You are on page 1of 23

Painis Masterboard

Painis Masterboard
36. APRESENTAO
A nova linha de painis Masterboard Brasilit a combinao entre miolo de madeira, revestido nas duas faces por Placas Cimentcias Brasilit, sem amianto, com a tecnologia CRFS (Cimento Reforado com Fios Sintticos). O rigoroso sistema de qualidade Brasilit, uma empresa do grupo Saint-Gobain, confere linha de painis caractersticas ideais para a construo de lajes secas, mezaninos, paredes, divisrias e forros. Este manual apresenta os aspectos bsicos de projeto e montagem para sistemas que utilizam os painis Masterboard. Tem como objetivo orientar arquitetos, engenheiros e demais profissionais da construo civil para especificao do material.

37. INTRODUO
Os painis Masterboard da Brasilit so compostos de miolo de madeira, revestido em cada face de Placas Cimentcias Brasilit, coladas e prensadas, resultando em um produto de alta qualidade e desempenho. Recebem ainda um tratamento adicional nas bordas, que confere uma maior resistncia e durabilidade. A madeira utilizada pela Brasilit, alm de muito resistente, recebe tratamento anticupim, garantindo durabilidade ao painel. As Placas Cimentcias fabricadas pela Brasilit foram desenvolvidas com tecnologia CRFS (Cimento Reforado com Fios Sintticos), sem amianto. So produzidas a partir de uma mistura homognea de cimento Portland, agregados naturais, celulose e reforadas com fios sintticos de polipropileno. A linha de painis Masterboard possui diferentes espessuras, oferecendo, assim, opes para cada situao de uso.

38. CARACTERSTICAS DO MASTERBOARD


Kg

Resistente a elevadas cargas distribudas. Resistncia ao fogo: a superfcie cimentcia incombustvel e no propaga chamas.

Variedade de espessura: proporciona a escolha certa para cada uso com economia. Respeito ao meio ambiente: o miolo em madeira produzido de maneira ecoeficiente e sustentvel, e as Placas Cimentcias sem amianto so 100% reciclveis.

Excelente isolamento acstico e trmico.

Alta resistncia a impactos. Facilidade nos acabamentos: a superfcie cimentcia aceita diversos tipos de acabamento.
68

39. CARACTERSTICAS FSICAS


Caractersticas
Variao de largura e comprimento Variao de espessura Resistncia mdia trao na flexo (seco) Densidade de ambiente (Painel 14, 23 e 40, respectivamente) Comportamento sob ao do fogo

Valor tpico
Menor que 2 mm/m Menor que 10% 9 MPa 1,25 / 0,98 / 0,82 g/cm A superfcie cimentcia no propaga chamas.

40. ENSAIO DE REAO AO FOGO


Classicao pelo Mtodo SBI: B, s1, d0 (Relatrios de Ensaio IPT - N 1 000 362-203 e N 1 000 363-203) B representa a melhor classe possvel de propagao de chamas para produtos que tenham em sua composio quantidade signicativa de materiais combustveis como a madeira (as classes possveis so A1, A2, B, C, D, E, F); s1 a classe que avalia formao de fumaa do produto durante o ensaio. O Masterboard corresponde classe daqueles que emitem pouca fumaa (classes possveis s1, s2, s3); d0 denota que o produto no propicia o desprendimento de gotas ou partculas incandescentes (classes possveis d0, d1, d2).

41. TABELA DE DIMENSES E PESOS


Largura (mm)
1200 1200 1200

Comprimento (mm)
2400 2400 2000, 2500, 2750 e 3050

Espessura (mm)
14 23 40*

Peso kg/m
18 23 32

*Consulte sobre a possilibidade de painis de 2400 mm de comprimento nessa espessura.

41.1. MASTERBOARD 14 MM
Agrega a baixa espessura grande resistncia para utilizao em fechamentos verticais. Tem capacidade de aceitar cargas suspensas em sistemas de construo a seco, sem necessidade de reforos estruturais.

