You are on page 1of 22

DA VINCULAO LEI VINCULAO AO DIREITO: A JURIDICIDADE COMO PARADIGMA FROM THE LINKAGE TO RULES TO THE LINKAGE TO THE LAW:

W: THE JURIDICITY AS PARADIGM


Matheus Teixeira da Silva1
RESUMO: O presente trabalho tem por escopo a discusso sobre a ruptura do paradigma da legalidade, superado pelo da juridicidade. Assim, analisam-se os fundamentos sobre os quais fundou-se a legalidade, bem como as razes pelas quais restou superada. Ainda, busca-se a conceituao da compreenso da juridicidade, traando-se seus possveis desdobramentos prticos. Palavras-chave: Juridicidade. Legalidade. Sistema jurdico. Hermenutica. ABSTRACT: This study has as scope the discussion about the rupture of the legality paradigm, overpassed by the juridicity one. Thus, we analyse the reasons upon wich the legality was founded, and also the reasons why it became surpassed. Still, seeks the understanding of the concept of juridicity, by drawing its possible practical consequences. Key-words: Juridicity. Legality. Legal system. Hermeneutics.

INTRODUO O presente trabalho tem por escopo a discusso sobre a evoluo da compreenso do

princpio da legalidade, a qual culmina na noo de juridicidade, operando-se, desta forma, uma alterao entre a vinculao jurdico-normativa do Estado: se outrora este tinha sua atuao vinculada diretamente lei, hodiernamente tal vinculao amplia-se ao Direito, sistematicamente compreendido, ampliando-se, pois, a complexidade de tal vnculo. Destarte, busca-se ao longo do texto a exposio dos fundamentos jurdico-dogmticos que sustentam o princpio da juridicidade, demonstrando-se a pertinncia de sua existncia e a necessidade de sua adequada compreenso, sob pena de evidenciar-se um anacronismo jurdico, na medida em que a atual noo de sistema jurdico no opera no mesmo diapaso da noo de legalidade estrita. Nesse sentido, o trabalho est estruturado em dois blocos: o paradigma da legalidade e o paradigma da juridicidade; cada um dos blocos subdivide-se em outros dois, a fim de

matheusts@hotmail.com

facilitar o fluxo textual, expondo-se os principais elementos configuradores dos princpios em anlise. A investigao tem como perspectiva a anlise do fenmeno da juridicidade a partir da relao existente entre Administrao Pblica e o Direito, embora no se negue a possibilidade de ampliao da noo de juridicidade aos outros ramos do Direito. Em sntese, a proposta argumentativa que permeia o texto sintetizada por Pontes de Miranda, para quem o Direito, e no a lei como texto, o que se teme seja ofendido. 2 O PARADIGMA DA LEGALIDADE Por razes histricas, o pensamento jurdico hodierno vincula a atuao da Administrao Pblica (e do Poder Judicirio) lei de maneira inextricvel. Assim, os operadores jurdicos tm pouca margem de atuao e comprometida capacidade de anlise das outras fontes do direito, j que tm na lei, em sentido estrito, a nica fonte legtima do Direito. Desta forma, analisar-se-, na sequncia, sob perspectiva histrica, as razes pelas quais formou-se e solidificou-se o entendimento segundo o qual a lei deve ser fonte e limite da atuao estatal, sem espao para outros elementos normativos, submetendo-se, assim, o Estado letra da lei, inexoravelmente. 2.1 A SUBMISSO DO ESTADO LEI A compreenso ora estudada de elevado prestgio da lei (em sentido estrito) ou de primazia da lei, tem origem no sculo XVIII, com as revolues burguesas no continente europeu, as quais deram azo ao aparecimento de um novo modelo de estrutura organizacional do aparelho do Estado. O embrio ideolgico, porm, havia surgido muito antes, com a promulgao da famosa Magna Carta de Joo Sem Terra, na Inglaterra em 1215, a qual limitava de certo modo o poder do Estado no tocante exigibilidade tributria. Nesse diapaso, o Estado Liberal (tambm denominado burgus), surgido em decorrncia da necessidade de pr-se termo excessiva concentrao e abuso de poder do perodo absolutista, e propugnado por conceituados autores, tais como Montesquieu, Rousseau, Locke, Kant, Hegel, Adam Smith, Madison, Bentham, Benjamin Constant, Tocqueville e Stuart Mill, teve como grande mrito a criao de mecanismos hbeis a reduzir

e regular, juridicamente, o uso do poder advindo da atividade estatal, bem como assegurar as liberdades de ordem poltica e civil aos indivduos. (Nesse sentido, MIRANDA, 2011, p. 36). Assim, com a finalidade de criar e resguardar garantias aos cidados, os Estados Nacionais Modernos evoluram rumo ao Estado Liberal, seja atravs do padro britnico, isto , atravs de uma evoluo poltico-institucional, seja pelo modelo francs, qual seja, a ruptura revolucionria - principiologicamente fundamentada - da ordem ento constituda (SOUZA JUNIOR, 2002, p. 24). Nesse sentido, o Estado Liberal possua poucas mas bem definidas funes, constitudas, basicamente, da administrao razovel da justia, do poder de polcia e da proteo contra inimigos externos, configurando-se, assim, os elementos essenciais que consubstanciariam a defesa dos interesses imediatos dos cidados: liberdade, propriedade e segurana (SOUZA JUNIOR, 2002, p. 36). Destarte, democraticamente, pela via legislativa, a lei assumiria elevada importncia, pois seria assimilada como garantidora da manuteno da ordem alcanada e estabelecida, confundindo-se, assim, com a prpria justia. Como expe Souza Junior, no Estado Liberal a lei expresso da justia: uma traduo positiva de leis naturais, anteriores e superiores ao Estado (SOUZA JUNIOR, 2002, p. 48). Em consequncia, ao Estado s seria permitido atuar no compasso da lei, inexistindo qualquer alternativa legtima a tal impositivo polticojurdico-institucional. Deste modo, indo ao encontro dos elementos j expostos, a lio de Ferreira Filho merecedora de registro. Para o prestigiado constitucionalista:
lei a cosmoviso liberal reserva um duplo papel. Se as Declaraes se dirigem principalmente ao constituinte, se as Constituies organizam e restringem os poderes do Estado, as leis, por um lado, delimitam a liberdade dos indivduos, enquanto, por outro lado, estabelecem a prpria pauta de atuao dos rgos estatais superiores. (FERREIRA FILHO, 2007, p. 19)

Desta forma, a lei assume dupla funo, podendo ser compreendida como limite e tambm como fundamento da atividade estatal, estabelecendo, assim, uma vinculao negativa e outra positiva ao Estado em relao a ela, respectivamente. Nesse diapaso o magistrio de Canotilho:
A administrao est vinculada lei no apenas num sentido negativo (a administrao pode fazer no apenas aquilo que a lei expressamente autorize, mas tudo aquilo que a lei no probe), mas num sentido positivo, pois a administrao s pode actuar com base na lei, no havendo qualquer espao livre da lei onde a

administrao possa actuar como um poder jurdico livre. (CANOTILHO, 2003, p. 833)

Dado o nvel de importncia reconhecido lei, exsurge, pois, de maneira natural, o princpio da legalidade, mencionado em O Esprito das Leis de Montesquieu, para quem numa sociedade onde h leis, a liberdade s pode consistir em pod er fazer o que se deve querer, e em no ser obrigado a fazer o que no se deve querer. O autor prossegue: A liberdade o direito de fazer tudo o que as leis permitem (MONTESQUIEU, 2004, p. 167). O princpio da legalidade, fruto da submisso do Estado Lei (BANDEIRA DE MELLO, 2005, p. 91), em consonncia ao iderio liberal, como visto, pe como regra a liberdade, como exceo, a restrio (FERREIRA FILHO, 2007, p. 23), assumindo, assim, papel de extrema relevncia no constitucionalismo, firmando-se nos contextos polticojurdicos at os dias atuais. A bela lio de Pimenta Bueno vai ao encontro do pensamento traado:
A liberdade no pois exceo, sim a regra geral, o princpio absoluto, o direito positivo; a proibio, a restrio, isso sim que so as excees, e que por isso mesmo precisam ser provadas, achar-se expressamente pronunciadas pela lei, e no por modo duvidoso, sim formal, positivo; tudo o mais sofisma. (BUENO, 1987, p. 382)

Para o brilhante publicista portugus Paulo Otero, a legalidade funda-se na esteira do pensamento de Montesquieu - sobre trs ideias nucleares: (i) a lei passa a ser compreendida como expresso racional emanada da vontade geral; (ii) o poder encontraria na lei um critrio para suas decises e (iii) a lei assumiria uma funo garantidora das liberdades. (OTERO, 2011, p. 51) Ainda consoante o publicista portugus:
A lei traduzia, segundo os postulados liberais, um produto da razo, revelao de uma verdade absoluta pelos mais idneos representantes da sociedade, encontrandose apta a regular todas as matrias sobre as quais um Estado mnimo sentia necessidade de intervir, assumindo a natureza de instrumento de garantia do cidado perante o poder e possuindo ainda, nos termos de uma concepo positivistalegalista do Direito, o estatuto de primeira e mais importante fonte de Direito. (OTERO, 2011, p. 153)

Jos Afonso da Silva, consagrado jurista nacional, comenta o princpio da legalidade insculpido na Constituio brasileira de 1988, compreendido por este como submisso e respeito lei:
O princpio da legalidade nota essencial do Estado de Direito. tambm, por conseguinte, um princpio basilar do Estado Democrtico de Direito, porquanto da essncia do seu conceito subordinar-se Constituio e fundar-se na legalidade democrtica. (...) Toda sua atividade fica sujeita lei, entendida como expresso da vontade geral, que s se materializa num regime de diviso de Poderes em que ela seja o ato formalmente criado pelos rgos de representao popular, de acordo com o processo legislativo estabelecido na Constituio. nesse sentido que se deve entender a assertiva de que o Estado, ou o Poder Pblico, ou os administradores no podem exigir qualquer ao, nem impor qualquer absteno, nem tampouco mandar proibir coisa alguma aos administrados, seno em virtude de lei. (SILVA, 2009, p. 82)

Assim, como evoluo natural das sociedades e dos modelos jurdicos, a legalidade fez-se presente para garantir a preservao de direitos e para melhor coordenar a atuao estatal, constituindo-se, pois, em importantssima conquista histrica do Direito. Maria Sylvia Zanella Di Pietro chega a firmar, sem exagero, que o princpio da legalidade constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais (DI PIETRO, 2007, p. 58). De forma qui hiperblica, Bandeira de Mello assim explica o princpio da legalidade no ordenamento ptrio:
O princpio da legalidade o da completa submisso da Administrao s leis. Esta deve to-somente obedec-las, cumpri-las, p-las em prtica. Da que a atividade de todos os seus agentes, desde o que lhe ocupa a cspide, isto , o Presidente da Repblica, at o mais modesto dos servidores, s pode ser a de dceis, reverentes, obsequiosos cumpridores das disposies gerais fixadas pelo Poder Legislativo, pois esta a posio que lhes compete no Direito brasileiro. (BANDEIRA DE MELO, 2005, p. 92)

No por outro motivo a Constituio Federal de 1988 insculpiu o princpio da legalidade no ttulo dedicado aos direitos e garantias fundamentais, ao normatizar no inciso II do art. 5 que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Todavia, em que pesem as relevantes contribuies das diferentes noes da legalidade trazidas pelo Estado Liberal, as quais tiveram papel importante para o desenvolvimento dos modelos de atividade dos Estados ocidentais, constituindo-se a legalidade um elemento essencial noo de Estado de Direito, pode-se questionar a adequao metodolgica do uso de critrios estritamente legais e portanto formais - para

aferio da conformidade de determinado elemento ftico ou jurdico com o Direito, na medida em que a noo de sistema jurdico sustentada hoje pela cincia jurdica difere da compreenso de outrora. 2.2 INSUFICINCIA EPISTEMOLGICA DA LEGALIDADE Diversas modificaes ocorrerem ao longo dos sculos acerca da compreenso do fenmeno jurdico. Assim, faz-se imperioso o apontamento da concepo contempornea do conceito de sistema jurdico, pois a partir de tal premissa que se demonstrar a insuficincia da legalidade enquanto parmetro de verificabilidade da eventual conformidade ao Direito de qualquer objeto que se pretenda analisar, seja este norma ou fato.2 Em outras palavras, buscase refletir sobre a veracidade de certos dogmas clssicos relativos legalidade administrativa que se vo transmitindo de modo mecnico aos juristas de gerao em gerao (OTERO, 2011, p. 19). Desta forma, urge, portanto, a necessidade de demonstrar-se que o sistema jurdico uma rede aberta, tpica e axiologicamente hierarquizada de regras, princpios e valores (ARONNE, 2001, p. 55) que no se pode operar atravs de metodologias formalistas; no se pode olvidar que a busca pela racionalidade das verdades claras e distintas, prpria das cincias demonstrativas, uma ridcula demonstrao de anacronismo epistemolgico (SILVA, 2006, p. 69), na medida em que, como j apontou Canaris, as dificuldades prprias do pensamento jurdico no se deixam transpor com os meios da lgica formal (CANARIS, 2008, p. 70), com a qual guarda estreita relao a legalidade. O Direito, no custa lembrar, no se pode operar atravs de silogismos. A fim de proceder-se anlise dos elementos caracterizadores do sistema jurdico, fazse necessria, de plano, a apreciao da obra de Canaris, cuja relevncia consabida. Defende o professor Canaris a necessidade de insero dos princpios na rede normativa a fim de conferir-lhe uma funo aglutinadora (CANARIS, 2008, p. 81), na medida em que esta no poderia ser composta apenas por regras (em sentido estrito). Assim, destaca que os princpios no valem sem exceo e podem entrar entre si em oposio ou em contradio; eles no tm a pretenso da exclusividade; eles ostentam o seu sentido prprio

