You are on page 1of 19

A origem do hockey no gelo e a criação da NHL

Olá pessoal, tudo bem? Sabemos que no Brasil, o fã de esporte ainda não está acostumado com o hockey e nada melhor do que trazermos para vocês um conteúdo que explique um pouco deste esporte apaixonante, não é mesmo? Em doses homeopáticas, apresentarei para vocês o excelente trabalho feito pelos garotos do Fórum Center Ice (http://www.forumcenterice.com), Juan Valencia, João Gabriel Tomé, André Sales, Victor Freire, Leonardo Rodrigues Taquece, Renan Pinheiro e Felipe Caleffi. Nesta primeira parte teremos a origem do hockey no gelo e a criação da National Hockey League. Boa leitura!

Breve história do hóquei no gelo e da NHL O hóquei não tem uma origem certa e são muitas as teorias à respeito de como e quando ele surgiu. A teoria mais bem aceita é que esportes de taco e bola, como o Hurley, Shinty e também versões antigas do hóquei de campo foram trazidos por imigrantes ingleses e adaptados no Canadá, durante o século XIX. Acredita-se que a origem do hóquei moderno ocorreu em Windsor, na Nova Scotia, pelos estudantes da Kings’s College, ou por jogos praticados em Darthmond e Halifax. Vários lugares pelo Canadá adaptaram os esportes trazidos pelos ingleses que foram mudando aos poucos, e tiveram vários jogos com algumas diferenças entre si, sendo muitos desses jogos disputados em lagos congelados com um grande número de pessoas, sendo bem físicos e agressivos. Nessa época, com base na ausência de regulamento, acredita-se que tenham surgido as brigas no hóquei, pela falta de regras que encorajava os jogadores a buscarem um jogo mais psicológico. Com o passar dos anos, as brigas se tornariam parte da tradição do esporte.

Victoria Skating Rink, em 1983

O primeiro time campeão da Dominion Hockey Cup foi um dos muitos times existentes em Montreal na época. em Winnipeg. por não haver nenhum prêmio ao melhor time do Canadá. 1893 Naquela época havia centenas de times e ligas espalhados pelo Canadá. O esporte se tornou popular também nos EUA. o Montreal HC. em 1883. mudou de nome para International Professional Hockey League (IPHL). no Victoria Skating Rink. Este jogo foi disputado com um puck (disco) e não uma bola. cujos filhos e filha adoravam hóquei no gelo. o esporte ganhou popularidade ao ponto de decidirem organizar um torneio para sua disputa. Após a primeira partida.O primeiro jogo indoor de hóquei no gelo aconteceu em Montreal. com nove jogadores de cada lado. Em 1892. em 1904. as ligas canadenses . os goleiros adaptaram a proteção do cricket nas pernas. para o Hóquei no Gelo. uma vez que neste primeiro jogo o rink não era cercado pelas bordas. O objetivo desta alteração era fazer com que o puck (disco) fosse menos à platéia (o que era comum com uma bola). a primeira liga profissional foi criada nos EUA: a Western Pennsylvania Hockey League que. que deu origem ao Dominion Hockey Cup. Lord Stanley of Preston. com sete jogadores em cada lado. Governador do Canadá. tendo a primeira liga amadora fundada em Nova York. como era o costume. Em 1902. O grande campeão deste torneio foi também o primeiro time de hóquei a ser fundado na história: o McGill University Hockey Club. em 1896. contratando muitos jogadores canadenses. Este torneio ocorreu em Montréal. a Copa Stanley). ele usou como troféu uma travessa decorativa de prata. em 3 de Março de 1875. foi ao torneio em Montréal e ficou impressionado com o espetáculo que o esporte proporcionava. que depois ficou conhecido como Stanley Cup (em português. Em 1888. com a participação de times amadores e universitários. The Stanley Cup. Em resposta. e.

Em razão de conflitos do time Toronto Blueshirts com os outros times da NHA. falando agora dos primeiros anos da NHL até a Segunda Guerra Mundial. foi criada em Montréal. que mandavam seus jogos em uma arena recém construída. Leonardo Rodrigues Taquece. Surgiu também no nordeste americano um outro time. O Bruins foi a primeira equipe americana a entrar na liga. Tex Rickard. sendo fundado o Boston Bruins. que seria a casa também do Canadiens. a expansão chegou aos EUA. Fique abaixo com a continuação do excelente trabalho feito pelos garotos do Fórum Center Ice (http://www. que iniciou suas atividades em 1925. OS PRIMEIROS ANOS DA NHL E OS SEIS ORIGINAIS Inicialmente havia a NHL.forumcenterice. Com isso.com). Dentre elas. Em 1924. João Gabriel Tomé. os clubes Montréal Canadiens. Em seguida. Victor Freire. que passou a ter a Stanley Cup como prêmio exclusivo. após o fim do Hamilton Tigers.começaram a pagar os jogadores e com isso a IPHL faliu. Em 1910. a Pacific Coast Hockey Association e a Western Canada Hockey League e os campeões de cada liga competiam pela Copa Stanley. Este formato de disputa durou até 1926. após a . quando as outras ligas acabaram e restou apenas a NHL. o lendário Montreal Forum. em 1942. confirmada pela entrada do Chicago Blackhawks e o Detroit Cougars (que se tornou o Red Wings). proprietário do Madison Square Garden. merecem destaque as seguintes: o jogo passou a ser dividido em três tempos de 20 minutos e as penalidades passaram a ser divididas em minor penalty e major penalty. Juan Valencia. André Sales. Logo após a entrada dos Americans na NHL. tudo bem? Vamos continuar nossa saga sobre a história do hockey. a expansão continuou com a chegada Pittsburgh Pirates. Ottawa Senators e Quebec Bulldogs se reuniram e decidiram criar a National Hockey League (NHL). a liga cresceu e foi fundado o Montreal Maroons. História do hockey: primeiros anos da NHL e os Seis Originais Compartilhar Olá pessoal. a National Hockey Association (NHA) que mudou algumas regras do jogo. Renan Pinheiro e Felipe Caleffi. o New York Americans. em 1926 surgiu o New York Rangers. A popularidade do hóquei estava em plena expansão na década de 20. ficou tão impressionado com a popularidade dos Americans que resolveu criar um novo time em New York.

e o renomeou imediatamente para Toronto Maple Leafs. em 1936. em 1934. em meio a guerra que aterrorizava o mundo. Quatro anos mais tarde. A NHL ia se solidificando como a grande liga de hóquei no gelo na América do Norte. estas equipes são conhecidas como o “Original Six” (Seis Originais). 'The Rocket' e a fusão com a WHA . História do hockey: pós-guerra. em 1931. suspendendo suas operações em 1938. A Grande Depressão de 1929 e o período da Segunda Guerra Mundial ditaram novos rumos da NHL. O New York Americans foi outro que fechou suas portas em 1942. O time franco-canadense dos Canadiens seria quase vendido e movido posteriormente para Cleveland. em 1927. New York Rangers e Toronto Maple Leafs. um trio de investidores o manteve na cidade de Montreal. Ambas mudanças duraram apenas por um ano. Detroit Redwings. Patricks. na temporada de 194243: Boston Bruins. a NHL foi reduzida a apenas 6 times. o Maple Leaf Garden. Porém. time da ala inglesa da cidade.Liga comprar os ativos da extinta WCHL. O empresário canadense Conn Smythe comprou o Toronto St. Os Maroons. Chicago Blackhawks. Ohio. Os Pirates se tornaram Philadelphia Quakers. foi construída a arena que seria sua casa pelas próximas décadas. Original 6 Com todas essas mudanças. Louis Eagles. não sobreviveria à crise. em 1930 e o Ottawa Senators se tornou St. Por esta razão. Montreal Canadiens.

Seu companheiro Aurel Joliat disse que Morenz morreu “devido a um coração partido” ao descobrir que ele nunca iria jogar Hockey novamente.com). além da implementação do draft. pessoal. O segundo jogo das estrelas foi realizado em 1937. André Sales. ex-capitão e craque do Montreal Canadiens. . falecido devido a uma embolia coronariana."The Rocket" e a fusão com a WHA O primeiro NHL All-Star Game foi realizado em 1934. em apoio à família de Howie Morenz. Victor Freire.forumcenterice. João Gabriel Tomé. Renan Pinheiro e Felipe Caleffi. Nas linhas abaixo. cuja carreira terminou de forma prematura após um hit ilegal feito por Eddie Shore. ocasionada após quebrar a perna durante uma partida. Juan Valencia. os primeiros ídolos que começaram a surgir na NHL. Vale sempre lembrar que o trabalho foi feito pelos garotos do Fórum Center Ice (http://www. continuaremos contando um pouco da história do hockey no gelo. Pós-guerra. Em destaque. em homenagem a Ace Bailey. das máscaras de goleiro e da fusão com a WHL.Compartilhar Olá. Leonardo Rodrigues Taquece.

entendida por muitos como injusta. ele foi suspenso nos playoffs por agredir violentamente um árbitro. A suspensão. em 1955. também do Canadiens. após levar o Montreal ao título da Copa Stanley. que não via há mais de dez anos. quebrando a então barreira racial que havia na NHL. em reação a uma tacada na cabeça que levara de um jogador do Bruins. conhecido como “Richard Riot”. que resultou em lojas destruídas e carros incendiados. como o primeiro negro a jogar na liga. levaria a um grande tumulto em Montreal no jogo seguinte. outro marco na história do hóquei foi registrado. Em 18 de janeiro de 1958. . um recorde ainda não igualado por nenhuma franquia até hoje. Dez anos depois. por não ter sido Richard que começou a briga. se tornou o primeiro jogador a marcar 50 gols em 50 partidas. com a estréia de O'Ree pelo Boston Bruins. em 1945.Maurice "Rocket" Richard. que contava com a presença da diretoria da NHL. “The Rocket” voltaria ao Canadiens para liderar o time a conquista de cinco títulos consecutivos entre 1956 e 1960.

que assinou um contrato de 10 anos com o Winnipeg Jets. o Draft foi implantado na NHL com a intenção de que todos os times pudessem ter chances iguais de adquirir bons jogadores jovens. Logo depois. Tal expansão foi a primeira desde a década de 20. jogador que liderara o Chicago ao título. A NHL perdia cada vez mais jogadores para a WHA. A briga entre ambas as ligas passou a caminhar em vias judiciais. incluindo o mito Bobby Hull. Foram 7 anos de lutas por mercado e por jogadores. ambas as ligas chegaram a um acordo.Em 1959.5 milhões. por 2. o que fragilizou financeiramente tanto a NHL quanto a WHA. Enquanto não havia essa seleção. O primeiro selecionado. o desejo de um contrato com emissoras de TV pelos Estados Unidos. um total de 67 na temporada de 1972-73. Até que em 1979. que usou uma proteção. para voltar ao jogo depois de ter seu nariz quebrado pelo puck em uma defesa Em 1963. pela primeira vez na história do Hóquei. incentivaram a NHL a se expandir novamente. a NHL se viu novamente ameaçada por uma possível rival que despontava. o New York Islanders e o Atlanta Flames. Nos meados da década de 60. Louis Blues. acrescentando o Los Angeles Kings. O responsável por este avanço foi Jacques Plante. Minnesota North Stars. A liga então dobrou de tamanho para a temporada de 1967-68. havendo então a fusão. um goleiro utilizou uma máscara para proteger o seu rosto. A WHA . levando assim a decisão de adicionar mais dois novos times. além de impedir outros times de adquirirem novos talentos. o Vancouver Canucks e o Buffalo Sabres também surgiram. somados às preocupações acerca do crescimento da Western Hockey League. totalizando 18 times na disputa pela Copa Stanley. foi Garry Monahan. Com o surgimento da World Hockey Association. o maior contrato já assinado naquele tempo. Pittsburgh Penguins. os times grandes da NHL patrocinavam times amadores. pelo Montreal Canadiens. Oakland Seals e o St. em 1970. Para participar do Draft era necessário ter no máximo 17 anos e não ser patrocinado por nenhum time. e com isso limitava os jogadores a jogar só pelo time patrocinado. o Washington Capitals e o Kansas City Scouts foram se associaram a NHL. Em 1974. Philadelphia Flyers. e apenas 5 dos 21 selecionados durante o primeiro Draft deram continuidade a suas carreiras na NHL. similar a de beisebol. A disputa se acirrava cada vez mais entre as ligas.

Vale sempre lembrar que o Wayne Gretzky. 80 e 90. até a greve dos jogadores. No entanto. entre 1983 e 1988. havia se mudado para Dallas. Mighty Ducks of Anaheim (que viria a se chamar Anaheim Ducks). e quebrou os recordes de gols (92 em 1981-1982). o Los Angeles Kings adquiriu o que hoje é reconhecido como o melhor jogador de todos os tempos. junto com o Oilers. Renan Pinheiro e Felipe Caleffi. o North Stars. assistências (163 em 1985-86) e pontos (215 em 1985/86) da liga.forumcenterice. Essa troca foi uma verdadeira mola propulsora para a popularidade da NHL nos Estados Unidos. especialmente na Costa Oeste. proporcionando uma nova expansão de times. falando agora sobre a década de 70. João Gabriel Tomé. Columbus Blue Jackets e Minnesota Wild. Leonardo Rodrigues Taquece. . realizada na década de 90. Florida Panthers. André Sales. Hartford Whalers e o Quebec Nordiques. antes de ir para a NHL em 1979-80.encerrou a partir deste momento as suas operações e a NHL adicionou alguns times que participavam da WHA. Victor Freire. Tampa Bay Lightning. História do hockey: Wayne Gretzky e a greve dos jogadores Compartilhar Continuamos a contar um pouco da rica história do hockey no gelo.com). que assolou a liga em 2004. jovem promessa canadense. Em 1988. Edmonton Oilers. Vale sempre lembrar que o trabalho foi feito pelos garotos do Fórum Center Ice (http://www. Juan Valencia. entre eles o Winnipeg Jets. jogou uma temporada pela WHA. Ele liderou os Oilers em quatro títulos de Stanley Cup. Ottawa Senators (não tendo nenhuma ligação com o time percursor da NHL). Os novos times foram: San Jose Sharks. uma vez que o antigo time de Minneapolis. Gretzky se envolveu em uma das mais controversas negociações na história da NHL. Nashville Predators. Atlanta Thrashers.

que fez com que o calendário fosse reduzido de 84 jogos para apenas 48. entre Montreal Canadiens e Edmonton Oilers. O Canadiens ganhou por 4 a 3. Houve um total de 3 paralisações na história da NHL. em Edmonton. Gary Bettman. . Na temporada de 1994-95 a liga sofreria uma nova paralisação. Elas ocorreram entre os anos de 1992 e 2005. O ponto central da negociação tratava-se da vontade da NHL em estabelecer um teto salarial. A NHLPA insistiu em não aceitar a proposta e naquele ano o temido “Lockout” ocorreu. sob um frio ártico de quase -20ºC. determinou o que ficou conhecido como Lockout (greve). que posteriormente foi estendido até 15 de setembro de 2004. Em 2004. A liga encerrou suas atividades naquela temporada.Em 1999-00. comissário da liga. chegou ao fim o prazo negociado pela NHL e nenhum acordo tinha sido fechado. Rapidamente o problema foi resolvido. o Heritage Classic. A NHL novamente conseguiu contornar a situação remarcando negociações para o ano de 1998. em abril de 1992. conhecido por todos como “Salary Cap”. jogado em um estádio de futebol americano lotado por 50 mil fãs. motivada por divergência de idéias entre a direção de liga e os jogadores. fazendo com que os times jogassem apenas contra membros de sua própria conferência na temporada regular. e durou cerca de 10 dias. a NHL realizou o primeiro jogo outdoor na temporada regular. A paralisação durou 310 dias. o maior período de paralisação de toda história. havendo ainda a possibilidade de remarcações de partidas e alterações no calendário. A primeira paralisação foi liderada pela National Hockey League Players Association (NHLPA).