41.2. MASTERBOARD 23 MM
Painel mais leve que os tradicionais de mercado, atende maioria da demanda de forma mais econmica e com qualidade. Utilizado em mezaninos e fechamentos verticais.

41.3. MASTERBOARD 40 MM
Especfico para situaes de maior exigncia de carga. Sua composio garante maior durabilidade, resistncia a cupins e respeito ao meio ambiente com excelente desempenho. O painel de 2500 mm est em conformidade com a maioria das especificaes para painis dessa natureza. Busca facilitar a atividade do especificador e aplicador.

42. APLICAES
Os painis Masterboard, devido s suas caractersticas tcnicas, so utilizados na construo de pisos (mezaninos, lajes secas e escadas, divisrias tcnicas, paredes e revestimentos).
69

42.1. MASTERBOARD EM PISOS


Aplicvel somente em ambientes internos, a espessura do painel pode ser definida de acordo com a carga exigida pelo uso do ambiente e a quantidade de apoios disponveis ou necessrios. Para auxlio do especificador, a tabela abaixo apresenta os tipos de construo e usos, os locais especficos e as cargas mnimas admissveis de acordo com a norma NBR-6120. Com Masterboard, voc determina a espessura do painel de acordo com a carga exigida pelo ambiente e a quantidade de apoios necessrios ou disponveis.
Tabela de carga mxima de utilizao distribuda por painl (kg/m)
Espessura dos painis N de apoios 23 mm 3 4
* Limite de aplicao sugestivo. Para cargas superiores, consulte o Departamento Tcnico Brasilit.

40 mm 500 kg/m 500 kg/m*

300 kg/m

Tabela de cargas admissiveis de acordo com a norma NBR-6120


Tipo Edifcios residenciais Escadas Escritrios Lojas Restaurantes Escolas Bibliotecas Terraos Forros Local Dormitrios, sala, copa, cozinha e banheiro Despensa, rea de servio e lavanderia Com acesso pblico Sem acesso pblico Salas de uso geral e banheiros Galeria de lojas Lojas com mezaninos Geral Salas de aula, corredores Outras salas Salas de leitura Depsito de livros Sem acesso pblico Com acesso pblico Sem acesso de pessoas Valores min. kgf/m 150 200 300 250 200 300 500 300 300 200 250 400 200 300 50

42.2. MEZANINOS 42.2.1. INSTALAO


Posicionamento dos painis. A figura abaixo exemplifica a aplicao do Masterboard como mezanino.

No coincida as juntas.

1200

1200

Estrutura de apoio

Espaamento entre painis 70

42.2.2. RECOMENDAES
Os painis Masterboard devem ser instalados no sentido do comprimento transversal s vigas de apoio. No coincida as juntas no sentido transversal. Deve-se deixar junta de dilatao entre os painis de 3 mm. As juntas de dilatao devero ser preenchidas por selantes ou elastmeros adequados que garantam a total estanqueidade da superfcie. Quando usado em reas midas ou que possam vir a serem expostas a condies de umidade, o painel deve obrigatoriamente ser impermeabilizado com selante acrlico base de gua em todas as superfcies, antes de proceder com a impermeabilizao denitiva do ambiente, com emulso asfltica, argamassa polimrica, telas especiais ou outro sistema de impermeabilizao que garanta total isolamento dos painis contra a umidade. Para os painis recortados na obra, recomenda-se a aplicao de selante de base acrlica para proteo dos topos expostos. No utilize Masterboard em balano, ou seja, sem apoios nas extremidades. Nos encontros laterais (como encontro do mezanino com a alvenaria ou pilares), deve-se prever junta de dilatao com espaamento de 3 mm.

42.2.3. FIXAO
A fixao dos painis Masterboard na estrutura de apoio dever ser realizada com parafusos ou kits de fixao. A tabela abaixo mostra os tipos e as caractersticas bsicas dos parafusos indicados para fixao dos painis na estrutura metlica ou de madeira.
Parafusos para fixao dos painis Masterboard Tipo Ilustrao Medidas Utilizao

Kit de fixao Brasilit parafuso, presilha, porca e arruela

: Comprimento: 3

Fixao em vigas I ou U Consumo: 6 kits por painel

Parafuso cabea chata ponta broca com aleta

5,5 x 45 mm (para painel de 23 mm) 5,5 x 70 mm (para painel de 40 mm)

Fixao em perfis dobrados ou perfis de steel framing de espessura mxima de 2 mm.

Parafuso cabea chata ponta agulha

5,5 x 45 mm (para painel de 23 mm) 5,5 x 70 mm (para painel de 40 mm)

Em estruturas de madeira.

71

FIXAO EM VIGA I OU U 3 mm Painel Masterboard Silicone ou elastmero

Kit de fixao Viga I Viga U

Alvenaria

FIXAO EM PERFIL DOBRADO U STEEL FRAMING Silicone ou elastmero 3 mm Parafuso cabea chata ponta broca com aleta

40 mm

Painel Masterboard

Perfil steel framing

JUNO DE PAINIS COM PERFIL MEGA

Perfil mega

Painel Masterboard

Perfil tapa canal

72

42.3. MASTERBOARD EM LAJES SECAS


A expresso construo a seco utilizada para sistemas que no requerem gua no processo de execuo. Nesse sentido, destacam-se os sistemas construtivos wood e steel framing, mundialmente conhecidos e utilizados. A laje seca parte integrante dos sistemas mencionados acima e consiste no uso dos painis Masterboard parafusados s vigas de piso, servindo como contrapiso e desempenhando a funo de diafragma horizontal. Siga as recomendaes e utilize os mesmos produtos para fixao de mezaninos.

42.3.1. INSTALAO
Posicionamento dos painis. As figuras seguintes exemplificam aplicaes do Masterboard como laje seca.

Bloqueador Guia U 200 Enrijecedor Montante 90 36 cm 10 cm

Junta de dilatao de 3 mm de espessura entre painis

Painel Masterboard 23 ou 40 mm aplicado cruzando os montantes com amarrao de tijolinho

As juntas podem ser calafetadas com Selamax. Nota: Para melhorar o desempenho acstico da laje, aplique selante acstico em todos os perfis antes da aplicao do Masterboard.

42.3.2. RECOMENDAES
Os painis Masterboard devem ser instalados no sentido do comprimento transversal s vigas de apoio. No coincida as juntas no sentido transversal. Deve-se deixar junta de dilatao entre os painis de 3 mm.
73

As juntas devero ser preenchidas com Selamax garantindo a total estanqueidade da superfcie. Para os painis recortados na obra, recomenda-se a aplicao de selante de base acrlica para proteo dos topos expostos. No utilize Masterboard em balano, ou seja, sem apoios nas extremidades. O uso de banda acstica sobre as vigas de apoio antes da colocao dos painis melhora o isolamento acstico.

42.4. FORRO
Sob a laje seca possvel aplicar forro com Placas Cimentcias ou chapas de drywall. O forro pode ser aplicado diretamente nas vigas da laje ou ser aplicado numa estrutura auxiliar mais leve, fixada ou pendurada nas vigas. Nos dois casos, o espaamento entre perfis deve ser de 40 cm, e as placas devem ser aplicadas de forma que seu comprimento seja transversal aos perfis.

42.5. MASTERBOARD EM ESCADAS E PATAMARES


Escadas de vrios formatos so facilmente executadas utilizando-se painis Masterboard de 23 mm ou 40 mm e perfis de steel framing. Obs.: Para todos os casos, o degrau em Masterboard deve ser cortado no sentido longitudinal. (Ver imagem ao lado). O Masterboard tambm deve ser usado como espelho, tendo como funo o apoio longitudinal ao degrau. Para construo de escadas com Masterboard podem ser apresentados trs mtodos:
2,50 ou 2,40 m

1,20 m

42.5.1. ESTRUTURA COM PAINIS USE MASTERBOARD 40 MM


Painel estrutural Constitudo de guia inferior e superior de 90 e montantes verticais de 90. Os degraus so definidos pela guia dobrada. Fixado no piso com parafuso e bucha, pino de ao cravado ou parabolt a cada 0,5 m. O nmero de degraus vai depender da distncia entre o piso de baixo e o de cima acabados. A altura padro de degrau de 17 cm (170 mm), podendo haver algum ajuste para mais ou para menos para completar o nmero de degraus.

Anotaes

74

Contrapiso de painel Masterboard As peas de painel Masterboard piso e espelho so cortadas com 2 cm (20 mm) a mais na largura, j contando fechamento lateral, e so fixadas com quatro parafusos tipo TB 2 na estrutura e 2 entre piso e espelho. Sobre o piso e o espelho podem ser aplicados acabamentos, como tinta para piso, madeira, cermica etc. Observao: No caso de cermicas ou outros acabamentos frios, aplique antes chapisco rolado para maior aderncia da argamassa colante.
ESTRUTURA COM PAINIS

Montante 90 Guia U 90 dobrada Parafuso TB 13

Guia U 90 inferior

9 Vo 00 m m m xim o

Fechamento lateral com painel Masterboard ou Placa Cimentcia Impermeabilizada parafusada na estrutura

ESQUEMA DO PAINEL

Guia U 90 dobrada

Parafuso TB 13

Montante 90 827 mm 657 mm

487 mm

317 mm

147 mm

Guia U 90 inferior 250 mm 500 mm 750 mm 1000 mm 1250 mm

75

42.5.2. ESTRUTURA COM VIGA CAIXA USE MASTERBOARD 40 MM


Indicada para escadas abertas com aproveitamento da rea embaixo da escada. Sobre a viga caixa fixada a guia dobrada formando degraus. Na parte de baixo das vigas e nas laterais, pode ser aplicado revestimento com Placa Cimentcia. Tambm pode ser aplicado forro entre as vigas caixa. Contrapisos com Masterboard seguem as recomendaes do 1 mtodo.

Guia U 90 Guia U 90 dobrada Guia U 90 dobrada

Parafuso TB 13 a cada 40 cm

Viga caixa

Montante 200 Guia U 90

Viga caixa VIGA CAIXA

42.5.3. ESTRUTURA COM PAINIS E QUADROS HORIZONTAIS USE MASTERBOARD 23 MM OU 40 MM


Indicada para vos maiores na largura das escadas. Contrapisos com Masterboard seguem as recomendaes do 1 mtodo.

ESQUEMA DO QUADRO HORIZONTAL

L da argu esc ra ad a

0 25 m m

20 mm

V 2,00 om m xi mo

Painel Masterboard espelho Piso acabado

Masterboard piso

175 mm

175 mm

A altura da estrutura do 1 degrau de 14,7 cm (147 mm). Para os demais degraus, a altura ser sempre 17 cm (170 mm). Caso haja acabamento sobre o Masterboard, sua espessura dever ser descontada na altura da estrutura somente do 1 degrau.

76

147 mm

170 mm

42.5.4. PATAMAR
Usado para mudana de direo da escada ou para criar rea de descanso.

Viga caixa

Viga caixa

Piso do patamar Masterboard 23 ou 40 mm

Espelho
Painel

Masterboard Piso

V 0,90 om m xi mo

Recomendao Acompanhamento de um prossional da construo (engenheiro, arquiteto ou tcnico em construo).

42.6. CINEMAS E ARQUIBANCADAS


Os painis Masterboard apresentam caractersticas ideais para constituir arquibancadas em ambientes como salas de cinema, teatros etc. Apresentam resistncia mecnica e isolamento acstico devido sua constituio em multicamadas e alta densidade. A estrutura utilizada deve seguir as recomendaes do projeto estrutural. Para aplicao dos acabamentos, siga as recomendaes do captulo Acabamentos.

42.7. ACABAMENTOS EM PISOS DE MASTERBOARD


Sobre os painis Masterboard podem ser aplicados diversos acabamentos de piso seguindo as recomendaes abaixo. Em caso de desnivelamento da estrutura, recomenda-se a utilizao de calos para um perfeito nivelamento da superfcie dos painis. Antes de qualquer acabamento, necessrio calafetar as juntas com selante Selamax. A aplicao dever ser cuidadosa, garantindo a estanqueidade ao longo de toda a junta.
77

Antes de receber qualquer revestimento, a superfcie dever estar seca e limpa, isenta de leo, gordura, p. Recomenda-se limpeza com pano umedecido com gua ou lcool. Em reas midas, depois de calafetar as juntas, obrigatria a impermeabilizao de toda a rea com emulso asfltica ou argamassa polimrica.

42.7.1. CARPETES, LAMINADOS E PISOS VINLICOS


Feche a junta com cordo de poliuretano delimitador de profundidade e uma fina camada de Selamax para garantir a estanqueidade. Aps a cura, os carpetes, laminados ou pisos vinlicos so colados com cola de contato base de neoprene aplicada nas duas superfcies. dado um tempo de secagem e o material aplicado. Siga as instrues do fabricante do acabamento.

Carpete Laminado plstico Piso vinlico Cola de contato

Banda acstica

Cola de contato Masterboard Viga

42.7.2. CERMICAS
Aps a impermeabilizao, assente a cermica com argamassa tipo ACII e a rejunta com rejunte flexvel. Recomenda-se que a paginao do piso coincida com a do painel. Nos encontros laterais (como encontro do mezanino com a alvenaria ou pilares), deve-se prever junta de dilatao com espaamento mnimo de 3 mm.

Argamassa flexvel tipo ACII Impermeabilizao Masterboard

Cermica Rejunte flexvel Junta de dilatao coincidente com a junta dos painis com Selamax

Banda acstica

Viga

78

42.7.3. MASTERBOARD EM DIVISRIAS


O Masterboard utilizado como sistema para divisrias apresenta facilidade de instalao e manuteno, excelente desempenho acstico, elevada resistncia a impactos, timo desempenho a comportamento de cargas suspensas, incombustibilidade, estanqueidade gua e flexibilidade de acabamento. Permite vrios tipos de modulao em forma de X, L ou T, o que possibilita uma melhor organizao dos espaos e criao de ambientes. Sua montagem pode ser realizada por meio de perfis de chapa de ao dobrado ou chapa de ao perfilado com sistema de juntas aparentes ou juntas secas. As portas utilizadas nessas divisrias podem ser confeccionadas a partir do prprio Masterboard, sendo nesse caso necessrias 3 dobradias. Para essa aplicao, indica-se somente o uso do Masterboard com espessura de 40 mm.
Perfis para divisrias tcnicas

Detalhe

Tipo de junta

Nomenclatura

Aparente

Montante mega

Aparente

Tapa-canal

Aparente

Montante H

Aparente

Guia piso

Aparente

Guia teto

Aparente

Batente

Aparente

Baguete

Seca

Perfil Z

Seca

Malhete

Seca

Perfil T

79

42.7.4. DIVISRIAS TCNICAS


Com junta aparente

FIXAO DE PAINIS PISO-TETO

FIXAO DE PAINIS EM L

Perfil guia piso Perfil guia teto Laje Parafuso e bucha

Perfil batente

Perfil guia piso

Parafuso 3,8 x 25 mm Painel Masterboard Painel Masterboard Parafuso e bucha Perfil guia piso

FIXAO DE PAINIS EM T

FIXAO DE VIDROS

Vidro 4 a 6 mm

Vidro 3 mm

Painel Masterboard Painel Masterboard Parafuso 3,8 x 25 mm

Perfil baguete Perfil porta baguete Perfil tapa-canal

Perfil guia piso

Parafuso 3,8 x 25 mm

Painel Masterboard Perfil H

4 cm Perfil batente

80

FIXAO DE PAINIS E ALVENARIA - ARREMATE TOPO

Perfil guia piso

Perfil guia teto

Parafuso e bucha

4 cm Parafuso 3,8 x 25 mm

Painel Masterboard

Alvenaria

JUNO DE PAINIS COM PERFIL H

Perfil H

Parafuso para madeira

Painel Masterboard

JUNO DE PAINIS COM PERFIL MEGA

Perfil mega

Painel Masterboard

Perfil tapa-canal

81

Com junta seca


FIXAO DE PAINIS EM ALVENARIA FIXAO DE PAINIS EM Z

Parafuso e bucha Painel Masterboard Parafuso 3,8 x 30 mm Parafuso 3,8 x 30 mm Perfil T 1/8 x 1

