UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO-UNISA DIGITAL

Edilei Maria Lopes de Souza

IV FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

PARAUAPEBAS-PA 2013

RA: 1947184.UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO-UNISA DIGITAL Curso Bacharelado em Serviço Social IV FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Relatório apresentado por EDILEI MARIA LOPES DE SOUZA. PARAUAPEBAS-PA 2013 . do curso de graduação de Bacharelado e Serviço Social. para atividades complementares.

Foi colocado pelos presentes. Após a composição da mesa de abertura cada integrante expôs a importância da realização do evento. Josineto – Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas. à liberdade e à convivência familiar e comunitária. à profissionalização. a efetivação dos direitos referente à vida. ao lazer. à cultura. Promotor Público.069. saúde.Relatório: IV Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Tema: Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: QUAL É A MINHA CONTRIBUIÇÃO? CARGA HORÁRIA: 8h DATA: 18/10/2013 Palestrante: Ricardo Silva – advogado/Conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. ao respeito. Lei n° 8. à dignidade. com absoluta prioridade.vice-prefeita do município de Parauapebas . possibilitando à sociedade um espaço de discussão sobre as às Políticas Públicas e garantia de direitos sociais da infância e da adolescência. 4° É dever da família. . sendo um dever e responsabilidade de toda a garantiada efetivação dos direitos sociais: (ECA. O trabalho apresentado tem por finalidade relatar o IV Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema: Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: QUAL É A MINHA CONTRIBUIÇÃO? Inicialmente foi composta e apresentada a mesa de abertura com os seguintes representantes: Líbio Araújo – Exmo. é preciso trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares. da comunidade em geral e do poder público assegurar. ao esporte. além de ser um momento valioso para a elaboração de propostas. Instituição Organizadora: COMDCAP – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. à educação. Local: CRIAR Período de Realização: 8h às 18h Objetivo da Participação:buscar conhecimento fortalecimento dentro da articulação em prol do monitoramento das políticas públicas voltadas a atendercrianças e adolescentes . Leudicy Leão -Secretária de Assistência Social e demais funcionários da SEMAS e outros órgãos. à alimentação. de 13 de Julho de 1990). Juiz de Direito. Sra. Art. Sra. Ângela Maria . Sr.

geracional. racionalidade e opção política.Em seguida. considerado sua condição peculiar de desenvolvimento. 7°. 2013 Edilei Maria Lopes de Souza .5. cultural. 3°. Foi feito uma prépropostas e em seguida foi divido os grupos para discussão de propostas. Regimento Interno e Plano Decenal do COMDCAP. fóruns e outros. em especial sobre os assuntos a les relacionados. encerramento e entregas de certificados. como Conselheiro.Que os conselhos de Direitos ( COMDCAP ) acompanhe o processo de criação de Grêmios Estudantis. Protagonismo e Participação de Criança e Adolescentes. 10°. Diretriz: Fomento de Estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão livre de Crianças e Adolescentes.Garantir a efetivação de atividades socioeducativos em ONG’S. o Sr. Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. 6°. 4°. 2. orientação sexual. 5°Garantir a divulgação das ações do CAMDCAP e da ECA. pessoas com deficiências e as diversidades de Gênero. sendo estes: 1. aulas com participação de crianças e adolescentes. Protagonismo e participação de crianças e adolescentes. religiosa.Que o CAMDCAP acompanhe o papel da educação no cumprimento na formação de verdadeiros cidadãos. Eleição da nova diretoria do V Fórum DCA. para que crianças e adolescentes participem do processo. contribuindo com a organização e realização de eventos.Que na composição das comissões organizadoras de garantias de direitos. conforme consta Lei.4. No retorno das atividades. seja garantida a participação de crianças e adolescentes. 9°. PARAUAPEBAS-PA. 3. 8°.Foi criadas treze propostas: 1°. Onde eu participei do Eixo 3.Que os próprios Adolescentes sejam os protagonistas de eventos voltados a crianças e adolescentes. encerrando o primeiro momento da programação do evento. Josenilson – Secretário Adjunto de Assistência Social realizou uma leitura sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. o Presidente do COMDCAP (Aldo Serra) fez a leitura da Ata do III Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.Participação de adolescentes no conselho municipal dos direitos da criança e do Adolescente. territorial. Em seguida.Proporcionar meios/Estruturas para participação de crianças e adolescentes com deficiência nos eventos. Promoção dos direitos das crianças e adolescentes. 2°.Garantir dinamismo das didáticas em palestras. Controle social e efetivação dos direitos. étnico-racial. Proteção e defesa dos direitos.Garantir a criança criação e manutenção de Grêmios Estudantis. Josenilson Gomes apresentou os eixos temáticos a serem discutidos em grupos de trabalho.