua o líquido por licor de café ou café expresso. Uma boa base para um recheio de chocolate ou frutos secos.

ANTES DO FORNO ... Se a massa tiver sido guardada no frigorífico, deixe amolecer um pouco até ficar flexível. As massas podem ser estendidas com a ajuda de um rolo da massa sobre uma superfície bem polvilhada com farinha ou entre duas folhas de papel vegetal ou película aderente. Por serem massas com muita gordura são por vezes difíceis de estender. Se utilizar para forrar tarteiras ou outras formas, pode calcar a massa diretamente com a ponta dos dedos. Para tartes fechadas e empadas, utilize as aparas de massa para decorar a gosto. Com o auxílio de cortadores pequenos de bolachas, corte pétalas, flores, estrelas, etc., e cole com a água na superfície da tarte. Antes de colocar no forno pincele os embrulhos, as tartes fechadas e as empadas com gema de ovo batida com um pouco de água, leite ou natas. Pode polvilhar as receitas doces com açúcar (ver receita pág. 11) e as salgadas com sementes de papoila ou sésamo.

ABRIL 2013 BIMBY

19

I USAR A BIMBV A 100%
NO FORNO ...
Pré-aqueça sempre o forno, antes de nele introduzir as suas receitas. No caso de receitas sem forma, como embrulhos ou bolac~as, disponha-os num tabuleiro forrado com papel vegetal para levar ao forno. Pode levar-se a cozer a forma forrada com ou sem recheio. Caso o recheio seja muito líquido, deve submeter-se a massa a uma cozedura prévia de cerca de 10 - 15 minutos. Para isso, cubra a massa com papel vegetal, encha com feijões secos ou pérolas de cerâmica para evitar que a massa enfole nesta primeira cozedura. Fora do forno retira-se os feijões e o papel vegetal, coloca-se o recheio e leva-se novamente ao forno para que a massa e o recheio cozam. Caso o recheio não tenha necessidade de ir ao forno, por exemplo fruta fresca, leve novamente a massa ao forno sem os feijões e o papel vegetal até cozer por completo. Como são massas extremamente quebradiças, não deve desenformar ou retirar do tabuleiro imediatamente após sair do forno. Deixe arrefecer um pouco para ganhar alguma antes de manusear. consistência

PARA CONSERVAR:

No frigorífico:

até 2-3 dias moldada em disco e envolvida em

película aderente ou já estendida sobre papel vegetal, enrolada e fechada dentro de um saco próprio para alimentos ou envolvida em película. No congelador: até 3 meses, já estendida sobre papel vegetal, enrolada e fechada dentro de um saco próprio para alimentos ou envolvida em película ou colocada na forma e envolvida em película aderente. No primeiro caso terá que deixar descongelar antes de levar ao forno e no segundo poderá levar diretamente ao forno.

Com a ponta dos dedos ou de rolo na mão use as massas com imaginação!
2. 3.

4.

5.

6.

10 BIMBV 2013 ABRIL

FÃ BIMBY Roberto Esteves

" A Bimby tem a grande capacidade de concentrar num único eletrodoméstico uma série de funções. "

"A Bimby é uma supermáquina!"
mês é consultor de comunicação, tem um blogue de lifestyle e ainda encontra tempo para cozinhar na Bimby. Afinal, ela é imprescindível no dia a dia de Roberto Esteves, que lhe chama wonder machine!
"A Bimby entrou na minha vida através de uma amiga e foi amor à primeira vista. Hoje é utilizada cá em casa para fazer tudo na cozinha e praticamente não uso o fogão, apenas o forno. Aliás, a Bimby começa a trabalhar logo de manhã na preparação de papas de aveia, batidos ou sumos para o pequeno-almoço. Depois uso-a para cozer vegetais a vapor enquanto faço sopa, para picar, ralar, triturar e, acima de tudo, inventar muito quando estou a cozinhar. É o meu braço-direito em todas as ocasiões. Ainda no ano passado organizei um jantar para cerca de quarenta pessoas que foi totalmente confecionado na Bimby - entradas, prato principal, sobremesas, bebidas e cocktails. Bimby consigo conciliar na perfeição estes meus dois gostos. Além de ser muito prática, simples de usar e eficaz, poupa-me imenso tempo e ajuda-me a ter um estilo de vida mais saudável. É claro que também gosto de saborear uma deliciosa sobremesa de vez em quando e foi por isso que me lembrei desta receita, ideal para acompanhar Espero que gostem! um chá ou um cacau quente.

o fã deste

o blogue

Cozinhar foi algo de que fui aprendendo a gostar, mas como adoro comer e sobretudo fazer experiências na cozinha, com a

Quiosque do Ken.com é, de certa forma, o meu alter ego. É o meu lado descontraído, onde partilho as coisas boas da vida, escrevo sobre comida, moda, cosmética, desporto, entre outros. Basicamente, o blogue retrata a vida num todo. Num dia posso escrever sobre amor, como no dia seguinte partilho uma receita que me deixou feliz."
POR FOTOS
ANTÓNIO SÓNIA MARQUES

NASCIMENTO

TARTE DE REQUEIJÃO E AMÊNDOA
f"i:\
\J
Bimby. 1 Min Total- 50 Min Fácil

I I 1.1 I
_

Dos.
Cal: 429 Kca11 Prot: 10 9 Gord: 21 9 I Hid. carb.: 50 9

INGREDIENTES

PI A MASSA

INGREDIENTES

PI O RECHEIO

200 9 farinha tipo 65, mais q.b. pi polvilhar 100 9 manteiga, mais q.b. pi untar 50 9 água fria

60 9 miolo de amêndoa 400 9 requeijão 200 9 açúcar amarelo 3 ovos 1 c. chá de canela 80 9 farinha tipo 55 1 c. chá de fermento em pó

'h c. chá de sal 'h c. chá de açúcar
PREPARAÇÃO DA MASSA 1 I Pré-aqueça o forno a 180°C.

pi

bolos

I Coloque no copo todos os ingredientes e misture 15 seg/vel 6. Forre com a massa quebrada uma tarteira de fundo amovível com aprox. 24 cm de diâmetro, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Reserve.
2
PREPARAÇÃO DO RECHEIO 7. 4 I Adicione o requeijão, o açúcar, os ovos e a canela e bata 1 min/vel 6. 5 I Adicione a farinha e o fermento e envolva 8 seg/vel 4. Retire, distribua sobre a tarte e leve ao forno a 180°C cerca de 40 minutos.