Ottawa. entre a NHL e a NHLPA. e no começo dos anos 2000. Phoenix. sem a necessidade dele tocar no puck. Nashville. Washington Atlantic: Boston. Mas a NHL foi a primeira liga profissional a perder uma temporada completa. Se o puck ultrapassar a linha do gol e um jogador defesa estiver mais perto do disco do que um atacante. Edmonton. uma nova coletânea de barganhas foi firmada em julho de 2005. automaticamente será marcado icing. Los Angeles.Sai o icing e entra o icing híbrido . Desta forma. Minnesota. Louis. a MLB chegou a paralisar por um tempo suas atividades. Calgary. Vancouver NOVAS REGRAS PARA A TEMPORADA 2013-2014 1. Tampa Bay. Winnipeg Pacific: Anaheim. O acordo estabelecido foi assinado com prazo de 6 anos e uma cláusula possibilitando a prorrogação por mais 1 ano. que ficaram assim: Conferência Leste Metropolitan: Carolina. a Federação Internacional de Hockey no Gelo. após exaustivas negociações. Colorado. San Jose. Com isso. St. Buffalo. O que define o no-touch icing é a linha vermelha do gol. Dallas.é um meio termo entre icing (como neste link) e o famoso no-touch icing. Montreal. New York Islanders. Philadelphia. se . New York Rangers. New Jersey. Florida. Detroit. como no icing. Toronto Conferência Oeste Central: Chicago. Columbus. 2013-2014 REALINHAMENTO E NOVAS CONFERÊNCIAS* * Quando o post sobre o realinhamento foi feito ainda não existiam os nomes das conferências. utilizado pela IIHF. Pittsburgh.Em 1999 a NBA teve apenas 50 jogos na temporada regular.

A principal mudança é o fim da utilização de proteções por fora do equipamento.penalidade de 2 minutos 6 . utilizar o mesmo design de capacete entre outras particularidades. NHL Novo tamanho da parte detrás do gol 4 . Semin e Duchene.Padronização das roupas dos jogadores .Goleiros com proteção de pernas de 20 polegadas poderão ter no máximo uma proteção estendida de até 9 polegadas acima do joelho (antes era 11polegadas).atletas de uma mesma equipe terão que andar na linha. 5 .os cantos traseiros das traves diminuíram 4 polegadas. 4b .evita qualquer tipo de colisão entre os jogadores.Revisão em vídeo para penalidades de high-sticking 7 .Proibido tirar o capacete depois do início de uma luta . Se houver uma disputa para quem chegar no disco. 2 . O não cumprimento da regra ocasiona numa penalidade de 2 minutos por delay of game.Uso obrigatório de visor para jogadores que acabaram de entrar na NHL . o árbitro definirá antes de uma possível colisão se houve icing ou não.Proteções de pernas não poderão ter uma altura máxima superior a 45% (antes era 55%) da distância compreendida entre o joelho e a pélvis do goleiro. para dar um pouco mais de espaço aos jogadores atrás dos gols. 3 . como geralmente faz Ovechkin.Diminuição no tamanho dos equipamentos dos goleiros: 4a . como esconder proteções.Diminuição da parte de trás do gol .

pontuação e regras da prorrogação e das penalidades.REGRAS . como forma de tirar as dúvidas que muitos possuem sobre o hockey. divididos em três períodos de 20 minutos cada. intervalos.PARTE 1 Compartilhar Bom dia. pessoal. separados por intervalos de 15 minutos e meio ou 17 minutos (se televisionado nacionalmente). Este é um passo muito importante para a fidelização do hockey no gelo em nosso país e que não seria possível se não fosse a ajuda do pessoal do Fórum Center Ice. Vamos começar a falar aqui no blog sobre as regras da NHL. REGRAS .PARTE 1 Cada partida da NHL é disputada entre dois times em 60 minutos de tempo regulamentar. INTERVALOS NO PERÍODO . e fala sobre as partidas disputada na NHL. como tempo de jogo. O texto abaixo foi escrito por Matheus da Silveira e complementado por mim.NHL .

