Casados para Sempre

As Cinco Linguagens do Amor

AGRADECIMENTOS
 Coordenadores do “Ministério Casados para Sempre”  Pr. José Eudo e Dcsa Alline Franco

 Aos casais que se empenharam para estarem neste evento

adzsul-sp

Casados para Sempre
As Cinco Linguagens do Amor

ANTES DE COMEÇARMOS...
Apresentação do Palestrante

Expectativa deste encontro

adzsul-sp

Casados para Sempre
As Cinco Linguagens do Amor

TEMA DESTE ENCONTRO
“As Cinco Linguagens do Amor”

adzsul-sp

Casados para Sempre
As Cinco Linguagens do Amor

FOCO DA PALESTRA Qual das Cinco Linguagens do Amor apresentada nesta palestra, seu parceiro(a) mais se identifica? E como você está investindo nessa linguagem para manter o Tanque do Amor de seu parceiro(a) cheio?

“Não permita que o TEMPO esvazie esse tanque” adzsul-sp

Casados para Sempre
As Cinco Linguagens do Amor

Então vamos às Cinco Linguagens do Amor...
1ª - Palavra de Afirmação 2ª - Qualidade de Tempo 3ª - Receber Presentes ou estar Presente 4ª - Atos de Serviço 5ª - Toque Físico

Procure identificar em qual dessas linguagens de amor seu parceiro(a) mais se sente valorizado(a).
adzsul-sp

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR Palavra de Afirmação Pergunta: Por que com os passar dos anos o casal vai perdendo a delicadeza e a gentileza?  Um BOM ELOGIO pode manter o agradecimento de seu parceiro(a) vivo por meses (Pv. 18:21)  Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do AMOR. Se queremos amar um ao outro. precisamos saber quais são as linguagens de amor da pessoa amada. adzsul-sp . VOCÊ JÁ ELOGIOU ELE(A) HOJE? Se desejamos desenvolver um relacionamento saudável. precisamos saber como fazê-lo...

Diz isto na frente das pessoas Nunca esquece meu aniversário Ele(a) é um(a) crente fiel. mas de forma agradável. principalmente se seu parceiro(a) valoriza a linguagem de amor “afirmação” ou elogios. Um exemplo pra mim adzsul-sp .Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor Devemos falar as grandes verdades. de oração. ALGUNS ERROS • • • • • Não posso acreditar que você me tenha feito isso! Não sei se algum dia vou esquecer o que você me fez Você deveria ficar de joelhos e implorar o meu perdão Não sei se vou conseguir perdoá-lo um dia Isso nunca dará certo ou você não muda mesmo! *** São palavras destrutivas! DICAS DE AFIRMAÇÃO • • • • Este homem (mulher) dá um duro no trabalho ou em casa Ele(a) sempre diz que me ama.

Você tem um elogio aí??? adzsul-sp .Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR Palavra de Afirmação! Será esta a Linguagem de Amor que seu parceiro(a) mais se identifica e que mantém o tanque do amor cheio? Como você está usando a linguagem do amor PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO no seu relacionamento diário? Quando o seu parceiro(a) se sente valorizado(a) com suas palavras de afirmação ele(a) enche o seu Tanque de Amor por você.

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor SEGUNDA LINGUAGEM DO AMOR Qualidade de Tempo É ter um tempo de qualidade com seu parceiro(a).. adzsul-sp .. os casados para olhar a sua volta. mas NÃO necessariamente juntas. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala estão próximas. Querer ser alvo da sua atenção. O estar junto tem a ver com o focalizar a atenção. que lhe dedique mais tempo e possam realizar algumas atividades juntos. Não quero dizer “simples proximidade”. Os namorados vão ao restaurante e sentam a mesa para olhar nos olhos um do outro. ou apenas para COMER. O aspecto central da qualidade de tempo é estar sempre juntos.