3 I Coloque no copo a amêndoa e pique 4 seg/vel

Tarteira de fundo amovível (0 24 cm)

ESPECIALISTA RESPONDE

8 Cenoura, olhos bonitos e não só
A reputação de fazer a pele e os olhos bonitos não é mais uma crença popular vinda do nada. A cenoura é rica em betacaroteno ou provitamina A que no organismo origina vitamina A, indispensável à saúde da pele e à visão noturna. Como tudo na natureza, também a vitamina A tem um ponto de equilíbrio e o excesso pode ser nocivo. Ao consumir cenoura, não há risco de sobredosagem, mas o mesmo não se pode dizer do consumo exagerado através de suplementos vitamínicos, os quais podem ser úteis em casos específicos de carências, mas de modo algum se substituem a um alimento «real». Coma cenouras cruas ou cozinhadas - a vitamina A altera-se pouco com a cozedura.
-------------------------------------------

É fumador? Os nabos ajudam a evitar danos maiores!

Nos países ocidentais, o nabo foi sempre associado a uma alimentação de pobres, sendo, por isso, um alimento desprestigiado. Atualmente já não é assim, graças ao desenvolvimento dos conhecimentos nutricionais e às tendências da nova gastronomia, focadas na redescoberta de sabores tradicionais integrados de forma inovadora. O nabo, como as couves, os brócolos e a couve-flor, pertencem à família botânica das crucíferas. Estudos recentes têm demonstrado que o consumo regular das crucíferas poderá contribuir para a prevenção de certos cancros, como os do pulmão, dos ovários e do rim. Este efeito protetor seria devido à presença dos compostos de enxofre existentes nestes legumes. São também esses compostos que dão ao nabo aquele sabor particular, um tanto amargo, que não agrada a toda a gente ...

e

3 Mitos sobre as batatas
FALSO

-------------------------------------------

• A batata engorda -

É, até, pouco calórica. Compare valores energéticos:
Batata cozida: 76 cal / 100 g Pão: 250 cal / 100 g Massas: 150 cal / 100 g As gorduras com que são cozinhadas ou os molhos é que podem torná-Ia muito calórica: 100 g de batatas fritas às rodelas (chips) fornecem 580 calorias ... • A batata provoca obstipação FALSO

Pelo contrário, até ajuda a regular o trânsito intestina!. Antes de ser um farináceo, a batata é um legume. Quanto mais nova, maior é a sua riqueza em fibras (menos agressivas do que celulose, por exemplo, contida no farelo) o que contribui Rara combater a obstipação . • A batata tem pouco interesse nutricional FALSO

. Nada mais errado ... É rica em vitaminas, sendo uma a importantes a vitamina C. No entanto, este teor vai aixa medida que a batata "envelhece" - 45 mg por 100 g oe novas, e 13 mg por 100 g de batatas "velhas". Tem ai minas do grupo B e minerais, como magnésio, potássio e

~ VORWERI< ~
---------------------------------------------------------------------------------------------------

ENTRADAS

I

SOPAS

I

PEIXE

I

CARNE

I

SOBREMESAS

I

BEBIDAS

EM ABRIL CADADIA TEMUMSABOR DIFERENTE
BIMBY A 100%
Massas quebrada e sablé Embrulhos de morango

FÃBIMBY
Roberto Esteves e amêndoa

I Tarte

de requeijão

DIA DA MÃE

FORA DA COZINHA
Areias de queijo e alecrim Laços com camarão, tomate e feta Mousse de lima com ananás

LICOR BEIRÃO
Papelotes de fruta

RECEITAS EM 30 MINUTOS
Noodles de arroz com tiras de porco e legumes Sopa de feijão-frade com coentros Cuscuz com frango, funcho e laranja Fusilli com mascarpone e nozes Filetes com espargos e arroz de açafrão

MASSAS BIMBY, SÓ 15 SEGUNDOS
Tarde de peru, milho e curgete Tarte de sardinha em conserva Húngaros

PADARIA BIMBY
Pão de crosta

I Passo

a passo

Pão de forma com passas e nozes Pãezinhos enfarinhados

MARMITAS
Coelho à portuguesa Rissóis de atum Strogonoff Arroz de chocos Arroz de salmão, espargos e ervilhas

SABORES DA TERRA
Risotto de cenoura e lombinhos com manteiga aromatizada Jardineira de frango Guisado de grão, batata-doce e espinafres Pickles de rabanetes Batatas recheadas

BRUNCHES
Bolo de cenoura, curgete e laranja Pão doce de canela Bebida láctea de manga e hortelã Waffles salgados com molho de iogurte e ervas aromáticas Bruschetta de espargos e ovos quentes Cocotes

CRIANÇAS
Queques de banana

VERDES E ALTERNATIVAS
Couves com ervilhas e azeite de ervas Creme de pimentos amarelos Sopa de nabo e espinafres

A RECEITA DO CHEFE
Chefe Bruno Rocha
Panacota de pera rocha com merengue de limão, pesto de basílico e transparência de pimenta rosa

DIA DA MÃE

AREIAS DE QUEIJO E ALECRIM
11:\
V
Unidade

Bimby' 20 Ssg Total' 25 Min

Fácil

\

II..

Cal: 60 Kcal Prol: 2 9 Gord: 4 9 Hid. carb.: 4 9

I

I

INGREDIENTES 200 g queijo parmesão 240 g manteiga 300 g farinha tipo 65 1 c. sopa de alecrim

PREPARAÇÃO 1 I Pré-aqueça o forno a 180°C. 2 I Coloque no copo o queijo e rale 5 seg/vel 9. Retire metade e reserve.

pequena cavidade e coloque sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 180°C cerca de 7 minutos ou até dourar. De seguida envolva com o queijo ralado reservado. Guarde depois de frias, numa caixa com tampa hermética. Sirva como aperitivo.

3 I Adicione no copo a manteiga.
a farinha e o alecrim e misture 15 seg/vel 6. Molde pequenas bolas com aprox. 10 g cada, marque com o dedo o centro de forma a fazer uma

Tabuleiro de forno Papel vegetal

DIA DA MÃE

LAÇOS COM CAMARÃO, TOMATE E FETA
I'j;:\ \J
Bimby. 36 Min Total. 45 Min

lêl

Dose
Fácil

I II..

Cal: 439 Kcal I Prol: 25 9 Gord: 17 9 Hid. carb.: 46 9

I

INGREDIENTES

PREPARAÇÃO 1 I Coloque no copo a água e 1 c. de chá de sal e aqueça 10 min/100°C/veI1. 4 I Adicione o camarão, Y2 c. de chá de sal e a pimenta e salteie 4 minlVaroma/~/vel i.. Retire o camarão e reserve com a massa.

1500 9 água
2 c. chá de sal 350 9 massa tipo laços 60 9 azeite 6 dentes de alho 400 9 miolo de camarão Pimenta q.b.