SHOOTOUT No shootout.Os intervalos de televisão são feitos na primeira parada do jogo após 6. PLAYOFFS Durante os playoffs não temos shootouts. o time com mais gols vence a partida. Ao fim dos 60 minutos regulamentares. 10 e 14 minutos de tempo decorrido. apesar de não ser permitido mudanças de jogadores do time que realizou o icing. apenas quatro alcançaram cinco períodos de overtime. Os gols e defesas do shootout não são contabilizados nas estatísticas gerais do hóquei. o vencedor recebe dois pontos na classificação e o perdedor um ponto. três jogadores de cada time batem um penalty shot de forma alternada. Se o tempo regulamentar terminar empatado. como ocorre no tempo regulamentar. mas sim períodos extras de 20 minutos cada. Se empatar. a menos que ocorra um power play ou um gol. ele não poderá voltar quando bem entender. dois alcançaram seis. e da rodada em que um jogador desperdiçar e o adversário marcar sai o vencedor. Não há intervalos de televisão durante os períodos extras nos playoffs. e nenhum foi além disso. que na temporada regular tem 5 minutos de jogo. disputados cinco contra cinco com morte súbita. o vencedor levará 2 pontos na classificação e o perdedor 0. O time com mais gols durante as três rodadas vence a partida. se ninguém marcasse no overtime. o jogo vai para o shootout. com morte súbita. ou tempo extra. o intervalo da TV não ocorre. ocorrerá o overtime. quatro contra quatro. O time da casa sempre escolhe se começará defendendo ou disparando para o gol. ou seja. Neste caso. para evitar que os jogadores tenham uma pausa para descansar. Uma nova regra foi adicionada à partir da temporada 2007-08. o jogo terminava empatado. vence a partida. o shootout continua e se transforma em morte súbita. Vale ressaltar que quando o goleiro estiver fora do gelo.Icing e Offside . se ninguém marcar. Até a temporada 2005-06. que é semelhante aos pênaltis no futebol. mas sim separadamente. Aqui. enquanto o perdedor recebe apenas um ponto. O primeiro time que marcar. jogados sucessivamente até um time marcar. ou seja. Isto ocorre quando um dos times tomar um gol ao estar com um atacante extra no gelo. Nesses casos. o intervalo ocorrerá na primeira parada após expirar o tempo da penalidade ou na primeira parada seguinte ao gol. De 2005-06 em diante. O goleiro só poderá voltar ao gelo quando o jogo for parado. na primeira parada após a metade do período. REGRAS . que é premiado com um gol no placar da partida e com dois pontos na classificação. Enquanto na teoria o jogo pode continuar indefinidamente. o único intervalo é para limpar o gelo solto. quando não tiver um goleiro no gelo. PERDA DE PONTOS NO OVERTIME Existe uma forma de o time não levar o ponto de bonificação dado no overtime. Se a primeira parada da partida for um icing. ocorrerão cobranças alternadas de cada time.

Reta final das regras básicas do hockey no gelo praticado na NHL. depois dos jogadores de ataque. azul (linha de empedimento) e a outra linha vermelha (correspondente ao gol).infração que ocorre quando o disco passa por 3 linhas sem ser tocado pelo time que realizou a ação. basta deixar um recado na área de comentários. o jogador destacado em azul/branco está impedido. terá que passar primeiro o disco pela linha azul antes de qualquer jogador. Hoje falaremos um pouco sobre as regras de icing e impedimento. Qualquer dúvida que você tiver. tudo bem? Vamos lá? Offside . . A linha azul é o que determina a área de ataque e defesa de cada time. Com a marcação de icing sendo feita pela arbitragem. o time que cometeu a penalidade não poderátrocar de linha e ainda terá que disputar o faceoff em sua zona de defesa. pois o disco que está sendo conduzido pelo outro jogador ainda não passou pela linha azul. Na imagem abaixo. A marcação é validada quando o time que não realizou a ação de mandar o disco pelas linhas tocar nele.infração que ocorre quando o disco ultrapassa a linha azul. fã de esporte. Icing . As 3 linhas levadas em consideração são a vermelha (meio do gelo).Compartilhar Olá. após a linha vermelha do gol. Sempre que um time estiver atacando.

PENALIDADES Compartilhar Fala pessoal. pois o disco passou por apenas 2 linhas. tudo bem? Continuaremos explicando por aqui um pouco sobre as regras do hockey no gelo praticadas na NHL.é icing. Desta vez. O texto foi complementado e editado por mim. tivemos contribuição do moderador Jorge Siqueira. B .A .não é icing. . Nas penalidades.REGRAS . apresento para vocês um pouco das penalidades que podem ser marcadas no decorrer da partida. NHL . Vale destacar que o trabalho foi feito em grande parte pelo pessoal do Fórum Center Ice. tocar primeiro no disco após ele passar pelas 3 linhas. Sempre que um time estiver em desvantagem numérica no gelo não será penalizado com icing. no momento em que o time que não realizou a ação (defesa).

