You are on page 1of 3

1.

Que razões levaram os países europeus a ocupar territórios africanos? Os vários países europeus mostravam-se interessados em ocupar territórios em África porque este continente possuía muitas matérias-primas necessárias ao desenvolvimento das indústrias europeias e constituía um bom mercado para a colocação dos seus produtos.

2.

De que modo é que a população de Lisboa reagiu perante o Ultimato Inglês? O Partido Republicano, muitos monárquicos e outros independentes, organizaram comícios e manifestações de protesto contra a entrega dos territórios africanos a Inglaterra. O Governo e, sobretudo o rei foram acusados de terem cedido perante a Inglaterra. Este ato foi considerado por muitos como traição à pátria. Perante as greves e manifestações populares e a agitação da vida política, os governantes sucediam-se. Foi neste clima de descontentamento que a 1 de Fevereiro de 1908 se deu o regicídio: O rei D. Carlos foi morto a tiro quando passava de carruagem pelo Terreiro do Paço. Com ele morreu o herdeiro ao trono, D. Luís Filipe.

3.

Que partido político mais se opunha ao rei e ao governo monárquico em finais do século XIX? O Partido Republicano Português. Indica dois acontecimentos contra a monarquia portuguesa ocorridos antes de 1910. A 31 de Janeiro de 1891 rebentou no Porto a primeira revolta armada contra a monarquia. Nela participaram populares e militares. A 1 de Fevereiro de 1908 deu-se o regicídio: O rei D. Carlos foi morto a tiro quando passava de carruagem pelo Terreiro do Paço. Com ele morreu o herdeiro ao trono, D. Luís Filipe. Lê o documento 2 e responde: Quais são as forças militares que apoiavam os republicanos? As tropas republicanas de Infantaria 16 e Artilharia 1. A armada pelos navios “Adamastor” e “S. Rafael”. Quais são as forças militares que se mantinham fieis à monarquia? Caçadores 2 e 5 e Infantaria 5 Em que local estavam entrincheirados as tropas republicanas? Rotunda da Avenida da Liberdade. De que modo é que o povo, que não tinha armas, apoiou a revolução? Os que não tinham armas tratavam ds feridos, procuravam comida para os combatentes e carregavam munições.

4.

5.

6.

Copia o esquema e completa-o: No dia… de … de… >Terminou a … >foi proclamada a … No dia 05 de outubro de 1910 terminou a monarquia e foi proclamada a República. Indica a principal diferença existente entre a monarquia e a república. Na monarquia o chefe de Estado é o rei. O rei herda o trono e governa até à morte. Na República o chefe de estado é o Presidente da República. O Presidente da república é eleito pelos cidadãos por um período de tempo limitado por lei.
1

7.

3º . aldeias ou cidades) é que o número de analfabetos era mais elevado? O número de analfabetos era muito maior nas pequenas vilas e aldeias. escrever e contar ao maior número possível de portugueses. 9. 13. Qual era o órgão da soberania mais importante? Porquê? O Parlamento. Que regime político se instaurou em Portugal em 5 de outubro de 1910? Foi proclamada a República.Nº 16 – Ninguém poderá ser preso sem culpa formada (…) 11. isto é. 15. Em que palácio é que o primeiro Presidente da República tinha a sua residência oficial? Palácio de Belém. 2 . Carlos e o príncipe herdeiro D. Quais eram as duas principais características do ensino primário? O ensino primário era obrigatório e gratuito. ensinar a ler. Art.Nº 2 – A lei é igual para todos (…). 14. Com que finalidade foram criadas as Escolas Normais? As Escolas Normais foram criadas para a formação de professores. Luis Filipe. Art. O que pretendiam os governos da 1ª República ao tornar o ensino primário obrigatório e gratuito? Pretendiam alfabetizar.3º . Quais eram as cidades que tinham ensino universitário? Lisboa e Porto. Manuel de Arriaga. 12. Quem nomeava o Governo? O Presidente da República. Pensa e responde: Qual é o nome do primeiro Presidente da Republica Portuguesa? Dr. Quem morreu no Regicídio de 1908? O rei D. Analisa o esquema da figura 15 e responde. Indica dois números de artigos da Constituição Republicana que defendiam a liberdade dos cidadãos. Em que locais (vilas. 10. Analisa o quadro das reformas no ensino durante a 1ª República e responde.8.

falta de alimentos. 25. 23. Indica duas consequências da 1ª Guerra Mundial sentidas pela população portuguesa. Observa a figura 29 e diz quais foram os dois produtos que mais vezes subiram de preço. Consideras que os trabalhadores tinham vantagem em formar associações ou sindicatos? Porquê? Sim. entre 1914 e 1918. Manuel de Arriaga António José de Almeida Dois presidentes da república que não cumpriram o mandato de 4 anos. As batatas e o azeite. Por que é que se diz que durante a 1ª Guerra Mundial houve instabilidade governativa? Porque em 16 anos (1910 a 1926). greves. 24. Portugal teve 8 presidentes da República e 45 governos. Que formas de luta usavam os trabalhadores para obter melhores salários? Greves. Passou-se a exigir o seguro social obrigatório contra acidentes de trabalho. Qual foi a lei publicada durante a 1ª República que consideras como mais protetora dos trabalhadores? Porquê? A lei publicada em 1919 que decretou as 8 horas de trabalho diário e 48 horas de trabalho semanal. porque a força que os trabalhadores alcançavam era mais forte quando se uniam a e lutavam em conjunto. Por que razão é que os portugueses participaram na 1ª Guerra Mundial? Portugal entrou na guerra como aliada do Inglaterra e da França contra a Alemanha.16. Quantos anos durou a 1ª Guerra Mundial? 4 anos. Como se chamava a confederação criada em 1919 e à qual aderiu a maior parte dos sindicatos? Confederação Geral do trabalho (CGT). 20. 18. 19. para defender as suas colónias africanas. Contribui para uma situação de desorganização geral (subida de preços. 17. desemprego) e maior desigualdade social. 22. indica: Dois presidentes da República que cumpriram o mandato de 4 anos. Com a ajuda da figura 28. Bernardino Machado Manuel Teixeira Gomes 3 . 21.