2 I Adicione a massa e coza
o tempo indicado na embalagem/100°C/veI1. Escorra com a ajuda da Varoma e reserve.

5 I Coloque no copo a cebola, 3 dentes de alho e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1. 6 I Adicione o tomate, Y2 c. de chá de sal, a pimenta, os orégãos e o queijo e programe 7 min/Varoma/vel 1. Deite sobre os laços com o camarão e envolva bem. Sirva de seguida.

150 9 cebola 500 9 tomate
2 c. chá de orégãos

3 I No copo limpo coloque 30 9
de azeite, 3 dentes de alho, pique 8 seg/vel 5 e refogue 3 min/Varoma/veI1.

100 9 queijo feta

\

DIA DA MÃE

MOUSSE DE LIMA COM ANANÁS'
ri::\ Bimby - 5 Min I \::I Total- 2 H 15 Min
6
.••
Doses

I
Fácil

II. I --!...

Dose
Cal: 344 Kcall

Prol: 10 9 Gord: U 9 I Hid rb.: 51 9

lN

EDIENTES

25 9 mel Raspa de 1 lima 200 9 an ná ,cortado 400 9 leite evaporado O 9 sumo de lima Hortelã q.b. em pedaços 400 9 leite G:ondensado

pi

decorar

PREPARAÇÃO 1 I Coloque no copo o mel e a raspa lima e aqueça 1 minI100°C/veI1.

2 I Adicione o ananás e programe
3 minlVaroma/c;')/vel

<t.

Retire

e reserve. 3 I Insira a borboleta. Coloque no copo o leite condensado, o leite evaporado e o sumo de lima e bata 1 min/vel 3. Retire e reserve no frigorifico cerca de 2 horas. Antes de servir, cubra com o ananás e decore com a hortelã.

SOPA DE FEIJÃO-FRADE COM COENTROS
11:\ \J Total.
Bimby. 23 Min

30 Mm

6
Doses

Fácil

II
_

1.1

Dos.
Cal: 154 Kcal I Prot: 8g Gord: 5 9 I Hid. carb.: 19 9

INGREDIENTES 20 g coentros 300 g cebola, cortada em pedaços 2 dentes de alho 250 g cenoura, cortada em pedaços 25 g azeite 500 g feijão-frade cozido, escorrido

PREPARAÇÃO 1 I Coloque no copo os coentros e pique 2 seg/vel 7. Retire e reserve. 2 I Coloque no copo a cebola, o alho, a cenoura e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 7 min/Varoma/veI1.

3 I Adicione 400 g de
feijão-frade, o sal e a água e coza 15 min/100°C/veI1. 4 I De seguida triture 1 min e vá progressivamente até à vel 7. 5 I Adicione 100 g de feijão-frade e os coentros picados reservados e envolva com a ajuda da espátula. Sirva de seguida.

1 c. de chá de sal
650 g água

o •

NOTA

I Ao

triturar a sopa no passo 4, faça-o progressivamente

vel 3, 5, 7.

É fundamental
a estabilização

esperar 3 a 5 segundos antes de abrir a tampa para permitir do liquido e evitar o perigo de salpicas.

CUSCUZ COM FRANGO, FUNCHO E LARANJA
11:\ Bimby. 11 Mio \:;,,) Total- 20 Mio

4
Doses

Fácil

II
_

1.1

Do •• Cal: 411 Kcall.Prot:25g Gord: 10 9 I Hld. carb.: 55 9

INGREDIENTES 250 g cuscuz 150 g água 100 g sumo de laranja 1 c. sopa de mostarda 200 g bolbo de funcho, partido em quartos 30 g azeite 250 g peito de frango, cortado em tiras Sal q.b. Pimenta q.b. 2 laranjas descascadas, cortadas em gomos 1 c. sopa de vinagre Raspa de 1 laranja Sementes de papoila q.b. guarnecer

PREPARAÇÃO 1 I Coloque um recipiente sobre a tampa do copo e pese o cuscuz. Reserve. 2 I Coloque no copo a água, o sumo de laranja e a mostarda e aqueça 3 min/Varoma/vel 1. Deite sobre o cuscuz, espere cerca de 5 minutos e solte com a ajuda de um garfo.

3 I Coloque no copo o funcho
e o azeite e pique 6 seg/vel 4.

4 I Adicione o frango, o sal
e a pimenta e programe 8 min/100°C/veI1.

5 I De seguida desfie 4 seg/c:')/vel 4. Envolva com
o cuscuz e adicione os gomos de laranja, o vinagre e a raspa de laranja. Guarneça com sementes de papoila e sirva quente ou frio.

pi

BRUNCHES

PÃO DOCE DE CANELA
\:.J

/1:\

i

Bimby. 3 Min
Total. 2 H 40 Mín

Unido aprox.

•••
30

Fácil

_

1.1 I

Unidade
Cal: 121 Kcall Prot: 2 9 Gord: 5 9 I Hid. carb.: 17 9

INGREDIENTES 300 g leite 25 g fermento fresco de padeiro

PREPARAÇÃO 1

I Coloque

no copo o leite, e a canela e aqueça 2.

o fermento

1 min 30 seg/37°C/vel

1 c. chá de canela 150 g manteiga 50 g açúcar, mais q.b. pi polvilhar

2 I Adicione a manteiga, o açúcar,
o ovo, o sal e a farinha e amasse 2 min/C'/vel~. Retire e deixe levedar cerca de 1 hora ou até a massa dobrar de volume.

lavo
1 pitada sal 600 g farinha tipo 65

3 I Com as mãos enfarinhadas,
divida a massa em 8 porções com aprox. 100 g cada. Numa superfície polvilhada com açúcar, forme rolos com aprox. 40 cm de comprimento, pressione-os e coloque-os sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Deixe levedar cerca de 1 hora. 4

I Leve

ao forno pré-aquecido

a 200°C cerca de 18 minutos ou até dourar. Retire, corte de seguida cada
Tabuleiro de forno

tira em 4 partes e deixe arrefecer sobre uma grelha.

BEBIDA LÁCTEA DE MANGA E HORTELÃ
/1:\ \J
Bimby. 1 Min Total. 5 Min

•••
Aprox.

11

_

1.1 I

100 mi
Cal: 89 Kcall. Prot: 4 9 Gord: 2 9 I Hld. carb.: 15 9

INGREDIENTES 200 g manga 15 folhas de hortelã 1000 g leite 1 limão cl casca, cortado em quartos 70 g açúcar Cubos de gelo q.b.

PREPARAÇÃO 1

I Coloque

no copo a manga,

a hortelã e 100 g de leite e triture 15 seg/vel 9.

2 I Adicione 900 g de leite, o limão
e o açúcar e triture 2 seg/vel 9. Introduza o cesto dentro do copo e coe para um jarro com cubos de gelo. Sirva de seguida.

o•

.,
••• j

• 1.

,' .

"

• •

"-

.
o.

;.. :

-".•.

~.

.

.•

.o(

•.••••

•.
;

"".

" ..

"

SABORES DA TERRA

RISOTTO DE CENOURA E LOMBINHOS COM MANTEIGA AROMATIZADA
IL:\
\J
Bimby. 20 Min Total. 50 Min

' I

Doses

=
6

I I

i"

Fácil

I -II..

i

Dose
Cal: 488 Kcall Prol: 22 9 Gord. 24 9 Hld. carb .. 44 9

I

INGREDIENTES

PIOS LOMBINHOS

2 lombinhos de porco (aprox. 400 g cada) Sal q.b. Pimenta q.b. 1 folha de louro 1 ramo de alecrim 100 g vinho branco 3 dentes de alho, esmagados Azeite q.b. INGREDIENTES PI RISOTTO E PI A MANTEIGA 40 g queijo da ilha 20 g salsa 2 c. chá de folhas de alecrim 1 c. chá de grãos de pimenta rosa 1 c. chá de grãos de pimenta preta 80 g manteiga, à temperatura ambiente 350 g cenoura, cortada em pedaços 150 g cebola 20 g azeite 20 g vinho branco

PREPARAÇÃO DOS LOMBINHOS 1 I Pré-aqueça o forno a 200°C.

2 I Coloque num pirex os lombinhos,
tempere com sal e pimenta, adicione a folha de louro, o ramo de alecrim, o vinho branco, o alho e regue com um fio de azeite. Leve ao forno a 200°C cerca de 30 minutos.

8 I Envolva com a ajuda da espátula
para solt r o oz do fundo do

e

h

PREPARAÇÃO DO RISOTTO E DA MANTEIGA

3 I Coloque no copo o queijo
e rale 5 seg/vel 7. Retire e reserve.

4 I Coloque no copo a salsa e pique
2 seg/vel 7. Retire e reserve. 5 I Coloque no copo o alecrim, a pimenta rosa, a pimenta preta e a manteiga e bata 10 seg/vel 4. Retire, coloque sobre película aderente, forme um rolo e reserve no frigorífico. 6 I Coloque no copo a cenoura, a cebola e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1. 7 I Adicione o vinho, o arroz, o caldo de legumes e a água e coza 8 minI100°C/c;')/vel

.. +..

300 g arroz

pi

risotto

1Y:2 c. chá de caldo de legumes, feito na Bimby (ou 1 Y:2 cubo) 900 g água

-t.

20 g queijo mascarpone

Pirex

JARDINEIRA DE FRANGO
ri:' \:.J
Bimby. 23 Min Total. 35 Min

6
Doses

Fácil

II
_

1.1

Dose Cal: 562 Kca11 Prot: 37 9 Gord: 34 9 I Hid. cam.: 25 9

INGREDIENTES 150 9 cebola 2 dentes de alho 380 9 cenoura 20 9 salsa, mais q.b. p/ polvilhar 100 9 tomate 50 9 azeite 100 9 chouriço de carne, cortado em cubos 900 9 coxas de frango, c/ pele (aprox. 8 unid.)

PREPARAÇÃO 1

I Coloque

no copo a cebola, o alho,

80 9 de cenoura, a salsa, o tomate e o azeite e triture 5 seg/vel 7.

2 I Adicione o chouriço e refogue
5 min/Varoma/veI1. 3

I Adicione

o frango, 300 9 de

cenoura cortada às rodelas, o vinho, o caldo de legumes e a água, envolva bem com a ajuda da espátula, coloque a Varoma com a batata e as ervilhas e programe 18 minlVaroma/c;')/vel "'. Retire e envolva o frango com os legumes, retifique o sal, polvilhe com salsa picada e sirva de seguida.

+ 2 c. chá de caldo de legumes,
feito na Bimby (ou 2 cubos) 200 9 água 500 9 batata (de casca vermelha pi fritar), cortada em cubos pequenos 300 9 ervilhas descongeladas Sal q.b.

100 9 vinho branco

o •

DrCA

I Se

utilizar legumes

congelados

ou outro tipo de carne poderá precisar de adicionar alguns minutos no passo 4.

.••~••• A Bimby faz

GUISADO DE GRÃO, BATATA-DOCE E ESPINAFRES
ri:' \::.J Total.
Bimbv. 30 ~jn
,I,

40 Mio

i

6
Doses

!
i
Fácil

I

-

I 1.1

Dose Cal: 283 Kcal! Prot: 9 9 Gord: 11 9 I Hld. carb.: 37 9

INGREDIENTES 15 9 mel 50 9 azeite 400 9 batata-doce, em cubos 150 9 cebola 1 dente de alho cortada

PREPARAÇÃO 1

I Coloque

um recipiente

sobre

a tampa da Bimby, pese o mel, 30 9 de azeite e a batata-doce, envolva com a ajuda da espátula e reserve. 2

I Coloque

no copo a cebola, de coentros,

o alho, 20 9 de azeite, os cominhos e as sementes pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1. 3

Y2 c. chá de cominhos Y2 c. chá de sementes
de coentros 400 9 tomate em pedaços 250 9 água

I Adicione

o tomate, a água, o sal reservada e programe Retire

e a pimenta, coloque a Varoma com a batata-doce 20 min/Varoma/veI1. 4

1 c. chá de sal
Pimenta q.b. 200 9 espinafres descongelados 500 9 grão cozido e escorrido

a Varoma e reserve a batata.

I Adicione

no copo os espinafres

e o grão e programe 5 min/100°C/c;')/vel "'. Envolva com a batata-doce e sirva de seguida.

PICKLES DE RABANETES

(9 ~~~~~;~~:na
INGREDIENTES

15~
Aprox.

Fácil

_

1.1 I

100g
Cal; 30 Kcall Prol: 1 9 Gord: O 9 I Hid. carb.: 4 9

200 g rabanetes, cortados em rodelas finas 2% c. chá de sal 5 g gengibre fresco ralado % c. chá de sementes de coentros 1 estrela de anis 1 malagueta vermelha, cortada às rodelas 2 c. chá de açúcar 300 g vinagre de vinho branco, mais q.b. 100 g água

1 frasco com tampa hermética esterilizado 10,5 I)

PREPARAÇÃO 1 I Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese os rabanetes, polvilhe com 2 c. de chá de sal e envolva com a ajuda da espátula. Reserve durante 2 horas. De seguida, com a ajuda da Varoma, passe por água fria e deixe escorrer. 2 I Coloque no copo o gengibre, as sementes de coentros, a estrela de anis, a malagueta vermelha, o açúcar, % c. de chá de sal, o vinagre e a água e programe 3 min/100.C/vel Coloque os rabanetes num frasco esterilizado com tampa hermética, cubra com o líquido. Se necessário adicione vinagre de vinho branco até completar a capacidade do frasco. Guarde num local escuro e seco cerca de 1 semana antes de consumir.

