COLÉGIO CONSTRUINDO ENSINO MÉDIO

Avaliação: Física Professor: Fabrício Aluno: _________________________________________________N°____ Série: 3º EM Data:__ /12/2012 Lista de Exercícios – Recuperação Final _____________________________________ 01. (UDESC) Aproximadamente 50% do peso corporal é sustentado pela quinta vértebra lombar. Qual a pressão exercida sobre a área de 20 centímetros quadrados dessa vértebra, em um homem ereto de 800 N de peso? _____________________________________ 02. Suponha que tenha sido descoberto um novo planeta do Sistema Solar com raio orbital de . Sendo o valor da constante da 3ª Lei de Kepler, qual é o período de revolução do novo planeta em segundos? _____________________________________ 03. O corpo M representado na figura pesa 80 N e é mantido em equilíbrio por meio da corda AB e pela ação da força horizontal ⃗⃗⃗ de módulo 60 N. Considerando g = 10 m/s 2, qual a intensidade da tração na corda AB, suposta ideal, em N? 05. (UNICAMP) Uma das aplicações mais comuns e bem sucedidas de alavancas são os alicates. Esse instrumento permite amplificar a força aplicada (Fa), seja para cortar (Fc), ou para segurar materiais pela ponta do alicate (Fp).

a) Um arame de aço tem uma resistência ao corte de N/m2, ou seja, essa é a pressão mínima que deve ser exercida por uma lâmina para cortá-lo. Se a área de contato entre o arame e a lâmina de corte do alicate for de 0,1 mm2, qual a força Fc necessária para iniciar o corte? b) Se esse arame estivesse na região de corte do alicate a uma distância dc = 2 cm do eixo de rotação do alicate, que força Fa deveria ser aplicada para que o arame fosse cortado? (da = 10 cm) _____________________________________ 06. (Unicamp-SP) Um aluno necessita de um resistor que, ligado a uma tomada de 220 V, gere 2 200 W de potência térmica. Ele constrói o resistor usando um fio constantan número 30, com área de seção transversal de e condutividade elétrica de ( ) a) Que corrente elétrica passará pelo resistor?

_____________________________________ 04. No modelo de Börh do átomo de hidrogênio, o elétron, em dado estado, executa revoluções por segundo ao redor do próton, numa trajetória circular. Sendo a carga do elétron igual a , calcular a intensidade da corrente elétrica em um ponto qualquer da órbita. _____________________________________

500 V d) 8. a 0ºC. 2ª – O banco do carro impulsionou a pessoa para a frente no instante da freada. contém 270 g de água a 0ºC.500 V e) 9. _____________________________________ 13. Desprezando os atritos. O módulo da velocidade média. 200 g de cobre (c = 0. determine o módulo da aceleração adquirida. _____________________________________ 08. é? _____________________________________ 14. Colocam-se. preenchidas com água até a metade. desloca-se segundo a equação x = – 2 – 4t + 2t2. . em m/s. (Mackenzie-SP) Um corpúsculo de 0. ) A ddp entre os pontos A e B desse campo elétrico é de: a) 1.000 V c) 7. Considere . Admitindo-se que toda a energia fornecida pelo forno será absorvida pelo gelo. conforme a figura B. (UFPE) Um cubo de ferro de 5.0 cal/gºC. O cubo está em equilíbrio.2 g eletrizado com carga de varia sua velocidade de 20 m/s para 80 m/s ao ir do ponto A para o ponto B de um campo elétrico.0 cm. Qual será o comprimento da coluna de óleo? _____________________________________ 09. no interior do calorímetro. Qual é a tensão no fio em unidades de 10 – 2 N? (Dados: g = 10 m/s2. imerso em um recipiente com água. entre os instantes t = 0s e t = 4s. no interior de um forno micro-ondas de 1. adiciona-se óleo de massa específica igual a 0. perpendiculares entre si e de intensidade 6 N e 8 N. em que x é medido em metros e t. Três pessoas dão as seguintes explicações sobre o fato: 1ª – O carro foi freado. mas o passageiro continuou em movimento. de equivalente em água de 30 g.b) Qual será a sua resistência elétrica? c) Quantos metros de fio deverão ser utilizados? _____________________________________ 07.80 g/cm3 a uma das colunas até a coluna da direita estar totalmente preenchida.000 V _____________________________________ 10. Determine a temperatura de equilíbrio térmico.500 V b) 3. Um vaso comunicante em forma de U possui duas colunas da mesma altura h = 42. (UFES) Um carro freia bruscamente e o passageiro bate com a cabeça no vidro parabrisa. (UFSC) Uma partícula. dessa partícula. agem sobre um corpo de 2 kg que se encontra sobre uma superfície plana e horizontal.09 cal/gºC). (FGV-SP) Colocam-se 900 g de gelo. em segundos. à temperatura de 224ºC. _____________________________________ 11. Em seguida. devemos programa-lo para funcionar durante: a) 3 min b) 4 min c) 6 min d) 12 min e) 0. Um calorímetro. efetuando um movimento retilíneo.0 cm3 de volume está ligado por um fio a um balão cheio de gás hélio.5 min _____________________________________ 12. considerando cágua = 1.200 W para serem transformados em água também a 0ºC. Duas forças horizontais.

c) a 1ª e a 3ª pessoa. Pretende-se. a) A que distância da lente deverá ficar a tela? b) A que distância da lente deverá ficar o objeto? _____________________________________ Bons Estudos! . e) as três pessoas. b) apenas a 1ª pessoa. com auxílio da lente. _____________________________________ 15.3ª – O passageiro só foi jogado para frente porque a velocidade era alta e o carro freou bruscamente. (UNESP) Dispõem-se de uma tela. de um objeto e de uma lente convergente com distância focal de 12 cm. O movimento de um motoqueiro encontrase registrado no gráfico abaixo: a) Qual é o módulo da aceleração do motoqueiro durante a frenagem? b) Qual é o deslocamento do motoqueiro entre t = 0 e t = 100 s? _____________________________________ 16. obter na tela uma imagem desse objeto cujo tamanho seja 4 vezes maior que o do objeto. d) apenas a 2ª pessoa. Podemos concordar com: a) a 1ª e a 2ª pessoa.