apenas numa combinao de complementao e restrio recprocas (...) (CANARIS, 2008, p. 88). As vantagens de tal compreenso so demostradas pelo prprio autor, ao tecer suas observaes sobre a eterna dicotomia entre justia e segurana jurdica:
O sistema mvel representa um compromisso particularmente feliz entre os diversos postulados da ideia de Direito e tambm a segurana jurdica sempre garantida em maior medida do que perante uma mera clusula de equidade e equilibra a polaridade deles numa soluo ponderada e intermdia; tanto se afasta do rigorismo das normas rgidas como da ausncia de contornos da pura clusula de equidade. (CANARIS, 2008, p. 145)

Assim, prope Canaris uma compreenso sistemtica do Direito, atravs da qual seja possvel deixar-se de buscar a ratio legis para buscar-se a ratio juris (CANARIS, 2008, p. 159): a diferena entre os dois objetos abissal, representando um grandioso avano com a insero do elemento teleolgico no raciocnio jurdico, sedimentando-se, assim, a ideia de que a cincia do direito hermenutica (CANARIS, 2008, p. 266) e no se dissocia das questes axiolgicas. No mesmo sentido, a obra do distinto professor Juarez Freitas prope a apreenso do sistema jurdico, inacabado e inacabvel (FREITAS, 2004, p. 47), como rede hierarquizada de princpios, regras e valores, demonstrando o anacronismo dos raciocnios subsuntivos ante necessria incluso da dimenso axiolgica no Direito:
Com efeito, improdutivo se revela qualquer critrio de subsuno mecnica assim como o dogma da automtica vinculatividade das normas jurdicas (princpios ou regras), pois uma abordagem estrita situada no plano silogstico-formal ou baseada na autoridade de quem estatuiu os comandos normativos esbarra nas necessrias consideraes acerca da mnima legitimidade e da nuclear correo valorativa do ordenamento. (FREITAS, 2004, p. 26) (sem grifos no original)

Ainda, sustenta o autor, em consonncia aos ensinamentos de Canaris, que o Direito Positivo aberto, vale dizer, a ideia de um suposto conjunto autossuficiente de normas no apresenta a menor plausibilidade, seja no plano terico, seja no plano emprico (FREITAS, 2004, p. 32). Destarte, afirma que a validade do sistema jurdico (...) funda-se, em ltima instncia, sobre valores, mostrando-se inegvel a concorrncia de mltiplos elementos axiolgicos em todas as construes jurisprudenciais, justificando-se a multiplicidade como sinal de pluralismo democrtico (FREITAS, 2004, p. 38). Afirma, ainda, que o sistema no se constri dotado de estreitos e definitivos contornos, mxime porque o dogma da

completude no resiste constatao de que as contradies e as lacunas acompanham as normas, feio de sombras irremovveis (FREITAS, 2004, p. 39). Para Juarez Freitas o sistema jurdico , pois:
(...) uma rede axiolgica e hierarquizada topicamente de princpios fundamentais, de normas estritas (ou regras) e de valores jurdicos cuja funo a de, evitando ou superando antinomias em sentido lato, dar cumprimento aos objetivos justificadores do Estado Democrtico, assim como se encontram consubstanciados, expressa ou implicitamente, na Constituio. (FREITAS, 2004, p. 54) (sem grifos no original)

Observa-se que a semelhante concluso chegou o admirvel professor Ricardo Aronne, para quem o sistema previsvel em sua dinmica catica (ARONNE, 2010, p. 69):
O sistema jurdico uma rede mvel, entrpica, aberta e axiologicamente hierarquizvel de regras, princpios e valores, positivados no ordenamento de modo implcito ou explcito, teleologicamente orientados na concretizao tpica. O sistema sensvel s condies iniciais que lhe so propostas, no linear, respondendo diferente e no proporcionalmente a inputs ou interaes diferentes . Decorrncia, ainda, de sua abertura, sua complexidade de arquiteturas e influncias a que, necessria e corretamente, se expe. (ARONNE, 2010, p. 204) (sem grifos no original)

No distoa dos elementos j expostos a lio de Canotilho: para o constitucionalista portugus, o sistema jurdico um sistema normativo aberto de regras e princpios:
(1) um sistema jurdico porque um sistema dinmico de normas; (2) um sistema aberto porque tem uma estrutura dialgica (Caliess), traduzida na disponibilidade e capacidade de aprendizagem das normas constitucionais para captarem a mudana da realidade e estarem abertas s concepes cambiantes da verdade e da justia; (3) um sistema normativo, porque a estruturao das expectativas referentes a valores, programas, funes e pessoas, feita atravs de normas; (4) um sistema de regras e princpios, pois as normas do sistema tanto podem revelar-se sob a forma de princpios como sob a sua forma de regras. (CANOTILHO, 2003, p. 1159)

Desta forma, tem-se de apreender o sentido contemporneo de sistema jurdico, deixando de lado as pretenses de outrora, atravs das quais almejava-se um sistema fechado, completo e composto apenas por regras, sem conexo com o mundo real, tampouco compromissado com os ideais de tica e de justia. O Direito muito mais que a lei, e tal j foi demonstrado por Cham Perelman, que sentenciou:
Os fatos que sucederam na Alemanha, depois de 1933, demonstraram que impossvel identificar o direito com a lei, pois h princpios que, mesmo no sendo objeto de uma legislao expressa, impem-se a todos aqueles para quem o direito a expresso no s da vontade do legislador, mas dos valores que este tem por

misso promover, dentre os quais figura em primeiro plano a justia. (PERELMAN, 2004, p. 95)