<t.

o •

NOTA I Os pickles de rabanetes podem ser guardados até 1 mês. O frasco depois de aberto deve ser guardado no frigorífico.

BATATAS RECHEADAS

(9

B;mby. 43 M;n Total-' H 20 Min

I

I

-6
Doses

Fácil

II
_

1.1

O.se
Cal; 250 Kcall Prot: 18 9 Gord: 129IHld,carb.: 18g

INGREDIENTES 50 g queijo mozzarella 500 g água 3 batatas c/ casca (aprox. 450 g), cortadas ao meio no sentido do comprimento 200 g cebola 2 dentes de alho 60 g cenoura 25 g azeite 400 g carne picada 20 g concentrado 70 g queijo-creme 2 c. chá de orégãos 1 c. chá de sal Pimenta q.b. de tomate

4 ramequins

PREPARAÇÃO 1 I Coloque no copo o queijo e rale 5 seg/vel 9. Retire e reserve. 2 I Coloque no copo a água e a Varoma com as batatas, com o corte para baixo, e coza 30 min/Varoma/veI1. Retire e com a ajuda de uma colher retire a polpa das batatas e reserve. 3 I Pré-aqueça o forno a 200°C. 4 I No copo limpo coloque a cebola, o alho, a cenoura e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1. 5 I Adicione a carne picada e o concentrado de tomate e programe 8 min/100.C/c;')/vel 6 I Adicione a polpa das batatas reservada, o queijo-creme, os orégãos, o sal e a pimenta e misture 8 seg/vel 3. Recheie as batatas com esta mistura, distribua o restante recheio por ramequins, polvilhe com o queijo ralado reservado e leve ao forno a 200°C cerca de 25 minutos ou até gratinar. Sirva com uma salada.
ABRIL 2013

<t.

BIMBV

135

COUVES COM ERVILHAS E AZEITE DE ERVAS
fi:\ \:..J
Bimby. 30 Min Total. 40 Mio

I ~
~

I
Fácil

Doses

II
_

1.1

Dos.
Cal:147KcaIIProt:6g Gord: 10 9 I Hid. caro.: 9 9

INGREDIENTES

150 9 couve coração de
boi, cortada em pedaços pequenos

150 9 couve roxa, cortada em pedaços pequenos 150 9 couve branca, cortada em pedaços pequenos
Água q.b.
1 c. chá de sal

600 9 ervilhas descongeladas

20 folhas de hortelã
10 9 cebolinho

10 9 coentros
10 9 manjericão 3 dentes de alho 60 9 azeite 60 9 alcaparras, escorridas

PREPARAÇÃO 1 I Coloque na Varoma a couve coração de boi, a couve roxa e a couve branca, passe por água quente e reserve. 2 I Coloque no copo 800 9 de água, o sal, o cesto com as ervilhas e a Varoma e coza 25 min/Varoma/veI1. Retire e reserve. 3 I No copo limpo coloque a hortelã, o cebolinho, os coentros e o manjericão, pique 2 seg/vel 7 e baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo. 4 I Adicione o alho e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1. Adicione as alcaparras, deite sobre as couves, envolva as ervilhas reservadas com a ajuda da espátula e sirva quente.

CREME DE PIMENTOS AMARELOS
fi:\ \J
B;mby. 32 Min Total-35 Mm

I ..:..
~

I

••
Fácil

Doses

II
_

1.1

Dos.
Cal: 81 Kca!lProt:3g Gord: 4 9 I Hid. caro.: 8 9

INGREDIENTES

PREPARAÇÃO 1 I Coloque no copo a cebola e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1. 2 I Adicione a batata, o pimento e a água e coza 25 min/100°C/vel 1. 3 I Adicione o sal, a pimenta, o sumo de lima e o tomilho e triture 2 min e vá progressivamente até à vel 7. Polvilhe com tomilho e sirva quente ou frio com croutons e folhas de tomilho.

500 9 cebola 20 9 azeite
60 9 batata 650 9 pimento amarelo, cortado em pedaços 300 9 água

2 c. chá sal
Pimenta q.b. Sumo de 1 lima

1 c. chá de tomilho, mais q.b. pi polvilhar
Croutons q.b.

pi

servir

NOTA I Ao triturar a sopa no passo 3, faça-o progressivamente vel 3, 5, 7. É fundamental esperar 3 a 5 segundos antes de abrir a tampa para permitir a estabilizaçáo do liquido e evitar o perigo de salpicas.

o •

I PADARIA

BIMBV I Passo a passo

o pão nosso de

cada dia não tem sempre de ser igual.

Siga esta sugestão de pão de crosta que animará o pequeno-almoço lá de casa, fará as delícias do lanchinho da manhã ou será o companheiro ideal da sua marmita.

PAO DE CROSTA
l(9 Total.2
Bimby.7 Min

"",

H 25 Mln.

..••

I

12
Unrd. aprox.

I- II
":'" Média

- _

1.1 -

Unidade Cal: 200 Kcal[ Prol: 5 9 Gord 3 9 I Hid carb' 39 9 . . ..

INGREDIENTES 120 9 água 240 9 leite 10 9 açúcar

PI O PÃO

20 9 fermento de padeiro fresco

PREPARAÇÃO DO PÃO 1 I Coloque no copo o fermento, a água, o leite, o açúcar e o azeite, e aqueça 2 min/37°C/vel 2. Deixe descansar cerca de 15 minutos. 2 I Adicione 250 9 de farinha e o sal e misture 15 seg/vel 6.

PREPARAÇÃO

DA COBERTURA

5 I Pré-aqueça o forno a 250°C.
6 I No copo limpo coloque o fermento, o açúcar, a água, o azeite, o sal e a farinha de arroz e bata 30 seg/vel 4. Deixe descansar cerca de 15 minutos. 7 I Cubra o topo das bolas com esta mistura (foto 3) e leve ao forno a 250°C cerca de 15 minutos ou até estarem bem douradas. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

1 c. sopa de azeite 580 9 farinha tipo 65, mais q.b. pi polvilhar 1 c. chá de sal INGREDIENTES 10 9 açúcar 150 9 água 1 c. sopa de azeite 1 pitada de sal 130 9 farinha de arroz PI A COBERTURA

5 9 fermento de padeiro fresco

3 I Adicione 330 9 de farinha e amasse 4 min/O'/vel Retire e deixe levedar num local morno cerca de 40 minutos ou até a massa dobrar de volume. 4 I Numa superfície polvilhada com farinha, divida a massa em 12 porções

,r

de 60 9 e dê-lhes a forma de bolas (fotos 1 e 2). Coloque sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e deixe levedar cerca de 15 minutos.

o •
Papel vegetal Tabuleiro de forno

DICAS durante

I Para

obter um pão com crosta mais dura, mais húmido e que se conserve mais tempo, pode colocar dentro do forno um recipiente com água quente.