35 mm

Mstique Painel Masterboard Mstique Alvenaria

JUNO DE PAINIS COM MALHETE

JUNO DE PAINIS EM PISO

Painel Masterboard Painel Masterboard Malhete

Perfil T 1/8 x 1 Parafuso 3,8 x 30 mm

Mstique Piso

Parafuso

JUNO DE PAINIS EM T

JUNO DE PAINIS EM L

Parafuso 4,5 x 75 mm

Painel Masterboard

Painel Masterboard Parafuso 4,5 x 75 mm

82

42.7.5. DIVISRIAS PARA SANITRIOS


A alta resistncia a impactos faz dos painis Masterboard ideais para se utilizar na construo de divisrias para sanitrios de espaos pblicos. Essa utilizao deve garantir total impermeabilizao do painel antes da instalao.

1598

1020

1020

1020

DETALHE 2

DETALHE 4

DETALHE 3

ELEVAO A

DETALHE 1

4656

ELEVAO A

Portas e painis em Masterboard 14 mm com requadrao de perfis de alumnio

2000

302

DETALHE 5 918

402

618

400

618

400

618

202

150

ELEVAO B

83

ELEVAO B

DETALHE 1

Portas e painis em Masterboard 14 mm com requadrao de perfis de alumnio 2000

Requadro de alumnio 5/8 x 5/8

Parafuso 3,8 x 30 mm

Painel Masterboard 14 mm

DETALHE 2

150

DETALHE 3

Parafuso e bucha

Requadro de alumnio 5/8 x 5/8

Cantoneira de alumnio para fixao de montantes 1 x 1 x 30 mm Cantoneira de alumnio 5/8 x 5/8 Parafuso 3,8 x 30 mm Parafuso e bucha Perfil de alumnio 48 x 48 mm 400

1200 Porta de painel Masterboard 14 mm Porta de painel Masterboard 14 mm Parafuso 3,8 x 30 mm

DETALHE 4

200 600

Parafuso e bucha

Cantoneira de alumnio 5/8 x 5/8

Requadro de alumnio Parafuso 3,8 x 30 mm

Perfil de alumnio 48 x 48 mm 2 300 918 400

Porta de painel Masterboard 14 mm

84

42.7.6. PAREDES E REVESTIMENTOS


O sistema de paredes com Masterboard apresenta alto desempenho quanto resistncia mecnica, isolamento trmico e acstico, e suporta mais cargas suspensas do que outros fechamentos para drywall. Para essa aplicao, indica-se o uso do Masterboard com espessuras de 23 mm ou 14 mm. Recomendaes Siga as recomendaes dos captulos de xao de Placas Cimentcias Impermeabilizadas. Utilize pers de ao galvanizado para steel framing com espessura de chapa de 0,95 mm e galvanizao >= Z275. O espaamento entre os montantes depende do projeto estrutural, porm no deve ultrapassar 0,40 m. O Masterboard pode ser aplicado na horizontal ou na vertical. Todas as bordas dos painis devero estar apoiadas e xadas. As juntas de painis devem ter 3 mm de espaamento.

42.7.7. FIXAO DE ARMRIOS E PEAS SUSPENSAS


Devido conjugao das Placas Cimentcias com miolo de madeira, os painis Masterboard permitem a xao de objetos (armrios, prateleiras, suportes e outros objetos) direto no painel com buchas de expanso, especcas para materiais vazados, sem a necessidade do uso de reforos internos metlicos ou de madeira. Outra vantagem a xao dos objetos em qualquer ponto da parede.

