You are on page 1of 11

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

EXMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA DA FAZENDA PBLICA DA COMARCA DE _______________________

O MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DA BAHIA, atravs do Promotor de Justia de Defesa do Consumidor ao final assinado, no

cumprimento de uma das suas funes institucionais, vem a V. Ex., com amparo nos artigos 5, inciso XXXII, 129, III, e 170, V, da Constituio Federal, assim como artigos 11 e 13 da Lei 7.3747/85, e artigos 81 e seguintes da Lei 8.078/90, propor

AO CIVIL PBLICA,

com pedido de liminar, contra o MUNICPIO DE ______________, pessoa jurdica de direito pblico, a ser citada na pessoa do seu Prefeito Municipal Sr. ________________, na rua ______________, n _____, Bairro __________, nesta comarca; pelas razes de fato e de direito que passa a expor:

OS FATOS O demandado prestador de servio essencial de interesse local, qual seja, o fornecimento de gua populao do municpio, remunerando-se atravs do preo pago pelos consumidores. Enquadra-se, portanto, condio de fornecedor, conforme previso do art. 3 da Lei n. 8.078/90, mantendo com cada usurio do servio que presta, verdadeira relao jurdica de consumo.

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

Conforme consta do inqurito civil n ______, que faz parte integrante da presente ao, o Demandado vem fornecendo para a populao gua imprpria para o consumo humano. De acordo com informao fornecida ao Ministrio Pblico pela DIVISA Diviso de Vigilncia Sanitria do Estado e posteriormente confirmada atravs do termo de declarao de fls. , subscrito pelo Secretrio de Sade do Municpio, bem como declarao de fls. subscrita pelo Chefe do Servio de Vigilncia Sanitria Municipal, foi apurado que o Municpio no realiza o devido tratamento da gua que fornece populao, para fins de purificao e controle das suas caractersticas fsicas, qumicas e microbiolgicas. Existem vrias substncias que podem ser encontradas nas guas existentes nos mananciais de abastecimento, e que devem merecer ateno especial, dentre elas: bactrias, microorganismos (algas e protozorios), resduos industriais e domsticos, substancias corantes vegetais, agrotxicos, que podem ser nocivos sade humana. Para a adequada prestao do servio de fornecimento de gua, imprescindvel e prvio tratamento qumico, que visa proporcionar as caractersticas essenciais que a tornam potvel. Dentre as operaes qumicas necessrias cita-se a decantao, a filtrao, a clorao, a fluorao, dentre outras, que possibilitam a adequao da gua aos padres de potabilidade legalmente exigidos, protegendo a sade da populao. Durante o curso do IC, a Administrao Municipal no demonstrou qualquer interesse em solucionar o gravssimo fato investigado, deixando evidente a sua desdia em face dos acontecimentos. O Ministrio da Sade regulamentou, por meio da Portaria n. 518, de 25/03/2004, o procedimento ao qual dever a gua ser submetida antes de distribuda para o consumo, elencando requisitos de qualidade, fsicos, organolpticos e qumicos. Conforme definio atribuda pela citada Portaria, gua potvel gua para consumo humano cujos parmetros microbiolgicos, fsicos, qumicos e radioativos atendam ao padro de potabilidade e que no oferea riscos sade, explicitando no seu captulo IV as tabelas com ndices para tal padro. A omisso no dever de efetuar o tratamento da gua disponibilizada populao, por si somente, j caracteriza uma situao de grave risco sade dos consumidores, evidenciando falta da Adeministrao na prestao desse servio. A questo, portanto, independente da comprovao laboratorial quanto aos efetivos malefcios que essa falta possa ocasionar a populao.

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

Em obedincia orientao da Portaria n. 518/2004, do Ministrio da Sade, imprescindvel se faz no apenas a existncia da estao de tratamento, mas o seu funcionamento conforme as exigncias legais, inclusive com a presena de profissional qualificado para instruir tais operaes.

O DIREITO A sade foi includa na nossa Carta Magna como um direito fundamental do cidado, estipulando-se, ao mesmo tempo, como dever do Estado garanti-la a cada um dos brasileiros. Art. 6o. So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. A responsabilidade do Poder Pblico Municipal face ao dever de implantar o devido tratamento das guas para o abastecimento dos seus muncipes est declarada de forma evidente no inciso V do art. 30 da Constituio Federal, in verbis: Art. 30. Compete aos Municpios: V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, includo o de transporte coletivo, que tem carter essencial;

Ainda de referncia responsabilidade da Administrao Pblica, o art. 22, da Lei n. 8.078/90 impe:

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

Art. 22 Os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos. Pargrafo nico. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas neste artigo, sero as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste Cdigo.

O fornecimento, pelo Demandado, do servio de abastecimento de gua em desacordo aos padres de potabilidade, implica violao a direito bsico do consumidor, assim como prtica abusiva, conforme determinao da Lei n. 8.078/90: Art. 6 - So direitos bsicos do consumidor:
I - a proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos; Art. 39 vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas: ... VIII colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou servio em desacordo com as normas expedidas pelos rgos oficiais competentes ou, se normas especficas no existirem, pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial CONMETRO;

Relativamente prestao de servios, o CDC possui a seguinte disciplina, in verbis:


Art. 20 O fornecedor de servios responde pelos vcios de qualidade que os tornem imprprios ao consumo ou lhes diminuam o valor.... 2 So imprprios os servios que se mostrarem inadequados para os fins que razoavelmente deles se

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

esperam, bem como aqueles que no atendam as normas regulamentares de prestabilidade.