• Pode substituir 20 g de fermento de padeiro fresco por aprox. 7 g de fermento de padeiro seco. • Se utilizar farinha tipo 55, em substituição da farinha tipo 65, adicione mais 30 g.

1.

2.

3.

'\PADARIA BIMBY~ -

PÃO DE FORMA COM PASSAS E NOZES
I"i::\
100 9 Bimby. 7 Min Total. 2 H 10 Min \ 5~9
Aprox.

\

••
Fácil

\:.J

I

II..

Cal: 670 Kcal Prol: 16 9 Gord: 18 9 Hid. carb.: 107 9

I

I

INGREDIENTES 20 g fermento de padeiro fresco 50 g mel 540 g água 150 g farinha de trigo integral 150 g farinha de centeio 20 g farinha de milho 1Yz c. chá de sal 350 g farinha tipo 65, mais q.b. pi polvilhar 20 g sementes de sésamo 20 g sementes de papoila 20 g sementes de girassol 80 g miolo de noz partido grosseiramente

PREPARAÇÃO 1 I Coloque no copo o fermento, o mel e a água e aqueça 3 min/37°C/vel 2. 2 I Adicione a farinha de trigo integral, a farinha de centeio e a farinha de milho e misture 15 seg/vel 6. 3 I Adicione o sal e a farinha e amasse

3 min 30 seg/C'/velf 4 I Adicione as sementes de sésamo,
de papoila e de girassol e o miolo de noz e amasse 30 seg/C'/velf Deixe levedar num local morno cerca de 45 minutos ou até a massa dobrar de volume.

5 I Coloque a massa numa forma de bolo inglês com aprox. 30x12 cm previamente polvilhada com farinha e deixe levedar cerca de 30 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C cerca de 40 minutos ou até dourar. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

o •

DICAS

I Para

obter um pão com crosta mais dura, durante mais

mais húmido e que se conserve

tempo, pode borrifá-lo com água antes de colocar no forno e pode colocar dentro deste um recipiente com água quente, • Pode substituir 20 g de fermento de padeiro fresco por aprox. 7 g de fermento de padeiro seco.

Forma de bolo inglês (aprox. 30x12 cm)

• Se utilizar farinha tipo 55, adicione

mais 30 g.

PADARIA BIMBY

PÃEZINHOS ENFARINHADOS
t.;
Bimby. Total. 4 Min 1 H 55 Min Unido aprox.

18

Unidade Fácil
Cal: 126 Kcall Prol: 3 9 Gord: 3 9 Hid. carb.: 21 9

I

I

I:.

120 g leite 130 g água 25 g fermento de padeiro fresco 50 g manteiga 1 ovo 250 g farinha tipo 65, mais q.b. pi polvilhar 250 g farinha tipo 55 1 C. chá de sal

PREPARAÇÃO 1 I Coloque no copo o leite, a água, o fermento e a manteiga e aqueça 1 min/37°C/vel 2. 2 I Adicione o ovo, as farinhas e o sal e amasse 3 min/O'/vel { Deixe levedar num local morno cerca de 1 hora ou até a massa dobrar de volume. 3 I De seguida, coloque a massa sobre uma superfície bem enfarinhada, divida em 18 porções e molde pequenos .. dr. c rr.l P. o . 6x3,5 cm.

Coloque sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, com cerca de 1 cm de distância entre cada um para que depois de levedar, colem ligeiramente. Deixe levedar cerca de 30 minutos ou até dobrarem de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C cerca de 10 minutos ou até dourarem. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Papel vegetal Tabuleiro de forno

DICAS I Para obter um pão com crosta mais ura, mais húmido e que se conserve durante mais tempo, pode borrifá-lo com água antes de colocar no forno e pode colocar dentro deste um recipiente com água quente . • Pode substituir 20 g de fermento fresco por aprox. 7 g de fermento de padeiro de padeiro seco.

I MARMITAS COELHO À PORTUGUESA
Ij;\ \:.I
Bimby. 25 Min

Total. 1 Hora

lêl

Dose Fácil

I

II..

Cal: 862 Kcal Prol: 60 9 Gord: 259 Hid. carb.: 92 9

I

I

INGREDIENTES 900 9 coelho partido em pedaços pequenos 70 9 vinho do Porto 6 cravinhos 50 9 azeite 120 9 cebola 3 dentes de alho 400 9 tomate em pedaços

PREPARAÇÃO 1 I Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese o coelho e o vinho do Porto, adicione os cravinhos e deixe marinar cerca de 30 minutos. Reserve. 2 I Coloque no copo o azeite, a cebola e o alho, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel1. 3 I Adicione o tomate, o coelho com a marinada, a salsa e o sal, e programe 20 min/Varoma/c:"'/vel "'. Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com fatias de pão torrado.

10 9 salsa, mais q.b. pi servir
1 c. chá de sal Fatias de pão torrado

pi

servir

------------------------------_
MARMITAS I'

•.......•...•

RISSÓIS DE ATUM
I'j;\ Bimby'
19 Min

\:..J

Total' 2 Horas

I U=s

- I--30

Unidade
Cal: 204 Kcall Prol: 4 9 Gord: 15 9 Hid. carb.: 12 9

Médi;;

I

INGREDIENTES

Pj O RECHEIO

PREPARAÇÃO 1

DO RECHEIO

15 9 coentros
90 9 cebola 60 galho-francês 60 9 cenoura 30 9 azeite

I Coloque

PREPARAÇÃO

DA MASSA

no copo os coentros

.. +..

1 c. chá de caldo de peixe, feito na Bimby (ou 1 cubo) 500 9 leite
100 9 farinha

e pique 2 seg/vel 7. Retire e reserve. 2 I Coloque no copo a cebola, o alho-francês, a cenoura e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1 .

5 I No copo limpo coloque o pão, o alho e os coentros e rale 10 seg/vel 9. Retire e reserve. 6 I Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese a farinha. Reserve. 7 I Coloque no copo a água e a manteiga e aqueça 5 min/100°C/veI1. 8

3 I Adicione o caldo de peixe,
o leite, a farinha, o sal, a pime a noz-moscada, a mostarda e de limão e programe 8 min/90 4 I Adicione o atum e os coentros reservados e envolva 30 seg/vel 3. Retire e deixe arrefecer.

