agCAP – Controle de Atualizações do Protheus Versão 1.

1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO

O que é o agCAP?

O agCAP nasceu da necessidade que eu tinha para atualizar o Protheus na empresa onde trabalho, temos várias customizações que precisam ser compiladas diariamente, e temos vários serviços no Windows e vários RPOs, ficar parando serviço por serviço, e atualizar RPO por RPO era trabalhoso, então resolvi criar o agCAP para facilitar este processo, usamos aqui na empresa e me ajuda muito, então resolvi compartilhar este programa com todos, o agCAP possui versão Windows e versão Android, lembrando que para usar a versão Android é necessário ter a versão Windows configurada, usando a versão Android você terá acesso as funcionalidades da versão Windows, só que de qualquer lugar que você estiver.

Obrigado por fazer o download do agCAP. Visite o meu site e faça seu cadastro é rápido e gratuito, e você ficará por dentro das novidades do agCAP. www.alexandre-goncalves.com

Veja abaixo como utilizar o programa.

INSTALAÇÃO: Sugestão de instalação: Crie uma pasta chamada agCAP dentro do mesmo servidor que contêm os repositórios que serão atualizados. faça cópia do arquivo . os seguintes arquivos deverão estar dentro desta pasta agCAP. são elas: SERVIÇOS: . Os arquivos DLL´S e OCX são necessários para comunicação com o banco de dados. Caso queira fazer backup da configuração do agCAP. servidores de e-mails e o Protheus por isso precisam estar na mesma pasta.SQL3 (banco de dados). E abrirá a tela para as configurações necessárias.

Utilize o nome do serviço registrado no Windows e não o nome de exibição ou descrição. Após cadastrar os serviços. é necessário renomear o executável (.exe Os campos domínio\usuário e senha são obrigatórios para acessar os serviços/processos (. não pode haver processos (.exe) de cada balanceamento.INI do seu server. para gravar as informações.Nesta seção. clique em Salvar Serviços.exe) com o mesmo nome iniciados no Windows.exe / TotvsAppServerMaster. o usuário precisa ter permissão de administrador.exe) pois no caso do serviço ficar travado. essa configuração fica dentro do .exe / TotvsAppServer2. o agCAP irá ignorá-los quando iniciar a atualização. Os serviços serão parados e iniciados respeitando a ordem cadastrada aqui. Exemplo: TotvsAppServerLicense. Quando você cadastrar um novo serviço o campo ATIVO é automaticamente colocado como SIM ( queira desativar algum serviço clique no ícone e ele irá alterar para NÃO ( ). . o agCAP irá forçar o encerramento do processo automaticamente.exe) do Windows. ) caso Os serviços que estiverem desativados. senão todos serão encerrados ao mesmo tempo sem respeitar a ordem cadastrada. Veja no exemplo acima.exe / TotvsAppServer1.Totvs1 Ou abra a lista de serviços do Windows e clique em propriedades do serviço para ver o nome real que foi instalado. Se você usa balanceamento. você deverá cadastrar todos os serviços do Windows envolvidos com o Protheus. o nome do serviço é . e não esqueça de cadastrar também o nome do executável (.

clique em Salvar Repositórios.REPOSITÓRIOS: Nesta seção você tem que cadastrar todos os RPO que são utilizados no Protheus e que serão atualizados. No dia e horário agendado. Após cadastro. Para os backups não ficarem ocupando muito espaço em disco. o agCAP irá parar todos os serviços e processos. . marque a opção deletar backup e configure um número de dias que será mantido de backup. pois ninguém estará usando. assim o arquivo de destino não é substituído. Caso queira fazer uma cópia de segurança antes da cópia. depois irá copiar os arquivos de (origem) para os arquivos de (destino). onde seus programas serão compilados a qualquer hora do dia. deixe marcada a opção de fazer backup. Você precisa de um RPO (origem) onde só as equipes de programadores terão acesso. e por último irá iniciar todos os serviços novamente.

Após cadastro. Para ativar ou desativar. Após ativar a atualização. caso queira que o agendamento se inicie quando entrar no agCAP. o sistema ficará em execução na área de notificação do Windows. . clique em Salvar Agendamento. clique no botão correspondente.AGENDAMENTO: Aqui você pode agendar os dias e o horário que a atualização será iniciada. aguardando pra iniciar a atualização. Marque a opção ativar automaticamente.

LOG: Aqui ficará todo os logs de atualizações do sistema.HISTÓRICO: Nesta seção você poderá manter um histórico das atualizações que foram feitas no Protheus. clique em Salvar Histórico. você pode utilizar os botões mostrar hoje ou mostrar tudo para controlar o que será visto ou clicar em Limpar LOG para excluir os registros. . Após cadastro.

REMOTO: Nesta seção você irá configurar uma porta e os usuários que terão acesso externo usando o agCAP versão Android. Após cadastro. E tem opção para definir um horário e enviar um email de alerta para algum email. para envio de e-mails. clique em Salvar Remoto. clique em Salvar Email. Após cadastro. na conta do email informado. EMAIL: Nesta seção você irá configurar um servidor smtp. depois de cada atualização. No meu caso eu cadastrei um grupo de email da filial 01 e da 02. ou grupo de emails. Você receberá um email de log. . e esse grupo de emails é disparado para todos os usuários das filiais.

Poderá também agendar um horário para derrubar todos os usuários conectados e bloquear o acesso do sistema. acesse o site e deixe seu recado. obrigado por fazer o download do agCAP. Visite o meu site e faça seu cadastro é rápido e gratuito.alexandre-goncalves. senha e ambiente Protheus. ou tem alguma sugestão ou bug. aguardando para ser executado. clique em Salvar Monitor. e você ficara por dentro das novidades do agCAP.com Caso ainda resta dúvida na configuração. possibilitando enviar mensagens de alerta ou derrubar os usuários. até o final da atualização.com/duvidas-sugestoes-bugs/ . Depois de fazer o cadastro em todas as seções e ativar o agendamento. www.alexandre-goncalves. basta minimizar o aplicativo e ele ficará na área de notificação do Windows.MONITOR: Nesta seção você pode configurar um usuário. Após cadastro. Você pode também agendar um horário para envio de um alerta automático antes da atualização para todos os usuários conectados no Protheus. para que o agCAP acesse o Protheus e receba informações de usuários conectados. Mais uma vez. www.