A afirmao citada justifica-se porque, pelo paradigma da legalidade, o que est em conformidade lei est correto, necessariamente. O respeitvel magistrio de Ferreira Filho no sentido de que a legalidade se desvincula da justia (FERREIRA FILHO, 2007, p. 51), na medida em que, como visto, pelo paradigma da legalidade, no h espao para anlise da justeza dos atos estatais, mas to somente para os silogismos formais atravs dos quais perquire-se to-somente a a existncia de subsuno possvel entre o ato e o texto legal. Evidentemente que tal vnculo estabelecido pelo Estado Liberal (e portanto pela legalidade tambm) entre cumprimento da regra e adequao jurdica no possui relao lgica alguma, seno, mera presuno de legitimidade, sob pena de se convalidar a absurda e lamentvel afirmao de H. Kelsen segundo a qual, do ponto de vista da cincia do Direito, o direito editado pelo governo nazista era direito (in FERREIRA FILHO, 2007, p. 45). Parece clara a ideia de que o Direito superior lei - razo pela qual a falcia kelseniana no pode ser tolerada - e motivo tambm pelo qual configura-se a insuficincia do princpio da legalidade para dar conta da complexidade jurdica do mundo atual, no qual o Direito existe enquanto sistema de mltiplas fontes e valores, e no enquanto mero conjunto de regras em sentido estrito; a legalidade, enquanto princpio de subservincia estrita lei, no se coaduna com a noo de sistema. Transcreve-se, como sntese, a lio de Paulo Otero, pela pertinncia:
As ideias de primado do parlamento e de divinizao da lei, seja como expresso da vontade geral ou como instrumento garantstico da igualdade de todos os cidados, permitem alicerar durante o sculo XIX uma concepo positivista que, configurando a lei como principal fonte de Direito e fazendo da codificao a bandeira da cientificidade e da modernidade dos ordenamentos jurdicos, reconduzem todo o Direito ao Estado: a legalidade administrativa , nesse preciso contexto, expresso da estadualidade de toda a ordem jurdica. Sucede, porm, que este cenrio tipicamente oitocentista de estadualidade das fontes de Direito se encontra hoje substancialmente alterado por um fenmeno de descentramento estadual da legalidade: a concepo monista do Direito est substituda por uma concepo de pluralismo jurdico. (...) A legalidade administrativa passa a integrar-se no contexto de um sistema policntrico de fontes de Direito. (OTERO, 2011, p. 148)

3 O PARADIGMA DA JURIDICIDADE
Desde que pessoas evitem a leviandade ou o capricho, e observem uma constncia decente de julgamento ao longo do tempo, alm de permanecerem abertos a rever

suas opinies luz de argumentos bem fundamentados, elas no so irrazoveis apenas porque adotam uma viso diferente da minha ou da sua. Neil MacCormick

Ante a inexorvel necessidade de compreenso do direito enquanto sistema composto por um conjunto amplo de normas provenientes de mltiplos diplomas - bem como valores por vezes caoticamente ordenadas, sempre em busca de um telos, isto , uma ratio, urge o estudo e a compreenso da proposta dogmtica da juridicidade, compreendida como superao da legalidade estrita, em consonncia ideia de que o princpio da legalidade no pode ser compreendido de maneira acanhada (FIGUEIREDO, 2003, p. 42), mas sim no contexto sistemtico. (FIGUEIREDO, 2003, p. 45) Proceder-se-, assim, anlise dogmtica do contedo da juridicidade e seus possveis desdobramentos prticos. 3.1 JURIDICIDADE: FUNDAMENTOS E TENTATIVA CONCEITUAL A juridicidade pode ser compreendida como a adequao do princpio da legalidade atual estrutura complexa e sistemtica do Direito, no mais identificada com apenas uma frao da estrutura jurdico-normativa, ou seja, as regras. Como expe Lcia Valle Figueiredo, o administrador necessariamente deve estar submetido tambm ao Direito (FIGUEIREDO, 2003, p. 42) , sendo este, evidentemente, muito mais abrangente e complexo do que a simples (seno simplria) noo de legalidade. No se defende, todavia, a destruio do princpio da legalidade, mas sim a construo de uma nova compreenso a partir da qual seja possvel atender demanda pelo respeito s regras (corolrio do princpio da segurana jurdica, essencial a um Estado de Direito) e tambm pelo respeito ao sistema - complexamente estruturado e no restrito normatividade nica das regras -, j que, na lio de Juarez Freitas, o contedo jurdico, por fora da natureza valorativa, transcende o mera e esparsamente positivado (FREITAS, 2009, p. 71), sobretudo nos chamados hard cases, acrescenta-se. Nesse sentido, a brilhante sntese de Raimundo Parente sobre a juridicidade merece registro:
Em virtude dos fenmenos da principializao e da constitucionalizao do Direito, no mais se justifica explicar as relaes da Administrao Pblica com o ordenamento jurdico luz da ideia de vinculao positiva lei. que a vinculao da Administrao ao ordenamento jurdico no se restringe somente lei formal e regra legal veiculada, mas totalidade sistmica do ordenamento jurdico que se manifesta na unidade de sentido normativo. (ALBUQUERQUE JNIOR, 2010, p. 199)

Com efeito, evidencia-se o descompasso existente na extremada valorao da legalidade quando esta sobrepe-se aos demais princpios e valores do sistema jurdico; em contrapartida, no se pode tolerar que a flexibilizao, ou mesmo a ponderao do contedo normativo do princpio da legalidade, em cotejo com os demais elementos normativos, permita que se legitime o decisionismo fundado em critrios subjetivistas e ajurdicos. Como analisa com a maestria de praxe Juarez Freitas:
Se inadmissvel a crena de que o intrprete tenha de descobrir a inteno do legislador ou da lei, sem margem de apreciao justa ou proporcional, tambm certo que no se devem quebrar as regras legais, abrindo excees injustificveis. (FREITAS, 2009, p. 71)

No mesmo sentido, a brilhante lio de Manuel Atienza:


O raciocnio jurdico no nem uma simples deduo silogstica e nem, tampouco, a mera busca de uma soluo eqitativa, mas sim a busca de uma sntese na qual se leve em conta, ao mesmo tempo, o valor da soluo e a sua conformidade com o Direito. Ou, dito de outra forma, a conciliao dos valores de eqidade e segurana jurdica, a procura de uma soluo que seja no apenas de acordo com a lei como tambm eqitativa, razovel e aceitvel. (ATIENZA, 2006, p. 77) (sem grifos no original)