I Adicione

a farinha de uma só vez

Y2 c. chá de sal
Pimenta q.b. Noz-moscada q.b.

e bata 20 seg/veI4. Numa superfície lisa estenda a massa finamente, com a ajuda de um rolo. Corte círculos com aprox. 10 cm de diâmetro, coloque no centro de cada um 1Y2 c. de chá de de recheio e feche bem em forma de rissol. Passe os rissóis por ovo batido e pelo pão ralado reservado e frite em óleo abundante e quente. Retire e coloque sobre papel absorvente para eliminar o excesso de óleo. I:.lentes ou frios com arroz a alada.

1 c. chá de mostarda Sumo de Y2 limão 240 9 atum em lata, escorrido
INGREDIENTES

Pj A MASSA

250 9 pão seco 2 dentes de ai 15 9 coentros
310 9 farinha 390 9 água

75 9 manteiga
3 ovos batidos Óleo q.b.

pi

[lanar

pi

fritar

Rolo da massa Cortador 010 cm

Papel absorvente

.. +..

A Bimby faz

MARMITAS

STROGONOFF \::..J
(j;:\ Bimby. 30 Min
Total. 40 Min

l~\

Dose Fácil
Cal: 360 Kcal Pro!: 4 9 Gord: 34 9 Hid. carb.: 3 9

I

I

Ó smar11unch
Marmitas com Glamour
o sal e a pimenta, envolva com a ajuda da espátula e programe 4 min/100°C/c;')/vel <t. 4 I Adicione as natas e programe 3 min/90°C/c;')/vel <t. Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com arroz branco.

INGREDIENTES 30 g azeite 130 g cebola 2 dentes de alho 600 g aicatra, cortada em tiras 50 g whisky

PREPARAÇÃO 1 I Coloque no copo o azeite, a cebola e o alho, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1.

3 I Adicione os cogumelos,

2 I Adicione a alcatra, o whisky
e o concentrado de tomate e programe 18 minlVaroma/c;')/vel <t.

10 g concentrado de tomate
280 g cogumelos
1 c. chá de sal

laminados

Pimenta q.b. 200 g natas Salsa prcada g.b.

rt/ servir

(opcional)

MARMITAS

I

ARROZ DE CHOCOS

Ó smar11u eh
~mi
PREPARAÇAO

our

15 9 salsa 120 9 cebola 2 dentes de alho
60 9 talo de aipo 30 9 azeite

1 I Coloque no copo a salsa e pique 2 seg/vel 7. Retire e reserve. 2 I Coloque no copo a cebola, o alho, o aipo e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1. 3 I Adicione os chocos, o vinho branco, o sal, a pimenta e o concentrado de tomate e programe 6 min/Varoma/c;')/vel <t.

4 I Adicione o feijão-verde, a água e o arroz, envolva bem com a ajuda da espátula e coza 17 min/100°C/c;')/vel <t. 5 I Adicione a salsa reservada, o sumo e a raspa de laranja, envolva com a ajuda da espátula e retire para um pirex ou um tabuleiro para parar a cozedura. Sirva quente.

500 9 chocos limpos 150 9 vinho branco
1 c. chá de sal Pimenta q.b.

5 9 concentrado de tomate
250 9 feijão-verde, 700 9 água 300 9 arroz carolino cortado em juliana

100 9 sumo de laranja
Raspa de 1 laranja

I MARMITAS ARROZ DE SALMÃO, ESPARGOS E ERVILHAS
Ij;\ \:.J
Bimby' 24 Min Total' 30 Min

I~I

Dose Fácil

I

II..

Cal: 448 Kcal Prot: 18 9 Gord: 22 9 Hid. carb.: 44 9

I

I

INGREDIENTES 400 g filetes de salmão 6 pés de coentros frescos 10 pés de cebolinho 4 pés de hortelã Sumo de Y2 limão 1V2 c. chá de sal Pimenta q.b. 4 dentes de alho 40 g azeite 150 g ervilhas descongeladas 100 g favas descongeladas 100 g espargos verdes, cortados em lâminas 800 g água 300 g arroz basmati

PR
1

d
o cebolinho e a hortelã, tempere com o sumo de limão, Y2 c. de chá de sal e a pimenta. Feche o papelote e reserve na Varoma. 2 I Coloque no copo o alho e o azeite, pique 8 seg/vel 5 e refogue 3 min/Varoma/veI1.

3 I Adicione as ervilhas, as favas, os espargos e Y2 colher de chá de sal e salteie 4 min/Varoma/c:;')/vel "". Retire e reserve. 4 I Coloque no copo a água, Y2 c. d
chá de sal, o cesto com o arroz e os legumes reservados e a Varom e programe 17 min/Varoma/vel 2. Envolva o arroz com o salmão em lascas e o líquido do papelote e sirva quente ou frio.

I

Papel vegetal

461

BIMBY 2013"ABRIL

CRIANÇAS

I

aUEaUES DE BANANA
rj;\
\J
Bimby. 1 Min Total. 25 Min
Fácil

11L!

Unidade
Cal: 177 Kcall Prol: 4 9 Gord: 9 9 Hld. carb.: 19 9

I

INGREDIENTES 3 ovos 200 g açúcar 100 g manteiga, mais q.b. 120 g iogurte natural

PREPARAÇÃO

1 I Pré-aqueça o forno a 180°C. 2 I Coloque no copo os ovos e o açúcar

da espátula e distribua por formas para queques untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Polvilhe com os flocos de aveia e leve ao forno a 180°C cerca de 15 minutos ou até dourar. Deixe arrefecer por completo e guarde numa caixa com tampa hermética.

.. +..

pi

untar

e bata 1 min/50°C/vel e misture 10 seg/vel 4.

3.