 Recuse interrupções. Punhos cerrados. rosto franzido são indicadores de sentimentos. lágrimas.. Pergunte o tipo de emoção que seu parceiro(a) sente no momento.  Observe a linguagem corporal. adzsul-sp ..  Escute o “sentimento”. Dê valor. Certifique-se de que seu pensamento está correto.Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor Dicas para uma conversa de qualidade:  Procure olhar nos olhos do seu parceiro(a) quando ele(a) lhe falar (ajuda a não perder a comunicação. mãos trêmulas. A intenção é compreender o outro. a atenção)..  Não faça outra coisa enquanto ouve seu parceiro(a).. Isto vale tanto nas horas de tristezas ou alegrias.

Feliz é o casal que se lembra de uma caminhada feita ao longo da praia. NA QUALIDADE DO TEMPO EXISTIMOS!!! adzsul-sp . é o que vai restar no futuro quando o nosso Criador promover à eternidade um dos parceiros. da noite em que foram juntos jantar em um lugar específico. Essas são memórias de amor.Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor Atividades de qualidade: um dos pontos positivos das atividades de qualidade é que elas possibilitam o armazenamento de um banco de memórias ao qual podemos nos reportar pelos anos futuros. Na verdade.. especialmente para aquelas pessoas cuja primeira linguagem for QUALIDADE DE TEMPO. Nada substitui a falta da qualidade de tempo na ótica de quem se identifica com essa linguagem de amor. de uma árvore plantada no jardim. de um passeio. de histórias engraçadas da vida a dois. viagem.. de um passeio de bicicleta “JUNTOS”.

. dê pelo menos 10 minutos do seu ouvido para ouvir o outro  Assista um filme juntinhos. deixe com alguém nesse dia  Todos os dias. ore juntos.  Compartilhe a vida escolar dos filhos  Brinque com as crianças juntos  Faça uma agenda anual para a família e/ou casal e faça valer Faça um Banco de Memórias agradáveis para lembrá-lo no futuro adzsul-sp .Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor Sugestões para Qualidade do Tempo:  Almocem ou jantem fora pelo menos 01 vez por mês  Se tem filhos..

. adzsul-sp .Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor SEGUNDA LINGUAGEM DO AMOR Qualidade de Tempo! Será essa a Linguagem de Amor que seu parceiro(a) se identifica e que mantém o tanque do amor cheio? Como você está usando a linguagem do amor QUALIDADE DE TEMPO em seu relacionamento diário? Tens reservado tempo para estarem juntos? Faça uma agenda hoje ainda..

o amor do cônjuge poderá até ser questionado. você deve se tornar um EXPERT nessa área.Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor TERCEIRA LINGUAGEM DO AMOR Receber Presentes ou Estar Presente Antes de comprarmos um presente para alguém. Não importa se foi caro ou barato. Como você tem surpreendido seu parceiro(a) nesta linguagem de amor? adzsul-sp . Quem tem essa linguagem vive grandes emoções ao receber presentes. Vê neles expressões de amor de seu parceiro(a). O objeto em si é um símbolo daquele pensamento.. Sem lembranças como símbolos visuais. Se a primeira linguagem de seu parceiro(a) for “RECEBER PRESENTES”. pensamos naquela pessoa..

Não espere que outro(a) expresse essa linguagem em seu lugar.. De repente.. Muitos NÃO valorizam essa linguagem. a linguagem de amor que mantêm o tanque do amor cheio de seu parceiro(a). então essa é uma grande dica de que receber presentes NÃO é a sua primeira linguagem. Se essa for a primeira linguagem de seu parceiro(a). adzsul-sp ..Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor Não espere uma ocasião especial. praticamente tudo o que você lhe conceder será recebido como expressão de amor. não é presente... é o maior presente que se pode dar cuja primeira linguagem do amor seja receber presentes ou dar presentes.. Se ela(e) foi muito crítico em relação aos presentes que recebeu no passado.. Quer magoar seu amado(a)? Não dê sua presença em tempos de crises.. em tempos de crise. A presença do parceiro(a).

. Vale a pena manter o tanque do amor cheio  Diga sempre: lembrei de você e trouxe isto... um livro. um buquê. adzsul-sp .. Diga eu estou aqui. simples que sejam  Nos momentos de crises. Pode ser um bombom. um cartão. esteja lá. uma rosa. bem perto.Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor DICAS  Procure sempre trazer um presentinho..  Em datas comemorativas “nunca esqueça” do presente  Procure buscá-la(o) no trabalho de vez enquando  Procure esperar no portão  Procure fazer surpresas. etc.

. principalmente nos momentos de crises.Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor TERCEIRA LINGUAGEM DO AMOR Receber Presentes! Será essa a Linguagem de Amor que seu parceiro(a) mais se identifica e que mantém o tanque do amor cheio? Como estamos usando a linguagem do amor RECEBER PRESENTES ou ESTAR PRESENTE em nosso relacionamento diário? Lembre-se: Presente também é PRESENÇA. Vale a pena o investimento!! É dando que se recebe!!! Abasteça o tanque do amor! adzsul-sp ..

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor LINGUAGEM DO AMOR Atos de Serviços É fazer aquilo que você sabe que seu parceiro (a) gostaria que VOCÊ fizesse. porém profunda. É procurar agradar o “outro” realizando coisas que ele(a) aprecia.. ao expressar amor através de uma forma de serviço quando lavou os pés dos discípulos. Qual serviço que seu parceiro(a) espera que você realize no dia-a-dia que o faça sentir valorizado ou amado(a)? adzsul-sp . e NÃO faz.. Jesus deu uma ilustração simples. expressando amor através de diversas formas de servir.

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor Sugestões:  Preparar um boa refeição e dizer: “fiz especialmente pra você..”  Por uma linda mesa para seu parceiro(a)  Ajudar a esposa a lavar a louça  Ajudar a esposa a passar o aspirador  Colocar o lixo pra fora  Passar a roupa dele(a)  Por a comida no prato pra ele e/ou ela  Deixar os chinelos e roupa de banho disponíveis  Tomar conta das crianças durante as tarefas da esposa em casa  Dizer: Amor. posso ajudar em alguma coisa??? adzsul-sp ..

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor Há cônjuge que gosta de tudo bem arrumado.. Mas. o SERVIÇO. Ele(a) espera sua ATITUDE NOBRE! Não permita sentimentos de “indignação” por falta de cooperação!! Encha o TANQUE através dessa Linguagem de Amor . É semeando que se colhe! O cônjuge deve se espelhar no exemplo de Jesus.O SERVIÇO ! adzsul-sp . por isso espera a cooperação do outro. não é garantia que faremos depois de casados. se esforce para cultivar o serviço. Esta é uma linguagem de amor! A cooperação! O que fazemos para o outro antes do casamento. Lembra do lava pés? Devemos olhar e perceber se a carga que o parceiro(a) carrega não está pesada....

.Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor QUARTA LINGUAGEM DO AMOR Atos de Serviço! Será esta a Linguagem de Amor que seu cônjuge ou parceiro(a) mais se identifica e que mantém o tanque do amor cheio? Como estamos usando a linguagem do amor ATOS DE SERVIÇOS em nosso relacionamento diário? Vale a pena o “Posso ajudar?” Prepare hoje uma bacia com água quentinha para o seu amor descansar os pés. Sirva-o(a)! adzsul-sp ..

beijados e abraçados desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que os que são deixados durante longo período de tempo “sem contato físico”. Como está o seu bebezão? E a sua bebezona? adzsul-sp .Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor QUINTA LINGUAGEM DO AMOR Toque Físico Toque físico é uma forma de comunicar o amor emocional Inúmeras pesquisas na área do desenvolvimento infantil chegaram às seguintes conclusões: Os bebês que são tomados no braços.