Destarte, funda-se o princpio da juridicidade, enquanto superao da noo de legalidade estrita, em alguns pilares bsicos, dentre os quais destacam-se, alm da compreenso sistmica do direito, j analisada no tpico 1.2, as ideias de (a) imperfeio da lei, (b) constitucionalizao do direito, (c) principializao normativa, e (d) normatividade suprapositiva. Na sequncia, analisar-se-o brevemente tais fenmenos. A) Imperfeio da lei A lei, porque expressada atravs da linguagem, torna-se imperfeita; nem poderia ser diferente, uma vez que a lngua instrumento inexato e falho. Conforme Humberto vila, toda norma, porque veiculada por meio da linguagem, , em alguma medida, indeterminada (VILA, 2009, p. 85); para Herbert Hart, de mesma forma, todas as regras tm uma penumbra de incerteza,3 bem como uma textura aberta. (HART, 2007, p. 16) Clarice Beatriz da Costa Shngen, remetendo obra de Saussure,

assevera a seu turno que a lngua uma realidade falha, em que o equvoco no cessa de aparecer. (SHNGEN, 2006) Resta evidenciado, assim, que a intrnseca natureza lingustica das normas lhes confere uma dimenso intangvel em razo da prpria essncia da linguagem: mostra-se totalmente descabida a pretenso de ver a norma como incontestvel e no-interpretvel; a complexidade da linguagem torna necessria e por vezes tormentosa a tarefa hermenutica. No se pode pretender, pois, atrelar o operador do direito letra da lei de forma inexorvel, j que a falha da linguagem poderia conduzir a um erro material quando da aplicao do dispositivo legal, fulminando a justeza de tal elemento normativo quando de sua aplicao. Outrossim, para alm das questes lingusticas, a lei produzida para regular os casos normais, isto , os casos padres, no sendo desarrazoado pretender-se negar aplicao lei quando esta flagrantemente no se coadunar com o sistema, ainda que o fato seja subsumvel ao texto legal. Consoante Castanheira Neves:
(...) em virtude de serem as normas prescritas na previso apenas das hipteses mais frequentes, comuns ou tpicas dos casos que se propem regular (...) no fica excluda a possibilidade de se decidir concretamente da sua aplicabilidade em termos diversos daqueles que imediatamente imporia o sentido significativo e conceitual (ou interpretvel em abstracto) das normas, j aplicando-as a situaes e casos formalmente abrangidos por ele. Situaes e casos esses no-comuns ou atpicos relativamente s hipteses determinantes das normas, e cuja atipicidade concreta justamente justifica aqueles desvios. (NEVES, 1993, p. 171)

B) Constitucionalizao do direito A expresso constitucionalizao do direito ora empregada diz respeito impregnao da normatividade constitucional no ordenamento jurdico, sobretudo na adaptao da normatividade infraconstitucional s exigncias e aos postulados da Constituio, mormente no tocante aos elementos axiolgicos existentes na Carta. Assim, a validade das leis (em sentido lato) resta vinculada conformidade constitucional existente, na medida em que a Constituio, capaz de irradiar sua fora normativa para todo o ordenamento jurdico, sobretudo atravs de seus princpios, (BARROSO, 2010, p. 158) impe uma certa uniformidade interpretativa, a qual deve ser com ela (Constituio) condizente. Como observado por Otero, as normas constitucionais em causa surgem como critrio orientador imediato da interpretao, integrao e aplicao de todos os atos

infraconstitucionais (OTERO, 2011, p. 741), evidenciando-se, alm da relevncia, a necessidade da normatividade constitucional para a atuao estatal. Nesse diapaso, em ensaio dedicado ao assunto, o prestigiado constitucionalista Lus Roberto Barroso tece o raciocnio apto a apontar a relao direta entre o fenmeno da constitucionalizao do direito ao fenmeno da juridicidade:
Supera-se, aqui, a ideia restrita de vinculac ao positiva do administrador a lei , na leitura convencional do principio da legalidade, pela qual sua atuac ao estava pautada por aquilo que o legislador determinasse ou autorizasse. O administrador pode e deve atuar tendo por fundamento direto a Constituic , em ao e independentemente muitos casos , de qualquer manifestac ao do legislador ordinario . O principio da legalidade transmuda -se, assim, em principio da constitucionalidade ou , talvez mais propriamente, em principio da juridicidade , compreendendo sua subordinao Constituio e lei , nessa ordem. (BARROSO, 2007, p. 30) (sem grifo no original)

C) Principializao normativa Cretella Jr. leciona que princpio toda proposio, pressuposto de um sistema, que lhe garante a validade, legitimando-o. Para o autor, os princpios podem ser compreendidos como a premissa primeira do sistema. (CRETELLA JNIOR, 2000, p. 06) Ainda sobre as caractersticas dos princpios, Humberto vila:
Como os princpios se constituem em normas imediatamente finalsticas e mediatamente de conduta, a justificativa da deciso de interpretao ser feita mediante avaliao dos efeitos da conduta havida como meio necessrio promoo de um estado de coisas posto pela norma como ideal a ser atingido. (VILA, 2009, p. 75)

Importa ressaltar que os princpios, diferentemente das regras (GRAU, 2006, p. 49), tm convivncia no-antinmica, mesmo quando em sentido contrrio. Explica-se:
Diversamente das regras, que convivem no plano da validade, em face de sua concreticidade, reduzindo a discricionariedae do intrprete, os princpios convivem no plano valorativo. So dialgicos. Suas razes so complementares, mesmo no antagonismo. As regras tm um convvio antinmico, dialtico, afastando-se no caso de antinomia para valer ou no, topicamente. Os princpios no. De convivncia conflitual, hierarquizam-se axiologicamente para preservar a unidade material do sistema. Dialogam. Relativizam-se mutuamente na incidncia tpica, no encadeamento teleolgico dos valores em destaque. (ARONNE, 2010, p. 72)

Destarte, luz de tais ponderaes, percebe-se a relevncia da compreenso ampla e sistemtica do Direito, a partir da qual a principiologia normativa permite a busca concomitante da segurana jurdica e da justia material, minimizando-se, ao mximo o uso de subjetivismos, pois os princpios, em sendo normas, vinculam o operador. Em outras palavras, como sustenta Paulo Otero, o arcabouo principiolgico do ordenamento (por ele denominado normatividade principialista) funciona como elemento aglutinador (OTERO, 2011, p. 166) do sistema. Outrossim, mostra-se relevante a funo oxigenadora realizada pelos princpios insertos no sistema; nas palavras de Aronne, os princpios abrem as portas da manuteno do sistema, atualizando-o pela respirao axiolgica condizente com a atualidade do ordenamento contemporneo e as necessidades da sociedade destinatrias. (ARONNE, 2001, p. 267) Em suma, como expe com pertinncia Otero:
Um sistema tendencialmente fechado de legalidade substitudo por um sistema predominantemente aberto: a legalidade administrativa, semelhana do que sucede com o sistema constitucional, torna-se predominantemente principialista (...). (OTERO, 2011, p. 167)