A penalidade gera o que chamamos de Power Play.Penalidades no hockey Quando ocorre uma penalidade o arbitro do jogo erguerá o braço. . ela terá a vantagem de prosseguir a jogada. O jogador não poderá ser substituído e deverá retornar ao gelo assim que acabar o tempo da penalidade. situação na qual a equipe beneficiada pela penalidade ficará com a vantagem numérica de jogadores no gelo. O que chamamos de Penalty Kill se refera ao time infrator. Se a equipe que sofreu a penalidade continuar com o domínio do puck. ou se o jogo parar pelas outras maneiras convencionais. O jogador infrator que cometer a penalidade deverá ficar no penalty Box até o final do tempo determinado pelos juízes. podendo até trocar o goleiro por um jogador de linha. Se o time que sofreu a penalidade marcar um gol durante a posse do puck que antecede a marcação da falta. a infração será anulada. que ficará com a desvantagem numérica no gelo. e a partida será parada apenas quando a equipe infratora tiver o controle do puck.

o jogador penalizado ficará fora do jogo por 4 minutos. na primeira parada após o término de seu tempo de penalidade. Muitas vezes. ambos sairão do jogo. ou também uma briga entre dois jogadores. outro jogador de sua equipe deverá cumprir a infração. após o término de sua infração. independente de quantos gols saiam durante este período. O jogador infrator só poderá voltar ao jogo após o término do tempo da penalidade ou se o time beneficiado pela penalidade marcar um gol durante este período. Penalização do goleiro Quando uma penalidade é cometida por um goleiro.Os times penalizados com a penalidade jamais poderão ter menos do que 3 jogadores no gelo (mais o goleiro). Desta forma. podendo ser substituído por outro jogador no gelo e podendo voltar depois da primeira parada. Se o time em situação de Shorthanded conseguir “matar” a primeira penalidade e sofrer um gol somente na segunda. os times ficarão com o número normal de jogadores no gelo e os jogadores penalizados só poderão voltar ao jogo. Double-Minor Para certas infrações. cada equipe ficará com 4 jogadores no gelo (mais o goleiro) e só poderão retornar após o término do tempo de penalidade. que são dois Minor Penaltys consecutivos. Misconduct Penalty O jogador que receber um Misconduct Penalty deverá ficar fora do jogo por 10 minutos. Outra caracterização de um Double-Minor ocorre quando o jogador que sofreu a penalidade sangrar em qualquer parte do corpo. o jogador penalizado também estará apto a voltar para o jogo. Penalty-shot . só podendo retornar quando esse tempo expirar. No caso de 2 jogadores (um de cada time) cometerem uma infração no mesmo instante. independente de quantos gols seu time sofrer no tempo em que estiver de fora. pode ser marcado um DoubleMinor. Desta forma. Dessa forma. ela se expira. Se o time com vantagem numérica marcar um gol nos primeiros 2 minutos da penalidade. Major-Penalty Um Major-Penalty é caracterizado por ser uma falta dura. o goleiro poderá continuar normalmente no jogo. um Minor Penalty acompanha essa punição. porém os times poderão colocar outros atletas em seus respectivos lugares. porém o jogador infrator ainda deverá cumprir mais 2 minutos de infração. a infração deverá ser creditada para um jogador de sua equipe que estiver no gelo no momento em que foi marcada a infração. violenta. Se um Major-Penalty for marcado para um jogador de cada equipe (como numa briga). Desta forma. O jogador penalizado com um Major deverá cumprir 5 minutos de penalidade. Tipos de Penalidades Minor-Penalty É o tipo de penalidade mais comum num jogo de hockey onde o infrator deverá ficar de fora do jogo por 2 minutos. dependendo da violência da jogada.