Consoante o magistrio do mestre Arruda Alvim:


"...a expressa vedao de que se introduza no mercado de consumo produto ou servio que possa oferecer riscos indevidos sade ou segurana dos consumidores, decorre da aplicao do princpio da adequao, segundo o qual todos os produtos e servios devem atender ao binmio segurana/qualidade (...) e da concentrao cogente do direito bsico do consumidor encartado no inciso I do art. 6 em ter assegurada a proteo da vida, sade e segurana contra riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos (...). Como visto nos comentrios aos arts. 6 e 8, no sistema de proteo ao consumidor, a sade e segurana esto entre os bens jurdicos que, por sua relevncia, recebem tutela mais ampla, compreendendo-se o direito sade como manifestao do constitucional direito vida, e incluindo-se no contedo do direito segurana a proteo da incolumidade patrimonial do consumidor..." (Cdigo do Consumidor Comentado, 2 edio, RT, ps. 84/86).

A conduta negligente do Municpio quando descumpre a determinao legal, no fornecendo tratamento eficaz da gua oferecida sua populao, representa potencial risco ao consumidor local, que fica vulnervel diante do fornecedor pblico, consumindo gua imprpria, e ainda pagando pela mesma. Registre-se, que sendo a gua um bem comum do povo, no constitui objeto de negociao, pois est fora do comrcio. Ao prestador do to relevante servio de fornecimento de gua, somente permitida a cobrana dos custos relativos sua captao, tratamento e distribuio. Sabe-se que a Lei 8.078/90 protege o consumidor no apenas diante da ocorrncia de dano efetivo, mas tambm contra eventuais riscos que possam sofrer em decorrncia do consumo de produtos ou servios. Em contrapartida ao direito de proteo, est a obrigao de o fornecer oferecer produtos e servios adequados, imunes a causao de malefcios. O no cumprimento desse dever conduz a imputao de responsabilidade.

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

Acrescentando, a Portaria MS n. 518 aprovou, em forma de anexo, Norma de Qualidade da gua para Consumo Humano, que determina:

Art. 7. So deveres e obrigaes das Secretarias


Municipais de Sade I - exercer a vigilncia da qualidade da gua em sua rea de competncia, em articulao com os responsveis pelo controle de qualidade da gua, de acordo com as diretrizes do SUS; Art. 21. O sistema de abastecimento de gua deve contar com responsvel tcnico, profissionalmente habilitado.

Precisamente no que diz respeito gua para consumo humano, os padres de qualidade e a adequao do servio, so regidos pelos dispositivos da j citada Portaria MS n. 518/2004, que devem ser observados em todo pas. Art. 2. Toda a gua destinada ao consumo humano
deve obedecer ao padro de potabilidade e est sujeita vigilncia da qualidade da gua. Art. 9. Ao(s) responsvel(is) pela operao de sistema de abastecimento de gua incumbe: I - Operar e manter sistema de abastecimento de gua potvel para a populao consumidora, em conformidade com as normas tcnicas aplicveis publicadas pela ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas e com outras normas e legislaes pertinentes.

Essa importante Portaria ainda inclui dentre os deveres das Secretarias Municipais de Sade, e impe ao operador do sistema de tratamento, o atendimento ao direito informao, de titularidade do consumidor, seno vejamos:
Art. 7. So deveres e obrigaes das Secretarias Municipais de Sade: ...

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

VI - garantir populao informaes sobre a qualidade da gua e riscos sade associados, nos termos do inciso VI do artigo 9 deste Anexo Art. 9. Ao(s) responsvel(is) pela operao de sistema de abastecimento de gua incumbe: ... VI - fornecer a todos os consumidores, nos termos do Cdigo de Defesa do Consumidor, informaes sobre a qualidade da gua distribuda, mediante envio de relatrio, dentre outros mecanismos, com periodicidade mnima anual e contendo, no mnimo, as seguintes informaes: a) descrio dos mananciais de abastecimento, incluindo informaes sobre sua proteo, disponibilidade e qualidade da gua; b) estatstica descritiva dos valores de parmetros de qualidade detectados na gua, seu significado, origem e efeitos sobre a sade; e c) ocorrncia de no conformidades com o padro de potabilidade e as medidas corretivas providenciadas. ... VIII - comunicar, imediatamente, autoridade desade pblica e informar, adequadamente, populao a deteco de qualquer anomalia operacional no sistema ou no conformidade na qualidade da gua tratada, identificada como de risco sade, adotando-se as medidas previstas no artigo 29 deste Anexo;

Reforada, ento, a determinao trazida pelo Cdigo Consumerista, que j amparava o direito do consumidor informao:
Art. 6 - So direitos bsicos do consumidor: ... III - a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem;