D) Normatividade suprapositiva A concepo positivista do Direito, desde as atrocidades cometidas pelos regimes totalitrios do sculo passado, no pode ser aceita, sob pena de se chancelarem juridicamente tais aberraes, as quais, ironicamente, tinham suporte institucional do prprio Direito. Como afirma Barroso, o Direito, a partir da segunda metade do sculo XX j no cabia no positivismo jurdico. (BARROSO, 2010, p. 327) Ciente de tal condio, em captulo intitulado o mito da onipotncia do Direito escrito, Otero explora a existncia de uma ordem axiolgica suprapositiva, compreendida esta como a conscincia jurdica geral. (OTERO, 2011, p. 411) Destarte, sustenta o jurista portugus, com o brilhantismo que lhe habitual:
O Direito positivo escrito assuma ele uma dimenso constitucional ou meramente infraconstitucional nunca pode esquecer ou ignorar uma ordem axiolgica suprapositiva que, sendo independente de qualquer consagrao positiva, funciona, todavia, como critrio ltimo de fundamento e de validade de toda a ordem jurdica que no se mostra axiologicamente neutra em termos de justia. (OTERO, 2011, p. 411) (sem grifos no original)

Gize-se que, consoante o magistrio de Otero, a submisso conscincia jurdica geral devida no apenas pelas normas infraconstitucionais, mas tambm pela prpria Constituio. Assim, considerando que o homem surge como autor e destinatrio do Direito, radicando na sua dignidade o fundamento ltimo de uma ordem jurdica axiologicamente justa (OTERO, 2011, p. 415), Otero elenca alguns postulados estruturantes da ideia de uma conscincia jurdica geral: (a) o dever de proteo vida humana; (b) a interdio da utilizao do ser humano como meio; (c) o pleno desenvolvimento da personalidade, com o reconhecimento dos direitos a ela inerentes; (d) a interdio do arbtrio e das discriminaes infundadas; (e) o direito de recusa ao cometimento de uma injustia. Desta forma, pode-se observar que, por ter a conscincia jurdica geral uma materialidade inexoravelmente conexa dignidade humana enquanto direito fundamental, no pode ser ditada pela maioria de planto; do contrrio, as maiorias polticas estariam legitimadas a oprimir as minorias, tolhendo-lhes direitos fundamentais. A configurao da conscincia jurdica geral, portanto, independe da vontade geral. Como depreende-se, a noo de uma normatividade suprapositiva protetora de um ncleo bsico e fundamental de direitos inerentes condio humana, apresenta-se como parmetro configurador da juridicidade, enquanto (i) limitador de afrontas a preceitos fundamentais e (ii) garantidor de tais direitos, independentemente de positivao. Em sntese, a anlise dos elementos expostos permite concluir-se que a pluralidade de fontes normativas legitimadas passa a exigir um conceito mais amplo [de legalidade], qual seja, o da juridicidade. (MOREIRA NETO, 2005, p. 104) 3.2 A JURIDICIDADE E SEUS POSSVEIS DESDOBRAMENTOS PRTICOS A compreenso ora proposta de juridicidade permite que se tracem alguns desdobramentos possveis que exsurgem a partir da concepo trabalhada. Assim, sero explicitadas possveis consequncias do fenmeno da juridicidade, de forma meramente ilustrativa, pois, evidentemente, no seria possvel sequer almejar-se exaurir a matria, a qual inesgotvel. Ademais, o presente tpico tem por escopo a reunio de elementos exemplificativos de desdobramentos da juridicidade, e no a anlise minuciosa de cada um deles.

(A) Juridificao de elementos fticos A partir da noo de juridicidade apontada, verifica-se a possibilidade de juridificao de fatos no formalizados, isto , a atribuio de valorao jurdica a fatos que, a priori, no poderiam ser reconhecidos juridicamente. Em outras palavras, dizer que a juridicidade pode conferir relevncia jurdica mera existncia ftica de determinadas situaes, algo inimaginvel sob o prisma legalista. Nesse diapaso, Otero exemplifica a juridificao de fatos luz de trs situaes possveis: (i) o costume administrativo, (ii) as praxes, prticas e usos administrativos e (iii) o precedente administrativo. (OTERO, 2011, p. 1084) Tais fatos, praticados pela prpria Administrao, tem o poder de subverter a legalidade e a dicotomia entre validade e invalidade, (OTERO, 2011, p. 783) pois mesmo no sendo tais atos formais sob a perspectiva estrita da legalidade (razo pela qual seriam ilcitos e invlidos pelo paradigma da legalidade), so merecedores de considerao pela simples existncia, a qual capaz de lhes conferir validade jurdica, a despeito da ilegalidade formal. Ressalte-se, ainda, que o reconhecimento de tais atos ou precedentes da Administrao tm fora jurdica para normatizar ou at mesmo vincular a prpria Administrao, que no poder alegar a ilegalidade da sua prpria conduta, salvo, evidentemente, as hipteses em que houver argumentos de interesse pblico - suficientes para desconsiderao de tal situao, luz de uma anlise sistemtica. Tal compreenso tem por fundamento, como expe Otero, (OTERO, 2011, p. 786) a proibio de venire contra factum proprium, bem como a prpria segurana jurdica (B) Consolidao temporal de situaes jurdicas viciadas consabido que os atos jurdicos viciados podem sofrer consequncias ulteriores aptas a os tornarem sem nenhum valor jurdico: o sistema normativo permite que determinados vcios tornem os atos imperfeitos anulveis, uma vez que, desrespeitadas determinadas formalidades, o ato estaria em desconformidade estrutura jurdica de regncia, razo pela qual configurar-se-ia a ilegalidade. Entretanto, outros fatores devem ser analisados, em cotejo legalidade estrita do ato. Ocorre que a existncia de princpios tais como a segurana jurdica e a boa-f podem levar a concluso diversa.

Nesse diapaso, Otero (OTERO, 2011, p. 1026) sustenta que o decurso do tempo poderia consolidar a situao jurdica viciada, convalidando-a. Isto porque deve-se ponderar se a anulao do ato, por sua desconformidade lei (em sentido amplo), no estaria gerando uma ofensa ao sistema ainda maior do que a sua manuteno, ainda que tal ato esteja impregnado de vcios: ocorre que o reconhecimento do vcio com a consequente anulao poderia fulminar a segurana jurdica e a boa-f existentes. Assim, evidencia-se a necessidade de um cotejo entre os valores tutelados pelo sistema jurdico, j que, de um lado encontra-se a necessidade de obedincia s regras vigentes e de outro a proteo da segurana jurdica e a boa-f, razo pela qual tais conflitos apenas podem ser resolvidos topicamente, jamais em abstrato. Ciente de que tal proposio de convalidao de atos viciados pelo tempo produz grande desconforto, o publicista portugus (OTERO, 2011, p. 1027) faz comparao irrespondvel, na medida em que, conforme expe o autor, da mesma forma que o ato administrativo viciado poderia produzir efeitos, nenhum jurista duvida do fato de que a sentena judicial viciada transitada em julgado, ainda que por vcio de inconstitucionalidade, produz efeitos, operando-se uma espcie de convalidao do vcio tambm pelo trnsito em julgado judicial. Haveria, pois, entre as jurisdicionais e administrativas, tal possibilidade. Otero leva o raciocnio s ltimas consequncias, chegando a sustentar que at mesmo aos atos inexistentes podem ser atribudos efeitos jurdicos:
Tambm luz de atos feridos de inexistncia se podem edificar situaes de fato que, (...) o decurso do tempo pode, atendendo a razes de segurana, certeza, estabilidade e confiana, justificar que se atribuam efeitos jurdicos. (OTERO, 2011, p. 1027)

(C) Nulificao de situao jurdica por afronta a direito fundamental Se por um lado admite-se a convalidao de um ato que esteja em desconformidade a determinado preceito legal a fim de resguardar princpios de elevado prestgio pelo sistema, como visto, por outro lado no se admite a existncia de atos jurdicos que se mostrem capazes de provocar leses a direitos fundamentais. O mesmo raciocnio que leva concluso pela manuteno no sistema do ato formalmente ilegal, em homenagem segurana, boa-f etc., conduz tambm concluso segundo a qual eventual ato que, mesmo respeitando os preceitos formais infraconstitucionais,

caso fulmine algum direito fundamental, dever ser nulificado: trata-se do reconhecimento da importncia nuclear desempenhada pelos direitos fundamentais, os quais jamais podero sofrer qualquer espcie de desconsiderao. Com autoridade, Otero explica a questo:
A violao administrativa do contedo essencial de um direito fundamental acarreta sempre a nulidade dos respectivos atos jurdicos, expressando uma manifestao da especial vinculatividade direta e imediata dos rgos administrativos s normas sobre direitos fundamentais. (OTERO, 2011, p. 741)

Evidencia-se, pois, a necessidade constante de reverncia aos direitos fundamentais, compreendendo-se que o princpio da justia e a `ideia de Direito` decorrentes do respeito pela dignidade da pessoa humana, [atuam] funcionando como alicerces ltimos da adequao valorativa e da unidade do Direito. (OTERO, 2011, p. 333) (D) Inaplicabilidade de regras injustas A apreenso do sentido amplo da juridicidade, para alm do raciocnio legalista e silogstico, permite o questionamento sobre a (in)aplicabilidade de regras manifestamente injustas ao caso que se analise, ainda que haja possibilidade se subsuno formal. Em outras palavras, pode-se dizer que a finalidade do reconhecimento da possibilidade de no-aplicao de determinada regra a de evitar o cometimento de injustias no momento de aplicao da norma, na medida em que, em algumas situaes, ainda que aparentemente a norma seja subsumvel, existem fatos (excees) que tornam a aplicao indevida. Como asseverou Gerson Godinho da Costa, em dissertao:
A identificao do Direito com a lei gerou dois problemas graves. Um relacionado ausncia da inalcanvel racionalidade da legislao, o outro, que lhe decorrente, atinente flagrante e indiscutvel injustia pela aplicao automtica de algumas regras jurdicas. (COSTA, 2008, p. 59)

O que se afirma que, em algumas circunstncias, a mera subsuno no apta a aferir a adequabilidade da norma jurdica ao caso concreto. Isto porque, como explica Castanheira Neves, a norma, para ser aplicada, h de ter sido elaborada com a inteno de ser utilizada em um caso como o que se examine. Para o jusfilsofo portugus, a norma s poder ter-se definitivamente por aplicvel, ou s estar definida na sua acabada aplicabilidade, quando se verificar experimentalmente (i., atravs do discurso

metodolgico de problematizao valorada) a sua intencional-normativa adequao ao caso concreto. (NEVES, 1993, p. 167) Ainda consoante Castanheira Neves:
(...) em virtude de serem as normas prescritas na previso apenas das hipteses mais frequentes, comuns ou tpicas dos casos que se propem regular (...) no fica excluda a possibilidade de se decidir concretamente da sua aplicabilidade em termos diversos daqueles que imediatamente imporia o sentido significativo e conceitual (ou interpretvel em abstracto) das normas, j aplicando-as a situaes e casos formalmente abrangidos por ele. (NEVES, 1993, p. 171)

Destarte, uma vez verificado que da aplicao da regra resultar injustia evidente, impe-se ao operador resguardar o contedo valorativo do sistema, no aplicando a regra especfica: como sustenta Juarez Freitas, no se trata de se propor oposio ao Direito, seno lei injusta. (FREITAS, 1989, p. 14) (E) Proteo da confiana legtima A compreenso da ideia de proteo da confiana s se mostra possvel a partir do paradigma da juridicidade: a proteo da confiana legitimamente depositada na Administrao pressupe uma contemporizao da legalidade estrita e da chamada supremacia do interesse pblico, reinterpretando-se tais princpios topicamente luz do sistema. Destarte, expe Maffini que a garantia da proteo da confiana tem por escopo a conservao de condutas administrativas ou de seus efeitos, mesmo quando decorrentes de atuaes contrrias ordem jurdica e, com maior razo ainda, quando perpetradas validamente. (MAFFINI, 2005, p. 233) Significa dizer que a pessoa que confiou no ato emanado do Poder Pblico poder vislumbrar a possibilidade de ver o referido ato administrativo produzir efeitos ainda que possua vcios; outrossim, em sendo o ato formalmente perfeito, no poder ser desfeito sem um mnimo de razoabilidade para tanto, uma vez que a confiana depositada no ato pelo cidado digna de tutela jurdica - tanto quanto as prerrogativas do Estado enquanto corolrio do princpio da segurana jurdica no tocante manuteno do status jurdico. Em consonncia aos elementos j apontados, mostra-se adequada a interpretao segundo a qual a proteo da confiana deva ser alada a nvel constitucional, uma vez que, como exposto por Maffini (MAFFINI, 2005, p. 237) a proteo da confiana deduo direta

do princpio da segurana jurdica, o qual, por sua vez, elemento configurador do Estado de Direito, demonstrando-se, pois, a relevncia da tutela da confiana pelo sistema. Desta forma, mostra-se necessria a superao do paradigma da legalidade, j que, como visto, a operacionalidade de diversos elementos jurdicos s se mostra possvel a partir da anlise ampla do sistema, configuradora e legitimadora da juridicidade.