3 I Adicione a manteiga e o iogurte
4 I Adicione a farinha e o fermento e envolva 15 seg/vel 3. Envolva a banana e os arandos com a ajuda

170 g farinha tipo 55, mais q.b. pi polvilhar 1 c. de chá de fermento

pi

bolos

3 bananas (aprox. 250 g). cortadas em meias-luas 20 g arandos secos (opcional) Flocos de aveia q.b.

pi

polvilhar

12 formas

pI

queques

\ "','"

. A Blmby faz

ABRIL 2013

BIMBV

147

\ Bruno Rocha

JJ

I
-f_

1')....

f

0JJfJDj
r l

TIVOLI

I
POR
FOTOS

CONSTANÇA ANTÓNIO

FIÚZA NASCIMENTO

o gosto

pela cozinha e o empenho pessoal que lhe tem dedicado não foram coisas óbvias na vida de Bruno Rocha, o nosso Chefe do mês. Ainda optou pela vertente Humanidades nos tempos de liceu, quando ainda era muito jovem, mas foi à cozinha que acabou por se dedicar. Entrou na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e traçou como objetivo ser Chefe, meta que atingiu mais depressa do que esperava. Os seus pais sempre trabalharam neste ramo de atividade, o que influenciou Bruno Rocha. Contudo, o seu jeito para a cozinha passou despercebido até ao final da adolescência. Aos 23 anos terminou a sua formação académica e, depois do estágio profissional, entrou para o Vila Vita ParcoAos 32 anos, o Grupo Tivoli convidou-o a assumir a chefia executiva do restaurante EMO do Hotel Tivoli Victoria no Algarve, onde se mantém e no qual pretende caminhar para conquistar uma estrela Michelin. "Ficar durante muito tempo numa unidade hoteleira é um aspeto importante para obtenção de experiência. Sempre que posso também viajo para obter novas experiências gastronómicas", disse-nos. Arte, empenho e generosidade são as linhas mestras no trabalho desenvolvido pelo Chefe Bruno Rocha. Procura ligar o mundo da culinária à expressão artística, sendo que todos os seus pratos têm uma história por detrás.

Uma das primeiras aquisições que fez para a cozinha do hotel, no ano de 2009, foi a Bimby. "É a máquina mais procurada do hotel", disse-nos. Destaca como pontos fortes na Bimby a resistência e o controlo das receitas em termos de tempo, temperatura e pesagem. "Normalmente, a Bimby, em restaurantes de grande dimensão, é utilizada sobretudo para texturizar alimentos. Nós aqui não temos essa limitação e tiramos o máximo proveito. "Fazemos couverts, gelados, doces, quiches, entre outros. Volto a dizer, é a máquina mais procurada do hotel", contou-nos a rir. Com o intuito de seduzir a mulher para o mundo da culinária, ofereceu-lhe uma Bimby. O resultado é um grau de exigência maior por parte das mulheres da casa. "A minha filha é muito exigente, principalmente no que toca aos cremes de cenoura e de abóbora. Só os come se forem feitos na Bimby devido à textura final", explicou-nos. "Mas ter uma Bimby requer puxar pela cabeça para ir além das receitas tradicionais." acrescentou. Aliás, a receita que preparou é uma sobremesa original, mas acessível a todos os leitores - e foi preparada integralmente na Bimby. No hotel é costume servi-Ia nos meses de verão e também a confeciona para filha e mulher. "É uma sobremesa muito portuguesa, já que utilizo a pera rocha, que dá um toque especial ao resultado final", concluiu.

PANACOTA DE PERA ROCHA COM MERENGUE DE LIMÃO, PESTO DE BASíLICO E TRANSPARÊNCIA DE PIMENTA ROSA
~

\J

Bimby'12Min Total-4 H 30 Min

- ••
10
I .-

Doses

Difícil

I la!

Dose Cal: 354 Kcall Prot: 7 9 Gord: 19 9 I Hid. carb.: 39 9

INGREDIENTES PI A PANACOTA DE PERA ROCHA 1000 g sal grosso 10 peras rocha 4 folhas de gelatina, cortadas em pedaços Água q.b. 100 g açúcar 100 g natas azedas INGREDIENTES PIO MERENGUE DE LIMÃO 50 g açúcar 4 claras de ovo 1 pitada de sal Raspa e sumo de Y2 limão

INGREDIENTES PIO PESTO DE BAsíLICa 10 g basílica (manjericão) 50 g pistácios

si casca

Y2 vagem de baunilha Sumo de Y2 limão
100 g azeite virgem extra 50 g chocolate branco, partido em pedaços INGREDIENTES PI A TRANSPARÊNCIA DE PIMENTA ROSA 25 g glucose 25 g fondant 60 g isolmat Pimenta rosa moída no momento q.b.

PREPARAÇÃO DA PANACOTA DE PERA ROCHA 1 I Pré-aqueça o forno a 180°C.

PREPARAÇÃO

DO PESTO DE BASÍLICa

2 I Coloque num tabuleiro de forno metade do sal, distribua
as peras e cubra com o restante sal. Leve ao forno a 180°C durante 1 hora. Retire e deixe arrefecer um pouco. 3 I Num recipiente coloque a gelatina, cubra com água para hidratar e reserve.

10 I Retire a borboleta. Coloque no copo o basílica, os pistácios, a vagem de baunilha, o sumo de limão e o azeite e pique 30 seg/vel 5. Retire e reserve. 11 I Coloque no copo o chocolate e derreta 3 min/vel 2. Deixe arrefecer um pouco e envolva lentamente, com a ajuda da espátula com o azeite com basílica reservado. Reserve. PREPARAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA DE PIMENTA ROSA 12 I Leve a lume brando a glucose com o fondant e o iso/mat até atingir a temperatura de 160°C. Espalhe o preparado sobre um tapete de silicone e deixe arrefecer. 13 I No pedaços de rede camada copo limpo e seco coloque este vidrado partido em e pulverize 10 seg/vel 8. Com a ajuda de um passador fina, polvilhe o tapete de silicone até obter uma fina e espalhe por cima a pimenta rosa. Leve ao forno Retire

4 I Coloque no copo a polpa das peras e o açúcar e triture
2 min/vel4. 5 I Esprema bem a gelatina e derreta cerca de 20 segundos no micro-ondas. 6 I Adicione à polpa da pera as natas e a gelatina derretida e envolva 30 seg/vel 3. Distribua por formas individuais para panacota e leve ao frigorífico cerca de 2 horas ou até solidificar. PREPARAÇÃO DO MERENGUE DE LIMÃO

7 I Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese o açúcar e reserve. S I No copo limpo e seco, insira a borboleta, coloque as claras, o sal, o sumo e a raspa do limão e bata 5 min 30 seg/vel 3. 9 I De seguida bata 30 seg/vel 3 e adicione através do bocal da tampa, lentamente, o açúcar reservado. Retire e reserve.

a 180°C, durante 2 minutos, até o pó ficar transparente. e deixe arrefecer à temperatura ambiente. EMPRATAMENTO

14 I Desenformar cuidadosamente a panacota de pera, dosear e decorar com a transparência de pimenta rosa, queimar ligeiramente o merengue de limão, com o auxílio de um maçarico, e pincelar o prato com o pesto de basílico.

10 formas individuais Termómetro

pI

panacota

de culinária

Tapete de silicone Passador de rede fina Maçarico

o •

NOTA

IA

glucose,

o tondant e o iso/mat, para pastelaria.

encontram-se

em casas de produtos

ABRIL 2013 BIMBV 49