Empurrar o adversário violentamente na borda.Acertar uma cotovelada no adversário. exceto o goleiro. Hooking . Head-butting. cobrir o puck com a mão na área destinada ao goleiro.Um penalty-shot é um caso especial de penalidade e ocorre quando uma oportunidade clara de gol é evitada por algum tipo de infração. Charging. A pena fica a critério do juiz. após a autorização do arbitro. que será posicionado no meio do ice rink. com as mãos ou com o stick. Elbowing. após o jogo estar parado. Checking from behind.Chutar um adversário com o patins ou com a lâmina do patins. O jogador deverá levar o disco em direção ao gol.Dar uma joelhada no adversário. podendo finalizar da maneira que preferir.Dar um Check abaixo do joelho do adversário. quando ele estiver de frente pra ela.Atingir adversário na cabeça. Este é um exemplo de Major penalty. Holding . quando estiver desprevenido e sem chance de defesa. .Quando um jogador atinge o adversário por trás. Fighting. Clipping.Envolver-se numa briga contra um jogador adversário. Durante o Penalty-Shoté proibido parar completamente ou fazer um movimento para trás. Kneeing . deixando-o assim sem condições de se proteger ou se defender.Segurar corpo. Os goleiros estão livres para fazer qualquer tipo de movimento Tipos de infrações: Boarding. de surpresa. caso o infrator atinja a cabeça do jogador. roupa ou equipamento do adversário. Se resultar em lesão. esta penalidade vem gerando punições mais severas. geralmente com troca de socos sem as luvas.Tomar mais que três impulsos ou pular ao acertar um adversário. Roughing . de acordo com a violência do lance. Kicking . Geralmente o penalty-shot é marcado durante um contra-ataque ou se um jogador. Illegal check to the head .Atingir o adversário com a cabeça. O jogador que sofrer esse tipo de penalidade ficará sozinho apenas com o goleiro adversário no gelo. e poderá pegar o puck.Troca de empurrões ou socos. será marcado um major penalty e um game misconduct.Usar o stick como se fosse um gancho para atrapalhar a progressão do adversário durante uma jogada. muito comum em frente aos gols. Atualmente.

mesmo que a jogada esteja sendo disputada perto dele. derrubando ou impedindo o jogador de dar continuidade a uma jogada. antes do tempo determinado.Impedir fisicamente o goleiro de se movimentar. Diving/Embellishment. O jogador infrator é penalizado com um minor. ao menos que ele faça algum movimento em direção ao puck.Quando o jogador deixa o banco de penalidades. desrespeitar ou ofender os oficiais do jogo. Tripping -Usar o stick com a intensão de fazer o adversário tropeçar. Delay of game – Maneiras de retardar ou impedir o curso normal do jogo.Se jogar no gelo. . Atrapalhar ou tampar sua visão é permitido. entre outros tipos de conduta anti-desportiva.Acertar o adversário com o stick acima do nível dos ombros. ou até muitos off-sides seguidos. o jogador que está retornando é considerado fora do jogo. Se um jogador violar essa regra será marcado um minor-penalty e o jogador só poderá voltar ao jogo depois das devidas correções. Os jogadores que entram no gelo para substituir os que estão saindo (troca de linhas). exceto luvas.Impedir a movimentação de um adversário fora da disputa do puck. Equipment . Interference on the Goalkeeper . segurando-o com as duas mãos. Se houver sangue é marcado um Double-minor. participando do jogo ao mesmo tempo. fechar o puck com a mão. High-sticking . com o objetivo de "cavar" uma penalidade.Interference . Leaving the bench . sendo com o jogo parado ou em andamento. sem nenhuma parte do taco estar tocando o gelo.Ter mais de 6 jogadores (incluindo o goleiro) sobre o gelo. capacetes e protetores de perna dos goleiros devem ser usados por baixo do uniforme. Cross-checking – Atingir o adversário com o stick. fazer gestos obscenos.Todos os equipamentos de proteção. podem entrar no gelo uma vez que a distância do jogador que está saindo do gelo para o banco de sua equipe for inferior a 5 metros. insultar um adversário ou colega de equipe. Unsportsmanlike Conduct – Discutir com o árbitro. ou atingí-lo propositalmente. como por exemplo mandar o puck por cima do vidro na zona defensiva. Too many Men on the ice . Nesse momento.