4 CONCLUSES

Objetivou-se demonstrar que o surgimento da ideia de legalidade, associada a um determinado contexto histrico, correspondente ao do Estado Liberal, trouxe uma srie de noes de contedo positivo para o Direito, aprimorando a compreenso do Estado, cujo poder, limitado e legitimado, passou a ser exercido de modo no-absoluto. Todavia, o avano cientfico do Direito, associado necessria interpretao sistemtica de seu contedo, tornou insuficiente a teoria consubstanciada no princpio da legalidade. Assim, uma vez compreendido o fenmeno jurdico como sistmico, restaram afastados os mtodos silogsticos de aplicao e interpretao adotados outrora. Desta forma, a juridicidade, compreendida como ideia de observncia e respeito totalidade do sistema normativo, integrado por regras, princpios e valores, axiologicamente hierarquizveis e teleologicamente aplicveis, supera a noo de legalidade estrita: esta ltima no se coaduna complexidade social e jurdica contemporneas. Destarte, novas possibilidades jurdicas despontam no cenrio normativo, viabilizando-se a flexibilizao/adaptao de institutos jurdicos luz dos elementos normativos que passaram a ser reconhecidos com fora normativa prpria e autnoma, com especial destaque aos princpios constitucionais. Trata-se no da perda da racionalidade formal, mas sim da assuno de uma nova racionalidade, comprometida com a materialidade possvel do Direito e, em especial, com a boa administrao. Em sntese, a adequada apreenso do fenmeno da juridicidade representa a inexorvel superao da legalidade estrita, em virtude da sistematicidade hodiernamente atribuda ao arcabouo normativo e efetiva valorizao da principiologia constitucional.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALBUQUERQUE JNIOR, Raimundo Parente. Juridicidade contra legem no processo administrativo: limites e possibilidades luz dos postulados da razoabilidade e da proporcionalidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010. ARONNE, Ricardo. Por uma nova hermenutica dos direitos reais limitados . Rio de Janeiro: Renovar, 2001. ______. Razo & caos no discurso jurdico. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010. ATIENZA, Manuel. As Razes do Direito: teorias da argumentao jurdica . So Paulo: Landy Editora, 2006. VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. So Pulo: Malheiros, 2009. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Curso de direito administrativo. So Paulo: Malheiros, 2005. BARROSO, Lus Roberto. Neoconstitucionalismo e Constitucionalizao do Direito : O Triunfo Tardio do Direito Constitucional no Brasil. Revista Eletrnica sobre a Reforma do Estado (RERE), Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Pblico, n. 9, maro/abril/maio, 2007. ______. Interpretao e aplicao da Constituio. So Paulo: Saraiva, 2010. BESTANE, Bernadete. Bernardo de Souza a palavra como instrumento de justia. Contgraf: Porto Alegre, 2009. BUENO, J. A. Pimenta. Direito Pblico Brasileiro e Anlise da Constituio do Imprio . Braslia: Ministrio da Justia e Senado Federal/UnB, 1978. CANARIS, Claus-Wilhelm. Pensamento sistemtico e conceito de sistema na cincia do direito . Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2008. CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito constitucional e teoria da constituio . Coimbra: Almedina, 2003. COSTA, Gerson Godinho da. Justificao democrtica da atividade jurisdicional: o contributo da lgica jurdica de Cham Perelman. Porto Alegre: PUCRS, 2008. CRETELLA JNIOR, Jos. Curso de direito administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 2000. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. So Paulo: Atlas, 2007. FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. Estado de Direito e Constituio. So Paulo: Saraiva, 2007. FIGUEIREDO, Lcia Valle. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2003. FREITAS, Juarez. A substancial inconstitucionalidade de lei injusta. Petrpolis: Vozes, 1989. ______. A interpretao sistemtica do direito. So Paulo: Malheiros, 2004. ______. O controle dos atos administrativos e os princpios fundamentais . So Paulo: Malheiros, 2009. GRAU, Eros Roberto. Ensaio e discurso sobre a interpretao/aplicao do direito . So Paulo: Malheiros, 2006. HART, Herbert L.A. O conceito de direito 5 ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2007. MAFFINI, Rafael da Cs. Princpio da proteo substancial da confiana no Direito Administrativo brasileiro. Porto Alegre: UFRGS, 2005. MONTESQUIEU. O Esprito das Leis. So Paulo: Saraiva, 2004. MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Juridicidade, pluralidade normativa, democracia e controle social . In: VILA, Humberto. Fundamentos do Estado de Direito. So Paulo: Malheiros, 2005.

NEVES, A. Castanheira. Metodologia jurdica. Coimbra: Coimbra Editora, 1993. OTERO, Paulo. Legalidade e Administrao Pblica: o sentido da vinculao administrativa juridicidade. Coimbra: Almedina, 2011. PASTOR, Juan Alfonso Santamara. Principios de Derecho Administrativo. Madrid: Editorial Centro de Estudios Ramn Areces, 2000. PERELMAN, Cham. Lgica jurdica. So Paulo: Martins Fontes, 2004. RODRIGUES, Itiber de Oliveira. Fundamentos dogmtico-jurdicos da histria do princpio da legalidade administrativa no Brasil. In: VILA, Humberto. Fundamentos do Estado de Direito. So Paulo: Malheiros, 2005. SILVA, Jos Afonso. Comentrio contextual Constituio. So Paulo: Malheiros, 2009. SILVA, Ovdio Baptista da. Processo e Ideologia: o paradigma racionalista . Rio de Janeiro: Forense, 2006. SHNGEN, Clarice Beatriz da Costa. Hermenutica e lingstica. Disponvel em <http://bit.ly/8XyWhM>, 2006. SOUZA JUNIOR, Cezar Saldanha. Consenso e tipos de Estado no Ocidente. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2002.

You might also like