ARQUITETURA E URBANISMO

Gerenciamento de Custos na Construção Civil
Engº. Esp.: Fabio Bento

Tecnologia da Construção:

Manaus – AM 2012

EMENTA DA DISCIPLINA Apresentação e descrição de elementos suficientes para a compreensão dos custos formados no projeto como indicação necessária para a interpretação dos números no estudo de viabilidade econômica e financeira de empreendimentos. bem como a capacitação para orçar e gerenciar custos na construção civil. .

.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Estrutura de planejamento técnico na empresa de construção civil. Cadastro de preços e composições dos serviços de construção civil. Controle dos serviços de construção. Avaliação de custos unitários e preparo de orçamentos de construção. Obs. estabilidade e instalações prediais. Plano de conta nos serviços de construção. Avaliações quantitativas dos projetos de arquitetura.: A ordem aqui apresentada não representa a sequencia exata do tratamento dos assuntos a serem abordados. Especificações técnicas e de acabamentos da obra. Orçamento na construção civil.

2003. Rio de Janeiro: LTC. THOMAZ. Ércio. Planejamento.BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA LIMMER. . São Paulo: PINI. Tecnologia. Gerenciamento e Qualidade na Construção. Orçamento e Controle de Projetos e Obras. TCPO 2003: Tabelas de Composição de Preços para Orçamento. 2001. Carl Vicente. 1997. São Paulo: PINI.

Alvarez. Orçamentos para a construção. Editora Juarez de Oliveira. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira: orçamento NB 140 inc. Prática das pequenas construções: orçamentos. 2003. 2000. F. Luiz Antônio Abdalla de. plantas executivas. MARTINEZ. contratos. Pedrinho. MOURA.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GOLDMAN. Economia ambiental: gestão de custos e investimentos. . 1997. BORGES. Alberto de Campos. tradução Eduardo Olímpio. Plátano Edições Técnicas. Pedrinho. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira: Orçamento NBR 12721. Pini. Pini. S/A. GOLDMAN. plantas de prefeitura. 2004. Edgard Blücher.

bolsas. Dias de Avaliação – celulares desligados (celular que tocar em horário de realização de prova = ZERO automático). Da mesma maneira. Em caso de fraude acadêmica (cola) a nota será ZERO. Horário – Atenção para o horário de início das aulas. do início da avaliação. após o início da prova. será permitida a entrada dos alunos em sala até 30 min. transcorridos 30 min. o aluno só poderá deixar a sala. Não serão redimidas dúvidas de quaisquer natureza. Após a saída do 1º aluno NÃO SERÁ PERMITIDA a ENTRADA. Nos dias de avaliação. livros. .REGRAS PARA BOA CONVIVÊNCIA Celular – Modo silencioso/vibração (atender fora da sala de aula). estojos e quaisquer equipamentos deverão ficar abaixo das carteiras.

em um prazo de 72 horas após a entrega do resultado. O atestado médico NÃO abona faltas. Conforme o regimento da Instituição após 15 dias da divulgação de resultados pelo professor o aluno PERDERÁ O DIREITO de solicitar qualquer revisão de nota. Presença – A chamada será feita sempre via lista de presença (oficial UNINORTE). NÃO ASSINE POR SEU COLEGA. . Notas – A solicitação para revisão de notas poderá ser sempre feita. diretamente com o Professor. Neste caso. apenas justifica a entrega de trabalhos. o aluno deverá apresentar atestado conforme regimento da instituição. que deverá ser feita em até 1 semana após a data prevista.REGRAS PARA BOA CONVIVÊNCIA Note Book – Em casa ou na mochila (desligado). primeiramente.

(PARA CADA BIMESTRE). 01 INDIVIDUAL.MÉTODO AVALIATIVO • 02 AVALIAÇÕES – 01 EM GRUPO. REGRA: PESO 1 • 01 AVALIAÇÃO FINAL – INSTITUCIONAL 3ª ARE = PESO 2 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful