Estudo Dirigido de Metodologia da Pesquisa – AV1 – aulas 1 a 5 Objetivo da aula 1: 1. Avaliar a importância e aplicação da pesquisa científica; 2.

Diferenciar os tipos de pesquisa com base em objetivos e procedimentos. Conceitos importantes: O que é pesquisa? Elementos que caracterizam a pesquisa. As razões que direcionam para pesquisa. Classificação da pesquisa: natureza, abordagem, procedimentos e objetivos. Recomendação: ler as telas, fazer apontamentos dos conceitos, ver os exemplos, refazer os exercícios e reler o material didático na parte correspondente ( indicado no item “MATERIAL DIDÁTICO”). Objetivo da aula 2: 1. Reconhecer que a escolha de um tema para pesquisa não deve ser ao acaso; 2. Identificar os critérios que auxiliam a delimitação do tema; 3. Escolher o tema para o trabalho de conclusão de curso e elaborar seu mapa conceitual. Conceitos importantes: Começar a pesquisa: a escolha do tema como objeto da pesquisa. Diferença entre tema e assunto. Os critérios para escolha do tema: específico, acessível, exequível, exigências institucionais, atual, controvertido, aptidão para o tema, interesse pessoal e maturidade intelectual. O que é Mapa conceitual? Para que serve?

Recomendação: ler as telas, fazer apontamentos dos conceitos, ver os exemplos, refazer os exercícios e reler o material didático na parte correspondente (indicado no item “MATERIAL DIDÁTICO”).

Objetivo da aula 3: 1. Realizar a pesquisa bibliográfica pertinente ao seu objeto de pesquisa; 2. Organizar as fontes bibliográficas para leitura. Conceitos importantes: Pesquisa bibliográfica: fontes primárias e secundárias. Diferença entre pesquisa bibliográfica e documental. A internet como fonte de informação. Etapas para pesquisa bibliográfica. Fichamento, resumo e resenha. Recomendação: ler as telas, fazer apontamentos dos conceitos, ver os exemplos, refazer os exercícios e reler o material didático na parte correspondente (indicado no item “MATERIAL DIDÁTICO”).

Reconhecer os critérios para avaliar um problema na pesquisa científica. 2. Características de um problema científico. ver os exemplos. Identificar os conceitos de variável e hipótese. ver os exemplos. 2. refazer os exercícios e reler o material didático na parte correspondente (indicado no item “MATERIAL DIDÁTICO”).Objetivo da aula 4: 1. Construir os objetivos claros e precisos para a sua pesquisa. Elaborar de maneira discursiva as razões que justificam investigar o seu problema científico. fazer apontamentos dos conceitos. O que é um problema de engenharia? O que é um problema de valor? O problema deve conter variáveis: o que são variáveis? Quais os tipos estudados? Como formulamos uma hipótese de trabalho para pesquisa? Quais os critérios para formulação de hipóteses? Recomendação: ler as telas. 3. Objetivo da aula 5: 1. Formular de maneira lógica e coerente um problema científico para sua pesquisa. Conceitos importantes: O que significa problematizar um tema para pesquisa? Conceito de problema científico. refazer os exercícios e reler o material didático na parte correspondente (indicado no item “MATERIAL DIDÁTICO”). fazer apontamentos dos conceitos. Conceitos importantes: O que entendemos por objetivos de uma pesquisa? Qual a diferença entre objetivo geral e específicos? Quais são os três passos para a elaboração de objetivos? Qual a importância dos objetivos num trabalho de pesquisa? Qual a importância da justificativa para um trabalho de pesquisa? Quais os critérios para a elaboração da justificativa? Recomendação: ler as telas. .