8ª série

CIÊNCIAS - Movimentos e forças
1 Responda utilizando os dados da tabela. Os carros A, B, C, D e E percorrem diferentes distâncias em diferentes intervalos de tempo, conforme a tabela abaixo.
Carro Distância percorrida (km) 90 250 480 180 240 Intervalo de tempo (h) 3 5 6 2 4
a variação da velocidade indica-se pela no
Constante Espaço percorrido Velocidade

5 Complete o mapa de conceitos.
O movimento

caracteriza-se por

A B C D E

pode ser

no

a) Qual é o carro mais rápido? b) Qual é o carro mais lento? c) Quem é mais rápido, B ou C? d) Qual é a ordem crescente de velocidades médias desses carros? 2 Calcule a velocidade de um juiz de futebol. Durante uma partida de futebol, um juiz corre, em média, 15 km durante os 90 minutos de duração do jogo. Determine, em km/h, sua velocidade média. 3 Dê exemplos. I. Exemplifique uma situação em que alguma força age sobre um corpo e, apesar disso, ele não se move. II. Exemplifique uma máquina simples que diminua o valor da força exercida. 4 Explique. I. É freqüente vermos, nas escadas de metrôs, estações rodoviárias ou escolas, fitas ásperas na borda dos degraus. Qual é a utilidade dessas fitas? II. Abra um caderno em uma folha em branco e peça a um colega para mantê-lo levantado, em posição horizontal. Com o caderno nessa posição, utilizando uma caneta esferográfica, procure escrever alguma coisa na folha em branco. Você consegue? Explique por quê. III. Assim que um avião decola, um dispositivo retrai as rodas de aterrissagem. Qual seria a desvantagem de mantê-las fora do avião?

Movimento acelerado

6 Compare. O funcionamento de um saca-rolhas baseiase no de uma máquina simples. Qual? 7 Analise os movimentos (I a VI) e complete a tabela. I. Movimento de uma pedra que cai do alto de um prédio. II. Movimento de um vagão de montanharussa. III. Movimento do som no ar. IV. Movimento de um ioiô. V. Movimento de uma roda-gigante. VI. Movimento de um automóvel que viaja sempre a 50 km/h, em uma estrada de terra.
Tipo de movimento Retilíneo Variável Circular Circular Curvilíneo Não circular Não circular Constante Variável Constante Variável Velocidade Constante Exemplo III

1

b) Quando um carro parado arranca bruscamente somos forçados contra o banco. do carro em cada trecho? b) Qual é a velocidade média. em km/h. o outro. Entre as situações apresentadas. determine a resultante das forças F1 e F2. d) Estando em pé. dentro de um ônibus em movimento. d) Sobre um objeto que está em repouso. Um carro demora 30 min para percorrer 40 km e. se ele frear somos arremessados para a frente. Dois ciclistas partem de uma cidade às 8h00. c) Para esticar uma mola devemos exercer uma força sobre ela. b) Duas forças que têm a mesma direção e o mesmo sentido são sempre iguais. podem estar atuando várias forças. Em cada uma das situações abaixo. a) Qual é a velocidade média. do carro no percurso total de 50 km? II. c) A força de atrito dificulta o movimento de dois objetos que estão em contato. a) Que tempo demora cada ciclista para percorrer 50 km? b) Que distância haverá entre os dois ciclistas quando o primeiro tiver percorrido 50 km? 9 Analise a foto e responda. CID 11 (UEL-PR-adaptação) Um homem caminha com velocidade vH = 3. e) A Terra exerce. chamada peso. sobre os corpos. Um deles pedala a 20 km/h e. b) F1 F2 c) F1 F2 2 . a) O peso de um corpo nunca muda. em km/h. Essas velocidades satisfazem a relação: d) vA > vI > vH a) vI > vH > vA b) vH > vA > vI e) vA > vH > vA c) vH > vI > vA 12 Classifique as afirmações como verdadeiras (V) e falsas (F). 13 Desenhe a força resultante. depois. a) F1 F2 a) Alguma força está atuando sobre os corpos que aparecem na foto? Quem a exerce? b) Existe algum contato entre o corpo que produz a força e o corpo sobre o qual é aplicada? c) O que aconteceria se a força deixasse de agir? 10 Identifique em que situação atua o Princípio da Inércia.8 Calcule.6 km/h. se este fizer uma curva devemos nos segurar para não cair. uma ave com velocidade vA = 30 m/min e um inseto com velocidade vI = 60 cm/s. uma força vertical dirigida para baixo. demora 10 min para percorrer 10 km. I. a 25 km/h. quais podem ser explicadas pelo Princípio da Inércia? a) Estando dentro de um carro em movimento.

a) F. 5. As rodas mantidas fora do avião aumentariam a resistência do ar ao movimento do avião. 11. O movimento 13. A Terra. b. R caracteriza-se por Espaço percorrido Velocidade pode ser Variável Constante R no a variação da velocidade indica-se pela Aceleração no Movimento uniforme Movimento acelerado 6. isso pode evitar que as pessoas escorreguem nas escadas. 4. c. 12. a. I. 3. b) Não. uma pessoa exerce força com as mãos sobre uma caixa pesada e esta não se move.5 km. c) V. II. b) O carro mais lento é o A. c) O mais rápido é o C. III. a) Sim. a) 80 km/h (aproximadamente) e 60 km/h. Um plano inclinado (parafuso).Respostas 1. 7. 8. a) O carro mais rápido é o D. II. d) A – B – E – C – D. As fitas ásperas aumentam o atrito com as solas de sapatos. Não se consegue escrever porque a força da gravidade não age sobre a tinta da caneta e. 2. b) F. Tipo de movimento Retilíneo Circular Circular Curvilíneo Não-circular Não-circular Velocidade Constante Variável Constante Variável Constante Variável Exemplo III I V IV VI II R 3 . b) 75 km/h. Uma pessoa encostada em uma parede exerce força sobre a parede e esta não se move. c) A pessoa e o pára-quedas ficariam flutuando no ar. 9. 10. 10 km/h. II. Ou. com isso. Utilizando uma barra como uma alavanca consegue-se levantar uma grande pedra que uma pessoa não conseguiria levantar exercendo apenas sua força muscular. c) 12. respectivamente. a) 2h30 e 2h. respectivamente. d. não a faz escorrer. d) V. I. I.