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor No casamento. Toques afetuosos serão lembrados muito tempo depois. após as dificuldades terem passado. abraços afetuosos. o toque de amor existe em várias formas.. Um gostoso cafuné. a ausência de seu toque talvez jamais seja esquecida. As crises também propiciam uma oportunidade singular para se expressar amor. adzsul-sp . tudo isso faz parte das necessidades de quem possui o “TOQUE FÍSICO” como sua primeira linguagem do amor. Um afago amoroso pode comunicar amor a seu parceiro(a)... Olhe para o seu amado(a) e perceba isto agora. Porém.. etc. Por que não tentar descobrir o que você pode fazer para ele(a) a se sentir mais amado(a) por você através da Linguagem de Amor “Toque Físico”? Neste encontro você já utilizou da linguagem do amor “Toque Físico”?. andar de mãos dadas.

etc  Não chegue reclamando do trabalho.  Se a 1ª linguagem do parceiro(a) for toque físico não deixe outro(a) fazê-lo em seu lugar  Trabalhe essa necessidade a favor de seu parceiro(a)  Perceba essa necessidade e mantenha o Tanque do Amor Cheio.. Permita ser abraçado(a) primeiro  Abrace-o por cima e olhe nos olhos e dê um abraço carinhoso e de afirmação  Se a 1ª linguagem do parceiro(a) for Toque Físico. adzsul-sp . Você necessitará dele.. pode ter certeza..Casados para Sempre Dicas As Cinco Linguagens do Amor  Dê um beijo na esposa(o) ao sair de casa para o trabalho  Abrace o parceiro(a) ao chegar do trabalho. nada será mais importante do que abraça-lo(a) quando chorar..

neste encontro. mais um TOQUE FÍSICO “seu”. bem afetuoso? adzsul-sp .Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor QUINTA LINGUAGEM DO AMOR Toque Físico! Será essa a Linguagem de Amor (TOQUE FÍSICO) que seu parceiro(a) mais se identifica e que mantém o Tanque do Amor cheio? Como você está usando a linguagem do Amor TOQUE FÍSICO em seu relacionamento diário? Será que seu parceiro(a) está aguardando ainda hoje.

viajar.. Para Refletir.Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor QUAL A 1ª LINGUAGEM DO AMOR DE SEU PARCEIRO(A)? Descubra a 1ª Linguagem do Amor para manter o Tanque do Amor “cheio”..  Se sente sem apoio e desencorajado(a)?  Que precisas de colo.?  Sente que falta o apoio verbal? Uma palavra de afirmação? adzsul-sp . assistir um filme “juntos”.. ficar abraçado.  Seu cônjuge reclama de sua ausência em casa para o diálogo?  Tem vontade de dar as mãos. falta de carinho?  Reclama que não recebeu um presentinho sequer esta semana?  Que ninguém a ajuda a realizar as tarefas de casa?  Sente saudades de passear. ser abraçado....

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor CONCLUSÃO Então preste mais atenção. O “Tanque do Amor” está vazio. ainda hoje:      diga palavras de afirmação e elogie tenha qualidade de tempo dê presentes e esteja presente tenha atos de serviço preserve o toque físico adzsul-sp ..... esfria-se o sentimento de amor pelo parceiro(a). Mas. O amor é uma NECESSIDADE DA VIDA! • Quando o Tanque do Amor está vazio. restando-nos a dor e o vazio diário.. mas altera o futuro! • Satisfaça a linguagem de amor de seu cônjuge e terás o Tanque do Amor “cheio”. Mude sua linguagem de amor ainda hoje! • O amor não apaga o passado.

. 1) QUAL SEU SENTIMENTO AO ASSISTIR O FILME? 2) QUAL LINGUAGEM DO AMOR QUE MAIS FALOU AO SEU CORAÇÃO? adzsul-sp ..Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor Vivenciando as 05 Linguagens do Amor ASSISTA O FILME.

depois eles...*** Primeiros elas.Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor DIGA NO OUVIDO DE SEU PARCEIRO(A) ** A LINGUAGEM DO AMOR QUE ENCHERÁ O MEU TANQUE PARA OS LONGOS ANOS DE NOSSAS VIDAS É . adzsul-sp ...

.. adzsul-sp .Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor PARA NÃO ESQUECER.

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor ! adzsul-sp .

Casados para Sempre As Cinco Linguagens do Amor OBRIGADO adzsul-sp Pr. João Vieira .