42.7.8. ACABAMENTO DE DIVISRIAS, PAREDES E REVESTIMENTOS INTERNOS


Sobre os painis Masterboard podem ser aplicados diversos acabamentos, como pintura ltex acrlica, texturas, cermicas. Acabamento liso: faa rebaixo em obra respeitando o limite da espessura da Placa Cimentcia de 4 mm. Trate as juntas como juntas invisveis utilizando o sistema Massa para Junta. Aps a cura, aplique massa de regularizao para corrigir eventuais imperfeies, lixe para ajustar os excessos e aplique ltex acrlico seguindo as recomendaes do fabricante. Texturas: trate as juntas como juntas invisveis utilizando o sistema Massa para Junta. Aps a cura, aplique normalmente conforme recomendaes do fabricante. Aplicao da cermica: trate as juntas como juntas invisveis utilizando o sistema Massa para Junta. Aps a cura, assente a cermica utilizando argamassa tipo ACII ou ACIII. As juntas entre os painis podem ser aparentes com o uso de selantes e elastmeros adequados para uso externo ou juntas invisveis utilizando o sistema Massa para Junta. No caso da utilizao de juntas invisveis, recomenda-se a defasagem nas juntas horizontais e verticais, resultando em uma melhor amarrao. Nos vos de portas e janelas, as juntas dos painis no devem coincidir com os alinhamentos dos batentes ou vergas, evitando possveis ssuras. Utilize parafusos prprios para Placa Cimentcia com comprimento compatvel com a espessura do painel.

85

Parafuse os painis nos montantes e guias com espaamento mximo dos parafusos de 0,3 m e dispostos a 12 mm das bordas dos painis. Nos cantos dos painis recomenda-se parafusar no sentido horizontal a 5 cm da borda e no sentido vertical a 10 cm da borda. Caso tenha de recortar o painel, os topos recortados devero receber um tratamento impermeabilizante com selante acrlico.

Painel Masterboard 40 mm Chapisco rolado Argamassa ACII Tratamento de junta Junta seca

Cermica

Rejunte flexvel

Painel Masterboard 40 mm Junta seca

Tratamento de junta

Textura

86

Painel Masterboard 40 mm Junta seca

Tratamento de junta

Massa acrlica

Pintura lisa

43. TRANSPORTE, ARMAZENAGEM E MANUSEIO


43.1. TRANSPORTE
O ideal o transporte por meio de empilhadeira. Caso no seja possvel, o transporte manual dever ser executado com o painel na vertical por dois homens. Quando transportados por empilhadeiras ou gruas, os paletes devem ser compostos de acordo com as espessuras. 40 painis de 14 mm. 25 painis de 23 mm. 15 painis de 40 mm.

Certo

Errado

87

43.2. ARMAZENAMENTO
Os painis devem ser estocados em lugar seco e abrigado, de acordo com as seguintes instrues: Estoque os painis em piso plano, na horizontal, sobre calos de madeira nivelados e espaados, no mximo, a cada 0,8 m. O comprimento do apoio deve ser igual largura dos painis. Mantenha o alinhamento dos painis na pilha, evitando sobras ou pontas que possam produzir deformaes. Verique a capacidade de carga de piso antes de depositar os painis. Componha pilhas de painis com, no mximo, 2 m de altura. Caso seja necessrio o armazenamento em reas externas sujeitas a intempries, cubra-os com lona plstica protegendo inclusive a base.

2m

0,8 m

44. MANUSEIO
Os painis devem ser recortados com serra manual. Recomenda-se a utilizao de discos de corte e brocas de vdea. Pequenos cortes de arremate e/ou acabamento podero ser executados com serrote ou serra tico-tico. Para recortes de grande quantidade, recomendamos a utilizao de uma bancada de corte. Obrigatrio o uso de equipamentos de proteo: capacete, culos, luvas de raspa de couro, protetor auricular, calado de segurana e mscara para p.

Anotaes

88

Light Steel Framing

You might also like