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

O PEDIDO LIMINAR Representando a gua elemento vital sobrevivncia humana, sua impropriedade para o consumo humano compromete a sade e a vida dos consumidores. Caso seja possibilitado Administrao Municipal continuar procedendo de forma irregular no tratamento das guas para consumo pblico enquanto tramita o processo, estar-se- permitindo a continuao de uma atividade que, comprovadamente, possui elevadssimo nvel de risco para a sade pblica, potencializando ainda mais a ocorrncia de danos futuros em prejuzo da sade e do bem estar de um nmero indeterminado de pessoas . Fica patente a existncia de perigo de leso efetiva e irreparvel a bens humanos inalienveis, como a vida e a sade. Diante de tais requisitos, presentes se fazem, indubitavelmente, o fumus boni juris e o periculum in mora, evidenciando a extrema necessidade da concesso da medida liminar. Assim, em ateno ao art. 12 da Lei n. 7.347/85, requer a V. Ex. que determine liminarmente ao Demandado o cumprimento da obrigao de fazer, consistente em: 1- Determinar a realizao, em laboratrio credenciado, de exames fsico - qumicos na gua oferecida populao; 2- Informar populao, atravs de nota a ser divulgada em estaes de rdio locais, acerca do vcio de qualidade da gua, orientando-a ferver a gua destinada ao consumo prprio. 3- Abster-se de cobrar dos consumidores tarifa pelo fornecimento da gua, enquanto a mesma no estiver dentro do padro de potabilidade, uma vez que, como se afirmou acima a gua, per si , no objeto de negociao, mas apenas o seu tratamento e distribuio. Como no h tratamento, e o custo pela sua distribuio, j teria sido remunerado, no se justifica a cobrana por um tratamento que no ocorre. uma hiptese de enriquecimento ilcito. Conforme disposto no art. 11 da Lei n. 7.437/85 e art. 84, 3 e 4 da Lei n. 8.078/90, para o caso de descumprimento de tal determinao, requer seja a Administrao Pblica condenada a arcar com multa diria de R$ X.000,00 (XX mil reais), incidente a partir do decurso de prazo a ser concedido por V. Ex.

OS PEDIDOS PRINCIPAIS:

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

Ex positis, requer o Ministrio Pblico: 1- A citao do Demandado, na pessoa do Prefeito Municipal, para, querendo, contestar a presente ao, no prazo legal, sob pena de confisso e revelia; 2- A procedncia total desta Actio para condenar, ao final, o Demandado obrigao regularizar o sistema de fornecimento de gua populao local, conforme padres de potabilidade determinados pela Portaria MS n. 518/2004, bem como especificaes ditadas pelo Ministrio da Sade, e Associao de Normas Tcnicas, devendo, para tanto: 2.1. Implantar e operar estao de tratamento da gua destinada ao consumo humano, em conformidade com as normas pertinentes; 2.2. Manter a qualidade da gua produzida e distribuda por meio de: a) Controle operacional das unidades de captao, aduo, tratamento, reserva e distribuio; b) Exigncia do controle de qualidade, por parte dos fabricantes de produtos qumicos utilizados no tratamento da gua; c) Nomeao de responsvel tcnico profissionalmente habilitado para instruir as operaes de tratamento; d) Capacitao e atualizao tcnica dos operadores encarregados da estao de tratamento e do controle da qualidade da gua; e) Anlises laboratoriais de amostras coletadas em diversas partes da rea que compe o sistema de abastecimento. f) Encaminhar autoridade de sade pblica, para fins de comprovao do atendimento s normas da Portaria MS n. 518/2004, relatrios mensais com informaes sobre o controle da qualidade da gua; 3- Fornecer a todos os consumidores informaes sobre a qualidade da gua distribuda, nos termos do Cdigo de Defesa do Consumidor;

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

4- Manter mecanismos para recebimento de queixas referentes s caractersticas da gua e para adoo das providncias pertinentes; 5- Ademais, requer ainda seja o Demandado condenado no dever de indenizar as pessoas que sofreram danos fsicos e/ou morais, em razo do fornecimento, pelo condenado, de gua sem qualidade, obrigao esta que dever ser objeto de execuo especfica, na forma do CDC. 6- A inverso do nus da prova, com fulcro no art. 6, VIII, d, da Lei n. 8.078/90, caso V. Ex. entenda pela necessidade de outras provas alm das j acostadas, ou se assim no for, a faculdade de produo de provas por todos os meios em direito admitidos, especialmente prova testemunhal e pericial; 7- A dispensa do pagamento de custas, emolumentos e quaisquer outras despesas processuais, conforme dispe o art. 18 da Lei n. 7.347/85, e art. 87 do Cdigo de Defesa do Consumidor; 8- Condenar o demandado ao pagamento das custas processuais e demais nus da sucumbncia. D-se causa, por estimativa, o valor de R$ XX.000,00 (XXX mil reais). N. Termos, P. Deferimento. ______________, _____ de ______________ de 2006.

Promotor de Justia

Em anexo: Inqurito Civil n. _______ .

PAGE 1/ NUMPAGE \*Arabic 11

You might also like